Muito obrigado, que aula incrível! Até então, não tinha compreendido bem como ocorria a locomoção nos Asteroidea a partir do Sistema Ambulacral. Apenas uma dúvida: então, apesar de uma das características gerais dos Echinodermata ser o trato digestório completo, podemos dizer que a classe Ophiuroidea é uma exceção, por possuírem ânus ausente? E um comentário: além das diferenças citadas entre Ophiuroidea e Asteroidea, podemos incluir a posição do madreporito - nas estrelas-do-mar, se localizam dorsalmente próximo ao ânus, já nas serpentes-do-mar, se localizam ventralmente próximo a boca.
Na verdade não são todos marinhos ,e sim aquáticos ,uma vez que podemos encontrar espécies desse filo em águas dulcícula, geralmente em rios que desembocam em mares.
Obrigado, professora!
Amei a aula! Parabéns ^^ Assistindo pra ajudar na prova da faculdade, o professor que indicou :D
Aula muito boa e super explicada! Obrigado.
Obrigada pela aula, é bem completa
Muito obrigado, que aula incrível! Até então, não tinha compreendido bem como ocorria a locomoção nos Asteroidea a partir do Sistema Ambulacral.
Apenas uma dúvida: então, apesar de uma das características gerais dos Echinodermata ser o trato digestório completo, podemos dizer que a classe Ophiuroidea é uma exceção, por possuírem ânus ausente?
E um comentário: além das diferenças citadas entre Ophiuroidea e Asteroidea, podemos incluir a posição do madreporito - nas estrelas-do-mar, se localizam dorsalmente próximo ao ânus, já nas serpentes-do-mar, se localizam ventralmente próximo a boca.
Vez ou outra acho um esqueletos de ouriços na praia, lindo de mais
Obrigado pela aula!
Muito bom!!
Ótima aula! Será que você poderia me disponibilizar os slides?
Na verdade não são todos marinhos ,e sim aquáticos ,uma vez que podemos encontrar espécies desse filo em águas dulcícula, geralmente em rios que desembocam em mares.
Muito bom!!