Capelas dos Ossos de Évora, Monforte e Campo Maior em destaque na CM TV

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 жов 2024
  • Em todo o mundo calcula-se que existam pouco mais de duas dezenas de Capelas dos Ossos.
    Para além das seis existentes em Portugal, as Capelas dos Ossos podem ainda ser apreciadas em França, Itália, Áustria, Polónia e República Checa.
    O programa “Reportagem CM”, da estação televisiva CM TV, fez uma visita às seis capelas existentes em Portugal, três no Algarve (Lagos, Alcantarilha e Faro), e três no Alentejo (Campo Maior, Monforte e Évora).
    A Capela dos Ossos de Campo Maior é datada de 1766 e é de origem popular. Alberga os ossos de cerca de 800 pessoas, vítimas da explosão do paiol, ocorrida em 1732, e que se encontrava localizado na Torre de Menagem do castelo da vila alentejana.
    A Capela dos Ossos de Monforte é a mais pequena existente em Portugal. Tem a particularidade de ser revestida apenas por crânios, estando contabilizadas mais de 1000 caveiras.
    A Capela dos Ossos de Évora, que à entrada tem a inscrição “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”, é a maior e mais conhecida das Capelas dos Ossos portuguesas. Edificada entre 1616 e 1648, a Capela dos Ossos eborense é considerada uma das 10 mais bonitas do mundo. Alberga os ossos de cerca de 5000 pessoas e é visitada, em média, por cerca de mil pessoas por dia.
    Foram “protagonistas” nesta reportagem, o Padre Francisco Bento e o Técnico Municipal João Custódio (Campo Maior), o Padre Ronildo Santos (Monforte) e a Técnica Superior Susana Nogueira (Évora).
    Este “Reportagem CM” tem autoria do jornalista Secundino Cunha, e conta com imagem de Nuno Fernandes Veiga, edição de Inês Ferreira e grafismo de Guilherme Vicente.

КОМЕНТАРІ •