ZAMBÉZIA PARTICIPA NO XI FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA 2023 EM MAPUTO DE FORMA REPRESENTATIVA.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 сер 2024
  • ZAMBÉZIA PARTICIPA NO XI FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA EM MAPUTO DE FORMA REPRESENTATIVA.
    Sob o lema: Cultura, a Força que une a Nação rumo ao Desenvolvimento, decorre entre os dias 23 a 27 de Agosto do ano em curso, o XI Festival Nacional da Cultura, na Província de Maputo. A cerimônia de Abertura foi dirigida por SEXA Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi e testemunhada pelo Presidente da Indonésia, Joko Widodo que se encontra no País em visita de trabalho.
    Refira-se que nesta celebração da diversidade cultural e da Moçambicanidade, fizeram-se presentes delegações de norte a sul do país e ainda três delegações estrangeiras tais como Canadá, Brasil e Reino de Essuatíni que irão interagir ao longo de 05 dias de troca de experiências a ter lugar em 06 Distritos da Província de Maputo.
    Para o Director Provincial da Cultura e Turismo da Zambézia, Ali Aboobacar, a Província está a fazer uma transição de marcos culturais e ideias dos mais velhos aos mais novos, razão pela qual a Zambézia traz neste Festival a transição como um legado em que o sangue novo exalta os hábitos e costumes no tempo e no espaço. Director afirmou ainda que este será um palco onde a Zambézia levará consigo aprendizados e deixará ensinamentos.
    No seu discurso de ocasião, Filipe Jacinto Nyusi Presidente da República referiu que o valor intrínseco da Cultura é que facilita a aproximação dos povos e tradições, estabelece pontos de solidariedade, irmandade e relações que transpõem barreiras Geopolíticas. Disse ainda que ao instituir o Festival, o Governo tem como objectivo valorizar a identidade e a personalidade como moçambicanos e possibilitar que as experiências individuais se tornem colectivas e assim cimentar a Unidade Nacional.
    O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende que o desenvolvimento sustentável do país pressupõe a valorização da cultura e que o Festival vem chamar a atenção para a necessidade de se aprimorar as artes e cultura como veículos colectivos e eficazes para juntos se transformar o país rumo ao progresso.
    Juntos Desenvolvemos a Zambézia.
    _____________
    ®Gabinete de Imprensa do Governador

КОМЕНТАРІ •