Qual solução pode ser eficaz para que tragédia no RS não ocorra novamente? Especialista analisa

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 вер 2024
  • Após a tragédia que inundou todo o estado do Rio Grande do Sul, especialistas discutem soluções para lidar com o problema natural. Uma das alternativas é a construção de um canal que liga a Lagoa dos Patos ao oceano. O Jornal da Manhã recebe o professor Walter Collischonn para analisar o caso.
    Assista na íntegra: ua-cam.com/users/li...
    Baixe o app Panflix: www.panflix.co...
    Inscreva-se no nosso canal:
    / jovempannews
    Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: whatsapp.com/c...
    Entre no nosso site:
    jovempan.com.br/
    Facebook:
    / jovempannews
    Siga no Twitter:
    / jovempannews
    Instagram:
    / jovempannews
    TikTok:
    / jovempannews
    Kwai:
    www.kwai.com/@...
    #JovemPan
    #JornalDaManhã

КОМЕНТАРІ • 18

  • @omundodotheoj7316
    @omundodotheoj7316 4 місяці тому +3

    Eu sou Engenheiro Civil e concordo com os argumentos do Thiago Brum de que precisa fazer novo canal ao sul da Lagoa.

  • @omundodotheoj7316
    @omundodotheoj7316 4 місяці тому +3

    Tem que abrir o canal urgente, vem mais chuva ai.

  • @omundodotheoj7316
    @omundodotheoj7316 4 місяці тому +2

    Recomendo verificar o seguinte: quantas vezes ja teve o mesmo volume de chuva e por que nao encheu tanto.

  • @omundodotheoj7316
    @omundodotheoj7316 4 місяці тому +2

    É a principal obra a ser feita pra previnir novas tragédias. Porém nao é a unica pois existem outros pontos que restrigem a vazão da água pro mar, e o problema é a falta de vazão para a água sair dos pontos de alagamentos e ir pro mar.

  • @omundodotheoj7316
    @omundodotheoj7316 4 місяці тому

    Nao adianta botar a culpa nas mudanças climaticas se foi a ação do homem que restrigiu a vazão que existia antes, e isso que ta fazendo as inundaçoes cada vez maiores.

  • @joseromeudasilvaneto2083
    @joseromeudasilvaneto2083 4 місяці тому

    O impacto que estamos vendo aqui no RS sao das construçoes de barragens nao preparadas para estes eventos, todos os rios que transbordaram e varreram cidades nos vales possuem barragens sem comportas de emergencia, somam se a quantidade de chuvas no centro do estado que tambem desaguam na Lagoa dos Patos, causaram a maior enchente de nossa historia

  • @hardwaremanagers
    @hardwaremanagers 4 місяці тому +1

    Que papo é esse de custo altíssimo da manutenção do novo canal, então a vida humana não vale nada ? Já tivemos mais de 150 mortos até o momento, o que não pode é a inércia do poder público que já sabiam da possibilidade dessa tragédia, caso essa abertura der errado, hora bolas fecha novamente, não tentar nada continua essas conversinhas que não chegam a lugar nenhum.

  • @genivaldosilva3887
    @genivaldosilva3887 4 місяці тому

    Todos sabemos, políticos pensar mais no ser humano e menos neles

  • @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24
    @LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 4 місяці тому

    Como resolver ou ao menos minimizar muito o problema de enchentes e alagamentos em Porto Alegre e cidades da região no Rio Grande do Sul quando o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos enchem de mais?
    Deve haver mais vazão de água e mais próximo de onde causam problemas.
    A saída do Lago Guaíba fica a 300 quilômetros para a água sair de Porto Alegre até chegar ao Porto na cidade de Rio Grande por onde percorre toda a extensão da Lagoa dos Patos até chegar ao oceano, ou seja, uma distância muito longa, que demora várias semanas, para a água percorrer e iniciar a sua saída, e enquanto a água não sai o nível do Lago Guaíba e Lagoa dos Patos só aumenta causando enchentes. Se tiver uma outra saída mais próxima das cidades de áreas mais populosas alguma eventual enchente terá menor impacto e as água baixarão mais rapidamente.
    O melhor lugar para fazer uma abertura na Lagoa dos Patos para dar vazão ao oceano é mais próximo de Porto Alegre, pois o nível das águas que vem do Lago Guaíba e ficam na região de Porto Alegre e no começo da Lagoa dos Patos é mais elevado do que na saída para o oceano no Porto da cidade de Rio Grande.
    Não faz sentido fazer uma abertura tão longe de Porto Alegre. O nível da Lagoa dos Patos quando está próximo do Porto da cidade de Rio Grande é muito mais baixo e a vazão será menor. Se fizer uma abertura na região Norte da Lagoa dos Patos onde o nível das águas é mais alto a vazão das águas para o oceano será maior e mais rápida, pois as águas não precisarão percorrer 300 quilômetros percorrendo desde o Lago Guaíba até o Porto da cidade de Rio Grande para desaguar no oceano. Existem estudos que mostram que as águas da Lagoa dos Patos têm velocidade média de 0,2 km/h. Agora imagine as águas “andarem” nesta velocidade e percorrerem 300 quilômetros para só então saírem na Foz na cidade de Rio Grande. Por isso insisto que uma abertura seja feita ao Norte da Lagoa dos Patos entre São Simão e São José das Palmas, pois as águas irão sair mais rapidamente para o oceano.
    O Nível da Lagoa dos Patos não é o mesmo em toda a sua extensão, ele é mais alto quando está mais próximo de Porto Alegre devido o nível do Lago Guaíba também ser mais alto e justamente por este nível de água ser mais alto na parte Norte na Lagoa dos Patos haverá mais pressão para as águas saírem se uma abertura para o oceano for feita ao Norte. O local que indico para esta abertura da Lagoa dos Patos deve ser feita entre São Simão e São José das Palmas, pois a profundidade da Lagoa dos Patos também é maior neste ponto o que facilita a vazão e evita assoreamento, (entupimento), futuro.
    Toda a saída da Lagoa dos Patos está assoreada, (entupida). A profundidade nos últimos 50 quilômetros da Lagoa dos Patos tem entre um, dois ou três metros de profundidade apenas, por isso as águas não tem pressão para desaguar no oceano, sendo que na região mais ao Norte da Lagoa dos Patos a profundidade pode chegar a cinco, seis e sete metros. “Desentupir” a Foz da Lagoa dos Patos não faz sentido, é muito custoso e irá “entupir” novamente, gerando sempre custos enormes c0m frequência.
    Eu estou explicando todos estes detalhes para que seja entendido que o local onde se deve construir esta abertura é ao Norte da Lagoa dos Patos.
    O que deve ser feito?
    Fazer uma abertura para aumentar a vazão das águas da Lagoa dos Patos até o oceano mais próximo de Porto Alegre. Construindo uma abertura de 500 metros de largura no mesmo nível de água que é considerado normal na Lagoa dos Patos que é 1,30 metros, quando a água começar a ultrapassar esta altura ela começará a transbordar por esta construção até o oceano. O local da construção deve ser feito entre São Simão e São José das Palmas.
    A construção terá em torno de 500 metros de largura e 13 quilômetros de comprimento até chegar ao oceano, apenas na ponta de entrada e saída às extremidades podem ser maiores tendo um quilômetro de largura, ou mais, para aumentar a eficiência da vazão da Lagoa dos Patos em períodos de grandes chuvas, devido muitos rios desaguarem no Lago Guaíba que deságuam na Lagoa dos Patos. Não precisa de comportas, eclusas, máquinas caras de bombeamento, manutenção cara de máquinas, operador de máquinas, não precisa de nada disso, apenas construir uma estrutura como se fosse um “toboágua” preenchido de concreto ou pedras a um nível que após chegar a 1,30 metros na Lagoa dos Patos à água começará a transbordar para o oceano dando maior vazão, e mais rápido, evitando enchentes em Porto Alegre e região. A construção deste “toboágua de 13 quilômetros” deverá ser feita em uma inclinação de 10 centímetros a cada quilômetro, pois em 13 quilômetros estará no nível do oceano.
    Por que a construção deve ter (((NO MÍNIMO 500 METROS DE LARGURA)))? Porque o Rio Jacuí quando desemboca no Lago Guaíba tem a largura de um quilômetro, mas a saída lá no Porto da cidade de Rio Grande tem apenas 500 metros após a construção dos (molhes) o que faz diminuir a vazão das águas, antes da construção dos (molhes) a abertura natural de vazão tinha mais de um quilômetro...
    Por que a construção (((NÃO))) deve ser feita no mesmo nível do oceano? O Objetivo desta construção é apenas escoar as água da Lagoa dos Patos através do transbordamento após o nível de 1,30 metros ser ultrapassado, não terá profundidade suficiente para travessia de navios, pois caso esta abertura fosse feita no mesmo nível do oceano a vazão das águas para sair na Foz na cidade de Rio Grande seria muito diminuído gerando problemas de assoreamento, “entupimento”, ainda mais graves do que já são. Por isso o nível de transbordamento da 1,30 metros da construção, mantendo o fluxo de águas abaixo deste nível sendo direcionado para sair na Foz na cidade de Rio Grande onde tem o Porto mantendo a navegabilidade para as embarcações.
    Esta proposta é muito melhor do que comportas, eclusas, maquinários caros para bombeamento que precisam de manutenção cara e precisam de funcionários operando. Todas estas outras propostas são muito mais custosas, ineficientes ou desnecessárias, precisam de muito mais manutenção e precisam sempre de funcionários. Tudo isso gera muito custo completamente desnecessário. É só deixar a Lagoa dos Patos transbordar quando ultrapassar o limite de 1,30 metros. Sem máquinas caras, sem manutenção cara, sem funcionários. É desgastante ter que defender o óbvio, mais eficiente e menos custoso.
    C0m esta nova construção a entrada e saída terão a mesma vazão resolvendo ou ao menos minimizando muito o problema de enchentes e dificuldade de vazão da Lagoa dos Patos. Defendo que a construção deva ser feita entre São Simão e São José das Palmas devido às águas saírem mais rapidamente, não precisando percorrer 300 quilômetros e demorar várias semanas até conseguirem sair no Porto da cidade do Rio Grande devido à velocidade média da Lagoa dos Patos ser de apenas 0,2 km/h. Este desvio de água apenas será utilizado quando a Lagoa dos Patos ultrapassar o nível de transbordamento acima de 1,30 metros. Servirá como uma vazão mais rápida em situações de grande quantidade de chuvas e águas vindas do Lago Guaíba.
    Estas informações e a proposta de projeto devem ser encaminhadas para o Governador do Rio Grande do Sul e para as prefeituras das cidades banhadas pelo Lago Guaíba, Lagoa dos Patos, Rio Jacuí, Rio Caí, Rio dos Sinos e Rio Gravataí, pois este projeto é do interesse de todas estas cidades e todas elas devem participar dos custos da obra, sendo estes custos sendo proporcional a quantidade populacional de cada cidade, pois todas estas localidades serão beneficiadas.
    ,,, ,,, ,,,
    ... ... ...

  • @Megmeth1
    @Megmeth1 4 місяці тому

    Não existe uma única solução...

  • @BrunoPreussler-iy1kd
    @BrunoPreussler-iy1kd 4 місяці тому

    Mas fazer comportas para abrir em tempos de cheia 🧠🧠🧠🧠🧠🧠🧠🧠🧠🧠🧠só abrem em tempos de cheia

  • @lurichar
    @lurichar 4 місяці тому

    .

  • @jaymedelgado9448
    @jaymedelgado9448 4 місяці тому

    É óbvio que vai acontecer novamente...
    Tem que parar de blá, blá, blá....
    É uma piada, sistema de proteção.....
    Aumentar dique.....
    Tem que abrir logo uma segunda saída da Lagoa para o mar.
    É o verdadeiro funil a saída da barra na cidsde de Rio Grande para o Mar.

  • @MariadasGracas-pw5rp
    @MariadasGracas-pw5rp 4 місяці тому

    Não só para o RGS más pra todo Brasil a solução é fora lula e toda sua quadrilha!!🥬🌿🌿🎃🩲🤥🐁 Mg