Circuitos magnéticos A09 - Lei de Faraday - exercício resolvido
Вставка
- Опубліковано 1 лют 2025
- Nesta videoaula é mostrado como pode utilizar os conceitos de circuitos magnéticos para auxiliar no cálculo de tensões induzidas em bobinas, que pode ser realizado se o estudante souber a lei de Faraday. Quando a modelagem por circuitos magnéticos é utilizada, as leis de Kirchhoff auxiliam na escrita das equações de malhas e nós. As mesmas técnicas já conhecidas em circuitos elétricos são válidas para circuitos magnéticos, bastando ter em mente que as fontes de tensão, quedas de tensão e corrente elétrica possuem como correspondente nos circuitos magnéticos as fontes de força magnetomotriz, quedas de força magnetomotriz e fluxo magnético.
Como é padrão nas videoaulas do canal, há exercício resolvido para melhor entendimento da teoria. Esse conteúdo é ministrado na universidade na disciplina Circuitos Magnéticos e Transformadores.
___
Links de aulas anteriores:
Análises de nós: • Circuitos CA Aula 30 -...
Análise de malhas: • Circuitos CA Aula 27 -...
Leis de Kirchhoff: • Video
Leis de Kirchhoff (definições preliminares): • Circuitos CC Aula 20 ...
___
Redes sociais:
Facebook: / eletricaemvideos
Instagram: @eudemario
Linkedin: / eudemario-souza-de-san...
O assunto fica tão facil com sua aulas. Obrigado
👏🏾👏🏾Obrigado
Olá, professor. A única coisa que me fez ter dúvida foi o sentido do fluxo produzido por cada bobina. Eu estava visualizando os fluxos em sentidos iguais (horários), já que o núcleo confina a maior parte das linhas de fluxo. Encontra-se a partir de 2:30. Conforme a sua abordagem, parece-me que a corrente atravessando o segmento da espira que está "por cima" do núcleo faz a palma da mão (na regra da mão direita) ficar voltada para dentro da tela, gerando fluxo "de baixo para cima". Já na outra bobina, a corrente atravessando o segmento de espira que está "por baixo" faz a palma da mão ficar voltada para fora da tela (nossa direção), produzindo um fluxo oposto. Segmentos de espiras em lados opostos do núcleo geram fluxos em sentidos opostos? É isso?
Bom dia Wagner. Eu expliquei como determinar o sentido do fluxo em aula anterior. Segue a aula a seguir: ua-cam.com/video/Wiiw1G-WXic/v-deo.html
Bons estudos por aí!
Professor, acho que houve um pequeno engano. Ali quando está calculando a área de seção transversal, 1 cm é o diâmetro do toroide, certo? não teria que dividir por 2?
Olá, o diâmetro é de 2 cm, então está ok o raio utilizado de 1 cm.
E se aquelas bobinas estivesse dispostas a somar fluxo magnético para induzir na terceira a tensão seria maior???
Isso mesmo: a tensão induzida em bobinas que concatenam fluxos senoidais no tempo aumenta com o valor máximo do fluxo (que na hipótese que você colocou aumenta quando duas outras fontes de força magnetomotriz se somam)
Elétrica em Vídeos Ah sim, ali perdeu tensão induzida por causa que uma está contra a outra e por superposição parte se perde. Assisti toda a série, maravilhosa mas tive que baixar os vídeos por causa que esta ocorrendo um problema na reprodução, você tem alguma ideia do que acontece??? E essa série continuará ou está encerrada???
Continuará sim. É que me mudei e acabei não tendo tempo de fazer novos vídeos, mas ainda este fim de semana eu já recomeço o trabalho. Durante a semana que vem já devo postar vídeo com continuação do conteúdo circuitos magnéticos. Não faço ideia do que pode estar acontecendo com a reprodução dos vídeos para você, não há nenhuma configuração que eu possa fazer para melhorar ou piorar a reprodução de vídeos para um público ou pessoa específica.