Sou ouvinte há uns 2-3 anos e estou muito satisfeito com o progresso do Doutor na língua portuguesa. Colocou o "Por quê" na thumb sem medo de errar! Postura solar de quem é convicto de seu conhecimento!
Acho bem legal isso de divulgar canais e pessoas que conseguem raciocinar fora dessa dicotomia liberal-conservador x liberal-progressista, isso no lindil está intankável. Cheguei a esse canal por menções do Evandro Pontes da shockwave radio
Fala Homero do canal 1mero Podcast, eu também tenho dificuldade em ler e cara, sinto que é a instabilidade da vida. Estou sempre pensando se vou conseguir pagar a próxima conta e parece que tudo que eu faço precisa ser voltado para o dinheiro. Resolvi fazer o concurso do Brasil para ver se consigo ter uma estabilidade maior e poder estudar mais. Mas acho que essa falta de estabilidade financeira paralisa muitas pessoas. E o pior é que eu gosto de conhecer, gosto de estudar, mas quando eu pego um livro logo vem aquele pensamento de que eu deveria fazer algo para ganhar dinheiro. Não que eu não leia nada, mas poderia ler muito mais, entende? Aristóteles falava que é necessário alcançar um nível de ociosidade para poder se dedicar aos estudos.
É exatamente, isso! Triste ter que concordar com tudo que os três disseram, mas é a realidade; a verdade nem sempre é bonita, não é? Estou com uma lista de livros que quero muito adquirir, só que a minha realidade se encaixa exatamente em tudo que foi dito nos três comentários. Compartilhemos a mesma dor, queridos! Tomara Deus que esse drama esteja com dias contados.
Isso é bem real. A falta de segurança e de estabilidade prejudicam muita coisa no Brasil. Estamos sempre com medo do aluguel, da conta que vai vencer, se vai sobrar dinheiro, se mês que vem vai ter dinheiro, e enquanto isso ficam os coaches direitistas pseudo-intelectuais com aqueles papos-furados de "é só se esforçar, é só dar o gás, se não gosta pede demissão". Muita coisa não se desenvolve no Brasil por conta dessa falta de segurança, e isso com certeza é proposital, pois os outros países querem que sejamos para sempre só um fazendão para exportar comida pra eles, e não uma nação forte e verdadeiramente respeitada ...
Roda Viva das antigas era muito bom. É interessante ver a distante época em que jornalistas não agiam como assessoria de comunicação de certos partidos
Acho que o cara fez um espantalho quando falou da pessoa comum não consumir arte por considerar que os artistas são esquerdistas. Ele está sendo anacrônico, pois a cultura limitada do povo já estava aí desde antes da polarização.
Fui ver a lista de livros lidos no ano de uma conhecida minha e era praticamente SÓ autoajuda mequetrefe estilo "mente milionária". Não é a toa que o gênero de autoajuda é o que mais vende nesse país.
A tal direita tem ojeriza ao conhecimento, à cultura, à arte e só da valor a algo se esse algo for monetizável, vide Ícaro de Carvalho, o melhor representante dessa direita dinheirista que chama de fracassado quem lê e quem estuda mas não faz sete dígitos. Engraçado que Olavo criticava muito a mentalidade dinheirista do brasileiro e, ironicamente, seus alunos são exatamente assim.
Meu pai pensa exatamente assim. Nas philosophias dele, não faz sentido começar a estudar antes de ingressar numa faculdade ou estudar algo que não seja voltado a ganhar dinheiro.
O grosso da população nunca foi de ler. Para ler precisa ter tempo sobrando e para ter tempo sobrando precisa ter um mínimo de condição financeira. As pessoas esquecem o quão pobre o Brasil realmente é. E não só é pobre, mas aqui o custo de vida é relativamente alto se comparado com outros países como o Paraguai e a Bolívia.
A massa intelectual brasileira fica nordeste (sem ironia). Aquela região tem uma base cultural muito forte, até hoje não supero a morte do Chico Science por exemplo. João Cabral, Nelson Rodrigues, Jorge Amado, Humberto Campos, Graciliano, etc etc etc
Quanto a agenda cultural aqui do RJ, eu não tenho o que reclamar. Sempre foi bastante diversificada, riquíssima e pra todos os bolsos, incluindo os eventos gratuitos. Você mencionou o Mário Quintana e lembrei da primeira vez que pude conhecer um pouco das suas obras, nos tempos áureos do CCBB, aqui no RJ. Foi, simplesmente, inesquecível e fascinante! Fiquei encantada com a exposição sobre todo o seu legado. Foi uma das coisas mais sublimes que já vi na vida. E como assim você não gosta de Jazz, Sr. Homero🤔😑?! Está ouvindo errado. Experimenta, aos poucos, com esse vídeo 1976 Late Night Taxi Driving (Doomer Jazz). Dá pra relaxar, estudar, dormir e pensar na cremosa 😏.. Bom, se gostar, tem mais na playlist ASMR do meu canal. Eis o link: ua-cam.com/video/oVnhqB4q5yQ/v-deo.htmlsi=SonlLXzz3HKAEE7U
PS:. O que ele disse sobre o direitista médio é verdade. Sempre gostei de ouvir algumas músicas do Ney Matogrosso, Marisa Monte, dentre outros com inclinações políticas mais a esquerda; compartilhava no meu Facebook, mas com um certo receio de ser hostilizada. Fato é que, as composições musicais desses artistas são ótimas, apesar da militância enviesada intankável.
Não concordo com Olavo, na proposição de que a cultura seria um meio de "salvação" para o Brasil. Isso aí o papagaio de pirata (Guilherme Freire) repete, sem saber no fundo o que isso representa. Essas pessoas alegam que para se ter uma mudança de comportamento, qualquer pessoa deve ler "romances", os grandes clássicos, ver filmes cult, ou seja, deve ter gosto pela "alta cultura". Tudo isso é bobagem. Literatura e arte não é para todos. Para muitos, é enfadonho e não vai fazer diferença alguma em sua vida, pelo contrário, muitas obras literárias, levam o desavisado para uma vida pautada no romantismo, ou em outros erros (niilismo, modernismo, materialismo..). O que pode fazer a diferença para qualquer pessoa é entender o básico sobre a metafísica, sobre os erros provenientes do iluminismo (voluntarismo, racionalismo, etc). E se aprofundar na Fé Católica. Isso, com certeza, fará QUALQUER pessoa ter uma elevação intelectual e espiritual.
Cultura é superestimado demais, na boa, conhecimento nunca foi cultura, conhecimento é a superação da natureza humana no estado de barbárie, a cultura é uma prisão "intelectual" onde ficam massageando o ego de quem está inserido no meio, por exemplo a Fernanda Torres e esse cara que o Homero está reagindo. A cultura é apenas um adorno do conhecimento, uma tatuagem intelectual.
Se tá podendo investir em cultura que não interessa ao povo com dinheiro governamental então é melhor corta os impostos para aliviar o bolso do povo tá ok 👉🏻👉🏻👉🏻.
Jazz tem uns brabos sim, é porque existem várias vertentes. Pra quem não conhece nada eu recomendaria o BadBadNotGood, é uma molecada canadense muito boa. O problema é que os caras vão conhecer jazz aí metem logo um Chet Baker, aí não desce mesmo
Não ouvi muita coisa do Chet Baker, mas ele me parece bem digerível. Jazz fusion é uma boa porta de entrada, e daí passar pra albuns mais clássicos como A Love Supreme.
Eu praticamente parei de ler depois que comecei a estudar para concursos (exceto a lei seca, por óbvio). Sempre que vou ler outra coisa que não seja algo relacionado ao edital do concurso, parece que estou perdendo tempo, sei lá. É uma espécie de F.O.M.O. direcionada exclusivamente para concursos. É triste. Estou tentando retomar o hábito, mas quando a "água bate na bunda", fica difícil. :(
Brasileiro só lê se é pra ganhar dinheiro. Verdade absoluta. Vou na casa dos meus parentes e vejo pouquíssimos livros. Quase todos de Investimentos, marketing, "coachs" tipo primo rico e afins...
Infelizmente, a direita brasileira é excessivamente liberal ou libertária. Os caras tem uma ojeriza profunda por funcionário público (não que nosso funcionalismo seja perfeito ou não mereça críticas) e repudiam qualquer possibilidade de se usar o Estado a nosso favor. Não é a toa que a gente só perde, mesmo quando tivemos a máquina nas mãos.
Homero, o senhor e o cara do vídeo tem um ponto quanto a o fomento cultural. Mas como não vivemos no vácuo, "fomentar a cultura", atualmente, não causaria apenas mais dinheiro público para os artistas ricos já consagrados promoverem imoralidades? Eu só vejo isso aumentando o poder da esquerda, o único jeito seria desmantelar o que se tem hoje e criar um sistema de financiamento totalmente novo, para daí sim vencer a suposta "guerra cultural"
@@based-pardinho não sei o que rolou nos bastidores, mas o Pontes foi um dos primeiros a sugerir medidas concretas para o Bolsonaro retomar as funções presidenciais ainda em 2019, começando pela criação do Conselho da República, mas ninguém deu trela. Acho que ele não tankou os caras passando pano pra 4 anos de frouxidão do Bolsonaro, ele participava de podcasts com o Morgensten e uma galera mais bolsonarista, mas ele provavelmente foi excluído da seita dos imorríveis imbroxáveis e incomíveis
Cometi o erro de comentar no trabalho que, neste ano, li um livro por mês. As pessoas me olham com nojo e desprezo, como se isso fosse uma ofensa. A única leitura que o pessoal consegue fazer por lá é da chave Pix para colocar dinheiro na plataforma nova ou da coluna sobre o Flamengo no Globo Esporte. Qualquer coisa além disso é estar muito acima da média.
Olá homero, em um vídeo antigo no nvp vc disse que estava escrevendo um livro e não conseguia avançar na revisão dele, como está indo isso? Eu tenho interesse em comprar e ler um livro do homeril.
Isso é muito simples de observar quando você comenta com alguém que quer aprender latin ou alguma outra língua que não seja o inglês, a pessoa já prontamente fala que "para trabalho bom seria o inglês né?"
Leitura é degeneração. Negocio é jogar o tigrinho. Agora sem zueira, os livros brasileiros são ruins. Os escritores brasileiros da atualidade só o Homero e os antigos.
"A extrema direita é sem cultura, não lê livros.'' Os livros que a muié lê: Quem não concorda com o autor é corno e brocha. Na real, por mais que a direita BR do século XXI não produziu literatura, há uma vasta literatura BR de simpatizantes do fascismo no século passado, vide: Jackson de Figueiredo, Arlindo Veiga dos Santos (não sei se ele gostava do fascismo, mas enfim) e Octavio de Faria. A muié só escolhe fingir que estes nomes não existem. Não sei se concordo contigo 1mero, acredito que se o cara propõem a ler, é porque ele tem um fim em vista: Ler Lima Barreto para passar na prova; ler S Tomas de Aquino para entender o Tomismo; ler Como fazer dinheiro para melhorar seu padrão de vida. Não vejo nenhum mal nisso. A propósito, comprei um livro extra, Incidente em Antares, do escritor "melhor que Machado de Assis", porque fiquei curioso após ouvir seus elogios. Depois de 400 páginas, aprendi que quem não concorda com Erico Veríssimo é corno e brocha. Eu acho que valeria mais a pena ler "Como ficar rico, hmmm? (leia com a voz do Olavo). Um abraço! Ps: Não achei o livro tão ruim assim, só falo como se ele fosse horrível para te contrariar. Mas ainda assim me senti traído porque o cara construiu toda a narrativa para falar uns lugares comuns e questionar a masculinidade de seus desafetos.
47:30 na querela com o tibúrcio, essa bruna torlay disse q não era olavista. Mas o atual sic-et-verso dele é interessante, e ele veio do cof. Mas ele é um morde assopra eterno com o olavo.
Você acha que ele citaria a Torlay? Por que se fosse ela, estaria errado. Do que me lembro ela bate justamente na inexistência dessa elite e fracasso do olavismo como um todo. Além de ela não se considerar uma. Acho que o Homero não ia falar dela, talvez seja outra.
@JotaGui369 Ela fala isso pq ñ fez o cof, mas só convida olavista, então o fracasso é dela, q não sabe perguntar 😂😅 fora q é o velho papinho de "dugin q assombra a direita" uuuuu tá na cara q é ela. Porém, ela tem momento bons.
Eu acredito que, no fim da contas, tudo se resume ao fato de sermos um país pobre, fator este que acaba fazendo com que exista somente um simulacro de cultura e com isso, dificulta-se a criação de uma cultura nacional sólida, já que a lacuna desta é preenchida ou pelo simulacro ou pela estrangeira. (Pode ser uma visão polêmica da minha parte, mas, na minha concepção, jogos também deveriam fazer parte do nosso conceito de “cultura”. Pois, por mais que aparentem ser apenas um mero meio de entretenimento, podem possuir um conteúdo riquíssimo. Dois exemplos clássicos disso são Metal Gear Solid 2 e Silent Hill 2, os quais apresentam narrativas tão complexas quanto as de muitos filmes por aí)
O Brasil não tem bons escritores tbm... Eu gosto de ler, mas cadê os bons escritores ? E aqui quando o cara vai escrever, ele fica apenas em temas rurais, pobreza, índio, escravidão... a literatura brasileira é tipo "música sertaneja". Isso quando a gente não tenta "copiar" o q ta sendo feito lá fora. Tipo como um "favelado tentando tocar música clássica numa orquestra". O último livro premiado aí no Brasil foi "Torto Arado" q segue nessa linha q eu falei. Fui ler aquele "Avesso da Pele" , q livro ruim, cheio de clichês... O Rogério Skylab certa vez disso numa entrevista q no Brasil não tem filósofo... e ele tava certo. Vc precisa de "uma vida inteira" pra formar um filósofo, o cara tem q saber muito sobre muita coisa. Olha aquele Peter Sloterdijk (um dos grandes e q ta vivo atualmente), veja os assuntos q aquele cara trata, a forma como ele escreve e o tempo q ele levou pra aparecer na plenitude como um filósofo.
Avesso da pele é ruim mesmo, li só por causa da UFRGS. E o pior é que esse tipo de livro é defendido como se fosse uma crítica social profunda, sendo que é o mesmo discurso de "polícia ruim matou o negro hur dur", que existe nos EUA desde os anos 50 pelo menos
Como dito no vídeo ''a cultura sempre existe''. Há boa cultura no Brasil, ela está mais voltada à literatura e artes plásticas, porém beira a inexistência. De conteúdo cultural brasileiro eu só descarto completamente a música, me refiro à Bossa Nova, Samba, MpB e outras, para mim são lixos insuportáveis. Porém, admito desconhecer e ser totalmente leigo quanto a música barroca brasieira, que pode ser a porcentagem que me faça deixar de ignorar a cultura musical brasileira inteiramente.
@@JotaGui369 um mix é uma evolução, é tipo uma camada de tinta que dá corpo a uma estrutura crua. Então enquanto Mpb e samba não tem acabamento, os djs de Samba rock dão esse acabamento. Tem exceções, claro, Cheia de Manias do r77a negra nem precisa de acabamento, é melhor q qq rock nacional. E ouça daft punk "giorgio", é um mix, nos chats tem o checklist do mix. É a mesma coisa. Individualmente qq trecho é ruim, mas na mão do daft punk, a música decola. Os djs de samba rock 💣 qq festa.
Boa noite Creio que fui eu que indiquei o C&P... Hatiei vc no vídeo do concurso público que odeio como próprio Satanás, mas vida que segue e voltamos a ser amigos democráticos ❤ Fernando Melo e Evando Pontes são vanguarda de tradicionalismo ainda existente no Br Abraço Homero!
a questão é que não dá pra "gastar" recursos com cultura em um país com 60k de homicídios. É preciso ter prioridade e buscar uma solução imediata para a violência. A cultura é capaz de resolver o problema da violência no longo prazo, mas até lá já vai ter morrido todo mundo rsrs
O bukele de El Salvador aplicou a solução . Agora bem, ninguém tem a coragem nem a vontade de fazer isso. Também o sistema está preso por organismos de defesa dos direitos humanos , que no meu entender são agentes de governos estrangeiros que querem que o país esteja sempre em um espiral de violência .
Eu nunca acompanhei muito Olavo de Carvalho, então talvez minha opinião esteja errada, porém tenho impressão que no discurso dele já vinha o próprio veneno do propósito. Pois ao mesmo tempo que ele dizia que a cultura era importante, fazia favor de menosprezar e vilanizar quase toda obra ou instituição cultural. No final ficava só uma seleção muito pequena de livros que o Olavo aprovava, tirando os clássicos da antiguidade , os quais ninguém vai ler mesmo porque são poesia e difíceis, fica o Bruno Tolentino e o Eric Voegelin
desconfio da honestidade intelectual de qualquer ser que pregou o voto "Lulo" em 2022.... esse Fernando Melo fez isso e é um cara bastante inteligente, oq só piora a atitude que ele tomou.
@@gabrielandrade1596 é... se eu errar, os isentoes terao "argumentos" para fingir que irao votar Lulo por convicção ou qualquer outro argumento.... é simples e de fácil raciocínio. se votou bolsonaro, queria lula fora se votou Lula, queria Bolsonaro fora. se nao votou em nenhum e nem no outro, no mínimo, "tanto faz"... e agora a gente sabe o mal que esse "tanto faz"' gerou pro país... bjs ;*
Livros mais lidos do kindle: todos no estilo "como me apaixonei pelo meu sequestrador" Livros mais lidos da amazon: todos auto ajuda merda "mente milionária" It's over brutal acabou pro beta whatever nothing ever happens
Você escreve muito bem, Homero. E seu modelo de escrita parcelada no substack me lembra o modelo de publicações de capítulos periódicos nos jornais de antigamente. Quem sabe se esse modelo volta a vingar no futuro.
Cara, vou ter que discordar. O Homero é muito inteligente, de fato. A intertextualidade que ele consegue fazer com diversas literaturas e o leque cultural que possui é invejável. No entanto, acho a escrita dele BEM ruinzinha. Encontro na maioria dos textos diversos erros CRASSOS de ortografia e sobretudo pontuação. Acho que deveria dedicar mais tempo nisso para poder ser um exímio intelectual. De toda forma, gosto muito dele e acompanho o canal há muito tempo.
@@lincoln.arrudaporra, cara. Aí tu tá falando de um aspecto ligado apenas à forma e não ao conteúdo do que ele escreve. Todo mundo repara nos erros de digitação dele, que seriam facilmente sanados com um paciente processo de revisão, mas não podemos esperar isso de um hobby. Antes feito do que perfeito.
Ler ofende o brasileirinho, comprei pra ler o livro do Drácula (depois daquele teu vídeo lá, inclusive não consegui fazer as mesmas conexões do seu vídeo, tive interpretações bem diferentes mas enfim) pra ler dentro do ônibus ou na parada enquanto espero, o povo te olha torto, com olhar de nojo, como se você estivesse chamando eles de burros ou então querendo se mostrar.
O melo não consegue nem definir o q é arte. Caiu q nem pato no programinha da vera magalhães, q é do estado, e não chama NINGUÉM DA DIREITA 😅😂😂 Só mais um i útil
Fernando Melo trabalhava com publicidade, é muito falastrão, tem aquela retórica pessimista pra posar de sabe-tudo, e errou num bando de coisa que falou. Acompanhava ele no início, em 2020. O cara mal tinha lido qualquer coisa na época, não perdeu tempo e já lançou: "CURSO DE CONSERVADORISMO" - pelo nome já dá pra saber que sambou legal na onda. E o pior: é protex; o cara quer falar de política, esquerda/direita, cultura, revolução, sendo protex? Faça-me o favor...
Cara, Shockwave e Comunicação e Política são canais espetaculares. Vale a pena demais todas as lives e assinar como membro.
Sou ouvinte há uns 2-3 anos e estou muito satisfeito com o progresso do Doutor na língua portuguesa. Colocou o "Por quê" na thumb sem medo de errar!
Postura solar de quem é convicto de seu conhecimento!
Eu tive que confirmar na internet se tava certo kkkkkkkkkkkkkkk
Acho bem legal isso de divulgar canais e pessoas que conseguem raciocinar fora dessa dicotomia liberal-conservador x liberal-progressista, isso no lindil está intankável.
Cheguei a esse canal por menções do Evandro Pontes da shockwave radio
Grande Evandro.
Sou um homem simples, vejo Lima Barreto no titulo e clico no video.
Lima barreto nunca errou, o Machado de assis foi outro que entendeu a realidade brasileira.
Fala Homero do canal 1mero Podcast, eu também tenho dificuldade em ler e cara, sinto que é a instabilidade da vida. Estou sempre pensando se vou conseguir pagar a próxima conta e parece que tudo que eu faço precisa ser voltado para o dinheiro. Resolvi fazer o concurso do Brasil para ver se consigo ter uma estabilidade maior e poder estudar mais. Mas acho que essa falta de estabilidade financeira paralisa muitas pessoas. E o pior é que eu gosto de conhecer, gosto de estudar, mas quando eu pego um livro logo vem aquele pensamento de que eu deveria fazer algo para ganhar dinheiro. Não que eu não leia nada, mas poderia ler muito mais, entende?
Aristóteles falava que é necessário alcançar um nível de ociosidade para poder se dedicar aos estudos.
Amigo você está no caminho certo. Primeiro tem que garantir o ganha-pão, a vida intelectual vem depois.
Acho que grande parte dos problemas do país vem da luta pela subsistência… a gente nao consegue se envolver com mais nada….
É exatamente, isso! Triste ter que concordar com tudo que os três disseram, mas é a realidade; a verdade nem sempre é bonita, não é? Estou com uma lista de livros que quero muito adquirir, só que a minha realidade se encaixa exatamente em tudo que foi dito nos três comentários. Compartilhemos a mesma dor, queridos! Tomara Deus que esse drama esteja com dias contados.
Isso é bem real. A falta de segurança e de estabilidade prejudicam muita coisa no Brasil. Estamos sempre com medo do aluguel, da conta que vai vencer, se vai sobrar dinheiro, se mês que vem vai ter dinheiro, e enquanto isso ficam os coaches direitistas pseudo-intelectuais com aqueles papos-furados de "é só se esforçar, é só dar o gás, se não gosta pede demissão". Muita coisa não se desenvolve no Brasil por conta dessa falta de segurança, e isso com certeza é proposital, pois os outros países querem que sejamos para sempre só um fazendão para exportar comida pra eles, e não uma nação forte e verdadeiramente respeitada ...
@@Bruno-ki9iz Obrigado, amigo.
Roda Viva das antigas era muito bom. É interessante ver a distante época em que jornalistas não agiam como assessoria de comunicação de certos partidos
Que maneiro cara, também acompanho ele. Falta pouco pro Fernando se tornar católico, mas é um baita sujeito. Abraço!
espero que ele nao se torne! Essa bolha catolica que tu faz parte é uma panaquice.
Acho que o cara fez um espantalho quando falou da pessoa comum não consumir arte por considerar que os artistas são esquerdistas.
Ele está sendo anacrônico, pois a cultura limitada do povo já estava aí desde antes da polarização.
Fui ver a lista de livros lidos no ano de uma conhecida minha e era praticamente SÓ autoajuda mequetrefe estilo "mente milionária". Não é a toa que o gênero de autoajuda é o que mais vende nesse país.
Pelo menos n era dark romance e pornô em formato de livro.
Cómo odeio livro de autoayuda . O pior que dão soluções óbvias e mágicas .
“café com deus pai” 🤣🤣 brutal a vida do bostileiro literário
A tal direita tem ojeriza ao conhecimento, à cultura, à arte e só da valor a algo se esse algo for monetizável, vide Ícaro de Carvalho, o melhor representante dessa direita dinheirista que chama de fracassado quem lê e quem estuda mas não faz sete dígitos. Engraçado que Olavo criticava muito a mentalidade dinheirista do brasileiro e, ironicamente, seus alunos são exatamente assim.
Depende da cultura. Tem um festival de teatro na minha cidade bancado por dinheiro público, que as peças em sua maioria é pura porno.
O Fernando Melo é excelente. Recomendo
muito bom esse react, por mais deles
Meu pai pensa exatamente assim. Nas philosophias dele, não faz sentido começar a estudar antes de ingressar numa faculdade ou estudar algo que não seja voltado a ganhar dinheiro.
O grosso da população nunca foi de ler. Para ler precisa ter tempo sobrando e para ter tempo sobrando precisa ter um mínimo de condição financeira. As pessoas esquecem o quão pobre o Brasil realmente é. E não só é pobre, mas aqui o custo de vida é relativamente alto se comparado com outros países como o Paraguai e a Bolívia.
Eu viajei do Rio Grande do Sul até Brasília em um Uno Vivace 2013, a experiência foi ótima. Muito bom
Toptop meu bom, é bom viajar ver uns paisagens diferentes, sair da rotina.
A massa intelectual brasileira fica nordeste (sem ironia). Aquela região tem uma base cultural muito forte, até hoje não supero a morte do Chico Science por exemplo. João Cabral, Nelson Rodrigues, Jorge Amado, Humberto Campos, Graciliano, etc etc etc
Ariano Suassuna, Rachel de Queiroz.
E os intelectuais brasileiros atuais também são do nordeste
Gujo Teixeira, Francisco Brasil e Guilherme Collares.
Otimo canal esse do fernando melo.
Pior do que não ler é ler exclusivamente auto ajuda, principalmente de como ficar rico kkkk
30:20
Sim Homero, ele estava falando de vc. É disso que nós anti concursos falamos. É sobre isso. Quem merece ser a casta.
Quanto a agenda cultural aqui do RJ, eu não tenho o que reclamar. Sempre foi bastante diversificada, riquíssima e pra todos os bolsos, incluindo os eventos gratuitos. Você mencionou o Mário Quintana e lembrei da primeira vez que pude conhecer um pouco das suas obras, nos tempos áureos do CCBB, aqui no RJ. Foi, simplesmente, inesquecível e fascinante! Fiquei encantada com a exposição sobre todo o seu legado. Foi uma das coisas mais sublimes que já vi na vida.
E como assim você não gosta de Jazz, Sr. Homero🤔😑?! Está ouvindo errado. Experimenta, aos poucos, com esse vídeo 1976 Late Night Taxi Driving (Doomer Jazz). Dá pra relaxar, estudar, dormir e pensar na cremosa 😏.. Bom, se gostar, tem mais na playlist ASMR do meu canal. Eis o link: ua-cam.com/video/oVnhqB4q5yQ/v-deo.htmlsi=SonlLXzz3HKAEE7U
PS:. O que ele disse sobre o direitista médio é verdade. Sempre gostei de ouvir algumas músicas do Ney Matogrosso, Marisa Monte, dentre outros com inclinações políticas mais a esquerda; compartilhava no meu Facebook, mas com um certo receio de ser hostilizada. Fato é que, as composições musicais desses artistas são ótimas, apesar da militância enviesada intankável.
Não concordo com Olavo, na proposição de que a cultura seria um meio de "salvação" para o Brasil. Isso aí o papagaio de pirata (Guilherme Freire) repete, sem saber no fundo o que isso representa.
Essas pessoas alegam que para se ter uma mudança de comportamento, qualquer pessoa deve ler "romances", os grandes clássicos, ver filmes cult, ou seja, deve ter gosto pela "alta cultura".
Tudo isso é bobagem. Literatura e arte não é para todos. Para muitos, é enfadonho e não vai fazer diferença alguma em sua vida, pelo contrário, muitas obras literárias, levam o desavisado para uma vida pautada no romantismo, ou em outros erros (niilismo, modernismo, materialismo..).
O que pode fazer a diferença para qualquer pessoa é entender o básico sobre a metafísica, sobre os erros provenientes do iluminismo (voluntarismo, racionalismo, etc). E se aprofundar na Fé Católica. Isso, com certeza, fará QUALQUER pessoa ter uma elevação intelectual e espiritual.
Cultura é superestimado demais, na boa, conhecimento nunca foi cultura, conhecimento é a superação da natureza humana no estado de barbárie, a cultura é uma prisão "intelectual" onde ficam massageando o ego de quem está inserido no meio, por exemplo a Fernanda Torres e esse cara que o Homero está reagindo.
A cultura é apenas um adorno do conhecimento, uma tatuagem intelectual.
Se tá podendo investir em cultura que não interessa ao povo com dinheiro governamental então é melhor corta os impostos para aliviar o bolso do povo tá ok 👉🏻👉🏻👉🏻.
Jazz tem uns brabos sim, é porque existem várias vertentes. Pra quem não conhece nada eu recomendaria o BadBadNotGood, é uma molecada canadense muito boa. O problema é que os caras vão conhecer jazz aí metem logo um Chet Baker, aí não desce mesmo
Não ouvi muita coisa do Chet Baker, mas ele me parece bem digerível. Jazz fusion é uma boa porta de entrada, e daí passar pra albuns mais clássicos como A Love Supreme.
vou começar a seguir esse canal comunicação e politica só pill pesada
Eu praticamente parei de ler depois que comecei a estudar para concursos (exceto a lei seca, por óbvio). Sempre que vou ler outra coisa que não seja algo relacionado ao edital do concurso, parece que estou perdendo tempo, sei lá. É uma espécie de F.O.M.O. direcionada exclusivamente para concursos. É triste. Estou tentando retomar o hábito, mas quando a "água bate na bunda", fica difícil. :(
Eu também tenho isso as vezes amigo mas entenda que descansar faz parte da sua preparação para concursos. Um abraço.
Se me derem livro do harry potter eu fico ofendido...
Brasileiro só lê se é pra ganhar dinheiro. Verdade absoluta. Vou na casa dos meus parentes e vejo pouquíssimos livros. Quase todos de Investimentos, marketing, "coachs" tipo primo rico e afins...
46:20 essa o mateus tibúrcio já falou, por isso que livro é tão caro no Brasil, pois as editoras valorizam a estética do livro.
Infelizmente, a direita brasileira é excessivamente liberal ou libertária. Os caras tem uma ojeriza profunda por funcionário público (não que nosso funcionalismo seja perfeito ou não mereça críticas) e repudiam qualquer possibilidade de se usar o Estado a nosso favor. Não é a toa que a gente só perde, mesmo quando tivemos a máquina nas mãos.
Esse ano eu comprei uns 60 livros.
Obs: Eu não sou um intelectual, sou apenas um brasileiro médio com uma vida desgraçada.
Tudo bom contigo Homero? Vídeo top top. Infelizmente essa é a realidade do país.
Esse ano eu li bastante, 20 livros. Quase todos de história.
Homero, o senhor e o cara do vídeo tem um ponto quanto a o fomento cultural. Mas como não vivemos no vácuo, "fomentar a cultura", atualmente, não causaria apenas mais dinheiro público para os artistas ricos já consagrados promoverem imoralidades? Eu só vejo isso aumentando o poder da esquerda, o único jeito seria desmantelar o que se tem hoje e criar um sistema de financiamento totalmente novo, para daí sim vencer a suposta "guerra cultural"
Roda viva clássico é o do ruy castro jumilhahdo a fflch "dentro de casa".
É de que ano esse episódio?
Caramba! Uma enxurrada de vídeos! Hehehe
Fernando é genial
Cross Over do Homero com C&P só não vai ser melhor do que quando o Homero reagir a algum vídeo da Shock Wave com Pontes e Ju
Evandro é fruto do olavo, não vai rolar.
@perobusmaximus Evandro é bem crítico desse pessoal que só fez o cof e não leu nada. Alguns entraram no governo biruleibe e só fizeram cagada
Seria super daora um bate papo com os 3
@@Bruno-ki9izA maioria que fez cagada era amiguinho do Pontes, Olavo só criou cobra traiçoeira.
@@based-pardinho não sei o que rolou nos bastidores, mas o Pontes foi um dos primeiros a sugerir medidas concretas para o Bolsonaro retomar as funções presidenciais ainda em 2019, começando pela criação do Conselho da República, mas ninguém deu trela. Acho que ele não tankou os caras passando pano pra 4 anos de frouxidão do Bolsonaro, ele participava de podcasts com o Morgensten e uma galera mais bolsonarista, mas ele provavelmente foi excluído da seita dos imorríveis imbroxáveis e incomíveis
Cometi o erro de comentar no trabalho que, neste ano, li um livro por mês. As pessoas me olham com nojo e desprezo, como se isso fosse uma ofensa.
A única leitura que o pessoal consegue fazer por lá é da chave Pix para colocar dinheiro na plataforma nova ou da coluna sobre o Flamengo no Globo Esporte.
Qualquer coisa além disso é estar muito acima da média.
Olá homero, em um vídeo antigo no nvp vc disse que estava escrevendo um livro e não conseguia avançar na revisão dele, como está indo isso? Eu tenho interesse em comprar e ler um livro do homeril.
No futuro sairá. Mas sem previsão no momento. Um abraço.
Ou o brasileiro se mata pra por comida na mesa, ou vai ler, visitar museu, exposição… a luta pela subsistência nos impede de muuuita coisa… 😢😢😢😢😢
Isso é muito simples de observar quando você comenta com alguém que quer aprender latin ou alguma outra língua que não seja o inglês, a pessoa já prontamente fala que "para trabalho bom seria o inglês né?"
21:11 Literalmente eu aí Romeril 😂
o cara apontando o dedo é o Quercia
sinceramente... por que eu leria pra passar fome?
lê quem pode, quem tem tempo.
lindo volante alias.
produto cultural nacional para vocês e Macbook para mim kkkkkkkkkkkkkk
Leitura é degeneração.
Negocio é jogar o tigrinho.
Agora sem zueira, os livros brasileiros são ruins.
Os escritores brasileiros da atualidade só o Homero e os antigos.
Falando em escritor, leiam Giovanni da Salara, o melhor escritor brasileiro da atualidade.
"A extrema direita é sem cultura, não lê livros.'' Os livros que a muié lê: Quem não concorda com o autor é corno e brocha. Na real, por mais que a direita BR do século XXI não produziu literatura, há uma vasta literatura BR de simpatizantes do fascismo no século passado, vide: Jackson de Figueiredo, Arlindo Veiga dos Santos (não sei se ele gostava do fascismo, mas enfim) e Octavio de Faria. A muié só escolhe fingir que estes nomes não existem.
Não sei se concordo contigo 1mero, acredito que se o cara propõem a ler, é porque ele tem um fim em vista: Ler Lima Barreto para passar na prova; ler S Tomas de Aquino para entender o Tomismo; ler Como fazer dinheiro para melhorar seu padrão de vida. Não vejo nenhum mal nisso. A propósito, comprei um livro extra, Incidente em Antares, do escritor "melhor que Machado de Assis", porque fiquei curioso após ouvir seus elogios. Depois de 400 páginas, aprendi que quem não concorda com Erico Veríssimo é corno e brocha. Eu acho que valeria mais a pena ler "Como ficar rico, hmmm? (leia com a voz do Olavo).
Um abraço!
Ps: Não achei o livro tão ruim assim, só falo como se ele fosse horrível para te contrariar. Mas ainda assim me senti traído porque o cara construiu toda a narrativa para falar uns lugares comuns e questionar a masculinidade de seus desafetos.
Machado de Assis, Lima Barreto e Dalton Trevisan, a tríade! E dom bosco de kool é roula.
47:30 na querela com o tibúrcio, essa bruna torlay disse q não era olavista. Mas o atual sic-et-verso dele é interessante, e ele veio do cof. Mas ele é um morde assopra eterno com o olavo.
Você acha que ele citaria a Torlay? Por que se fosse ela, estaria errado. Do que me lembro ela bate justamente na inexistência dessa elite e fracasso do olavismo como um todo. Além de ela não se considerar uma. Acho que o Homero não ia falar dela, talvez seja outra.
@JotaGui369 Ela fala isso pq ñ fez o cof, mas só convida olavista, então o fracasso é dela, q não sabe perguntar 😂😅 fora q é o velho papinho de "dugin q assombra a direita" uuuuu tá na cara q é ela. Porém, ela tem momento bons.
17:27 existem alguns cortes muito bons do Olavo falando de cultura, que eu assistia mais.
Eu acredito que, no fim da contas, tudo se resume ao fato de sermos um país pobre, fator este que acaba fazendo com que exista somente um simulacro de cultura e com isso, dificulta-se a criação de uma cultura nacional sólida, já que a lacuna desta é preenchida ou pelo simulacro ou pela estrangeira.
(Pode ser uma visão polêmica da minha parte, mas, na minha concepção, jogos também deveriam fazer parte do nosso conceito de “cultura”.
Pois, por mais que aparentem ser apenas um mero meio de entretenimento, podem possuir um conteúdo riquíssimo. Dois exemplos clássicos disso são Metal Gear Solid 2 e Silent Hill 2, os quais apresentam narrativas tão complexas quanto as de muitos filmes por aí)
Mais um react feito por profissionais
João cabral é brabo mesmo, gosta de Gerardo mello Mourão?
O Brasil não tem bons escritores tbm...
Eu gosto de ler, mas cadê os bons escritores ?
E aqui quando o cara vai escrever, ele fica apenas em temas rurais, pobreza, índio, escravidão... a literatura brasileira é tipo "música sertaneja". Isso quando a gente não tenta "copiar" o q ta sendo feito lá fora. Tipo como um "favelado tentando tocar música clássica numa orquestra".
O último livro premiado aí no Brasil foi "Torto Arado" q segue nessa linha q eu falei.
Fui ler aquele "Avesso da Pele" , q livro ruim, cheio de clichês...
O Rogério Skylab certa vez disso numa entrevista q no Brasil não tem filósofo... e ele tava certo. Vc precisa de "uma vida inteira" pra formar um filósofo, o cara tem q saber muito sobre muita coisa. Olha aquele Peter Sloterdijk (um dos grandes e q ta vivo atualmente), veja os assuntos q aquele cara trata, a forma como ele escreve e o tempo q ele levou pra aparecer na plenitude como um filósofo.
O Saraminda do Sarney é recente e é bom.
Avesso da pele é ruim mesmo, li só por causa da UFRGS. E o pior é que esse tipo de livro é defendido como se fosse uma crítica social profunda, sendo que é o mesmo discurso de "polícia ruim matou o negro hur dur", que existe nos EUA desde os anos 50 pelo menos
Como dito no vídeo ''a cultura sempre existe''. Há boa cultura no Brasil, ela está mais voltada à literatura e artes plásticas, porém beira a inexistência. De conteúdo cultural brasileiro eu só descarto completamente a música, me refiro à Bossa Nova, Samba, MpB e outras, para mim são lixos insuportáveis. Porém, admito desconhecer e ser totalmente leigo quanto a música barroca brasieira, que pode ser a porcentagem que me faça deixar de ignorar a cultura musical brasileira inteiramente.
Samba rock é bom. DJ Nuts.
Mpb nem deveria ter B na sigla..
@@perobusmaximus Ué, mas pelo pouco que ouvi ele é apenas um mixer. Que faz transições justamente entre os tipos de músicas que citei...
@@JotaGui369 um mix é uma evolução, é tipo uma camada de tinta que dá corpo a uma estrutura crua. Então enquanto Mpb e samba não tem acabamento, os djs de Samba rock dão esse acabamento. Tem exceções, claro, Cheia de Manias do r77a negra nem precisa de acabamento, é melhor q qq rock nacional. E ouça daft punk "giorgio", é um mix, nos chats tem o checklist do mix. É a mesma coisa. Individualmente qq trecho é ruim, mas na mão do daft punk, a música decola.
Os djs de samba rock 💣 qq festa.
Boa noite
Creio que fui eu que indiquei o C&P...
Hatiei vc no vídeo do concurso público que odeio como próprio Satanás, mas vida que segue e voltamos a ser amigos democráticos ❤
Fernando Melo e Evando Pontes são vanguarda de tradicionalismo ainda existente no Br
Abraço Homero!
Não tem problemas amigo, bora ser funça juntos. Um abraço.
a questão é que não dá pra "gastar" recursos com cultura em um país com 60k de homicídios. É preciso ter prioridade e buscar uma solução imediata para a violência. A cultura é capaz de resolver o problema da violência no longo prazo, mas até lá já vai ter morrido todo mundo rsrs
O bukele de El Salvador aplicou a solução . Agora bem, ninguém tem a coragem nem a vontade de fazer isso. Também o sistema está preso por organismos de defesa dos direitos humanos , que no meu entender são agentes de governos estrangeiros que querem que o país esteja sempre em um espiral de violência .
Eu só leio quando me interessa muito! Dinheiro eu já tenho, então... Tô fora hahahaha
Eu nunca acompanhei muito Olavo de Carvalho, então talvez minha opinião esteja errada, porém tenho impressão que no discurso dele já vinha o próprio veneno do propósito. Pois ao mesmo tempo que ele dizia que a cultura era importante, fazia favor de menosprezar e vilanizar quase toda obra ou instituição cultural. No final ficava só uma seleção muito pequena de livros que o Olavo aprovava, tirando os clássicos da antiguidade , os quais ninguém vai ler mesmo porque são poesia e difíceis, fica o Bruno Tolentino e o Eric Voegelin
Nada a ver. Ele já elogiou e recomendou diversos autores e romances brasileiros.
obrigado BolsOmero
fala do stirner
Quem compra livros recebe um monte de críticas dos pais e parentes.
Aí ti diliça Homero, ligou a máquina de vídeo
Também gosto desse CeP
Só li conteúdo pra concurso.... pra ganhar dinheiro... sou o brasileiro médio :(
Tem a liga nerdola tb. Os cabeças são olavistas. Crítica também é arte.
Liga nerdola é full mbl
comentar filminho da marvel é arte? porra man
Não compro livro porque sou pobre, por isso baixo pirata ☠️
Acho q o pior, é não ler nada do que ler livro bosta. Pq até mesmo do livro mais ruim, dá pra tirar algum conhecimento.
desconfio da honestidade intelectual de qualquer ser que pregou o voto "Lulo" em 2022.... esse Fernando Melo fez isso e é um cara bastante inteligente, oq só piora a atitude que ele tomou.
"Se eu errar, o PT volta" - Bolsonaro, Jair.
O maior responsável pela volta do Lula foi o próprio Bolsonaro, não quem votou nulo.
@@gabrielandrade1596 é... se eu errar, os isentoes terao "argumentos" para fingir que irao votar Lulo por convicção ou qualquer outro argumento....
é simples e de fácil raciocínio.
se votou bolsonaro, queria lula fora
se votou Lula, queria Bolsonaro fora.
se nao votou em nenhum e nem no outro, no mínimo, "tanto faz"...
e agora a gente sabe o mal que esse "tanto faz"' gerou pro país...
bjs ;*
porra, eu gostava da fernanda torres. ouvir ela falar "a extrema direita pipipi popopo" deu uma broxada
Livros mais lidos do kindle: todos no estilo "como me apaixonei pelo meu sequestrador"
Livros mais lidos da amazon: todos auto ajuda merda "mente milionária"
It's over brutal acabou pro beta whatever nothing ever happens
Esse vídeo é complicado… como comentar um react de um react da cara da Vera Magalhães? …vou pensar em alguma coisa pra comentar
Você escreve muito bem, Homero. E seu modelo de escrita parcelada no substack me lembra o modelo de publicações de capítulos periódicos nos jornais de antigamente. Quem sabe se esse modelo volta a vingar no futuro.
Cara, vou ter que discordar. O Homero é muito inteligente, de fato. A intertextualidade que ele consegue fazer com diversas literaturas e o leque cultural que possui é invejável. No entanto, acho a escrita dele BEM ruinzinha. Encontro na maioria dos textos diversos erros CRASSOS de ortografia e sobretudo pontuação. Acho que deveria dedicar mais tempo nisso para poder ser um exímio intelectual. De toda forma, gosto muito dele e acompanho o canal há muito tempo.
@@lincoln.arrudaporra, cara. Aí tu tá falando de um aspecto ligado apenas à forma e não ao conteúdo do que ele escreve. Todo mundo repara nos erros de digitação dele, que seriam facilmente sanados com um paciente processo de revisão, mas não podemos esperar isso de um hobby. Antes feito do que perfeito.
@@JoseSilva-mx7ue sobre o conteúdo, eu falei no segundo e terceiro período do meu comentário.
As consequências do capitalismo materialista.
Ler ofende o brasileirinho, comprei pra ler o livro do Drácula (depois daquele teu vídeo lá, inclusive não consegui fazer as mesmas conexões do seu vídeo, tive interpretações bem diferentes mas enfim) pra ler dentro do ônibus ou na parada enquanto espero, o povo te olha torto, com olhar de nojo, como se você estivesse chamando eles de burros ou então querendo se mostrar.
sou um homem simples, não leio nada, nem a biblia
👏🏻
Mas ai se você se aproveita da burrice do brasileiro anunciando jogo do tigrinho, bets ou curso de ganhar dinheiro, ai você que é o ruim
O melo não consegue nem definir o q é arte. Caiu q nem pato no programinha da vera magalhães, q é do estado, e não chama NINGUÉM DA DIREITA 😅😂😂
Só mais um i útil
Fernando Melo trabalhava com publicidade, é muito falastrão, tem aquela retórica pessimista pra posar de sabe-tudo, e errou num bando de coisa que falou. Acompanhava ele no início, em 2020. O cara mal tinha lido qualquer coisa na época, não perdeu tempo e já lançou: "CURSO DE CONSERVADORISMO" - pelo nome já dá pra saber que sambou legal na onda. E o pior: é protex; o cara quer falar de política, esquerda/direita, cultura, revolução, sendo protex? Faça-me o favor...