É isso aí cara, eu mesmo não entendia assim como to aprendendo com você, era mais um conhecimento superficial, meia boca sabe! Valew mesmo, essas aulas são muito feras, como já disse antes, você consegue aliar o conhecimento pratico, teórico e simulado de uma forma única!
Gostei da maneira como organizou esta aula, eu prefiro aulas mais curtas e apenas com uma análise breve da malha, do que com aquele monte de fórmulas no meio, eu gosto de ler e entender as fórmulas tbm, mas acho mais redundante em um primeiro momento apenas observar como o circuito funciona. Vlw sempre aqui assistindo e aprendendo com seus vídeos.
Esse cara é o melhor da Internet existem poucos no Brasil que faz isso, ensinar sem cobrar e ter a sabedoria que ele.tem. Então o que tecnicamente caracterizam as classes amplificadoras??? Como posso olhar para o circuito e identificar uma???
Adriano Machado da costa , muito obrigado pelos elogios!! Basicamente a topologia que caracteriza a classe do amplificador, aliada ao comportamento, eficiência, entre outros fatores. Fazendo-se uma análise no circuito que deseja-se descobrir a classe, identificando os parâmetros mencionados, define-se a classe.
Sou apaixonado por esse tema!!! Outros temas muito legais também são: Fontes Chaveadas, Circuitos Inversores de Freqüência com Mosfet. Fica a Dica. abrass.
Estava eu dando uma revisada em amplificadores em vários canais, então lembrei das fast lenson do seu canal. E como sempre sua aula foi a melhor de todas.
Mais uma aula irretocável! Wagner, não sei já tem no canal mas se for possível eu gostaria de assistir uma aula sua sobre o surgimento daquela tensão Early. Já utilizei bastante mas nunca consegui entender 100%, com a sua didática acho que ficaria fácil. Obrigado
Valeu pela aula foi muito bacana! Se possível faça um vídeo sobre amplificadores de áudio com realimentação,já tentei estudar esse assunto mais não conseguir aprender sozinho, se voce explicar com certeza será muito produtivo.
Olá Wagner parabéns pelo vídeo, muito didático. Você poderia explicar o amplificador push pull utlizando válvulas? Como simular e polarizar essa válvulas em classe AB. Grande Abraço
muito seu trabalho vc esta de parabens, se vc puder algum dia postar um tutorial mostrando um circuito com capsula de eletreto (microfone) eu agradeceria. um abraço.
Olá amigo,estou gostando bastante de suas vídeo aula, e,estou querendo modificar o mau mine system. Que tipo de amplificador devo montar para acrescentar um terceiro canal de potência subwoofer para ligas nas saídas do mau mine system.?
Olá, Wagner. Eu reproduzi o circuito que você apresentou (em seus diversos arranjos) no LTspice e os resultados não saíram tão bons. Os vales (valores inferiores) do sinal senoidal de saída, se posso falar assim, me pareceram um pouco rombudas, ao contrário do sinal de entrada que se mostrou bem delineado como uma senoide deve ser. A que posso atribuir essa discrepância? Ao LTspice por si só? Um outro detalhe, antes que me esqueça: o banco de BJTs do LTspice não tinha os TIP41 e TIP42, apenas os TIP41C e TIP42C. Terá isso tido algum efeito? Muito obrigado por qualquer esclarecimento. Show de bola teu canal e tuas aulas.
Excelente professor, estou com classe AB que não sai o som nos graves, só no agudo. Poderia me orientar sobre as possibilidades. Obg. é de uma caixa ativa
olá Wagner! gostaria de saber se a fidelidade do AB é similar a fidelidade do classe A... ou tem diferenças notáveis na entrega do áudio... obrigado desde já abraço!
Wagner, boa tarde. Gostaria de montar um amplificador de audio de altíssima fidelidade e de até 50W, por exemplo. Já tenho conhecimento de classes A, B, AB, C e D. Qual desta ou outra que gera alta fidelidade de som? Necessito para pesquisar de sonoridade de madeiras pois sou luthier. grato
Boa noite! Wagner estou acompanhando as aulas de amplificadores,gostaria de saber a sequências das aulas,agradeço desde já muito obrigado pelas suas aulas.
Olá Marcos, sugiro nossa playlist de amplificadores: ua-cam.com/play/PLZ8dBTV2_5HQ8SBrJb7bQqWQf36XYXMJY.html Dica , siga a ordem inversa, pois a sequência está do vídeo mais recente para o mais antigo.
Ola gosto muito de suas aulas são muito boas parabéns pelo grande conhecimento em amplificadores mas quero ver como projeta o da classe H e G na teoria e na pratica to na espera
Olá, ótima aula, mas tenho uma dúvida. Espero que tenha paciência para responder, pois não achei explicação na net. Como o sinal que entra na base de Q2 alcança Q1? Digo isso porque esse sinal deveria "subir" pelos diodos, mas estes conduzem no sentido contrário da subida do sinal para Q1. Como o sinal passa por eles? Muito obrigado.
Parabens pelo Canal Brother! Só informação TOP! Parabens pela iniciativa de compartilhar... Brother...Chegou a fazer o video sobre classe H, gostaria muito de entender e conhecer mais sobre o funcionamento . Grande abraço.
sempre tive uma duvida no mundo dos amplificadores , e o seguinte ex: um transitor tip 41c tem a voltagem de trabalho emisor - coletor de 100v. entao em um amplificador que trabalhe com fonte simetrica ,qual seria a voltagem maxima dessa fonte ja retificada para esse transitor ex; 25v+25v-45v+45v- 70v+70v-100v+100v.????
Wagner, tenho uma dúvida. Para a potência de entrada máxima em um amplificador ab com fonte simétrica a equação é : Pi (dc) = 2VCC²/Pi RL. Para a fonte comum não simétrica a equação é a mesma ou considero a VCC pela metade? Se for a simétrica, considerando VCC = 15v achei 17,91 W. Fiz um cálculo considerando fonte comum de 15V usei o valor na carga RL de 7,5V e achei 4,47W. Está correto ou estou enganado? Se puder me ajude. Gosto muito dos teus vídeos.
kawann costa lourenço da silva , obrigado pelo elogio! Vamos ver se fazemos algo do gênero. Enquanto espera, confira este vídeo sobre válvula: ua-cam.com/video/B7PDVN5EN70/v-deo.html É um oscilador valvulado, e nele já explicamos um breve histórico das válvulas, é bacana para visualizar como elas funcionam.
Wagner, Porque temos assimetria com relação a base escolhida para receber o sinal de entrada ? No Q2 o sinal entra direto na base, e no Q1 temos os dois diodos entre o sinal e a base. Porque? Parabéns, seus videos são show!
Tiago Lima , valeu o elogio! Excelente observações. Podemos entrar com o sinal na base de Q1, sugiro inclusive que efetue esta simulação para ver o que acontece na saída. A configuração push-pull funciona com a saturação dos transistores complementares, ora um ora outro. Como temos a questão da Vbe no classe B, precisamos compensar isso com um nível DC de aproximadamente 1,4V entre as bases, isso elimina o efeito de crossover. Estes modelos de potência dão ganho de corrente ao circuito e o sinal aplicado na base de Q2 (ou Q1) caracteriza-se como AC.
Show de bola! Quer dizer que, se eu ver em algum circuito 2 diodos em série ligados aos transistores de potência, com certeza se trata de um amplificador classe AB?
Edson Staack , obrigado! É um forte indício de se tratar de um classe AB. Mas sempre é bom analisar a topologia como um todo, observando se os transistores são um par complementar em push-pull por exemplo.
Caro amigo parabena pelo otimo traballho, por favor, vc poderia, dar uma aula sobre funcionamento de amplificador com trafo de audio? pois ele apresenta, uma sequencia de característica, difíceis de se calcular! por favor ! ok
Olá Wagner, pode me esclarecer uma dúvida? Como estes dois diodos que consomem 1,4V podem substituir uma fonte que fornece 1,4V e ainda assim saturar os dois transistores?
Os diodos não consomem 1,4V, eles promovem uma queda de tensão com esta amplitude. Isso é possível por causa da fonte de corrente, que pode ser projetada a partir de um simples resistor.
Não entendi como o sinal chega até a saída, o ciclo positivo do sinal tem que chegar a base de Q1, mas como chegar se os diodos estão reversamente polarizado, o sinal atravessa pelo catodo mesmo do diodo? E o ciclo negativo qual o caminho dele? Obrigado pelo vídeo!!
ola bom dia, vejamos se vc pode me ajudar nao faço para vender, apenas para aprender, se eu montar um pre com lm741 e na saida jogar em algo como essa saida que vc criou na explicacao da pra conseguir alguns watts usado esses tips 41 e 42 da pra conseguir uns 5w ou que seja 3w pois adoro amps de baixa potencia para estudo, obrigado
Você explica muito bem .Estou com duvida , eu projetei um amplificador de Classe AB , mais a tensão de saída continua distorcida www.dropbox.com/sh/s697004bl6ex7h8/AAAsSYHxwYoDUQUHUqIRJhewa/ELA_I_2016_1/AtividadeLabFinal.docx?dl=0 . Você poderia me ajudar ?
Fala pessoal! Tudo beleza¹? Estou com uma dificuldade para descobrir a resistência térmica da junção para o envólucro (Teta_jc)do TIP41. Encontrei 1.923ºC/W utilizando a curva de degradação de potência dissipada X Temperatura do case (Figura 2 do datasheet - não estou conseguindo colocar o link no comentário). Alguém já fez esse cálculo aí? Obrigado.
Assisti várias aulas, inclusive do meu próprio curso técnico e não entendi muita coisa. Aí achei teu vídeo e tudo ficou claro e simples. Obrigado!!
É isso aí cara, eu mesmo não entendia assim como to aprendendo com você, era mais um conhecimento superficial, meia boca sabe!
Valew mesmo, essas aulas são muito feras, como já disse antes, você consegue aliar o conhecimento pratico, teórico e simulado de uma forma única!
Seus vídeos são uma faculdade! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos!
Muito obrigado pela audiência e elogio Marcio, nos acompanhe sempre!
Mais uma aula de excelente qualidade, bem simples mas muito bem explicado, Abraços professor.
Olá Wagner aula legal sempre bem vinda aula de amplificadores
Jose carlos tavares ribeiro , muito obrigado! Teremos muitos vídeos sobre amplificadores ainda, pode deixar.
Parabéns pela vídeo aula, e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Finalmente entendi a função dos diodos no classe AB.
Gostei da maneira como organizou esta aula, eu prefiro aulas mais curtas e apenas com uma análise breve da malha, do que com aquele monte de fórmulas no meio, eu gosto de ler e entender as fórmulas tbm, mas acho mais redundante em um primeiro momento apenas observar como o circuito funciona. Vlw sempre aqui assistindo e aprendendo com seus vídeos.
Esse cara é o melhor da Internet existem poucos no Brasil que faz isso, ensinar sem cobrar e ter a sabedoria que ele.tem.
Então o que tecnicamente caracterizam as classes amplificadoras??? Como posso olhar para o circuito e identificar uma???
Adriano Machado da costa , muito obrigado pelos elogios!! Basicamente a topologia que caracteriza a classe do amplificador, aliada ao comportamento, eficiência, entre outros fatores. Fazendo-se uma análise no circuito que deseja-se descobrir a classe, identificando os parâmetros mencionados, define-se a classe.
Muito bom, obrigado professor, abraços.
obrigado pela aula. Seria ótimo Mais aulas assim dos classe AB para irmos avançando até um projeto real.
Sou apaixonado por esse tema!!! Outros temas muito legais também são: Fontes Chaveadas, Circuitos Inversores de Freqüência com Mosfet. Fica a Dica. abrass.
Estava eu dando uma revisada em amplificadores em vários canais, então lembrei das fast lenson do seu canal.
E como sempre sua aula foi a melhor de todas.
muito obrigado Antonio!
Muito boa sua aula. Parabéns.
obrigado Sérgio!
Eu sempre vi aqueles dos diodos em amplificadores, mas agora eu sei pra que eles servem, parabéns
+antonio vasconcelos filho , obrigado! Nos acompanhe sempre.
Ótimo vídeo estava ansioso pela continuação dessa aulas sobre ampliadores.
Jorge Dias , muito obrigado! Em breve mais aulas sobre amplificadores!
Show de Elétrica! Tava com dúvidas nessa correções aí, com o video ficou claro como corrigir. vamos la esperando a outra parte!
Mais uma aula irretocável! Wagner, não sei já tem no canal mas se for possível eu gostaria de assistir uma aula sua sobre o surgimento daquela tensão Early. Já utilizei bastante mas nunca consegui entender 100%, com a sua didática acho que ficaria fácil. Obrigado
Carlos Henrique , muito obrigado pelos elogios! Ainda não temos vídeo sobre este tópico, mas anotei sua sugestão, continue nos acompanhando, obrigado!
Valeu pela aula foi muito bacana!
Se possível faça um vídeo sobre amplificadores de áudio com realimentação,já tentei estudar esse assunto mais não conseguir aprender sozinho, se voce explicar com certeza será muito produtivo.
Leo Santos , valeu!
Sim, vamos abordar este tópico em breve no canal, realmente é um tema muito bom. Continue nos acompanhando!
Muito bom!
juliocesarfga , valeu!!
Olá Wagner parabéns pelo vídeo, muito didático. Você poderia explicar o amplificador push pull utlizando válvulas? Como simular e polarizar essa válvulas em classe AB. Grande Abraço
muito seu trabalho vc esta de parabens, se vc puder algum dia postar um tutorial mostrando um circuito com capsula de eletreto (microfone) eu agradeceria. um abraço.
+Moises Dias , valeu! Obrigado pela sugestão, anotamos aqui, abraço
Olá amigo,estou gostando bastante de suas vídeo aula, e,estou querendo modificar o mau mine system. Que tipo de amplificador devo montar para acrescentar um terceiro canal de potência subwoofer para ligas nas saídas do mau mine system.?
Vc é fera MEU CONSAGRADOOO
Olá, Wagner. Eu reproduzi o circuito que você apresentou (em seus diversos arranjos) no LTspice e os resultados não saíram tão bons. Os vales (valores inferiores) do sinal senoidal de saída, se posso falar assim, me pareceram um pouco rombudas, ao contrário do sinal de entrada que se mostrou bem delineado como uma senoide deve ser. A que posso atribuir essa discrepância? Ao LTspice por si só? Um outro detalhe, antes que me esqueça: o banco de BJTs do LTspice não tinha os TIP41 e TIP42, apenas os TIP41C e TIP42C. Terá isso tido algum efeito? Muito obrigado por qualquer esclarecimento. Show de bola teu canal e tuas aulas.
show de bolaaaa!!!!
Valeu Flávio!
aos 7:50 vc fala sobre a teoria dos amplificaores, em que video?
nota mil
Muito obrigado! excelente :) you are the best!!!!!
valeu Fabian!
olá Wagner Rambo mais uma excelente aula parabens.Gostaria de sugerir uma aula sobre o lm3914.
glaube camilo , valeu! Obrigado pela sugestão, anotamos seu pedido. Continue nos acompanhando!
Excelente professor, estou com classe AB que não sai o som nos graves, só no agudo. Poderia me orientar sobre as possibilidades. Obg. é de uma caixa ativa
olá Wagner! gostaria de saber se a fidelidade do AB é similar a fidelidade do classe A... ou tem diferenças notáveis na entrega do áudio... obrigado desde já abraço!
Wagner, boa tarde.
Gostaria de montar um amplificador de audio de altíssima fidelidade e de até 50W, por exemplo.
Já tenho conhecimento de classes A, B, AB, C e D.
Qual desta ou outra que gera alta fidelidade de som? Necessito para pesquisar de sonoridade de madeiras pois sou luthier.
grato
Boa noite! Wagner estou acompanhando as aulas de amplificadores,gostaria de saber a sequências das aulas,agradeço desde já muito obrigado pelas suas aulas.
Olá Marcos, sugiro nossa playlist de amplificadores: ua-cam.com/play/PLZ8dBTV2_5HQ8SBrJb7bQqWQf36XYXMJY.html
Dica , siga a ordem inversa, pois a sequência está do vídeo mais recente para o mais antigo.
Muito obrigado! excelente!!!!!
Daniel Moraes , valeu, muito obrigado!!
Muito bom seus videos, o que vc chama de off set?
Ola gosto muito de suas aulas são muito boas parabéns pelo grande conhecimento em amplificadores mas quero ver como projeta o da classe H e G na teoria e na pratica to na espera
Olá, ótima aula, mas tenho uma dúvida. Espero que tenha paciência para responder, pois não achei explicação na net. Como o sinal que entra na base de Q2 alcança Q1? Digo isso porque esse sinal deveria "subir" pelos diodos, mas estes conduzem no sentido contrário da subida do sinal para Q1. Como o sinal passa por eles? Muito obrigado.
Parabens pelo Canal Brother! Só informação TOP!
Parabens pela iniciativa de compartilhar...
Brother...Chegou a fazer o video sobre classe H, gostaria muito de entender e conhecer mais sobre o funcionamento .
Grande abraço.
obrigado Felix! Ainda não, mas fique de olho que podemos abordar sim daqui uns tempos.
sempre tive uma duvida no mundo dos amplificadores , e o seguinte ex: um transitor tip 41c tem a voltagem de trabalho emisor - coletor de 100v. entao em um amplificador que trabalhe com fonte simetrica ,qual seria a voltagem maxima dessa fonte ja retificada para esse transitor ex; 25v+25v-45v+45v- 70v+70v-100v+100v.????
Wagner, tenho uma dúvida.
Para a potência de entrada máxima em um amplificador ab com fonte simétrica a equação é : Pi (dc) = 2VCC²/Pi RL.
Para a fonte comum não simétrica a equação é a mesma ou considero a VCC pela metade?
Se for a simétrica, considerando VCC = 15v achei 17,91 W.
Fiz um cálculo considerando fonte comum de 15V usei o valor na carga RL de 7,5V e achei 4,47W.
Está correto ou estou enganado?
Se puder me ajude.
Gosto muito dos teus vídeos.
Otima aula wagner valeww mesmo.
Pode fazer uma aula de amplificadores valvulados ?.
grato man
kawann costa lourenço da silva , obrigado pelo elogio! Vamos ver se fazemos algo do gênero. Enquanto espera, confira este vídeo sobre válvula: ua-cam.com/video/B7PDVN5EN70/v-deo.html
É um oscilador valvulado, e nele já explicamos um breve histórico das válvulas, é bacana para visualizar como elas funcionam.
Ola boa tarde ,como vc chegou ao valor de 4,7k para o R1 como faço para saber o valor desse resisto , com o datasheet....
Wagner, Porque temos assimetria com relação a base escolhida para receber o sinal de entrada ? No Q2 o sinal entra direto na base, e no Q1 temos os dois diodos entre o sinal e a base. Porque?
Parabéns, seus videos são show!
Tiago Lima , valeu o elogio! Excelente observações. Podemos entrar com o sinal na base de Q1, sugiro inclusive que efetue esta simulação para ver o que acontece na saída. A configuração push-pull funciona com a saturação dos transistores complementares, ora um ora outro. Como temos a questão da Vbe no classe B, precisamos compensar isso com um nível DC de aproximadamente 1,4V entre as bases, isso elimina o efeito de crossover. Estes modelos de potência dão ganho de corrente ao circuito e o sinal aplicado na base de Q2 (ou Q1) caracteriza-se como AC.
Show de bola! Quer dizer que, se eu ver em algum circuito 2 diodos em série ligados aos transistores de potência, com certeza se trata de um amplificador classe AB?
Edson Staack , obrigado! É um forte indício de se tratar de um classe AB. Mas sempre é bom analisar a topologia como um todo, observando se os transistores são um par complementar em push-pull por exemplo.
WR Kits Valeu!
Caro amigo parabena pelo otimo traballho, por favor, vc poderia, dar uma aula sobre funcionamento de amplificador com trafo de audio? pois ele apresenta, uma sequencia de característica, difíceis de se calcular! por favor ! ok
+Adilson Almeida , obrigado! Podemos trazer vídeos assim no canal, obrigado pela sugestão!
Olá Wagner, pode me esclarecer uma dúvida? Como estes dois diodos que consomem 1,4V podem substituir uma fonte que fornece 1,4V e ainda assim saturar os dois transistores?
Os diodos não consomem 1,4V, eles promovem uma queda de tensão com esta amplitude. Isso é possível por causa da fonte de corrente, que pode ser projetada a partir de um simples resistor.
Não entendi como o sinal chega até a saída, o ciclo positivo do sinal tem que chegar a base de Q1, mas como chegar se os diodos estão reversamente polarizado, o sinal atravessa pelo catodo mesmo do diodo? E o ciclo negativo qual o caminho dele? Obrigado pelo vídeo!!
Estou vendo a construção de um transistorizado classe AB, porem queria saber se você se aventuraria a montar um hi fi valvulado classe AB.
Assistindo novamente 15/06/17.
Como obter a resposta em frequência de um circuito no ISIS ?
Wagner, muito bom, poderia falar sobre valvulados?
Valeu Washington! Sim, podemos considerar.
Oque diferencia um amplificador de 8 ohms pra um de 4 ohms?
c minha senoide tiver corrente de 100 ma consigo ter na saida uns 3000ma?
Muito bom..gostaria se possível uma #FastLesson sobre amplificadores classe d..obrigado.
Lucas Maziero , valeu! Faremos sim! Continue nos acompanhando.
ola bom dia, vejamos se vc pode me ajudar nao faço para vender, apenas para aprender, se eu montar um pre com lm741 e na saida jogar em algo como essa saida que vc criou na explicacao da pra conseguir alguns watts usado esses tips 41 e 42 da pra conseguir uns 5w ou que seja 3w pois adoro amps de baixa potencia para estudo, obrigado
Sim pode implementar um amplificador para dar ganho de tensão e após aplicar um estágio classe AB para ganho de corrente.
Ola é possivel amplificar um sinal AC 1A e 1V e ligar uma geladeira ?
+Anelito Br , sim, precisa de um circuito inversor com potência de saída superior à da geladeira.
qual o ganho de corrente do sinal imput em relaçao a saida ?
Ganho de 1
Assistindo hoje.
essas potencia sao quantas rms
Você explica muito bem .Estou com duvida , eu projetei um amplificador de Classe AB , mais a tensão de saída continua distorcida www.dropbox.com/sh/s697004bl6ex7h8/AAAsSYHxwYoDUQUHUqIRJhewa/ELA_I_2016_1/AtividadeLabFinal.docx?dl=0 . Você poderia me ajudar ?
boa Tarde SE EU montar esse aplificador na pratica vai fucionar coretamente
Sim, só que com certeza vais ser um AMP estático sem controles e sem drenos, som somente será amplificado.
G Saraiva obrigado
Fala pessoal! Tudo beleza¹?
Estou com uma dificuldade para descobrir a resistência térmica da junção para o envólucro (Teta_jc)do TIP41. Encontrei 1.923ºC/W utilizando a curva de degradação de potência dissipada X Temperatura do case (Figura 2 do datasheet - não estou conseguindo colocar o link no comentário). Alguém já fez esse cálculo aí?
Obrigado.
+SrSagittarius www.fairchildsemi.com/datasheets/TI/TIP41C.pdf
pode ser 1N4007
Aos 7m57 = 100mA!
100 mili "amperes". Voce falou mili volts. Pode confundir algum inscrito.
Muito bom!