Jogo Mágic desde 95, acompanho diversas mídias de informação desde então, tenho prazer de assistir os vídeos desse canal, possuindo o tema Mágic ou qualquer outro, tendo em vista que o Elba utiliza um desenvolvimento ordenado de idéias, com dialéticas e argumentos muito coerentes, e a cereja do bolo: os vídeos não tem 3 cortes na edição a cada minuto (demonstrando competência na argumentação e não causando quase um ataque epilético em que está assistindo). Meus sinceros parabéns!!
Excelente leitura do artigo! Existem muitos artigos antigos e de conteúdo relevante que podem ser revisitados hoje em dia para não apenas ajudar os jogadores novatos, mas como melhorar o pessoal que joga desde o casual até aqueles que almejam o profissional. Todavia, estou curioso sobre o vídeo de Midrange!
desses artigos antigos eu acho que os meus favoritos são os sobre a Color Pie. Eles influenciaram muito as minhas opiniões sobre design e balanceamento
"Se você conhece seu inimigo e a ti mesmo, você ganhara todas as suas batalhas Se você não conhece seu inimigo, mas conhece a ti mesmo, você ganhara metade das suas batalhas Se você não conhece seu inimigo, ou a ti mesmo você nunca ganhara suas batalhas"
Carai, eu to viciado nesse canal. Raramente vi alguem com tanta presença de camera, a ideia é transmitida de forma excelente e todo o conteúdo é de qualidade. Virei fã! To começando agora no magic, esse canal é um achado
10:30 "o oponente baixa um Satanás de Goiás" Eu to rindo muito e ainda não sei se é uma carta, uma referência a outra coisa ou só uma pirada do momento hahaha
Ótimo, chego no final do vídeo pensando no que isso agrega pro meu deck de vaevictis asmadi e do nada ouço um "Runeterra", e eis que acende a luzinha na minha cabeça sobre como esse artigo que saiu uma década antes do lolzin ser feito basicamente te ensina a jogar lol. Tomando como exemplo o dopa (que é melhor que o faker sim.) e forma como ele usa o Twisted Fate, isso que foi dito no vídeo é a síntese da linha de raciocínio dele, a forma como ele de adapta com o campeão para jogar em sinergia não só com o seu próprio time mas explorando as incapacidades do time inimigo é impressionante. Me impressionei do quão eu mudei minha percepção das tomadas de decisão dos jogadores nas partidas depois de ver o vídeo inteiro. A ideia de fazer uma análise, não de você, mas da relação entre você e o oponente me fez pensar bastante quanto as concessões feitas por quem joga bem de verdade, antes eu me questionava do porquê não seguir o laner oponente que obviamente descia para contestar um objetivo no mapa enquanto você ficava farmando. Mas agora eu entendo que a simples vantagem de gold que se fez nesse momento é o que possibilita que você feche um item na loja com mais rapidez e com isso você possa ter um impacto em todas as lanes em uma escala muito maior do que o impacto que o oponente fez de imediato ao contestar aquele dragão. O que só me faz querer pagar mais pau pro Dopa pela sua capacidade de analisar o comportamento do oponente e a postura que ele vai tomar por estar com tal personagem e como ele tira vantagem imediata disso, quase sempre tomando as melhores decisões para enfrentar não só o oponente na lane, mas o time inteiro dele. Vou continuar feedando o mid inimigo de qualquer jeito, mas pelo menos agora eu sei que quem escreveu esse artigo era um gênio.
Lol é um jogo de estratégia e mecânica, então ele assimila uma variedade enorme de estratégia e condições de assimilamento de postura de acordo com o meta. Mas falando do Dopa, ele é um excelente jogador de Soloq, o melhor do mundo sem dúvidas, mas tenho que lhe dizer que o maior ídolo da vida dele é o faker, isso ele ja disse em diversas streams e artigos. O faker é considerado o melhor da história, não só pelos títulos, mas a forma que ele com seus 17 anos, inovou e criou maneiras de se portar na lane e em diversas matchups , juntamente de posicionamento de wards, ele praticamente criou a maneira de se pegar visão lá em 2013. As pessoas sempre os comparam, mas ambos são geniais em locais diferentes e ambos contribuíram muito para a evolução competitiva e estratégica do jogo.
Achei do caralho ,quanto mais vídeos vc fizer sobre assuntos q te fazem ser um jogador melhor de seja qual for o tipo de "jogo de cartinha " mais joinhas meus esse canal vai ter .
Acabei de lembrar um exemplo prático desse conceito me dando vantagem num jogo. Qdo tava pra sair o Duels Origins pra PC, eu fui num evento onde dava pra jogar o demo, no qual 3 jogadores controlavam 3 PWs (Chandra, Jace e acho que Ajani) contra o Nicol Bolas versão archenemy, controlado pelo pc. Na fila pra jogar, eu vi TODOS os jogadores de Chandra gastando a mão inteira pra dar dano na cara do Bolas, e TODOS perderam pro archenemy. Qdo chegou a minha vez, eu pulei na Chandra pra não dar tempo de ninguém mais pegar ele, e passei o jogo inteiro controlando a mesa do Bolas pra dar tempo pros outros dois montarem o jogo deles e se recuperarem das eventuais putarias de archenemy. Ganhamos o prêmio (camisetas oficiais), e no dia seguinte de evento eu fiz a mesma coisa, com o mesmo resultado. Fiquei me achando O pro player aquela semana inteira, heheheheheheheh
Acredito que esse seja o melhor vídeo já feito pelo canal, ficou excelente. Realmente me faz pensar em diversas situações e jogos que poderia ter vencido se tivesse com esse mindset.
Revendo 3x em sequencia enquanto trabalho kkkk Seus videos são excelentes indico a todos (jogadores de MTG ou nao). Dei subscribe na twitch no seu canal mesmo sem usar a plataforma pra poder dar uma força :)
Sensacional. Vim pelo conceito, pois já conhecia e queria ouvir seus comentários. Sei que seu público é Magic, mas como não jogo mais, e nunca joguei muito a sério, fiquei bem perdido. Se puder fazer outros temas de teoria geral de farda games, seria muito legal assistir.
Seu vídeo é útil até para quem não joga Magic. Achei suas reflexões ótimas para ajudar a escrever cenas de lutas, especialmente para histórias de fantasia.
Parabéns pelo video Elba! É o tipo de conteúdo que ensina demais jogadores iniciantes e ajuda os mais antigos a terem uma visão melhor de jogo... uma coisa que apanhei bastante quando comecei a jogar foi exatamente nesse ponto, já perdi varias vezes jogando de Tribal de Lobisomens por apostar corrida com decks mais rápidos e não saber controlar o jogo.
Sensacional! Parabéns pelo vídeo! A primeira vez (e única, até então) que conquistei o mítico no histórico do Arena foi de mono-red burn (Thermo-alquimista + Campo Eletrostático + Incineradora de Chandra) e é exatamente isso que disse!
Nesses dois anos que acompanho fazendo nerdice esse foi o video mais mindblown que eu já vi, porque eu uso essa estratégia de ser um Aggro controlador em determinada situação de maneira inconsciente e agora eu compreendo o conceito a qual ela se aplica. Por exemplo quando jogo com meu Tribal de Bestas stomp mono Green contra meu amigo que joga tribal de zumbis mono Black, eu sei que se a partida se alongar eu perco, então tento ao máximo acelerar o que posso e minar as maneira dele contruir o build up que ele sempre faz de criar varias fichas de zumbi e encher a mesa de lordes pra pumpar as fichas. Elba, só tenho a agradecer e a pedir PELO AMOR DE NOSSO QUERIDO E RECÉM CURADO GARRUK, FAÇA MAIS VÍDEOS ASSIM!!!!!
Jogando Legends of Runeterra nesses últimos dias eu comecei a ligeiramente enxergar esses conceitos de saber quando alongar e quando acelerar o jogo. Mas eu não tinha noção do quanto isso é crucial numa partida. Esse vídeo me fez perceber a nova forma de abordar minhas partidas de commander, vou tentar botar em prática pra ver quais resultados obtenho!!
Nem assistir o vídeo até o final, mas só por ter abordado o artigo que eu gosto bastante, já dei um like no inicio do vídeo :) Parabéns pelo vídeo Elba :)
Legal? LEGAL PRA CACETE, MEU BOM HOMEM. Super apoio esse tipo de vídeo, eu sou daqueles inscritos que nem jogam magic mas veem o conteúdo mesmo assim, tanto por gostar de você e da forma que você apresenta como por, vez ou outra, vir a ser um conteúdo também útil em outros card games.
Baita vídeo e análise. Basicamente falamos de fluidez e escolhas durante uma partida, independente do tipo de deck (ainda que mantendo a tendência do tipo de deck) e dos recursos tu pode gerar desde a mão inicial. Além do Midrange, queria ver como se encaixaria esse tipo de análise pra deck combo, pois sabemos que quando não se tem as peças chave pro combo na mão, normalmente o jogador tem que 'se virar' com o que tem à mão xD
Excelente video,tinha visto um artigo adaptado sobre este msm artigo ,em um site sobre hearthstone,onde vi esse conceitos pela primeira vez e me ajudou mto a pilotar decks aggros lá em 2016-2017 ,e aqui pude rever e compreender um pouco mais,vai ajudar bastante a jogar o Lor.
Não jogo magic mal sei o básico mas adoro os seus videos que conseguem me fazer um jogador melhor de YGO/LOR mesmo você nem falando desses jogos, você é incrível.
eu não sou muito de comentar, inclusive pretendo mudar isso. esse vídeo caiu como uma luva pra exemplificar algo q eu precisava ensinar pra minha namorada. A gente joga commander, ela começou a jogar ano passado, eu já sou bem burro velho no magic, e ela tem muita dificuldade com o deck de Feather dela de saber quando q ela vai pra cima quando q ela se defende, no mesão vc tem algumas outra posições alem de quem ta batendo ou de quem ta defendendo, mas ainda assim acho q esse vídeo pode ser real bem útil, Apoio muito esse tipo de vídeo, excelente vídeo.
deus do céu, Elba, que vídeo fantástico. Tenho um deck da Feather no Commander e essa é uma conta que eu sempre tento fazer por jogar de Voltron, mas vários momentos que eu não sei oq fazer eu falo: Eu estou de agro, eu vou dar porrada. O problema é que se dois se viram contra mim, eu não consigo tirar dois de jogo de uma vez nem se eu estiver com a mão muito muito boa, e nem me defender direito, afinal, Voltron. Enfim, esse vídeo me ajudou para caralho, obrigado! ;)
Toda vez que volto a jogar Magic eu leio esse artigo do Mike Flores. Realmente ele é um divisor de águas no conhecimento de quem joga Magic. Isso é um conceito básico mas importantíssimo que passa batido por muitos.
Sim, cara, mas esse não tem o selo Elba de qualidade, a gente quer aí no mínimo uma introdução de 10 minutos. Video bom do elba é 50 minutos pra mais haushahs
Esclarecedor o vídeo, sinceramente eu não achei q houvesse muito mais coisa q eu pudesse aprender no magic e esse vídeo foi um tapa na cara. Obrigado pelas dicas. Se eu fosse citar um ponto ruim do vídeo, foi a introdução de menos de 15 minutos =/
Gostei muito do vídeo, se decks de commander fossem carros eu me vejo como um mecânico decente, mas um péssimo piloto, esse vídeo me deu vontade de começar a ler artigos de sobre estratégia em magic, espero que mais pessoas sintam isso também.
Eu uso EXATAMENTE essa análise. Como jogador de turbofog, eu PRECISO dessa informação de como o deck é pilotado, para saber se é melhor dar o fog, tomar o dano, fazer um boardwipe no turn x ou no y... Ótima informação para jogadores de Magic DE QUALQUER nível. Uma dica para próximos vídeos, seria continuar essa linha de raciocínio, usando uma parada chamada "Meta pensamento", que é a de, exemplo: Você estar jogando de multicolor e (dentro do posível), baixar lands que compartilham cores com as lands que você já tem, para não dar informação para o oponente de qual tipo de deck/quais cores você está utilizando. Não sei se fui claro
curti bastante o video, videos assim sobre questões tecnicas e competitivas são muito interessantes, não só no magic como em qualquer cardgame. por favor traga mais coisas assim!!!
Boa noite amigo, eu conheço esse artigo e é algo que levo sempre cmg nos card games da vida, principalmente o MTG que é o que eu faço por trampo ( mtgo). Achei seu vídeo por uma comunidade de LoR( vai entender) e gostei bastante, até mesmo por relembrar um artigo épico do maior teórico de MTG. unico comentario que tenho contra é sobre o exemplo do Hatred contra burn x contra deck azul. deck azul ele poderia ter Force of Will.( kkkkkk). gostei bastante de ter visto mais um video seu, ja havia assistido alguns a um tempo atras e sei achei bem bons. Dessa vez na esquecerei de me inscrever!!! abraço
Eu gosto bastante desse tipo de vídeo, devido a carência desse assunto, acabo desviando para artigos. Mais relevante, esse tipo de vídeo agrega valor você jogue Magic ou não.
quando jogava megic de guerreiro eu pensava nisso, não sabia oq era agro ou control, mais tinha a ideia de quando o meu oponente tinha cartas mais lerdas, dar dano e controlar a mesa, e quando era um deck mais rapido como elf, era sobreviver até ter o combo certo na mao, mesmo sacrificando algumas cartas de "importancia", acho que saber reconhecer seu oponente e como jogar contra ele, mais como sempre otimo conteudo =D
Eu devo admitir que eu abri a cabeça agora. Eu sempre achei as definições de agro e control meio absolutas; Sempre quando ia no caso de Agro x agro eu acreditava que era mata-mata e quem batesse mais chorava menos. Mudando essa ideia é algo que reamente te faz melhorar como jogador. Vlw Elba por ter trazido esse conteúdo.
Trás um vídeo falando da tua concepção do xadrez como um todo. Esse board-game é muito bom e tenho certeza que seria um conteúdo muito interessante de abordar!!!
25 minutos consecutivos de raciocínio lógico que prende a atenção do cara por meia hora praticamente. Muito informativo!!!
Nem pisquei hahaha
Esse canal é top!! Gosto mto das idéias do Elba.
muito bem explicado, adoro
Jogo Mágic desde 95, acompanho diversas mídias de informação desde então, tenho prazer de assistir os vídeos desse canal, possuindo o tema Mágic ou qualquer outro, tendo em vista que o Elba utiliza um desenvolvimento ordenado de idéias, com dialéticas e argumentos muito coerentes, e a cereja do bolo: os vídeos não tem 3 cortes na edição a cada minuto (demonstrando competência na argumentação e não causando quase um ataque epilético em que está assistindo). Meus sinceros parabéns!!
Ataque epiléptico kkkkkk achei que só eu sofria disso
Já melhorou minha manhã só de ouvir os "Errou" kkkkk
Excelente leitura do artigo! Existem muitos artigos antigos e de conteúdo relevante que podem ser revisitados hoje em dia para não apenas ajudar os jogadores novatos, mas como melhorar o pessoal que joga desde o casual até aqueles que almejam o profissional.
Todavia, estou curioso sobre o vídeo de Midrange!
desses artigos antigos eu acho que os meus favoritos são os sobre a Color Pie. Eles influenciaram muito as minhas opiniões sobre design e balanceamento
"Conheces teu inimigo e conhece-ti a ti mesmo..."
Sun Tzu
"Se você conhece seu inimigo e a ti mesmo, você ganhara todas as suas batalhas
Se você não conhece seu inimigo, mas conhece a ti mesmo, você ganhara metade das suas batalhas
Se você não conhece seu inimigo, ou a ti mesmo você nunca ganhara suas batalhas"
@@joaovitorsouza5660 wtf??? Acha que eu não sabia procurar no google tbm? A intenção era só mencionar kkkkkkkkkk mas vlw pela "correção" kkkk
Foi uma correção não mano, so tava botando a citação inteira pq eu acho ela muito interessante
@@joaovitorsouza5660 kkkkkkkkk rlx, to enchendo o saco só, é interessante mesmo
Muito bom, gostaria de mais conteúdos como esse... Imagino até um podcast pra escutar enquanto trabalho
Carai, eu to viciado nesse canal. Raramente vi alguem com tanta presença de camera, a ideia é transmitida de forma excelente e todo o conteúdo é de qualidade. Virei fã! To começando agora no magic, esse canal é um achado
esse é o tipo de video que o youtube faz enquete cmg e eu marco informativo, inspirador, divertido, etc... obg elba adorei o tema
O PV tem um artigo que fala, sobre, jogar para ganhar e jogar para não perder, que é literalmente isso.
Ótimo vídeo.
10:30 "o oponente baixa um Satanás de Goiás" Eu to rindo muito e ainda não sei se é uma carta, uma referência a outra coisa ou só uma pirada do momento hahaha
Uma carta "Senhor Benzelok"
caralho, esse video explodiu minha mente. Jogo magic desde 2000(com pausas no meio desse percurso) e confesso que nunca pensei dessa forma. Muito bom
Ótimo, chego no final do vídeo pensando no que isso agrega pro meu deck de vaevictis asmadi e do nada ouço um "Runeterra", e eis que acende a luzinha na minha cabeça sobre como esse artigo que saiu uma década antes do lolzin ser feito basicamente te ensina a jogar lol.
Tomando como exemplo o dopa (que é melhor que o faker sim.) e forma como ele usa o Twisted Fate, isso que foi dito no vídeo é a síntese da linha de raciocínio dele, a forma como ele de adapta com o campeão para jogar em sinergia não só com o seu próprio time mas explorando as incapacidades do time inimigo é impressionante.
Me impressionei do quão eu mudei minha percepção das tomadas de decisão dos jogadores nas partidas depois de ver o vídeo inteiro.
A ideia de fazer uma análise, não de você, mas da relação entre você e o oponente me fez pensar bastante quanto as concessões feitas por quem joga bem de verdade, antes eu me questionava do porquê não seguir o laner oponente que obviamente descia para contestar um objetivo no mapa enquanto você ficava farmando. Mas agora eu entendo que a simples vantagem de gold que se fez nesse momento é o que possibilita que você feche um item na loja com mais rapidez e com isso você possa ter um impacto em todas as lanes em uma escala muito maior do que o impacto que o oponente fez de imediato ao contestar aquele dragão.
O que só me faz querer pagar mais pau pro Dopa pela sua capacidade de analisar o comportamento do oponente e a postura que ele vai tomar por estar com tal personagem e como ele tira vantagem imediata disso, quase sempre tomando as melhores decisões para enfrentar não só o oponente na lane, mas o time inteiro dele.
Vou continuar feedando o mid inimigo de qualquer jeito, mas pelo menos agora eu sei que quem escreveu esse artigo era um gênio.
Lol é um jogo de estratégia e mecânica, então ele assimila uma variedade enorme de estratégia e condições de assimilamento de postura de acordo com o meta. Mas falando do Dopa, ele é um excelente jogador de Soloq, o melhor do mundo sem dúvidas, mas tenho que lhe dizer que o maior ídolo da vida dele é o faker, isso ele ja disse em diversas streams e artigos. O faker é considerado o melhor da história, não só pelos títulos, mas a forma que ele com seus 17 anos, inovou e criou maneiras de se portar na lane e em diversas matchups , juntamente de posicionamento de wards, ele praticamente criou a maneira de se pegar visão lá em 2013. As pessoas sempre os comparam, mas ambos são geniais em locais diferentes e ambos contribuíram muito para a evolução competitiva e estratégica do jogo.
Boa análise. Talvez eu discorde com relação ao faker mas essa discussão vai longe
@@lemonvenomous é aquilo, o faker stompa o dopa na lane e o time do dopa ganha depois por conta dele.
Ao menos é assim que eu acho que ia ser.
Achei do caralho ,quanto mais vídeos vc fizer sobre assuntos q te fazem ser um jogador melhor de seja qual for o tipo de "jogo de cartinha " mais joinhas meus esse canal vai ter .
Acabei de lembrar um exemplo prático desse conceito me dando vantagem num jogo.
Qdo tava pra sair o Duels Origins pra PC, eu fui num evento onde dava pra jogar o demo, no qual 3 jogadores controlavam 3 PWs (Chandra, Jace e acho que Ajani) contra o Nicol Bolas versão archenemy, controlado pelo pc.
Na fila pra jogar, eu vi TODOS os jogadores de Chandra gastando a mão inteira pra dar dano na cara do Bolas, e TODOS perderam pro archenemy. Qdo chegou a minha vez, eu pulei na Chandra pra não dar tempo de ninguém mais pegar ele, e passei o jogo inteiro controlando a mesa do Bolas pra dar tempo pros outros dois montarem o jogo deles e se recuperarem das eventuais putarias de archenemy. Ganhamos o prêmio (camisetas oficiais), e no dia seguinte de evento eu fiz a mesma coisa, com o mesmo resultado. Fiquei me achando O pro player aquela semana inteira, heheheheheheheh
10 meses depois voltei aqui pra dizer, esse vídeo mudou meu modo de jogar COMPLETAMENTE.
Acredito que esse seja o melhor vídeo já feito pelo canal, ficou excelente. Realmente me faz pensar em diversas situações e jogos que poderia ter vencido se tivesse com esse mindset.
Revendo 3x em sequencia enquanto trabalho kkkk
Seus videos são excelentes indico a todos (jogadores de MTG ou nao).
Dei subscribe na twitch no seu canal mesmo sem usar a plataforma pra poder dar uma força :)
Resumo: raio na Birds. Hahahaha... Brincadeira a parte, excelente vídeo Elba.
Até hj eu fico admirado com a complexidade estratégica do Magic em comparação com outros games . Muito bom
Sensacional. Vim pelo conceito, pois já conhecia e queria ouvir seus comentários. Sei que seu público é Magic, mas como não jogo mais, e nunca joguei muito a sério, fiquei bem perdido. Se puder fazer outros temas de teoria geral de farda games, seria muito legal assistir.
Seu vídeo é útil até para quem não joga Magic. Achei suas reflexões ótimas para ajudar a escrever cenas de lutas, especialmente para histórias de fantasia.
que aula de magic muito obrigado. mais uma vez aprendendo a ser um jogador melhor.
Parabéns pelo video Elba!
É o tipo de conteúdo que ensina demais jogadores iniciantes e ajuda os mais antigos a terem uma visão melhor de jogo... uma coisa que apanhei bastante quando comecei a jogar foi exatamente nesse ponto, já perdi varias vezes jogando de Tribal de Lobisomens por apostar corrida com decks mais rápidos e não saber controlar o jogo.
Muito bom o vídeo, continue trazendo conteúdos como esse. Obrigado.
Sensacional! Parabéns pelo vídeo! A primeira vez (e única, até então) que conquistei o mítico no histórico do Arena foi de mono-red burn (Thermo-alquimista + Campo Eletrostático + Incineradora de Chandra) e é exatamente isso que disse!
Nesses dois anos que acompanho fazendo nerdice esse foi o video mais mindblown que eu já vi, porque eu uso essa estratégia de ser um Aggro controlador em determinada situação de maneira inconsciente e agora eu compreendo o conceito a qual ela se aplica. Por exemplo quando jogo com meu Tribal de Bestas stomp mono Green contra meu amigo que joga tribal de zumbis mono Black, eu sei que se a partida se alongar eu perco, então tento ao máximo acelerar o que posso e minar as maneira dele contruir o build up que ele sempre faz de criar varias fichas de zumbi e encher a mesa de lordes pra pumpar as fichas. Elba, só tenho a agradecer e a pedir PELO AMOR DE NOSSO QUERIDO E RECÉM CURADO GARRUK, FAÇA MAIS VÍDEOS ASSIM!!!!!
Jogando Legends of Runeterra nesses últimos dias eu comecei a ligeiramente enxergar esses conceitos de saber quando alongar e quando acelerar o jogo. Mas eu não tinha noção do quanto isso é crucial numa partida. Esse vídeo me fez perceber a nova forma de abordar minhas partidas de commander, vou tentar botar em prática pra ver quais resultados obtenho!!
Mike flores. Quem jogou magic nos anos 90 e inicio do 2000 sabe como esse cara é fera. Excelente video!
Nem assistir o vídeo até o final, mas só por ter abordado o artigo que eu gosto bastante, já dei um like no inicio do vídeo :)
Parabéns pelo vídeo Elba :)
Todo ano volto nesse vídeo, porém ele é atemporal e vai além de Magic com certeza.
Um dos vídeos mais importantes do canal na minha opinião
Legal? LEGAL PRA CACETE, MEU BOM HOMEM. Super apoio esse tipo de vídeo, eu sou daqueles inscritos que nem jogam magic mas veem o conteúdo mesmo assim, tanto por gostar de você e da forma que você apresenta como por, vez ou outra, vir a ser um conteúdo também útil em outros card games.
Muito bom Alba, aguardamos por mais videos desta área.
interessante velho, mesmo pra quem joga desde 1997 esse artigo é bom pra que as vezes os players "desacostumem" com o padrão!
Na minha opinião o melhor enquadramento de câmera que o Elba já fez.
Não costumo comentar nos vídeos, mas vim deixar registrado que achei o conteúdo mto bom! Mais vídeos de estratégia por favor!
eu, como jogador mais novo de mtg (e cardgames num geral), achei esse video tão importante.. esclareceu MUITA coisa, pra mim! muito obrigado, Elba!
Vídeo excelente! Se aparecerem mais vídeos voltados pra estratégia competitiva, vai ser só lucro.
Baita vídeo e análise. Basicamente falamos de fluidez e escolhas durante uma partida, independente do tipo de deck (ainda que mantendo a tendência do tipo de deck) e dos recursos tu pode gerar desde a mão inicial. Além do Midrange, queria ver como se encaixaria esse tipo de análise pra deck combo, pois sabemos que quando não se tem as peças chave pro combo na mão, normalmente o jogador tem que 'se virar' com o que tem à mão xD
Ora essa, mesma coisa!
É MUITO comum o cara mudar o deck no segundo jogo pra ter um combo menos letal, mas mais difícil de anular.
ELBA, FOI MUITO BOM, DAR UMA NOVA PERCEPÇÃO PRO JOGO EM GERAL, GRANDE ABRAÇO
Excelente video,tinha visto um artigo adaptado sobre este msm artigo ,em um site sobre hearthstone,onde vi esse conceitos pela primeira vez e me ajudou mto a pilotar decks aggros lá em 2016-2017 ,e aqui pude rever e compreender um pouco mais,vai ajudar bastante a jogar o Lor.
Não jogo magic mal sei o básico mas adoro os seus videos que conseguem me fazer um jogador melhor de YGO/LOR mesmo você nem falando desses jogos, você é incrível.
Esse vídeo ficou foda. Pra quem joga no sério o competitivo, esse vídeo é uma joia! Faz mais 🙏🏻
Achei incrível.
Queria mais vídeos como esse.
Parabéns pelo trabalho. Abraços.
Muito legal ver você falando disso, parabéns amigo!
Em vários videos que gosto do seu canal, este sem duvidas é um dos melhores
Por mais conteúdos desse por aqui Elba! Fenomenal
Muito bom Elba, eu que to querendo entrar no competitivo procuro cada vez mais esse tipo de conteúdo. Gosto muito da forma com que vc explica.
Muito bom! Fica meu voto para mais vídeos nessa linha.
eu não sou muito de comentar, inclusive pretendo mudar isso. esse vídeo caiu como uma luva pra exemplificar algo q eu precisava ensinar pra minha namorada. A gente joga commander, ela começou a jogar ano passado, eu já sou bem burro velho no magic, e ela tem muita dificuldade com o deck de Feather dela de saber quando q ela vai pra cima quando q ela se defende, no mesão vc tem algumas outra posições alem de quem ta batendo ou de quem ta defendendo, mas ainda assim acho q esse vídeo pode ser real bem útil, Apoio muito esse tipo de vídeo, excelente vídeo.
deus do céu, Elba, que vídeo fantástico. Tenho um deck da Feather no Commander e essa é uma conta que eu sempre tento fazer por jogar de Voltron, mas vários momentos que eu não sei oq fazer eu falo: Eu estou de agro, eu vou dar porrada. O problema é que se dois se viram contra mim, eu não consigo tirar dois de jogo de uma vez nem se eu estiver com a mão muito muito boa, e nem me defender direito, afinal, Voltron. Enfim, esse vídeo me ajudou para caralho, obrigado! ;)
Esse vídeo me deixou pensativo sobre estratégias para bater decks que teoricamente são "bad matchs".
Toda vez que volto a jogar Magic eu leio esse artigo do Mike Flores. Realmente ele é um divisor de águas no conhecimento de quem joga Magic. Isso é um conceito básico mas importantíssimo que passa batido por muitos.
Ótimo vídeo, maravilhoso !! Gostei muito desse estilo de conteúdo mais teórico, se puder fazer mais vídeos desse por favor continue !!
Gostei bastante do vídeo achei bem interessante a forma de pensar
Conteúdo ficou muito bom, tá de parabéns!!
Muito bom. Por mais conteúdos relevantes de estratégia de jogo.
Elba!!!! Ótimo vídeo....parabéns pelo excelente trabalho....curti de mais!!!!!
Adorei esse vídeo! Gostaria de mais conteúdos como esse de estratégias
Caramba q aula de magic, eu me achando o bom com deck agro fire kkkkkkk
mano, que vídeo bom, por favor continue com esse tipo de vídeo
Excelente vídeo. Faz mais vídeos com essa temática competitiva
Curti muito, eu não conhecia o Artigo, muito útil essas informações
Tava vendo seus videos de rpg eletronicos, história de skyrim entre outros, queria ver vc falar de dark souls.
A dialética desse cara é muito boa, da gosto de ouvir. (Mas a introdução de menos de um minuto foi decepcionante.)
concordarei plenamente daqui a pouco
Concordo plenamente.
@UE4 Academy BR Sim. Mas o meme do elba e sua vinheta que só aparece aos 10 minutos de vídeo é bem mais atrativo que qualquer introdução objetiva.
Sim, cara, mas esse não tem o selo Elba de qualidade, a gente quer aí no mínimo uma introdução de 10 minutos. Video bom do elba é 50 minutos pra mais haushahs
Dialética ou didática?
Esclarecedor o vídeo, sinceramente eu não achei q houvesse muito mais coisa q eu pudesse aprender no magic e esse vídeo foi um tapa na cara. Obrigado pelas dicas. Se eu fosse citar um ponto ruim do vídeo, foi a introdução de menos de 15 minutos =/
Sempre curti muito a idéia desse artigo! Vlw por chamar atenção a esse conceito, Elba
Ficou massa Elba, principalmente o uso de metáforas de outros esportes como o xadrez
Gosto desse tipo de vídeo, tenta trazer mais alguns vídeos sobre esses conteúdos
Ótimo vídeo, gostaria de ver mais vídeos nessa pegada
Gostei muito do vídeo, se decks de commander fossem carros eu me vejo como um mecânico decente, mas um péssimo piloto, esse vídeo me deu vontade de começar a ler artigos de sobre estratégia em magic, espero que mais pessoas sintam isso também.
Video muito bom Elba e os exemplos ficaram show!
Amei esse formato de vídeo pois aprendi bastante sobre o conceito de agroo pois para mim era apenas bora tocar o f e pronto
Que vídeo. Isso daí todo jogador de qualquer game competitivo tem que saber.
MUITO OBRIGADO por este vídeo!! Abriu minha mente!!
Excelentes conselhos! Didático. Direto. Bem feito. Como sempre, vale o click!
Muito bom Elba, pode fazer mais
Inclusive, apoio isolar o áudio dos vídeos e colocar num podcast
Muito massa o vídeo!!! Quero ver um sobre o MidRange.
Ótimo conteúdo estou a espera do próximo
Vídeo sensacional Elba, ficou bem didático e mudou bastante meu conceito de como avaliar os decks durante uma matchup
Eu uso EXATAMENTE essa análise. Como jogador de turbofog, eu PRECISO dessa informação de como o deck é pilotado, para saber se é melhor dar o fog, tomar o dano, fazer um boardwipe no turn x ou no y...
Ótima informação para jogadores de Magic DE QUALQUER nível.
Uma dica para próximos vídeos, seria continuar essa linha de raciocínio, usando uma parada chamada "Meta pensamento", que é a de, exemplo: Você estar jogando de multicolor e (dentro do posível), baixar lands que compartilham cores com as lands que você já tem, para não dar informação para o oponente de qual tipo de deck/quais cores você está utilizando. Não sei se fui claro
curti bastante o video, videos assim sobre questões tecnicas e competitivas são muito interessantes, não só no magic como em qualquer cardgame. por favor traga mais coisas assim!!!
OTIMO video !! gostaria de ver voc falando sobre o conceito de muligar e sadear.
Cara, seu cana é o melhor que eu sou inscrito ! Muito obrigado! Parabéns !
Parabéns o vídeo ficou sensacional
Gostei mto do video. Achei a temática muito bacana.
Otimo video, gostaria de ver mais!
jogador profissional de Magic e um dos mais famosos colunistas de Magic. Fantástico.
Boa noite amigo, eu conheço esse artigo e é algo que levo sempre cmg nos card games da vida, principalmente o MTG que é o que eu faço por trampo ( mtgo). Achei seu vídeo por uma comunidade de LoR( vai entender) e gostei bastante, até mesmo por relembrar um artigo épico do maior teórico de MTG.
unico comentario que tenho contra é sobre o exemplo do Hatred contra burn x contra deck azul. deck azul ele poderia ter Force of Will.( kkkkkk).
gostei bastante de ter visto mais um video seu, ja havia assistido alguns a um tempo atras e sei achei bem bons. Dessa vez na esquecerei de me inscrever!!!
abraço
achei maravilhoso o vídeo, por favor faz mais
Esse Elba é o melhor BR sobre Magic, sem sombra de dúvidas.
Caramba esse vídeo foi mt bom parabéns, por favor continue Elba
Um dos melhores vídeos que já assisti, me explicou pq depois de me envolver em torneios parei de entregar resultados. Vlw Elba de vdd vc é o cara!
Eu gosto bastante desse tipo de vídeo, devido a carência desse assunto, acabo desviando para artigos.
Mais relevante, esse tipo de vídeo agrega valor você jogue Magic ou não.
Não jogo Card Games, mas estou vendo esse vídeo maravilhoso
quando jogava megic de guerreiro eu pensava nisso, não sabia oq era agro ou control, mais tinha a ideia de quando o meu oponente tinha cartas mais lerdas, dar dano e controlar a mesa, e quando era um deck mais rapido como elf, era sobreviver até ter o combo certo na mao, mesmo sacrificando algumas cartas de "importancia", acho que saber reconhecer seu oponente e como jogar contra ele, mais como sempre otimo conteudo =D
Eu devo admitir que eu abri a cabeça agora. Eu sempre achei as definições de agro e control meio absolutas; Sempre quando ia no caso de Agro x agro eu acreditava que era mata-mata e quem batesse mais chorava menos. Mudando essa ideia é algo que reamente te faz melhorar como jogador. Vlw Elba por ter trazido esse conteúdo.
Sensacional esse vídeo. Me fez analisar por outro prisma minhas partidas de Runeterra.
Trás um vídeo falando da tua concepção do xadrez como um todo. Esse board-game é muito bom e tenho certeza que seria um conteúdo muito interessante de abordar!!!
Excelente o vídeo Elba