Sim, é melhor, é que eu queria que a caixa filha ficasse com aquele bico pet com "espetos", mas isso é detalhe (um capricho meu e nada mais), com a entrada da caixa mãe é certo de aceitarem e rápido. Coloquei o bico pet novo na na caixa mãe, aí já fizeram a entrada de barro rapidinho.
Obrigado Armando, tem vídeos recentes no canal explicando sobre divisão de mandaçaia por indução, tive muito sucesso com este método e demonstro em detalhes, quando tiver um tempinho, dá uma olhada. Abs.
Tudo bom? A rainha apareceu no canto do vídeo ( no tempo 10:44 do vídeo) Do lado direito... Faz uma análise para você ver... Parabéns pelo seu trabalho
Boa noite, meus parabéns pelos seus vídeos muitos explicativos, e bem elaborados, parabéns mesmo pelo trabalho. Quando você faz a divisão, coloca a caixa filha no lugar da caixa mãe? E deixa ali? Outra dúvida e preciso levar a caixa mãe pra longe do local para não perder muitas campeiras? Qual é uma distância ideal para isso?
Muito legal, mas pq não usou o módulo base que estava tudo arrumado , disco , mel pólen estrutura. E a caixa mestre colocava apenas uma base com 3 cm altura ou até mesmo uma base padrão? Não tinha necessidade de remover disco. Mas.parabens
Olá amigo, gostaria de fazer uma pergunta, sou iniciante, tenho uma colmeia de MQQ e uma de plebeia remota, como os discos maduros estavam em baixo não poderia ter feito uma divisão por módulo?
Boa noite tudo bom que trabalho top, vc tem seu contato pra eu conversar com vc sobre as minhas abelhas mandaçaia pra eu tirar umas dúvidas que está me matando aqui
Mestre fiquei com apenas uma dúvida desta lição, a caixa nova fica no local da caixa mãe, para que as campeiras retornem, mas e a caixa mãe onde se coloca, ou deixa fechada uns dias? Como proceder? Pergunto pq crio na sacada do meu apartamento, e não tenho como criar muita distância entre elas. Obrigado
Se a caixa que doou abelhas campeiras, também doou discos, deixo fechada por 1 dia e levo entre dois e oito metros de distância, é o espaço que tenho disponível.
Olá Tiago, depende! Depende do tamanho da caixa, do suporte que será oferecido pelo meliponicultor e da estação do ano. Aqui tem feito dias de muito calor, então optamos por já adicionar o sobreninho, pois as abelhas podem subir se estiver muito quente (fazem isso naturalmente e teve dias de calor acima de 30 graus, muito quente para o norte do Paraná, região sul do Brasil) e também já deixo o alimentador na parte de cima, pois na parte de baixo, a tendência é que façam potes colados a eles, então no dia que for para mover, tem o risco de romper potes fazendo isso, então adicionando o pote no sobreninho, isso (colar potes no alimentador) não acontece rapidamente. Outro ponto é que para alimentar, ao abrir o acetado, não espoe tanto o módulo do ninho, não rompe o invólucro do ninho a cada vez que vai alimentar, porque ele está na parte de baixo (bem protegido), se o acetato estivesse sobre o ninho, fica rompendo toda vez que for alimentar e isso inclusive pode prejudicar a futura rainha a ser eleita, devido a dispersão dos feromônios. Nas divisões que farei em março, se o tempo já estiver mais frio, farei como um módulo só, pois facilita para as abelhas possam aquecer (termorregulação). Enfim, são apenas alguns exemplos, depende do manejo que será aplicado e de tudo mais que expliquei. Fiz outras divisões no mesmo dia que esta, algumas já possuem vários potes no sobreninho, inclusive no vídeo antepenúltimo mostro um deles no estagio de 15 antes da gravação deste vídeo. Abs.
Ola Carlos meu xará Tenho somente 1 colmeia de mqa e recomendam nao fazer divisao pra nao gerar consanguinidade ,porem deve ter algum criador de mandacaia por perto pq vejo mqas e mqqs rondando no quintal e nao sao minhas,acha que vale a pena arriscar uma divisão ?
Olá! Como disse que existem outros criadores e está vendo outras abelhas Mandaçaia, Zangões não devem faltar, afinal na natureza, as colônias de Mandaçaia estão a certa distância uma das outras. O problema é que toda divisão tem os seus riscos! Se precisar fazer algum tipo de reforço na caixa mãe, na caixa filha ou em ambas, não terá como retirar recursos novamente, pode inclusive perder as duas. Então é extremamente arriscado, por isso não é recomendado. Já viu em grupos de meliponicultores, pessoas perguntando se alguém tem disco de cria da espécie A, B ou C? Porque será que alguém iria atrás de discos de cria e não de colônias? Muito provavelmente, estaria perdendo alguma colônia, não possui outras para retirar discos e fazer reforço. Enfim, tente adquirir pelo menos mais uma caixa, ambas estando fortes, pode fazer a sua divisão mais tranquilo.
Olá Flavio, Se for possível levar a caixa mãe para outro local distante (mais de 2km) melhor! Mas nem sempre isso é possível, então sempre haverá o risco de voltar algumas abelhas para o local antigo em que está a caixa filha, deve observar se haverá brigas e saques, pois pode acontecer da caixa Mãe começar a saquear a caixa filha, aí resolve levando a caixa mãe para outro local distante ou revezar alguns fechamentos entre as caixas. Dentro de poucos dias, as poucas campeiras que poderiam voltar ao local da caixa filha terão morrido e as novas campeiras da caixa mãe, farão o seu primeiro voo já no novo local.
Olá! Aqui depende de local livre disponível, pode variar de 3 até 10 metros. Mesmo assim, algumas campeiras podem voltar para a caixa mãe, é necessário ir acompanhando.
Olá, não é recomendável transportar no mesmo dia uma divisão, pois dependendo do método utilizado (por exemplo, divisão por discos), como as estruturas estão soltas, podem se espalhar.
Olá, as caixas possuíam dimensões diferentes, ficaria estranho depois os módulos, por isso optei por divisão por discos, porém atualmente, faço mais divisões por indução (tem vídeo no canal) e estou padronizando para o novo modelo de caixa com ripas, daqui para frente, só vou utilizar essas caixas.
Não, quando se utiliza caixas-fortes, sempre há muitas abelhas de diferentes idades, inclusive, várias que estão para se tornar campeiras (abelhas que voam externamente) nos próximos dias após a multiplicação.
@@canaloliveira30 Sim, um pouco mais quente, mas fez bastante frio este ano, mas com cuidados, tanto aí como aqui, é perfeitamente possível criar abelhas nativas sem ferrão. Abs.🙂👍
Sim, a caixa filha deixo no lugar da caixa mãe, mas somente se doou campeiras, se doou apenas discos não. Ou seja, a caixa filha ficará no lugar da caixa que doou as abelhas campeiras. Agora, em divisões por módulo, pode ser que estejam indo muitas abelhas na caixa filha, aí ela pode ficar longe e a caixa mãe fica no mesmo local.
Rainha apareceu em 10:43
Realmente, não achei nem durante a edição. 🙂👍
Boa tarde amigo!
Você diz nesse vídeo que não vê a rainha, logo ao seu falar, ela passa na parte de baixo dos discos
Gosto muito do seu trabalho,continue assim, poucos tem esta paciência e dedicação.
Gostei , bem explicado😀✌️ parabéns 👏
Obrigado.
Show, muito bacana Chará, parabéns.!
Nesse caso que já encontrou postura verde, com certeza tem rainha.! 👏🏿👏🏿👏🏿
Vlw Carlos, TMJ 👍
Muito bem, gostei muito
Incrível! Agradecimentos pelos ensinamentos valiosos. 🙏🙏🙏
Muito bom enxame amigo
Obrigado amigo.
Abs.
Eu também estou fazendo assim, utilizando a entrada da caixa mãe para a filha. Parabéns pelo vídeo!
Sim, é melhor, é que eu queria que a caixa filha ficasse com aquele bico pet com "espetos", mas isso é detalhe (um capricho meu e nada mais), com a entrada da caixa mãe é certo de aceitarem e rápido.
Coloquei o bico pet novo na na caixa mãe, aí já fizeram a entrada de barro rapidinho.
Blz amigão, Carlos! Show, deixando aquele like ! Tmj um grande abração.
Vlw meu amigo.
TMJ
@@AbelhaseNativas Tmj abração
Muito bom maravilha divisão top amigo parabéns show abraço
Obrigado 👍
Parabéns pela multiplicação
Obrigado, tem outras para sair dentro de alguns dias, só estou aguardando para gravar as revisões de cada um deles.
Abs.
Ficou com alguma dúvida sobre divisão de Mandaçaia? Envie a sua pergunta.🙂👍
Onde levou a caixa mãe ? Deixou ela aberta ou fechada ?
Fiquei com a mesma dúvida.
Muito bom sua divisão parabéns
Obrigado Armando, tem vídeos recentes no canal explicando sobre divisão de mandaçaia por indução, tive muito sucesso com este método e demonstro em detalhes, quando tiver um tempinho, dá uma olhada.
Abs.
Muito bom!
Parabéns ótimo trabalho
👍
show... 1x1
Vlw.
Muito bom ,gostei muito .ainda não tenho as abelhas mas não demorara.
Está no caminho certo, buscando conhecimento sobre a meliponicultura, se preparando para criar abelhas sem ferrão.
Já deu certo! 👍
Já tenho 2 caixas de mandaçaia mqa e só estou aguardando o tempo esquentar para fazer divisão.
Valeu estava fazendo na hora da divisão eles entraram nas outras caixa e nao na caixa filha
Tudo bom?
A rainha apareceu no canto do vídeo ( no tempo 10:44 do vídeo)
Do lado direito...
Faz uma análise para você ver...
Parabéns pelo seu trabalho
maravilha adorei o canal, excelente conteudo, deixei abraço aguardo vc tbm pa conhecer nossos trabalhos DEUS ABENÇOE
Obrigado.
Boa noite, meus parabéns pelos seus vídeos muitos explicativos, e bem elaborados, parabéns mesmo pelo trabalho. Quando você faz a divisão, coloca a caixa filha no lugar da caixa mãe? E deixa ali? Outra dúvida e preciso levar a caixa mãe pra longe do local para não perder muitas campeiras? Qual é uma distância ideal para isso?
10:42 aparece a rainha no canto inferior direito
Rapaz, esta rainha me cegou! Realmente e está bem visível.
Obrigado! 🤣
Muito legal, mas pq não usou o módulo base que estava tudo arrumado , disco , mel pólen estrutura. E a caixa mestre colocava apenas uma base com 3 cm altura ou até mesmo uma base padrão?
Não tinha necessidade de remover disco.
Mas.parabens
Olá!
Qual o nome do material branco no fundo do sobre ninho?
Olá amigo, gostaria de fazer uma pergunta, sou iniciante, tenho uma colmeia de MQQ e uma de plebeia remota, como os discos maduros estavam em baixo não poderia ter feito uma divisão por módulo?
Boa noite tudo bom que trabalho top, vc tem seu contato pra eu conversar com vc sobre as minhas abelhas mandaçaia pra eu tirar umas dúvidas que está me matando aqui
Qual época boa para divisão de acordo com a temperatura
Aqui no Sul, multiplicamos na primavera e verão.
Mestre fiquei com apenas uma dúvida desta lição, a caixa nova fica no local da caixa mãe, para que as campeiras retornem, mas e a caixa mãe onde se coloca, ou deixa fechada uns dias? Como proceder? Pergunto pq crio na sacada do meu apartamento, e não tenho como criar muita distância entre elas. Obrigado
Se a caixa que doou abelhas campeiras, também doou discos, deixo fechada por 1 dia e levo entre dois e oito metros de distância, é o espaço que tenho disponível.
Não é melhor deixar pra por o sobreninho após preencherem o ninho?
Olá Tiago, depende!
Depende do tamanho da caixa, do suporte que será oferecido pelo meliponicultor e da estação do ano.
Aqui tem feito dias de muito calor, então optamos por já adicionar o sobreninho, pois as abelhas podem subir se estiver muito quente (fazem isso naturalmente e teve dias de calor acima de 30 graus, muito quente para o norte do Paraná, região sul do Brasil) e também já deixo o alimentador na parte de cima, pois na parte de baixo, a tendência é que façam potes colados a eles, então no dia que for para mover, tem o risco de romper potes fazendo isso, então adicionando o pote no sobreninho, isso (colar potes no alimentador) não acontece rapidamente.
Outro ponto é que para alimentar, ao abrir o acetado, não espoe tanto o módulo do ninho, não rompe o invólucro do ninho a cada vez que vai alimentar, porque ele está na parte de baixo (bem protegido), se o acetato estivesse sobre o ninho, fica rompendo toda vez que for alimentar e isso inclusive pode prejudicar a futura rainha a ser eleita, devido a dispersão dos feromônios.
Nas divisões que farei em março, se o tempo já estiver mais frio, farei como um módulo só, pois facilita para as abelhas possam aquecer (termorregulação).
Enfim, são apenas alguns exemplos, depende do manejo que será aplicado e de tudo mais que expliquei.
Fiz outras divisões no mesmo dia que esta, algumas já possuem vários potes no sobreninho, inclusive no vídeo antepenúltimo mostro um deles no estagio de 15 antes da gravação deste vídeo.
Abs.
Ola Carlos meu xará Tenho somente 1 colmeia de mqa e recomendam nao fazer divisao pra nao gerar consanguinidade ,porem deve ter algum criador de mandacaia por perto pq vejo mqas e mqqs rondando no quintal e nao sao minhas,acha que vale a pena arriscar uma divisão ?
Olá!
Como disse que existem outros criadores e está vendo outras abelhas Mandaçaia, Zangões não devem faltar, afinal na natureza, as colônias de Mandaçaia estão a certa distância uma das outras.
O problema é que toda divisão tem os seus riscos!
Se precisar fazer algum tipo de reforço na caixa mãe, na caixa filha ou em ambas, não terá como retirar recursos novamente, pode inclusive perder as duas.
Então é extremamente arriscado, por isso não é recomendado.
Já viu em grupos de meliponicultores, pessoas perguntando se alguém tem disco de cria da espécie A, B ou C?
Porque será que alguém iria atrás de discos de cria e não de colônias?
Muito provavelmente, estaria perdendo alguma colônia, não possui outras para retirar discos e fazer reforço.
Enfim, tente adquirir pelo menos mais uma caixa, ambas estando fortes, pode fazer a sua divisão mais tranquilo.
Boa tarde, pode informar como funciona esse alimentador externo que aparece em frente a caixa
Chama-se alimentador roso, há vários vídeos sobre ele no youTube.
Sistema Roso mas modelo diferente, parabéns pelos vídeos
Com quanto tempo posso alimentar a divisão?
É necessário retirar a caixa mae do meliponário e levar pra outro lugar? Como vc faz pras abelhas da caixa mãe nao irem pra caixa filha depois?
Olá Flavio,
Se for possível levar a caixa mãe para outro local distante (mais de 2km) melhor! Mas nem sempre isso é possível, então sempre haverá o risco de voltar algumas abelhas para o local antigo em que está a caixa filha, deve observar se haverá brigas e saques, pois pode acontecer da caixa Mãe começar a saquear a caixa filha, aí resolve levando a caixa mãe para outro local distante ou revezar alguns fechamentos entre as caixas.
Dentro de poucos dias, as poucas campeiras que poderiam voltar ao local da caixa filha terão morrido e as novas campeiras da caixa mãe, farão o seu primeiro voo já no novo local.
E obrigado fazer essa divisão ou posse ter só uma com ninho, sobre ninho e melgueira?
A divisão não é obrigatória as pessoas fazem para ter mais de uma caixa
Vc não falou da cx mãe pra onde vc levou..quantos metros,tenho 2 mandaçaias e vou fazer divisão
Olá!
Aqui depende de local livre disponível, pode variar de 3 até 10 metros.
Mesmo assim, algumas campeiras podem voltar para a caixa mãe, é necessário ir acompanhando.
Posso fazer a divisão por discos e pegar as campeiras e colocar a caixa no mesmo dia em outro lugar?
Olá, não é recomendável transportar no mesmo dia uma divisão, pois dependendo do método utilizado (por exemplo, divisão por discos), como as estruturas estão soltas, podem se espalhar.
Qual a medida interna da caixa?
15x15x7 em cada módulo, 4,5cm de espessura.
Tem a melgueira com 6cm de altura, mas ainda não está em uso, guardei para utilizar mais pra frente.
Amigo, só para eu entender, por que não fez divisão por módulo ao invés de tirar discos daquele ninho? Forte abraço e parabéns pelo canal.
Olá, as caixas possuíam dimensões diferentes, ficaria estranho depois os módulos, por isso optei por divisão por discos, porém atualmente, faço mais divisões por indução (tem vídeo no canal) e estou padronizando para o novo modelo de caixa com ripas, daqui para frente, só vou utilizar essas caixas.
A caixa mãe ficou sem campeira???
Não, quando se utiliza caixas-fortes, sempre há muitas abelhas de diferentes idades, inclusive, várias que estão para se tornar campeiras (abelhas que voam externamente) nos próximos dias após a multiplicação.
A cx mãe onde tu colocou?
Não lembro, mas sempre coloco de 4 até 8 metros, dependendo do espaço disponível.
Tú e de Curitiba?
Londrina, Pr.
@@AbelhaseNativas sou De Curitiba. Ai ainda é um pouquinho mais quente né 😂😂😂 parabéns pelos vídeos. Estou sempre aprendendo algo
@@canaloliveira30 Sim, um pouco mais quente, mas fez bastante frio este ano, mas com cuidados, tanto aí como aqui, é perfeitamente possível criar abelhas nativas sem ferrão.
Abs.🙂👍
A caixa mae vc levou onde?
Deixou fechada?
Essa não lembro, mas levo sempre entre dois e oito metros, dentro do espaço que temos.
Deixo fechada a caixa mãe por pelo menos um dia para se estruturarem sem risco de entrar forídeos.
Amigo, a caixa mãe, vc levou onde ?
Sempre uns 7 a 10 metros, é o espaço que tenho no meu quintal.
tu deixa a caixa filha no lugar da caixa mãe? E troca de lugar a caixa mãe? Digo definitivamente?
Sim, a caixa filha deixo no lugar da caixa mãe, mas somente se doou campeiras, se doou apenas discos não. Ou seja, a caixa filha ficará no lugar da caixa que doou as abelhas campeiras.
Agora, em divisões por módulo, pode ser que estejam indo muitas abelhas na caixa filha, aí ela pode ficar longe e a caixa mãe fica no mesmo local.
Musica alta
Olá! Veremos a questão do volume nos próximos vídeos.
A rainha apareceu na imagem por um segundo no minuto 10 e 42 segundos mais vc ñ viu.
Sim 👍