Falo onde não sou e onde sou não me falo. Acho essa afirmação de Lacan perfeita sobre esse olhar. Chega um momento que me dou conta que minha fala não me.fala e que há outra fala sobre mim e que posso tb falar.
Olá, professor. Gostaria que você abordasse o tema do silêncio na psicanálise. Na minha experiência pessoal como analisante sempre acho o momento de silêncio um tanto desconfortável, mas também cheio de expressão. Seria o "não falar" também uma forma de linguagem? Adoro seus vídeos e o jeito peculiar como fala "iutchubi". Abraços!
Professor, fale mais sobre os tais Canalhas. Não ficou claro que tipo de mentiroso seria esse. Se ele acredita em suas próprias mentiras, não estaria no campo das psicoses?
sei q perguntou do Cristhian..., porém não necessariamente, estaria no campo da psicose. Existe o estelionatário, mitomania q são quadros na estrutura neurótica e borderline ( uns autores chamam de estrutura- psiquiatra). A psicanálise chama de estrutura perversa.
Tem um vídeo dele sobre isso no canal. Achei por acaso aqui: ua-cam.com/video/CzyEzYMT48k/v-deo.html Não reparei se faz mto tempo que vc fez o seu comentário... Mas.. espero que o link ajude. 😉
Seus vídeos são irresistíveis! Não sou psicanalista mas gosto do tema e tenho aprendido bastante com a sua maneira clara e agradável de se comunicar. Bravo!!!!
Interessante sobre essa questão dos canalhas. Agora estou entendendo quando se diz que não é só a pessoa que escolhe o analista, mas o inverso tbm é verdadeiro.
ola professor, gostaria de ouvir vc falar sobre o desconforto de encontrar o seu analista em um ambiente que não o do consultório e como agir diante de tal situação. obrigada!
Professor, gostaria de saber como é, e se é possível se pensar em trabalhar com a psicanálise no contexto dos planos de saúde, onde os atendimentos não podem ultrapassar os 30 minutos. E ainda, outra questão, como o senhor pensa a psicoterapia breve de orientação psicanalítica. Obrigado e eu muito admiro e aprendo com este canal.
Boa noite Dunker! Queria que saber como anda a relação entre a matemática e a psicanálise, quais seriam os escritores que têm contribuindo nesse perspectiva e quais horizontes se tornam palpáveis construindo essa intrigante perspectiva. Desde já agradeço. Abraço!
O ruim é que nessa de deixar os canalhas com os canalhas eles conquistaram o cenário político brasileiro: sentam em cadeiras representativas e cometem crimes. Pensando aqui, prefiro eles como bobos...
Mas a questão, é q eu acredito q ele queira dizer seria q vc estaria enxugando gelo, esses só tomaram seu tempo, uma estrutura perversa geralmente o analista depois de acompanhá-lo ou perde a cabeça ou deverá procurar supervisão ou terapia. Se coloca na posição de atender um q tenha transtorno de Personalidade Antissocial (psicopata), seria o mesmo efeito, irredutível.
@@ressignificando45 fazendo uma comparação, mais fácil atender um alcoólatra, um crackudo, do que quem simplesmente fuma maconha. (A comparação foi só a nível de tratamento, não se um canalha afeta os outros como a maconha... foi só meia comparação rsrsrsr )
Olá, professor. Poderia falar sobre as diferenças entre estrutura clínica e estrutura dos discursos em Lacan? Mais particularmente, sobre a diferença entre discurso histérico e estrutura histérica? O paciente histérico chega à clínica operando nesse discurso ou é preciso histerizar seu discurso como com outros neuróticos? Muito obrigado por transmitir a Psicanálise.
Boa noite, professor. Desde já agradeço pela contribuição que o senhor nos oferece a cada vídeo que publica. Gostaria de que o senhor falasse da relação do analista/psicoterapeuta com a prática de artes que são publicamente expostas.Gosto de música e as vezes toco em lugares com pessoas me assistindo. Fico pensativo sobre como seria se recebesse um paciente que assistisse ao meu trabalho musical e levasse isso pra sessão. Existe alguma contraindicação? Como seria o manejo da relação? Teria que tomar precauções nas apresentações?Muito obrigado!!
A mentira é uma linguagem. Para nós psicanalistas o que importa não é tanto a linguagem falada, mas o que o indivíduo quer dizer com suas palavras, postura e atitudes. A linguagem do inconsciente.
Boa noite, Dunker! Como vai? Quero saber mais sobre a importância e contribuições da "Matemática" na Psicanálise Lacaniana, bem como importantes expoentes - principalmente o Alain Badiou. Desde já agradeço! Att, Felipe Vinícius
Olá Professor! Parabéns pelo canal! Como funciona a memória do analista? Por que algumas coisas são memorizadas e outras não? Para ser um bom analista é necessário ter boa memória para o registro dos fatos?
Olá Christian. Gostaria de saber a importância do uso da arte na psicanalise. Tanto do analisando utilizar alguma obra cinematográfica, literária, musical ou visual para tentar comunicar aquilo que não consegue através da linguagem tradicional, como para o psicanalista indicar ou debater alguma obra para que consiga entender melhor o paciente através da arte. Um abraço!
Olá Christian, na graduação em Psicologia e nos estudos em Psicanálise escuto bastante a respeito do declínio da função paterna na Contemporaneidade, sei que é um tema amplo mas, poderias por gentileza falar a respeito das "consequências do declínio da função paterna na contemporaneidade"? Grata, abraços!
Olá Dunker, seria possível falar um pouco a respeito dos não analisáveis que Lacan menciona, os canalhas, os muito ricos e os japoneses. Estaria esse canalha no registro da perversão? Qual a razão dele mencionar os muito ricos e os japoneses? Abraço.
Olá Christian, tudo bem? Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode falar sobre quanto tempo podem durar as entrevistas do psicanalista e a entrada em análise, a ida para o divã. Se o processo for demorado, quais mudanças o paciente pode sentir nesse período de entrevistas? Abraços.
Sou mitomaníaco dr e me sinto muito mal com isso. Pq tenho tanto êxito nisto? Pq não consigo parar de mentir? Tem causado muitos problemas na minha vida. Hj tenho buscado ajuda com psicólogo, mas gostaria de mais um apoio. O que pode indicar?
Professor, demonstrar certo conhecimento em psicanálise no primeiro atendimento pode contribuir para que a pessoa coloque o analista no lugar de Suporto saber com mais facilidade?
Olá professor! Fui aluno de uma aluna sua e através dela tive contato com as suas aulas espetaculares de psicanálise. Gostaria de saber se o silêncio durante as sessões fazem parte do método psicanalítico?
Eu fiz teatro experimental da mente para encenar o que é o julgamento do terapeuta e do psiquiatra Vocês falharam comigo por machismo e por razões de classe Eu não confio em nenhum de vocês Sob minha lente e julgamento moral, são infantilizados e incapazes de ver a verdade além da própria experiência, por serem tão doentes quanto os próprios pacientes A síndrome de onipotência e onisciência é real É minha crítica a vocês Freud se considerar a maior ferida narcísica junto à evolução diz muito sobre o que é um freudiano rs
pela minha experiência com psicólogos essa afirmação não se sustenta, fui em dois e pela atenção que recebi poderia passar um ano dizendo que era o batman que eles só iriam fazer anotações e continuar repetindo as palavras ansiedade e depressão. inclusive foi essa experiência que me levou a questionar a legitimidade do método psicológico de tratamento.
Conheci uma pessoa que ia em dois psicanalistas e dizia para cada um o que o outro falava. Outra pessoa fumava maconha para ir ao psicanalista. O outro contava todas as fantasias sexuais pro psicanalista, coisa que eu raramente fiz. É muito dolorido perceber que não falou a verdade pro psicanalista. E a maioria das pessoas quer ser analisada mas não quer ver seus defeitos quer apenas ver que é fenomenal.
"É na forma como a gente mente, que a gente melhor se revela!" Sensacional! Já havia pensado sobre!
E tem forma?
Falo onde não sou e onde sou não me falo. Acho essa afirmação de Lacan perfeita sobre esse olhar. Chega um momento que me dou conta que minha fala não me.fala e que há outra fala sobre mim e que posso tb falar.
Olá, professor. Gostaria que você abordasse o tema do silêncio na psicanálise. Na minha experiência pessoal como analisante sempre acho o momento de silêncio um tanto desconfortável, mas também cheio de expressão. Seria o "não falar" também uma forma de linguagem? Adoro seus vídeos e o jeito peculiar como fala "iutchubi". Abraços!
Sensacional! Iuchubi! Verdade! Muito bom! Rs
Professor, fale mais sobre os tais Canalhas.
Não ficou claro que tipo de mentiroso seria esse.
Se ele acredita em suas próprias mentiras, não estaria no campo das psicoses?
sei q perguntou do Cristhian..., porém não necessariamente, estaria no campo da psicose. Existe o estelionatário, mitomania q são quadros na estrutura neurótica e borderline ( uns autores chamam de estrutura- psiquiatra). A psicanálise chama de estrutura perversa.
Tem um vídeo dele sobre isso no canal. Achei por acaso aqui: ua-cam.com/video/CzyEzYMT48k/v-deo.html
Não reparei se faz mto tempo que vc fez o seu comentário... Mas.. espero que o link ajude. 😉
@@ressignificando45
Verdade, a perversidade é muito grande no canalha.
Seus vídeos são irresistíveis! Não sou psicanalista mas gosto do tema e tenho aprendido bastante com a sua maneira clara e agradável de se comunicar. Bravo!!!!
É fantástico como "a verdade nunca se revela por inteiro" dando lugar ao que se pode pode pensar como" mentira"
ou como "meias verdades".
Eu acho que quem mente em análise não está sofrendo porque o sofrimento nos faz querer resolver o problema e para tanto devemos contar a verdade.
Professor, fale sobre o paciente que não paga, atrasa pagamentos, muda acordos sozinho sobre os acordos realizados em sessão, dos honorários.
Obrigada
Vim pra desconstruir e saí desconstruído. Obrigado.
Por favor, fale mais sobre os canalhas
Interessante sobre essa questão dos canalhas. Agora estou entendendo quando se diz que não é só a pessoa que escolhe o analista, mas o inverso tbm é verdadeiro.
ola professor, gostaria de ouvir vc falar sobre o desconforto de encontrar o seu analista em um ambiente que não o do consultório e como agir diante de tal situação. obrigada!
Acho q reageria fingindo não vê lp ou acenando de longe apenas.
Obrigada
Professor, gostaria de saber como é, e se é possível se pensar em trabalhar com a psicanálise no contexto dos planos de saúde, onde os atendimentos não podem ultrapassar os 30 minutos. E ainda, outra questão, como o senhor pensa a psicoterapia breve de orientação psicanalítica. Obrigado e eu muito admiro e aprendo com este canal.
Adorei a expressão porteiro dos dois mundos!! Genial descrição do eu!!
Christian, fala sobre a religião para a psicanálise. Adoro seus vídeos.
Boa noite Dunker! Queria que saber como anda a relação entre a matemática e a psicanálise, quais seriam os escritores que têm contribuindo nesse perspectiva e quais horizontes se tornam palpáveis construindo essa intrigante perspectiva. Desde já agradeço. Abraço!
O ruim é que nessa de deixar os canalhas com os canalhas eles conquistaram o cenário político brasileiro: sentam em cadeiras representativas e cometem crimes.
Pensando aqui, prefiro eles como bobos...
Mas a questão, é q eu acredito q ele queira dizer seria q vc estaria enxugando gelo, esses só tomaram seu tempo, uma estrutura perversa geralmente o analista depois de acompanhá-lo ou perde a cabeça ou deverá procurar supervisão ou terapia. Se coloca na posição de atender um q tenha transtorno de Personalidade Antissocial (psicopata), seria o mesmo efeito, irredutível.
@@ressignificando45 fazendo uma comparação, mais fácil atender um alcoólatra, um crackudo, do que quem simplesmente fuma maconha. (A comparação foi só a nível de tratamento, não se um canalha afeta os outros como a maconha... foi só meia comparação rsrsrsr )
Preferir o outro de determinada forma negando-a a diferença faz de você o que?
Olá, professor. Poderia falar sobre as diferenças entre estrutura clínica e estrutura dos discursos em Lacan? Mais particularmente, sobre a diferença entre discurso histérico e estrutura histérica? O paciente histérico chega à clínica operando nesse discurso ou é preciso histerizar seu discurso como com outros neuróticos? Muito obrigado por transmitir a Psicanálise.
Acredita-se, também, no que e quando quer!
Adorei o vídeo!
Gostaria que fizesse um vídeo explicando o que é compulsão sexual e como ela pode ser tratada através da psicanálise.
Boa noite, professor. Desde já agradeço pela contribuição que o senhor nos oferece a cada vídeo que publica. Gostaria de que o senhor falasse da relação do analista/psicoterapeuta com a prática de artes que são publicamente expostas.Gosto de música e as vezes toco em lugares com pessoas me assistindo. Fico pensativo sobre como seria se recebesse um paciente que assistisse ao meu trabalho musical e levasse isso pra sessão. Existe alguma contraindicação? Como seria o manejo da relação? Teria que tomar precauções nas apresentações?Muito obrigado!!
A mentira é uma linguagem. Para nós psicanalistas o que importa não é tanto a linguagem falada, mas o que o indivíduo quer dizer com suas palavras, postura e atitudes. A linguagem do inconsciente.
Muito bom! Boas explicações e mais aprofundadas que muitos por aí..
Boa noite, Dunker! Como vai? Quero saber mais sobre a importância e contribuições da "Matemática" na Psicanálise Lacaniana, bem como importantes expoentes - principalmente o Alain Badiou. Desde já agradeço! Att, Felipe Vinícius
Olá Professor! Parabéns pelo canal!
Como funciona a memória do analista? Por que algumas coisas são memorizadas e outras não? Para ser um bom analista é necessário ter boa memória para o registro dos fatos?
acho que tô me apaixonando por vc
Deixar os canalhas com os canalhas! Exato, mestre! Muito obrigado.
Parabéns pelos seus vídeos, professor!!! Sempre esclarecedores e com toque de humor. Um abraço!!!
Como sempre excelente.
Olá Christian.
Gostaria de saber a importância do uso da arte na psicanalise. Tanto do analisando utilizar alguma obra cinematográfica, literária, musical ou visual para tentar comunicar aquilo que não consegue através da linguagem tradicional, como para o psicanalista indicar ou debater alguma obra para que consiga entender melhor o paciente através da arte.
Um abraço!
Olá Christian, na graduação em Psicologia e nos estudos em Psicanálise escuto bastante a respeito do declínio da função paterna na Contemporaneidade, sei que é um tema amplo mas, poderias por gentileza falar a respeito das "consequências do declínio da função paterna na contemporaneidade"?
Grata, abraços!
Interessantíssimo!
Excelente!
Muito muito muito bom!!
Seus vídeos sao mesmo excelentes... Parabéns
Deixemos...
Muito bom!!!!😀😀
Importa pro analista se vc mente ou fala a verdade? Já que os sentimentos são subjetivos? O que importa não é como a gente se sente?
Muito bom.
Olá Dunker, seria possível falar um pouco a respeito dos não analisáveis que Lacan menciona, os canalhas, os muito ricos e os japoneses. Estaria esse canalha no registro da perversão? Qual a razão dele mencionar os muito ricos e os japoneses? Abraço.
Ahh queria ouvir essa resposta
E porque os japoneses não são analisáveis?
Gostei!
Quando a mentira é uma ferramenta para suportar um história de vida não aceita e se torna uma narrativa para uma nova vida desejável?
Vc é genial!
Olá Christian, tudo bem? Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode falar sobre quanto tempo podem durar as entrevistas do psicanalista e a entrada em análise, a ida para o divã. Se o processo for demorado, quais mudanças o paciente pode sentir nesse período de entrevistas? Abraços.
Sou mitomaníaco dr e me sinto muito mal com isso. Pq tenho tanto êxito nisto? Pq não consigo parar de mentir? Tem causado muitos problemas na minha vida. Hj tenho buscado ajuda com psicólogo, mas gostaria de mais um apoio. O que pode indicar?
Professor, demonstrar certo conhecimento em psicanálise no primeiro atendimento pode contribuir para que a pessoa coloque o analista no lugar de Suporto saber com mais facilidade?
Olá professor! Fui aluno de uma aluna sua e através dela tive contato com as suas aulas espetaculares de psicanálise. Gostaria de saber se o silêncio durante as sessões fazem parte do método psicanalítico?
Olá professor adorei a resposta ao vídeo sobre os desafios de ser Psicólogo no Brasil
Quer Casar comigo? Rssr
Adoro o canal Abraço!
Tem muitos canalhas em Brasília e como tem a maioria 😷
Os narcisistas também ficam menos interessantes com análise, não?
Eu fiz teatro experimental da mente para encenar o que é o julgamento do terapeuta e do psiquiatra
Vocês falharam comigo por machismo e por razões de classe
Eu não confio em nenhum de vocês
Sob minha lente e julgamento moral, são infantilizados e incapazes de ver a verdade além da própria experiência, por serem tão doentes quanto os próprios pacientes
A síndrome de onipotência e onisciência é real
É minha crítica a vocês
Freud se considerar a maior ferida narcísica junto à evolução diz muito sobre o que é um freudiano rs
💔
Nossa. Qualquer semelhança com certa atual política (a da canalhice) é mera coincidência? (risos)
O problema da psicanálise, apesar do seu valor artístico-simbólico na teoria da linguagem é que o psicanalista não é filósofo, mas tenta ser
Não é
vc está dizendo que um analista sempre perceberá, em algum momento que o paciente está mentindo?? isso é uma declaração arriscada de se fazer...
Arriscada mas é isso mesmo ... se dermos o tempo necessário a verdade vem.
pela minha experiência com psicólogos essa afirmação não se sustenta, fui em dois e pela atenção que recebi poderia passar um ano dizendo que era o batman que eles só iriam fazer anotações e continuar repetindo as palavras ansiedade e depressão.
inclusive foi essa experiência que me levou a questionar a legitimidade do método psicológico de tratamento.
@@rafaelpontes1655 kkkkkkkkkkk
"Benditos" atos falhos ...
Um ganalha seria um perverso?
Manoel de Barros afirma que só dez por cento é mentira... o resto ele inventa!
brother a
Conheci uma pessoa que ia em dois psicanalistas e dizia para cada um o que o outro falava. Outra pessoa fumava maconha para ir ao psicanalista.
O outro contava todas as fantasias sexuais pro psicanalista, coisa que eu raramente fiz.
É muito dolorido perceber que não falou a verdade pro psicanalista. E a maioria das pessoas quer ser analisada mas não quer ver seus defeitos quer apenas ver que é fenomenal.
esta mentindo pra si mesmo. fim.