eu to no 4 ano do desafio que eu lancei em 2019 zerar 100 jogos em 1 ano tinha quase 400 pessoas participando comigo desse desafio, eu fiz uma economia violenta no meu bolso .
O legal dessa tabela é que dá pra adaptar para outras "mídias" eu estou lendo uma seria de livros e cheguei a fazer uma tabela mais simples que essa para catalogar todos os contos e romances do Machado de Assis que eu li. De repente, já faço isso para outros autores também (a alguns anos eu baixei uma seria de contos do Stephen king, é uma boa hora de organizar a leitura deles também ahaha).
Por tua causa criei uma planilha dessas e foi um baita incentivo pra eu focar mais em experiências do início ao fim e menos em testar diversos jogos! Valeu muito a pena!
E graças a lista que fez, eu voltei para os braços de Assassins Creed e descobri outros tantos! hahaha como o tempo voa, alias. Isso foi longo quando nos conhecemos, né? Um abraço, Edu!
Eu tenho um banco de dados com 821 jogos experimentados e 424 zerados. Dá muito trabalho refinar a lista, acrescentar informações interessantes, definir critérios... Acho muito gostoso fazer isso porque é como se você estivesse construindo um legado pessoal. Talhando em pedra parte da sua personalidade e de um hobby querido seu. É para ficar aí quando a morte vier e para quem olhar não falar: "nossa, quanto tempo ele perdeu!" e sim: "nossa, como ele amava se dedicar a isso!"
@@PauloSilva-gf2uw Sim, mas meu critério para contar como zerado é enfrentar o chefe final na dificuldade máxima, porque ao menos terei que treinar até conseguir
Caramba Goku, como não gostar de vc? Eu aprendi a desfrutar mais dos games depois que conheci esse canal. Não tenho tanto tempo pra jogar mas parei de me culpar por comprar um jogo e não gostar dele. Perdi a obrigação de zerar tudo só pq paguei. Hj me divirto sem peso na consciência. Parabéns e obrigado.
Sou da segunda geração de games (comecei com atari 2600) e passei por todas (exceto a atual que nao tenho ainda). devo ter zerado no mínimo uns 1000 jogos nesse tempo de quase 40 anos .. a maioria acredito q foi do snes .. mas muitos do nintendinho tbm .. já a dos atuais (ps4 no meu caso) é o que está na frente com mais jogos zerados desde ps1/n64.. e até hoje pra mim mesmo tendo uma boa bagagem de experiência nas gerações..o melhor jogo de todos os tempos é sem dúvidas Chrono Trigger.. ( acho q por isso não se fala de remake deste jogo .. não é tão simples mexer numa franquia tão poderosa, há de se ter muito cuidado mesmo com o clamor de muitos fãs ( inclusive eu kkk ) .. mas ainda sonho com esse dia Parabéns Cogu !! Seu canal é fantástico.. continue com este excelente trabalho trazendo essa maneira cativante de falar de games !!
Na verdade Acredita quem quer, se não tem prova em video eu não acredito. O único jogador de nível mesmo se chama Mexican Runner,onde o mesmo termina os full set ao vivo em live e tudo registrado para comprovar.
"O outro mostrar o seu sucesso não deve ser uma coisa que nos incomoda". Cogu além de um criador de conteúdo mega dedicado ainda é um cara muito sensato. Essa frase mostra muito a realidade de muita gente. As vezes as pessoas estão tão na vibe negativa que a felicidade alheia incomoda e logo dão um jeito de atacar falando "Fulano faz isso pra se achar. Pra se mostrar". E pq não pode gente? Deixa as pessoas serem felizes com as conquistas delas. Mais um ótimo vídeo! Cada dia se mantendo como meu youtuber sobre games favorito!
Meu caro, vc não é só um jogador, mas sim um filósofo e pensador, parabéns, o videos parecem uma conversa viciante que não queremos que acabe. Sucesso para vc.
Tu me lembra um grande amigo que eu tinha, mas infelizmente veio a falecer no ano passado de uma doença renal contra a qual ele já lutava fazia anos. Ele também amava muito videogame, e boa parte dos meus gostos por jogos tem influência dele. E ele tinha esse "jeitão" meio descontraído que nem o teu. Assistir o teu canal me faz lembrar das coisas boas que vivi com ele com nossos amigos em comum. Obrigado por isso.
Obrigado Deus por criar a pessoa que fez a gasolina, que abasteceu a ambulância que levava a mulher que deu a luz a esse cara que hoje nos dá o privilégio de nos agraciar com a sua sabedoria em jogos! ❤️ Cogu, você é o cara!!! ❤️
Você é um verdadeiro especialista em games. Você realmente dedica sua vida aos games, nunca vi alguém ser tão dedicado e ter essa bagagem toda de conhecimento em diversos gêneros de games. Parabéns
Mano esse vídeo foi muito profundo!! Sansacional seus pensamentos e a forma que você vê e lida com os jogos, principalmente na clareza com que você fala sobre cada pessoa ter uma rotina e estilo de vida. Muitos estão focados em fórmulas de sucesso e esquecem que o nosso prazer gira em torno de nos divetir com os jogos. Parabéns pelo vídeo, TMJ!
Querido Cogu tenho um filho de 4 anos de idade e esse ano apresentei a ele o mundo dos jogos clássicos. No inicio foi um pouco difícil convencer ele a abandonar esses jogos cocainados da Appstore. Mas agora ele está apaixonado pelo mundo dos jogos clássicos. E maravilhoso ver na minha frente aquele sentimento que passamos ao ver pela primeira vez Donkey kong J.r ou super Mario 1 megaman1 , kirby entre outros. Os tios até tentaram mostrar que os jogos de PS4 seriam "melhores" mais "divertidos". mas não tem mas volta o menino ama 8, 16 e 32 bits. Seria muito legal um vídeo sobre jogos clássicos para crianças
Ao invés de um celular comprei um 2DS pros meus meninos. Aproveitam horrores de Kirby, DK, Smash, Pokemon e Mario. E kkkkkk jogos cocainados me pegou legal
Eu acho incrível esse ponto de vista do cogu, tipo ele consegue realmente traduzir em palavras como nossas memórias funcionam É bizarro entender esses arquivos de memorias,além disso, realmente compreender o motivo disso, armazenar a memória tornando a fonte mais confiável de informação, a sua experiência. Por conhecer o Cogu e imaginar todas as informações específicas contidas em cada jogo, da de imaginar, isso se tornando realmente uma fonte para conhecer e saber se vale jogar o jogo ou não.
1:00 - Infelizmente o nosso povo, por ser majoritariamente mais ferrado, não consegue apreciar o sucesso alheio, pois gostaria de estar no lugar da pessoa bem sucedida... Torço pra que a gente consiga apreciar mais as conquistas, justamente pra nos inspirar e motivar também.
Eu fiz três listas pra zerar: Uma pra Steam, uma pra retrogame nos emuladores e uma pro Gamepass, jogo eles alternadamente, dá super certo pq não fico entediado jogando os mesmos tipos de jogos.
Desde 2020 eu contabilizou os jogos que termino, e quando termino. Em 2021 eu comecei a contabilizar também os filmes e séries. Esse ano contabilizou tbm os podcast (isso vicia). Não tenho essa riqueza de detalhes que você tem, mas é sempre bom consultar o histórico haha. Vendo seu vídeo já tô pensando em fazer isso numa planilha tbm (só anoto num bloco do evernote MSm kkkk)
Somos parecidos nisso, Cogu! Comecei a listar os jogos que fui finalizando a partir de 2010. No meu caso: na minha adolescencia fui tomado por um vício em MMORPGs e não conseguia me focar em um jogo offline. Quando parei pra listar todos os jogos que eu ainda queria jogar, senti que disperdicei anos da minha vida gamer. Voltar a zerar jogos de séries que eu amava foi bom demais e até hoje sigo jogando, anoto os que zero, também dou uma nota e resumo da minha opinião sobre o jogo. Concordo que anotar os jogos ajuda a trazer memórias do passado e essa é a melhor parte de toda essa experiência.
Também senti isso cara, passei muito tempo jogando lol, e quando conheci o canal do cogu me deu aquela sensação de ter desperdiçado meu tempo, tipo eu queria jogar tantos jogos, e terminar aqueles q sempre sonhei em jogar, mas não terminava. O canal do cogu desde então me fez rever os vídeos games, e passei a me recontrata como gamer
@@thiagomiranda2125 continue, vale a pena! Hoje em dia os jogos estão mais acessíveis do que nunca, experimenta pegar uma série maneira, que você sabe que vai gostar, e ir até o fim. A primeira série que eu completei depois de me "reencontrar" foi Mega Man X e isso mudou tudo.
@@KR555FAIZ como eu disse ali em cima, MMORPGs se tornaram um vício para mim. Não digo que não trouxe momentos bons, eu tenho ótimas memórias dessa época, bons amigos e aprendizados, além de que até hoje escuto músicas desses jogos para estudar. O problema é que essas memórias são menores, a maioria das memórias é de como eu não conseguia pensar em nada além de jogar, gastava todo meu tempo livre em grind e deixava de lado minha família, meus amigos de no mundo real, os estudos e as obrigações. Então sim, eu digo com certeza que dispercidei anos da minha vida.
Cogu, vendo esse vídeo eu acabei me lembrando de uma historia bem engraçada relacionando Top Gear. Uma vez meus amigos e eu estávamos fazendo um campeonato de Top Gear de SNES, e meu pai estava torcendo pra mim. Nos estávamos sentados em uma beliche de madeira junto com ele. Quando ganhei ele deu um pulo de alegria e quando caiu na beliche ela quebrou ao meio KKKK foi muito engraçado, ninguém se machucou. É uma memoria muito lúdica que espero não esquecer nunca. (ficamos 1 semana dormindo no chão kkkk)
Muita organização, esforço, trabalho e dedicação. Que orgulho de ver esse trabalho, perfeccionismo e profissionalismo todo em um único canal. Forte abraço Cogu.
Uma parada que eu percebi muito comigo (e imagino que rola com muita gente e ela nem percebe): eu costumava pegar um jogo, jogar ele horas seguidas, fazer várias missões de uma vez dele até enjoar e depois nunca mais jogava. Hoje, no meu tempo livre, eu prefiro jogar 4 jogos diferentes, todos os dias, fazendo uma missão de cada por dia (por exemplo) e ir zerando aos poucos do que rushar completamente um jogo e acabar enjoando dele. Por exemplo, no começo do ano comecei a jogar Cuphead. Fiz um chefe por dia. Em coisa de poucos meses o jogo estava completamente platinado na Steam, com 100% das conquistas e eu nem percebi. A maioria das pessoas tem centenas a mais de horas que eu no Cuphead, porém pega o jogo, rusha ele e enjoa e larga, e recomeça.
Ótima dica 👏. Isso é ótimo pra usar em jogos grandes como Assassins Creed por exemplo. Se jogar o Assassins Creed por muitas horas, realmente a pessoa acaba enjoando e talvez até largando o jogo. Dessa forma que você descreveu é o ideal. Vou usar essa sua dica, obrigado.
Eu tô assim com o Yakuza 0, três anos parado porque eu joguei umas 60h muito rápido. Tô namorando voltar pra terminar e quem sabe continuar com a série, mas antes era porque eu estava fazendo absolutamente tudo. Agora vou tentar me permitir fazer só o que eu quero, inclusive até rushar a história se for isso mesmo e já era...
Comigo é o contrário: Se eu jogar múltiplos jogos ao mesmo tempo, acabo não querendo zerar nenhum kkkk por isso atualmente foco em um por vez e tem funcionado mto bem pra mim
@@vinniciuselion4544pra mim é exatamente a mesma coisa, se eu for jogando vários de uma vez vou esquecendo das coisas, misturando comandos, perdendo interesse. No máximo dois julgos simultaneamente, um no portátil e um no console de mesa!
a gente ouve e vai percebendo que vc tem uma sabedoria intrínseca que vai muito além de apenas ter conhecimento técnico, vc pega detalhes da experiência de jogo e consegue pensar e sintetizar muito bem, assim sempre fica um conteúdo mais CABEÇA, mais aprofundado, que faz a gente pensar a respeito e até ter vontade de trocar uma ideia. Parabéns pelo sucesso, curti muito ter conhecido teu trabalho e vou acompanhando enquanto vc estiver por ai
Cogu acho legal esse negócio de lista comecei a fazer a minha lista ano passado apesar de já ter terminado muito game desde a época do Atari vou seguir a minha lista em forma de diversão o que passou fica no meu coração ❤❤❤
Tenho minha lista de jogos a 40 anos. Como se fosse um diário mesmo. A cada jogo me dá a lembrança do que eu passava na época. Sugiro que façam as suas.
Se existisse um site ou app pra substituir essa sua lista, vc usaria? Tenho essa ideia de desenvolver algo do tipo, poderia ser até um estilo rede social, tipo o filmow, só que pra games...
Vídeo game está envolvido nas minhas memórias afetivas mais fortes. Sempre lembro de certos momentos da minha vida desde a infância. Comecei a anotar faz pouco tempo
A parada do guines eu acho que vale muito a pena, até mesmo para a nossa comunidade BR de games. Poderia terceirizar o trabalho da revisão. Eu apoiaria muito!
Esse é o espírito meu querido Cogu!!!!! Não adianta apenas zerar...tem que zerar e passar o legado e as dicas para frente!!! Muito obrigado pelas dicas!!!
Muitas das palavras ditas por ti nesse vídeo magnífico, podem ser utilizados em outras áreas da vida como trabalho, estudo, vida afetiva , dentre outros. Desde 2017 qdo voltei a jogar games retrô eu joguei muito, uns avancei mais, outros menos. Mas zerei poucos jogos como Halo 3, Gears of War 1, Halo Reach, Power Rangers (SNEs), Power Rangers Movie (SNES), ISS, ISS Deluxe Street Figther IV.
Faz total sentido "querer guardar fora da memória", até por que, ela falha! E quão gratificante é olhar depois de um tempo, e pensar "caramba, já fazem X anos que finalizei este jogo. Não uso planilha, mas sinto essa nostalgia quando vejo a data das platinas no PS4, por exemplo! Pensando na planilha, deverei aderir! Abração Cogu, você é demais! 👊🏻
Eu tava comendo bolo de chocolate no dia 3 de maio de 2013 e zerando um jogo de corrida do SNES. Por algum motivo tenho isso na memória. Graças ao jogo zerado lá, pude saber a data disso. Vai entender, mas a mente é assim! hahaha
Toda vez que vejo vídeos seus, tenho uma sensação de estar falando com aquele irmão experiente, onde paro tudo pra prestar atenção! Vc arrasa, O verdadeiro UA-camr
Acompanho seu canal já faz uns meses, gosto da energia de tranquilidade e "experiência" que você passa ao falar nos seus vídeos. Virou um dos meus canais preferidos aqui no UA-cam, ainda não tive oportunidade de acompanhar alguma live sua, mas assim que arranjar mais tempo irei aparecer. Ah, e se alguém por aqui tiver um template de planilha parecida com a dele eu tô aceitando kk
Cogu, esse rolê de "guardar fora da cabeça as memórias" faz muito sentido para mim. Eu registro tudo que jogo/leio/assisto desde muito moleque e nem sei o porquê, mas fico agradecido por isso, porque ela me ajuda a recordar coisas que sozinho eu esqueceria. É muito massa organizar as coisas assim. Ao menos eu acho. Mas bom, é isso: parabéns, baita vídeo como sempre. Curto muito seu conteúdo!
Outra coisa, tomara que o Cogu leia isso... Cogu, pensa com carinho no Guiness cara, imagina a projeção que isso ia te trazer, o marketing pro canal que ia gerar... Você merece isso, você faz um P*TA trabalho na internet, no youtube, você tem mais de década trabalhando e entregando qualidade. Sei como deve ser um saco lidar com isso, mas é uma oportunidade que você tem de ganhar um reconhecimento muito merecido seu. Repito novamente, pensa com carinho, !!
Ele não quer ser reconhecido, não quer explodir o canal. Se cruzasse com o Myiamoto na rua, provavelmente não tiraria foto, não pediria selfie, não pediria autógrafo. Mas viria no canal contar. Há pessoas que são assim. Tipo eu.
@@the.ben.johnson Mas cara... Se você visse um lenhador usando um machado e alguém oferecesse pra ele a motosserra... O que você acharia que ele deve fazer? Continuar no machado, lentamente, dia inteiro de suor, ou com a motosserra pra garantir o sustento dele, ter mais tempo pra jogar e outros projetos?
@@ruffusgoodman4137 deixa de ser mala, meu, o cara não quer virar popstar, só quer jogar e ter uma comunidade bacana. E pare com esses exemplos bizarros, porque no fundo você tá dizendo que o Cogu é burro de não querer aparecer no Guiness. Se liga, as pessoas são diferentes.
cara, conheci seu canal hoje e através desse video, gostei muito, e já me inscrevi, adorei o fato de como você fala sobre games com muita paixão e naturalidade. eu to desenvolvendo um game 3d de plataforma no Unity 3d, ja tem alguns anos, e o fator de "replay" como você fala no video tem sido meu maior desafio, no entando o game está quase finalizado, só sem os "Unlockables" ainda, vai dar até pra jogar COOP split screen igual antigamente ! ^^ se tu te interessar, te mando uma key assim que postar ele na steam daqui um tempo, seria incrivel pra mim como dev indie ter a opinião de alguém que jogou tantos games e tem tanta experiencia como jogador. :) abraço ! o/
Muito legal esse tipo de conteúdo, com certeza irei fazer minha lista e vai servir de incentivo para dar mais chances a jogos que não joguei até zerar.
Eu não tinha esse foco quando jogava no passado, aí ficava só jogando e jogando. Aí depois que criei o meu canal de gameplay resolvi fazer uma lista em Excel (bem distante da sua) só pra relacionar o que eu tava publicando. Vendo essa sua agora me fez pensar em algumas melhorias pra minha. Obrigado pela inspiração e parabéns pelo vídeo top!
O vídeo é tão bom que os 20 minutos passa voando!!! Disso tudo Cogu, "Não tem jogo nota zero!!!" Como pra mim também que não existe jogo "Lixo". Cara, queria te conhecer pessoalmente, você é uma pessoa incrível!!! Um forte abraço Cogu!!!
Cara, no fim das contas você é um sênior nessa questão de games. Fico pensando, os games antigos vão acabando e você dará upgrades de gerações/plataformas. Chegará um dia que você terá uns 20k de games zerados, e um khow how danado. Incrível isso, seu nível de acuracidade em avaliar games está ficando cada vez mais robusto. De fato, será um dos poucos no mundo com esse nível. S2 Cogu.❣
Parabéns cara. Eu só fiz lista (junto com irmãos e primos) em um caderno na época que tínhamos Atari 2600 (hoje eu tenho clone) e jogávamos nos fliperamas do bairro. Hoje eu não apego a esse lance de zerar. Se o jogo me "pegar" é consequência. Fazem uns anos que vivo organizando minhas ROMS, fazendo packs e tals. É minha onda atual. Jogar pra conhecer, organizar e tals. Pô. Tu devia tentar o livro dos records brother. Abraço.
Cogu, obrigado. Fui assistir despretensiosamente e sua reflexão final me pegou de surpresa, “a vida é um processo”… eu precisava muito ouvir e refletir sobre isso neste momento. Estou sob estresse, ansia e frustração pessoal e profissional por querer fazer tudo ao mesmo tempo e não conseguir, grande parte por não depender de mim, mas faz parte, é um processo 😅
Adorei o fato de você ter nomeado as categorias em português! Eu gostaria de sugerir -para ficar perfeito- padronizar as seções Gênero e Tipo, em português, como as outras. Para isso faltam: Adventure de Aventura, Shooter de Tiro, Puzzle de Quebra-Cabeça e Visual Novel de Novela Visual. Se me permite outra sugestão, o jogo Michael Jackson's Moonwalker, de Mega Drive, foi lançado no Brasil com o título Moonwalker. Parabéns pela organização e pela paciência em organizar todas essas informações!
Primeiro parabéns pela tarefa absurdamente dificil (mesmo que prazerosa) que vc se impôs e vem cumprindo com tanta disciplina, segundo obrigado por compartilhar conosco. Agora a pergunta: como vc faz pra cronometrar os tempos de gameplay?
Parabéns pela conquista! Você tem muita habilidade, isso é um fato. Quando comecei a jogar videogame, a falta de paciência e perseverança me faziam desistir depressa demais dos jogos, eu só passei a salvar os jogos na era do memory card rs e sou assim até hoje, jogos antigos eu admiro mas não são pra mim rs parabéns pelo canal!
Cara, você é essencial pro UA-cam, me inspira ver o quanto você já zerou e o quanto você gosta de videogame, parabéns cara, você é incrível, um conteúdo ótimo.
Cogu falou tudo!!! Cada zeramento de jogo é histórico!!! Lembro de todos!!! O mais enigmático foi ter zerado o Battletoads do megadrive. No dia que o Sena morreu em 1/5/1994 eu tava muito triste. E já estava com esse jogo há 7 meses e nada! E nesse dia eu disse: -Vai ser hoje! -Por você Sena!!!
Eu passei muito tempo jogando lol, e quando conheci o canal do cogu me deu aquela sensação de ter desperdiçado meu tempo, tipo eu queria jogar tantos jogos, e terminar aqueles q sempre sonhei em jogar, mas não terminava. O canal do cogu desde então me fez rever os vídeos games, e passei a me recontrata como gamer. Obrigado cogu
Fala, Cogu! Queria muito sugerir um vídeo sobre "jogos feitos no RPG Maker". Sou um desenvolvedor solo e estou fazendo um jogo por lá. Seria interessante ver suas indicações de jogos que mostram do que a engine é capaz. Valeu!
Que incrível cara! Baita incentivo não só pra "jogar", mas pra se divertir! Eu tava pensando justamente em relembrar os games antigos e iria começar em ordem alfabética 😂 Obrigado por compartilhar suas experiências! Muito sucesso irmão! Abraço.
Um dia faz alguns anos topei com tua lista, e achei fenomenal o quão completa ela era. Eu tambem preencia e organizava minhas idéias e cronogramas num txt inicialmente, e logo após ver a sua, me motivou demais a montar a minha. Longe de ser tão complexa, mas é muito satisfatório olhar e ir preenchendo conforme as jogatinas acontecem. É bem o mesmo sentimento que tu descreveu, de aquilo ser como um mural, que vai lhe puxando as memórias fio a fio. Parabéns pelo canal e pelo ótimo video!
cara vc é um e acho q unico cara que realmente é amante de Jogos te vejo preso nos anos da era dos Videos Games mas tipo o preso q falo não é algum ruim é q tipo sempre me vem na cabeça a vontade de jogar alguns jogos so q quando ligo o note e abro o emulador eu saiu daquele mundo facil e não duro jogando vc consegue e traz para seu canal os melhores conteudos e com uma linguagem humildade inteligencia muito foda PARABÉNS
@@nadahaver3027 você sabe de nada nem me conhece agora o que falo infelizmente não provo postando lista e porque eu não zeraria 5 mil jogos? Tá por fora colega agora você as sentiu ameaçado? Ou defende o barbudo falador ?
Que vídeo bacana! Comecei a fazer lista tbm na 7ª geração de consoles, mas pretendo voltar e preencher a das anteriores até pq são jogos que joguei há bastante tempo. Não tenho tanto jogo assim terminado como o Cogu, mas é algo que depois vc olha e sente orgulho, pq vc vê q isso é realmente aquilo que vc gosta de fazer. Recomendo! Hoje, video-game pra mim é um hobby e adoro colecionar as coisas antigas (que tive acesso na época), mesmo que seja aos poucos, pq dá um prazer enorme. Parabéns pelo vídeo!!
Gosto muito de ver como você é inteligente e sábio, acima de tudo. Muito legal de acompanhar. Eu tenho um processo bem parecido, planilha, registro, me preocupo com isso também, e gosto de perder um tempo nela me surpreendendo ao descobrir coisas sobre os meus gostos que nem eu mesmo sabia rs. Muito massa, parabéns, e até a próxima
Acho bem legal a ideia de controlar. Achei muito legal seu sistema e controle. Eu me lamento um pouco de não ter registrado tudo que joguei e zerei, quase impossível lembrar. Um sentimento parecido com os filmes e séries, passei nos últimos anos a registrar e avaliar todos filmes que assisto, mas o passado é quase impossível, que não estão registrados nem num papel de pão.
Neste vídeo tem um trecho de uma gameplay de Super Pitiffal e lembrei que jogava com meu pai no Phantom System. Caraca, muito obrigado por me relembrar este momento muito bom da minha infância.
Bacana demais sua lista, a mais organizada e bem feita que já vi, hehe. Eu já estou numa idade (46) onde não tem como fazer uma lista do que eu já joguei na vida, pois muita coisa de NES e Mega eu joguei e zerei lá em 92, 93, e nem lembro mais. Mas de 2013 pra cá, venho usando o site Listal, pelo menos consigo voltar um pouco no tempo com ele. Na maioria dos casos ele já traz a capa do jogo, e quando não tem, tu pode enviar, ou até cadastrar uma versão do game que não tem lá. Bem bacana.
Gosto muito do canal, tem vezes que eu "maratono" de tão bom que é, me lembra aqueles programas de games que passavam na TV, não tenho jogado esses meses e pretendo voltar a jogar depois de mais um conteúdo excelente. Valeu muito o video de hj!!!
Muito legal a lista Cogu! De uns anos pra cá também criei uma forma de catalogar os jogos que terminei, tempo que levei e a nota. É bem legal para ver depois de um tempo e lembrar como foi jogar / ver se aquela nota ainda representa a opinião sobre o jogo. Fora que criar as planilhas utilizando fórmulas e ferramentas do excel/ google docs também são úteis para outras coisas!
Brother , descobri seu canal a alguns meses atrás ... E venho acompanhando ! E hj resolvi comentar : Seu ponto de vista sobre os jogos vai além de um " gamer casual " ! A visão por trás de um jogo é o ponto primordial sobre FALAR DE JOGOS e é oq vc faz e ONDE ME IDENTIFICO contigo. Pois falar de um jogo vai além de gráficos e jogabilidade e etc ... E sim o MOMENTO VIVIDO naquela época , oq significou jogar aquele jogo naquela época !! Passar essa sensacao , isso é o diferencial seu , e penso exatamente igual a tu. Poucos passam essa visão e um dos UNICOS que acompanho que se assemelha a vc é o Edu , fora isso não acompanho mais ninguém. Parabéns irmão seu conteúdo é muito bom de verdade. Precisava vir lhe falar isso !!! 🤜🏻🤛🏻 Vlw e continue nesse pique
O seu vídeo foi tão bom, porque alem do grande conhecimento em jogos, você compartilhou questões sobre perspectivas e filosofias de vida. De alguma forma, você ajuda muitas pessoas a entenderem o que elas ainda nao conseguiram entender. Isso parte de um estudo do autoconhecimento. Parabéns, voce é muito bom.
Queria ter pensado nessa lista anos antes, é uma grande Idéia, ainda mais a filosofia em torno dela, compreendi demais o que vc quis dizer. A palavra certa é "gatilho", as descrições no jogo em relação a época que estão anotados na planilha, ficam meio que ocultas na cabeça, e as descrições servem como gatilho pra acessar certas lembranças, genial. Parabéns pelo conteúdo, um dos melhores canais do UA-cam.
Comecei a acompanhar seu canal e não parei mais de assistir seus vídeos. Cara! Parabéns pela forma que vc conduz esse canal! Sempre fui apaixonado por videogames e até tenho uma coleção de consoles retro e também mais atuais, no entanto estava meio desanimado em jogar os jogos e mais focado em adquirir jogos, isso mudou depois que comecei a lhe assistir, obrigado! 👍🏻🤝🏻
A minha planilha eu iniciei a uns 15 anos atrás, a ideia era dar nota para todos os jogos que joguei de Snes para depois fazer o top 100 de snes e top 100 de super famicom, a planilha é confusa cheia de fórmula mas me ajudou😅 a sua é bem mais organizada hehe planilhar essas coisas nada mais é que uma demonstração de amor e carinho aos jogos
Amo seus vídeos, eles me motivam, eu trabalho e jogo sempre que posso, estou no momento zerando todos os jogos que já joguei na vida até aqui e não zerei, e tbm os que eu zerei para relembrar, foi muito bom fazer isso, no momento faltam só 4 jogos, daí vou começar uma nova jornada, vou jogar somente jogos da nova geração, entra no game e me perde na história me envolver, obs nova geração e jogos lançamento, sendo em pixel arte ou como quer que seja, amo os novos jogos de pixel arte são lindos eu fico muito impressionado, mais minha maior motivação pra fazer isso, eq fazendo isso eu fico livre pra pegar um jogo por vez sem pressa, aproveita ele ao seu máximo, pq não tem nenhum jogo que eu conheço que eu tenha deixado incompleto.
minha vida gamer existe em dois momentos, AC e DC, antes do Cogumelando e depois do cogumelando. Já estou montando minha lista e colocando os que já zerei. Você é incrível!!!
The Sims me ocorreu idêntico a vc. Porém com o The Sims 1 também. Baixava tanto Mod q nem jogava efetivamente no final das contas. Ótimo video meu amigo
Esse é o sentido da vida,quando você descobre o que gosta de fazer,e faz essa coisa como se o tempo não existisse (e ele não existe mesmo) e com muita alegria e satisfação em estar se expressando! Creio que esse é o coração desse projeto Cogumelando,pois como o nome sugere,estamos todos crescendo ao entrar em contato com o mesmo! VIDEOGAME é a própria vida (e vice versa)!
Salve Cogu, fiz uma lista parecida com a sua ano passado por inspiração sua mesmo. É um pouco mais enxuta e com menos informações mas to curtindo mto preencher. Usei o livro "1001 videogames para jogar antes de morrer" como referência e a minha biblioteca pessoal. E tem razão, preencher a lista ajuda a empolgar a conhecer e zerar mais jogos. Valeu!!
Parabéns pelo marco, Cogu! Você representa um desejo de todo gamer, que é zerar praticamente tudo de todas as eras. Você é a prova de alguém que realmente entende de videogame.
Vídeo maravilhoso! Tenho certeza de que vai ser útil para muita gente. Posso atestar que, pelo menos pra mim, ter começado a usar planilhas pra catalogar os jogos zerados foi uma coisa ótima! Foi algo que acabou culminando na criação de outras planilhas para várias outras coisas, e hoje sou uma pessoa mais organizada por isso haha. Valeu demais!
Não te conhecia ainda, esse vídeo apareceu pra mim nos recomendados e me interessei... Vontade de fazer a mesma coisa! Na vdd queria mt ter esse estilo de vida pq eu sou muito apaixonada por jogos! Já zerei tanta coisa q se eu fizer essa planilha vai ficar enorme também kkkk teria que puxar muita coisa da memória, mas acho q sou capaz. Pensando em fazer isso futuramente! Mt sucesso cara!
Cogu, tenho 30 anos e passei boa parte da vida estudando e trabalhando (fiz faculdade e tau), recetemente voltei a jogar, vez ou outra jogava um diablo 3 coisa assim, mas nada de mais e fiquei motivado e revisitar os RPG aintigo onde cai no tau pixel arte e seu mais variado modos. Fiquei inspirado e pretendo fazer uma panilha parecida com a sua e tentar zerar mais jogos ao inves de jogar muito um ou dois. atualmente descobri e estou zerando zelda link to the past e que jogo BOM.
Cogu, seu vídeos são sempre sensacionais. Eu ri quando você falou que todo jogo é 10, você vai tirando ou mantendo ponto conforme vai analisando, lembrei dos juízes de ginastica artística, todos os atletas começam com 10, vão perdendo ponto conforme se apresentam. Eu não tenho pressa para zerar os jogos, eu devo ter uns 30 à 40 jogos (Nintendo Wii, Nintendo Wii U e do 3ds) na fila para ser zerados, eu só passo para o próximo se tiver terminado o que estou jogando. A minha lista de jogos Zerados é os jogos que tenho fisicamente ou digitalmente.
Cara, o conteúdo e a forma espontânea, natural como tu faz seus vídeos é sem igual. Passo 20 min de boa vendo. Eu por enquanto to fazendo listado de zerados em 2023, pra ver se me motiva a terminar algo, pq com o tanto de coisa disponível e ainda fico buscando mais coisa, ta difícil terminar algo. Ao menos ainda consigo me divertir no processo.
Lista muito bacana e bem elaborada. Eu tinha uma lista bem simples, mas acabei abandonando. Sua lista me motivou, pois a vida adulta já desmotiva um pouco pois quase não sobra tempo ou ânimo pra sentar e concluir um jogo. Já iniciei muito e zerei poucos, e deve ser porque falta um pouco de controle e foco no jogo do momento. Parabéns pelo conteúdo, gosto muito dos seus vídeos! Abraço!
Achei a ideia sensacional. Cheguei a criar uma planilha esse ano, porém com os jogos platinados. Não chego a platinar muitos, sou muito chato com jogos desconhecidos, então acabo platinando o mesmo game em 2-3 plataformas diferentes. Vou aderir, e inserir também os jogos que já zerei quando mais novo no PS1 e PS2. Obrigado por compartilhar a ideia Cogu! Sucesso sempre.
E caso alguém esteja curioso para checar a lista, é essa aqui: docs.google.com/spreadsheets/d/1IiJLYBNuEt2q_Vg3h8uon0cvgEqABh9G1Y31n6an4TY
Eu tinha feito no Excel todos jogos q zerei durante o tempo . Não chega a 100
Pq passo vida toda rejogando msm jogo
DK é um .
eu to no 4 ano do desafio que eu lancei em 2019 zerar 100 jogos em 1 ano tinha quase 400 pessoas participando comigo desse desafio, eu fiz uma economia violenta no meu bolso .
O legal dessa tabela é que dá pra adaptar para outras "mídias"
eu estou lendo uma seria de livros e cheguei a fazer uma tabela mais simples que essa para catalogar todos os contos e romances do Machado de Assis que eu li. De repente, já faço isso para outros autores também (a alguns anos eu baixei uma seria de contos do Stephen king, é uma boa hora de organizar a leitura deles também ahaha).
Seria ótimo se fosse liberado para cópia. ç.ç
@@AdmGuimaraesconcordo contigo, gostei muito da ideia e estou fazendo uma parecida, mas bem rudimentar
Por tua causa criei uma planilha dessas e foi um baita incentivo pra eu focar mais em experiências do início ao fim e menos em testar diversos jogos! Valeu muito a pena!
E graças a lista que fez, eu voltei para os braços de Assassins Creed e descobri outros tantos! hahaha como o tempo voa, alias. Isso foi longo quando nos conhecemos, né? Um abraço, Edu!
O meu crossover preferido
Eu gosto muito de vocês edu e cogu
Essa amizade é muito bacana, aliás, como não ser amigo do Cogu?
Bilamelando vídeo games.
Eu tenho um banco de dados com 821 jogos experimentados e 424 zerados. Dá muito trabalho refinar a lista, acrescentar informações interessantes, definir critérios... Acho muito gostoso fazer isso porque é como se você estivesse construindo um legado pessoal. Talhando em pedra parte da sua personalidade e de um hobby querido seu. É para ficar aí quando a morte vier e para quem olhar não falar: "nossa, quanto tempo ele perdeu!" e sim: "nossa, como ele amava se dedicar a isso!"
Só li verdades, concordo com cada palavra
vc conta jogo de luta
Mensagem muito bonita
@@PauloSilva-gf2uw Sim, mas meu critério para contar como zerado é enfrentar o chefe final na dificuldade máxima, porque ao menos terei que treinar até conseguir
@@mydungeonoficial Obrigado! Eu amo jogar
Novo hábito deste querido canal: vídeos de mais de 20 minutos. Apoiamos!
Apoio e confirmo que o tempo simplesmente voa com os vídeos do cogu, chega a ser surreal!
pirula dos video games
Mas esse menino é tão humilde que não consigo nem criticar .kkkk
Apoiamos demais! Hahah
Caramba Goku, como não gostar de vc? Eu aprendi a desfrutar mais dos games depois que conheci esse canal. Não tenho tanto tempo pra jogar mas parei de me culpar por comprar um jogo e não gostar dele. Perdi a obrigação de zerar tudo só pq paguei. Hj me divirto sem peso na consciência. Parabéns e obrigado.
Sou da segunda geração de games (comecei com atari 2600) e passei por todas (exceto a atual que nao tenho ainda). devo ter zerado no mínimo uns 1000 jogos nesse tempo de quase 40 anos .. a maioria acredito q foi do snes .. mas muitos do nintendinho tbm .. já a dos atuais (ps4 no meu caso) é o que está na frente com mais jogos zerados desde ps1/n64.. e até hoje pra mim mesmo tendo uma boa bagagem de experiência nas gerações..o melhor jogo de todos os tempos é sem dúvidas Chrono Trigger.. ( acho q por isso não se fala de remake deste jogo .. não é tão simples mexer numa franquia tão poderosa, há de se ter muito cuidado mesmo com o clamor de muitos fãs ( inclusive eu kkk ) .. mas ainda sonho com esse dia
Parabéns Cogu !! Seu canal é fantástico.. continue com este excelente trabalho trazendo essa maneira cativante de falar de games !!
eu amo a humildade e o jeito desse cara, ele é puro carisma e maturidade
Essa planilha é de utilidade pública! Com certeza vai ajudar muita gente, a mim inclusive! ✌🏼😁
Não, só jogo retrô Horrível de ruim
@@luandson67 "Horrivel de ruim" - Luandsonpsn , 16 anos , zerador de jogo fácil e scriptado.
@@JoaoGOW300nem zera nada pq deve jogar freefire no celular da doméstica 😊 da casa!
Daqui a pouco ele aparece aqui "aaaiiiii eu jogo Darque soulos sou gamer rardercore "
Na verdade Acredita quem quer, se não tem prova em video eu não acredito. O único jogador de nível mesmo se chama Mexican Runner,onde o mesmo termina os full set ao vivo em live e tudo registrado para comprovar.
"O outro mostrar o seu sucesso não deve ser uma coisa que nos incomoda". Cogu além de um criador de conteúdo mega dedicado ainda é um cara muito sensato. Essa frase mostra muito a realidade de muita gente. As vezes as pessoas estão tão na vibe negativa que a felicidade alheia incomoda e logo dão um jeito de atacar falando "Fulano faz isso pra se achar. Pra se mostrar". E pq não pode gente? Deixa as pessoas serem felizes com as conquistas delas. Mais um ótimo vídeo! Cada dia se mantendo como meu youtuber sobre games favorito!
Meu caro, vc não é só um jogador, mas sim um filósofo e pensador, parabéns, o videos parecem uma conversa viciante que não queremos que acabe. Sucesso para vc.
Tu me lembra um grande amigo que eu tinha, mas infelizmente veio a falecer no ano passado de uma doença renal contra a qual ele já lutava fazia anos. Ele também amava muito videogame, e boa parte dos meus gostos por jogos tem influência dele. E ele tinha esse "jeitão" meio descontraído que nem o teu. Assistir o teu canal me faz lembrar das coisas boas que vivi com ele com nossos amigos em comum. Obrigado por isso.
Os vídeos do Cogu tem uma vibe tão boa, chega ser absurdo como ele consegue fazer o vídeo parecer uma conversa com alguém que vc conhece.
É porque ele fala manso e é good vibe contraste do davy jones (agitadão) e o cross (reclamao) por exemplo.
po, vim pra fazer um comentário aqui, mas vc já disse tudo! é isso, vibe boa, humilde, dá gosto de assistir!
De fato, até a minha esposa já percebeu isso quando me viu assistindo kk
Pois é, conheci o canal hj, e curti pra caramba pq é um canal tranquilin, sem agitação, curti demais
Um dos melhores canal de games do UA-cam!
Muito obrigado pela generosidade!!
Obrigado Deus por criar a pessoa que fez a gasolina, que abasteceu a ambulância que levava a mulher que deu a luz a esse cara que hoje nos dá o privilégio de nos agraciar com a sua sabedoria em jogos! ❤️ Cogu, você é o cara!!! ❤️
😄😄. Foi um reconhecimento bacana e ao mesmo tempo engraçado.
Você é um verdadeiro especialista em games. Você realmente dedica sua vida aos games, nunca vi alguém ser tão dedicado e ter essa bagagem toda de conhecimento em diversos gêneros de games. Parabéns
Um jogo que começa fraco e fica excelente é o MDK (1), tem para Playstation e PC.
Adriano, muito obrigado pelo apoio e indicação!
Mano esse vídeo foi muito profundo!! Sansacional seus pensamentos e a forma que você vê e lida com os jogos, principalmente na clareza com que você fala sobre cada pessoa ter uma rotina e estilo de vida. Muitos estão focados em fórmulas de sucesso e esquecem que o nosso prazer gira em torno de nos divetir com os jogos. Parabéns pelo vídeo, TMJ!
Cogu, cada vídeo seu parece uma produção de programa de tv, daqueles de videogame dos anos 90 /2000. Parabéns por tanto carinho e dedicação!
Pior que nas streams ele assitir com o chat esses programas de vídeo game dos anos 90 (principalmente o Stargame)
Querido Cogu tenho um filho de 4 anos de idade e esse ano apresentei a ele o mundo dos jogos clássicos. No inicio foi um pouco difícil convencer ele a abandonar esses jogos cocainados da Appstore. Mas agora ele está apaixonado pelo mundo dos jogos clássicos. E maravilhoso ver na minha frente aquele sentimento que passamos ao ver pela primeira vez Donkey kong J.r ou super Mario 1 megaman1 , kirby entre outros. Os tios até tentaram mostrar que os jogos de PS4 seriam "melhores" mais "divertidos". mas não tem mas volta o menino ama 8, 16 e 32 bits. Seria muito legal um vídeo sobre jogos clássicos para crianças
Gostei da sua idéia.
Vc apresentou pra ele como? Via emulador? No PC? Naquele pendrive com mil jogos?
"cocainados" kkkkkkkk boa
@@sayyke tem uma cópia de super mário que cobra pra soltar bolas de fogo. KKKK
Ao invés de um celular comprei um 2DS pros meus meninos. Aproveitam horrores de Kirby, DK, Smash, Pokemon e Mario. E kkkkkk jogos cocainados me pegou legal
Eu acho incrível esse ponto de vista do cogu, tipo ele consegue realmente traduzir em palavras como nossas memórias funcionam
É bizarro entender esses arquivos de memorias,além disso, realmente compreender o motivo disso, armazenar a memória tornando a fonte mais confiável de informação, a sua experiência.
Por conhecer o Cogu e imaginar todas as informações específicas contidas em cada jogo, da de imaginar, isso se tornando realmente uma fonte para conhecer e saber se vale jogar o jogo ou não.
1:00 - Infelizmente o nosso povo, por ser majoritariamente mais ferrado, não consegue apreciar o sucesso alheio, pois gostaria de estar no lugar da pessoa bem sucedida... Torço pra que a gente consiga apreciar mais as conquistas, justamente pra nos inspirar e motivar também.
Eu fiz três listas pra zerar: Uma pra Steam, uma pra retrogame nos emuladores e uma pro Gamepass, jogo eles alternadamente, dá super certo pq não fico entediado jogando os mesmos tipos de jogos.
Ótima ideia, vou seguir. Fico em dificuldade de escolher algo da Steam ou retrogame, vou fazer assim também, alternando.
E o da steam verde?
@@NoeGamesYT são os emuladores, pô! Peguei todos os full set só na steam verde kkkkkkkk
Desde 2020 eu contabilizou os jogos que termino, e quando termino. Em 2021 eu comecei a contabilizar também os filmes e séries. Esse ano contabilizou tbm os podcast (isso vicia). Não tenho essa riqueza de detalhes que você tem, mas é sempre bom consultar o histórico haha. Vendo seu vídeo já tô pensando em fazer isso numa planilha tbm (só anoto num bloco do evernote MSm kkkk)
Somos parecidos nisso, Cogu! Comecei a listar os jogos que fui finalizando a partir de 2010. No meu caso: na minha adolescencia fui tomado por um vício em MMORPGs e não conseguia me focar em um jogo offline. Quando parei pra listar todos os jogos que eu ainda queria jogar, senti que disperdicei anos da minha vida gamer. Voltar a zerar jogos de séries que eu amava foi bom demais e até hoje sigo jogando, anoto os que zero, também dou uma nota e resumo da minha opinião sobre o jogo. Concordo que anotar os jogos ajuda a trazer memórias do passado e essa é a melhor parte de toda essa experiência.
Me descreveu mano, até hoje sinto isso , perdi mais de 15 anos jogando archlord 😂
Também senti isso cara, passei muito tempo jogando lol, e quando conheci o canal do cogu me deu aquela sensação de ter desperdiçado meu tempo, tipo eu queria jogar tantos jogos, e terminar aqueles q sempre sonhei em jogar, mas não terminava. O canal do cogu desde então me fez rever os vídeos games, e passei a me recontrata como gamer
@@thiagomiranda2125 continue, vale a pena! Hoje em dia os jogos estão mais acessíveis do que nunca, experimenta pegar uma série maneira, que você sabe que vai gostar, e ir até o fim. A primeira série que eu completei depois de me "reencontrar" foi Mega Man X e isso mudou tudo.
Teu pensamento tá errado, com respeito. Tudo que serviu de entretenimento e te entregou momentos de prazer legítimo na vida são válidos.
@@KR555FAIZ como eu disse ali em cima, MMORPGs se tornaram um vício para mim. Não digo que não trouxe momentos bons, eu tenho ótimas memórias dessa época, bons amigos e aprendizados, além de que até hoje escuto músicas desses jogos para estudar. O problema é que essas memórias são menores, a maioria das memórias é de como eu não conseguia pensar em nada além de jogar, gastava todo meu tempo livre em grind e deixava de lado minha família, meus amigos de no mundo real, os estudos e as obrigações. Então sim, eu digo com certeza que dispercidei anos da minha vida.
Cogu, vendo esse vídeo eu acabei me lembrando de uma historia bem engraçada relacionando Top Gear. Uma vez meus amigos e eu estávamos fazendo um campeonato de Top Gear de SNES, e meu pai estava torcendo pra mim. Nos estávamos sentados em uma beliche de madeira junto com ele. Quando ganhei ele deu um pulo de alegria e quando caiu na beliche ela quebrou ao meio KKKK foi muito engraçado, ninguém se machucou. É uma memoria muito lúdica que espero não esquecer nunca. (ficamos 1 semana dormindo no chão kkkk)
Cogu, faz um mini documentário sobre sua vida de gamer nos anos 90-00. Da pra te assistir por 50 min fácil, amigo
Seria bem legal mesmo. Tenho curiosidade em saber a idade dele e qual a cidade em que mora também.
@@fillipearaujo5881Cogu é do Rio.
Ah tenho certeza que ia ser uma viagem no tempo pra maioria dos seguidores do canal. Geral ia se ver na história dele
Muita organização, esforço, trabalho e dedicação. Que orgulho de ver esse trabalho, perfeccionismo e profissionalismo todo em um único canal.
Forte abraço Cogu.
Cogu é o Davy Jones Reverso kkkkkkkk
Um dos zeramentos que valeu mais a pena: neste ano, zerar todos os vídeos do cogumelando até o momento 😁
Uma parada que eu percebi muito comigo (e imagino que rola com muita gente e ela nem percebe): eu costumava pegar um jogo, jogar ele horas seguidas, fazer várias missões de uma vez dele até enjoar e depois nunca mais jogava. Hoje, no meu tempo livre, eu prefiro jogar 4 jogos diferentes, todos os dias, fazendo uma missão de cada por dia (por exemplo) e ir zerando aos poucos do que rushar completamente um jogo e acabar enjoando dele. Por exemplo, no começo do ano comecei a jogar Cuphead. Fiz um chefe por dia. Em coisa de poucos meses o jogo estava completamente platinado na Steam, com 100% das conquistas e eu nem percebi. A maioria das pessoas tem centenas a mais de horas que eu no Cuphead, porém pega o jogo, rusha ele e enjoa e larga, e recomeça.
Ótima dica 👏. Isso é ótimo pra usar em jogos grandes como Assassins Creed por exemplo. Se jogar o Assassins Creed por muitas horas, realmente a pessoa acaba enjoando e talvez até largando o jogo. Dessa forma que você descreveu é o ideal.
Vou usar essa sua dica, obrigado.
Comigo foi assim no final fantasy remake
Eu tô assim com o Yakuza 0, três anos parado porque eu joguei umas 60h muito rápido. Tô namorando voltar pra terminar e quem sabe continuar com a série, mas antes era porque eu estava fazendo absolutamente tudo. Agora vou tentar me permitir fazer só o que eu quero, inclusive até rushar a história se for isso mesmo e já era...
Comigo é o contrário: Se eu jogar múltiplos jogos ao mesmo tempo, acabo não querendo zerar nenhum kkkk por isso atualmente foco em um por vez e tem funcionado mto bem pra mim
@@vinniciuselion4544pra mim é exatamente a mesma coisa, se eu for jogando vários de uma vez vou esquecendo das coisas, misturando comandos, perdendo interesse. No máximo dois julgos simultaneamente, um no portátil e um no console de mesa!
a gente ouve e vai percebendo que vc tem uma sabedoria intrínseca que vai muito além de apenas ter conhecimento técnico, vc pega detalhes da experiência de jogo e consegue pensar e sintetizar muito bem, assim sempre fica um conteúdo mais CABEÇA, mais aprofundado, que faz a gente pensar a respeito e até ter vontade de trocar uma ideia. Parabéns pelo sucesso, curti muito ter conhecido teu trabalho e vou acompanhando enquanto vc estiver por ai
Cogu acho legal esse negócio de lista comecei a fazer a minha lista ano passado apesar de já ter terminado muito game desde a época do Atari vou seguir a minha lista em forma de diversão o que passou fica no meu coração ❤❤❤
Cogu, aquele sommelier de games gente boa que a gente não sabia que precisava
Tenho minha lista de jogos a 40 anos. Como se fosse um diário mesmo. A cada jogo me dá a lembrança do que eu passava na época. Sugiro que façam as suas.
Se existisse um site ou app pra substituir essa sua lista, vc usaria? Tenho essa ideia de desenvolver algo do tipo, poderia ser até um estilo rede social, tipo o filmow, só que pra games...
Brutal
@@hobbitgames_ Backloggd, estou usando há quase 1 ano e não consigo mais parar
Vídeo game está envolvido nas minhas memórias afetivas mais fortes. Sempre lembro de certos momentos da minha vida desde a infância. Comecei a anotar faz pouco tempo
A parada do guines eu acho que vale muito a pena, até mesmo para a nossa comunidade BR de games. Poderia terceirizar o trabalho da revisão. Eu apoiaria muito!
Esse é o espírito meu querido Cogu!!!!! Não adianta apenas zerar...tem que zerar e passar o legado e as dicas para frente!!! Muito obrigado pelas dicas!!!
Muitas das palavras ditas por ti nesse vídeo magnífico, podem ser utilizados em outras áreas da vida como trabalho, estudo, vida afetiva , dentre outros. Desde 2017 qdo voltei a jogar games retrô eu joguei muito, uns avancei mais, outros menos. Mas zerei poucos jogos como Halo 3, Gears of War 1, Halo Reach, Power Rangers (SNEs), Power Rangers Movie (SNES), ISS, ISS Deluxe Street Figther IV.
Faz total sentido "querer guardar fora da memória", até por que, ela falha!
E quão gratificante é olhar depois de um tempo, e pensar "caramba, já fazem X anos que finalizei este jogo.
Não uso planilha, mas sinto essa nostalgia quando vejo a data das platinas no PS4, por exemplo!
Pensando na planilha, deverei aderir!
Abração Cogu, você é demais! 👊🏻
Eu tava comendo bolo de chocolate no dia 3 de maio de 2013 e zerando um jogo de corrida do SNES. Por algum motivo tenho isso na memória. Graças ao jogo zerado lá, pude saber a data disso. Vai entender, mas a mente é assim! hahaha
@@Cogumelando Fantástico, Cogu!
Toda vez que vejo vídeos seus, tenho uma sensação de estar falando com aquele irmão experiente, onde paro tudo pra prestar atenção!
Vc arrasa, O verdadeiro UA-camr
Cogu, tu é grande demais!
Acompanho você da época do blog, feliz demais com o teu crescimento de todos esses anos.
Sucesso sempre!
Acompanho seu canal já faz uns meses, gosto da energia de tranquilidade e "experiência" que você passa ao falar nos seus vídeos. Virou um dos meus canais preferidos aqui no UA-cam, ainda não tive oportunidade de acompanhar alguma live sua, mas assim que arranjar mais tempo irei aparecer.
Ah, e se alguém por aqui tiver um template de planilha parecida com a dele eu tô aceitando kk
Cogu, esse rolê de "guardar fora da cabeça as memórias" faz muito sentido para mim. Eu registro tudo que jogo/leio/assisto desde muito moleque e nem sei o porquê, mas fico agradecido por isso, porque ela me ajuda a recordar coisas que sozinho eu esqueceria. É muito massa organizar as coisas assim. Ao menos eu acho. Mas bom, é isso: parabéns, baita vídeo como sempre. Curto muito seu conteúdo!
Que seu caminho seja sempre seu e nada abale sucesso e continue sendo especial.
Sucesso irmão.
Outra coisa, tomara que o Cogu leia isso...
Cogu, pensa com carinho no Guiness cara, imagina a projeção que isso ia te trazer, o marketing pro canal que ia gerar...
Você merece isso, você faz um P*TA trabalho na internet, no youtube, você tem mais de década trabalhando e entregando qualidade.
Sei como deve ser um saco lidar com isso, mas é uma oportunidade que você tem de ganhar um reconhecimento muito merecido seu.
Repito novamente, pensa com carinho, !!
Up
Uppp
Ele não quer ser reconhecido, não quer explodir o canal. Se cruzasse com o Myiamoto na rua, provavelmente não tiraria foto, não pediria selfie, não pediria autógrafo. Mas viria no canal contar. Há pessoas que são assim. Tipo eu.
@@the.ben.johnson Mas cara...
Se você visse um lenhador usando um machado e alguém oferecesse pra ele a motosserra...
O que você acharia que ele deve fazer? Continuar no machado, lentamente, dia inteiro de suor, ou com a motosserra pra garantir o sustento dele, ter mais tempo pra jogar e outros projetos?
@@ruffusgoodman4137 deixa de ser mala, meu, o cara não quer virar popstar, só quer jogar e ter uma comunidade bacana. E pare com esses exemplos bizarros, porque no fundo você tá dizendo que o Cogu é burro de não querer aparecer no Guiness. Se liga, as pessoas são diferentes.
cara, conheci seu canal hoje e através desse video, gostei muito, e já me inscrevi, adorei o fato de como você fala sobre games com muita paixão e naturalidade.
eu to desenvolvendo um game 3d de plataforma no Unity 3d, ja tem alguns anos, e o fator de "replay" como você fala no video tem sido meu maior desafio, no entando o game está quase finalizado, só sem os "Unlockables" ainda, vai dar até pra jogar COOP split screen igual antigamente ! ^^
se tu te interessar, te mando uma key assim que postar ele na steam daqui um tempo, seria incrivel pra mim como dev indie ter a opinião de alguém que jogou tantos games e tem tanta experiencia como jogador. :)
abraço ! o/
Tive um dia péssimo hoje no trabalho, e ver esse vídeo do cogu ajudou muito a melhorar pelo menos o final do meu dia!🍄
Muito legal esse tipo de conteúdo, com certeza irei fazer minha lista e vai servir de incentivo para dar mais chances a jogos que não joguei até zerar.
Eu fiz isso com os quadrinhos que eu leio, há uns seis anos, e revolucionou minhas leituras. Bom pra recordar e um estímulo.
Eu não tinha esse foco quando jogava no passado, aí ficava só jogando e jogando. Aí depois que criei o meu canal de gameplay resolvi fazer uma lista em Excel (bem distante da sua) só pra relacionar o que eu tava publicando. Vendo essa sua agora me fez pensar em algumas melhorias pra minha. Obrigado pela inspiração e parabéns pelo vídeo top!
Parabéns Cogu. Você é o cara mais erudito da comunidade gamer brasileira
O vídeo é tão bom que os 20 minutos passa voando!!! Disso tudo Cogu, "Não tem jogo nota zero!!!" Como pra mim também que não existe jogo "Lixo".
Cara, queria te conhecer pessoalmente, você é uma pessoa incrível!!! Um forte abraço Cogu!!!
Cara, no fim das contas você é um sênior nessa questão de games. Fico pensando, os games antigos vão acabando e você dará upgrades de gerações/plataformas. Chegará um dia que você terá uns 20k de games zerados, e um khow how danado. Incrível isso, seu nível de acuracidade em avaliar games está ficando cada vez mais robusto. De fato, será um dos poucos no mundo com esse nível. S2 Cogu.❣
Parabéns cara.
Eu só fiz lista (junto com irmãos e primos) em um caderno na época que tínhamos Atari 2600 (hoje eu tenho clone) e jogávamos nos fliperamas do bairro.
Hoje eu não apego a esse lance de zerar. Se o jogo me "pegar" é consequência. Fazem uns anos que vivo organizando minhas ROMS, fazendo packs e tals. É minha onda atual. Jogar pra conhecer, organizar e tals.
Pô. Tu devia tentar o livro dos records brother. Abraço.
Estou sempre consultando sua lista Cogu, ela vale ouro na real!
Cogu, obrigado. Fui assistir despretensiosamente e sua reflexão final me pegou de surpresa, “a vida é um processo”… eu precisava muito ouvir e refletir sobre isso neste momento.
Estou sob estresse, ansia e frustração pessoal e profissional por querer fazer tudo ao mesmo tempo e não conseguir, grande parte por não depender de mim, mas faz parte, é um processo 😅
Adorei o fato de você ter nomeado as categorias em português!
Eu gostaria de sugerir -para ficar perfeito- padronizar as seções Gênero e Tipo, em português, como as outras. Para isso faltam: Adventure de Aventura, Shooter de Tiro, Puzzle de Quebra-Cabeça e Visual Novel de Novela Visual.
Se me permite outra sugestão, o jogo Michael Jackson's Moonwalker, de Mega Drive, foi lançado no Brasil com o título Moonwalker.
Parabéns pela organização e pela paciência em organizar todas essas informações!
Você é a inspiração de muitas pessoas mano. Como eu queria que todos nós que jogamos videogame tivesse mais amor pelo que faz igual vc tem.
Primeiro parabéns pela tarefa absurdamente dificil (mesmo que prazerosa) que vc se impôs e vem cumprindo com tanta disciplina, segundo obrigado por compartilhar conosco. Agora a pergunta: como vc faz pra cronometrar os tempos de gameplay?
Cara, tu passa uma vibe muito boa. Às vezes, nem gosto do tema do vídeo, mas vejo só pelo teu carisma.
SUPERPITIFALL vem meio que nebulosamente em minha memória, mas de forma positiva, nostalgia puramente.
Parabéns pela conquista! Você tem muita habilidade, isso é um fato. Quando comecei a jogar videogame, a falta de paciência e perseverança me faziam desistir depressa demais dos jogos, eu só passei a salvar os jogos na era do memory card rs e sou assim até hoje, jogos antigos eu admiro mas não são pra mim rs parabéns pelo canal!
Eu mesmo zerava os jogos por anos e pra mim, era uma coisa bem complicada pra época.
Cara, você é essencial pro UA-cam, me inspira ver o quanto você já zerou e o quanto você gosta de videogame, parabéns cara, você é incrível, um conteúdo ótimo.
Isso aí Cogu deixando o seu legado 😊
Cogu falou tudo!!! Cada zeramento de jogo é histórico!!! Lembro de todos!!! O mais enigmático foi ter zerado o Battletoads do megadrive. No dia que o Sena morreu em 1/5/1994 eu tava muito triste. E já estava com esse jogo há 7 meses e nada!
E nesse dia eu disse: -Vai ser hoje! -Por você Sena!!!
Cogu é muito perceptível o quanto vc ama fazer o que faz, esse é o grande combustível
Com a presença de vocês, fica muito melhor!
Eu passei muito tempo jogando lol, e quando conheci o canal do cogu me deu aquela sensação de ter desperdiçado meu tempo, tipo eu queria jogar tantos jogos, e terminar aqueles q sempre sonhei em jogar, mas não terminava. O canal do cogu desde então me fez rever os vídeos games, e passei a me recontrata como gamer. Obrigado cogu
Fala, Cogu! Queria muito sugerir um vídeo sobre "jogos feitos no RPG Maker". Sou um desenvolvedor solo e estou fazendo um jogo por lá. Seria interessante ver suas indicações de jogos que mostram do que a engine é capaz. Valeu!
Tá a caminho um vídeo assim! Um abraço e sucesso
@@Cogumelando Ahh, aí sim! Ansiosamente no aguardo aqui =)
Que incrível cara! Baita incentivo não só pra "jogar", mas pra se divertir! Eu tava pensando justamente em relembrar os games antigos e iria começar em ordem alfabética 😂 Obrigado por compartilhar suas experiências! Muito sucesso irmão! Abraço.
Eu amo esse canal
Um dia faz alguns anos topei com tua lista, e achei fenomenal o quão completa ela era. Eu tambem preencia e organizava minhas idéias e cronogramas num txt inicialmente, e logo após ver a sua, me motivou demais a montar a minha. Longe de ser tão complexa, mas é muito satisfatório olhar e ir preenchendo conforme as jogatinas acontecem. É bem o mesmo sentimento que tu descreveu, de aquilo ser como um mural, que vai lhe puxando as memórias fio a fio. Parabéns pelo canal e pelo ótimo video!
Fala Cogu , não tem como disponibilizar esta planilha?
cara vc é um e acho q unico cara que realmente é amante de Jogos te vejo preso nos anos da era dos Videos Games mas tipo o preso q falo não é algum ruim é q tipo sempre me vem na cabeça a vontade de jogar alguns jogos so q quando ligo o note e abro o emulador eu saiu daquele mundo facil e não duro jogando vc consegue e traz para seu canal os melhores conteudos e com uma linguagem humildade inteligencia muito foda
PARABÉNS
Tenho mais de 5 mil jogos zerados e também não né acho bomzao não preciso de lista para provar jogo desde os 12 anos hoje tenho quase 46 anos
Já que é pra mentir , então zerei 100 mil jogos bonzao
@@nadahaver3027 você sabe de nada nem me conhece agora o que falo infelizmente não provo postando lista e porque eu não zeraria 5 mil jogos? Tá por fora colega agora você as sentiu ameaçado? Ou defende o barbudo falador ?
Que vídeo bacana!
Comecei a fazer lista tbm na 7ª geração de consoles, mas pretendo voltar e preencher a das anteriores até pq são jogos que joguei há bastante tempo.
Não tenho tanto jogo assim terminado como o Cogu, mas é algo que depois vc olha e sente orgulho, pq vc vê q isso é realmente aquilo que vc gosta de fazer. Recomendo!
Hoje, video-game pra mim é um hobby e adoro colecionar as coisas antigas (que tive acesso na época), mesmo que seja aos poucos, pq dá um prazer enorme.
Parabéns pelo vídeo!!
Gosto muito de ver como você é inteligente e sábio, acima de tudo. Muito legal de acompanhar. Eu tenho um processo bem parecido, planilha, registro, me preocupo com isso também, e gosto de perder um tempo nela me surpreendendo ao descobrir coisas sobre os meus gostos que nem eu mesmo sabia rs. Muito massa, parabéns, e até a próxima
Acho bem legal a ideia de controlar. Achei muito legal seu sistema e controle. Eu me lamento um pouco de não ter registrado tudo que joguei e zerei, quase impossível lembrar. Um sentimento parecido com os filmes e séries, passei nos últimos anos a registrar e avaliar todos filmes que assisto, mas o passado é quase impossível, que não estão registrados nem num papel de pão.
Neste vídeo tem um trecho de uma gameplay de Super Pitiffal e lembrei que jogava com meu pai no Phantom System. Caraca, muito obrigado por me relembrar este momento muito bom da minha infância.
Bacana demais sua lista, a mais organizada e bem feita que já vi, hehe. Eu já estou numa idade (46) onde não tem como fazer uma lista do que eu já joguei na vida, pois muita coisa de NES e Mega eu joguei e zerei lá em 92, 93, e nem lembro mais. Mas de 2013 pra cá, venho usando o site Listal, pelo menos consigo voltar um pouco no tempo com ele. Na maioria dos casos ele já traz a capa do jogo, e quando não tem, tu pode enviar, ou até cadastrar uma versão do game que não tem lá. Bem bacana.
Gosto muito do canal, tem vezes que eu "maratono" de tão bom que é, me lembra aqueles programas de games que passavam na TV, não tenho jogado esses meses e pretendo voltar a jogar depois de mais um conteúdo excelente.
Valeu muito o video de hj!!!
Muito legal a lista Cogu! De uns anos pra cá também criei uma forma de catalogar os jogos que terminei, tempo que levei e a nota. É bem legal para ver depois de um tempo e lembrar como foi jogar / ver se aquela nota ainda representa a opinião sobre o jogo. Fora que criar as planilhas utilizando fórmulas e ferramentas do excel/ google docs também são úteis para outras coisas!
Brother , descobri seu canal a alguns meses atrás ... E venho acompanhando !
E hj resolvi comentar :
Seu ponto de vista sobre os jogos vai além de um " gamer casual " ! A visão por trás de um jogo é o ponto primordial sobre FALAR DE JOGOS e é oq vc faz e ONDE ME IDENTIFICO contigo. Pois falar de um jogo vai além de gráficos e jogabilidade e etc ... E sim o MOMENTO VIVIDO naquela época , oq significou jogar aquele jogo naquela época !! Passar essa sensacao , isso é o diferencial seu , e penso exatamente igual a tu.
Poucos passam essa visão e um dos UNICOS que acompanho que se assemelha a vc é o Edu , fora isso não acompanho mais ninguém.
Parabéns irmão seu conteúdo é muito bom de verdade.
Precisava vir lhe falar isso !!! 🤜🏻🤛🏻
Vlw e continue nesse pique
O seu vídeo foi tão bom, porque alem do grande conhecimento em jogos, você compartilhou questões sobre perspectivas e filosofias de vida. De alguma forma, você ajuda muitas pessoas a entenderem o que elas ainda nao conseguiram entender. Isso parte de um estudo do autoconhecimento. Parabéns, voce é muito bom.
Queria ter pensado nessa lista anos antes, é uma grande Idéia, ainda mais a filosofia em torno dela, compreendi demais o que vc quis dizer. A palavra certa é "gatilho", as descrições no jogo em relação a época que estão anotados na planilha, ficam meio que ocultas na cabeça, e as descrições servem como gatilho pra acessar certas lembranças, genial. Parabéns pelo conteúdo, um dos melhores canais do UA-cam.
Comecei a acompanhar seu canal e não parei mais de assistir seus vídeos.
Cara! Parabéns pela forma que vc conduz esse canal!
Sempre fui apaixonado por videogames e até tenho uma coleção de consoles retro e também mais atuais, no entanto estava meio desanimado em jogar os jogos e mais focado em adquirir jogos, isso mudou depois que comecei a lhe assistir, obrigado! 👍🏻🤝🏻
A minha planilha eu iniciei a uns 15 anos atrás, a ideia era dar nota para todos os jogos que joguei de Snes para depois fazer o top 100 de snes e top 100 de super famicom, a planilha é confusa cheia de fórmula mas me ajudou😅 a sua é bem mais organizada hehe planilhar essas coisas nada mais é que uma demonstração de amor e carinho aos jogos
Amo seus vídeos, eles me motivam, eu trabalho e jogo sempre que posso, estou no momento zerando todos os jogos que já joguei na vida até aqui e não zerei, e tbm os que eu zerei para relembrar, foi muito bom fazer isso, no momento faltam só 4 jogos, daí vou começar uma nova jornada, vou jogar somente jogos da nova geração, entra no game e me perde na história me envolver, obs nova geração e jogos lançamento, sendo em pixel arte ou como quer que seja, amo os novos jogos de pixel arte são lindos eu fico muito impressionado, mais minha maior motivação pra fazer isso, eq fazendo isso eu fico livre pra pegar um jogo por vez sem pressa, aproveita ele ao seu máximo, pq não tem nenhum jogo que eu conheço que eu tenha deixado incompleto.
minha vida gamer existe em dois momentos, AC e DC, antes do Cogumelando e depois do cogumelando. Já estou montando minha lista e colocando os que já zerei. Você é incrível!!!
The Sims me ocorreu idêntico a vc. Porém com o The Sims 1 também. Baixava tanto Mod q nem jogava efetivamente no final das contas. Ótimo video meu amigo
Cara, vc é uma inspiração em pessoa, parabéns, tanto pelo conteúdo como por ser essa pessoa carismática e sensacional.
Esse é o sentido da vida,quando você descobre o que gosta de fazer,e faz essa coisa como se o tempo não existisse (e ele não existe mesmo) e com muita alegria e satisfação em estar se expressando!
Creio que esse é o coração desse projeto Cogumelando,pois como o nome sugere,estamos todos crescendo ao entrar em contato com o mesmo!
VIDEOGAME é a própria vida (e vice versa)!
Salve Cogu, fiz uma lista parecida com a sua ano passado por inspiração sua mesmo. É um pouco mais enxuta e com menos informações mas to curtindo mto preencher. Usei o livro "1001 videogames para jogar antes de morrer" como referência e a minha biblioteca pessoal. E tem razão, preencher a lista ajuda a empolgar a conhecer e zerar mais jogos. Valeu!!
Parabéns pelo marco, Cogu! Você representa um desejo de todo gamer, que é zerar praticamente tudo de todas as eras. Você é a prova de alguém que realmente entende de videogame.
Vídeo maravilhoso! Tenho certeza de que vai ser útil para muita gente. Posso atestar que, pelo menos pra mim, ter começado a usar planilhas pra catalogar os jogos zerados foi uma coisa ótima! Foi algo que acabou culminando na criação de outras planilhas para várias outras coisas, e hoje sou uma pessoa mais organizada por isso haha. Valeu demais!
Querido Cogu, merecemos todo um evento todo dedicado convidando você como o convidado mais querido!
Não te conhecia ainda, esse vídeo apareceu pra mim nos recomendados e me interessei... Vontade de fazer a mesma coisa! Na vdd queria mt ter esse estilo de vida pq eu sou muito apaixonada por jogos! Já zerei tanta coisa q se eu fizer essa planilha vai ficar enorme também kkkk teria que puxar muita coisa da memória, mas acho q sou capaz. Pensando em fazer isso futuramente! Mt sucesso cara!
Cogu, tenho 30 anos e passei boa parte da vida estudando e trabalhando (fiz faculdade e tau), recetemente voltei a jogar, vez ou outra jogava um diablo 3 coisa assim, mas nada de mais e fiquei motivado e revisitar os RPG aintigo onde cai no tau pixel arte e seu mais variado modos. Fiquei inspirado e pretendo fazer uma panilha parecida com a sua e tentar zerar mais jogos ao inves de jogar muito um ou dois. atualmente descobri e estou zerando zelda link to the past e que jogo BOM.
Cogu, seu vídeos são sempre sensacionais. Eu ri quando você falou que todo jogo é 10, você vai tirando ou mantendo ponto conforme vai analisando, lembrei dos juízes de ginastica artística, todos os atletas começam com 10, vão perdendo ponto conforme se apresentam. Eu não tenho pressa para zerar os jogos, eu devo ter uns 30 à 40 jogos (Nintendo Wii, Nintendo Wii U e do 3ds) na fila para ser zerados, eu só passo para o próximo se tiver terminado o que estou jogando. A minha lista de jogos Zerados é os jogos que tenho fisicamente ou digitalmente.
Cara, o conteúdo e a forma espontânea, natural como tu faz seus vídeos é sem igual. Passo 20 min de boa vendo. Eu por enquanto to fazendo listado de zerados em 2023, pra ver se me motiva a terminar algo, pq com o tanto de coisa disponível e ainda fico buscando mais coisa, ta difícil terminar algo. Ao menos ainda consigo me divertir no processo.
Lista muito bacana e bem elaborada. Eu tinha uma lista bem simples, mas acabei abandonando. Sua lista me motivou, pois a vida adulta já desmotiva um pouco pois quase não sobra tempo ou ânimo pra sentar e concluir um jogo. Já iniciei muito e zerei poucos, e deve ser porque falta um pouco de controle e foco no jogo do momento. Parabéns pelo conteúdo, gosto muito dos seus vídeos! Abraço!
Achei a ideia sensacional. Cheguei a criar uma planilha esse ano, porém com os jogos platinados. Não chego a platinar muitos, sou muito chato com jogos desconhecidos, então acabo platinando o mesmo game em 2-3 plataformas diferentes.
Vou aderir, e inserir também os jogos que já zerei quando mais novo no PS1 e PS2. Obrigado por compartilhar a ideia Cogu! Sucesso sempre.