Divórcio seguido de novo casamento é o mesmo que adultério continuado, a Bíblia chama de Adultério.
Вставка
- Опубліковано 6 лис 2024
- Se inscreva no canal e divulgue, DIVULGANDO O CANAL VOCE ESTRÁ AJUDANDO PREGAR A VERDADE!
1. Mat. 19:9-10
“Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, exceto sendo em caso de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.”
Notemos que esse homem casa com outra mulher (qualquer que seja a situação dela). É outro casamento, mas não vale nada diante de Deus. Essa nova união é considerada adultério porque obviamente o verdadeiro casamento continua em vigor. A reação desesperada dos discípulos e a réplica do Senhor Jesus Cristo, são uma das mais fortes evidências que o
Senhor foi muito bem entendido quando negou totalmente a possibilidade de divórcio e novo casamento. Vejamos:
Os discípulos ficaram desesperados e se surpreenderam com esse altíssimo padrão de casamento. Em suas mentes, o divórcio e novo casamento eram sempre uma opção. A única dúvida que eles tinham era se podia ser por qualquer motivo ou apenas em caso de adultério. Quando Jesus fechou essas duas portas, eles ficaram pasmos. Para expressar a frustração, eles partiram para a apelação: de acordo com eles, seria melhor nem casar. Talvez eles estivessem dizendo que Jesus era muito radical, inviabilizando o casamento com essa “descabida” e altíssima exigência. O Senhor Jesus, então, ao invés de conceder a verdade como fazem esses pastores irresponsáveis que aconselham pessoas a se divorciar e casam divorciados, não cedeu um milímetro e afirmou que nem todos tem a competência espiritual para entender o assunto, mas apenas aqueles a quem foi concedido, ou seja, o problema não está no casamento e suas divinas implicações, mas no pecado de rebelião do homem que sempre corrompe o plano de Deus. Note que os discípulos distorceram o que Deus disse. Em Gn. 2:18, Deus disse “Não é bom que o homem esteja só…”. Aqui os discípulos dizem que não convém casar. Creio que eles estavam usados pelo Diabo, exatamente como Pedro em Mat. 16:23, para distorcer a Palavra de Deus e desmoralizar o ensino de Jesus. O Senhor, como Autor do casamento, rejeita categoricamente a arrogância humana e reafirma a santidade da instituição divina. Note aqui outra coisa reveladora. Essa mulher, abandonada pelo marido que se envolveu em outro casamento (adúltero), é teoricamente a “parte inocente” como muitos querem. Todavia, O Senhor Jesus nos diz que ela não tem o direito de casar novamente. Se ela assim o fizer será adúltera também, porque esse outro homem que se casa com ela comete adultério. Ninguém comete adultério sozinho: “…e o que casar com a repudiada, também comete adultério.”
1Co. 7:11
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
PONTO FINAL. Nada de divórcio ou novo casamento. Note que para ela e o marido (note que há o artigo definido “o” também presente no texto Grego: “o marido” denota ser aquele o verdadeiro e único) se reconciliarem, é óbvio que ao marido também é terminantemente proibido recasar. Pessoas irresponsáveis, quando se divorciam, mal esperam secar a tinta do papel do divórcio humano, que nada vale para Deus, e já se aventuram em outro relacionamento (adúltero) fechando definitivamente, muitas vezes, a porta para a reconciliação. Isso impede a única solução Bíblica de restauração em caso de arrependimento. Notemos que no verso 15, a expressão “nos chamou para a paz” não tem nada a ver com recasamento, que obviamente seria uma contradição com o verso 11, mas fala do crente estar livre de qualquer culpa sobre as obrigações conjugais, caso o descrente o abandone.
Sou divorciada há muitos anos, me uni com outro homem, voltei para a igreja depois de 16 anos desviada, comecei a ler a palavra, o que não fazia delicadamente antes de me desviar, enquanto lia 2 pastores me orientavam que deveria me casar com o homem que estava unida, mas no meu ❤algo clamava, "não se case", meu casamento no cartório já estava anunciado no diário oficial, mas por 1 mês Deus me deu a palavra de Mateus sobre o divórcio e cada dia mais falava alto em meu ❤, "não se case é pecado", então com muito sofrimento entre ambas as partes, nos separamos pq eu quero obedecer e entrar no reino de Deus, estou só desde 2016 e não sinto falta alguma de um marido!!! Eita glórias!!! ⚘🌿🌻
Eu também estou sem outro homem e não sinto falta.
Meu esposo está com outra.
Eita glória... amém amada
Deus está sendo louvado por sua vida, fé e obedecia!
Que bênção Deus falou tá falado, os pastores apoiadores de divórcio e segundo casamento deveria lê esse comentário, para cair as escamas dos olhos de tds eles e enxerga à verdade.
Deus poderoso q falou com a irmã.
A morte do cônjuge é a única possibilidade isenta de qualquer acusação. Minha mãe foi traída e se divorciou nunca casou novamente por amor a Jesus.
Mesmo quando um homem ou uma mulher está na condição de viuvez é proibido se casar com pessoa divorciada. Um homem viúvo só pode se casar com mulher solteira ou com uma mulher igualmente viúva. Mulher viúva só pode se casar com homem solteiro ou com homem viúvo. Toda e qualquer pessoa que se casa com uma pessoa divorciada comete adultério.
@@marcelokurtz3467isso mesmo
@@marcelokurtz3467 os pastores e os crentes rebeldes não enxerga assim, na cabeça deles a carta de divórcio tá acima do mandamento do SENHOR JESUS.
Tá bom! Davi era viúvo quando se casou com a viúva do finado Hurias😂😂😂
@@acordatroxa4754 o cabeça de bagre nós não estamos vivendo mais na lei, os erros de Davi ficou lá pra trás.
Foi esse entendimento que tive também , sou divorciada e creio que Deus dará meu suporte para continuar assim até o fim . Quero obedecer as escrituras . Deus seja louvado !
Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Romanos 7:2-4
Amém
Deus te abençoe.
Uma das melhores explicação que vi até agora
Exatamente! Infelizmente muitos hoje querem adaptar a Bíblia da forma que convém . Vemos tantos pastores em segundo casamento 😢 meu esposo saiu de casa , arrumou uma amante , eu já cansei de escutar " casa de novo boba , você pode " . Porém eu fico sozinha e entreguei ele nas mãos de Deus , não quero ninguém pois creio somente em um casamento. Deus pode restaurar minha família, agora se Deus tiver propósito de um novo casamento, só aceito se Ele colocar o ponto final, ao contrário fico sozinha e feliz servindo ao Senhor!
Quem se guia pela Bíblia, nunca tropeça, em nenhuma área da vida!
Bom dia povo de Deus já fazem 13 anos que estou divorciada,! O senhor Jesus nunca me permitiu um Novo casamento, eu achava que era muito feia por isso nenhum homem me queria,mas hoje vejo o cuidado de Deus com a minha salvação e hoje eu sou muito feliz porque estou só sabendo que Jesus é a minha prioridade . Oro pra que meu marido um dia tenha essa revelação
Que testemunho lindo parabéns, você fez o que Jesus disse: e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. Mateus 19:12, mas poucas pessoas podem receber isso, Louvado Seja Deus por você recebido.
Ai sim isso é pra quem conhece a verdade, aquele que se divorcia e casa com outra pessoa é tolo e besta, porque até os católicos sabem que segundo casamento é adultério e leva ao inferno.
Isso aconteceu comigo .
@@JoseAntonio-ln5nx vdd, tanto é que a igreja católica não casa a pessoa outra vez.
@@cristianeestachio1770 vdd só os burro
Que bom que ,ainda tem cristão que fala a verdade
O meu entender é que o Eterno não destroi um casamento para construir outro. O casamento é monogâmico, isso é, um só, até que a morte os separe.
Eu também concordo porém fico confusa pq Deus também da o livre árbitro fico preocupada de lutar em vão
@@silvanaalvesalves6033 querida não existe livre arbítrio na bíblia, então esqueça está palavrinha ok!
Se fosse assim, Deus não teria endurecido o coração de faraó,ok!
@@silvanaalvesalves6033 o livre arbítrio é para os crentes mundanos e relaxados que não aceita a verdade.
@@silvanaalvesalves6033
Deus me livre viver ou voltar com adultero traidor é um casamento sem paz
Prefiro viver só
@@andreloretto1326 sua interpretação está equivocada. Deus endureceu o coração de faraó é uma expressão idiomática. Se Deus nos obrigasse a errar ele seria o autor do pecado. Heresia
Isso mesmo. Esta revelação também recebi do Senhor. Dura é esta palavra, mas é a verdade. Infelizmente muitos são os que se encontram nesta condição e os pastores não pregam sobre, muitos, inclusive, por viverem neste pecado.
@@alaidebraga126 Romanos 7
1 Não sabeis vós, irmãos (pois eu falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem enquanto ele vive?
2 Porque a mulher que tem marido, está ligada pela lei ao marido, enquanto ele viver; mas se o marido morrer, ela está livre da lei do marido.
3 Então assim, enquanto seu marido viver, se ela se casar com outro homem, será chamada adúltera; mas se seu marido morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera, mesmo que ela venha a se casar com outro homem.
Eu casei a segunda vez porque estava no tempo da ignorância mais quando descobrir a verdade dei logo entrada no divórcio do segundo casamento.
E você tá buscando uma restauração da sua primeira aliança?
Nossa é forte viu
Eliana Santana parabéns pela decisão certa vc conheceu a verdade, e foi a verdade que te libertou.
Agora se vc, desejar alguém ou se relacionar com alguém,mandar nude etc.conversar, não vai adiantar nada ter separado e ficar na fornicação
Divorciei faz 30 anos, mas se pudesse voltar atrás não faria mais. Teria lutado mais pra preservar o casamento, mesmo com os muuiitooos conflitos. Orei pouco e me divorciei logo. Não foi fácil,mas deveria ter buscado mais em oração.
Muito boa a explicação, bem clara. antes de me envolver no meu terceiro casamento, busquei ajuda pastoral pra saber se eu podia fazer isso, e o pastor disse que sim. usou até o versículo que diz que: "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus " mas eu mesmo em dúvida me continuei pesquisando até encontrar esse vídeo, e hoje estou esclarecido de que estava no pecado, e estou no processo de separação por entender que minha salvação estava em risco, por estar vivendo em desacordo com a palavra de Deus
Maravilhoso testemunho de fé, amor a Deus e o Céu!
@ Antes de tomar a decisão de me casar pela terceira vez, tentei explicar para irmã que tanto eu como ela não podíamos casar pois ela também foi deixada pelo ex marido, ela disse que eu estava ficando louco e precisava de um psicólogo, chegou até mesmo marcar umas seções para mim, marcou gabinete com outros pastores que chegaram a dizer que isso era loucura da minha cabeça, que não tinha nada ver. Moral da história acabei me casando, mas não convencido de que estava louco, e continuei a pesquisar. Até chegar ao vídeo do irmão, que não fala nada do seu ponto de vista, só fala do que está na palavra, mas eu cheguei ouvir de mais ou menos uns 5 pastores que não tinha problema eu me casar de novo. Fico imaginando que se continuar assim, o cristianismo corre o risco de ser instinto
@@celiodutel2048 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
2 Timóteo 4:3
Terceiro casamento!!!! E ainda culpa o Pastor que te orientou com amor, vai saber a história que vc contou pra ele né? Engraçado a pessoa casa e recasa e mete os outros no erro dela e agora vira anjo e o Pastor vira o errado na história por ter te aconselhado. Se vc fosse tão sabido como quer demonstrar não teria se separado do primeiro casamento e se o fizesse teria se mantido sozinho; a futura ex terceira mulher tem razão de falar o que falou mesmo kkkkkkkkk, pelo menos foi um livramento pra ela, vai que se tornasse o teu terceiro casamento falido?! Porque mesmo os católicos sabem que pra Deus existe só 1 casamento, ninguém casa e descasa achando que está correto, todos temos a consciência que casamento é até que a morte nos separe, nós fazemos esse juramento no altar.
@@cristianeestachio1770 concordo plenamente com você, está coberta de razão. Sábio é aquele que se casa diante de comentários infundados sem conhecimento de causa, que acaba nos enquadrando dentro de um dos dez mandamentos que diz " não julgueis, para que não sejas julgados" no mais, muito obrigado por sua sórdida contribuição, e me desculpe por qualquer coisa
Antes de ouvir esse áudio eu já entendia dessa forma, porque o próprio Jesus me deu esse entendimento ao ler a bíblia,ouvindo o senhor pregar essa palavra só confirmou o q eu já sabia.excelente explicação infelizmente muitos não aceitam só a aceitam quem tem o espírito de Deus!
Mateus 19: 11. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
@ Deixa de ser tolo rapaz, fica falando Divórcio em vez de falar repúdio, de onde tu tirou isto? Vai nessas traduções corrupidas que o inferno é mais na frente
Eu creio que tenho o espírito de Deus e penso diferente mas talvez vc já diga que estou errada e tenho que me converter, sinceramente é complexo esse tema,mas eu já tive um pastor que sempre pregou a palavra bem correta mas ele ,homem integro casado a muitos anos com uma única mulher,mas ele explicava diferente acerca disso e eu até antes de me converter sempre entendi da forma que ele falava,creio que ele não esteja errado,mas para alguns aqui então ele é fariseu,o problema que acho é o julgamento esse tbm é pecado.
@@edmilsonsilva1574exatamente já estudei e não é desse jeito não,eu não entendo como aqui e outros falam não, entendo diferente.
Enfim, não acredito que só em caso de morte não.
@@patriciafernandes6361 Procure no UA-cam professor Leandro Martins falando sobre divórcio e repúdio, vc vai entender tudo.
Acabei de me disvociar por esse motivo,voltei para os caminhos do SENHOR quando estava afastada a uns 10 anos atrás traí meu marido p ficar com esse segundo tenho uma filha de 4 anos com esse segundo, mas voltei p JESUS e o ESPÍRITO SANTO me mostrou que eu estava em adultério pq eu não sabia,eu pensei q estaria em adultério só se eu ainda tivesse casada com o primeiro marido,mas não, e o ESPÍRITO SANTO DE DEUS me mostrou que estava em adultério, nossa muito difícil pelo q ainda estou passando, mas me rendi aos pés do SENHOR JESUS e prefiro obedecer a palavra de DEUS!!
Ta sendo difícil mas JESUS me disse que estás comigo!!!
Glória ao Rei dos Reis JESUS CRISTO EU TE AMO💙💙
Vc voltou para seu primeiro marido ?
@@eduardodisconci3390 ainda não,vou esperar Deus restaurar meu casamento!! Eu creio pois oq Deus uniu o homem não separa
Eu era solteiro e casei com uma mulher divorciada. Quando eu tomamos conhecimento sobre essa palavra, pedimos perdão a Deus, mas estamos juntos.
@@Goku_Black_Pill_3.0 a paz do Senhor, irmão temos que nos arrepender pedir perdão a Deus e abandonar o pecado para que venhamos alcançar a misericórdia de Deus, sei que NAO NÃO É FÁCIL, mais quando abrimos mão de algo difícil p nós mas obedecendo a palavra do SENHOR ele nos dá uma força tão grande que não nos deixa,pra mim não ta sendo fácil mas mesmo assim eu agradeço a Deus por ele ter me mostrado que eu estava em adultério, ele renova minhas forças todos os dias que até eu me admiro, as pessoas não entende mas eu entendo pq o SENHOR ESTA COMIGO ALELUIA LOUVADO SEJA DEUS
@@Goku_Black_Pill_3.0
Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará
Mais oque as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
Provérbios 28:13
Vdd, pastor. A Bíblia é muito clara.
Fico pensando nos pastores que liberam o segundo casamento, baseados numa suposta justificativa, e nas pessoas que seguem esses direcionamentos: NÃO são inocentes, antes procuram alguém que libere o erro.
Mas ainda é o Amor à Deus e a obediência aos seus mandamentos que devem pautar a vida do cristão. Isso é a nossa cruz.
A bíblia tbm ensina a fugir dos falsos profetas se ele libera o divórcio e segundo casamento dentro da igreja só vai ficar lá dentro quem gosta de ser enganado, porque quem conhece a verdade sabe que lá não tem nada de Deus, onde tem engano o diabo faz a festa, gente procurem uma igreja verdadeira que não aceita ninguém com dois casamento, Jesus está voltando.
Os ensinamentos de Deus são para nod proteger de problemas, sabemos que os outros casamentos trás muito transtorno, não é como as novelas, as músicas e os filmes dizem para enganar as pessoas. Deus é bom e nos avisa na Bíblia. Arrependo-me pelo divórcio. Deus me protegeu, com sua misericórdia, a fim de não encontrar ninguém para casar. Tive algumas relações sexuais, mas me arrependi, depois de muita humilhação e sofrimento e abandonei, vigilância todos os dias. Deus é bom 🙏
Então quem si divorciar é si casar novamente não pode ser um crente é não vai para o céu
A igreja batista o pastor disse p mim que pode casar mas eu não me senti segura com ensinamento dele só que ele e casado bem casado a agora os outros ele aconselha errado tô fora dessa igreja
Concordo, o casamento só acaba com o atestado de óbito.
É o que o próprio casal dize ao casar: “ATÉ QUE A MORTE O SEPARE”
Wolà
@ verdade
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
1 Coríntios 7:10,11
@ é por ai que podemos vê oquanto o povo erra até mesmo a própria lei civil que casa e depois ela mesmo vai e desmancha, e torna a recasa as mesmas pessoas divorciadas com outras pessoas, a cegueira espiritual já começa na lei, pôr isso que está essa bagunça do inferno na vida de milhares e milhares de pessoas, feliz é aquele que consegui obedecer à Santa palavra de Deus, porque o adultério já tomou conta de todas as igrejas, e todos sabem que os adúlteros não herdará o reino de Deus.
Não vamos esquecer que somente em pensarmos podemos cometer adultério.
Resumindo todos somos pecadores e devemos confessar
Excelente resposta
@@helloa879 não só confessa- confessar e abandonar
Precisa ser específica para não gerar dúvida.
NAO...SER UM CRENTE DE ORACAO..NUNCA..ORAI E VIGIAI O INIMIGO BRAMA A QUEM POSSA TRAGAR.O INIMIGO CONHECE TRUGOS E JOIOS.
Casamento é coisa séria pense bem se você é casado não se pare se vc é solteiro faça bem a sua escolha casamento é para sempre.
Não é complicado apenas temos que lutar e obedecer a palavra do senhor, para que Deus Restaure o nosso casamento.
Amém
As escrituras são muito claras com relação ao casamento, ao divórcio, ao adultério e ao segundo casamento. A união sexual entre homem e mulher constitui casamento, e a mulher está ligada ao marido enquanto vive o marido. A mulher que se une a outro enquanto vive o marido comete adultério, tendo ela repudiado o marido ou tendo sido repudiada por ele. O homem que repudia sua mulher e une-se a outra mulher comete adultério contra a primeira, e aquele que se une à repudiada também comete adultério. Homens e mulheres são diferentes: o homem não pode repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, mas pode casar-se novamente se for repudiado, desde que se case com mulher sem marido, ou seja, com virgem ou viúva. A mulher não pode se casar com outro homem enquanto vive o marido - ou seja, tem que ser virgem ou viúva para se casar - mas embora não deva repudiar o marido, pode fazê-lo desde que venha a se reconciliar com ele mais tarde ou que fique sem se casar (enquanto vive o marido). Lembrando que a mulher que se contaminou - que cometeu adultério - não pode ser recebida de volta pelo marido, mesmo havendo arrependimento: é abominação. Com relação ao divórcio, se um dos cônjuges insiste na separação, aquele que é crente pode aceitar o divórcio: "Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz." 1 Co 7.15. A única exceção em que as uniões adúlteras não devem ser desmanchadas são os casos em que os adúlteros ou pelo menos um dos cônjuges converte-se nessa condição: "Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus. [...] Imãos, cada um deve permanecer diante de Deus na condição em que foi chamado." 1 Co 7.20,24.
Por fim, com relação às mulheres repudiadas e que se tornaram adúlteras, creio que em primeiro lugar, o Senhor cobrará dos maridos que as expuseram a essa situação, e talvez também dos homens que as tomaram por esposas posteriormente. A lei é, aparentemente, mais dura para a mulher. Todavia, a responsabilidade recai sobre o homem: a mulher que repudia seu marido não o expõe ao adultério, mas o homem que repudia sua mulher a expõe.
@@teletube81 comentário sem qualidade nenhuma, ninguém que uma vez se casou poderá se casar com outra pessoa enquanto estiver vivo a esposa ou esposo, para de falar besteira, vamos combater o adultério do segundo casamento de dia e de noite, segundo casamento de pessoas divorciadas independente do motivo da separação é adultério é obra do diabo.
@@teletube81 porquê as mulheres que está ligadas ao marido pela lei enquanto ele viver, morto o marido, ela estará livre da lei dp marido, porém vivo o marido, ela será chamada adultéra se for de outro marido, mais morto o marido, ela estará livre, e não será mais adutera se for dr outro marido,
Nesse texto aqui paulo ta falando de da lei torá , a lei de Moisés, Paulo ta falando que pela lei de Moisés a mulher tinha que viver com o marido até a morte, porém nós não estamos mais na lei, vivemos na graça de Jesus Cristo, pense nisso
@@JoseAntonio-ln5nx vc esta blasfemando das escrituras sagradas. Estudo a palavra e verá que pode sim se casar novamente.
Concordo plenamente contigo irmão, e quero dizer que, é muito bom ver como vc explica tudo bem direitinho e claro. Glória a Deus e eu te agradeço por fazer esse vídeo sobre esse assunto tão importante e sonegado na maioria das congregações da igreja de Cristo Jesus.
Eu tive o mesmo entendimento e a palavra está clara que realmente não tem segundo casamento...
Vc é Judia.?
Então quem si divorciar é si casar novamente não pode ser um crente é não vai para o céu
@@joelferreirasilva6023Deus não leva em conta o tempo da ignorância
Excelente reflexão. Embasado e contextualizado. Acho que, por ser extremamente difícil não se casar novamente, os líderes não abordam esse prisma desse tema tão relevante.
Não aborda pq eles não estão preocupados com a salvação das almas, oq eles querem é vê suas igrejas cheias,
Louvado seja o senhor Jesus Cristo, pela a vida do senhor Que Deus continue abençoando a sua vida grandemente em nome de Jesus Cristo.
Exatamente por isso que Jesus vai falar,Não te conheço( mais Senhor no teu NOME profetizei etc..) aparta -vos de mim vós que pratiques a iniquidade Eu não vos conheço.
Não só por isso mas por outros pecados
É lamentável que existam pastores que permitem segundo casamento.
Meu ex esposo é pastor da quadrangular e casou há 1 ano😮
Esse pastores estão em adultério são prostituto não estão nem ai para a salvação deles nem pra os outros
Infelizmente muito gente está seguindo as paixões da carne , casados mais de apaixonam por amantes e procuram argumentos pra se seperar
Casamento é um só.Se divirciar-se que fique só para o resto da vida.Os adúlteros terão um fim muito triste.
Tao tem ki deixar o seg casamento?
@@eraldoeraldo9886peça direção de Deus
Que loucura gente
E se deixou seg casamento e vive só?
Quem deixa o seg casamento como fica?
A palavra de Deus não veio para agradar e sim pra confrontar nossos erros só pode casar novamente com atestado de óbito nas mãos eu entendo assim minha opinião
Viviane vc entende assim e tá certíssima não sua opinião é à palavra mesmo siga assim que vc está de acordo com a verdade, tanto quem se divorcia e casa com outra pessoa como tbm quem ensina que não pecado são tds desobedientes da palavra do Altíssimo; são crentes mal convertidos ama mais o mundo do que à Deus.
Eu tbm concordo que divórcio seguindo de novo casamento é o mesmo que adultério contínuo, parabéns pela explicação irmão, tem muitos casais em adultérios com dois casamento dentro da igrejas por dar ouvido aos maus conselho de muitos que se dizem pastores e estão ensinando os divorciados adulterar com outra pessoa, é um bando de lobos devoradores que se nós não examinar as escrituras até nós seremos enganados por esses falsos líderes, profetas de banheiro apoiadores de adúlteros.
Verdade amado, são milhares nesta situação, essa era um característica dos tempos de Noé casavam e dava-se em casamento, situação que a bíblia diz que estaria o tempo do arrebatamento.
Verdade amado a bíblia é clara, porém estamos no tempo do fim a bíblia diz que os homens casariam e dariam em casamento nos últimos dias.
@ vale a pena examinar as escrituras para não cair não sermos enganado por esses tipo de pastores sem qualidade que apoia pessoa com dois casamento, são todos lobos devoradores cuidado com eles.
Sem dúvidas! Concordo com que li no seu texto!
Falou tudo esses pastor ficar pregando as pessoas que pode casa de novo encinando tudo errado para os irmãos falsos pastor eles vão contra a lei de Deus
Muito bem explicado embora muitos não aceita más a verdade tem que ser dita como ela é, e não como muitos que se dizem ser pastor, e ensinando os divorciados se casar com outra ou com outro, ao invés de pregar contra o adultério, eles se esqueceram que Jesus disse no princípio não foi assim.
E os adúlteros não herdarão o reino dos céus diz a Bíblia sagrada a palavra de Deus.E muitos no púlpito do Senhor Jesus Cristo.
Onde está na bíblia essa condenação ???? Pq até então só Deus pode julgar a intenção e decisões que cada um toma tem pessoas que fazem pior do que um possível segundo casamento sem viuvez .... O certo é sim ter uma só esposa , um só marido .... Mais tem situações que ocorrem que não foi prescritas em narrações bíblias , nos dias atuais que faz com muitas mulheres morrem por dia por continuar com seus cônjugues e a bíblia na nossa tradução em português ocorreu alguns erros que condenam muitas pessoas ...
Vc é juiz ??? Usa a bíblia para ganhar almas para o Reino.... Pq jesus não condenou a mulher de Samaria em João 4 e João 8 também não condenou a mulher que foi pega no ato de adultério.... Não sabeis examinar as escrituras segundo a Coríntios 3 se não me falho a memória versos 7 ... A letra mata , mais o espírito edifica.... Os adúlteros que são mencionados é quem não crê , e vive se casando ..... Concordo que os pupitos estão cheios de adultérios.... Mais lembro a vc e a mim não cabe a nós julgar ..... Só orar
A palavra do Senhor é bem e limpa e cristalina como à água da chuva meu caro
Ele não se adapta a mim nem há você
Mais nós e que temos que se adaptar a ela
🙏
@@jadersonbrunocardoso9748 Pode espernear irmão, não existe segundo casamento na bíblia e fim! Eu vivo isso tenho 30 anos meu esposo me deixou há 5 anos, eu vou honrar meu casamento até o fim dos meus dias.
@@jadersonbrunocardoso9748
Mas o homem que comete adultério
não tem juízo;
todo aquele que assim procede
a si mesmo se destrói.
Provérbios 6:32
Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério".
Marcos 10:11-12
Mas eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.
Mateus 5:32
"Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.
Levítico 20:10
(Desconheço pecado na bíblia que a penalidade era execução)
e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz?" Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo.
Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: "Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela". Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se em pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?" "Ninguém, Senhor", disse ela.
Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".
João 8:4-11
(Jesus não condenou mas ordenou que ela abandonasse o pecado)
O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.
Hebreus 13:4
Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
Apocalipse 2:21-22
É se uma grande parte não se acertar, hum, vai ficar de fora. Deus abençoe o Sr, muito bem explicado sobre o segundo casamento pós divórcio.
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
1 Coríntios 7:10,11
Eu vou me reconciliar com meu marido pq amo ela mais primeiro amo o Senhor
Verdade!!! Deus abomina o divórcio. Malaquias:2 : 16
Verdade novo casamento não asiste
As pessoas casam de qualquer maneira, depois pra se separar inventam inúmeras desculpas, porque até pra traição existe o perdão, as pessoas podem se perdoar e continuar juntos, porque ninguém está imune de errar nessa vida; conheci um casal que o marido traiu mais de uma vez, detalhe: traiu a esposa com 4 meses de casados e ela já estava grávida da primeira filha, eles nem crentes eram, mas ele pediu perdão e ela perdoou, depois fez novamente pediu perdão ela perdoou novamente, aí mais tarde ela conheceu a Deus e ele veio a conhecer mais tarde um pouco antes de sua morte, enfim eles viveram até a morte os separar, pra quem vai falar que ele não valia nada ou dizer que ela era uma boba, nada disso é vdd, a vdd é que se amavam e tinham um compromisso de casamento que só a morte os separaria e assim foi feito; ele foi um bom homem tirando essa falha de traição e ela hoje já falecida foi uma mulher guerreira, forte e admirável, porque não é fácil perdoar uma traição, a pessoa deve se sentir a última das moicanas. Esse casamento era de 1963, as pessoas casavam e se comprometiam de verdade.
Nâo é a instituicâo que esta acabando !As pessoas e que náo estâo tendo caráter ! Casamento tornou - se emprêsa se tiver dando lucro tudo bém ! Se nâo !?,estâo terminando até por telefone !
E por isso que tem quer ter namoro pra conhecer seu parceiros para não haver arrependimentos depois quando for tarde demais
Nao tem base o que voce falou, para. O ser humano é complexo.
Verdade.
Vc pode namorar ,casar mas é a convivência que se conhece e digo mais , conheço uma pessoa aqui que namorou direito ninguém dizia que não ia dá certo,casaram depois poucos anos separaram ele era gay,foi uma surpresa para todos,ou seja o ser humano sempre nos surpreende ninguém conhece totalmente ninguém ,e agora ela vai ter que ficar solteira? sinceramente não concordo,nem todo casamento foi Deus que uniu não,e digo mais muitas vezes a igreja é a maior culpada fica pressionando o povo para casar aí quando não dá certo,culpa até a vítima e condena a um fardo.
Temos que buscar obedecer a palavra,mas temos que buscar muito entendimento tbm,vamos parar de romantizar,ao meu ver não concordo que tem que ficar só para o resto da vida,mas cada um interpreta diferente mas entendo o que falou é bom tentar conhecer ao máximo sim , porém é complexo.
Já imaginou as pessoas que se casaram obrigadas por alguma razão? será que Deus abençoou essa relação ?E agora é para sempre?sinceramente tenho minhas dúvidas.
Creio na bíblia mas creio que tem que ser bem analisada como um todo,e não só em versículos isolados.
Tantos cristãos cegos e vivem segundo a sua carne, pessoas que se acham em relacionamento abusivos como desculpas para se divorciar que nada que um diálogo e as luz das escrituras não resolvam. Como Deus não tivesse poder para mudar coração.
Cara vc prometeu pra sua espoisa amar, honrar, respeitar e ser fiel. Vc não cumpriu nada do que disse é acha que ela tem a obrigação de continuar com vc, sendo que vc quebrou sua promessa? Ao quebrar a promessa o casamento é desfeito, é Igual quando vc aceita Cristo e promete seguir uma nova vida com ele, mas se não cumprir vai ficar de fora, pq ele não é obrigado a Salvar quem não faz por onde. Deus odeia o divórcio isso é fato, mas Jesus permitiu em caso de ( porneia), fiz um estudo biblico, e essa palavra é citada em vários casos na biblia, porneia significa impureza, fornicacao, prostituição, relações sexuais ilícitas, que abrange bestialidade, incesto.
Ela é usada em diversos contextos. Não teria sentido Jesus usar mocheia ( adultério), para o divórcio e novo casamento, por isso ele usou porneia que abrange toda imoralidade sexual. A vítima se nao quiser continuar, pode se divorciar e casar novamente, mas seria melhor que ficasse só pq hoje não compensa mais se casar, os homens estão cada vez mais imorais. Pra que sofrer novamente? Viva só em Cristo. Mas devo enfatizar que quem se divórciou por traição ou quaisquer coisa relacionada a isso se quiser pode se divorciar e escolhendo ficar só, perdoar o cônjuge ou se casar novamente, em nenhuma dessas coisas a pessoa está errada. Fica na paz.
@@sarahcontigo1188 Traz um versículo aonde Jesus aceita segundo casamento na bíblia? Boa sorte.
@@sarahcontigo1188concordo plenamente
Já faz cinco anos que estou dividinda ele ja pegou várias mulheres eu aqui de boa não faço questão nenhuma de ter ele de volta eu estou ótima graças a Deus não me envouvi com ninguém sou bem feliz assim também não quero ninguém eu me Basto jamais vou levar esse pecado horrível pra Deus
Paz do Senhor? Gostei dessa explicação. Obrigado.
Casamento só e um não existe 2 casamentos assim como não existes 2 vidas assim como não existe 2 Deuses ou 2 Jesus
Bíblia responde Bíblia só não aceita a verdade quem não quer é bem claro na escritura Sagrada
Pura verdade só a morte separa os cônjuges... ou seja casamento e indissolúvel... isso e pra cristão e não pra mudando, seguimos a Jesus e obedecemos sua palavra....
Ai sim falou td divorcio e segundo casamento não é para cristão obediente, é coisa de pessoas desobediente e mundanas .
Então que Deus mate todos os homens adúlteros e liberte as mulheres que tanto sofrem
Já vi mulher apanhando por causa destas interpretações errôneas,cada caso é um caso, ninguém pode dar veredicto final
Um monte de gente falando que é divorciado, e a bíblia diz, o que Deus ajuntou, não separe o homem, então se vcs se divorciaram, separou o que Deus ajuntou, e isto é desobediência, e a bíblia diz que não herdarão o reino de Deus os desobedientes. Como explicar isto meu jovem? Já que vc vcs levam tudinho no pé da linha?
Para o mundano também, pois o Senhor disse "deixará o homem pai e mãe" e não "deixará o crente pai e mãe"
Boa explicação...Concordo plenamente!!
Parabéns 👏
A verdade acima de tudo 🙏
Eu sou casada de noiva e ele pediu o dirvorcio pra viver nas costas de outra mulher que trabalha ele assim quis mais sonho cm ele sempre e Deus me trouxe as coisas dele pra casa ele volta eu creio estou na igreja de crente Deus Amor
A situação da mulher samaritana também é uma prova.
Um casamento não se constrói sozinho e não se deburruba sozinho
Também não consigo ver que casar de novo, com o cônjuge vivo é correto, pelo que está escrito na Bíblia. Paulo ainda aconselha às viúvas a não se casarem, mas ele diz se casarem no Senhor (com irmão em Cristo), não peca, mas ele alerta que não casando evitará problemas futuros, aqui na Terra. O que se discute aqui é o que está na Bíblia. Quando fazemos diferente pecamos, quando pecamos é confessar e abandonar e alertar a todos ao nosso redor para não irem contra a palavra de e Deus, a Bíblia. Também devemos exortar os irmãos, com paciência, amor, sempre achando que se não vigiarmos, poderemos cair. Leiamos sempre a Bíblia, busquemos a verdade.
Casamento e primeira aliança a união da mocidade Gênesis 2;24 e Mateus 19.6, o resto é pecado
Oh glória! Também entendo assim que em lugar nenhum na bíblia da respaudo pra segundo casamento.
concordo plenamente com você muitos falam que pode mais acredito que estão querendo satisfazer seus próprios desejos
Parabéns irmão, tem diferenças entre porneia e mocheia, só não aceita quem não quer, más a verdade tem que ser dita,doa a quem doer....
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
1 Coríntios 7:10,11
As pessoas procuram ver o que querem ... Deixa que Deus é quem vai julgar ....se vc não está nesta situação, agradeça a Deus e ore por quem está ...só isso ....é fácil julgar quando está tudo bem com vc ....quer dizer vc acha que está , o casal não fica 24h juntos , enfim...adultério é também, desejar, sonhar, ver vídeo de homem ou mulheres quase nu , olhar os volumes por aí, tanto de outro homem ou mulher , deixar de ir a igreja pra ver os peitorais oi coxas dos BBB, ou do cantor favorito , sair com outro que não seja o cônjuge , mesmo pra um cafezinho ou um lanchinho ,dando oportunidade de sedução , seduzir com roupas extravagantes e sensuais ....isso tudo também è adultério ... Só uma dica
Deus condena tanto o, divórcio que João Batista repreendeu, o rei Herodes por se casar, com a própria cunhada, vejamos que Herodes não era judeu, ou seja Deus não aceita divórcio nem de ímpio.
Ele não foi repreendido pelo novo casamento, mas pq ele tomou a ex do irmão dele. Pq é pecado vc se deitar com a cunhada pois é como estivesse descobrindo a nudez do seu irmão.
@@sarahcontigo1188 não é isso não, a repreensão foi por ele entrar em outro casamento msm, isso é adultério não só para o rei Herodes e Herodia, mas para qualquer pessoa que uma vez foi casado deixa à mulher ou marido, e se casa com outra pessoa, a repreensão continua dentro da palavra mas são poucos os que aceita essa verdade, eu imagino João Batista nos dias de hoje no meio de tanto mundanismo e tantos homem com mulher de outro, e mulher com marido de outra, e pior d td que os responsáveis das igrejas não enxerga isso como pecado, é só falsidade e mais falsidade evangelho verdadeiro msm que é bom ninguém ensina.
Nossa que legal essa mensagem. Nunca ouvi algo tão bem explicado. Parabéns
Hoje tem muito casal, na igreja estão juntos e em casa dormir em cama separada
Sera q Deus aprova isso? Ai vivem um casamento infeliz de fachada, apenas pra mostrar pra sociedade q são um casal padrão.
E a boa, perfeita e agradável vontade de Deus na vida desses casais? Viver na mesma casa, porém em camas separadas como irmãos ou até sem cumplicidade pq pros outros tem q passar a imagem de santo. Jesus veio pra nós aliviar dos fardos e para nos lavar dos pecados em apenas um sacrifício q vale por todos e muitas pessoas insistem em carregar o fardo sozinho e outros acreditam q só um novo casamento leva a perda da salvação.
Ate parece q esses "mestres da lei" nao erram, ou nao cometem nenhum outro pecado q leva a morte.
Estão agindo como os fariseus, acusando e colocando fardos nas costas das pessoas.
@@HP-17 verdade, com certeza não se agrada,por isso não concordo com muita coisa que se pregam,a Bíblia tem que ser muito bem analisada,até porque nem tudo a mesma vai explicar .
Parabéns, excelente explicação!!!!👏👏👏👏
Deus não quer que ficamos sós. Isso é punição. As vezes, pessoas como eu erram na escolha do cônjuge, sofremos, somos traídos.
Aí aparece uma pessoa boa, que nos completa, qual o motivo de não ser feliz!
Estou quase casando de novo e tranquila que minha nova união será abençoada por Deus.
Amém q Deus continue abençoando você e seu canal
Nem menos nem mais ,todos somos iguais ; após o soar da Trombeta , haverá o balançar da peneira , e o que é trigo subirá , pois o joio sendo pesado cairá ; Deus seja louvado
Nota 10 meu irmão essa tua explicação
Parabéns ótima explicação
Tem muitos pastor que não encina na igreja não pode só pode casa de novo se tiver morte do outro Deus abomina o divórcio se divorcia ficar sozinhos
Parabéns irmão👏👏👏. muito bem explicado que Deus te abençoe sempre 🙏
A VERDADE TEM QUE SER DOTA DOE A QUEM DOER. CARMEN DE JANDIRA.DEU ABENÇOE SUA VIDA IRMÃO.
Glória a Deus pela
Sua vida🙏🏻🙏🏻 ministrou a verdade, casamento é um
Só. Eu antes de conhecer o evangelho do reino vivia em adultério e Deus me deu um sonho que eu estava morrendo no colo do meu cônjuge que foi casado antes de mim. Me separei e 2 anos depois eu conheci Jesus e me foi revelado esse sonho através da leitura da palavra em
Mateus 19:5 . Glória a Deus que eu ouvi o chamado de Deus na minha vida e vivo na obediência dos seus mandamentos . Pois aquele que me ama, guarda meus mandamentos . Deus abençoe ❤️❤️
Verdade eu me divorciei segundo a palavra de Deus eu não posso me casar de novo me separei do meu marido porquê ele adulterou e não quis largar da amante até hoje ele está com ela
Sinto muito!!!
Muito esclarecedor o vídeo, parabéns 👏🏾
Ajuda divulgar, existem muita gente como coração aberto para a palavra como o seu, porém não conhecem essas verdades.
Oi bom dia a paz do senhor Jesus eu mim chamo AURINO de TUCUMA estado de para,tavo este ensino.realmente e assim mesmo.e forma que eu penso i creio casamento e um só.segundo casamento só sim for no caso de viúvo,ou viúva.gostei bem explicado
Sou mais a Luz da Bíblia sagrada,não tem novo casamento na Bíblia.so um casamento para restos de sua vida;diácono Márcio rocha
PALAVRA BOA E BEM EXPLICADA
Deus seja louvado por sua vida!
O texto de Mateus 19,9 é diferente de Lucas 16,18
Estou muito feliz de ver um pastor que não defende segundo casamento estava procurando uma matéria sobre isso é a maioria que encontrei falava o contrário porque uma moca no face me falou onde e5 que estava escrito que não podia casar de novo daí encontrei essa matéria eu sei que não se pode casar mais de uma vez sou católica sei disso só não sabia o versículo também vivo sozinha não fui casada mas vivi com o pai dos meus filhos me separei dele e vivo só a solidão foi muito mas espero sempre em Deus❤
Jesus É fiel
Provas que todo novo casamento após o divórcio é proibido enquanto os cônjuges estiverem vivos
A cláusula de exceção de Mateus 19.9 não implica que o divórcio em caso de adultério libera uma pessoa a casar-se novamente. Todo o peso das evidências dadas no Novo Testamento nos pontos anteriores é contra esta visão, e existem várias formas de fazer um bom julgamento deste verso, de forma que ele não entre em conflito com o ensinamento geral do Novo Testamento de que um novo casamento após o divórcio está proibido.
Mateus 19.9: Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
Aqui no ponto de vista de Mateus 19.9 e como cheguei a ele.
Eu comecei, primeiramente, ao ser incomodado pela forma absoluta da denúncia de Jesus contra o divórcio e o novo casamento em Marcos 10.11,12 e Lucas 16.18 não está preservado em Mateus, se na verdade esta cláusula de exceção é uma brecha para o divórcio e novo casamento. Eu estava incomodado pela simples idéia que tantos escritores fazem, de que Mateus simplesmente está tornando explícito algo que era entendido pelos ouvintes de Jesus ou os leitores de Marcos 10 e Lucas 16.
Eles realmente teriam assumido que as afirmações absolutas incluiam exceções? Eu duvido muito, e portanto minha inclinação é questionar se de fato ou não a exceção de Mateus conforma-se com o absoluto de Marcos e Lucas.
A segunda coisa que começou a me incomodar foi a questão - Por que Mateus usa a palavra porneia (“não sendo por causa de prostituição”) ao invés da palavra moicheia , que significa adultério? Quase todos os comentaristas parecem simplesmente presumir que porneia significa adultério neste contexto. A questão que persistia era por que Mateus não usaria a palavra para adultério, se isto fosse o que ele realmente queria dizer.
Então notei algo muito interessante. O único outro lugar, além de 5.32 e 19.9, em que Mateus usa a palavra porneia é em 15.19, onde é usada ao lado de moicheia . Portanto, é a evidência contextual primária para o uso de Mateus é que ele concebe porneia como algo diferente de adultério. Poderia isto significar, então, que Mateus concebe porneia em seu sentido normal de fornicação ou incesto, ao invés de adultério
Portanto, não podemos fugir do fato de que a distinção entre o que era considerado como porneia e o que era considerado como moicheia foi minuciosamente mantido na literatura judaica pré-cristã e no NT. Porneia pode, é claro, denotar diferentes formas de relações sexuais proibidas, mas não podemos encontrar exemplos inequívocos do uso desta palavra para denotar o adultério conjugal. Sob estas circunstâncias dificilmente poderíamos assumir que esta palavra significa adultério na cláusula em Mateus. A logia do divórcio foi escrita como um parágrafo da Lei, intentando ser obedecida pelos membros da Igreja.
Debaixo destas circunstâncias é inconcebível que, em um texto desta natureza, o autor não tivesse mantido uma clara distinção entre o que era a falta de castidade e o que era adultério: moicheia e não porneia seria usada para descrever o adultério da esposa. Do ponto de vista existem argumentos fortíssimos contra esta interpretação da cláusula permitindo divórcio no caso da esposa ser culpada de adultério.
A próxima explicação sobre o uso de porneia está em João 8.41, em que os líderes judeus indiretamente acusam Jesus de ser nascido de porneia . Em outras palavras, uma vez que eles não aceitava o nascimento virginal, assumem que Maria havia cometido fornicação, e Jesus era resultado deste ato. Com base nesta pista, eu voltei para estudar o registro de Mateus do nascimento de Jesus em Mateus 1.18-20.
Nesses versos, José e Maria são referidos como marido ( aner ) e esposa ( gunaika ). Ainda assim, eles são descritos como noivos somente. Isto provavelmente vem do fato de que as palavras para marido e esposa eram simplesmentem homem e mulher, e do fato de que o noivado era um comprometimento muito mais significante do que é hoje. No verso 19, José resolve “divorciar-se” de Maria. A palavra para “deixá-la” é a mesma palavra de Mateus 5.32 e 19.9. Mas, mais importante que tudo, Mateus diz que José foi “justo” ao tomar a decisão de divorciar-se de Maria, presumivelmente por causa de porneia , fornicação.
Portanto, enquanto Mateus procede em construir a narrativa de seu Evangelho, ele encontra-se no capítulo 5 e depois no capítulo 19 precisando proibir todo casamento pós-divórcio (como ensinado por Jesus) e ainda permitir “divórcios” como aquele que José considerou como possibilidade, por pensar que sua noiva era culpada de fornicação ( porneia ). Assim, Mateus inclui a cláusula de exceção em particular para exonerar José, mas também no geral para apresentar que o tipo de “divórcio” que alguém talvez procure durante um noivado por causa de fornicação não está incluído na proibição absoluta de Jesus.
Esta interpretação da cláusula de exceção tem sérias vantagens:
Não força Mateus a contradizer o significado claro e absoluto de Marcos e Lucas, e o inteiro ensinamento do Novo Testamento apresentado em 1 Co 7:10 e 39, incluindo o próprio ensinamento absoluto de Mateus em 19.3-8
Provê uma explicação de por que a palavra porneia é usada na cláusula de exceção de Mateus ao invés de moicheia .
Concorda com o uso do próprio Mateus de porneia para fornicação em Mateus 15.19
Vamos a mais uma explicação sobre a exceção:
Mat. 5:32
"Porém, eu vos digo, que todo aquele que repudiar sua esposa, a não ser por causa de fornicação, causa que ela cometa adultério, e todo aquele que se casar com ela que é divorciada comete adultério."
Notemos aqui que o Senhor Jesus Cristo está afirmando a indissolubilidade total do casamento enquanto o marido e a esposa estão vivos. Note que somente no evangelho de Mateus (Mat. 5:32 e Mat. 19:9) estão inseridas a resalva "a não ser por causa de fornicação" (note que essa é que é a correta palavra usada inclusive por João Ferreira de Almeida em 1693 pois vem do grego "porneia"), porque isso se aplica a situação peculiar dos Judeus. Veja no verso 5:1 a quem Ele estava se dirigindo: à multidão e aos discípulos. Essa foi a exata situação que inicialmente José pensou erradamente de Maria. Os fariseus, também, cometeram esse erro mas de forma blasfema em João 8:41, acusando o Senhor Jesus com sendo nascido de fornicação (porneia) e não de adultério (moicheia). Note que em Mat. 1:20 o anjo dirigindo-se a José, chamou Maria de "tua mulher" (ou esposa) embora o casamento não tinha sido celebrado e consumado, ou seja, eles ainda não tinham se tornado uma só carne, mas eram marido e mulher. Nesse caso, Jesus está dizendo que o casamento poderia ser cancelado, caso houvesse fornicação, situação na qual a pessoa está a um passo do inferno (1 Cor. 6:10, Judas 1:7, Ap. 21:8).
Note que a palavra não é o verbo comete adultério (moichao), que ocorre duas vezes no verso, mas propositalmente não é usada pelo Senhor Jesus para a exceção. Por quê? Teria O Mestre se esquecido? Teria Ele perdido essa oportunidade de ser claro, usando o triste fato do adultério para a desculpa do divórcio? Não. A palavra adultério não foi usada porque a exceção não se aplica aos que se tornaram uma só carne, mas aos que estavam em contrato de casamento (em Hebraico: 'aras ou kiddushin, em inglês: betrothal - Ex. 22:16, Lev. 19:20, Dt. 22:23, 28:30). Note que no mesmo evangelho (Mt. 1:18), Maria era desposada (Grego: mnesteuo) com José e não casada (gameo). É para esse caso especial, e apenas nesse caso dos Judeus, que Jesus está se referindo, porque o casamento não tinha se consumado. Nesse caso, o pecado é fornicação que quebraria o pacto do "esposamento" e não de casamento. É muito simples!
Note que Jesus começa sua argumentação com a conjunção adversativa PORÉM. Isso nos diz que há um contraste entre o que os Judeus queriam ouvir e o que Jesus estava ensinando. Se Jesus estivesse defendendo o divórcio após o casamento, não haveria nenhuma necessidade da conjunção adversativa PORÉM.
Note que a mulher ( parte chamada inocente) está divorciada, mas Jesus não reconhece nenhum divórcio, qualificando essa outra união de adultério.
Boa noite, eu concordo com a sua explicação
Olha!!! Sensacional!!! Que aula!!! Obrigado professor!!!.
Têm muitas gentes nesse mundo que interpreta a bíblia errado .e uma pena que Deus abençoe a todos amém . .Deus não deseja a morte a ninguém ,o que sai da boca dos homens não podemos dar ouvidos .somente Deus devemos .temos que buscar Deus como Jesus nosso Salvador .deixou bem claro na bíblia aquele que crê em mim será salvo mesmo estando morto quem salva a gente é a fé .Jesus deixou claro na bíblia . muitos entende errado o que foi que Jesus falou pra aquele homem ,que estava do lado dele na cruz a quele homem era o que, então Jesus lhe disse hoje mesmo você estará comigo no paraíso ,deu pra entender meus irmãos o que Jesus Cristo falou pra o homem cera que esse homem não tinha pecado .mesmo assim Jesus abençoe e falou hoje mesmo você estará comigo no paraíso aleluia que Deus. abençoe a você e sua família amém
Repúdio e divórcio são diferentes.
Graças a Deus
Melhor separar do que viver infeliz brigando, Afinal ninguem nasceu Agarrado com Ninguem.
Muito bem analisado
Existe um monte de irmãs nas igrejas orando por seu marido morrer,pq ela sofre agressão física, psicológica, emocional,o cara a traí ,mas ela tem que fica com esse mostro pra não perder a salvação,tenho vizinhas que revela até o cara batendo o carro pra ficar livre,não seria isso um homicídio espiritual é claro que Deus não ouve essas orações pq ele não tem prazer na morte de ninguém,o negócio é,as igrejas estão cheias de pessoas carregando um fardo pesado estão louvando com um saco de cimento nas costas e sem contar minha vizinha que estava indo pra igreja e o pastor falou que ela tinha voltar pro marido que batia nela todo dia,o infeliz colocava uma arma na cara dela direto ,aí ela foi pra igreja buscar ajuda e colocaram um peso a mais sobre ela se não voltar vc vai pro inferno, se eu tiver errado me ajuda por favor,eu li na bíblia que o único pecado que não tem perdão é a blasfêmia contra o Espírito, nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus,nada me separará do amor de Cristo e por aí vai...Então essa mulher estará pra sempre algemada a um cadáver em decomposição chamado casamento falido que não tem amor,fico pensando os fariseus cuidando pra um mosquito não entrar na boca e deixa um camelo passar no buraco de uma agulha,então tem outra irmão que foi pro mundo pq ela disse já estou no inferno mesmo,já estou condenada, o Davi pegou a mulher do Urias,matou o cara e depois seguiu a vida com a mulher e se tornou o segundo coração de Deus,como isso,ele mandou mata o cara,não estou aqui como juiz nem desmerecendo o perdão de Deus pra Davi, só que minha cabeça da um nó,como estou a 4 meses na igreja,acho que o fardo q jesus disse que era leve,não é não é um saco de cimento.
Acho que você não sabe oque é blasfêmia contra o espírito santo não...
O pecado sendo pecado é você sabendo que é pecado se torna uma blasfêmia contra o espírito santo, pega sua bíblia e leia Hebreus 10:26 em diante....
A bíblia fala desde Gênesis 2;24 uma só carne o homem não separe, casamento e indissolúvel, o apóstolo Paulo ensinou que estão ligados enquanto vivem 1 Coríntios 7,39, e Paulo adverte se porém se apartar que fique sem casar ou reconcilie 1 Coríntios 7;11
O problema é que a pessoa muda pelas dificuldades da vida e muitas vezes não tem princípios, já carrega genealogia de pecados dos pais, ...temos que parar de usar a graça para continuar no pecado,..
o segundo casamento é um adultério, está cheio de orientações biblicas, mas Jesus falou nem todos podem receber esta palavra mas só aqueles a quem foram chamados, Mateus 19:11
Eu também creio assim…
Infelizmente poucos pastores sabem explicar essa passagem
Se for assim ....não precisa arrepender , só esperar o outro morrer......
Excelente comentario! De fato e isso que a Biblia diz, mas muitas pessoas estao se casando ate mais de tres vezes. Penso que no inferno havera muitos dessas.
ENTAO É ISSO, UM EXEMPLO: MINHA COMPANHEIRA ME TRAÍ, AÍ EU TENHO QUE VIVER SÓ, SIMPLES ASSIM. COMPLICADO EIN.
Muito complicado... é como se a gente fosse culpado pelo erro da ex esposa q preferiu trair e jogar fora por aventuras.
@@HP-17 1Coríntios 7:39 ►
A mulher está ligada ao seu marido enquanto ele viver. Porém, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem desejar, contanto que ele pertença ao Senhor..
@@ministerioartisan8675 vc passou ou passa por uma traição? Foi trocado(a) por outra pessoa onde viu seus planos e projetos serem descartados como se nao tivesse valor algum pra pessoa q prometeu te amar e respeitar por toda a vida?
Se sentiu tão inútil e insignificante a ponto de querer tirar a própria vida, pois não imaginava q nada além da morte iria separa-los?
Pois é... isso td eu vivi e recebi da pessoa q jurou diante do altar q iria me amar e respeitar pra todo sempre e não cumpriu com sua palavra... então considero q ela quebrou com a aliança feita diante de Deus e q não sou obrigado a pagar pelo erro dela.
@@HP-17 KKK NÃO EXISTE FELICIDADE FORA DA "PALAVRA DE DEUS"... CRISTO O LIBERA PARA FICA SÓ... QUERO VER NÓ JUÍZO FINAL... QUANDO DEUS TE PEDIR A MULHER DA TUA MOCIDADE.
NO PRINCÍPIO NÃO ERA ASSIM.
@@HP-17 um casamento e feito de duas pessoas... e 50 para um. E 50 para outro... pois são feitos por duas pessoas.
Quem NÃO e ntende ,so SE NÃO QUISER
Concordo plenamente 👏👏🙌👍
Isso mesmo!
Jesus mesmo sabendo que a mulher samaritana ja havia tido vários relacionamentos frustrados e a salvou e não a julgou!!!!
Parabéns pelo video.
Defender o divórcio por qualquer razão é pecar contra o Senhor e dar sustentação para muitos adultérios. Um casamento não pode ser desfeito sob desculpas como a incompatibilidade de gênios ou porque “o amor acabou”. Jesus só menciona uma única exceção para o divórcio. Infelizmente, em nome de doutrinas humanas, muitos pecados têm sido alimentados em meio à Igreja. Que o nosso coração se encha de temor a Deus e de fidelidade à Sua Palavra.
Perfeitamente bem explicado
Só em olhar para a mulher/homem do próximo já é considerado adúltero. E aí quantos não são adúlteros? O pecado não é a consumação do ato, só em pensar você já peca. Peçam a Deus vigilância e conserto.
só buscar a santidade e fugir do mal e sim todos pecam porém quem tem Jesus não vive sendo escravo do pecado se arrepende e deixa
Jesus é excelência em tudo
Se todos esses pastores ensinassem a verdade tantos pessoas não estariam condenadas..falsos profetas mentirosos.
Corretíssima, o silêncio induz ao erro!
Eu mim casei a segunda vez , estou enquadrado em Mateus 19 v. 9 , pois fui traido, dei o divórcio. Pois aninha esposa era ensaciavel mim traia com dois amates, passei dois anos orando a Deus e Deus mim enviou uma varoa solteira já estamos casados
Jesus quando questionado em Mateus 19 sobre a carta de divórcio em Deuteronômio 24. Ele fala que foi por causa da dureza de coração. E os duros de coração ainda não conhece a Deus, Ele não aceita a carta de divórcio. Ele fala, EU PORÉM VÓS DIGO. Todo aquele que se divorciar da sua mulher e casar com outro, comete adultério.
Tanto é que depois ele repete em Marcos 10.11,12. Lucas, 16;18. E Paulo? Ele fala em primeira. Coríntios, 7:10, 7:39. Romanos 7;3 se ainda você tiver dúvida leia 1 Coríntios 7;11 se porém se apartar que FIQUE SEM CASAR ou RECONCILIE
Agora você sabe que é pecado ...
O pecado tem perdão basta confessar se arrepender e ABANDONAR a prática do pecado do segundo casamento com sua primeira esposa viva onde Deus chama de ADULTÉRIO