Sugiro fazer um vídeo sobre a atuação de Chê como diretor ds prisão la cabana e elucidar o motivo do apelido do médico ter recebido por sua atuação o apelido de "carnicero de la cabana"
em La Cabana ele foi responsável pelo fuzilamento de Torturadores, Sequestradores, Militares Golpistas e terroristas que estavam tentando acabar com o governo socialista. Não distorce irmão, oq ele fez era oq tinha ter sido feito com os militares e torturadores do golpe de 64
Como diretor de prisão ele foi como qualquer diretor de prisão. Pergunta pros EUA porque eles mantém prisões fora do país? A Suprema Corte dos EUA já declarou que não é crime se os EUA torturem pessoas fora do seu território, pois a lei contra esse crime só é válido dentro do território dos EUA e a justiça do país não tem jurisdição para julgar crimes cometidos por militares fora do territórios dos EUA, salvo aqueles previsto por leis militares que disciplinam a conduta desses militares. Che foi diretor de uma prisão dentro de uma contexto de revolução, onde o grupo que perdeu passou a atuar como guerrilha contra o governo que assumiu o poder (lembrando que Fidel derrubou um ditador militar impopular e apoiado pelos EUA). Dito isso, considero completamente legítimo o debate sobre direitos humanos, desde que esse debate seja para todo mundo e não apenas contra um único país para fins políticos de propaganda. As condições dos presídios brasileiros viola abertamente os direitos humanos e tratados internacionais que o Brasil assinou (os quais Cuba não havia assinado na época de Che e muito menos na época do ditador que Fidel derrubou). Inclusive, no período em que Chê era diretor da prisão de La Cabaña em 1959. Sabe como estava a questão dos direitos humanos nos EUA em 1959? Pesquise sobre os assassinatos em via pública de pessoas negras com apoio da justiça e da polícia. A população negra dos EUA viveu sob segregação racial até o final da década de 1960, com leis que inspirara a Alemanha na década de 1930 sobre como deveria tratar os judeus. Então veja. Você quer investigar o que aconteceu numa prisão durante alguns meses que Che foi diretor, sendo que os presos lá eram combatentes do governo que perdeu a guerra, enquanto não parece interessado sobre as violações generalizadas de direitos humanos praticados pelos EUA até hoje ou mesmo com violações que ocorrem agora mesmo nas prisões do Brasil? Eu não acho que você questionou por má fé. Apenas nunca parou pra pensar sobre o assunto de forma mais detida. Abraços.
Uma sugestão de vídeo é sobre a perseguição política, presos e exilados em Cuba. Apesar do viés político do canal, produz vídeos com boa informação o que acredito que seja o foco aqui. O tema sugerido é muito relevante.
Oi, pessoal! Bora fazer um esclarecimento. A Politize! é uma organização da sociedade civil que trabalha para levar educação política para cada brasileiro e brasileira. Nós não temos nenhum tipo de associação partidária ou ideológica. Criamos conteúdos sempre procurando refletir diferentes visões políticas, dando insumos para que a nossa audiência tire suas conclusões e forme seu posicionamento, como deve ser em uma sociedade democrática 😄💚 Aproveitamos para convida-los a ler nosso manifesto e conhecer ainda mais nosso trabalho: www.politize.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Manifesto-Politize-2022-1.pdf
@@Politize Concordo plenamente com o manifesto. Aprecio a produção de conteúdo que fazem e ao meu ver é boa principalmente na relação complexidade do assunto e tempo de vídeo. E não vejo problema caso exista uma predileção de pensamento político do canal. Fiz uma sugestão de pauta que julgo importante para fomentar o debate.
@@joaopdl86 olá. Vamos analisar aqui a questão da perseguição política. Perseguição política existe em qualquer país do mundo, inclusive existem pessoas nos EUA condenadas a prisão perpétua por simplesmente terem lutado contra a segregação racial que a população negra era vítima. Quando o alvo da restrição política é alguém que discordamos não chamamos isso de perseguição política. Costumamos dar esse rótulo apenas contra aquelas que achamos que foram punidas de forma ilegítima segundo a nossa ideologia pessoal. Eu não tenho problema com a expressão "perseguição política" e pra mim ela não é positiva e nem negativa, tudo depende do que e quem seja o alvo dela. No Brasil o nazismo sofre perseguição política e é banido e está tudo bem, essa perseguição é justa, enquanto a perseguição política nos EUA contra aqueles que se opuseram a segregação racial é injusta pra mim. Voltando a questão de Cuba, existe perseguição política lá, como existe em qualquer país isso, como eu já destaquei. Dito isso, cabe analisar quem são os alvos dessa perseguição. Os opositores do modelo de sociedade em Cuba tendem a ser os alvos. Ativistas que defendem o fim do socialismo ou apenas que Cuba se renda aos EUA para haver o encerramento das sanções e embargos contra a Ilha. A Constituição Federal do Brasil possui um dispositivo chamado "estado de sítio" que pode ser solicitado pelo governo ao Congresso Nacional e o presidente recebe amplos poderes para atuar ignorando a Constituição enquanto o motivo que provocou o estado de sítio continuar existindo. Em suma, estado de sítio é ditadura. Muitos juristas dizem que somente em contexto de guerra você poderia fazer isso do estado de sítio. Pois bem. Se o Brasil sofresse embargos e sanções dos EUA e ainda tivesse que lidar com um grupo de mercenários treinados pelos EUA invadindo o país para derrubar o governo e instalar outro subordinado a uma nação estrangeira? Certamente haveria decretação de estado de sítio e sem nenhuma cerimônia perseguição política a quem quer que fosse colaborador do país agressor ou mesmo defendesse a rendição do país para esse país agressor. Nesse contexto seria errado defender a manutenção do governo e do modelo de sociedade que está sendo atacado por outro país? Não. Pois TODOS os países se defenderiam. Voltando a Cuba, a Ilha não está sob estado de sítio, incrivelmente os cubanos podem exercer seus direitos políticos previstos na Constituição do país mesmo com as agressões dos EUA e a colaboração interna de alguns cubanos para favorecer a propaganda do agressor contra o governo do país. O que chamamos de presos políticos em Cuba, são pessoas que seriam presas em qualquer lugar do mundo se fizessem em seus países o que esses cubanos fizeram em Cuba. EUA prendeu milhares de cidadãos estadunidenses por suspeita real ou não de simpatia deles com a União Soviética ou por criticarem o modelo de sociedade nos EUA em favor do socialismo.
@@joaopdl86 sobre os exilados é importante dividir eles em 2 grupos. O 1º grupo de exilados são dos que perderam suas propriedades com a revolução cubana e fugiram para os EUA (por exemplo os ricos donos de cassinos, casas de prostituição, donos de destilarias, além de fazendeiros e proprietários de usina de cana de açúcar entre outros). O 2º grupo de exilados foram os que migraram para os EUA por causa da política de cidadania automática e de vários benefícios sociais que um cubano tem garantido nos EUA (mas o cidadão estadunidense não). O primeiro grupo é compreensível entender a fuga, já o segundo essa fuga de Cuba se deu a partir dos anos de 1990, quando Cuba ficou isolada com o fim do bloco soviético e o bloqueio dos EUA era mais forte. A situação de vida em Cuba ficou muito ruim e a ideia de se mudar para os EUA com garantia de casa, emprego, saúde e vários outros benefícios era atraente. Essa política dos EUA tinha como finalidade causar uma crise humanitária em Cuba e gerar conflito social para derrubar o governo, já que nem todo mundo poderia sair de Cuba sob o risco de inviabilizar o país completamente por falta de profissionais super qualificados (mesma coisa que ocorreu na Alemanha oriental, que precisou subir uma muro e fechar a fronteira para se proteger de política semelhante da Alemanha ocidental que tentava cooptar profissionais super qualificados formados pelo lado socialista). A maioria dos cubanos exilados nos EUA são na verdade cidadãos estadunidenses e não caberia realmente o termo exilado, porém, pra efeito de propaganda eles são chamados de exilados (mesmo que a maioria seja descendente de cubanos e não cubanos de fato). O fluxo de migração de Cuba para os EUA reduziu muito nas ultimas décadas a ponto de não serem mais comuns e o que temos são esportistas cubanos buscando outros países para se tornarem superestrelas do esporte e viverem (talvez) como um Neymar da vida. Essas "deserções" estão mais em esportistas e profissionais super qualificados que acham que podem enriquecer fora de Cuba (já que lá de fato você não vai ficar rico, vai viver bem, mas não vai ser rico, não importando o que você faça). Pra finalizar em respeito aos "exilados", a lei dos EUA sobre cidadania automática para cubanos só vale se o cubano atravessar o mar, se for pela fronteira do México, Canadá ou chegar pelo aeroporto, essa lei não tem valor e o cubano precisa passar pelos mesmos critérios de asilo de qualquer pessoa e com risco de ser considerado imigrante ilegal e deportado para o país de origem. Em suma, a política para "exílio" de cubanos nos EUA visa causa crise no país e matar o maior número de cubanos no processo, já que gente morrendo tentando chegar nos EUA "fugindo" de Cuba é uma propaganda melhor que gastar dinheiro com imigrante e dar cidadania pra ele em troca dele falar mal do país de origem.
@@Vinioliveira6079 o nome do sistema organizativo de um partido comunista que segue o marxismo-leninismo, é centralismo democrático. Sistema esse, que é muito mais democrático que a democracia liberal
Como democrático se o partido comunista passa um filtro nos candidatos a voto popular? Ou seja: De qualquer forma, só chega ao poder quem compartilha dos mesmos ideais do Partido Comunista.
Esse método foi utilizado pela União Soviética principalmente durante o período de industrialização que tirou o país do quase feudalismo em pleno século XX e transformou o país na potência que foi, esse modelo foi substituído por um presidencialismo a partir das reformas de Gorbachev que destruiu a URSS. O Vietnã se configura hoje como um dos países com menor taxa de desemprego e se preocupa com as políticas de pleno em prego dos trabalhadores, além de ser um dos destaques da Ásia em relação a direitos de minorias, mulheres, e o país que foi destruído pela invasão americana hoje participa dos "Novos tigres asiáticos" em especial pelo seu sucesso econômico e estabilidade política. Cuba é o país que mesmo sancionado pela maior potência mundial se destaca nas áreas de saúde, educação e moradia com a ONU classificando Cuba como um país sem crianças morando na rua e como um dos países que mais ajuda nações africanas como por exemplo o Congo e a RDG como o envio de médicos qualificados, tendo até líderes de outros países se tratado em hospitais cubanos, modelo esse que só foi possível graças ao modelo cubano de Socialismo. A China é o país mais estável politicamente e com maior crescimento econômico atualmente e segue a risca o modelo do partido comunista chinês e os planos quinquenais. Menções honrosas a Albânia, RDA, e Iugoslavia
ditar verbo 1. transitivo direto e bitransitivo pronunciar em voz alta (palavras, frases, textos) para que outra pessoa escreva. "ele ditou suas últimas vontades" 2. bitransitivo FIGURADO fornecer ideias; sugerir, inspirar. "a saudade da pátria ditou ao poeta belas poesias"
Ótimo conteúdo 👏🏽👏🏽👏🏽.. mas fazendo um CRÍTICA CONSTRUTIVA.. A edição sonora do vídeo não tá muto boa... a trilha de fundo ta alto e se mistura a narração do conteudo.. quando entra o som das bolinhas também é um som alto e se mistura ao da narração.. no meu ponto de vista atrapalhando o principal que é a narração do conteudo ... no mais..ÓTIMO conteúdo 👏🏽👏🏽👏🏽
A verdade que é um país autoritário sim, com muitas dificuldades. Teve alguns progressos em questões sociais, porém parece ser bem pobre o que dificulta o desenvolvimento. É necessário que os embargos terminem e uma vez acabado, ver que rumo toma. Os EUA parece temer o fim dos embargos e um desenvolvimento da ilha, fica difícil!
A falta de desenvolvimento de Cuba não tem nada a ver com embargos, pois Cuba importa e exporta de vários países como EUA e Brasil os poucos produtos que eles conseguem produzir (ex: bananas), o problema é que Cuba tem uma economia planificada, ou seja, a sociedade é proibida de criar riqueza.
Se eu entendi.....funciona assim....a Cuba tem um Partido....onde são eleitos representantes do povo q são obrigados a terem o mesmo pensamento ideológico do Partido.....se pensar uma coisinha q for diferente....não serve...🤔🤨.....ok....."Viva la democracia"...🤦🏾♀️
para quem tem a visão de cuba de 1990 sugiro ver o documentario cuba e o cameraman. mas foi um ótimo vídeo sempre tive duvidas de como funciona o partido e imaginei que o poder ser tão centralizado é por conta dos EUA sempre querendo botar as patas em cuba
O vídeo explicou bem o que é um regime autoritário. Diferente de um regime ditatorial ou democrático, é um regime que tem uma ou mais figuras de autoridades com poderes vitalícios, mas o que promovem decisões da base(povo) até a ponta(autoridades).
Cuba é disparado o país mais democrático do continente. Onde que os mandatos são revogáveis a todo o momento e escolhidos diretamente na base? Onde que não há financiamento empresarial de campanha? O socialismo é a democracia para os trabalhadores, enquanto regimes políticos como o norte-americano sao para burguesia, onde dois partidos identicos com cores diferentes e com propostas iguais se alternam ficticiamente no poder
@@ricardocorrea8325 o próprio vídeo explicou bem como funciona o regime politico cubano, cuba é um regime autoritário socialista e não esta dizendo se isso é bom ou ruim. Se fosse um regime democrático, os cubanos críticos do regime cubano que nasceram e moram na ilha participariam da politica dela, mas como você mesmo viu a ponta do poder politico(autoridades) não permite, cubanos críticos do regime, na politica.
@@abnerjosebarbosa4010 um vídeo explicar não quer dizer nada. A JP "explica" muitas coisas com fake news e absurdos. Visitei Cuba e pesquiso o país. É uma democracia socialista com muita participação popular
@@abnerjosebarbosa4010 todos, mesmo críticos ao regime podem ser indicados pelos CDRs. Mas de fato, em todos os plebiscitos, como o constitucional em 2019, foram vencidos com mais de 80% dos votos. É por essa razão, pela popularidade do socialismo, que anticomunistas não costumam ganhar eleições no nível local e muito menos pra ANPP
@@ricardocorrea8325 ele acha que tem que ser igual no Brasil, onde temos diversos partidos mas as decisões são feitas na canetada ou pelo interesse dos mais ricos, só que pelo menos tem 50 partidos com cores diferentes e que se vendem ao primeiro imperialismo que pressionar. Ele acha que democracia burguesa é para ele, quando na verdade é apenas eles escolhendo como vai ser fodido.
@@Jeff_Jr1389 parlamentarismo onde as eleições começam literalmente nos bairros e vai subindo. Os cubanos participam diretamente das decisões da estrutura local e nas superiores essa participação é indireta via parlamentarismo. Qualquer cubano tem mais poder político sobre seu bairro e cidade que nós brasileiros. Os comitês de bairros em Cuba são instâncias deliberativas diretas, onde qualquer cubano pode participar, enquanto no Brasil dependemos da representação indireta para questões simples como o buraco no meio da rua.
Eu acho que essa informação foi difícil de mostrar nesta "investigação"........ Liberdade política (também conhecida como autonomia política ou ação política) é um conceito central na história ocidental e do pensamento político e uma das características mais importantes (reais ou ideais) das sociedades democráticas.Ela foi descrita como uma relação livre de opressãoou coerção;a ausência de condições incapacitantes para o indivíduo e para o cumprimento de condições propícias;ou a ausência de condições vividas de compulsão, por exemplo, compulsão econômica, em uma sociedade. fonte : Wikipedia , bons visuais , o conteúdo não é tão bom .
@@franciscodelrinam4007 eu te asseguro que isso é mentira, o médico é o profissional mais bem pago de Cuba, ganha muito mais que um gari. Informe-se com fontes mais confiáveis por favor.
@@danieldalence3521 você que tem que se informar melhor...médico lá não ganha bem não!!! O programa mais médicos, do pt, pagava 10$ mil de salário por cada médico, 7$ mil ia pra ditadura cubana e 3$ mil para o médico... realmente, esquerdista se esforça ao máximo pra defender o indefensável, são um bando de hipócritas e imbecis !!!!!
@@daimon00000 Eles colocaram Israel como democracia sendo que Israel está quase virando uma ditadura, fazendo vários crimes e limpeza étnica contra palestinos
@@Vinioliveira6079 Não tem só um partido único, e o objetivo dos partido não é disputar eleição em busca de competitividade, o objetivo do partido comunista de Cuba é dar continuidade ao socialismo e representar o povo, apenas. As eleições lá não são igual aqui com esse monte de cartazes na rua, lá se vc não for debater com o povo e entender seus interesses vc não consegue se eleger porque o objetivo é ter representação e não competição
A separação dos poderes em um Estado burguês é para a burguesia se defender da burguesia. Cuba é um Estado proletário e unitário onde o prolletáriado não tem medo do proletariado.
@@luciofontenele7992 se é bom ou não é uma questão de opinião,o que eu não lembro de ter expressado aqui mas eu não vou discutir com alguém que usa "confia" em tom de deboche
Resumindo, um lugar horrível para se viver caso queira ter pensamento próprio. O vídeo deixou muito claro que é um país a não ser seguido como exemplo.
Estive 20 dias morando em casas de cubanos e se o Brasil conseguir aprender com Cuba será um país muito mais próspero. Uma ilha caribenha há 60 anos sofrendo um embargo cruel e que mesmo assim conseguiu erradicar a miséria, a falta de moradia, o analfabetismo e a fome. É um exemplo para todo nosso subcontinente e sobretudo para o Brasil onde dezenas de milhões passam fome.
@@ricardocorrea8325 estudei com um cubano, ele foi meu professor de mestrado, ele dá um show de participação popular no processo político. Eles são bem conscientes do que querem para si e para seu povo, diferente daqui que o povo quer menos direitos e o líder as vezes nem consulta a população para políticas públicas.
@@ricardocorrea8325 Confesso que fiz a postagem mais ríspida já esperando defensores extremos. Foi uma provocação. Cuba sofre sim com os embargos e possui alguns indicadores sociais positivos. MAS... mta calma nessa hora. Morei um ano e meio em Cuba, na construção do porto de Mariel. É triste a condição da população. O povo não escolhe o que come, onde morar, a assistência à saúde não é plena, não existe debate político. Nossa mão de obra da construção era com mtos professores, advogados entre outros mto qualificados que não possuem oportunidade ou são muito mal pagos. O Brasil possui mtas mazelas mas está muito melhor do que Cuba. Acho que os embargos devem acabar para enfim sabermos o quanto isso é a razão para a grande miséria da população local.
Cara, sinceramente não entendi a ênfase na frase da Doutora da USP e as risadas. É difícil para nós entendermos, pois não funciona ou sequer tem uma configuração filosófica e política próxima a maioria dos estados-nações, incluindo o próprio Brasil.
@@contasegundaria4621 não tem problema eu explico, eu coloquei o trecho em aspas para sinalizar uma fala dela, onde a mesma usa um verbo no singular em uma frase no plural, erro de comunicação muito comum de pessoas com pouca instrução, as risadas são pela contradição, já que este erro veio de uma pessoa que se apresenta como muito instruída
Interessante Gostei desse sistema Eu não sou muito fã da democracia pois com a democracia podemos ter estúpidos/tolos governando Sou a favor da aristocracia
@@Adrecall97 ué, mas Cuba é praticamente um parlamentarismo, como é na Inglaterra. Agora não é pq vcs ficam ouvindo mimimi da direta, que fica falando que Cuba é uma ditadura e isso e aquilo que vai ser verdade.
1 - Deve-se fazer uma escolha, afinal não se pode ser socialista e: Não representar segmentos da sociedade. Discriminar pessoas pela sua religião. Ser formado por uma elite política. 2 - A palavra "partido" em Cuba e fora de Cuba são apenas homônimos. Então qualquer comparação é um equívoco.
>O partido não é uma estrutura de governo, o povo elege diretamente seus representantes. >Se você é contra o partido único, você não pode participar da política. Democracia. 👍👍
@@newservice100 a maior economia do mundo tem DOIS partidos, com o mesmo programa economico e financiado unicamente por bilionários. de modo que é impossível pra trabalhadores exercer o poder político. Entendo a democracia socialista como superior por os trabalhadores poderem exercer o poder político, algo que é impensável nos EUA por exemplo
Interessante não, muitas pessoas confundem regimes democráticos, ditatoriais, autoritários e totalitários. Nos regimes autoritários, diferente dos regimes democráticos, não existe o multipartidarismo(hegemonia de poder compartilhada entre partidos pelo voto do povo), trocas de poder em determinado tempo(eleitas pelo povo) e outros direitos, mas possui eleições para as decisões politicas desde da base até as figuras de autoridade.
@@abnerjosebarbosa4010 Me desculpa, mas pelo que o vídeo mostra a base não tem vontade. É tolida em toda manifestação contrária. No sistema de Cuba, segundo o vídeo, existem vários processos para evitar qualquer vontade que não esteja alinhada ao do poder central. Neste caso específico ficou claro que o voto é apenas de fachada, apenas para dizer que existe. Se toda população estiver com o pensamento majoritário ótimo, caso contrário deve ser muito frustrante não ver existir perspectiva de mudança.
Como pode ser mais democrático se não existe pensamento contraditório? Se vc é a favor da linha de pensamento do poder central ok. Caso contrário não consegue votar nem se candidatar para que haja mudança. Por exemplo, já pensou se o governo for anti vacina? Se quiser se vacinar não haverá como.
@@joaopdl86 pessoal, vocês confundem ditadura da burguesia com democracia. Não vivemos num sistema pluripartidario quando quem controla nossa opinião é a mídia burguesa. Primeiro temos que ver um monte de coisa delicada antes de afirmar que pluripartidario significa democracia, sendo que na dita maior democracia ocidental, só existe dois partidos de cores diferentes que representam a mesma ideologia, sim nos EUA. Aqui no Brasil temos vários partidos, mas não vejo consulta pública para privatizar empresas, porque maioria da população é contra (isso é dado, não narrativa, DADOS) mas mesmo assim ocorre privatizações, o NEM foi feita na canetada, sem nenhum consulta popular ou de pessoas da área (pedagogos, professores e etc). Em Cuba todos participam do processo de decisão, primeiro em câmeras locais até a assembleia nacional, existe uma terrível diferença entre a participação deles no processo político e o nosso, lá eles participam e são ouvidos em níveis locais, aqui elegemos diretamente um cara que as vezes nem consulta a população faz, só agora que o Lula tá retomando essa consulta popular para políticas. Então pergunto, pluripartidario significa democracia?
Por que será que Cuba está falindo ? Por que será que o povo cubano está fugindo de Cuba no desesperado e fugindo por causa da fome ? Não coloquem a culpa no embargo americano, pois o embargo foi só para transações com os EUA e empresas americanas e além de tido está bem enfraquecido . Não é tão severo como era ...
De acordo com o filósofo John Rawls, uma democracia se baseia em liberdade de pensamento. Pluripartidarismo e eleições são secundários. Como é a pluralidade educacional, midiática e cultural da ilha? Sem isso o povo não consegue se decidir para controlar a sociedade.
Interessante, e eu provoco. Como é a pluralidade educacional mídiatica e cultural no Brasil? Onde apenas 5 famílias controlam 50% da grande mídia e com políticos sendo donos direta e ou indiretamente da mídias em estados como o Collor e o Aécio Neves em Minas, supostamente. No caso da família Marinho, se não me engano eles também são grandes acionistas da Vale e ou Petrobrás tal qual a família dona do Itaú. É incrível como mesmo assim a coisa do "imparcial" do "sem lado e sem viés" pode colar tanto.
Reproduzindo a provocação que o Pedro Cardoso fez na CNN "Os jornalistas ali, os opinadores e comentaristas tem realmente LIBERDADE para falar o que pensam ou tem que seguir mais ou menos uma linha até o que onde quem paga o salário deseja? Pedro Calejon, Reinaldo Azevedo entre outros já foram "convidados a se retirar" de onde trabalhavam. Como a TV privada que depende do estado e do dinheiro dos anunciantes atende os requisitos exigidos por você? Como é a solução em sistemas por exemplo no Brasil dos anos 90/00 com mais incentivos as TVs estatais (TV Escola, TV Cultura etc), com o Brasil atual, como é o sistema dos EUA e o do Reino Unido e como é o de uma pequena ilha que sofre um embargo criminoso há décadas. Realmente interessante.
@@daviaalvim1948 o comunismo nunca será posto em prática simplesmente pq quem tá no poder não quer abdicar dele para tornar o país sem estado e outra enquanto não resolver o problema da escassez de produtos não haverá comunismo, pois para alimentar uma população de 8 bilhões de humanos e necessários uma grande produção que só é possível no sistema capitalista onde as pessoas são motivadas pelo egoísmo e o individualismo, estas pessoas motivadas só em acumular capital serão bem produtivas, já em um sistema comunista as pessoas não se motivariam a produzir , em grande maioria em trabalhos horríveis simplesmente pra ter o que comer e ajudar a comunidade ter o que comer, e da natureza humana priorizar a si e aquem compartilha laços de amizades, sanguíneos ou de sentimentos. As aldeias indígenas são capazes de viver em um sistema comunal pq são pequenas e todo mundo se conhece e tem troca de sentimentos, o que não seria possível em uma grande cidade , e nem mesmo em uma cidade acima de 10 mil habitantes
Video com enormes erros. Como alguém que visitou Cuba e pesquisa o país, poucas coisas ditas nesse video sao reais, a começar pela composição da Assembleia Nacional, que em sua maior parte nao é formada por filiados ao PCC e sim por independentes, apontados pelos CDRs e votados pela população ou escolhidos entre as organizações de massa. Além disso, todo membro da assembleia pode ser convocado e substituído a qualquer hora. Decepcionante um vídeo com tamanhos erros
Oi, Ricardo! Tudo bem? Poxa, sentimos muito que você não tenha curtido o vídeo. Procuramos fazer o melhor, trabalhando com fontes de valor e entrevistando uma especialista sobre o assunto. Além disso, todo o processo que você descreveu sobre a formação da ANPP foi detalhado no vídeo, de forma bem semelhante.
@@Politize usar democracy index é fonte de valor? Já usa o travel guide dos EUA que tá no mesmo nível. Adoro os vídeos de vcs, mas esse aqui tá nível jovem pan de desinformação e bolsonarismo
@@daimon00000 não tens a menor ideia do que é o sistema político cubano e provavelmente és bolsonarista. Não sabe o que é um CDR nem como se estrutura o processo eleitoral e o debate político em uma democracia que não seja burguesa. Não tem pq discutir com gente assim
Nossa, que vídeo chato. Política não é só explicar as regras do sistema, mas também mostrar a realidade da população, mostrar indicadores socioeconômicos de Cuba, que são horríveis, mas que eram excelentes antes de 1959.
No próprio conteúdo do vídeo diz que " como definido pela própria Constituição, Cuba é um país comprometido com a construção de uma sociedade socialista, onde o Partido Comunista Cubano é a mais alta força política dirigente da sociedade e do Estado". Eu vejo este sistema como uma ditadura.
Amei as explicações. Admiro muito vocês.
Sugiro fazer um vídeo sobre a atuação de Chê como diretor ds prisão la cabana e elucidar o motivo do apelido do médico ter recebido por sua atuação o apelido de "carnicero de la cabana"
em La Cabana ele foi responsável pelo fuzilamento de Torturadores, Sequestradores, Militares Golpistas e terroristas que estavam tentando acabar com o governo socialista. Não distorce irmão, oq ele fez era oq tinha ter sido feito com os militares e torturadores do golpe de 64
Apelido dado pelos que detestam cuba e tem credibilidade zero né amigo
Como diretor de prisão ele foi como qualquer diretor de prisão. Pergunta pros EUA porque eles mantém prisões fora do país? A Suprema Corte dos EUA já declarou que não é crime se os EUA torturem pessoas fora do seu território, pois a lei contra esse crime só é válido dentro do território dos EUA e a justiça do país não tem jurisdição para julgar crimes cometidos por militares fora do territórios dos EUA, salvo aqueles previsto por leis militares que disciplinam a conduta desses militares. Che foi diretor de uma prisão dentro de uma contexto de revolução, onde o grupo que perdeu passou a atuar como guerrilha contra o governo que assumiu o poder (lembrando que Fidel derrubou um ditador militar impopular e apoiado pelos EUA). Dito isso, considero completamente legítimo o debate sobre direitos humanos, desde que esse debate seja para todo mundo e não apenas contra um único país para fins políticos de propaganda. As condições dos presídios brasileiros viola abertamente os direitos humanos e tratados internacionais que o Brasil assinou (os quais Cuba não havia assinado na época de Che e muito menos na época do ditador que Fidel derrubou). Inclusive, no período em que Chê era diretor da prisão de La Cabaña em 1959. Sabe como estava a questão dos direitos humanos nos EUA em 1959? Pesquise sobre os assassinatos em via pública de pessoas negras com apoio da justiça e da polícia. A população negra dos EUA viveu sob segregação racial até o final da década de 1960, com leis que inspirara a Alemanha na década de 1930 sobre como deveria tratar os judeus. Então veja. Você quer investigar o que aconteceu numa prisão durante alguns meses que Che foi diretor, sendo que os presos lá eram combatentes do governo que perdeu a guerra, enquanto não parece interessado sobre as violações generalizadas de direitos humanos praticados pelos EUA até hoje ou mesmo com violações que ocorrem agora mesmo nas prisões do Brasil? Eu não acho que você questionou por má fé. Apenas nunca parou pra pensar sobre o assunto de forma mais detida. Abraços.
@andr3lz crimes de terceiros não anulam o fato do Che ter sido: O Carniceiro de lá Cabana
@@andr3lz e sobre o assassinato de homossexuais praticados nos campos de "reeducação" Cubanos? Não venha justificar apontando crimes de terceiros.
Isso explica muita coisa sobre regime deles muito bom vídeo
Aos 1:19 de tempo do vídeo... Ja se sabe que está errado... "Democracia?"... Os resultados mostram o acontece!
Uma sugestão de vídeo é sobre a perseguição política, presos e exilados em Cuba. Apesar do viés político do canal, produz vídeos com boa informação o que acredito que seja o foco aqui. O tema sugerido é muito relevante.
Qual o verdadeiro viés desse canal? Direita eu sei que não é. Seria de extrema-esquerda ou de esquerda moderada?
Oi, pessoal! Bora fazer um esclarecimento. A Politize! é uma organização da sociedade civil que trabalha para levar educação política para cada brasileiro e brasileira. Nós não temos nenhum tipo de associação partidária ou ideológica. Criamos conteúdos sempre procurando refletir diferentes visões políticas, dando insumos para que a nossa audiência tire suas conclusões e forme seu posicionamento, como deve ser em uma sociedade democrática 😄💚 Aproveitamos para convida-los a ler nosso manifesto e conhecer ainda mais nosso trabalho: www.politize.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Manifesto-Politize-2022-1.pdf
@@Politize Concordo plenamente com o manifesto. Aprecio a produção de conteúdo que fazem e ao meu ver é boa principalmente na relação complexidade do assunto e tempo de vídeo. E não vejo problema caso exista uma predileção de pensamento político do canal. Fiz uma sugestão de pauta que julgo importante para fomentar o debate.
@@joaopdl86 olá. Vamos analisar aqui a questão da perseguição política. Perseguição política existe em qualquer país do mundo, inclusive existem pessoas nos EUA condenadas a prisão perpétua por simplesmente terem lutado contra a segregação racial que a população negra era vítima. Quando o alvo da restrição política é alguém que discordamos não chamamos isso de perseguição política. Costumamos dar esse rótulo apenas contra aquelas que achamos que foram punidas de forma ilegítima segundo a nossa ideologia pessoal. Eu não tenho problema com a expressão "perseguição política" e pra mim ela não é positiva e nem negativa, tudo depende do que e quem seja o alvo dela. No Brasil o nazismo sofre perseguição política e é banido e está tudo bem, essa perseguição é justa, enquanto a perseguição política nos EUA contra aqueles que se opuseram a segregação racial é injusta pra mim. Voltando a questão de Cuba, existe perseguição política lá, como existe em qualquer país isso, como eu já destaquei. Dito isso, cabe analisar quem são os alvos dessa perseguição. Os opositores do modelo de sociedade em Cuba tendem a ser os alvos. Ativistas que defendem o fim do socialismo ou apenas que Cuba se renda aos EUA para haver o encerramento das sanções e embargos contra a Ilha. A Constituição Federal do Brasil possui um dispositivo chamado "estado de sítio" que pode ser solicitado pelo governo ao Congresso Nacional e o presidente recebe amplos poderes para atuar ignorando a Constituição enquanto o motivo que provocou o estado de sítio continuar existindo. Em suma, estado de sítio é ditadura. Muitos juristas dizem que somente em contexto de guerra você poderia fazer isso do estado de sítio. Pois bem. Se o Brasil sofresse embargos e sanções dos EUA e ainda tivesse que lidar com um grupo de mercenários treinados pelos EUA invadindo o país para derrubar o governo e instalar outro subordinado a uma nação estrangeira? Certamente haveria decretação de estado de sítio e sem nenhuma cerimônia perseguição política a quem quer que fosse colaborador do país agressor ou mesmo defendesse a rendição do país para esse país agressor. Nesse contexto seria errado defender a manutenção do governo e do modelo de sociedade que está sendo atacado por outro país? Não. Pois TODOS os países se defenderiam. Voltando a Cuba, a Ilha não está sob estado de sítio, incrivelmente os cubanos podem exercer seus direitos políticos previstos na Constituição do país mesmo com as agressões dos EUA e a colaboração interna de alguns cubanos para favorecer a propaganda do agressor contra o governo do país. O que chamamos de presos políticos em Cuba, são pessoas que seriam presas em qualquer lugar do mundo se fizessem em seus países o que esses cubanos fizeram em Cuba. EUA prendeu milhares de cidadãos estadunidenses por suspeita real ou não de simpatia deles com a União Soviética ou por criticarem o modelo de sociedade nos EUA em favor do socialismo.
@@joaopdl86 sobre os exilados é importante dividir eles em 2 grupos. O 1º grupo de exilados são dos que perderam suas propriedades com a revolução cubana e fugiram para os EUA (por exemplo os ricos donos de cassinos, casas de prostituição, donos de destilarias, além de fazendeiros e proprietários de usina de cana de açúcar entre outros). O 2º grupo de exilados foram os que migraram para os EUA por causa da política de cidadania automática e de vários benefícios sociais que um cubano tem garantido nos EUA (mas o cidadão estadunidense não). O primeiro grupo é compreensível entender a fuga, já o segundo essa fuga de Cuba se deu a partir dos anos de 1990, quando Cuba ficou isolada com o fim do bloco soviético e o bloqueio dos EUA era mais forte. A situação de vida em Cuba ficou muito ruim e a ideia de se mudar para os EUA com garantia de casa, emprego, saúde e vários outros benefícios era atraente. Essa política dos EUA tinha como finalidade causar uma crise humanitária em Cuba e gerar conflito social para derrubar o governo, já que nem todo mundo poderia sair de Cuba sob o risco de inviabilizar o país completamente por falta de profissionais super qualificados (mesma coisa que ocorreu na Alemanha oriental, que precisou subir uma muro e fechar a fronteira para se proteger de política semelhante da Alemanha ocidental que tentava cooptar profissionais super qualificados formados pelo lado socialista). A maioria dos cubanos exilados nos EUA são na verdade cidadãos estadunidenses e não caberia realmente o termo exilado, porém, pra efeito de propaganda eles são chamados de exilados (mesmo que a maioria seja descendente de cubanos e não cubanos de fato). O fluxo de migração de Cuba para os EUA reduziu muito nas ultimas décadas a ponto de não serem mais comuns e o que temos são esportistas cubanos buscando outros países para se tornarem superestrelas do esporte e viverem (talvez) como um Neymar da vida. Essas "deserções" estão mais em esportistas e profissionais super qualificados que acham que podem enriquecer fora de Cuba (já que lá de fato você não vai ficar rico, vai viver bem, mas não vai ser rico, não importando o que você faça). Pra finalizar em respeito aos "exilados", a lei dos EUA sobre cidadania automática para cubanos só vale se o cubano atravessar o mar, se for pela fronteira do México, Canadá ou chegar pelo aeroporto, essa lei não tem valor e o cubano precisa passar pelos mesmos critérios de asilo de qualquer pessoa e com risco de ser considerado imigrante ilegal e deportado para o país de origem. Em suma, a política para "exílio" de cubanos nos EUA visa causa crise no país e matar o maior número de cubanos no processo, já que gente morrendo tentando chegar nos EUA "fugindo" de Cuba é uma propaganda melhor que gastar dinheiro com imigrante e dar cidadania pra ele em troca dele falar mal do país de origem.
A sua formação segue o centralismo democrático de certa forma, mas numa complexidade maior dentro do poder do Estado
Não tem nada de democrático em um país com apenas 1 partido
@@Vinioliveira6079 o nome do sistema organizativo de um partido comunista que segue o marxismo-leninismo, é centralismo democrático. Sistema esse, que é muito mais democrático que a democracia liberal
E 2 é o suficiente
Como democrático se o partido comunista passa um filtro nos candidatos a voto popular? Ou seja: De qualquer forma, só chega ao poder quem compartilha dos mesmos ideais do Partido Comunista.
Pode isso dá certo ? Se dá, me mostre em qual país teve êxito.
Esse método foi utilizado pela União Soviética principalmente durante o período de industrialização que tirou o país do quase feudalismo em pleno século XX e transformou o país na potência que foi, esse modelo foi substituído por um presidencialismo a partir das reformas de Gorbachev que destruiu a URSS.
O Vietnã se configura hoje como um dos países com menor taxa de desemprego e se preocupa com as políticas de pleno em prego dos trabalhadores, além de ser um dos destaques da Ásia em relação a direitos de minorias, mulheres, e o país que foi destruído pela invasão americana hoje participa dos "Novos tigres asiáticos" em especial pelo seu sucesso econômico e estabilidade política.
Cuba é o país que mesmo sancionado pela maior potência mundial se destaca nas áreas de saúde, educação e moradia com a ONU classificando Cuba como um país sem crianças morando na rua e como um dos países que mais ajuda nações africanas como por exemplo o Congo e a RDG como o envio de médicos qualificados, tendo até líderes de outros países se tratado em hospitais cubanos, modelo esse que só foi possível graças ao modelo cubano de Socialismo.
A China é o país mais estável politicamente e com maior crescimento econômico atualmente e segue a risca o modelo do partido comunista chinês e os planos quinquenais.
Menções honrosas a Albânia, RDA, e Iugoslavia
Nenhum!
@@adautonovaisdematos8770 todos os países socialistas deram certo para 99% da população.
@SrZi486 o que o Cambodja tem a ver com isso?
@SrZi486 já e não tem relação alguma com Cuba, socialismo ou comunismo.
O sistema politico cubano é muito bom.
Vai viver la
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A pergunta é que dita, e não quemnmanda
ditar
verbo
1.
transitivo direto e bitransitivo
pronunciar em voz alta (palavras, frases, textos) para que outra pessoa escreva.
"ele ditou suas últimas vontades"
2.
bitransitivo
FIGURADO
fornecer ideias; sugerir, inspirar.
"a saudade da pátria ditou ao poeta belas poesias"
Ótimo conteúdo 👏🏽👏🏽👏🏽.. mas fazendo um CRÍTICA CONSTRUTIVA.. A edição sonora do vídeo não tá muto boa... a trilha de fundo ta alto e se mistura a narração do conteudo.. quando entra o som das bolinhas também é um som alto e se mistura ao da narração.. no meu ponto de vista atrapalhando o principal que é a narração do conteudo ... no mais..ÓTIMO conteúdo 👏🏽👏🏽👏🏽
A verdade que é um país autoritário sim, com muitas dificuldades. Teve alguns progressos em questões sociais, porém parece ser bem pobre o que dificulta o desenvolvimento. É necessário que os embargos terminem e uma vez acabado, ver que rumo toma. Os EUA parece temer o fim dos embargos e um desenvolvimento da ilha, fica difícil!
É necessário que a ditadura caia para que o embargo seja suspenso.
A falta de desenvolvimento de Cuba não tem nada a ver com embargos, pois Cuba importa e exporta de vários países como EUA e Brasil os poucos produtos que eles conseguem produzir (ex: bananas), o problema é que Cuba tem uma economia planificada, ou seja, a sociedade é proibida de criar riqueza.
Mais criterioso que no Brasil.
Tem 470 vagas para 470 candidatos, ou seja, é so fachada kkkkk
Não não é para palhaço
Se eu entendi.....funciona assim....a Cuba tem um Partido....onde são eleitos representantes do povo q são obrigados a terem o mesmo pensamento ideológico do Partido.....se pensar uma coisinha q for diferente....não serve...🤔🤨.....ok....."Viva la democracia"...🤦🏾♀️
para quem tem a visão de cuba de 1990 sugiro ver o documentario cuba e o cameraman.
mas foi um ótimo vídeo sempre tive duvidas de como funciona o partido e imaginei que o poder ser tão centralizado é por conta dos EUA sempre querendo botar as patas em cuba
EUA é uma praga, não deixa ninguém em paz.
Sim o vídeo falou que a desculpa é essa.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A desculpa pra uma ditadura é o Estados Unidos. Nem meu primo de 8 anos acredita nisso
@@LuizFernando.2.23. antes fosse uma desculpa
"Eleições não guardam muita surpresa" hahahhahaha ai ai, levando a sério
Você acha que o resultado das eleições no Brasil não sofrem influência do dinheiro investido, da mídia e até de outros países?
Os EUA têm eleições indiretas e se auto proclamam democracia , mais cuba tem eleições diretas e é ditadura
O vídeo explicou bem o que é um regime autoritário. Diferente de um regime ditatorial ou democrático, é um regime que tem uma ou mais figuras de autoridades com poderes vitalícios, mas o que promovem decisões da base(povo) até a ponta(autoridades).
Cuba é disparado o país mais democrático do continente. Onde que os mandatos são revogáveis a todo o momento e escolhidos diretamente na base? Onde que não há financiamento empresarial de campanha? O socialismo é a democracia para os trabalhadores, enquanto regimes políticos como o norte-americano sao para burguesia, onde dois partidos identicos com cores diferentes e com propostas iguais se alternam ficticiamente no poder
@@ricardocorrea8325 o próprio vídeo explicou bem como funciona o regime politico cubano, cuba é um regime autoritário socialista e não esta dizendo se isso é bom ou ruim. Se fosse um regime democrático, os cubanos críticos do regime cubano que nasceram e moram na ilha participariam da politica dela, mas como você mesmo viu a ponta do poder politico(autoridades) não permite, cubanos críticos do regime, na politica.
@@abnerjosebarbosa4010 um vídeo explicar não quer dizer nada. A JP "explica" muitas coisas com fake news e absurdos. Visitei Cuba e pesquiso o país. É uma democracia socialista com muita participação popular
@@abnerjosebarbosa4010 todos, mesmo críticos ao regime podem ser indicados pelos CDRs. Mas de fato, em todos os plebiscitos, como o constitucional em 2019, foram vencidos com mais de 80% dos votos. É por essa razão, pela popularidade do socialismo, que anticomunistas não costumam ganhar eleições no nível local e muito menos pra ANPP
@@ricardocorrea8325 ele acha que tem que ser igual no Brasil, onde temos diversos partidos mas as decisões são feitas na canetada ou pelo interesse dos mais ricos, só que pelo menos tem 50 partidos com cores diferentes e que se vendem ao primeiro imperialismo que pressionar. Ele acha que democracia burguesa é para ele, quando na verdade é apenas eles escolhendo como vai ser fodido.
Achei estremamente confuso esse sistema politico deles.
É parlamentarismo, igual o da Europa, não tem segredo.
@@Jeff_Jr1389 na Europa não tem filtro de candidatos.
@@azziz0189 Mas é parlamentarismo, o conceito básico é o mesmo.
@@Jeff_Jr1389 parlamentarismo onde as eleições começam literalmente nos bairros e vai subindo. Os cubanos participam diretamente das decisões da estrutura local e nas superiores essa participação é indireta via parlamentarismo. Qualquer cubano tem mais poder político sobre seu bairro e cidade que nós brasileiros. Os comitês de bairros em Cuba são instâncias deliberativas diretas, onde qualquer cubano pode participar, enquanto no Brasil dependemos da representação indireta para questões simples como o buraco no meio da rua.
@@andr3lz Mas continua sendo parlamentarismo, é o congresso que elege os cargos superiores, mas deixo aqui bem claro, eu apoio Cuba.
Esperando o react do professor Gaiofato!
Qm é esse
@@luccaskingo procura por história cabeluda no UA-cam.
Eu acho que essa informação foi difícil de mostrar nesta "investigação"........ Liberdade política (também conhecida como autonomia política ou ação política) é um conceito central na história ocidental e do pensamento político e uma das características mais importantes (reais ou ideais) das sociedades democráticas.Ela foi descrita como uma relação livre de opressãoou coerção;a ausência de condições incapacitantes para o indivíduo e para o cumprimento de condições propícias;ou a ausência de condições vividas de compulsão, por exemplo, compulsão econômica, em uma sociedade. fonte : Wikipedia , bons visuais , o conteúdo não é tão bom .
Que tristeza, que atraso de organização política... parece que eles pararam no tempo...
Bom são os nossos partidos e nossos políticos né?
@@danieldalence3521 o povo diz que um médico em Cuba ganha o mesmo que um gari...
Deus proteja o Brasil dessa ideologia nefasta... tá repreendido!!!
@@franciscodelrinam4007 eu te asseguro que isso é mentira, o médico é o profissional mais bem pago de Cuba, ganha muito mais que um gari. Informe-se com fontes mais confiáveis por favor.
Bom nosso país não é, mas é muito melhor que esse lixo de pais@@danieldalence3521
@@danieldalence3521 você que tem que se informar melhor...médico lá não ganha bem não!!! O programa mais médicos, do pt, pagava 10$ mil de salário por cada médico, 7$ mil ia pra ditadura cubana e 3$ mil para o médico... realmente, esquerdista se esforça ao máximo pra defender o indefensável, são um bando de hipócritas e imbecis !!!!!
A métrica do Democracy Index pra medir as democracias é se esse país lambe a bota dos EUA ou não KKKKKKK
Pode dizer onde está escrito isso?
@@daimon00000 Eles colocaram Israel como democracia sendo que Israel está quase virando uma ditadura, fazendo vários crimes e limpeza étnica contra palestinos
Sim. Um país com apenas 1 único partido é SUPER democrático 🥰
@@Vinioliveira6079 Não tem só um partido único, e o objetivo dos partido não é disputar eleição em busca de competitividade, o objetivo do partido comunista de Cuba é dar continuidade ao socialismo e representar o povo, apenas. As eleições lá não são igual aqui com esse monte de cartazes na rua, lá se vc não for debater com o povo e entender seus interesses vc não consegue se eleger porque o objetivo é ter representação e não competição
@@Vinioliveira6079 E um pais com 2 partidos que o mais de esquerda é de centro-direita é o mais democratico né?
Em resumen quem pense diferente è excluido, todos poden entrar mais na hora da seleção excluen ele..
A separação dos poderes em um Estado burguês é para a burguesia se defender da burguesia. Cuba é um Estado proletário e unitário onde o prolletáriado não tem medo do proletariado.
😂😂😂😂
O Gustavo vai coringar de vez.
Alguém impeça!
Imagine você abandonar a sua casa e família, se jogar em mar aberto abordo de uma canoa ou algo similar, welcome to the Cuba
Comunismo não funciona em lado nenhum, más ainda existe pessoas que votam nesses partidos.
Fale da democracia da Arábia Saudita quê tem o apoio dos estados Unidos
Coitado do povo cubano, sofre há decadas com esse regime
É porque antes era melhor né
@@rubensgabrielsantos6763 infelizmente não
470 candidatos para 470 vagas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bela democracia
Ditadura do proletariado
@@gabrieldalira Cuba não é comunista e comunismo não prega autoritarismo
@@Lorenzoig ah não, a ideologia é maravilhosa, confia
@@luciofontenele7992 se é bom ou não é uma questão de opinião,o que eu não lembro de ter expressado aqui mas eu não vou discutir com alguém que usa "confia" em tom de deboche
@@Lorenzoig A obra dos comunistas sempre resultou em autoritarismo.
Resumindo, um lugar horrível para se viver caso queira ter pensamento próprio. O vídeo deixou muito claro que é um país a não ser seguido como exemplo.
Estive 20 dias morando em casas de cubanos e se o Brasil conseguir aprender com Cuba será um país muito mais próspero. Uma ilha caribenha há 60 anos sofrendo um embargo cruel e que mesmo assim conseguiu erradicar a miséria, a falta de moradia, o analfabetismo e a fome. É um exemplo para todo nosso subcontinente e sobretudo para o Brasil onde dezenas de milhões passam fome.
@@ricardocorrea8325 estudei com um cubano, ele foi meu professor de mestrado, ele dá um show de participação popular no processo político. Eles são bem conscientes do que querem para si e para seu povo, diferente daqui que o povo quer menos direitos e o líder as vezes nem consulta a população para políticas públicas.
Os sistemas de saúde e educação são melhores que no Brasil.
@@daviaalvim1948 isso é uma mentira comunista, os próprios cubanos que fugiram de lá prova o contrário
@@ricardocorrea8325 Confesso que fiz a postagem mais ríspida já esperando defensores extremos. Foi uma provocação. Cuba sofre sim com os embargos e possui alguns indicadores sociais positivos. MAS... mta calma nessa hora. Morei um ano e meio em Cuba, na construção do porto de Mariel. É triste a condição da população. O povo não escolhe o que come, onde morar, a assistência à saúde não é plena, não existe debate político. Nossa mão de obra da construção era com mtos professores, advogados entre outros mto qualificados que não possuem oportunidade ou são muito mal pagos. O Brasil possui mtas mazelas mas está muito melhor do que Cuba. Acho que os embargos devem acabar para enfim sabermos o quanto isso é a razão para a grande miséria da população local.
Gosteidovideoisoepraelesvertudo2😮😅😊🎉😂❤
Doutora da USP "DIFÍCIL PARA NOS ENTENDER" KKKKK
Cara, sinceramente não entendi a ênfase na frase da Doutora da USP e as risadas.
É difícil para nós entendermos, pois não funciona ou sequer tem uma configuração filosófica e política próxima a maioria dos estados-nações, incluindo o próprio Brasil.
@@contasegundaria4621 não tem problema eu explico, eu coloquei o trecho em aspas para sinalizar uma fala dela, onde a mesma usa um verbo no singular em uma frase no plural, erro de comunicação muito comum de pessoas com pouca instrução, as risadas são pela contradição, já que este erro veio de uma pessoa que se apresenta como muito instruída
Só destruição
Muito chefe pra pouco índio!
Interessante
Gostei desse sistema
Eu não sou muito fã da democracia pois com a democracia podemos ter estúpidos/tolos governando
Sou a favor da aristocracia
É difícil viver em um país com um único partido e um ditador.
Pq? 😂 A Inglaterra é monarquia e ninguém diz nada.
@@harryhoudini2992 KKKKK COMPARAR Inglaterra com Cuba, o cara é um gênio.
@@Adrecall97 ué, mas Cuba é praticamente um parlamentarismo, como é na Inglaterra. Agora não é pq vcs ficam ouvindo mimimi da direta, que fica falando que Cuba é uma ditadura e isso e aquilo que vai ser verdade.
@@rennanalmeida69 KKKKK tadinha da cubinha
@@Adrecall97 kkkkkk faltou argumento né? 🤣😂🤣😂🤣😂🤣
1 - Deve-se fazer uma escolha, afinal não se pode ser socialista e:
Não representar segmentos da sociedade.
Discriminar pessoas pela sua religião.
Ser formado por uma elite política.
2 - A palavra "partido" em Cuba e fora de Cuba são apenas homônimos. Então qualquer comparação é um equívoco.
Em resumo. Nada democrático
😂 sistema político ridículo, a mulher que aparce tentando explicar é pior.
>O partido não é uma estrutura de governo, o povo elege diretamente seus representantes.
>Se você é contra o partido único, você não pode participar da política.
Democracia. 👍👍
Isso é uma informação falsa. Grande maioria dos representantes não são membros do PCC e todos os mandatos são revogaveis pelo povo
Então né KKKK
democracia e ter partido único kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gênio
@@newservice100
Pronto: 🤜🪙
Sua esmola de atenção
@@newservice100 a maior economia do mundo tem DOIS partidos, com o mesmo programa economico e financiado unicamente por bilionários. de modo que é impossível pra trabalhadores exercer o poder político. Entendo a democracia socialista como superior por os trabalhadores poderem exercer o poder político, algo que é impensável nos EUA por exemplo
Pela amor de Deus não fica falando PCC
Que isso pode dar ruim 🙂
Me parece mais democrático que muitas democracias ocidentais. Tem a participação do povo em todos processos.
Interessante não, muitas pessoas confundem regimes democráticos, ditatoriais, autoritários e totalitários. Nos regimes autoritários, diferente dos regimes democráticos, não existe o multipartidarismo(hegemonia de poder compartilhada entre partidos pelo voto do povo), trocas de poder em determinado tempo(eleitas pelo povo) e outros direitos, mas possui eleições para as decisões politicas desde da base até as figuras de autoridade.
@@abnerjosebarbosa4010 Me desculpa, mas pelo que o vídeo mostra a base não tem vontade. É tolida em toda manifestação contrária. No sistema de Cuba, segundo o vídeo, existem vários processos para evitar qualquer vontade que não esteja alinhada ao do poder central. Neste caso específico ficou claro que o voto é apenas de fachada, apenas para dizer que existe. Se toda população estiver com o pensamento majoritário ótimo, caso contrário deve ser muito frustrante não ver existir perspectiva de mudança.
Como pode ser mais democrático se não existe pensamento contraditório? Se vc é a favor da linha de pensamento do poder central ok. Caso contrário não consegue votar nem se candidatar para que haja mudança. Por exemplo, já pensou se o governo for anti vacina? Se quiser se vacinar não haverá como.
@@joaopdl86 certo, mas o que eu disse e que tem eleições e sim somente cubanos que concordem com o regime podem participar.
@@joaopdl86 pessoal, vocês confundem ditadura da burguesia com democracia. Não vivemos num sistema pluripartidario quando quem controla nossa opinião é a mídia burguesa. Primeiro temos que ver um monte de coisa delicada antes de afirmar que pluripartidario significa democracia, sendo que na dita maior democracia ocidental, só existe dois partidos de cores diferentes que representam a mesma ideologia, sim nos EUA. Aqui no Brasil temos vários partidos, mas não vejo consulta pública para privatizar empresas, porque maioria da população é contra (isso é dado, não narrativa, DADOS) mas mesmo assim ocorre privatizações, o NEM foi feita na canetada, sem nenhum consulta popular ou de pessoas da área (pedagogos, professores e etc). Em Cuba todos participam do processo de decisão, primeiro em câmeras locais até a assembleia nacional, existe uma terrível diferença entre a participação deles no processo político e o nosso, lá eles participam e são ouvidos em níveis locais, aqui elegemos diretamente um cara que as vezes nem consulta a população faz, só agora que o Lula tá retomando essa consulta popular para políticas. Então pergunto, pluripartidario significa democracia?
Por que será que Cuba está falindo ? Por que será que o povo cubano está fugindo de Cuba no desesperado e fugindo por causa da fome ? Não coloquem a culpa no embargo americano, pois o embargo foi só para transações com os EUA e empresas americanas e além de tido está bem enfraquecido . Não é tão severo como era ...
De acordo com o filósofo John Rawls, uma democracia se baseia em liberdade de pensamento. Pluripartidarismo e eleições são secundários. Como é a pluralidade educacional, midiática e cultural da ilha? Sem isso o povo não consegue se decidir para controlar a sociedade.
Interessante, e eu provoco.
Como é a pluralidade educacional mídiatica e cultural no Brasil? Onde apenas 5 famílias controlam 50% da grande mídia e com políticos sendo donos direta e ou indiretamente da mídias em estados como o Collor e o Aécio Neves em Minas, supostamente.
No caso da família Marinho, se não me engano eles também são grandes acionistas da Vale e ou Petrobrás tal qual a família dona do Itaú. É incrível como mesmo assim a coisa do "imparcial" do "sem lado e sem viés" pode colar tanto.
Reproduzindo a provocação que o Pedro Cardoso fez na CNN "Os jornalistas ali, os opinadores e comentaristas tem realmente LIBERDADE para falar o que pensam ou tem que seguir mais ou menos uma linha até o que onde quem paga o salário deseja?
Pedro Calejon, Reinaldo Azevedo entre outros já foram "convidados a se retirar" de onde trabalhavam.
Como a TV privada que depende do estado e do dinheiro dos anunciantes atende os requisitos exigidos por você?
Como é a solução em sistemas por exemplo no Brasil dos anos 90/00 com mais incentivos as TVs estatais (TV Escola, TV Cultura etc), com o Brasil atual, como é o sistema dos EUA e o do Reino Unido e como é o de uma pequena ilha que sofre um embargo criminoso há décadas.
Realmente interessante.
Acreditar em Deus e no Comunismo é tudo uma questão de fé. Dizemos que existe, e as pessoas acreditam. 🙏🙏🙏🙏💰💰💰💰😇🙏🙏🙏 💲
Quantos livros de comunismo o senhor leu?.
@@daviaalvim1948 os suficiente para dizer que não se consegue pôr em prática.
@@gabrieldalira sou português.
@@daviaalvim1948 comunismo não existe pq o socialismo que dá sempre errado não evolui pra isso
@@daviaalvim1948 o comunismo nunca será posto em prática simplesmente pq quem tá no poder não quer abdicar dele para tornar o país sem estado e outra enquanto não resolver o problema da escassez de produtos não haverá comunismo, pois para alimentar uma população de 8 bilhões de humanos e necessários uma grande produção que só é possível no sistema capitalista onde as pessoas são motivadas pelo egoísmo e o individualismo, estas pessoas motivadas só em acumular capital serão bem produtivas, já em um sistema comunista as pessoas não se motivariam a produzir , em grande maioria em trabalhos horríveis simplesmente pra ter o que comer e ajudar a comunidade ter o que comer, e da natureza humana priorizar a si e aquem compartilha laços de amizades, sanguíneos ou de sentimentos. As aldeias indígenas são capazes de viver em um sistema comunal pq são pequenas e todo mundo se conhece e tem troca de sentimentos, o que não seria possível em uma grande cidade , e nem mesmo em uma cidade acima de 10 mil habitantes
Como é o comunistanobrasilpt
Video com enormes erros. Como alguém que visitou Cuba e pesquisa o país, poucas coisas ditas nesse video sao reais, a começar pela composição da Assembleia Nacional, que em sua maior parte nao é formada por filiados ao PCC e sim por independentes, apontados pelos CDRs e votados pela população ou escolhidos entre as organizações de massa. Além disso, todo membro da assembleia pode ser convocado e substituído a qualquer hora. Decepcionante um vídeo com tamanhos erros
Oi, Ricardo! Tudo bem? Poxa, sentimos muito que você não tenha curtido o vídeo. Procuramos fazer o melhor, trabalhando com fontes de valor e entrevistando uma especialista sobre o assunto. Além disso, todo o processo que você descreveu sobre a formação da ANPP foi detalhado no vídeo, de forma bem semelhante.
@@Politize usar democracy index é fonte de valor? Já usa o travel guide dos EUA que tá no mesmo nível. Adoro os vídeos de vcs, mas esse aqui tá nível jovem pan de desinformação e bolsonarismo
@@ricardocorrea8325 ain, não disse o que eu quero ouvir, vou chorar 😭
Formado por "independentes" que são filtrados pelo Partido 😂
@@daimon00000 não tens a menor ideia do que é o sistema político cubano e provavelmente és bolsonarista. Não sabe o que é um CDR nem como se estrutura o processo eleitoral e o debate político em uma democracia que não seja burguesa. Não tem pq discutir com gente assim
PCC
Aí ai ai
Basta saber quem se inspirou em quem
Pcc de Cuba significa partido comunista cubano
Já o pcc do Brasil siguinifica primeiro comando da capital
Doente
😂😂😂😂😂😂😂
PCC = Primeiro comando da capital
De fato !
Você entende algo de centralismo democrático? Para vocês democracia é americana que só bilionário pode ser deputado?
Ditadura
Nossa, que vídeo chato. Política não é só explicar as regras do sistema, mas também mostrar a realidade da população, mostrar indicadores socioeconômicos de Cuba, que são horríveis, mas que eram excelentes antes de 1959.
Mentira. Cuba é o único país das Américas que cumpriu todas as metas da Unicef.
Isso é que pode ser chamado de organização criminoso.
De fato. 😅
Será que em Cuba tem espaço pra todos petistas?
Viva Fidel, Viva o Partido. 🫡✊
Lixo, o partido cubano e quem defende ele
Aí você acorda kkkkk
É uma assas****
Querendo dizer que Cuba é uma democracia kkkkk. Vídeo Ruim.
No próprio conteúdo do vídeo diz que " como definido pela própria Constituição, Cuba é um país comprometido com a construção de uma sociedade socialista, onde o Partido Comunista Cubano é a mais alta força política dirigente da sociedade e do Estado". Eu vejo este sistema como uma ditadura.
Por isso e um país tão atrasado.aonde pessoas fogem desse país
Trabalhador exemplar kkkkkkkkk, igual o Lula eo dirceu ex presidiários😁😁😁😁😁