A Mente Abusiva: o Falso Eu

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 151

  • @marciasalles7572
    @marciasalles7572 5 років тому +83

    Eu nunca tinha visto um profissional se expressar tão bem,com uma sensatez impressionante!
    Tudo que ele fala é simplesmente,totalmente compreensível,principalmente quando a gente procura uma resposta e nunca consegue ter,pois, a pessoa ,qdo questionada,sempre se afasta e deixa a gente a ver navios!
    Tudo que eu precisava ouvir e acho que descobri !!!
    Obrigada!!😍

    • @Maryha8938
      @Maryha8938 5 років тому +15

      O Dr Alan Mocellim é muito inteligente e expressivo...tbm encontrei muitas respostas através dele! Felicidades!

    • @laurabeatriz3869
      @laurabeatriz3869 4 роки тому +4

      Verdade nem fui procurar mais vídeos 👏🏼👏🏼 por favor Alan não pare

    • @marcelodias2306
      @marcelodias2306 4 роки тому +3

      Excelente didática. Vc nasceu para ser professor mesmo. Parabéns !!!

    • @ivi8060
      @ivi8060 3 роки тому +1

      Ele é um Mestre e nas horas de folga é um Anjo Guardião.

  • @keckpontes830
    @keckpontes830 2 роки тому +3

    Eles trocam de grupos sempre. Pois uma hora vai existir o conflito do verdadeiro eu com o falso. E ai os conflitos iniciam e antes das máscaras caírem por completo, eles se afastam e buscam outros. Triste.

  • @silviazona3646
    @silviazona3646 3 роки тому +7

    É muito triste a vida desses seres e eles procura fazer todos infelizes também a luta diária deles é fazer as pessoas infeliz convivi anos com um ser maligno muitas vezes vc deseja morrer pra sair do inferno na terra que eles causam

  • @toninha4658
    @toninha4658 5 років тому +51

    Allan... eu não sei quem sofre mais... o abusado ou o abusador... pq deve ser muito desgastante manter esse "falso self" o tempo todo... Suas aulas são as melhores no assunto. Muito grata por nos dar tantos esclarecimentos libertadores. Verdadeiramente o conhecimento nos liberta. 📚

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +60

      Eu também penso nisso e tenho essa dúvida. Certamente todo mundo que já passou por um relacionamento abusivo sabe como é difícil, mas essas pessoas também sofrem e mesmo que omitam para elas a vida é assim sempre, com problemas e crises intermináveis. E temos sempre que nos lembrar: pessoas abusivas o são porque aprenderam a ser assim, porque ser assim foi o modo que encontraram pra sobreviver a abusos durante sua infância. Nós compreendemos o que fazem, mas compreender é diferente de aceitar. O sofrimento vivido não autoriza ninguém a causar sofrimento em outros, não justifica.

    • @danielagoncalves3413
      @danielagoncalves3413 5 років тому +12

      @@AlanMocellim Seus vídeos além de contribuirem para agregar conhecimento a minha profissão, auxiliou-me de modo ímpar a tomar decisões importantíssimas na minha vida conjugal. Seus vídeos são de utilidade pública!
      Obrigada pelo seu trabalho!!!

    • @elianatobiasdasilvaborges4262
      @elianatobiasdasilvaborges4262 5 років тому +2

      O que ouvi ,aqui vi na realidade meu ,eis diz vou muda ,eu sei que errei ,fica em torno de um mes no geito de fala uma graça, no começo eu quase cai ,mais como o Alan falo ai é um esforço pra eles fungi ,quando a ficha dele cai ,ele fica pior que antes ,como se descarregasse o extresse de finge ,e como foi falado aprendeu se defender errado durante anos fui compreesiva ,tive dó mais chegou em um ponto que ficou insuportavel

  • @Freedom-su6vo
    @Freedom-su6vo 3 роки тому +7

    Cada um tem a sua conclusão. A minha é de que : já é difícil nós mesmos nos entendermos, quem dera entender e conviver com pessoas as quais são tão disfuncionais assim. Eu conheci duas pessoas com este transtorno e, não consegui conviver e nem trabalhar com eles. No meu caso eu não me submeto a ter de conviver ou até trabalhar com pessoas que são transtornadas. Pra mim não vale a pena. Não perco nunca mais meu tempo com pessoas assim. Não quero, não gosto, não suporto etc. Eu saio de trabalho, corto relações tanto de amizades quanto de relacionamento. Das duas pessoas as quais tive o desprazer de conhecer e conviver, foi a pior experiência da minha vida. Uma insanidade total! Totalmente disfuncionais e dolosos. Eu quero é distância dessas pessoas. E não acho que um dia haverá cura, infelizmente. E já que não há cura: tô fora! Sumo sem olhar pra trás.

  • @GabrielSantos-qi1uc
    @GabrielSantos-qi1uc 5 років тому +32

    Seu canal merece muito reconhecimento, serio. E será! você merece, cara... está e irá ajudar muitas pessoas ( vitimas e abusadores). Obrigado!

  • @anacarlinhasimplesmentelou4947
    @anacarlinhasimplesmentelou4947 3 роки тому +8

    Esse psicólogo é nota 1.000

  • @rodolfomonteiro8115
    @rodolfomonteiro8115 27 днів тому +1

    É bastante comumm ver pessoas que na rua são de um jeito, mas só quem convive com ela nos bastidores, sabe o que é viver um pesadelo em terra.

  • @mangusto765
    @mangusto765 5 років тому +25

    Alan, você é fantástico, cara! Um gigante!
    Você me ajudou MUITO, grande amigo. Genial! Obrigado, muito obrigado. Convivi com uma narcisista por 20 anos. Eu estava um lixo. Suas lições, seu imenso conhecimento e sua clareza para explicar conceitos técnicos... parabéns. Nunca imaginei que eu estava diante de um comportamento narcisista padrão. Depois que entendi isso, saí da depressão que me corroía.
    A ciência dá as respostas.
    👏👏👏👏🤝🤝🤝

    • @saberviver5115
      @saberviver5115 2 роки тому +1

      Como vc conseguiu sair ...tô num relacionamento abusivo há 12 anos e tá difícil.sair!

    • @mangusto765
      @mangusto765 2 роки тому

      @@saberviver5115 tem que se preparar para o divórcio, ela vai querer te roubar, lembre-se disso, então defina bem a questão dos bens e da grana do casal, 50% pra cada um. Previna-se para a difamação que ela com certeza fará de você após a separação, conversando com pessoas próximas de você que ela poderá fazer isso, pois este é um comportamento padrão das narcisistas. Comece a olhar um apartamento pra você alugar para ir morar nele. Se a casa onde você mora for própria e ela ficar nela, lembre-se que ela terá que pagar metade do valor do alugue do imóvel para você. se tiver filhos, converse serenamente com eles. Ao falar com ela de sua decisão, e em toda conversa que for ter com ela, nunca perca a calma, pois ela vai querer te provocar ao maximo e te humilhar para você explodir e ela usar isso contra você. Caia fora enquanto tem um resto de saúde ainda, se ficar só vai piorar sua saúde. Fale comigo quando quiser, além de ter sentido na pele e ter estudado MUITO o narcisismo (TPN - Dsm5), sou advogado e posso te orientar.
      Fraterno e forte abraço.
      Tamo junto. 🤜🤛

    • @saberviver5115
      @saberviver5115 2 роки тому +1

      @@mangusto765 obrigado pela resposta cara. Eu tô dilacerado ...só penso na minha filha de 2 anos e sinto em.deixa lá. Por outro lado, tenho que pensar tbm em minha saúde emocional que já está debilitada há anos. Tive depressão e dores abdominais terríveis depois do.nascimendo.da.minha filha. Achei que minha esposa melhoraria depois do nascimento dela,.mas as coisas só foram ladeira abaixo. Os abusos que já existiam só aumentaram. A casa que construimos.fica no terreno de minha família e segundo orientação eu vou te que pagar uma indenização a ela. Além disso, temos um terreno que não está totalmente pago e um veículo que minha esposa acabou de vender por 70 mil. Bruno, minha esposa decidiu ir pra outra cidade com a desculpa de mudar o estilo de vida. Na ocasião eu não aceitei porque foi uma decisão unilateral e ela tampouco havia conversado comigo.sobre isso. Acontece que quando saiu a transferência dela, a pessoa que veio com pra olha e aninha filha acabou indo embora. Eu estava em SP e ela.me.atorrmentou a ponto de eu pegar afastamento no trabalho. Vindo pra cá fui extremamente castigado uma.vez que ela me acusou de abandono. É um verdadeiro inferno esse tipo de relação em que somente um existe !

    • @mangusto765
      @mangusto765 2 роки тому

      @@saberviver5115 compreendo totalmente sua dor e angústia. Saibas que tens minha total solidariedade. A indenização que você terá que pagar a ela é de 50% do valor da construção, não do imóvel e cono ela vai sair dele, você terá muito tempo pra isso. Sei que você está sofrendo agora, mas tenha em mente que ficando na relação sofrerá ainda mais. É muito possível que tenha algum caso extraconjugal dela relacionada a essa mudança de cidade. Prepare-se para ver ela sem mostrando super bem e muito feliz com o fim da relação.
      Então apague essa psicopata da sua vida, foque agora na reconstrução da sua vida e no bem de sua filha, ampare-se nos seus verdadeiros amigos. Pense em fazer coisas novas,, por exemplo, arrume um pet, aprenda a tocar violão, faça inglês, ande de bicicleta, dê um tempo para entrar em outra relação e vá curtir a vida com os amigos, desligue-se um poucos de horários, viaje, faça cerveja artesanal, faça natação, jogue vídeo game, leia livros, etc... uma ótima coisa a fazer é estudar, sugiro fazer uma faculdade EaD. Abraço fraterno.

    • @saberviver5115
      @saberviver5115 2 роки тому +1

      @@mangusto765 Bruno,.muito obrigado pela solidariedade a mim dispensada. Eu sou pós-graduado em literatura brasileira e também sou músico. Acontece que nestes anos todos eu fui acostumado.a viver de migalhas. Eu fui boicotado em tudo que eu gostava de fazer. Até meu estúdio musical.eu tive que desmanchar porque fui desanimando com as demandas de uma relação doentia e unilateral. Eu não vivi nesse casamento, não existi e ainda me sentia culpado pelas coisas não darem certo. Cara 12 anos lutando e sempre.sendo culpado pela falta de.afeto e companheirismo. Na realidade, fui minando minhas capacidades de.amor.proprio, minhas vontades e desejos na busca constante de agradar a quem nunca me amou de verdade. A sensação é péssima e vou precisar de anos pra me refazer e com ajuda de Deus e os que me amam de.verdade isso aos.poucos vai acontecendo. Como Alan Mocelin fala: depois de um relacionamento abusivo você nunca mais será o mesmo, mas poderá ser melhor. Obrigado Bruno Freitas pelo apoio. Gratidão meu querido ! Se precisar de alguma coisa.conte.comigo!

  • @alinecassemiro8509
    @alinecassemiro8509 Рік тому +2

    Tô nessa fase de libertar do (meu falso eu)e conhecer o meu verdadeiro eu!
    E mágico,e lindo gente!!
    Tenho a sensação que estou renascendo.
    ❤❤❤❤
    Viva a terapia!!

  • @Lorenamacedo101
    @Lorenamacedo101 4 роки тому +4

    Tenho cara pra fala , sou assim. Mas odeio ser assim. Queria ser uma pessoa melhor e ter alto estima.

  • @claudiofs
    @claudiofs 5 років тому +38

    Eles ficam escravos do falso eu. Porque uma vez que o falso eu fica muito evidente em público, eles tem que manter essa máscara por onde forem. Isso cansa e o que se observa é narcisistas na velhice manterem-se reclusos e solitários em casa, muitas vezes depressivos, seja porque não tem mais fonte de suprimento que queiram servi-los ou pela exaustão de ter que exibir uma farsa toda vez que estiverem em público.

    • @danielagoncalves3413
      @danielagoncalves3413 5 років тому +3

      Olá querido Claúdio!!!
      Bendita Laudi♡ que indicou esse canal. Estou tbem aprendendo muito aqui! Bjo!

    • @legal_tec
      @legal_tec 4 роки тому +6

      Quando envelhecem gostam de ter compania de animais de estimação ou entre pra igreja, pois nessas situações terão atenção e ate obediência no qual eleva a importância e ego deles.

    • @ariannaarianna7897
      @ariannaarianna7897 3 роки тому +2

      Comentário perfeito. Está acontecendo com a minha mãe.

  • @joaogabrielvallaperde9946
    @joaogabrielvallaperde9946 3 роки тому +4

    Conteúdo extremamente necessário para que possamos lidar com pessoas abusivas. Já passei por um relacionamento amoroso extremamente abusivo. Se eu soubesse o que sei hoje.... certamente não teria sofrido tanto. Obrigado pelo esclarescimento de sempre!

  • @dircianemartini5875
    @dircianemartini5875 4 роки тому +7

    Nunca ouvi uma explicação tão bem feira sobre o assunto!!! Palmas em pé p vc!!! Hj me tornei rua admiradora! Vc é show!!!! Obrigada, tudo se esclareceu p mim. 👏❤️👏

  • @lourencosilva5494
    @lourencosilva5494 27 днів тому +1

    Cara, vc é muito bom nesse assunto, vc foi o primeiro a apresentar esse assunto de forma tão profunda. meus parabéns!!

  • @lcfgv8032
    @lcfgv8032 3 роки тому +3

    A sua inteligência é muito acima da média!!! Seus vídeos são fora do comum: conteúdos excepcionais!!!

  • @josewilsondearaujodasilvaa3368
    @josewilsondearaujodasilvaa3368 2 роки тому +1

    Convivo com uma criatura que me bloqueia por qualquer coisa e eu continuo passando a mão por cima, coisa horrível!

  • @mangusto765
    @mangusto765 3 роки тому +5

    Esse é um dos melhores vídeos do Dr. Alan. Altamente esclarecedor. Fiquei impressionado. A ciência dá as respostas que procuramos.
    Obrigado, Dr. Alan! ❤

  • @rosasaiure7493
    @rosasaiure7493 5 років тому +10

    Eu estou viciada nos seus vídeos! Obrigada!

  • @valdeneweirich2929
    @valdeneweirich2929 5 років тому +9

    Gente que maravilha! Tu és fabuloso, graças a Deus que existe alguém como tu!

  • @FFB1305
    @FFB1305 5 років тому +17

    Você explica muito bem, eu amei...amei

  • @uberdelas
    @uberdelas 5 років тому +7

    Nossa, ja procurei quase todos os canais que falam sobre isso. Estou CHOCADA te ouvindo. Vc está me esclarendo coisas que vivo a anos Alan. Tenho tenho mais força para tentar salvar essa pessoa que convivo. Decidi me salvar. Gratidão eterna a vc! Deus te abençoe grandemente

  • @ldaiana6506
    @ldaiana6506 5 років тому +6

    Por tudo isso que vc disse hj vejo que é uma grande perda de tempo lidar com essas pessoas! Sofri durante uns anos com um narcisista e sofro até hj com a minha mãe, não dá pra lidar com eles. É triste saber o quanto são disfuncionais e quebrados por dentro, pessoas incapazes de assumir qualquer responsabilidade sobre os proprios atos!

    • @janemoreira7637
      @janemoreira7637 5 років тому

      Narcisicistas ñ tem tratamento. Porque Simplismente ñ tem a menor capacidade de se acharem com qualquer problema. Para o narcisista o Mundo é inferior a ele, pois ele é o centro de tudo. A solução é afastar -se. Já o abusivo tem outra visão do Mundo.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +6

      O narcisismo teria tratamento se narcisistas fossem capazes de se manter em terapia, mas a maioria só busca terapia quando perderam um número significativo de pessoas em sua vida ou estão sem fontes de apoio e atenção. No entanto, tão logo um momento de crise tenha passado, tão logo consigam fontes consistentes de validação, eles abandonam a terapia e voltam a culpar os outros e se considerar superiores. Os que permanecem em terapia conseguem melhoras mas muito modestas; conseguem aprender a regular suas emoções e a se tornar menos explosivos e impulsivos, podem se tornar menos exploratórios por entender que isso os causa problemas sociais, mas é muito improvável que deixem de ser controladores ou invalidantes, ou que consigam desenvolver empatia e respeito pelas emoções alheias.

    • @Antiposmoderno
      @Antiposmoderno 4 роки тому +1

      @@AlanMocellim triste. sou assim e tenho medo de nunca mudar

  • @elianatobiasdasilvaborges4262
    @elianatobiasdasilvaborges4262 5 років тому +8

    Nossa vc falou tudo esse tipo de gente é horrível são perturbados não fala dos sentimentos dele eu dezisto de ter que ajuda esse tipo de gente

  • @bethconstantino9109
    @bethconstantino9109 Місяць тому

    A sua forma de comunicar, me faz entender completamente o ex com Transtorno de personalidade narcisista.muito obg.

  • @silviazona3646
    @silviazona3646 3 роки тому +2

    É exatamente assim você descreve muito bem com detalhes precisos.

  • @danielagoncalves3413
    @danielagoncalves3413 5 років тому +6

    Conteúdo sobre o falso eu explicado com excelência Alan! Obrigada por mais uma contribuição para o nosso aprendizado!!!

  • @FFB1305
    @FFB1305 5 років тому +18

    Eu deixei um comentário no video anterior.
    Eu passei por um abuso emocional durante 20 anos, casada hein?! Mas, somente agora estou procurando informações sobre esse assunto porque sempre pensei que a culpa era minha de tanto que ouvi isso dele... e agora, me sinto muito culpada, além de todo sofrimento causado, que foi imensuravel, dor, traição, mentiras, abandono, silencio, greve de sexo, greve de silencio, manipulação, descarte como um lixo mesmo, isso afetou muito minha auto estima como mulher, só eu e Deus sabemos , estou em frangalhos, hoje não consigo sorrir, não sou feliz, fui abandonada como um lixo em outro estado, vim por causa dele e hoje ele me jogou fora, estou sem identidade, vc poderia me ajudar com alguma leitura?
    Obrigada

    • @toninha4658
      @toninha4658 5 років тому +4

      conheço alguns livros que tem me ajudado muito...

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +7

      Eu costumo ler livros mais teóricos. Não sei se pode ajudar, mas Marie-France Hirigoyen discute abuso emocional sob a designação de abuso de fraqueza ou assédio moral. Há livros dela sobre violência conjugal em português. Patricia Evans tem um livro sobre violência verbal que já é mais acessível e trás dicas para lidar com pessoas abusivas. Walter Riso tem dois livros interessantes: Amar ou Depender; Amores de Alto Risco - ambos são pequenos e simples, o primeiro trata de codependência e o segundo de relações com pessoas com transtornos de personalidade, tudo em linguagem mais didática. Se tiver já aprofundamento no tema os de Hirigoyen podem ajudar mais, mas se quiser um conteúdo mais simplificado Patricia Evans e Walter Riso podem ajudar mais.

    • @marianoguitaful
      @marianoguitaful 5 років тому +7

      Fernanda concordo plenamente com a ajuda do Alan Mocellim, e no meu caso de vida,( que fique bem claro ) também tive problemas parecidos com os seus, encontro muita ajuda nesses videos relacionados ( Psicologia de relacionamentos ) e também começei a vivenciar a filosofia Espirita kardecista, frequentador de entidades, assistindo palestras , aprendendo a ajudar o proximo , lendo livros , em suma buscar muita à Deus em minha modesta opinião , desejo à você que não demore ter a superação dos problemas !!

    • @mangusto765
      @mangusto765 5 років тому +4

      Incrível. Eu também. Igualzinho.

  • @ProfYago
    @ProfYago 5 років тому +5

    Entre o abusado e o abusador, o que sofre mais é o abusador.
    Por que o abuso é o fruto de tudo o que é ignorado e sufocado dentro da cabeça deles. Sendo assim, estão fadados a repetir o mesmo ciclo infinitamente.
    Imagina o pesadelo que isso é.

    • @athenakasamias2371
      @athenakasamias2371 5 років тому +4

      Não concordo. O abusador pode até guardar uma dor e uma escuridão interior, mas não possuem empatia e destroem a vida do outro sem o menor remorço. Não dá para transformar o abusador em vítima.

    • @ProfYago
      @ProfYago 5 років тому +3

      @@athenakasamias2371 não pense em momento algum que eu tô transformando abusador em vítima.
      Eu tô falando que o abusado uma hora encontra um relacionamento saudável e é feliz.
      Já o abusador não encontra por que ele é o câncer do próprio relacionamento. E está sempre fadado a repetir o ciclo de Idealização-desvalorizaçao- descarte pra sempre.
      Ele vai conturbado relacionamento em relacionamento.

    • @athenakasamias2371
      @athenakasamias2371 5 років тому +4

      @@ProfYago Agora entendi o que você quis dizer. Desculpe -me por ter interpretado mal. Só faço uma ressalva...Há abusados que nunca se recuperam. Mas creio que a maioria, após tratamento psicológico, conseguem retomar a vida e seguir em frente. Já os abusadores serão sempre sugadores de alma.

    • @ProfYago
      @ProfYago 5 років тому

      @@athenakasamias2371 recuperação é tudo uma questão de reconhecer que está machucado e procurar ajuda. Coisa que o abusador jamais fará pois ele renega esse lado dele.
      Obs: que nome foda esse teu

    • @athenakasamias2371
      @athenakasamias2371 5 років тому

      @@ProfYago Dependendo do quanto a pessoa está ferida e destruída pode não ter recuperação...Depende da força interior de cada um. Há pessoas que são mais resilientes e conseguem se recuperar mais rápido.
      Obs: Obrigada. Esse nome tem uma longa história...rs

  • @flaviorocha9908
    @flaviorocha9908 5 років тому +3

    Alan meu nome e Fabiana , o nome que tá aí e do meu abuzador estou na fazer do descarte, estou completamente sozinha por causa de problemas que causou com todos , pai mãe e faltou com respeito até com minha filha todos se foram , tô com depressão doente triste e lutando para conseguir vencer ele estou sozinha uma semana e passo os dias vendo seus vídeos vc tem a mente brilhante e hoje tá me salvando te agradeço muito pois tá me fortalecendo no meio do caus que se transformou minha vida eu tinha a vida financeira maravilhosa vivia fora do país , tinha tudo perdi tudo e todos hoje só tenho a mim mesma e a tentativa de conseguir vencer me ajude

  • @ericajones6831
    @ericajones6831 5 років тому +4

    Alan você podia fazer um vídeo sobre como sair do relacionamento abusivo e finalizando realmente o relacionamento sem entrada para o abusivo prometer? O que você acha ???

  • @anônimo-g9b
    @anônimo-g9b Рік тому +1

    No meu caso eu sou uma mulher trans e me neguei por sei la a vida inteira agora com 23 to tentando mudar, as consequências disso foi que manipulava as pessoas e era exatamente como vc disse nesse vídeo, falso self depois que me aceitei comecei a tratar melhor todas as pessoas e estou em busca de estabilidade financeira pra sair da casa dos meus pais para fazer uma transição hormonal , não vejo a hora disso acontecer se meus pais soubessem disso eles poderiam me expulsar de casa me bater ou ate coisas muito piores que isso

  • @cristianemotta4802
    @cristianemotta4802 5 років тому +3

    Conheci seu canal a pouco tempo, vc é maravilhoso o ex marido Narcista realmente ficou sem noção mesmo dismascarei ele pra toda família dele perdeu total credibilidade dele ficar tão sem graça vive isolado e hj tem várias crises de ansiedade foram 8 anos de traição, mentira e quando questionava ele tinha todas essas reações .

  • @izabella2256
    @izabella2256 3 роки тому +1

    Eu me identifiquei com a sua descrição 😔

  • @saberviver5115
    @saberviver5115 2 роки тому +1

    Allan, porque há tanta desesperança no que se refere a mudança comportamental de pessoas abusivas? Falo isso porque todas as pessoas que falam sobre o tema revelam a noite impossibilidade de mudança . Faça um vídeo sobre isso e o que a literatura fala sobre isso, dado os casos clínicos e pesquisas mais recentes sobre esses casos! Se você puder fazer um vídeo sobre isso seria interessante! Obrigado

  • @Leandro.116
    @Leandro.116 2 роки тому

    Eu passei a dizer, vc é um ótimo amigo para seus amigos. Como companheiro eu não tinha a mesmo respeito. Cansei de perguntar, por que vc não trata seus amigos como vc me trata. Ele se calava. Tá aí a minha resposta.

  • @sirlenecosta2190
    @sirlenecosta2190 4 роки тому +1

    Obrigada pelo os seus vídeo...
    Estou em processo de separação ele sempre me culpou hoje vejo q não sou eu,e tudo Ele,um pessoa perturbada.
    Não consigo nem chora mas,nem tenho vontade vejo q fiz tudo sozinha ele só abusou de me,fui um fantoche dele esse tempo todo.
    Os seus vídeos são maravilhosos parabéns você tá salvando muita pessoas

  • @Luciana-ht4rp
    @Luciana-ht4rp 5 років тому +6

    Perfeito, gratidão 🙏

  • @mangusto765
    @mangusto765 3 роки тому +1

    Todos os seus vídeos são excelentes, Dr. Alan! Esse é meu preferido. Explicou exatamente como era a personalidade da minha ex. Compreendo agora porque eu ficava confuso.
    Grande fã aqui. Abraço fraterno. ❤

  • @flaviakarinealexandre6049
    @flaviakarinealexandre6049 4 роки тому +1

    Parabéns. Vc explica de uma forma simples e ao mesmo tempo profunda.

  • @AnaAraujo-vm7xd
    @AnaAraujo-vm7xd 3 роки тому +2

    Melhor conteúdo q já vi sobre o assunto

  • @carolinescheid73
    @carolinescheid73 3 роки тому

    As melhores explicações, mais profundas e completas, sobre essa temática.

  • @ivi8060
    @ivi8060 3 роки тому

    Se existir perfeição é esse vídeo aqui, mas os outros são excelentes também. Muito obrigada, Alan.
    Que o AMOR te abençoe sempre.

  • @victoriacecilia1454
    @victoriacecilia1454 5 років тому +2

    Cara, você é demais. Muito bom no que faz, que exemplo, pra quem quer ser psicóloga. Obrigada! Você realmente é bom no que faz.

  • @nataliteixeira8973
    @nataliteixeira8973 4 роки тому +1

    Mas tem gente que é "nervosa" só em casa quando é contrariado. Porque no trabalho a pessoa não é? Eu trabalho com meu ex marido e ele no trabalho é um fofo, em casa quando era contrariado era maior gritaria. Porque isso?

  • @marieledaniel5676
    @marieledaniel5676 4 роки тому +2

    Boa noite !
    Alan, muita gratidão pelos teus vídeos, estão ajudando tanto a entender, compreender. É muito esclarecedor, além de ajudar a tantas pessoas que passam por relações abusivas e se sentem tão perdidas, nossa, da uma luz tão grande no sentido de você entender o outro, o quão também é difícil pra quem abusa, porém, a clareza que você não é obrigada a passar por isso. Sou imensamente grata a conhecer o seu canal, e a vc, e saiba que essa clareza que vc traz, e um dom, e que espero que esses vídeos cheguem como luz na vida de muita gente que esteja precisando sair de uma relação abusiva.

  • @thaisalves3030
    @thaisalves3030 8 місяців тому

    Explicação perfeita!

  • @evandroborchert3692
    @evandroborchert3692 2 роки тому

    Excelente conteúdo, meus parabéns!

  • @biaac2322
    @biaac2322 3 роки тому

    Top dos Tops!

  • @pedagogiaparatodos
    @pedagogiaparatodos 3 роки тому +1

    Por mais Conteúdos assim em 2021!!!👏👏👏👏

  • @Sejasualuz369
    @Sejasualuz369 11 місяців тому

    Sensacional explicação

  • @Faby1104
    @Faby1104 4 роки тому +3

    Allan. Vc dá cursos ou faz atendimentos? Seu material é fantástico.

  • @4567estevesable
    @4567estevesable 5 років тому +2

    Parabéns,amei muito,muito obrigada por partilhar o teu conhecimento adquirido de muitos anos!!

  • @popvalken2064
    @popvalken2064 3 роки тому

    Você é demais

  • @lianabeatrizmoraesdesouza7829
    @lianabeatrizmoraesdesouza7829 4 роки тому +1

    Muito bom os seus vídeos.
    Gratidão ao Universo.🙏

  • @iranildefernandes136
    @iranildefernandes136 3 роки тому

    Parabéns. Muito bem explicado.

  • @danielateixeira4715
    @danielateixeira4715 3 роки тому

    Obrigada

  • @lilianetinoco767
    @lilianetinoco767 4 роки тому +1

    O melhor do mundo.

  • @valdealmeidamanhaes8300
    @valdealmeidamanhaes8300 4 роки тому +1

    Super

  • @elianatobiasdasilvaborges4262
    @elianatobiasdasilvaborges4262 5 років тому +6

    Como enfrenta um abusador de frente com tudo cara sem do ,sem culpa ?

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +11

      Eles são muito manipulatórios. O melhor é não enfrentar, é se distanciar e romper todo o contato permanentemente.

    • @elianatobiasdasilvaborges4262
      @elianatobiasdasilvaborges4262 5 років тому

      @@AlanMocellim obrigada ,vejo que vc tem toda a razão, até agora só sofri ,não tem outro geito eles só nos enrola ,obtida parabéns!!!!por seu trabalho incrível se conhecimento

  • @KirbyBolha
    @KirbyBolha Рік тому

    interessante, conheci um q era diferente no youtube e diante oq conta q é com a familia dele

  • @sissyteodoro5826
    @sissyteodoro5826 3 роки тому

    Bom dia Dro. Muito bom tomar café com vc!!

  • @silviazona3646
    @silviazona3646 3 роки тому +1

    O cara que me casei em casa é um na rua é outro parece até duas pessoas ,na sociedade ele é bom em casa é ruim abusivo ele é muito falso e manipulador

  • @keckpontes830
    @keckpontes830 2 роки тому

    Eu só não sei se existe esse pânico.

  • @lucianaferreira2163
    @lucianaferreira2163 2 роки тому

    Misericórdia

  • @fernandaranfer
    @fernandaranfer 5 років тому +2

    Muito boa explicação!!! Incrível!!!

  • @gsafadi2
    @gsafadi2 5 років тому +1

    Melhor video que ja vi sobre o assunto! +1 inscrito! 😆🖒

  • @josueomarluz6549
    @josueomarluz6549 4 роки тому +1

    Muito esclarecedor , obrigado.

  • @carlaperuginir6179
    @carlaperuginir6179 4 роки тому +1

    Alan seus videos sao excelentes!!!mto bom conteudo otimo o modo como vc abrange o assunto num todo e mto preciso quanto ao q os narcisistas sao grata pelo ensinamento 👊❤continue fazendo esses videos pra nos q precisamos de ajuda tanto pra quem ainda vive em um relacionamento abusivo quanto pra quem ja saiu dele tem sido de grande ajuda e mto importante tbm pra q mtas pessoas n caiam nesse tipo de relacionamento grata!!!

  • @keckpontes830
    @keckpontes830 2 роки тому

    O eu verdadeiro só aparece entre 4 paredes. No convívio íntimo. Coitados de quem convive.

  • @alexandrinafernandes24
    @alexandrinafernandes24 3 роки тому

    Muito bom este canal! Já subscrevi. Grata!

  • @victoriacecilia1454
    @victoriacecilia1454 5 років тому +5

    Alan, como faço para deixar de ser abusiva? Poderia fazer um vídeo sobre isso?

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +2

      Victória, pretendo sim fazer vídeos sobre isso, incluindo tanto conselhos sobre terapias que podem ajudar, mas sobretudo sobre como lidar com emoções desproporcionais ou interpretações enviesadas. Mais adiante, quando tiver mais tempo, tentarei fazer vídeos sobre estratégias de regulação emocional e superação de traumas.

  • @kellymouraomourao8253
    @kellymouraomourao8253 3 роки тому

    Que Deus nos livres destes seres !

  • @lucaspereira5804
    @lucaspereira5804 5 років тому +1

    Adorei! Obrigado.

  • @lucianaferreira2163
    @lucianaferreira2163 2 роки тому

    A felicidade tá dentro imagino eu querendo Tomar café 😔

  • @anacarolinaborges8307
    @anacarolinaborges8307 5 років тому +3

    É possível alguém abusivo deixar de ser abusivo por auto reflexão decorrente das falhas dos relacionamentos anteriores e após serem expostas e porque muitos casos emendam um relacionamento no outro ?

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +3

      Ter consciência do que acontece não é suficiente para mudar comportamentos, mas mudar suas respostas emocionais e resolver seus traumas sim. O problema é que muitas pessoas abusivas não entendem que o que fazem hoje são respostas ao que passaram no passado, ainda como crianças, não ligam uma coisa a outra, ou o ligam sem entender muito bem. Como não entendem o processo, mesmo que saibam que foram abusivas, mesmo que tenham perdido pessoas em suas vidas, consideram difícil mudar. Por isso é importante terapia com alguém que entenda de relacionamentos abusivos, de traumas familiares, de regulação emocional, para conseguir ajudá-los a identificar o que acontece, como se formou e porque se repete.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +7

      Ainda respondendo, já conheci inúmeras pessoas que se reconhecem como abusivas, algumas ao longo da vida, outras por meio do canal, e o mais recorrente é que elas não compreendam porque são assim, porque não conseguem mudar, que sintam culpa por agir como seus pais ou cuidadores agiram com elas, e tenham grandes dificuldades em se compreender. Muitas dessas pessoas vão se descobrindo abusivas após anos de fracassos afetivos, e só assim resolvem buscar apoio psicológico para mudar suas condutas. No passado, antes de começar a estudar o tema, eu também acreditava que entender, conversar e refletir eram modos de mudança, sempre tentei dialogar com pessoas abusivas que conheci ao longo da vida, até entender que se trata de algo muito mais complexo porque traumas se manifestam como reações emocionais automáticas e muitos comportamentos são frutos de processos inconscientes.

    • @anacarolinaborges8307
      @anacarolinaborges8307 5 років тому +2

      E porque muitas delas costumam emendar um relacionamento no outro, as vezes até oriundo de traição ? A pessoa abusiva que convivi amava outras em poucos dias

  • @julianamiranda1833
    @julianamiranda1833 5 років тому +3

    E como identificar se essa pessoa não é um narcisista perverso? Por que muitos comportamentos se identifica com uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista. Nesse caso nem da pra se compadecer por que sabemos que não há cura, são pessoas cruéis. Eu fico perdida sem saber se a pessoa que eu amo tanto tem problemas que podem ser resolvidos ou amenizados, ou se é um narcisista perverso. Eu to muito traumatizada. Não sei se ajudo ou se me afasto.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +3

      Farei vídeos sobre narcisismo mais adiante. Acho que você já sabe o suficiente, se está com uma pessoa abusiva isso já é o bastante para se afastar completamente. E sobre "a mente abusiva", os comportamentos e cognições que descrevo como típicos de pessoas abusivas podem fazer parte da descrição de diversos transtornos. Isso pode incluir o narcisismo, mas também transtornos de personalidade borderline, paranoide, etc.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +2

      Saber se é ou não é o menos relevante. Há uma série de equívocos sobre psicopatologia que são difundidos na internet. Ninguém "tem" narcisismo, transtornos de personalidade são modelos classificatórios utilizados para facilitar a identificação de padrões e os modos de tratamento. Ninguém "possui" um transtorno de personalidade, como possui uma pneumonia, por exemplo. Por isso é chamado de personalidade, porque é uma classificação de comportamentos e cognições, e apenas isso. Basicamente, se uma pessoa se comporta e pensa como narcisista ela é narcisista, ela é classificada como tal para vias de tratamento.

    • @julianamiranda1833
      @julianamiranda1833 5 років тому

      ​@@AlanMocellim Existe tratamento? Tem como ajudar nesse sentido a fim de construir um relacionamento mutuamente amável e prazeroso ou isso é impossível?
      MUITTOOO OBRIGADA PELAS RESPOSTAS DESDE JÁ!

    • @julianamiranda1833
      @julianamiranda1833 5 років тому

      Estou convencida que relacionamento com pessoas com todas essas caraterísticas estão fadadas ao fracasso. Me compadeço por isso. Gostaria que existisse uma forma de melhora ou mudança nesse sentido pois no final das contas quem sofre mais são as próprias pessoas abusivas, até o resto da vida, destruindo e causando sofrimento em outras pessoas também.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +2

      Narcisismo e perversão são categorias diferentes. O narcisismo é, tal como borderline, uma estrutura de personalidade que transita entre a neurose e a psicose, dado que possuem distorções cognitivas sobre si sempre atuantes no cotidiano, mas que em crises podem se tornar tão graves que distorcem a realidade. O que chama-se na psicanálise de perversão se refere a sociopatia ou psicopatia, e narcisismo não é a mesma coisa. Eu diria que a grande diferença entre narcisistas e antissociais (sociopatas e psicopatas) é o nível de comportamentos inconscientes ou de difícil compreensão; narcisistas nem mesmo sabem o que fazer ou que o fazem pra conseguir atenção a todo custo, porque são carentes e inseguros, eles nem conseguem pensar nisso, ou se pensam é apenas uma consciência limitada e superficial. Se o comportamento for perverso, ou seja, se visa causar danos de modo consciente, impor um domínio pensado, então não se trata de narcisismo mas de sociopatia. Acho importante esclarecer isso porque há inúmeros youtubers comentando sobre narcisismo sem real compreensão sobre transtornos de personalidade, e por isso repetem tantos equívocos.

  • @michelfantin1
    @michelfantin1 4 роки тому +2

    Apenas uma coisa não ficou clara pra mim. Essa dinâmica do falso self só se dá em pessoas abusivas? Não entendi muito bem isso.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  4 роки тому +2

      Não, pode se dar em outras pessoas. É basicamente um "mecanismo de defesa", mais comum em pessoas que passaram por traumas ou tiveram criação instável, controladora ou conflituosa. Só que no caso de pessoas abusivas esse mecanismo se encontra "amplificado", é mais evidente.

    • @michelfantin1
      @michelfantin1 4 роки тому

      @@AlanMocellim Interessante. Me passa pela cabeça a possibilidade de que essa dinâmica abusiva seja justamente uma identificação defensiva com o abusador. Tipo, abusa porque foi abusado.

    • @Freedom-su6vo
      @Freedom-su6vo 4 роки тому

      @@AlanMocellim top

  • @AnaMaria-yl1do
    @AnaMaria-yl1do 4 роки тому

    Pessoas com transtorno de dependência também desenvolve esse comportamento?

  • @vivianscaramello7388
    @vivianscaramello7388 3 роки тому

  • @janemoreira7637
    @janemoreira7637 5 років тому +2

    Allan, vc disse: ele, os abusivos de hoje, sofreram na infância. Mas..o abusivo pode ter sofrido em um relacionamento amoroso, e ao logo do tempo tornou-se um abusivo de hoje? Desde já agradeço pela atenção?

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +2

      É muito improvável que tenha sido uma experiência da vida adulta que "moldou" comportamentos abusivos. Se for uma experiência da vida adulta provavelmente é algo recente que provoca reações desproporcionais, provavelmente algum evento muito traumático. Pessoas que passaram por relacionamentos abusivos recentes podem apresentar respostas abusivas, pois traumas te colocam em modo de sobrevivência, diminuindo a empatia e causando extrema preocupação consigo próprio. Com o tempo, principalmente se estiver em terapia, isso passa e as reações se tornam como antes do trauma.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +1

      Caso contrário, se não for um trauma recente e muito forte, pode ser que tenha exitido algo na infância que não é muito claro, que não foi relatado pela pessoa. Por exemplo, muitas pessoas abusivas não cresceram em famílias violentas ou negligentes, bem pelo contrário, cresceram em família que os mimavam e davam tudo, sem estabelecer limites - a falta de limites pode fazer de uma criança um adulto abusivo. Outro contexto familiar que muitas vezes não se dá muita atenção são de cuidadores que reprimem a tristeza ou necessidades de seus filhos, exigindo deles que se portem de "maneira adequada" sempre, para manter as aparências, isso com o o tempo, se for muito intenso, produz um "falso self" e os torna incapazes de lidar com emoções - afinal, não puderam as sentir, as experienciar, portanto não aprenderam.

    • @janemoreira7637
      @janemoreira7637 5 років тому

      @@AlanMocellim Entendo..no caso familiar fica claro que vem de infância ao decorrer da juventude. Mas no caso de o abusivo ter sofrido em um relacionamento no passado, é bem remoto ñ é?

    • @janemoreira7637
      @janemoreira7637 5 років тому

      Obrigada Professor🙏🏽. Parabéns pelo seu trabalho.

  • @vanessarodrigues7734
    @vanessarodrigues7734 4 роки тому +1

    Eu adorei os vídeos, mas gostaria de saber as fontes

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  4 роки тому +3

      Duas referências importantes que discutem relacionamentos abusivos em geral, e também suas especificidades, são Patricia Evans e Marie-France Hirigoyen. No caso de transtornos de personalidade que apresentam comportamentos abusivos as referências principais são Otto Kernberg, num enfoque psicanalítico, e Jeffrey Young, num enfoque cognitivista. Há bastante literatura sobre o assunto, mas infelizmente pouca coisa traduzida.

    • @vanessarodrigues7734
      @vanessarodrigues7734 4 роки тому

      @@AlanMocellim obrigada 🥰

  • @Natu.rezaaa
    @Natu.rezaaa 5 років тому +2

    E é possível mudar isso?

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +2

      Não é fácil. Para desmontar isso que foi construído ao longo de todo uma vida só com anos de terapia com um psicólogo que entenda de abuso emocional al e transtornos de personalidade. Não é qualquer terapia que vai resolver isso. Depende muito do empenho e dedicação da própria pessoa para mudar, da decisão dela de permanecer em tratamento, e nem sempre é o caso.

    • @Natu.rezaaa
      @Natu.rezaaa 5 років тому +2

      @@AlanMocellim pergunto pq me identifico com muitos vídeos seus. Tenho muita dificuldade nos relacionamentos, principalmente amorosos, e cresci numa família disfuncional. Eu quero muito mudar. Não me conformo em passar toda minha vida nesta dinâmica destrutiva. Neste momento estou há 4 dias sem falar com meu namorado após ter tido uma reação exagerada a um comportamento dele q não me agradou. Já tive problemas no trabalho e tb na criação do meu filho. Preciso mudar. Desejo mudar. Mas dentro de mim tem uma confusão tão grande, como um bolo gigante de barbante extremamente difícil de desfazer todos os nós. Dói ser assim.

    • @AlanMocellim
      @AlanMocellim  5 років тому +2

      @@Natu.rezaaa que bom que reconhece essa necessidade. Esse é o primeiro e mais difícil passo para a transformação. Pelo que relata tem dificuldades na forma como lida com desaprovação, sentindo como extrema rejeição. Isso indica uma dificuldade de regulação emocional. Então tem uma pista, buscar em terapia trabalhar formas de processar emoções, de lidar de maneira mais positiva com elas. Emoções não são só sentidas, como aprendemos que são, elas são aprendidas. Respostas emocionais são aprendidas com nossos cuidadores. Então um passo importante é aprender a entender o que sente e mudar essas suas respostas emocionais. Como você relata, isso parece te causar problemas nas relações interpessoais, como no trabalho, e dificuldades para criar seu filho. Não conheço seu histórico, mas acho que pode ter a ver com ter sido muito invalidada, ter suas emoções minorizadas e negadas na infância. Você costuma ser agressiva também? Acho que cabe buscar terapeutas que se foquem em dois aspectos: 1) no enfrentamento de traumas de infância; 2) na aprendizagem e regulação de emoções; 3) no desenvolvimento de comportamentos mais adequados aos contextos de trabalho, relacionamento, etc. Ao decidir por um tratamento é importante perguntar também ao terapeuta se ele consegue lidar com esses problemas. Em geral, pessoas treinadas em terapias cognitivo-comportamentais são melhores que psicanalistas para esse propósito de modificação de comportamentos e respostas emocionais. Terapias mais novas como de esquemas ou dialética-comportamental são perfeitas pra isso, mas ainda tem poucos especialistas nisso no Brasil, e se concentram mais em capitais. Enfim, espero que minha resposta ajude a pensar em algumas coisas. Continuarei com os vídeos, e mais adiante pretendo fazer uma série sobre como lidar melhor com emoções intensas e instáveis.

    • @Natu.rezaaa
      @Natu.rezaaa 5 років тому +1

      @@AlanMocellimsim, costumo ser agressiva e impulsiva diante de emoções negativas. E logo após um episódio assim sinto muita vergonha, sinto-me humilhada.
      Obrigada pelas dicas. Vou atrás de um profissional sim, pq não quero mais me comportar desta maneira, não quero ser destrutiva para o meu filho e não quero mais repelir pessoas q só querem me fazer bem.

  • @Faby1104
    @Faby1104 4 роки тому +3

    O abusivo sente raiva da pessoa que espelha?

  • @cosmopolices
    @cosmopolices 4 роки тому +1

    Já dizia The Who ua-cam.com/video/H2h1MY70uag/v-deo.html

  • @giselegoncalves5640
    @giselegoncalves5640 4 роки тому

    Mas esse falso eu significa que a pessoa é falsa?