Iniciativa privada demora 15 dias para reconstruir Ponte de Ferro destruída pela enchente em Lajeado

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Demorou menos de 15 dias e custou R$ 2 milhões a reconstrução da Ponte de Ferro destruída pela enchente.

КОМЕНТАРІ • 1

  • @shortcurt1
    @shortcurt1 2 місяці тому

    Primeiro, essa ponte foi feita em um estado de emergência gravíssimo (quase que redundante), por esse motivo as secretárias não embargaram essa obra. Mas porque embargariam essa obra? Porque se algo de ruim acontecer, quem é que vai se responsabilizar?
    Para o governo e qualquer pessoa física ou jurídica fazer uma obra dessas precisaria de um estudo de impacto ambiental, $$$ (custo de estudos e não corrupção, apesar de que pode estar agregado), impacto social. Imagina alguém querer construir um elevado no meio do bairro de Higienópolis -SP, o transtorno que causaria na população local? Estudo de engenharia, aprovação do órgão responsável, em SP é o CREA. E outros estudos. Terminado os estudos, agora falando de governo, aprovação do legislativo, sim, os vereadores ou deputados estaduais têm que aprovar porque, alguns prefeitos e governadores, por conta deles, iriam fazer um monte de obra sem sentido. E nesse quesito, entra o custo político. Se o prefeito ou governador fizer uma obra que beneficie os eleitores, vira capital eleitoral, ou seja, mais votos. Em geral, a oposição faz de tudo para atrasar a obra. Bom, passou pelo legislativo, precisa de uma empresa, e para isso se faz uma licitação de quem vai fazer a obra. E aí pode entrar a piada dos três engenheiros.
    E é por isso que demora muito.
    Ah, isso se a justiça não embargar a obra por diversos motivos.
    Isso não é só no Brasil, é no mundo inteiro. A diferença é que em países de primeiro mundo, a obra começa e termina no prazo e no valor combinado, no Brasil, quando começa, talvez termine e já se pagou 5 vezes a mais do valor combinado e alguma empresas talvez vejam o dinheiro na justiça.