Sempre quis conhecer a Estônia desde que soube da sua política econômica voltada ao livre-mercado. Estive lá em fevereiro agora, que país maravilhoso. 💙🖤🤍
@@KIRA_IS_TRUE_JUSTICE Sim! Por ser um país pequeno, com pouca população e com uma língua diferente, eles meio que precisam falar outra língua para se comunicar com o resto do mundo. Lá em Tallinn, eu consegui me comunicar em inglês com todo mundo. Talvez no interior tenha gente que não fale inglês, provavelmente os mais velhos.
Gosto da Estônia, a bandeira tem as cores do meu Grêmio 🇪🇪, o idioma é bem diferente e único, pois faz parte da família das línguas urálicas assim com o Hungaro e o Finlandês, mas é bem mais próximo do Finlandês. Também é um país pequeno e aconchegante.
República Parlamentarista é um dos sistemas mais estáveis de governo quê existe,quem dera sé o Brasil adotasse esse sistema ou um Semi-Presidencialismo quê também é bem estável até
@@torres2783 porquê têm a divisão clara entre os poderes e não concentra o poder em uma única figura,assim os poderes são mais equilibrados quê deixa tudo mais estável
E as mulheres mais bonitas da Europa. Mas o segredo dessa prosperidade é estar entalada entre a Finlandia e a Alemanha e sendo um país pequeno a evolução foi muito rapida depois de aderir à UE. Tive o previlégio de conhecer o país antes de entrar na UE e depois. E foi uma brutal. Mas nem tudo são rosas pois grande parte da sua população ainda é rusofona.
A Tchequia antiga república tcheca também está se tornando uma potência e alguns até comparam com a Alemanha devido a Tchequia ter algumas empresas automotivas como Tatra e Skoda.
Antigamente antes de 1990....O que existia era um país dos mais prósperos da Europa a Checoeslováquia , hoje dividido em dois : a Eslováquia e a Checa. O velho ditado dividir para reinar ainda vale!
Sim. Após sufocar ao máximo o sistema capitalista o povo começa entender o quão essencial ele é pra manter uma sociedade. Então só foi se livrar do socialismo que voltaram mais sedentos ainda pelo livre mercado. Muito bom que a destruição causada pelo regime da URSs fez o povo querer mais capitalismo e renovação.
A prosperidade no mundo só acontece se você entender o básico de economia."principalmente a austríaca" que e a única que realmente entender alguma coisa de mercado e comércio.
Em geral, impulsionado pelo alto nível de ESCOLARIDADE. BAIXA INTERFERÊNCIA DA RELIGIÃO que vira "foro íntimo" e deixa de ter tanta importância na cultura da sociedade (no Brasil gozam de bónus que se estende a uma rede gigante de mídia de tv, rádios, templos etc). A cultura da necessidade de politica pública que evite que os mais marginalizados aceitem a marginalidade e os mais ricos invistam no país reforçados pelo sentimento NACIONALISTA. ...
@@niltonavila9211 Eu tenho uma recomendação de livro pra você. Leia esse livro: As seis lições de Ludwig Von Mises. Para entender o que é capitalismo, existe também o PDF gratuito do livro no Google.
Faltou comentar da Rail Baltica, o grande projeto de infraestrutura que irá ligar os três países balticos com a Polônia e Finlândia através de uma linha de trem de alta velocidade (aka trem bala), o que simboliza um retorno da região baltica a Europa. Tirando isso, o resto do vídeo ficou muito bom
Legal. Com o fim do sofrimento socialista a Estônia voltou sedenta por capitalismo e renovação. A mãe da polonesa lá que parece a Branca de Neve falou que a época da urss foi um tempo sofrido. Vídeo perfeito.
Sim, o socialismo conseguiu destruir todas as economias em que foi aplicada. E o capitalismo de livre mercado consegue Enriquecer qualquer país que implementa-lo.
O Livre mercado e algo incrível, fez um país sai do comunismo soviético para ser torna uma potência na Europa. "As pessoas esqueci que a Estonia saiu literalmente do comunismo soviético." Adotou o capitalismo de livre mercado e enriqueceu.
Não existe nada no mundo que o capitalismo de livre mercado não consiga fazer. Você só precisa estudar o básico de economia austríaca, para entender e compreender o que é capitalismo de livre mercado.
@@As_vendas_dirão_por_si_próprio Exatamente, é só estudar um pouquinho de economia austríaca, que você chegar a conclusão que, é o capitalismo de livre mercado que gera riqueza. E que o socialismo mata as pessoas de fome.
Rapaziada, eu vivo aqui e sim, é bastante bom. Mas tenho para mim que é tudo uma jogada de marketing para vender o país. Por exemplo, empreender e abrir uma empresa aqui não é tão mais fácil do que no Brasil e os impostos chegam fácil a mais de 50% da folha salarial. Há 10 anos atrás eu diria que a Estonia estava com força total para se tornar uma potência, mas agora eu vejo que está caindo na maldição dos países europeus que depois de crescerem um pouco, acabam se travando para tentar fazer um estilo de governo mais voltado ao bem-estar social. Nada contra, mas essa bonança que estamos vendo aqui não vai durar muito
Aí e em todo o lado. Os governos apoiam isentando as grandes empresas do pagamento de impostos, além disso dão ajudas significativas. Qual é o país em que a chamada "livre iniciativa" não está dependente do apoio do estado?
Sexto pais com maior liberdade econômica do planeta e é prospero. Mas deve ser apenas coincidência. O Brasil com certeza esta no caminho correto, na 127ª posição e sendo pobre por isso, mas obviamente é outra coincidência, não deve ter relação alguma nisso.
Não.... Apesar dos nomes serem muito semelhantes, cada um tem sua própria língua e cultura distintas. Eles só compartilham uma certa semelhança étnica (inclusive, a Letônia tem uma grande população russa que os outros não possuem). A Lituânia já pertenceu, por exemplo, ao Reino da Polônia, tendo uma grande conexão cultural com esse país.
Exato! É impossível assistir até o final com esse narrador. O canal tem um conteúdo interessante, mas se torna extremamente cansativo e massante com esta narração.
@@helbert1955 Tô ligado, a Rússia vai enviar... quero dizer, vai surgir uns separatistas estonianos que de todas as possibilidades, vão querer ser parte da Rússia.
Se em S. Paulo fizessem um país do tamanho da Estónia decerto seria dos mais ricos do mundo. Linchestaine, Luxemburgo, Mónaco, Andorra, Vaticano, Singapura e outros, todos minúsculos e super-ricos!!!! Sou português mas não trocava Portugal por esses países , a eles preferia o Brasil ou Angola. Gosto de espaço . Os brasileiros nem reconhecem a riqueza que é viver num país grande, com a sensação de liberdade imensa, sem a clausura de uma fronteira ao dobrar da esquina.
@@gabrielmeireles7212 mas nunca foi cara, eu estudo, sou descendente de poloneses, a Polônia teve um governo comunista, mas nunca fez parte da União Soviética, tu que precisa estudar culture.pl/pt/article/6-equivocos-sobre-a-polonia
@@gabrielmeireles7212 a Polônia nunca fez parte da União Soviética, ela teve um governo comunista, mas nunca fez parte da União Soviética. Tu que precisa estudar. culture.pl/pt/article/6-equivocos-sobre-a-polonia
É muito exagero, Estônia é um bom país, á cima dos padrões de qualquer país da América do Sul, mas ainda está muito longe e sequer supera Portugal e Grécia como citados no vídeo, as regiões mais ricas desses países ainda estão muito á cima da Estônia, sem contar q muitas dessas startups são empresas offshore, q na verdade mandam seus lucros para outros países.
Mano que malabarismo. Vamos pensar o seguinte: o salário finlandês ser 80% maior não reflete a pobreza da Estônia socialista, pois os padrões de consumo sob a regência do Estado são diferentes do sistema capitalista de livre mercado. O cidadão ganhava um salário baixo mas os cursos de vida eram baixíssimos devido aos subsídios. Moradia, emprego, esporte, cultura, saúde e educação eram fornecidos, subsidiados e incentivados pelo governo. Países satélite da Europa leste se deram bem devido em grande medida as bases sociais e industriais criadas pelo próprio sistema socialista. Um caso de grande sucesso é a Bielorrússia.
Com salário mínimo baixo e a "raríssima Taxa Zero sobre lucro" (somente dois países praticam isso)... não interessa aos imigrantes irem para lá mas para as empresas sim... A URSS deixou um LEGADO de: 1. ALTA ESCOLARIDADE. 2. BAIXÍSSIMA INTERFERÊNCIA DAS RELIGIÕES na sociedade, pois não gozam de privilégios fiscais como no Brasil que não pagam quase nada e comandam metade da mídia brasileira. 3. Política pública que evita que a população marginalizada vire marginal e a população mais rica INVISTA no país por causa do NACIONALISMO. Com uma população minúscula, talvez o próximo passo seja virar um paraíso fiscal... 🎉
Na verdade o legado do nacionalismo e alta escolaridade são causas dos sistemas suecos adotados desde o século 17, pois conseguiram manter níveis de alfabetização muito maiores que boanparte da Europa graças a investimentos bem sucedidos por parte da classe burguesa sueca e a crescente classe burguesa na Estônia O nacionalismo por si só não poderia ser legado soviético, afinal a própria URSS não era nacionalista, pelo contrário tratava o nacionalismo como uma abominação, na verdade o nacionalismo é legado da breve ocupação alemã em 1917-1918, a guerra civil russa na qual a Estônia participou ate 1920, tanto que até hoje essa a identidade nacional do país. E os altos níveis de ateísmo não são nada de ser orgulho, pelo contrário são um legado de opressão e não um de liberdade, pois esses níveis só aumentaram graças às perseguições religiosas realizadas não só pelo próprio governo da URSS com a Nkvd mas também antes disso por exércitos laramilitares do PCE. Essa perseguição fez com que a Estônia ficasse estagnada graças a absurda queda populacional que eles sofreram Países como a Letônia sofrem com isso até hoje, apenas a Estônia conseguiu se recuperar e mesmo assim muito mal desse período.
Portugal é um país laico mas as actividades religiosas estão isentas de contribuírem para o Estado. No caso do catolicismo conservam todos os privilégios e participam nos actos oficiais públicos.
Kkkl confia, tá comparando um país continental com um pedaço de terra minúsculo que moram uma dúzia de banqueiros e é usado pra lavagem de dinheiro internacional. Entendi
Convém que esses países sejam ricos. A UE despeja neles rios de dinheiro . A ideia é mostrar aos russos que cá toda a gente vive na prosperidade, faz parte da propaganda.
Não amigo, a Estônia é rica hoje por mérito dos seus governantes e da população que decidiu tomar um rumo diferente. Pare de cair nesse papo furado, a diferença é gritante quando você deixa para trás práticas nocivas e toma um caminho diferente, um estoniano ser mais rico que um russo é a consequência natural.
@@pablobomgiorno8273 PIB per Capita: Portugal 24 515,27 USD (2022) Brasil 8 917,67 USD (2022) Estónia 28 247,10 USD (2022) População da Estónia cerca de 1 milhão de habitantes; Brasil 220 milhões e Portugal 10 milhões Não vejo diferenças assim gritantes se considerasse só 1 milhão de S. Paulo iria ter um PIB muito superior ao da Estónia, tal como se considerasse só o PIb p capita de Lisboa também o superaria. Os países muito pequenos dão-no dados que podem distorcer considerações de ordem económica. Os dados são do banco Mundial, segundo o jornal ECO em 24 Portugal já ultrapassou a Estónia e mantém-se em 18º lugar no ranking europeu. Brasil ocupa o 8º lugar mundial no PIB bruto, isto é, o Brasil conta, é um país com um estatuto só comparável com USA , China, Rússia e mais alguns gigantes económicos mas que agora estão já em declínio, e tal declínio tende a acentuar-se pois os países mais pobres (em dinheiro) mas ricos em matérias primas estão a acordar, ...
Portugal é eterno. Não perde a sua identidade étnica nem cultural porque é uma nação multirracial e multicultural, não temos preocupações de ordem racial . tais preocupações só existem na mente de alguns imigrantes brasileiros que não distinguem a árvore da floresta. Nas décadas seguintes à descolonização a imigração de angolanos para Portugal foi enorme atingindo o seu pico nos anos 90, nunca foram criados problemas com esses imigrantes, por isso, faz-me alguma confusão os problemas que ultimamente surgiram, com imigrantes brasileiros. Ambos são bem vindos não percebo qual a ideia de generalizar problemas pontuais que possam ter surgido.
O socialismo soviético tinha sua maneira de funcionar tinha suas vantagens e suas desvantagens igual tudo nesse mundo não dá pra agradar a todos mas pelo que eu escuto de quem viveu lá não era tão ruim
Não confunda riqueza com PIB nominal bruto alto, a Suíça tbm não aparece no top 10 das maiores economias, nessa sua lógica então a Suíça seria mais pobre q o Brasil? Ou do q a Índia?
@@rodrigo46306 É bom distinguir O PIB do país do PIB per capita. Acho que o Rodrigo fez um bom comentário , isso ajuda algumas pessoas pois nas escolas não se ensinam esses termos da economia
Europa amigão, eles gostam de preservar a sua cultura o máximo que podem. Muito mais bonito do que o Brasil, que abandonou sua tradição de arquitetura e todas as duas cidades são horríveis com uma arquitetura modernista.
Legal que todo video sobre desenvolvimento de um país é sempre a mesma lorota de abrir o mercado, setor privado e encheção de linguiça de palavra bonita pra liberal gozar.
@@joaopedro8288 que verdade? Não tem argumento e quer lacrar? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Engraçado que os países mais ricos do mundo fazem o inverso disso, Estônia está atrás até de países socialista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@leonardomartins4498 os EUA ficaram ricos estatizado tudo né? A Alemanha q foi dividida no seculo passado n fez reformas estruturais? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk até países africanos como Ruanda e alguns tão fazendo a MSM coisa q a Estónia fez, chora fi
Entre em contato com a Move On para garantir a segurança e credibilidade da sua marca! wa.link/lem3nt
A Estônia é o tigre báltico.
Sempre quis conhecer a Estônia desde que soube da sua política econômica voltada ao livre-mercado. Estive lá em fevereiro agora, que país maravilhoso. 💙🖤🤍
existe voo direto do Brasil, ou só por escala?
@@gustavomfvieira1349
Só vôo por escala.
Eles falam inglês lá ?
@@gustavomfvieira1349 Não, eu fui para Paris e de lá peguei um voo interno para a Estônia.
@@KIRA_IS_TRUE_JUSTICE Sim! Por ser um país pequeno, com pouca população e com uma língua diferente, eles meio que precisam falar outra língua para se comunicar com o resto do mundo. Lá em Tallinn, eu consegui me comunicar em inglês com todo mundo. Talvez no interior tenha gente que não fale inglês, provavelmente os mais velhos.
O que eu mais gosto nesse canal é o Flow do criador de conteúdo... 😊😊😊
Sem dúvida.....😂😂😂😂
Quando há organização e seriedade,as coisas fluem naturalmente.
Exatamente. .
Vamos, Estônia! 🇪🇪💪
Gosto da Estônia, a bandeira tem as cores do meu Grêmio 🇪🇪, o idioma é bem diferente e único, pois faz parte da família das línguas urálicas assim com o Hungaro e o Finlandês, mas é bem mais próximo do Finlandês.
Também é um país pequeno e aconchegante.
Tem muito sol!
Excelente vídeo! Se possível façam sobre outros países Europeus, como Áustria e República Tcheca.
Ótimo vídeo
República Parlamentarista é um dos sistemas mais estáveis de governo quê existe,quem dera sé o Brasil adotasse esse sistema ou um Semi-Presidencialismo quê também é bem estável até
Por que é mais estável?
@@torres2783 porquê têm a divisão clara entre os poderes e não concentra o poder em uma única figura,assim os poderes são mais equilibrados quê deixa tudo mais estável
Amei este país
E as mulheres mais bonitas da Europa. Mas o segredo dessa prosperidade é estar entalada entre a Finlandia e a Alemanha e sendo um país pequeno a evolução foi muito rapida depois de aderir à UE. Tive o previlégio de conhecer o país antes de entrar na UE e depois. E foi uma brutal. Mas nem tudo são rosas pois grande parte da sua população ainda é rusofona.
Toda vez que alguém reagir a esse comentário eu vou voltar a ouvir essa obra de arte
Top. Meu sonho e ir morar lá
A Tchequia antiga república tcheca também está se tornando uma potência e alguns até comparam com a Alemanha devido a Tchequia ter algumas empresas automotivas como Tatra e Skoda.
Antigamente antes de 1990....O que existia era um país dos mais prósperos da Europa a Checoeslováquia , hoje dividido em dois : a Eslováquia e a Checa. O velho ditado dividir para reinar ainda vale!
Excelente conteúdo 👏🏻👏🏻👏🏻
Poderia fazer um vídeo sobre Minas Gerais, principalmente nos últimos 40 anos
A prosperidade é uma reação natural que acontece quando uma nação se liberta do socialismo
Sim. Após sufocar ao máximo o sistema capitalista o povo começa entender o quão essencial ele é pra manter uma sociedade. Então só foi se livrar do socialismo que voltaram mais sedentos ainda pelo livre mercado. Muito bom que a destruição causada pelo regime da URSs fez o povo querer mais capitalismo e renovação.
A prosperidade no mundo só acontece se você entender o básico de economia."principalmente a austríaca" que e a única que realmente entender alguma coisa de mercado e comércio.
Em geral, impulsionado pelo alto nível de ESCOLARIDADE.
BAIXA INTERFERÊNCIA DA RELIGIÃO que vira "foro íntimo" e deixa de ter tanta importância na cultura da sociedade (no Brasil gozam de bónus que se estende a uma rede gigante de mídia de tv, rádios, templos etc).
A cultura da necessidade de politica pública que evite que os mais marginalizados aceitem a marginalidade e os mais ricos invistam no país reforçados pelo sentimento NACIONALISTA.
...
@@niltonavila9211 Eu tenho uma recomendação de livro pra você.
Leia esse livro: As seis lições de Ludwig Von Mises.
Para entender o que é capitalismo, existe também o PDF gratuito do livro no Google.
Verdade, todo país capitalista é rico kkkkk
Uma amiga minha já tinha me dito isso, se teve alguma vez o visto negado no passaporte brasileiro não consegue entrar com o europeu depois
A Estônia 🇪🇪 é f0d4! 😎
Faltou comentar da Rail Baltica, o grande projeto de infraestrutura que irá ligar os três países balticos com a Polônia e Finlândia através de uma linha de trem de alta velocidade (aka trem bala), o que simboliza um retorno da região baltica a Europa.
Tirando isso, o resto do vídeo ficou muito bom
Legal. Com o fim do sofrimento socialista a Estônia voltou sedenta por capitalismo e renovação. A mãe da polonesa lá que parece a Branca de Neve falou que a época da urss foi um tempo sofrido. Vídeo perfeito.
Sim, o socialismo conseguiu destruir todas as economias em que foi aplicada.
E o capitalismo de livre mercado consegue Enriquecer qualquer país que implementa-lo.
O que o livre mercado não faz.
nao e bem assim um pais nao fc rico so por abrir o mercado e mt mais que isso.
Até que enfim, uma pessoa que não acha que o governo faz a economia crescer.
O Livre mercado e algo incrível, fez um país sai do comunismo soviético para ser torna uma potência na Europa.
"As pessoas esqueci que a Estonia saiu literalmente do comunismo soviético."
Adotou o capitalismo de livre mercado e enriqueceu.
Não existe nada no mundo que o capitalismo de livre mercado não consiga fazer.
Você só precisa estudar o básico de economia austríaca, para entender e compreender o que é capitalismo de livre mercado.
@@As_vendas_dirão_por_si_próprio Exatamente, é só estudar um pouquinho de economia austríaca, que você chegar a conclusão que, é o capitalismo de livre mercado que gera riqueza.
E que o socialismo mata as pessoas de fome.
❤ BOA NOITE PESSOAL DO BEM 🙏
Boa noite
o próximo tema pode ser porque não sobre a Letónia ou Lituânia pode-se falar muitas coisas sobre estes países
Rapaziada, eu vivo aqui e sim, é bastante bom. Mas tenho para mim que é tudo uma jogada de marketing para vender o país. Por exemplo, empreender e abrir uma empresa aqui não é tão mais fácil do que no Brasil e os impostos chegam fácil a mais de 50% da folha salarial.
Há 10 anos atrás eu diria que a Estonia estava com força total para se tornar uma potência, mas agora eu vejo que está caindo na maldição dos países europeus que depois de crescerem um pouco, acabam se travando para tentar fazer um estilo de governo mais voltado ao bem-estar social. Nada contra, mas essa bonança que estamos vendo aqui não vai durar muito
Liberdade econômica
Aqui no Brasil todos dependura no estado e não quer impostos pra pagar
Aí e em todo o lado. Os governos apoiam isentando as grandes empresas do pagamento de impostos, além disso dão ajudas significativas. Qual é o país em que a chamada "livre iniciativa" não está dependente do apoio do estado?
Resultado do Capitalismo.
O países pobres também são
Capitalismo aplicado de forma pensada e responsável, diferente do Brasil que é capitalista e desigual.
Engraçado que eles faliram a uns anos atras, depois de fazer Tudo errado no fim virou um país sem impostos, e aberto a empresas
É lógico que esse crescimento tá ligado a briga estratégica do ocidente com a Rússia !!! Que não se aplica no caso da Economia brasileira!
Sexto pais com maior liberdade econômica do planeta e é prospero. Mas deve ser apenas coincidência. O Brasil com certeza esta no caminho correto, na 127ª posição e sendo pobre por isso, mas obviamente é outra coincidência, não deve ter relação alguma nisso.
Esse país é interessante por quê esta na lista dos menos corruptos do mundo 👍🎉
Estônia, Letônia e Lituânia podia fundir num país só, não!!!??....
Não.... Apesar dos nomes serem muito semelhantes, cada um tem sua própria língua e cultura distintas. Eles só compartilham uma certa semelhança étnica (inclusive, a Letônia tem uma grande população russa que os outros não possuem). A Lituânia já pertenceu, por exemplo, ao Reino da Polônia, tendo uma grande conexão cultural com esse país.
Não dá pra ouvir até o final.
Exato! É impossível assistir até o final com esse narrador. O canal tem um conteúdo interessante, mas se torna extremamente cansativo e massante com esta narração.
É só sair …
Tigre de papel.
Sim porque tigre , tigre ! É a China
Não. tem. nenhum. descondenado. na. Presidência. la. né. ?????!!!!! E. o. judiciario. e. as. leis. de. lá. , funcionam. né. ????????!!!!
Ancaps- faltou coisas 🍷🗿
Mais tecnologia
@@As_vendas_dirão_por_si_próprio a demora de média de 24 minutos para abrir uma empresa.
Paraíso fiscal minúsculo em população que será tomado pela Rússia em algumas décadas rs
@@helbert1955 Tô ligado, a Rússia vai enviar... quero dizer, vai surgir uns separatistas estonianos que de todas as possibilidades, vão querer ser parte da Rússia.
@@helbert1955 nunca que a Rússia controlará Talin
Estônia, um pais minúsculo que tem menos gente que o ABC paulista
Mas. o. filho. do. Satanás. mora. no. ABC. ...
Se em S. Paulo fizessem um país do tamanho da Estónia decerto seria dos mais ricos do mundo.
Linchestaine, Luxemburgo, Mónaco, Andorra, Vaticano, Singapura e outros, todos minúsculos e super-ricos!!!!
Sou português mas não trocava Portugal por esses países , a eles preferia o Brasil ou Angola. Gosto de espaço . Os brasileiros nem reconhecem a riqueza que é viver num país grande, com a sensação de liberdade imensa, sem a clausura de uma fronteira ao dobrar da esquina.
Só eu q senti um tom de Enéas no jeito de ele falar?
Eu jurava que era a Polônia
Todos esses países vão crescer muito nos próximos 10 anos. A não ser...a não ser que ecloda uma nova guerra generalizada na Europa
Poderia, mas a Polônia nunca foi da União Soviética
@@kessler1338 mds. Vai estudar meu filho
@@gabrielmeireles7212 mas nunca foi cara, eu estudo, sou descendente de poloneses, a Polônia teve um governo comunista, mas nunca fez parte da União Soviética, tu que precisa estudar
culture.pl/pt/article/6-equivocos-sobre-a-polonia
@@gabrielmeireles7212 a Polônia nunca fez parte da União Soviética, ela teve um governo comunista, mas nunca fez parte da União Soviética.
Tu que precisa estudar.
culture.pl/pt/article/6-equivocos-sobre-a-polonia
A Estônia vai seguir o desastre econômico da Alemanha, Finlândia, Lituânia, etc?
Não seria, como ele se tornou o menos pobre do leste Europeu?
Ai..ai...youtubers..sério, ainda alguém leva isto a sério.
É muito exagero, Estônia é um bom país, á cima dos padrões de qualquer país da América do Sul, mas ainda está muito longe e sequer supera Portugal e Grécia como citados no vídeo, as regiões mais ricas desses países ainda estão muito á cima da Estônia, sem contar q muitas dessas startups são empresas offshore, q na verdade mandam seus lucros para outros países.
Mano que malabarismo. Vamos pensar o seguinte: o salário finlandês ser 80% maior não reflete a pobreza da Estônia socialista, pois os padrões de consumo sob a regência do Estado são diferentes do sistema capitalista de livre mercado. O cidadão ganhava um salário baixo mas os cursos de vida eram baixíssimos devido aos subsídios. Moradia, emprego, esporte, cultura, saúde e educação eram fornecidos, subsidiados e incentivados pelo governo. Países satélite da Europa leste se deram bem devido em grande medida as bases sociais e industriais criadas pelo próprio sistema socialista. Um caso de grande sucesso é a Bielorrússia.
Com salário mínimo baixo e a "raríssima Taxa Zero sobre lucro" (somente dois países praticam isso)... não interessa aos imigrantes irem para lá mas para as empresas sim...
A URSS deixou um LEGADO de:
1. ALTA ESCOLARIDADE.
2. BAIXÍSSIMA INTERFERÊNCIA DAS RELIGIÕES na sociedade, pois não gozam de privilégios fiscais como no Brasil que não pagam quase nada e comandam metade da mídia brasileira.
3. Política pública que evita que a população marginalizada vire marginal e a população mais rica INVISTA no país por causa do NACIONALISMO.
Com uma população minúscula, talvez o próximo passo seja virar um paraíso fiscal...
🎉
Na verdade o legado do nacionalismo e alta escolaridade são causas dos sistemas suecos adotados desde o século 17, pois conseguiram manter níveis de alfabetização muito maiores que boanparte da Europa graças a investimentos bem sucedidos por parte da classe burguesa sueca e a crescente classe burguesa na Estônia
O nacionalismo por si só não poderia ser legado soviético, afinal a própria URSS não era nacionalista, pelo contrário tratava o nacionalismo como uma abominação, na verdade o nacionalismo é legado da breve ocupação alemã em 1917-1918, a guerra civil russa na qual a Estônia participou ate 1920, tanto que até hoje essa a identidade nacional do país.
E os altos níveis de ateísmo não são nada de ser orgulho, pelo contrário são um legado de opressão e não um de liberdade, pois esses níveis só aumentaram graças às perseguições religiosas realizadas não só pelo próprio governo da URSS com a Nkvd mas também antes disso por exércitos laramilitares do PCE. Essa perseguição fez com que a Estônia ficasse estagnada graças a absurda queda populacional que eles sofreram
Países como a Letônia sofrem com isso até hoje, apenas a Estônia conseguiu se recuperar e mesmo assim muito mal desse período.
Portugal é um país laico mas as actividades religiosas estão isentas de contribuírem para o Estado. No caso do catolicismo conservam todos os privilégios e participam nos actos oficiais públicos.
Inclusive é o país mais ateu do mundo .
Herança do mundo soviético.
Por mais que ele tenha um viés de esquerda, adoro os vídeos dele 😄
Se nosso país tivesse um presidente igual o da Estônia nosso país seria os EUA da América do Sul 😢😢😢😢
Kkkl confia, tá comparando um país continental com um pedaço de terra minúsculo que moram uma dúzia de banqueiros e é usado pra lavagem de dinheiro internacional. Entendi
Kkkkk não é mais soviético
Convém que esses países sejam ricos. A UE despeja neles rios de dinheiro . A ideia é mostrar aos russos que cá toda a gente vive na prosperidade, faz parte da propaganda.
Não amigo, a Estônia é rica hoje por mérito dos seus governantes e da população que decidiu tomar um rumo diferente.
Pare de cair nesse papo furado, a diferença é gritante quando você deixa para trás práticas nocivas e toma um caminho diferente, um estoniano ser mais rico que um russo é a consequência natural.
@@pablobomgiorno8273 PIB per Capita:
Portugal 24 515,27 USD (2022)
Brasil 8 917,67 USD (2022)
Estónia 28 247,10 USD (2022)
População da Estónia cerca de 1 milhão de habitantes; Brasil 220 milhões e Portugal 10 milhões
Não vejo diferenças assim gritantes se considerasse só 1 milhão de S. Paulo iria ter um PIB muito superior ao da Estónia, tal como se considerasse só o PIb p capita de Lisboa também o superaria.
Os países muito pequenos dão-no dados que podem distorcer considerações de ordem económica.
Os dados são do banco Mundial, segundo o jornal ECO em 24 Portugal já ultrapassou a Estónia e mantém-se em 18º lugar no ranking europeu.
Brasil ocupa o 8º lugar mundial no PIB bruto, isto é, o Brasil conta, é um país com um estatuto só comparável com USA , China, Rússia e mais alguns gigantes económicos mas que agora estão já em declínio, e tal declínio tende a acentuar-se pois os países mais pobres (em dinheiro) mas ricos em matérias primas estão a acordar, ...
Brevemente Portugal será o país mais pobre da Europa e perderá grande parte de sua identidade étnica e cultural 😢
Portugal é eterno. Não perde a sua identidade étnica nem cultural porque é uma nação multirracial e multicultural, não temos preocupações de ordem racial . tais preocupações só existem na mente de alguns imigrantes brasileiros que não distinguem a árvore da floresta. Nas décadas seguintes à descolonização a imigração de angolanos para Portugal foi enorme atingindo o seu pico nos anos 90, nunca foram criados problemas com esses imigrantes, por isso, faz-me alguma confusão os problemas que ultimamente surgiram, com imigrantes brasileiros. Ambos são bem vindos não percebo qual a ideia de generalizar problemas pontuais que possam ter surgido.
Quanto mal os russos trouxeram ao mundo, e continuam trazendo!!
O socialismo soviético tinha sua maneira de funcionar tinha suas vantagens e suas desvantagens igual tudo nesse mundo não dá pra agradar a todos mas pelo que eu escuto de quem viveu lá não era tão ruim
Socialismo. é. um. cancer. maligno. !!!! Priva. . a. Sociedade. de. usar. a. liberdade. e . o. cérebro. !!!!!
Portugal e Grécia?? KKKKK então não tá longe de um país ruim de se viver não
Mano tu fala engraçado kkkkk desculpa
A onde tu vio k Portugal é um país rico,ele não aparece nem entre as 10 moiores economia do mundo
ele focou na Europa aqui
Não confunda riqueza com PIB nominal bruto alto, a Suíça tbm não aparece no top 10 das maiores economias, nessa sua lógica então a Suíça seria mais pobre q o Brasil? Ou do q a Índia?
@@rodrigo46306 É bom distinguir O PIB do país do PIB per capita. Acho que o Rodrigo fez um bom comentário , isso ajuda algumas pessoas pois nas escolas não se ensinam esses termos da economia
esse tipo de pais e chato de mais quando voce olha essas cidades velhas de cima credo nao gosto,
Europa amigão, eles gostam de preservar a sua cultura o máximo que podem. Muito mais bonito do que o Brasil, que abandonou sua tradição de arquitetura e todas as duas cidades são horríveis com uma arquitetura modernista.
Cidades velhas???
Quanta ignorância....
Cidade véia KKKKKKK ai ai
calma pessoal, possivelmente ele mora em uma favela ou bairro mal planejado...
Legal que todo video sobre desenvolvimento de um país é sempre a mesma lorota de abrir o mercado, setor privado e encheção de linguiça de palavra bonita pra liberal gozar.
a vdd dói né soça?
@@joaopedro8288 que verdade? Não tem argumento e quer lacrar? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Engraçado que os países mais ricos do mundo fazem o inverso disso, Estônia está atrás até de países socialista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@leonardomartins4498 os EUA ficaram ricos estatizado tudo né? A Alemanha q foi dividida no seculo passado n fez reformas estruturais? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk até países africanos como Ruanda e alguns tão fazendo a MSM coisa q a Estónia fez, chora fi
O sotaque carregado é até suportável mas essa música de fundo é cansativa demais cara.
Estonia é Rússia
NUNCA FOI RÚSSIA !!
Que sotaque insuportável
Impotênciauuuuuu. Doishhhhh
Fale sobre Liechtenstein e sua história atualmente @semeconemes