O Pai Nosso Apócrifo dos Protestantes
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- "O grego acrescenta: Pois teu é o reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém. Como não temos essas palavras em nossa versão, não as usamos em nossas orações. Por isso somos acusados em parte de ignorância e em parte de falsidade, como se mutilássemos o Padre Nosso. Mas, como outros observaram antes, não fomos nos que as tiramos da oração, mas foram os gregos que as acrescentaram." (João de Maldonado, Commentarii in quatuor Evangelistas, ad locum).
Assim respondia um sábio exegeta católico, ainda no século XVI, ao mesmo ataque que nós, quinhentos anos depois, recebemos de um comentarista protestante. Contudo, nada mudou em substância: o curso do tempo somente serviu para demonstrar, com mais e mais evidência, o quanto a Igreja Católica estava certa nesta matéria, quando, pela unanimidade de seus doutores em Sagrada Escritura, afirmou que a doxologia greco-protestante não fazia parte do texto original, mas era um acréscimo litúrgico posterior.
De fato, hoje em dia os protestantes mais estudiosos já renunciaram ao falso dogma dos "reformadores", para os quais o trecho contido no Textus Receptus fazia parte do original do Evangelho segundo São Mateus e, por conseguinte, do seu Padre Nosso. Ainda assim, a maioria retém o texto em suas edições, para não escandalizarem aos mais ignorantes e não darem a entender que estavam errados esses anos todos.
Espero eu que, com um pouco mais de humildade, esse mesmo fato os ajudará a entender, de uma vez por todas, que o protestantismo é uma farsa.
Para a elaboração deste vídeo, nos servirmos de um bom número de Bíblias em vernáculo (católicas tradicionais, protestantes e modernistas), do Codex Sinaiticus e dos escritos dos mais gabaritados exegetas católicos de todos os tempos.
Link para o texto consultado no Codex Sinaiticus
codexsinaiticu...
Seja membro do Controvérsia Católica e tenha acesso a lições exclusivas:
/ controvérsia católica
APOIE O CONTROVÉRSIA CATÓLICA
Chave Pix ou Paypal: diogodeguaramirim@gmail.com
Banco: 341 - Itaú Unibanco SA
Agência: 8677
Conta: 01325-5
Titular: Diogo Rafael Moreira
CPF: 090.981.389-26
"Não nos *induza* à tentação"
Deus não induz ao mal
O caro clérigo é de uma sabedoria muito grande. Eu gostaria de relatar que os padres sede vacantistas devem sentir uma dor profunda. Ninguém em sã consciência celebra missa sem una cum porque acha simplório o paramento do Papa ou por que ele não usa tiara. É por questões dogmáticas seríssimas. Se hoje me considero sede vacantista não é por falta de amor ao Papado. Espero com a graça de Deus que o prelado Monsenhor Rodrigo possa ordenar muitos sacerdotes para todos os Estados do Brasil. E, mesmo por razões de saúde como o caro clérigo mesmo já explicou o motivo de não tornar-se padre, se estivesse no lugar de Dom Rodrigo eu o faria sacerdote sim para ajudar muitos jovens relutantes a sair das trevas da ignorância. Meus sinceros respeitos ao Controvérsia Católica.
Sr Diogo ajuda muito com suas conferências!!! Pena eu ter descoberto só agora!
De qualquer forma essa serie de Jesus que você mostrou no começo do vídeo e muito bom, é incrivel e lindo
Salve Maria!
Salve Maria!
É por isso que eu pago internet
😎
Salve Maria!🌹🌺⚘🌷🌸💐
Apenas para lembrar que este filme foi feito pelos ditos "santos dos últimos dias", ou "mórmons".
Boa explicação.continue nós doutrinando. Obrigada
Já tem um tempo que não acrescento uma terminologia depois de dizer que sou um cristão, porém venho de origem protestante. Eu concordo em tudo que falaste sobre as origens e versões do 'Pai Nosso', de fato foi e assim é. A única coisa, que já digo que é mínima, é a beleza da liturgia do fim que ainda me faz dize-la no fim da oração; digo ainda que a colocação na bíblia deva estar entre colchetes mesmo. E sobre os livros ausentes nas bíblias protestantes creio eu que foi um erro, uma mutilação como tu bem disseste; eu sou à favor da unicidade da Bíblia.
Vídeo sensacional parabéns Irmão Diogo Deus te abençoe. Laudetur Jesus Christus in sæcula sæculorum!
O pior foi trocar o verbo "deixar" pelo verbo "induzir", dando a entender que Deus nos "induz" ao pecado. Quando, em verdade, no sagrado "livre arbítrio" que Deus nos concedeu, Ele não nos impede de tomarmos as nossas próprias decisões, salvo, se O pedirmos esta intervenção.
Sem a Igreja Católica, esses loucos nem teriam o Novo Testamento.
JÚNIOR, SE DEPENDESSE DESSA SEITA, NEM CRENTES HAVERIAM; SÓ PRÁ REFRESCAR SUA MEMÓRIA, O FINADO JOÃO PAULO 2°, QUANDO ESTEVE NA FRANÇA, PEDIU PERDÃO EM NOME DA IG CAT, PELA FATÍDICA NOITE DE SÃO BARTOLOMEU, EM QUE ESSA SEITA MANDOU MATAR CERCA DE 100.000 CRENTES EM JESUS CRISTO! ISSO É FATO, MESMO QUE VC E OUTROS QUEIRAM NEGAR! SEM CONTAR OUTROS MILHÕES QUE ESSA SEITA ASSASSINOU!
@@valdiralves9968 kkkkkkkkkkkkk
@@valdiralves9968 está em página errada,se converta!!!
Mas na Didaqué é mencionada essa parte final na Oração do Senhor.
Sim!
Interessante...
Parabéns Diogo.
👏👏👏
Muito obrigada! Sempre quis saber disso.
Grata pela explicação
Parabéns pelos esclarecimentos!!!
Olá, Padre Diogo, uma dúvida apenas: Quem conduz o homem (eu por exemplo) a fazer o mal? Isso vem do homem em si ou do próprio Deus? Dá a entender que sim, o próprio Deus induz o homem a cometer erros. Se for assim, não adianta a gente se esforçar para não fazer o mal. O Senhor Deus nos induz a fazê-lo. Será isso mesmo? Se eu estiver errado, eu aceito a sua correção. Eu estou aqui para aprender mais a Palavra e os ensinos de quem fez todas as coisas. O mais, é muito bom o seu trabalho!
Salve Maria! Mais um ótimo vídeo. Parabéns Diogo, excelente trabalho, muito rico na história, doutrina e fundamentos da Igreja Católica.
Protestante e comunistas oh raça, não se discute, no fim.no julgamento final veremos
É VDD. RENATO, POIS, NO JUÍZO FINAL VC NÃO ESTARÁ DIANTE DE UMA SENHORA, E SIM, DE UM SENHOR; POIS O ALTÍSSIMO NOS DEU UM SENHOR, E NÃO UMA SENHORA, OK? SE FOSSE UMA SRa., O SENHOR JESUS CRISTO TERIA DITO: UM SÓ É O VOSSO SENHOR, E UMA SÓ É A VOSSA SRa.; ACEITEM, QUE DÓI MENOS!
Comente sobre a importancia e o papel da igreja na sociedade, pq vejo muita gente falando que a santa igreja não é mais importante para sociedade, pois o mundo evoluiu e n precisa mais da igreja
OLHA QUEM ESTÁ AQUI!!! CARLOS, A SANTA IG., SIM, É IMPORTANTE! MAS, UMA SEITA COM UM PASSADO SOMBRIO PELA CHACINA DE MILHÕES DE CRENTES NO PASSADO, NÃO! E QUE DIZ TER UM LÍDER INFALÍVEL; E QUE ESTEVE ESCONDIDO VÁRIAS DIAS COM MEDO DO COVID! OS MILHÕES DE PESSOAS QUE VÃO AO MALDITO CARNAVAL, COM CTZ. NÃO SÃO CRENTES EM JESUS CRISTO; PODEM SER DA SEITA PAPAL!
Esses são os católicos “jujubas “ . Os católicos servos nao de Jesus , mas dos teólogos da Teologia da Libertação , tipo Leonardo Boff e Frei Betto os esquerdista comunistas q afirmam q Jesus foi o maior comunista q ja existiu. Cristãos e católicos verdadeiros tem consciência da distinção entre cristãos e comunistas/ socialistas hoje renomeados de progressistas. !
A igreja é tão importante na sociedade que na historia da humanidade descrita na bíblia aparece a figura de duas mulheres representando duas igrejas, uma vestida do sol com a lua debaixo dos pés e outra de púrpura e escarlate, uma sóbria e outra embriagada com o sangue dos mártires, uma virgem e pura e outra adultera e cheia de filhas que lhe obedecem. Cabe a cada um de nós descobrir quem são estas mulheres e saber quem de fato é a noiva de Cristo. E, se a igreja é a noiva, qual é a que tambem é o corpo de Cristo da qual nós somos membros? É importante saber de que mulher nós somos simpatizantes.
mas na oração litúrgica rezamos o Pai Nosso, segue com "livrai-nos de todos os males oh Pai..." e termina com essa oração: porque teu é o Reino,o poder e glória por todos os séculos dos séculos amém
É assim, Ester, no rito de Paulo VI, também conhecido como Missa Nova, que só passou a ser usado no final de 1969. Trata-se de um acréscimo ecumênico, feito para agradar aos protestantes, uma invenção moderna que não faz parte da tradição católica e usos do venerável Rito Romano.
É por estas e outras que somente vou à Missa Tridentina.
O missal do anti papa paulo VI foi feito com o auxilio de 6 pastores protestantes
A chamada missa nova não é catolica
O mesmos manuscritos antigos (de péssima qualidade, tanto que nem foram usados e por isso sobreviveram) mutilam a saudação angélica ("bendita é tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre") e a comma joanina e 1João 5 (três são os que dão testemunho no céu...), se você coloca toda esssa confiança na crítica textual (ainda que antiga) no tocante a doxologia do Pai Nosso, também deveria aplicá-la à saudação do Anjo e a Comma (partes integrais da Vulgata, e tidas como legítimas no sínodo de Trento).
O texto bizantino chamado majoritário (99,8% igual ao receptus), que foi usado pelos santos, teólogos e pelos grandes concílios é muito mais próximo da Vulgata Latina do que os textos alexandrinos que vc usa para acusar a doxologia de ser uma interpolação (ainda que piedosa).
Além dos Códices mencionados (Vaticanus e Sinaiticus) nós temos o Washingtoniensis (c.IV-V, assim como os supracitados) que contém as palavras da doxologia e tambéma Didaquê, ambos os documentos foram descobertos após os comentários dos antigos exegetas latinos mencionados. Além delas estarem presentes nas homilias do grande João Crisóstomo. Logo, a acusação de adição por parte dos gregos é feita em bases frágeis, ainda mais para o paradigma de um tradicionalista latino que precisa crer na integridade da Vulgata.
Amado Pq eu encontro na Vulgata Clenentina Mt 6:13 extenso?
Não sei, é muito estranho que tenha. Ela nunca teve o quia tuum est... presente no grego.
@
Equívoco meu, só há adição do Amém
@
Aqui tem algum vídeo sobre a Nova Vulgata?
Boa tarde Diogo ! Qual tradução da Bíblia vc me indicaria?
Essas três: Padre Figueiredo, Padre Matos Soares e Ave Maria (edição anterior a 1965).
Na verdade isso é um acréscimo de fato! E até hoje subsiste no rito bizantino
As
Igrejas
Uniatas
Siriacas
Coptas
Etiopes
Caldeias
Melquitas
E
Do
Ledt
Leste
Europeu
Tambem
Irmão Diogo, que versão recomenda da Biblia? (Q possa ser acha a venda na internet)
Figueiredo.
@ Melhor que a Pe. Matos Soares?
Eu não sou católico, mas eu tbm não pertenço a nhm lugar, e a minha é a João Ferreira de Almeida, é uma ótima versão. o que sempre lasca a bíblia são as traduções, sempre bom pegar do original e orar para que tenham esclarecimentos como esses disponíveis
@@Kakashi-ws5om PEDRO, QUE DFRÇA. FAZ, SE NÃO POR EM PRÁTICA O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS? POR EX.: VEJO OS MUITOS CATs., QUE NO FINAL DE SEMANA PÕEM MÚSICAS MUNDANAS PRÁ OUVIREM, AO INVÉS DE HINOS DE LOUVOR A DEUS; MEU VIZINHO É MUITO CAT., E AGE DESSA FORMA! E AÍ? ISSO, SEM CONTAR A BEBEDEIRA E O CIGARRO FEDORENTO! UMA COISA É SER RELIGIOSO; OUTRA, É SER CRENTE EM JESUS CRISTO!
@@valdiralves9968 por que você não conversa comigo acéfalo que não tem nenhum neurônio? Me passa o seu contato e debate comigo.
COMO NOSSOS AMIGUINHOS APREDERAM NA ESCOLA? PONTO FINAL!
Tudo o que estiver em colchetes meu amigo, foi introduzido pelo tradutor, disto se sabe. Porem, aqueles livros apócrifos contradizem outros da bibia, dos quais as versões catolicas os acrescentaram e isto é mais grave do que os acrescimos nos colchetes. Por grau de culpabilidade, se fosse considerado por tamanho de acrescimo, a igreja catolica em suas versões da bíblia, teria muito mais culpa em acrescentar 7 livros dos quais não estão no canon. Além disto, lá em apocalipse, se referindo ao livro da revelação, deixa bem claro que quem acrescentar vai ser lhe acrescentados as pragas e quem retirar, vai ser lhe retirado o céu e ambos estarão perdidos. Para nós simples leitores importa é ter discernimento em orar como Jesus ensinou e não exatamnte copiar a oração dele, pois o que fez é dar um modelo de como se deve orar e não para copiar. Exemplo: O modelo de oração dado por Jesus no PAI nosso, começa com uma exaltação a Deus: Pai nosso que estais nos ceus, santificado seja teu nome! seguido de varios pedidos, dentre eles um de perdão pelos nossos pecados e que seja feito segundo a vontade dEle e não a nossa juntamente como livramento do mal. sendo assim podemos seguir o mesmo exemplo de Jesus com as nossas mesmas palavras segundo as nossas necessidades e não meramente transformar a oração de Jesus numa reza como se fosse uma mera repetição das quais Ele mesmo disse para não orar assim. A diferença entre rezar e orar é justamente isto: Qual tu achas que Deus ficaria mais contente: usar de uma oração feita por nós mesmos de coração contrito e abnegado, confiante de ser atendido pelo Pai ou ficar repetindo sempre a mesma oração? vamos supor que alguem chegasse e te pedisse uma coisa 1x e logo depois pedisse novamente e logo em seguida novamente e assim sucessivamente você sendo homen suportaria ou acharia que o pedinte era maluco? Claro que Deus sabe todas as coisas e conhece o nosso coração, mas ainda assim deve ser um enfado a Ele que já sabe o que tu quer antes mesmo de tu pedir. Sendo assim, não acho errado alguem seguir o modelo que Jesus deu e fazer um acrescimo para dar glorias a Deus e deixar destacado que foi acrescetado. Não achei desonesto para com Deus, porem acho desonestidade acrescentar a sua palavra 7 livros dos quais 1 ensina ate magia, ainda que fraca em grau, porem condenada pela propria biblia. Isto sim é detestavel para Deus, pois Ele mesmo diz:" Não haja no meio de ti quem faça passar seu filho pelo fogo, nem feiticeiro e nem agoreiro e nem quem consulte os mortos," caso este de alguem ter alguns como santos vivos no ceu, mas estão mortos no pó da terra e os que de fato estao vivos por sua vez não são citados, tais como Enoque, Moisés e Eliass, dos quais estes sim encontran-se vivos no céu. Ou seja, ninguém pode falar de ninguém, pois culpados somos e não somos diferentes diante dos olhos de Deus. Aquele que faz segundo a vontade de Deus, seja por mandamento obedecido por amor ou até mesmo sem saber, deste ele se agrada.