Adoraria que meu filho tivesse uma professora assim. Que ama e estuda o que faz. Esse ano é o primeiro ano que ele tem professora tão displicente com a educação.
Com a pandemia eu tive que me virar para ensinar minha filha de 6 anos que esse ano vai para o 2 ano. Agora vou começar a ensinar a letra cursiva. Também estou estudando Pedagogia e estou apaixonada por Alfabetização e seus vídeos me ajudam e inspiram muito. Gratidão!!!
Tenho cinco filhos porém sou totalmente a favor da letra cursiva antes do alfabetamento ... Pq depois que a criança já está alfabetizada se torna mais difícil
Excelente tema. Já ansiosa pra ouvir sobre o mesmo na educação infantil. Percebo na prática alguns professores de primeiro ano reclamando que recebem seus alunos vindos do infantil escrevendo o nome ainda em letra bastão,por exemplo. Na visão destes as crianças já deviam aprender a escrita do nome em letra cursiva. Sou professora do último ano da educação infantil, já estudei muito sobre o assunto e vi opiniões e estudos de diversos pesquisadores do ensino de leitura e escrita, vejo na prática essas teorias se concretizando e tenho algumas opiniões diferentes das minhas colegas do primeiro ano. Achei muito relevante esse tema ser proposto no seu canal. Parabéns!
Olá, Elsilâne. Por muito tempo a letra cursiva foi mal vista na escola e percebeu -se (não somente no Brasil, mas também em outros países, inclusive considerados de "primeiro mundo") que o fato de não ensinar a cursiva estava afetando cognitivamente a aprendizagem, no que diz respeito especialmente à interpretação. Já a questão Educação Infantil X Primeiro Ano é algo interessante. Eu fiquei por três anos seguidos lecionando em um terceiro ano que ficava dentro de uma escola inteira de Educação Infantil. O que foi mais marcante neste período e até anotei em meu relatório, é que não tinha noção do que era trabalhado no infantil e antes disso também criticava a forma como alguns alunos chegavam no primeiro ano. Em contrapartida, os professores de infantil daquela escola, em reunião, também comentaram que eles não tinham noção do que era necessário que o aluno soubesse no primeiro ano e achavam que o que ensinavam estava muito aquém do que era preciso. Além disso, muitas coisas eram desnecessárias e no meu segundo ano por lá todo o currículo do infantil foi reformulado. Meu terceiro ano, nem preciso dizer, foi o mais completo! O pessoal do infantil chegou, inclusive, a introduzir naquela escola um caderno de brochura no segundo semestre do último ano do infantil, para que as crianças já chegassem com esta noção no primeiro ano, por menor que fosse. Aprendi muito por lá e elas aprenderam muito comigo, não por ser especificamente eu, mas porque percebemos que olhávamos para nossa dimensão de trabalho e não considerávamos, antes desta experiência, o que era feito antes/depois com o aluno. O contato foi essencial para o trabalho. Tive depois a mesma experiência na transição de Fund. 1 para Fund. 2. Pretendo fazer um vídeo de cursiva específico desta questão em breve.
Obrigada pela atenção e resposta @@janainaspolidorio. Estarei acompanhando os demais vídeos, virei fã do seu trabalho principalmente por ver os resultado de suas atividades na prática e pela forma clara de transmitir as informações. Parabéns!
Adoro seu trabalho. Acho a letra cursiva fundamental para o desempenho da criança. Sou professora há 26 anos. Observo que quando veio a moda da exclusão da letra cursiva as crianças passaram a desenvolver a leitura mais tardiamente.
Olá, gosto muito de ouvir e ver seus vídeos. Bem explicativo!! Minha dúvida é sobre a diferenciação da grafia da letra A. Aqui em Belo Horizonte é ensinado diferente como é visto no caderno apresentado no vídeo.
Olá, Alana! Esta questão da diferença, na verdade, é irrelevante. Sei que em Minas há algumas diferenças de alfabeto, porém o ideal não é se limitar a detalhes. O importante na explicação é como desenvolver a habilidade. A explicação é sobre o que trabalhar em forma de habilidades, portanto, as diferenças basta adequar ao que foi ensinado.
Bom dia, também fui alfabetizada diretamente com a letra cursiva, nunca tive maiores problemas com isso, porém meu neto estuda na escola onde sou coordenadora pedagógica e no jardim dois apresentam todas as formas da letra e ele ama a letra cursiva e até preferiu escrever seu nome com essa letra espontaneamente. Nessa turma não há cobrança com relação a letra é algo livre e outras crianças também demonstraram interesse por letra cursiva
Gostei de ver o caderno do teu filho. Dá um norte, uma dica prática de como utilizá-lo em sala. Eu não usei o caderno de caligrafia, mas ensinei para meus alunos conforme ia apresentando as letras. Contudo, não consegui sistematizar... se continuar com 1° ano em 2019, já tenho uma ideia de como trabalhar a letra cursiva com eles. Obrigada! E vou acompanhar todos os outros vídeos da série. ;)
Olá, Silvia! Bacana que gostou do caderno. Achei interessante abrir com ele, embora não seja padrão, porque imaginei que dá uma melhor ideia de conteúdo para usar nele. Além do caderno também utilizo alguns momentos coletivos ou em atividades diversificadas para estimular mais o interesse e o aprimoramento. Espero que goste dos próximos vídeos também.
Eu acho bem legal mostrar todas as letras mas nunca estudei a respeito.. mas acho que é mais rápido que a bastão.. então pras aulas são super importantes pra fazer anotações.. e com o tempo eu juntei varias letras que eu gostava e achava bonitas
Olá, Edgar! No caso de primeiro ano, que é o caderno indicado no vídeo, começo no primeiro mês de aula. Sinto como estão os alunos para saber exatamente em qual semana, mas de qualquer forma é no primeiro mês.
@@janainaspolidorio muito obrigada pela resposta, adoramos seu método, meu filho está na última fase do pré e já começou a letra cursiva estamos com muitas dificuldades 😪😪
Ótimas dicas! Como fazer esse trabalho com alunos maiores, 4° ano, em que a letra não foi trabalhada com muita atenção e agora é preciso corrigir a letra para torna-la legível?
Não sou professora, sou mãe e estou procurando uma forma e começar a introduzir a letra cursiva para meu filho, ele tem 5 anos e sabe ler e escrever em letra bastão, então vejo que chegou o momento, ele inicia no primeiro ano em 2020, por isso ainda não teve na escola, minha dúvida agora é saber ensinar o sentido da escrita de cada letra. Será que tem algum vídeo explicando isso? Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
O sentido das letras é realmente importante. Ainda não tenho um vídeo com o assunto, mas já que colocou a dúvida, vou tentar incluir em meu cronograma de filmagens. Agradeço a colaboração.
Nossa como você é ótima. Meu filho está na terceira série e ele não consegue compreender a letra cursiva se você colocar a letra maiúscula ele entende minúscula Ele pergunta que letra é essa eu sofro em e a professora não sabe trabalhar com ele tanto que eu pedi a reprova de ano porque ele não consegue ler e nem escrever na terceira série
Olá, Geize. Importante manter um trabalho estruturado com a criança, individualizado. Identificar palavras iguais em fontes/ letras diferentes pode ajudar bastante seu filho. O estímulo também é essencial, porque ele precisa de apoio para acreditar que consegue. Este é o primeiro passo para que tenha êxito na aprendizagem.
Descobri vc hoje. Estou aprendendo para ensinar a minha filha. Estou desesperado pq no ano passado ela "cursou" o primeiro ano na escola pública e não aprendeu nada. Neste ano, passei para o particular e está tremendamente difícil!!!
Olá, Rosane! Não é edição limitada, mas em períodos de férias escolares retiramos do site da loja por motivos logísticos. Agora será recolocado no site dia 02/01/20
Agora nas aulas remotas tu teria alguma dica de como fazer? Pois não temos como atender um por um e como trabalho em escola pública nem todos conseguem assistir as aulas sícronas.
Eu peço o caderno de caligrafia aos meus alunos. Passo com minha letra e deixo espaço com linhas para seguir o traço de acordo com maisculas e minúsculas
Meu filho tem 10 anos,e não consegue ler nem escrever letra cursiva,isso me incomoda,pois ele se acomodou. Ele adora ler e os livros com letras cursiva ficam de lado. Acontece que desde a creche,ele tem um amiguinho especial e pelo que foi me passado pela professora do 4° ano,é que a avó da criança especial entrou com imã liminar para que a professora escrevesse somente a letra de bastão . HOJE,a professora do 5° ano escreve com cursiva, mas ele não consegue copiar,copia usando a bastão. Não sei por onde começar!
Olá, Miluelvi. Na verdade, nunca ouvi falar de uma liminar para escrever somente com a letra bastão PARA A TURMA. Pode ser que seja referindo-se a materiais adaptados para o aluno e não o contrário. Bem provável que, infelizmente, o professor, para facilitar o trabalho, utilizasse somente este tipo de letra para não ter que fazer um material especial para a criança de inclusão, mas não posso afirmar que tenha sido isso, porque não acompanhei. De qualquer forma, sempre que o aluno não consegue acompanhar a cursiva o melhor é começar do início mesmo.
@@janainaspolidorio exato. Foi o que ela disse qua do questionei,meu erro foi não procurar saber se era o certo. Até me disse que faria individualmente a cursiva com aqueles alunos que as mães se preocupassem,mas não foi isso o feito.
Olá, professora Janaína! Em primeiro lugar quero dizer que amo seus vídeos e está sendo muito útil para mim, visto que, ingressei este ano em sala de aula. Já comprei vários materiais seus e pretendo usá-los depois do recesso porém, tenho uma dúvida em relação ao uso do caderno de caligrafia. Até quando um aluno necessita usá-lo? Minha turma é heterogênia, sendo assim, tem crianças que já estão com a letra linda de fácil entendimento para quem lê e, tenho crianças com muita dificuldade, não conseguem escrever na linha, estão ainda na letra de imprensa. Penso que esses ainda necessitam com certeza, de treinar a letra no caderno de caligrafia porém, os primeiros que mencionei acredito que não. Qual é a sua opinião sobre isso? Grata!
Gostei do caderno do seu filho. Também não gosto do achismo, logo penso que a letra cursiva também tem o seu valor, desses que não seja imposta ao aluno ainda estando no Jardim I. A criança tem o seu tempo e se ele, com o passar do tempo ele demonstre maior habilidade com a letra cursiva, ok. Penso que depende da criança.
Eu tenho muito problema com letra caixa alta. Porque as crianças são alfabetizadas com letra caixa alta, e no primeiro ano isso prejudica muito. Porque a criança só conhece letras caixa alta. Aí temos que começar tudo novamente a criança vai reaprender tudo novamente.
Olá, Leyloka! Até o ano que for necessário. Já vi professores de quarto e quinto ano retomarem a caligrafia por conta da escrita com caneta, que desliza mais e pode dificultar a letra. Com o tempo também, os alunos normalmente irão adaptar a letra à velocidade que precisam de lição e isso pode danificar alguns traçados. O mais importante é saber traçar corretamente enquanto se está aprendendo, mas claro que se a letra começar a ficar ilegível ou se perceber que o aluno precisa aprimorar, em qualquer idade pode ser retomado. Conheço também um caso de um vestibulando que começou a fazer caderno de caligrafia, por causa da redação. A letra ilegível estava prejudicando seu desempenho em várias avaliações.
Janaína, me ajude se puder. Meus alunos do 1 ano em sua maioria estão no nível silabico alfabético. Ainda não consegui uma forma eficaz de ensinar as silabas anasaladas : an , en,in,on,un Alguns omitem quando escrevem as palavras e outros colocam o N na frente da vogal ao invés de colocar atrás. Não achei nenhum texto que fale sobre isso. Se puder, me ajuda.
Olá, Laura! A consciência fonológica ajuda muito que o aluno perceba este tipo de detalhe na ortografia. Não sei se já trabalha com a consciência fonológica... ela tem uma sequência a ser seguida para melhor compreensão e aprimoramento. Uma das fases cuida de fonemas e outra das partes das palavras. Estas duas etapas, em especial, tornam muito significativo para a criança a percepção do n. Tive outra seguidora que mencionou o caso, então anotei em minha lista de sugestões para um futuro material sobre o assunto, mas não posso prometer uma data, pois no momento estou com um trabalho com prazo de entrega que é externo ( além dos que faço na loja ). Fique de olho que sempre anuncio as novidades nas redes sociais.
Olá, Denise. O livro Aula - Os Segredos é físico e entregue pelos Correios. Mais informações, como preço, clique em janainaspolidorio.com.br/aula-os-segredos-com-frete-incluso.html
dou aulas de reforço, e é um absurdo a quantidade de alunos que chegam ate mim.. de idades de dez ate mesmo 15 anos com uma letra horrorosa que nem eles mesmos entendem
o socioconstrutivismo quer acabar com a inteligência das crianças ...descobri tarde que meu filho de 8 anos não sabia caligrafia ,ele sempre foi muito bom na escola estava sempre a frente da classe mas a letra ficou pra trás ..ele tem problemas de concentração é desorganizado e seu caderno é uma lastima ...porque a escola se contenta em apenas ensinar as crianças aprender a ler e a escrever não esta nisso o grande problema da péssima educação no Brasil ???
A péssima educação do Brasil ocorre desde o começo de nossa história e por uma série de fatores. Não podemos atribuir ao sócio construtivismo, ou a qualquer fator isolado que seja, o resultado ruim que temos hoje. É preciso considerar não somente a educação como um todo, mas também fatores locais que levam uma criança a ter maior ou menor dificuldade.
Adorei, parabéns. Em relação ao material impresso por vc, tenho uma observação em relação a letra (A) maiúscula cursiva, moro em Minas Gerais, utilizamos a letra A, com outro traçado. Obrigada
Olá, Nate. Que bom que gostou! Sei que em Minas há algumas diferenças, mas é interessante reforçar, porque muitos não têm esta informação. Como o vídeo tem alcance Brasil e exterior, uso a informação de maior frequência, pois assim atinge um público maior, só uma observação...
bom dia!obrigada pelas orientações.
gostei muito do sua aula
Adoro seus vídeos foi só uma correção mesmo .
É por essas e outras que adoro seus conteúdos.
Muito produtivo suas dicas, amei!
Gostei das dicas! Quero adquirir tudo da loja
Que bom que gostou
Estou amando...Excelente!!!
Amei!!!
Voce é otima. Estou aprendendo muito!
Adoraria que meu filho tivesse uma professora assim. Que ama e estuda o que faz. Esse ano é o primeiro ano que ele tem professora tão displicente com a educação.
Ótima explicação
Gostei muito do vídeo! Parabéns profe, tem me ajudado muito 👏🏼
Estou aprendendo coisas incríveis com você. Excelente educadora!
Super concordo. Parabéns Janaina tenho vários materiais seus. Apaixonada por esse caderno!
Amo os seus vídeos. Excelentes materiais que nos auxiliam na prática pedagógica. Você é um sucesso!!
Parabéns por seus ensinamentos!!!
Com a pandemia eu tive que me virar para ensinar minha filha de 6 anos que esse ano vai para o 2 ano. Agora vou começar a ensinar a letra cursiva. Também estou estudando Pedagogia e estou apaixonada por Alfabetização e seus vídeos me ajudam e inspiram muito.
Gratidão!!!
Olá, Vivian. Fico feliz que esteja aproveitando o conteúdo com qualidade. Desejo um ótimo avanço para sua filha agora em 2021!
Sua filha já está lendo? Eu também tô ensinado minha filha em casa.
ótimas dicas Janaina! Obrigada!!!
Tenho cinco filhos porém sou totalmente a favor da letra cursiva antes do alfabetamento ... Pq depois que a criança já está alfabetizada se torna mais difícil
Eu simplesmente AMOOOOO seus videos!
Excelente tema. Já ansiosa pra ouvir sobre o mesmo na educação infantil. Percebo na prática alguns professores de primeiro ano reclamando que recebem seus alunos vindos do infantil escrevendo o nome ainda em letra bastão,por exemplo. Na visão destes as crianças já deviam aprender a escrita do nome em letra cursiva. Sou professora do último ano da educação infantil, já estudei muito sobre o assunto e vi opiniões e estudos de diversos pesquisadores do ensino de leitura e escrita, vejo na prática essas teorias se concretizando e tenho algumas opiniões diferentes das minhas colegas do primeiro ano.
Achei muito relevante esse tema ser proposto no seu canal. Parabéns!
Olá, Elsilâne. Por muito tempo a letra cursiva foi mal vista na escola e percebeu -se (não somente no Brasil, mas também em outros países, inclusive considerados de "primeiro mundo") que o fato de não ensinar a cursiva estava afetando cognitivamente a aprendizagem, no que diz respeito especialmente à interpretação.
Já a questão Educação Infantil X Primeiro Ano é algo interessante. Eu fiquei por três anos seguidos lecionando em um terceiro ano que ficava dentro de uma escola inteira de Educação Infantil. O que foi mais marcante neste período e até anotei em meu relatório, é que não tinha noção do que era trabalhado no infantil e antes disso também criticava a forma como alguns alunos chegavam no primeiro ano. Em contrapartida, os professores de infantil daquela escola, em reunião, também comentaram que eles não tinham noção do que era necessário que o aluno soubesse no primeiro ano e achavam que o que ensinavam estava muito aquém do que era preciso. Além disso, muitas coisas eram desnecessárias e no meu segundo ano por lá todo o currículo do infantil foi reformulado. Meu terceiro ano, nem preciso dizer, foi o mais completo! O pessoal do infantil chegou, inclusive, a introduzir naquela escola um caderno de brochura no segundo semestre do último ano do infantil, para que as crianças já chegassem com esta noção no primeiro ano, por menor que fosse. Aprendi muito por lá e elas aprenderam muito comigo, não por ser especificamente eu, mas porque percebemos que olhávamos para nossa dimensão de trabalho e não considerávamos, antes desta experiência, o que era feito antes/depois com o aluno. O contato foi essencial para o trabalho. Tive depois a mesma experiência na transição de Fund. 1 para Fund. 2. Pretendo fazer um vídeo de cursiva específico desta questão em breve.
Obrigada pela atenção e resposta @@janainaspolidorio.
Estarei acompanhando os demais vídeos, virei fã do seu trabalho principalmente por ver os resultado de suas atividades na prática e pela forma clara de transmitir as informações. Parabéns!
Concordo. Devemos introduzir a letra cursiva logo sim. Aprendi também inicialmente com letra cursiva.
Adoro seu trabalho. Acho a letra cursiva fundamental para o desempenho da criança. Sou professora há 26 anos. Observo que quando veio a moda da exclusão da letra cursiva as crianças passaram a desenvolver a leitura mais tardiamente.
Olá, gosto muito de ouvir e ver seus vídeos. Bem explicativo!! Minha dúvida é sobre a diferenciação da grafia da letra A. Aqui em Belo Horizonte é ensinado diferente como é visto no caderno apresentado no vídeo.
Olá, Alana! Esta questão da diferença, na verdade, é irrelevante. Sei que em Minas há algumas diferenças de alfabeto, porém o ideal não é se limitar a detalhes. O importante na explicação é como desenvolver a habilidade. A explicação é sobre o que trabalhar em forma de habilidades, portanto, as diferenças basta adequar ao que foi ensinado.
Quero o link
Adorei.... Estou curiosa para a Educação Infantil ... Amo o seu trabalho Parabéns
😍 Parabéns! Ótimo vídeo.
Bom dia, também fui alfabetizada diretamente com a letra cursiva, nunca tive maiores problemas com isso, porém meu neto estuda na escola onde sou coordenadora pedagógica e no jardim dois apresentam todas as formas da letra e ele ama a letra cursiva e até preferiu escrever seu nome com essa letra espontaneamente. Nessa turma não há cobrança com relação a letra é algo livre e outras crianças também demonstraram interesse por letra cursiva
Amei!! Agora na quarentena irei trabalhar a letra cursiva com meu filho de segundo ano, para que ele possa melhorar
Gostei de ver o caderno do teu filho. Dá um norte, uma dica prática de como utilizá-lo em sala.
Eu não usei o caderno de caligrafia, mas ensinei para meus alunos conforme ia apresentando as letras. Contudo, não consegui sistematizar... se continuar com 1° ano em 2019, já tenho uma ideia de como trabalhar a letra cursiva com eles. Obrigada! E vou acompanhar todos os outros vídeos da série. ;)
Olá, Silvia! Bacana que gostou do caderno. Achei interessante abrir com ele, embora não seja padrão, porque imaginei que dá uma melhor ideia de conteúdo para usar nele. Além do caderno também utilizo alguns momentos coletivos ou em atividades diversificadas para estimular mais o interesse e o aprimoramento. Espero que goste dos próximos vídeos também.
Eu acho bem legal mostrar todas as letras mas nunca estudei a respeito.. mas acho que é mais rápido que a bastão.. então pras aulas são super importantes pra fazer anotações.. e com o tempo eu juntei varias letras que eu gostava e achava bonitas
Janaina boa Tarde! quando você começou o caderno com a letra cursiva??
Olá, Edgar! No caso de primeiro ano, que é o caderno indicado no vídeo, começo no primeiro mês de aula. Sinto como estão os alunos para saber exatamente em qual semana, mas de qualquer forma é no primeiro mês.
@@janainaspolidorio muito obrigada pela resposta, adoramos seu método, meu filho está na última fase do pré e já começou a letra cursiva estamos com muitas dificuldades 😪😪
Que legal sua observação.. onde posso encontrar teóricos q expressem o uso benéfico da letra cursiva...?
Ótimas dicas! Como fazer esse trabalho com alunos maiores, 4° ano, em que a letra não foi trabalhada com muita atenção e agora é preciso corrigir a letra para torna-la legível?
Não sou professora, sou mãe e estou procurando uma forma e começar a introduzir a letra cursiva para meu filho, ele tem 5 anos e sabe ler e escrever em letra bastão, então vejo que chegou o momento, ele inicia no primeiro ano em 2020, por isso ainda não teve na escola, minha dúvida agora é saber ensinar o sentido da escrita de cada letra. Será que tem algum vídeo explicando isso? Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
O sentido das letras é realmente importante. Ainda não tenho um vídeo com o assunto, mas já que colocou a dúvida, vou tentar incluir em meu cronograma de filmagens. Agradeço a colaboração.
Eu também aprendi direto com letra Cursiva.
Otimo!
Faz um video dos trançados.
Gostei da dica!
Nossa como você é ótima. Meu filho está na terceira série e ele não consegue compreender a letra cursiva se você colocar a letra maiúscula ele entende minúscula Ele pergunta que letra é essa eu sofro em e a professora não sabe trabalhar com ele tanto que eu pedi a reprova de ano porque ele não consegue ler e nem escrever na terceira série
Olá, Geize. Importante manter um trabalho estruturado com a criança, individualizado. Identificar palavras iguais em fontes/ letras diferentes pode ajudar bastante seu filho. O estímulo também é essencial, porque ele precisa de apoio para acreditar que consegue. Este é o primeiro passo para que tenha êxito na aprendizagem.
Descobri vc hoje. Estou aprendendo para ensinar a minha filha. Estou desesperado pq no ano passado ela "cursou" o primeiro ano na escola pública e não aprendeu nada. Neste ano, passei para o particular e está tremendamente difícil!!!
O que é um separador?
Um elemento gráfico que separa conteúdos.
O livro Aula Os Segredos foi edição limitada? Eu gostaria taaaanto de adquirir...
Olá, Rosane! Não é edição limitada, mas em períodos de férias escolares retiramos do site da loja por motivos logísticos. Agora será recolocado no site dia 02/01/20
Agora nas aulas remotas tu teria alguma dica de como fazer? Pois não temos como atender um por um e como trabalho em escola pública nem todos conseguem assistir as aulas sícronas.
Eu peço o caderno de caligrafia aos meus alunos. Passo com minha letra e deixo espaço com linhas para seguir o traço de acordo com maisculas e minúsculas
Meu filho tem 10 anos,e não consegue ler nem escrever letra cursiva,isso me incomoda,pois ele se acomodou. Ele adora ler e os livros com letras cursiva ficam de lado. Acontece que desde a creche,ele tem um amiguinho especial e pelo que foi me passado pela professora do 4° ano,é que a avó da criança especial entrou com imã liminar para que a professora escrevesse somente a letra de bastão . HOJE,a professora do 5° ano escreve com cursiva, mas ele não consegue copiar,copia usando a bastão. Não sei por onde começar!
Olá, Miluelvi. Na verdade, nunca ouvi falar de uma liminar para escrever somente com a letra bastão PARA A TURMA. Pode ser que seja referindo-se a materiais adaptados para o aluno e não o contrário. Bem provável que, infelizmente, o professor, para facilitar o trabalho, utilizasse somente este tipo de letra para não ter que fazer um material especial para a criança de inclusão, mas não posso afirmar que tenha sido isso, porque não acompanhei. De qualquer forma, sempre que o aluno não consegue acompanhar a cursiva o melhor é começar do início mesmo.
@@janainaspolidorio exato. Foi o que ela disse qua do questionei,meu erro foi não procurar saber se era o certo. Até me disse que faria individualmente a cursiva com aqueles alunos que as mães se preocupassem,mas não foi isso o feito.
Olá, professora Janaína!
Em primeiro lugar quero dizer que amo seus vídeos e está sendo muito útil para mim, visto que, ingressei este ano em sala de aula. Já comprei vários materiais seus e pretendo usá-los depois do recesso porém, tenho uma dúvida em relação ao uso do caderno de caligrafia. Até quando um aluno necessita usá-lo? Minha turma é heterogênia, sendo assim, tem crianças que já estão com a letra linda de fácil entendimento para quem lê e, tenho crianças com muita dificuldade, não conseguem escrever na linha, estão ainda na letra de imprensa. Penso que esses ainda necessitam com certeza, de treinar a letra no caderno de caligrafia porém, os primeiros que mencionei acredito que não. Qual é a sua opinião sobre isso?
Grata!
😢😢
Olá, me ajude, como mandar atividades contendo letras cursivas para os alunos?
Vc é maravilhosa!!!
Gostei do caderno do seu filho. Também não gosto do achismo, logo penso que a letra cursiva também tem o seu valor, desses que não seja imposta ao aluno ainda estando no Jardim I. A criança tem o seu tempo e se ele, com o passar do tempo ele demonstre maior habilidade com a letra cursiva, ok. Penso que depende da criança.
Eu tenho muito problema com letra caixa alta. Porque as crianças são alfabetizadas com letra caixa alta, e no primeiro ano isso prejudica muito. Porque a criança só conhece letras caixa alta. Aí temos que começar tudo novamente a criança vai reaprender tudo novamente.
Até que ano podemos trabalhar caderno de caligrafia?
Olá, Leyloka! Até o ano que for necessário. Já vi professores de quarto e quinto ano retomarem a caligrafia por conta da escrita com caneta, que desliza mais e pode dificultar a letra. Com o tempo também, os alunos normalmente irão adaptar a letra à velocidade que precisam de lição e isso pode danificar alguns traçados. O mais importante é saber traçar corretamente enquanto se está aprendendo, mas claro que se a letra começar a ficar ilegível ou se perceber que o aluno precisa aprimorar, em qualquer idade pode ser retomado. Conheço também um caso de um vestibulando que começou a fazer caderno de caligrafia, por causa da redação. A letra ilegível estava prejudicando seu desempenho em várias avaliações.
@@janainaspolidorio , muito obrigada
Janaína, em que série a criança deve iniciar a letra cursiva?
Janaína, me ajude se puder. Meus alunos do 1 ano em sua maioria estão no nível silabico alfabético. Ainda não consegui uma forma eficaz de ensinar as silabas anasaladas : an , en,in,on,un
Alguns omitem quando escrevem as palavras e outros colocam o N na frente da vogal ao invés de colocar atrás. Não achei nenhum texto que fale sobre isso. Se puder, me ajuda.
Olá, Laura! A consciência fonológica ajuda muito que o aluno perceba este tipo de detalhe na ortografia. Não sei se já trabalha com a consciência fonológica... ela tem uma sequência a ser seguida para melhor compreensão e aprimoramento. Uma das fases cuida de fonemas e outra das partes das palavras. Estas duas etapas, em especial, tornam muito significativo para a criança a percepção do n. Tive outra seguidora que mencionou o caso, então anotei em minha lista de sugestões para um futuro material sobre o assunto, mas não posso prometer uma data, pois no momento estou com um trabalho com prazo de entrega que é externo ( além dos que faço na loja ). Fique de olho que sempre anuncio as novidades nas redes sociais.
Amei seu video. O livro Aula aos Segredos é Pdf e quanto?
Olá, Denise. O livro Aula - Os Segredos é físico e entregue pelos Correios. Mais informações, como preço, clique em janainaspolidorio.com.br/aula-os-segredos-com-frete-incluso.html
Qtos anos o Artur tinha qdo fez esse caderno?
dou aulas de reforço, e é um absurdo a quantidade de alunos que chegam ate mim.. de idades de dez ate mesmo 15 anos com uma letra horrorosa que nem eles mesmos entendem
Como faço para adquirir esse carderno?
Desculpa, não concordo, pois o importante é a comunicação
Desculpa, mas não é questão de concordar ou não. É baseado na ciência. Comunicação também é importante, mas a letra cursiva vai além.
Na escola pública estamos tentando alfabetizar as crianlças, não é questão de serie. Vc n~so citou autor nenhum.
Não se fala muito barata e sim muito barato .
👍
o socioconstrutivismo quer acabar com a inteligência das crianças ...descobri tarde que meu filho de 8 anos não sabia caligrafia ,ele sempre foi muito bom na escola estava sempre a frente da classe mas a letra ficou pra trás ..ele tem problemas de concentração é desorganizado e seu caderno é uma lastima ...porque a escola se contenta em apenas ensinar as crianças aprender a ler e a escrever não esta nisso o grande problema da péssima educação no Brasil ???
A péssima educação do Brasil ocorre desde o começo de nossa história e por uma série de fatores. Não podemos atribuir ao sócio construtivismo, ou a qualquer fator isolado que seja, o resultado ruim que temos hoje. É preciso considerar não somente a educação como um todo, mas também fatores locais que levam uma criança a ter maior ou menor dificuldade.
Adorei, parabéns.
Em relação ao material impresso por vc, tenho uma observação em relação a letra (A) maiúscula cursiva, moro em Minas Gerais, utilizamos a letra A, com outro traçado.
Obrigada
Olá, Nate. Que bom que gostou! Sei que em Minas há algumas diferenças, mas é interessante reforçar, porque muitos não têm esta informação. Como o vídeo tem alcance Brasil e exterior, uso a informação de maior frequência, pois assim atinge um público maior, só uma observação...
Olá. Esta é minha dúvida também: É correto fazer o traçado das letras diferente do traçado das letras dos alunos de São Paulo por exemplo?
Pois cite os autores amada. seu argumento ta fraco.