A técnica para calcular a Suficiência Amostral em um Inventário Florestal.
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- Fala Florestais!
Este vídeo traz uma abordagem 100% prática de como você poderá calcular a Suficiência Amostral da sua análise de Inventário Florestal.
Espero ajudá-los. Abraço.
Cara, que aula ótima. Muito obrigado.
@@marcosthiagogaudio3061 muito obrigado. Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo 🌳🌳😀🤝🌳🌳
Mais uma vez deu tudo certo!! Perfeito aqui! Mto obrigado
Muito bom seus vídeos. O fornecimento de informação gratuita é sensacional. Parabéns mesmo.
Fico muito feliz que tenha gostado Wilis, forte abraço!!!! 😃👍
Cara, sensacional, muito obrigado mesmo!!!!
Não tens idéia do quanto ajudaste! Maravilhoso!
Olá Raquel, que coisa boa. Espero contribuir muito mais. Segue nos acompanhando.
Abraço 🌳🤝🙏👊🌳
Muito boa a sequencia de vídeos, obrigado!
Obrigado Breno. Fico feliz em ajudar. Abraço!!!
Descobrindo seu conteúdo hoje por indicação de uma amiga... Está de parabéns pelo conteúdo Eduardo, muito esclarecedor.
Fala Rodolfo, muito obrigado viu. E fico feliz em contribuir 🌲🤝🤜🤛🌲
Show de bola seu curso, eu estou fazendo ele, vou agora para a quarta aula, mais só estou sentido falta desses dados de entrada (os dados coletados) modelo para podermos seguir conforme você vai explicando, pois no momento estou gerando a planilha fazendo todas essas formulas que você está passando, mais sem ter qualquer dado de entrada, por que acho que você esqueceu de disponibilizar esse material para seguir na aula.
Olá. Eu também não tinha uma base de dados para usar. Mas achei na internet essa planilha com dados fictícios: drive.google.com/file/d/1yTTR89Ipq4kZqv6XGklnzbTCs2xwDuW9/view
Estou usando ela para praticar.
Excelente Conteúdo, qual a possibilidade de disponibilidade dessa planilha amigo?
@@magnosanttos940 Olá magno, bom dia.
Nós oferecemos um treinamento sobre a utilização do Inventário Florestal em licenciamentos ambientais.
Nesse material, além de 75 vídeo aulas, mais de 17 horas de conteúdo, também disponibilizamos diversos materiais de apoio, como planilhas para amostra casual simples e estratificada, planilha para estrutura e diversidade da floresta, modelos de relatórios, modelos de fichas de campo e caracterização, planilha para cálculo de orçamento da prestação do serviço, modelo de formatação de proposta e outros materiais acessórios.
Ahhh sem falar que as planilhas do treinamento estão muitoooooooooo mais eficientes do que essa do UA-cam.
Caso tenha interesse, segue o link:
nativasambiental.kpages.online/nova-pagina-c44f5506-cb04-429c-8476-dbcbbf20333a?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaYhmds8HKFEOuoEKMOxLrK0PO5d5HqZsL-J1eUmC8vHrDHKoSMTePdtVNQ_aem_ePSq8X1bCXKZMjKPaZNnsA
Opa! excelente explicação amigo. Você podem indicar algum tutorial ensinando inserir equações de volumetria nessa sua planilha?
Olá Alessandro, tenho um vídeo que faço isso. Confere:
ua-cam.com/video/2dJNW_NMb8k/v-deo.html
Abraço
Nesse video, através da sua simulação, o senhor mostra quais seriam os passos a seguir por Resp. Téc. que obteve um erro de amostragem superior ao solicitado pelo orgão ambiental, ou seja, seriam mais dois dias campo que o Eng. "tiraria do bolso" para corrigir o erro logisitico que ele cometeu.
Para que a situação acima não aconteça, tem algum video no canal que mostrar como calcular de forma correta o numero aceitavel de parcelas para a area que se vai traballhar?
Fala Max, tudo bem? Então, tem um vídeo que abordo melhor esse assunto.
ua-cam.com/video/AMRM3wFG-Go/v-deo.html
Essa análise de suficiência pode ser utilizado em inventário sistemático?
Pessoal, qual a diferença entre calcular o erro amostral com a formula "Z x Desvio padrão / raiz de n" e o cálculo de "t de student x erro padrão da média"? Existe uma diferença entre o que chamamos de erro amostral e erro amostragem absoluto? Encontro valores diferentes para os dois cálculos.
O que diferencia a utilização da tabela z ou t, é o número de amostras superior ou inferior a 30. Poreeeeemmmm em toda literatura que trata de inventário florestal, é utilizado apenas o t student, independente da quantidade de amostras
Parabéns pela iniciativa, seus vídeos são excelentes, didáticos e esclarecedores, mas eu só fiquei com uma dúvida: No último vídeo dessa sequência, quando você faz suficiência amostral com outros valores, você disse que seria necessário realizar mais 19 parcelas sobre as 25 (eu acho que foram 25) já realizadas, mas nesse vídeo, quando a suficiência gera 17 parcelas necessárias, eu entendi que você fala em mais duas sobre as 15 já realizadas, ao invés de mais 17 sobre as 15. Eu acho que entendi errado mesmo, mas eu gostaria de tirar a dúvida.
Olá Tallisson, isso mesmo, o resultado da suficiência amostral menos a quantidade de parcelas que já foram lançadas. Porém uma dica, sempre faça mais parcelas do que a estatística manda, é sempre prudente extrapolar essa quantidade e fazer mais unidades amostrais do que o calculado. Abç
Olá. 29:57 Fiquei um pouco confusa nessa parte, não entendi bem como vc conseguiu realocar as células arrastando as três vezes o t Student. De qualquer forma deu certo: copiei a fórmula e editei a célula do t Student diretamente na barra de fórmulas antes de dar o enter. Obrigada pelas dicas de leitura também.
Olá Lia. Primeiro você clica na barra de fórmulas, para a equação ficar em destaque, depois você coloca a setinha na borda da célula, e a setinha deve virar uma cruz preta (não dá certo se estiver uma cruz branca), então, quando aparecer a cruz preta, é só clicar e arrastar. 😃👍
E se fosse amostragem sistemática?
Olá Eduardo, tudo bem? fiquei com uma dúvida agora a respeito das fórmulas para obtenção de n para populações finitas e infinitas...acredito que esse seja o dilema/desespero de quem precisa ir pra campo em outros estados querendo saber o número exato de parcelas a serem feitas sem ter feito estudo piloto ou conseguido obter dados secundários rsrs. Pergunta: Você poderia ter usado também a fórmula de n para os casos em que o erro (ou a precisão) é dado em valor percentual (E%)? vi que as fórmulas mudam conforme os dados sejam em valores absolutos e relativos, não é? aí nesse caso que eu pergunto, você teria que usar o valor de E% = 20% e usar o CV% ao invés da variância amostral? não sei se fui claro na pergunta...
Outra questão: Por falta de encontrar trabalhos disponíveis na internet e nos sites oficiais, por acaso, você elaborou algum IF na região de Iguatu/CE, no qual eu pudesse referenciar seus dados para obter com maior precisão a questão da intensidade amostral?
Obrigado mais uma vez!
Olá Irae. Sobre a quantidade de parcelas a serem realizadas, sem fazer o inventário piloto, temos um vídeo que abordamos um pouco sobre isso.
ua-cam.com/video/AMRM3wFG-Go/v-deo.html
Com relação a pergunta não entendi muito bem rsrs.
E infelizmente, nunca fiz IF nesse município do CE.
🌳😃👍🌳
@@nativasambiental lança logo esse curso! kkkkkkk biólogo frita a cuca com muitos números 😅 obrigado e abraço!
@@1IRAE 🤣🤣🤣
Olá Irae, tudo ótimo contigo?
Finalmente abrimos nossa primeira turma para o treinamento completo da utilização do Inventário Florestal no Licenciamento Ambiental. Lembrando que a venda ficará disponível somente até dia 10/03 (essa sexta feira).
Segue o link para acesso ao curso:
nativasambiental.kpages.online/nova-pagina-c44f5506-cb04-429c-8476-dbcbbf20333a
Além do conteúdo de extremo valor, o preço está justíssimo para todo material que nós entregamos.
Confere lá, qualquer dúvida estou a disposição :D
@@nativasambiental boa notícia! Já tens dois alunos biólogos rsrs obrigado, Eduardo! Abraço
Toda vez que eu for solicitar uma ASV, tenho que ir a campo para coletar os dados para fazer o inventário florestal?
Olá Kaio. Isso mesmo, cada solicitação de ASV, necessita de um IF.
@@nativasambiental Eu sou Eng Ambiental, não aprendi dentro do curso fazer IF. Você tem algum curso ou recomenda algum para o reconhecimento de espécies?
@@kaionascimentorodrigues8482 para identificação botânica eu conheço o trabalho do Brasil Bioma.
Com relação a Inventário Florestal, estamos preparando um curso, que temos previsão para lançar daqui uns 80 dias, porém não abordamos identificação botânica por enquanto.
@@nativasambiental Entendi. Ficarei ligado para quando você lançar o curso, mas de qualquer forma preciso me aprofundar na questão da botânica para poder eu mesmo elaborar o IF para solicitar ASV, perdi uma oportunidade de emprego justamente pq não tinha conhecimento da botânica para elaborar o IF, em uma construtora da região
@@kaionascimento1567 Boa Kaio. Identificação botânica é um mundo a parte. E realmente temos carência de bons profissionais dessa área. 👍👍
Boa tarde Eduardo!, finalizei a planilha e apliquei uns dados de um levantamento que eu tinha aqui. Uma área que eu fiz 5 parcelas 10x10 (max 30) a suficiencia amostral foi pra 15 parcelas. Onde errei?
Olá Felipe. O erro amostral deu acima do máximo aceitável? Pelo que entendi, o erro foi mais alto do que o limite, e por isso a planilha informou que seriam necessárias 15 parcelas.