EXPLICANDO POLÊMICAS ENVOLVENDO SYLVIA PLATH E SEU LIVRO “A REDOMA DE VIDRO”

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 сер 2024
  • Conheça o Skeelo e ouça o audiobook de "A redoma de vidro":
    skeelo.app/
    ============================================
    COMPRE NA LOJINHA DO LIVRARIA EM CASA EM PARCERIA COM A LOLJA!: www.lolja.com.br/livraria-em-...
    ============================================
    Seja uma ratazaner oficial e ajude o booktuber que você gosta!
    tinyurl.com/livrariaemcasa
    ============================================
    Acompanhe as redes sociais do Livraria!
    Instagram: / livrariaemcasa
    Telegram: t.me/livrariaemcasa
    Twitter: / livrariaemcasa
    TikT0k: / pauloratz
    Facebook: / projetolivrariaemcasa
    Skoob: www.skoob.com.br/usuario/2140...
    Qualquer coisa, só mandar um e-mail: contatolivrariaemcasa@gmail.com

КОМЕНТАРІ • 293

  • @nataliaj.g4405
    @nataliaj.g4405 Рік тому +466

    Ja li todos os livros dela, incluindo Os diários em português e inglês. A redoma de vídro é maravilhoso, bem escrito, de uma maturidade sem igual. Ela aborda o tema da depressão de uma forma bem poética e arrasadora. Eu amo a Sylvia. O Ted estragou ela, a traía com as alunas da Universidade em que ele dava aula. Ele quem fez a curadoria dos diários, então muita coisa ele omitiu.

    • @mariagoulart4436
      @mariagoulart4436 Рік тому +27

      Mas hoje em dia já existe a versão sem cortes que foi cuidada pelos filhos.

    • @nataliaj.g4405
      @nataliaj.g4405 Рік тому +2

      @@mariagoulart4436 eu sei

    • @leandropaulo2921
      @leandropaulo2921 Рік тому +13

      Inclusive, temos em português essa versão sem cortes dos diários?

    • @alinemaiab
      @alinemaiab Рік тому +3

      @@leandropaulo2921 fiquei curiosa de saber também ☺️

    • @anaribeiro177
      @anaribeiro177 Рік тому +1

      @@leandropaulo2921 De qual editora?

  • @barbaraveronica3296
    @barbaraveronica3296 Рік тому +138

    Questão do racismo matou admiração que eu poderia ter por ela

    • @Magiainterior34
      @Magiainterior34 4 місяці тому

      Acho que todos temos nossa sombra, nossa ignorância. Eu não sabia que consideram o monteiro Lobato um racista, sendo que o livro Negrinha me despertou para olhar de forma crítica essa questão....o sofrimento da menininha até hoje me deixa arrasada. Até hoje não entendi o motivo de chamarem ele de racista. eu só li esse livro e nem quis ler nada mais do Lobato de tão triste que achei.

  • @ceciliafelix5869
    @ceciliafelix5869 Рік тому +388

    queria deixar registrado que esse podcast será minha salvação nesse final de período da universidade

  • @irissepulveda4676
    @irissepulveda4676 Рік тому +353

    Paulo, achei bem bacana esse formato de "não-resenha" e adoraria mais vídeos do tipo, sobre obras clássicas polêmicas e autorxs famosos com passados obscuros! fica a dica de inserir um pouco mais disso aqui no canal! bjs

    • @emillymelinda
      @emillymelinda Рік тому +16

      Ele tem um quadro sobre já, no canal tem a playlist e já tem vários vídeos com outros autores

  • @milenadiniz7195
    @milenadiniz7195 Рік тому +213

    Li recentemente a Redoma de vidro e é muito claro que a dor da depressão é tão profunda que todos os planos da protagonista estão concentrados em se livrar dessa dor.
    O que me chamou muito a atenção é que em várias passagens do livro da pra perceber como era angustiante pra ela imaginar o que as pessoas pensavam dela. Estava sempre preocupada com isso...
    Só quem já teve depressão consegue entender mais a fundo a cabeça dessa pessoa.

    • @vvictrixx
      @vvictrixx Рік тому +3

      Era a dor da própria Sylvia. Uma depressão palpável, profunda.

  • @cristianeagassis5577
    @cristianeagassis5577 Рік тому +96

    Esse tipo de literatura tem sua importância não só pela questão de saúde mental mas pelo racismo mesmo, lógico que não deveria existir, mas existindo retrata uma realidade cultural de um momento onde as pessoas eram/são abertamente racistas, reforçando que é sim uma questão a ser combatida históricamente na humanidade, além de alertar e demonstrar erros cometidos que não devem ser repetidos.

  • @JacquelineViana
    @JacquelineViana Рік тому +119

    Eu tenho a edição de Ariel editada e prefaciada pela filha dela, a Freida, e a mulher fala uma coisa muito interessante que sempre a incomodou: muita gente "sequestra" a figura da mãe dela e a resume à própria morte, sendo que ela era uma pessoa muito mais complexa que isso.
    Ela também comenta que muita gente brigou com ela e a família porque ela não deixou colocarem uma placa da National Trust na casa onde ela morreu pq "ela escreveu a obra prima dela ali" e a resposta dela foi: "Minha mãe era doente. Ela escreveu meia dúzia de poemas no único mês que morou nessa casa. O livro dela já estava pronto". E ela também frisa muito como todas as pessoas na família dela têm/tinham problemas psicológicos e que não é fácil lidar com depressão quando a situação é muito mais profunda e clínica. Ela comenta que o pai, Ted, tinha os problemas dele, mas ele respeitava muito a mãe dela e sempre fez o possível para manter a memória dela viva entre os filhos.
    Enfim, o que mais a incomoda é como as pessoas sequestram a história da mãe dela para reduzi-la a uma mulher traída.
    Ah, e ela também comenta que a Sylvia entrou numa espiral depressiva não apenas pelo divórcio, mas porque ela não estava recebendo a medicação correta para depressão na Inglaterra e isso só potencializou todos os sentimentos que ela estava vivenciando no momento.

    • @rodrigomaroja5412
      @rodrigomaroja5412 Рік тому +8

      esse seu comentário foi certeiro para esse video!!!!!! o sequestro acontece ainda hoje, como vemos aqui

    • @daniellegoncalves1990
      @daniellegoncalves1990 Рік тому +11

      Como filha, entendo o ponto de vista dela. Mas é assim com qlq vítima de suicídio, anônima ou não: é um tema tabu na nossa sociedade, então o fim da vida da pessoa sempre acaba se "sobrepondo" a vida dela em si, além de sempre gerar a especulação quanto ao que leva uma pessoa a esse ponto. Qdo a Sylvia tomou essa decisão, ela msm sabia que seria julgada após a sua morte, infelizmente. Pra piorar, qdo o ex marido dela resolveu publicar os diários, só aumentou o campo pras pessoas especularem. Entendo a filha dela, realmente a Sylvia tinha depressão e não foi as traições (existentes ou não) do marido que a levaram a isso: foi a falta de um tratamento adequado. Mas é inevitável as pessoas especularem, imagina com ela que era uma figura pública. Não acho que foi um "sequestro" por ela ser a Sylvia Plath, mas uma situação que, inevitavelmente, acontece com todos aqueles que se suicidam: sempre que os outros falam a respeito, infelizmente o fim da vida da pessoa sempre vai pairar como uma sombra em cima de todo o resto =/

    • @adreelecomdoise729
      @adreelecomdoise729 9 місяців тому +9

      Ela como filha tem uma visão do pai que acho impossível qualquer outra pessoa ter, porque o pai nunca respeitou a mãe dela e muito menos a mulher com quem ele teve o último caso antes da separação. Talvez o sentimento de culpa possa ter feito ele agir de uma maneira diferente após a morte dela. Mas o respeito era zero!

  • @vanndeodato5734
    @vanndeodato5734 Рік тому +67

    Menino, esse comecinho de vídeo parecia um documentário de suspense: "quem matou Princess Diana: o doc". Uau kkk ansiosa pelo pod

  • @soraias.azevedo2694
    @soraias.azevedo2694 Рік тому +83

    A redoma de vidro foi uma leitura muito difícil pra mim. Não adorei o livro, e hoje acho que é pq me identifiquei demais com a personagem principal, foi literalmente como olhar pra tudo que odeio em mim. A escrita dela é bem crua e pessoal, acho difícil não se ver um pouquinho nos textos dela (em especial no romance).

    • @mirandapavaneli5981
      @mirandapavaneli5981 Рік тому +4

      Descreveu exatamente o que senti kkk

    • @soraias.azevedo2694
      @soraias.azevedo2694 Рік тому +1

      @@mirandapavaneli5981 aquela parte dela falando de como tinha pavor de ficar grávida me deu umas crises fortes pq nunca tinha me visto tanto numa personagem que eu odiava qbjhbjhv

  • @Sarah-xv1qg
    @Sarah-xv1qg Рік тому +90

    puta que pariu eu não fazia ideia de que sylvia era racista e por conta de experiências pessoais com a depressão a escrita dela sempre me tocou muito. Paulo objetivo e consciente como sempre.

  • @lisandrasheila8571
    @lisandrasheila8571 Рік тому +62

    MEU DEUS, UM PODCAST DA PATROA ERA TUDO QUE EU MAIS QUERIA AAAAAAHHHHHHH

  • @polly9429
    @polly9429 Рік тому +42

    Paulo, vc mencionou Gilmore Girls no seu vídeo. Em um outro episódio da série a lorelai TB fez piada com a Plath. Era uma cena em que ela e a Rory estavam sentindo muito frio. Aí elas vão pra cozinha, ligam o gás e ficam sentadas de frente pro fogão pra se aquecerem. Aí a Lorelai solta: "tlvz a Sylvia Plath só estivesse com frio". Lembro dessa cena até hj. Achei pesada TB mas a Amy Scherman Paladino sempre teve esse tom meio sarcástico e ácido na hora de escrever sobre a lorelay. Mas críticas à parte, GG segue sendo uma das minhas séries favoritas da vida.

    • @claudiaMARIAmoura
      @claudiaMARIAmoura Рік тому +4

      Comentei sem ler o seu que a Amy Sherman tem alguma questão com a Sylvia e/ou com o suicídio.. Pq na serie Marvelous Mrs. Maisel, da Amy tbm tem uma cena que ela cita a Sylvia no deboche.. eu só lembrava do episodio de GG que ele citou... desse do frio nao

    • @polly9429
      @polly9429 Рік тому

      @@claudiaMARIAmoura . Pode ser, mas confesso que amo a escrita da Amy. Eu ainda não vi The marvelous mrs. maisel, mas tenho certeza que é uma série maravilhosa. Só n entendo essa obsessão da Amy com a Sylvia.

    • @polly9429
      @polly9429 Рік тому +7

      @@claudiaMARIAmoura . Tlvz ela não goste da Sylvva pelo histórico da autora em ser abertamente racista. Só uma hipótese. Tô chutando, mas n sei se é isso mesmo.

    • @monicamirelamorais
      @monicamirelamorais Рік тому

      @@claudiaMARIAmoura sério???? qual cena. nem lembro

    • @adreelecomdoise729
      @adreelecomdoise729 9 місяців тому

      ​@@claudiaMARIAmouravc se lembra de qual cena de The Marvelous Mrs. Masel ela fala sobre isso? Assisti td e não lembro

  • @luanamoreira694
    @luanamoreira694 Рік тому +15

    Eu já via algumas pessoas falando sobre como o livro dela é pesado, mas não fazia ideia de tudo o que tem por trás do livro e como a vida dela foi tão difícil

  • @bellanine
    @bellanine Рік тому +19

    Eu fui diagnosticada com ansiedade e depressão em 2019. Eu estava totalmente letárgica, chorando todas as vezes que ia pro trabalho, durante o trabalho e eu só queria dormir e esquecer que eu existo. Depois de um dia bosta no trabalho e decidi marcar psiquiatra. Eu tava sufocada. Eu tinha parado de fazer as coisas que gosto, não conseguia pegar um livro pra ler. Foi então que eu simplesmente desabei no consultório e comecei a entender que estava realmente mal e que precisava de ajuda. Hoje ainda não to 100%, mas em vista de como eu estava, me sinto muito melhor.
    Eu quero muito ler A Redoma, mas tenho muito medo de me afundar no meu quadro. Eu amo temas em que os personagens sofrem de algum problema psicológico, mas se até os enredos mais “leves” mexem comigo, qualquer leitura com a obra da Silvia pode me atrasar. Sei lá, eu fico sempre muito vigilante porque morro de medo de voltar a ficar do jeito que eu tava e acho que essa leitura pode me dar um puta gatilho.

  • @isabellacaldana4035
    @isabellacaldana4035 Рік тому +37

    Meu deus, um podcast do livraria em casa!!!! Foi tudo o que eu pedi simmmm

  • @JacquelineViana
    @JacquelineViana Рік тому +76

    Eu gosto muito de A Redoma de Vidro, mas concordo com o pessoal que diz que não é um bom livro pra ler se você tá descaralhado da cabeça.
    Quanto aos poemas dela: eles são incríveis, maravilhosos, têm uma rítmica e musicalidade absurda. Porém eu gostaria mais que as pessoas entendessem que a obra dela não é uma coisa "apenas" para meninas melancólicas. A obra dela sofre do mesmo problema de boa parte da obra da Clarice: meio que cooptada pela tal da estética "sad tumblr girl"
    (Que fique claro: eu já fui uma sad tumblr girl lá nos idos de 2011 rs)

  • @Manuelita0001
    @Manuelita0001 Рік тому +13

    Paulo me identifico absurdos contigo com a questão da ansiedade. Eu fui diagnosticada com TAG (transtorno de ansiedade generalizada) aos 16 anos (eu tenho 23 agora) e tomo remédio desde aquela época. A coisa de não conseguir aproveitar nada, não conseguir focar de jeito nenhum, estar em CONSTANTE sofrimento ansioso, tudo é motivo pra se preocupar, não conseguir relaxar de forma alguma. É muito difícil lidar com isso e muitas vezes eu me sinto sozinha nisso, eu muitas vezes penso que nunca vou ser funcional igual uma pessoa sem TAG mas te ver conquistar tantas coisas legais mesmo lidando com isso me dá uma inspiração boa. Obrigada por trazer esses assuntos pro canal

  • @annabeatriz136
    @annabeatriz136 Рік тому +13

    Comentando antes de terminar o vídeo pelo SURTO QUE EU TIVE COM A NOTiCÍA DO PODCAST. Minha vida ficou mais completa e eu nem sabia que precisava disso!

  • @rosimeireanjos4903
    @rosimeireanjos4903 Рік тому +13

    Uma história triste e pesada, realmente. Mas meio a isso , quero te parabenizar por compartilhar sua história com a gente . É importante falar sobre ansiedade, depressão e a importância da terapia, do tratamento , de buscar ajuda. Ainda é um tabu que precisamos quebrar.

  • @conjuringspiritworlds
    @conjuringspiritworlds Рік тому +41

    Um dos meus livros favoritos!! Amei o vídeo. Muito informativo. Tenho uma ligação especial com esse livro pq o li num período em que estava em depressão profunda e tbm era muito jovem. Acho que vou tentar relê-lo em breve.

  • @agnaldoalves6078
    @agnaldoalves6078 Рік тому +9

    Eu já estive com o livro A redoma de vidro, por 2 vezes em minha mãos, e tive um exemplar que faz parte de uma coleção que acabei doando...não tive coragem de ler, por conta de pensar o quanto o livro deveria ser pesado, pois descobri minha depressão aos 16 anos, e desde então, já tive algumas crises intensas....mas desde 2005 faço terapia, fiz uso de medicamentos, hoje consigo avaliar quando a coisa começa a ficar diferente, e me cuido com mais atenção...Paulo parabéns pelo vídeo e por abordar o assunto DEPRESSÃO, pois é preciso desmitificar, pois muitos acham frescura, mas só quem tem e ou já teve, sabe o quanto é doloroso...se cuide sempre e obrigado por partilhar conosco um momento muito particular de vida...um forte abração carioca e claro, boas leituras...

  • @Pradenuvens
    @Pradenuvens Рік тому +8

    Eu li esse livro num final de ano (quando minha depressao aflora). Eu me senti abraçada, me ajudou a sair do fundo do poço por eu entender o que estava sentindo.

  • @gabriellarocha9713
    @gabriellarocha9713 6 місяців тому +4

    A Sylvia Plath revolucionou a poesia nos EUA escrevendo sobre temas que não eram bem aceitos durante a guerra fria como holocausto, por exemplo e outras coisas sombrias como aborto, depressão, enquanto a maioria dos poetas falava sobre a beleza da natureza pq era o que vendia. Ela contribuiu muito para a poesia surrealista e muitas das metáforas que ela usou foram mal interpretadas pq esse tipo de tema não era costumeiramente abordado por mulheres. Antes de resumir a artista em "ela era racista" ou "ela cometeu suicidio" tente entender a obra e a importância dela

  • @JoVicttor49
    @JoVicttor49 Рік тому +9

    A foto usada na thumbnail e durante o vídeo NÃO É da Sylvia Plath.

  • @narathais1636
    @narathais1636 Місяць тому

    Nossa... ouvir seu relato, Paulo, foi como me ver num espelho. Muito do que vc falou ter vivido, eu me lembrei de ter sentido por 2 a 3 anos, fazendo terapia e tendo crises de choro escondida no banheiro do trabalho ou indo pra casa. E era o trabalho com o qual sonhei nos 5 anos da faculdade. Até a fala do seu chefe, meio que tb aconteceu comigo tb... enfim, muito difícil. Grata pela sua partilha. É fundamental falarmos assim sobre saúde mental pra naturalizar o cuidado com auxílio psicológico

  • @mabe9535
    @mabe9535 Рік тому +83

    Sou fã de lana del rey, e o tanto que essa mulher fala sobre Sylvia Plath me fez ficar curiosa pra ler algo dela!

    • @fabriciof420
      @fabriciof420 Рік тому +7

      eu amo quando a lana cita a sylvia

    • @alinemessiasmota768
      @alinemessiasmota768 Рік тому +7

      Pena que ela romantiza abusos e sofrimento

    • @mabe9535
      @mabe9535 Рік тому

      @@alinemessiasmota768 Sylvia Plath?

    • @lukaj2883
      @lukaj2883 Рік тому +2

      @@mabe9535 Lana Del Rey

    • @mabe9535
      @mabe9535 Рік тому

      @@lukaj2883 vcs estão falando sobre Ultraviolence?

  • @fesipe
    @fesipe Рік тому +20

    Excelente notícia a do podcast, eu já ouço alguns vídeos dessa fortma, mas ter no spotify por exemplo seria bom demais, sucesso Paulo!

  • @raiannyfranca5542
    @raiannyfranca5542 Рік тому +2

    Eu tô amandoooo!!! Já chego no like, antes mesmo de ver o vídeo pq sei que é sucesso!

  • @anaribeiro177
    @anaribeiro177 Рік тому

    Vídeo excelente, Paulo. 👏🏾👏🏾

  • @daniellematos1275
    @daniellematos1275 Рік тому +1

    Adorei o vídeo. Chocada com essa história 🤯.

  • @natalialara2616
    @natalialara2616 Рік тому +1

    Vídeo perfeito! Não fazia ideia do conteúdo desse livro 😯

  • @paulinhawithbooks7453
    @paulinhawithbooks7453 Рік тому +1

    Como sempre fazendo um trabalho incrível 🤩

  • @rosinhaatiburcio
    @rosinhaatiburcio Рік тому +1

    paulo, eu te amo 💕💕 VC É INCRIVEL DEMAIS MDSSS

  • @carolzwei794
    @carolzwei794 Рік тому

    Adorei o vídeo!!! Eu te acompanho e lembro quando foi pros EUA na Netflix e que bom que está melhor!

  • @evelynsued
    @evelynsued Місяць тому

    Adorei o vídeo, Paulo! Já adicionei esse livro a minha lista. Sobre a questão do racismo: é complicado partir para esse pensamento de que ela era racista mas que era um “retrato do seu tempo” porque naquela década já existiam muitas e muitas pessoas, de diferentes etnias e cores, lutando contra o racismo (ainda que fosse uma minoria). Na atualidade, temos assistido a volta expressiva de movimentos racistas e, daqui a 60 anos, por exemplo, essa narrativa do “retrato do seu tempo” também pode ser utilizada para “explicar” o comportamento de determinados indivíduos. Sim, ela viveu em uma época diferente, sim, precisamos compreender que era um contexto diferente, mas ela era racista e ponto, não pode haver um “mas” após essa constatação.

  • @lauracavalcanti9822
    @lauracavalcanti9822 Рік тому

    amei o teaser do podcast!

  • @666bia
    @666bia 5 місяців тому

    Obrigada pelo conteúdo! 🙏

  • @jonariasantos88
    @jonariasantos88 Рік тому +4

    Depois faz um vídeo falando sobre as polêmicas do Marquês de Sade ✌🏻

  • @marinastricagnolo749
    @marinastricagnolo749 Рік тому +1

    Que vídeo bem explicado! Obrigada por isso! Recentemente procurei saber mais sobre a vida da Sylvia e seu vídeo apareceu no momento certo. Adoro seu conteúdo!

  • @renatavilas-boas4657
    @renatavilas-boas4657 Рік тому +1

    Aaaaaaaaaaaaaah eu tô surtaaaaaandooooo!!!! Paulo!! Que projeto incrível!!!! Muito obrigada 🥰🥰🥰🥰🥰🥰

  • @yaraluisa7459
    @yaraluisa7459 Рік тому

    Amei o formato desse vídeo. Estou muito feliz que você procurou ajuda e fala sobre isso de forma aberta ,pois é importante para outras pessoas tbm se sentirem incentivadas a procurar ajuda . Já estou ansiosa para o podcast e poder te apoiar em mais um trabalho 🥰

  • @alinecarvalho2109
    @alinecarvalho2109 Рік тому

    Eu tô ansiosa para o pod do livraria ❤️

  • @amandavieirap
    @amandavieirap Рік тому +1

    Paulo como sempre fazendo TUDO. Me identifiquei demais e me sinto melhor, como diria Katya Zamo "I felt seen. I felt heard." ❤️❤️

  • @imayfernandes
    @imayfernandes 10 місяців тому +1

    Po, que formato de vídeo maravilhoso! Me pegou muito, parabéns!

  • @victoriafeitoza3839
    @victoriafeitoza3839 Рік тому

    Esse vídeo foi TÃO importante pra mim, sobre me identificar com o livro e com o Paulo, muito obrigada ❤️

  • @biancabandeira4562
    @biancabandeira4562 Рік тому

    Queria dizer que estou aguardando muito por esse podcast, sei que vai ser sucesso, e também Paulo que acho muito bacana você abordar assuntos sobre saúde mental, como estudante de psicologia fico muito feliz

  • @nicolecalomeni6746
    @nicolecalomeni6746 10 місяців тому

    Amei o vídeo, esse formato do video é muito bom!! E adorei a dica sobre audiobook, eu tenho TDA e ansiedade e sempre tive esse problema de ter fases que não consigo ler nada, vou tentar audiobook! ❤

  • @gabriellasemedo9791
    @gabriellasemedo9791 Рік тому +1

    WOW!!!! amei essa intro!! Adoro seus vídeos, mesmo se eles tiverem um clima mais sério e pesado!!!!

  • @onepindy
    @onepindy Рік тому +1

    totalmente chocada com esta história... muito obrigada pelo conteúdo

  • @taynansilva1746
    @taynansilva1746 Рік тому

    Esse livro já esta a um bom tempo em minha lista. Logo mais lerei.
    Esses vídeos seus de investigação são excelentes
    Parabéns 💜💜💜💜💜

  • @helenacosta9475
    @helenacosta9475 Рік тому +3

    o Teaser de MILHÕESSSSSSSS
    To muito ansiosa gente ❤

  • @alinepaivasousa7520
    @alinepaivasousa7520 Рік тому

    Oiii?? Podcast?? Que tudooo 😍😍

  • @Euwilliamcorrea88
    @Euwilliamcorrea88 15 днів тому

    Eu li TUDO dela, foi até hoje a única vez que chorei de solução lendo um diário, tem um escrito que sempre me destrói e nunca esqueci "Talvez eu nunca seja feliz, mas esta noite estou contente..."

  • @fabii_xavier
    @fabii_xavier Рік тому

    Aaaaah podcast do livraria em casaaa

  • @dianaoliveira9036
    @dianaoliveira9036 Рік тому +4

    AHHHH que incrível a notícia do podcast

  • @cami-cv2dp
    @cami-cv2dp Рік тому

    MDSSS podcast do livraria em casa era tudo q eu precisava

  • @giselegois8888
    @giselegois8888 Рік тому

    História pesada! Paulo maravilhoso como sempre + um livro para a lista de leitura.

  • @beatriz7809
    @beatriz7809 Рік тому

    Caraca, q pesado essa história!!!! Obg Paulo pelo vídeo e também por seu relato! Que bom q vc procurou ajuda 🙏

  • @isabelcorrea265
    @isabelcorrea265 Рік тому +1

    podcast do paulo, foi tudo que eu pedi simmm

  • @daniellegoncalves1990
    @daniellegoncalves1990 Рік тому +1

    Nossa Paulo, obrigada pelo seu relato sobre depressão. Eu tmb tenho ansiedade crônica e faço tratamento. É uma luta todo dia. E as vezes é muito difícil explicar para as pessoas o que está acontecendo com a gente, como estamos nos sentindo. Imagino a sua angústia em tentar entender, ou explicar, pq estava se sentindo assim quando "deveria estar feliz". Por isso, obrigada pelo seu relato! É importante as pessoas falarem a respeito para apoiar quem passa pela mesma situação e para informar quem acompanha de fora, pq as vezes é difícil conseguirmos explicar para eles entenderem... =/

  • @AnaCarolina-pi8dp
    @AnaCarolina-pi8dp Рік тому

    esse vídeo tá incrível paulo ♥️

  • @brunaborghetti3643
    @brunaborghetti3643 Рік тому +9

    Como pode o cara fazer um vídeo de meia hora sobre a Sylvia Plath e não falar nenhuma vez sobre o pai dela?

    • @weverton4574
      @weverton4574 Рік тому +1

      esse vídeo é um desserviço em muitas questões

    • @gabriellarocha9713
      @gabriellarocha9713 6 місяців тому

      Esse vídeo é ridículo

    • @gabriellarocha9713
      @gabriellarocha9713 6 місяців тому +1

      A foto que ele colocou nem é dela, pesquisou muito sobre o tema, parabéns

  • @marinaalves9606
    @marinaalves9606 Рік тому +3

    As pessoas acham que a depressão vem acompanhada de um bloqueio que impede vc de identificar suas dores e limitações. No meu caso eu sei de tudo, mas não consigo superar e fazer diferente.

  • @nathaliacornel4493
    @nathaliacornel4493 Рік тому

    MEU DEUS PODCAST DO LIVRARIA EM CASA AMOOO

  • @patriciamenezesm
    @patriciamenezesm Рік тому +5

    Ótimo vídeo!
    Queria reler A Redoma de Vidro porque li há uns dez anos, pela primeira vez, e com certeza não absorvi nem metade do que esse livro realmente é. O audiobook deve ser bem imersivo e uma experiência ótima. Bem que podia ter rolado uma parceria com o Skeelo liberando para os seguires do canal 🫠

  • @Larissa-xu9ux
    @Larissa-xu9ux Рік тому +9

    Caraca, Paulo! Eu coloquei o vídeo pra me distrair enquanto fazia brigadeiro e tive que parar tudo pra vir aqui comentar. Pra quem tem depressão e ansiedade esse seu relato foi extremamente forte! Eu consigo me ver em todas essas situações que você descreveu. Não sei se tenho interesse em ler Plath, mas esse vídeo foi incrível!

  • @eustellaeu
    @eustellaeu Рік тому

    Que incrívell! 🥰

  • @MariaSantos-uo2mi
    @MariaSantos-uo2mi Рік тому +2

    tenho muito interesse em ler esse livro, mas eu só sabia que era um livro que tratava sobre a depressão. não conhecia a história da autora. ótimo vídeo como sempre, Paulo 🥰. e eu amei o vídeo nesse novo formato!

  • @hiagosousa3173
    @hiagosousa3173 Рік тому +4

    Não tenho nem roupa pro evento que vai ser esse podcast!!

  • @emmapereira3918
    @emmapereira3918 Рік тому

    Adorei esse formato, Paulo. Eu adoro esse livro e adorei que vc trouxe alguma fatos da vida da autora junto!. Apesar de pesado, eu estranhamente me sinto reconfortada por esse livro.

  •  Рік тому

    Eu amei demais esse livro! Eu li ele no auge da depressão e para mim foi muito bom fazer essa leitura. Ainda sigo em tratamento da depressão, e concordo com vc sobre a demora dos efeitos da medicação… para mim demorou uns 2 meses para eu ver algum efeito, e o antidepressivo ainda aumentou a minha ansiedade. É muito importante procurar ajuda de um psiquiatra e psicólogo se você acha que alguma coisa está errada. Os livros me ajudaram e me ajudam muito nos momentos difíceis 💕😘

  • @jamilykimbely
    @jamilykimbely Рік тому

    Amoooo seus vídeos 💜🥳

  • @polly9429
    @polly9429 Рік тому

    Tô muito apaixonada por essa abertura do canal no maior estilo casos criminais do Discovery ID! Sensacional! 💃💅❤️

  • @beatrizcastro1103
    @beatrizcastro1103 9 місяців тому +2

    No caso do tom hugues, eu tenho um tio que era igual o tom, a primeira mulher morreu carbonizada pelo fogo devido um acidente em casa, e a segunda se suicudou, e terceira morreu de cancer.😢😢😢

  • @luci_lene
    @luci_lene Рік тому +2

    Nossa, eu consigo mto me ver nessa situacao! Ainda bem q eu nao li qdo estava mal. Eu me mudei do Rj pro Canada 5 anos atras, sempre quis sair do Brasil, vim tao animada mas nao conseguia aproveitar nada, eu tinha tudo o q eu imaginei pra mim e simplesmente eu estava perdida. Eu me divorciei depois de 1 ano estando em um país que nao é o meu e fiquei completamente sozinha, tive uma depressao nao clinicamente comprovada, mas pelo menos a sazonal devido ao inverno rigoroso que todo mundo que mora por aqui tem. Eu tive q me mudar de novo dentro do país pra comecar de novo e ta dando certo, hj em dia me sinto mais no meu lugar. É desesperador, to mto aliviada de ter deixado esses dias para tras. Nao imaginava q vc tinha passado por isso Paulo 😢.

  • @daniellepsique
    @daniellepsique Рік тому +5

    Vídeo bom! Rodolfo parabéns pela abertura, me senti vendo um documentário.
    Não li os livros da autora, apenas assisti aquele filme com a Gwyneth Paltrow, e já era bem pesadão.
    Momento Psi: É muito comum as pessoas com depressão se envolverem em relacionamentos abusivos, a falta de estima por si mesmo acaba contribuindo para isso.
    Quanto à Gilmore Girls, culpa era do excesso de café, o que saia de verborragia daquelas duas, mas tempos diferentes, vamos passar um paninho de leve.

  • @saravinaspe2399
    @saravinaspe2399 Рік тому +5

    Eu sempre fui curiosa com esse livro aí eu já pesquisei sobre ela e aí é muito triste, porque tem descrições das tentativas de suicídio dela e do de fato o suicídio e envolvendo os filhos dela. Bem pesado. Ainda não li porque confesso que fico com medo, mas eu vou ler :)

  • @cherrychrome3464
    @cherrychrome3464 Рік тому +14

    a redoma de vidro é um dos meus livros favoritos, fiquei muito contente em saber que você ia ler, e mais contente ainda em ver a notificação desse vídeo!! que bom que você abriu um espaço no seu canal para falar sobre a Sylvia

  • @mike_costa
    @mike_costa Рік тому +1

    mds já quero esse podcast

  • @Leide_Diamond
    @Leide_Diamond Рік тому +4

    Muito importante seu relato, eu sou bipolar e sofro muito com depressão e ansiedade não é facil.

  • @LieeNunes
    @LieeNunes Рік тому +13

    que vídeo incrivel!!!!! Depois que li a redoma de vidro fiquei obcecada pela Plath, a escrita dela ressoa em mim de maneira muito forte pelas temáticas que ela trabalha, principalmente no que diz respeito a saúde mental e a experiência feminina. Criando coragem no momento para começar o livro dos diários dela (calhamaço + falam que é mais triste que redoma de vidrokkkkkkkksurto) 🥲🥲

  • @anabe_99
    @anabe_99 Рік тому +5

    Já sabia de algumas das questões, mas isso do racismo me deixou bastante chocada. Eu tinha vontade de ler alguma obra dela, mas agora não sei se vale a pena o desconforto 🤔

    • @bahiene
      @bahiene Рік тому +1

      Olha, se você não estiver bem mentalmente sobre sua vida e estiver descontente demais com o que anda acontecendo na sua vida pessoal. Aconselho a não ler. Mas se estiver ao contrário, leia. No livro em si você não lida muito com o racismo dela. Só algumas partes principalmente quando ela está internada, mas é muito interessante mas também pesado.

  • @tamiryscarvalho
    @tamiryscarvalho Рік тому +2

    Vi a notificação de POLÊMICA e ja brotei 😔❤️❤️❤️❤️❤️

  • @biarodris
    @biarodris Рік тому

    Muito interessante toda história e a vida. Saber um pouco da vida do autor reflete um pouco a obra e nesse caso específico ainda mais.

  • @danielledanny7710
    @danielledanny7710 5 місяців тому +1

    Complementando, tem um livro que conta sobre o caso e um pouco mais, o livro se chama "O Deus Selvagem", é um livro de estudo científico sobre o suicídio. O autor era muito próximo de Sylvia. O mesmo relata que Sylvia era bem alegre, tinha uma autoestima muito elevada, trabalhava muito e era uma boa mãe para seus filhos, por tanto o autor nenhum momento notou algum tipo de tristeza em relação a ela, a não ser, nos poemas a qual a mesma descrevia na época. O autor também relata que não compreendia muito bem os seus poemas, pois eram confusos em relação a como ela se expressava no dia a dia. O suicídio de Sylvia para ele foi uma surpresa.

  • @loretad.6058
    @loretad.6058 Рік тому

    MARAVILHOSA essa vinheta

  • @giovannaalves2610
    @giovannaalves2610 Рік тому

    MDS um podcast do maior!!!!!!!!!

  • @barbarab.6799
    @barbarab.6799 Рік тому

    o teaser do podcast >>>>>

  • @marcosfonseca42
    @marcosfonseca42 Рік тому +3

    Fala do Ned Vizzini, autor de "It's Kind of a Funny Story", o livro é um romance baseado em uma experiência dele em uma clinica psiquiátrica quando tinha depressão e pensava em suicídio... o filme termina de uma maneira que dá uma esperança pra quem lê, mas acontece que depois do lançamento do livro ele realmente se suicidou.

  • @nayarabarros9062
    @nayarabarros9062 Рік тому +2

    Eu nem acreditei quando vi que você tinha lido a redoma. Tudo no entorno da Sylvia foi intenso (pro bem e pro mal). Quem manja de mapas astrológicos e tal, vale uma espiada. E Paulo, querido: um abraço apertado, porque sabemos que essa pesquisa pra esse vídeo foi TENSA.

  • @vitoriacristina7592
    @vitoriacristina7592 Рік тому +1

    Definitivamente o livro da minha vida! Me toca em tantos sentidos que nem sei

  • @dontiaemagrecimento2957
    @dontiaemagrecimento2957 Рік тому +3

    Amo os poemas da Silvia Plath

  • @CahTM
    @CahTM Рік тому

    Muito bom Paulo

  • @eumiras
    @eumiras Рік тому

    gosto muito desse tipo de vídeo, contando a história por trás dos autores, mesmo que seja >>polêmico

  • @wellingtonbarbosa8033
    @wellingtonbarbosa8033 Рік тому

    Amo essas fofocaaaas

  • @nathaliajavier3209
    @nathaliajavier3209 Рік тому

    SIM SIM SIM MIL VEZES SIM OBRIGADA POR ESSA NOTÍCIA MARAVILHOSA SOBRE O PODCAST 😭😭

  • @afroditehale5578
    @afroditehale5578 Рік тому +1

    Eu simplesmente amei a intro e não vou mentir,adoro sentar e ouvir o Paulo não importa o assunto!
    Enfim,tive uma "avaliação" psicológica marcada faltando um dia pro meu aniversário,no final a moça disse que o quê eu tinha na verdade era por estar muito próxima da vida adulta e estar confusa...isso poderia ter me dado um certo alívio mas já estou assim a dois anos (talvez três) e tudo que o Paulo falou no caso dele encaixa perfeitamente na minha descrição

  • @gongora9038
    @gongora9038 Рік тому +1

    Eu to em choque com essa história 😱😱

  • @littleliar960
    @littleliar960 Рік тому +2

    Me identifiquei demais com esse vídeo.... Infelizmente 🥺
    (A parte da "ressaca eterna" principalmente)

  • @nicollyfernandes5252
    @nicollyfernandes5252 Рік тому

    nossa, achei interessante!♥️