Boa tarde!Estive no Haiti no ano de 2005 e tbm sou policial Militar e digo que existem muitos militares do Exército que são capazes de atuar nas favelas do Rio de Janeiro. No Haiti combatemos a guerrilha urbana diuturnamente em Bel Air ,Cité Soleil ,Magnólia etc... A guerrilha não era brincadeira, muitos colegas machucados.Tinhamos os PQD's, os boinas preta (15⁰rcmec e o esquadrão Paiva chaves),Rei e o Sampaio,os Comandos e comanf.Todos altamente qualificados !!! A tropa que esteve no Haiti atuando entre (2004 à 2007 )é totalmente qualificada para atuar aqui no Rio devido a esse período ter sido de muitos confrontos naquela região. O Rio de janeiro tem muitas peculiaridades hoje em dia tudo de ruim está aqui " o crime em suas diversas áreas o Rio hoje é a sala de aula do crime.Ainda bem que temos o Bope ( a melhor tropa operacional do mundo) que na minha opinião se tivesse um trabalho em conjunto com as forças militares ajudariam e muito o Bope no combate nos dias atuais.
a polícia trabalha com pequeno território com 100 mil policiais ou 200 mil policiais o exercíto trabalha com grandes territórios com grandes efetivos 5 milhões de soldados 10 milhões de soldados o modos operante é diferente da polícia ,se precisar do exército pra combater o crime ele vai cumprir a missão se o criminoso reagir ele vem deitado se ele se entregar ele vem pé
Não só isso meu amigo, mas números fazem a diferença. Óbvio que a legislação é fundamental, mas somado a isso colocar uma força em grande quantidade resolveria o problema.
Respeito ao Bope, mas na real mesmo, não aguentou uma missão na Ucrânia, Brasil não tem tradição e nem legalidade para ações ofensivas, daí baixo salário e condições.
Morei em favela, em comunidade na Baixada Fluminense realmente o BOPE, o Batalhão de Choque, o GAM, o BAC, o COE, o RECOM, os GATs, os COTARs, e demais batalhões e unidades especializadas, entravam lá na área os traficantes não encaravam.
Estive no Haiti e por coincidência trabalhei com Rodrigo na Tv Globo. Lá em Porto Príncipe militares que morreram foi no terremoto em 2010 No meu último ano de Exército 2012 Já estava trabalhando no jornalismo da Globo quando conheci esse cara incrível aí! E realmente o que ele fala sobre as forças armadas atuar em favelas é relevante, a gente não tem a vivencia da polícia em combate urbano real. Somente tropas específicas! 🫡🔰
Gosto muito das colocações do Rodrigo Pimentel. Fui do Exército brasileiro e reconheço que tirando as tropas especiais, os outros não tem um preparo técnico e experiência pra comprir o dever dentro dos becos e viela dentro de uma comunidade!
Glauber servir na companhia de polícia da Aeronáutica em 85 a 94. Na minha época não tinha esse generais medrosos que tem hoje. Nós botavamos pra F , teve uma vês que mataram e roubaram a arma de um sargento no ônibus e nós reviramos as favelas se santa cruz de cabeça para baixo até achar a arma e o culpado , e achamos . Hoje não se pode nada.
Base Aérea de Santa Cruz. BASC. Realmente essa era a postura do Cmt da Base e do BE. Hoje só tem cmt medroso. Meu pai serviu na Base e teve uma passagem que o pessoal da Antares matou um sargento da Base, os cara foram nas favelas de santa cruz e toca o terror. Hoje tem boulos, fachim, Taliria, Jean, Jandirão....psol, pt, psb...
O que de fato o Brasil precisa é de um homem de coragem igual ao Bukele presidente de El Salvador, que fez um presídio de segurança máxima em 8 meses e jogou lá dentro, toda a vagabundagem do país. Hoje, podemos dizer que é o pais mais seguro das Américas. E o que temos aqui?🤬🤬🤬
@@zebedel971Eu tbm achava isso, assim como a maioria. Pesquise sobre como é MAIS FÁCIL implementar essas políticas um país grande do que em um pequeno, justamente pelo distanciamento (geograficamente e difusamente) do poder público para com o povo.
Boa noite! Nosso batalhão foi designado para várias missões inclusive na Providência ,nos fomos nos adaptamos aos poucos e assim fomos em várias missões, muito pesado o fardo , porém é difícil, pois tínhamos que tirar a mão, isso para um combatente treinado para guerra é terrível, porém tivemos vários cursos de aprimoramento com o Comandos inclusive com o BOPE e aprendemos muito ,e foi o fator principal para nós temos sucesso nas missões, muita gente não sabe, mesmo sendo de Batalhões de infantaria no caso nosso de Montanha ,aproveitamos 99%das técnicas ensinadas! Obrigado boa noite MONTANHA!
Muitos convidados do Glauber que são do Bope já relataram que em alguns combates eles percebiam que os traficantes eram diferenciados porque bancavam suas posições,e dava pra perceber que até o estilo do confronto era diferente,ai eles ja se atentavam mais,porque ja sabiam que o traficante tinha experiência militar. Reconheço que o Bope é uma excelente força especial,porém afirmar que um Batalhão de infantaria do exército não daria conta de combater com traficantes sem treinamento militar ai fica complicado,o que falta para os militares regulares é experiênciade combate,e isso se pega rapido. Ninguém que entrou na polícia já foi pro Bope e já foi subindo favela trocando tiro. Os caras vão pra favela todo dia,tem que saber os macete de tudo msm,hr de avançar,recuar,se abrigar...são técnicas instintivas e que são ensinadas nas respectivas forças que cada um serve. Tem adolescente que já matou mais que polícia do Bope e nem é forças especiais, então é muita prepotência já falar uma coisa assim.. Bope seria foda mesmo se enfrentasse outra força especial aí sim poderia falar de boca cheia!!! O curso do bobe praticamente é um curso de Comandos por mais que seja os Comanf que seja a inspiração para o curso ,mas agem como Comandos,vão em incursão para cumprir a missão e voltam, FE do exército é diferente,já agem em território inimigo de forma totalmente diferente que não vem ao caso aqui. Mas é isso! Eu defendo o meu peixe😂 Um abraço a todos independente da força em que atuam!👉👊 Um abraço a galera do 5 BIL Lorena SP Sub tenente Romerson Guerra na Selva FE. Foi sargentodo meu pelotão. foi segurança do Presidente Bolsonaro. General Paulo Humberto FE e comandos foi comandante do Batalhão na época agora é do estado maior do exército. Brasil.
O BOPE como força policial, entra na favela não só para combater bandidos, por mais brutal que seja o combate dentro de favelas, ali mora muita gente de bem e o policial tem que proteger esses cidadãos. Enquanto que as forças armadas são preparados para um combate mais aguerrido, que sabemos que a população civil em casos de guerra absoluta, muitas vezes também são alvos, portanto são preparações diferentes, para combates diferentes.
Eu entendo seu lado,mas fecho com os brothers da Meganha Paulista e Carioca. Atividade policial é TOTALMENTE diferente do EB. Exército é ficado em guerra,num combate letal. Policial não! Seja Mike ou Charlie,vc irá usar muitooo mais a boca pra argumentar,do que a arma para atirar. Policial do Bope, Coe,Rota...não pode chegar atirando,cada ocorrência tem que ser pensando: Pois pode resultar em ECA,Estatuto do Idoso,Lei Maria da Penha e por aí vai. Se falar que o mínimo de excesso aplicado pode resultar em "ABUSO DE AUTORIDADE". Vagabundo resiste ser algemado,vc pode fazer uso de força moderada e mesmo assim quando chegar na DP ou Batalhão,estará lá uma parte te esperando,Corregedoria vem babando. Só isso já demonstra que são atividades totalmente diferentes. Aprendi na PM nos meus anos lá que,ocorrência perfeita é aquela que vc não tira a arma do coldre.
Vc fala como se os traficantes fossem mlks com estilingue. Os vagabundos recebem treinamento militar não é de hj. Se fossem tão leigos assim até a polícia convencional dava conta.
Sou do Exército, hoje na reserva. Sou carioca, mas fora do Rio há 20 anos, servi no Rio por 11 anos e a opinião do Cap Pimentel é digna de toda a consideração, exatamente minha opinião. O BOPE é muito melhor para operação policial, Forças Armadas são para guerra, parece o mesmo, mas não é.
Isso que não entendo fiquei 8 anos , vários amigos passaram na PM , fizeram o curso no cfap uns 6 meses e foram para rua , ele se referiu a recruta mais vários soldados ficaram 8 anos igual a mim , eu me sinto capacitado a entrar na polícia sem treinamento algum porque na pacificação os PMs ficavam a meu comando e eu cabo do exército,só podiam rodar com a gente na vila cruzeiro , eu optei em viver outra vida ,porque não concordo com prova e sim com aptdao ,por isso tem muitos militares ruins.
A grande questão é que o problema do Rio de Janeiro, não é mais um problema de segurança pública, deveria ser segurança nacional ... tá na hora de falar sobre isso. Não deveria se admitir que tenha locais onde a Lei não existe.
Não adianta, amigo. Explico: de fato, o governo do RJ se mostrou incapaz de lidar com isso e resolver. Mas deixando com o governo federal vai virar teatrinho para imprensa registrar, vide GLO, força nacional, etc. O que deveria ser feito é botar a PM para patrulhar as ruas (não sair das ruas, patrulhar, patrulhar, patrulhar) e soltar BOPE, Choque, CORE para varrer essas favelas. Além disso, é preciso fazer uma limpa na ALERJ, nas câmaras de vereadores e no palácio Guanabara (eis a causa da bagunça).
O que pode faltar é conhecimento de terreno e experiência. Mas o exercito com tempo e o material que eles tem, eles resolvem com certeza. O problema é que faz operações por 1, 2 meses e quando esses militares vão embora volta tudo de novo.
Gostei Glauber. Se cada OM pudesse patrulhar até 500 metros de seus muros, tudo melhoria. As patrulhas teriam poder de polícia, tal como já acontece dentro da zona de fronteira e mar territorial.
Me desculpa,mas no Exército Brasileiro tem a Polícia do Exército,no qual eu pertenci, sabemos fazer policiamento nas ruas, assim como a PA Polícia da Aeronáutica,SP da Marinha!! E antigamente,naa areas militares,os militares faziam a segurança naquela área de jurisdição!! Antigamente de Madureira até Santa Cruz,os militares faziam a segurança!! De Madureira até Santa Cruz era o Exército Brasileiro,em Santa Cruz era a Aeronáutica,De São Cristóvão até a Praça Mauá era o Exército Brasileiro da Praça Mauá até o Aeroporto Santos Dumont era a Marinha e do Aeroporto Santos Dumont até o Aterro do Flamengo era a Aeronáutica!! Isso facilitava e ajudava o trabalho da Polícia Militar!!
Já ouvi amigos moradores da maré e alemão falaram que a bandidagem respeitava e temiam os soldados do exército. Respeitavam os soldados do exército porque os mesmos não eram corruptos igual a maioria dos policiais militares.
kkkk teu cu, eu moro aqui no complexo do alemão na localidade da grota, em 2018 os exército veio fazer operação aqui, e os bandido meteram muita bala neles ! Até morreu uns do exército aqui no Cpx, pesquisa aí no Google q tu vai achar ! Os cara aqui não respeita nenhum tipo de farda...
Eu acredito que o Pimentel falou e o que eu sempre pensei as Forças Armadas darem suporte logístico para as operações equipamento, blindados dar suporte nas operações policiais no RJ, ia ser top demais
*A prece é um 1⃣ exercício da fé mas o desejo é a confirmação da vontade, a única vez em que 🤷♂️ o sucesso apareceu antes do trabalho ⚒ foi só no dicionário*
Há várias polícias metropolitanas nos EUA que dispõem de blindados M113 em suas SWATs como a de Nova York, por exemplo. No entanto, a administração Obama, quis modificar a legislação sobre o tema, porque não queria a militarização das polícias. A polícia da Suíça também dispõe dos próprios M113 para operações anti-terror. Acho que as PMs do Brasil deveriam ter esse blindado de infantaria leve para incursões em áreas de intensos conflitos.
Não tem conhecimento iguais aos Patamos, Gat, Bope e outros especializados da PMRJ. Esses caras são brabos de mais. Temos que respeitar as forças armadas, porém, em incursão em favelas e com a PMRJ.
agora mesmo, assistindo a Record aqui no HELL de Janeiro, nesse exato momento as milícias e tráfico estavam trocando tiros no meio da rua, a TV, está filmando um carro crivado de balas em sepetiba. tudo isso num Sol de 50 graus no calor que tá fazendo no HELL de Janeiro.
Fuzileiros e PQDs (25, 26 e 27) poderiam ser usados sim, depois de 6 meses na atividade em comunidades, a tropa seria aclimatada nesse teatro de operação. Isto seria viável, como dito pelo Pimentel, com um arcabouço legal apropriado e no qual nao deixasse a tropa vulnerável.
Pode usar o exército pra auxiliar sim! Sou militar de 2016, participei da intervenção federal, onde foi aprendida muita coisa, tem muito militar bom no exército, não existe só recruta lá
Nenhuma polícia dá conta do recado, nem estadual nem federal. Tem que fazer uma GLO nacional, junta as forças armadas com as polícias e coloca todo mundo pra estabelecer a ordem
discordo, a polícia da conta sim, o problema é simplesmente político, deixa a polícia trabalhar e fazer o que tem que ser feito sem interferência política pra vc ver.
@@usermike93 quando eu falo que não dá conta eu incluo todos fatores, culpa das polícias, dos políticos, do judiciário e do MP... O problema da criminalidade no Brasil virou tão grande e profundo que tem que juntar todas as forças e descer o cadete por tempo indeterminado. Combater até resolver
@@fabricioJiuJitsu kkk estados falidos, com quase todos os ex-governadores presos kkkkkk, a população colocou esses corruptos no poder e depois querem que as Forças Armadas limpem a imundice que é o Estado.
Isso pontuado muito importante: a questão dos mandados busca e apreensão. É preciso uma flexibilização nesse ponto, pois é impossível ser ter mandados pontuais e individualizados na dinâmica do modelos de "urbanização" das favelas! Isso vale nao so para atuação das forcas armadas, mas também para as ações cotidianas da PM la.
Não tem como comparar, o bope é somente ali vive essa realidade, as tropas especiais e as tropas de força de ação rápida estratégica são treinadas em todo território nacional essas fazem a diferença, o restante e igual a polícia Militar que faz ronda escolar, não tem apetite pra partir pra dentro e nem querem
Boa noite! Participei do terceiro continente no Haiti - 2005. Na operação quebra coluna, teve um saldo de 89 haitianos mortos em um unico dia em confronto com as tropas; como o Pimentel me fala uma heresia dessa; é muita prepotência e falta de conhecimento.
Concordo plenamente com o Pimentel, afinal de contas o treinamento do exército em unidades especiais seria bem aproveitado, mas unidades "comuns" faltam treinamento e motivação para esse tipo de função.
Glauber eu acho assim o preparo das forças especiais é totalmente diferenciado não é só 1 mês de curso discordo dele nessa questão pois a brigada paraquedista com os devidos comandos e respaldos conseguiria sim dar um jeito no rio
Detalhe a justiça é covarde, promotores, juízes e mídia e os artistas em boa parte "legalizaram" o crime, ou seja nada pode ser feito, o Brasileiro vai ser um eterno refém da criminalidade. Absurdo do Brasil.
Conseguiram corromper o alto comando do exército hoje em dia os generais em tamanho minúsculo só pensam no bolso deles e não no restante da tropa. Fazem parte dessa estrutura corrompida do Brasil. As forças armadas estão iguais as da Venezuela, o José Dirceu 1 ministro do país falou um dia que ia colocar os generais de joelhos aos pés dele 🤷♂️taí o que acontece hoje em dia generais dando continência pra bandido.
As operações policiais são diferentes das funções da operações militares de forças especiais, se as Forças Especiais militares poderem serem empregadas dentro de suas prerrogativas utilizando toda sua gana de técnicas e equipamentos a coisa é diferente. As Forças Armadas lutam contra inimigos que não vão fugir como bandidos ou traficantes. Não desfazendo das Forças policiais
Acredito nisso com plena convicçao!!!! Democracia eh feita para povo culto e civilizado , pois ignorantes e criminosos confundem com baderna, bagunça e direito de fazer o que quiser.
Aquí em São Paulo, chegavam um número grande de gravações dos correrias apavorados e vídeos de bandidos sendo mortos. Ouvi um áudio de alguém do movimento que falou que "os melhorzinhos são os caras do Bope, mas os caras do exércitos que desceram de helicóptero, eram diferenciados". Acho injusto incluir no assunto, divisões de um serviço quando não tem nenhum representante para dar sua versão , e nessa, é óbvio que os dois vão puxar sardinha p/ o lado deles.
Kkkkkk essas gravações chegavam exclusivamente e diretamente para SP?? Kkkk que eu saiba foi posto na net. Esses áudios eles se referiam aos Comandados. Os Comandados são brabos msm.
Acho que ele ta falando de terrenos diferentes, o dia a dia do Bope é na favela e cada um no seu quadrado . Entendi muito bem a opinião .. ta certo . Assim como os Pqds , fn , e etc ... Cada um tem seu diferencial . Mas o problema mesmo é a currupção no Rio .
Nunca vejo um pão de queijo e leite com toddy na mesa do glauber para os convidados. Só vejo red bull e whisky. Quando eu for convidado vou querer pão de queijo e leite com toddy, Glauber. 😎
Por que a PMRJ não compra blindados de infantaria M113? Há diversas polícias municipais americanas que os utilizam. A Polícia Federal da Suíça também tem M113. Parece inclusive andou doando alguns para países vizinhos...
O Bope, parceiro, tem experiência em guerrilha urbana. Comandos, Comanf e SAR, são outro departamento, são para outras situações de combate entre nações. Para a guerra propriamente dita. Não existe este negócio de "fulano é melhor que beltrano".
As Unidades das Forças Armadas são para ser utilizadas de forma diversa que forças de infantaria urbana sempre!!! As Forças Armadas teriam outros meios e apoios, e missões diferentes.
O exército 80% é composto por temporários, em sua grande maioria 0,00% tem experiência de combate. Agora concordo com o Glauber, os fuzileiros todos são concursados, não tem uma grande rotatividade de tropa em relação ao EB. Agora, teria que ter mais treinamento no combate urbano.
E os policiais do rio tem um super treinamento? Não, (Com exceção dos batalhões especializados é claro), então era só passar um treinamento específico pro exército, assim como passam para os pms e pronto.
O Pimentel falou uma coisa que vemho falando muito tempo!!! Nas favelas do Rio o BOPE sabe atuar como ninguém. Em outras regiões do brasil ou até do mindo seria diferente.
Boa tarde!Estive no Haiti no ano de 2005 e tbm sou policial Militar e digo que existem muitos militares do Exército que são capazes de atuar nas favelas do Rio de Janeiro.
No Haiti combatemos a guerrilha urbana diuturnamente em Bel Air ,Cité Soleil ,Magnólia etc... A guerrilha não era brincadeira, muitos colegas machucados.Tinhamos os PQD's, os boinas preta (15⁰rcmec e o esquadrão Paiva chaves),Rei e o Sampaio,os Comandos e comanf.Todos altamente qualificados !!!
A tropa que esteve no Haiti atuando entre (2004 à 2007 )é totalmente qualificada para atuar aqui no Rio devido a esse período ter sido de muitos confrontos naquela região.
O Rio de janeiro tem muitas peculiaridades hoje em dia tudo de ruim está aqui " o crime em suas diversas áreas o Rio hoje é a sala de aula do crime.Ainda bem que temos o Bope ( a melhor tropa operacional do mundo) que na minha opinião se tivesse um trabalho em conjunto com as forças militares ajudariam e muito o Bope no combate nos dias atuais.
a polícia trabalha com pequeno território com 100 mil policiais ou 200 mil policiais o exercíto trabalha com grandes territórios com grandes efetivos 5 milhões de soldados 10 milhões de soldados o modos operante é diferente da polícia ,se precisar do exército pra combater o crime ele vai cumprir a missão se o criminoso reagir ele vem deitado se ele se entregar ele vem pé
Ótimas conclusões de ambos! Falaram certo. Nosso exército é discreto, mas quando tem que agir eles agem muito bem.
Não só isso meu amigo, mas números fazem a diferença. Óbvio que a legislação é fundamental, mas somado a isso colocar uma força em grande quantidade resolveria o problema.
Não esta chamando pra pintar sarjeta e pra combate....
Ali tá parecendo uma certa inveja do exército 😅😅😅 vai se destacar e a PM perde espaço
O BOPE do Rio é uma das melhores, se não a melhor, tropa de combate urbano do mundo, sem dúvidas
Só não prende o Lula 😂 chefe de todas as polícias do bostil
relaxa que em 72 horas vão prender o Xandão e o lula, e teu mito vai voltar à presidência 😂 espera só mais 72 horas
@@joaohenriquemirandajunior2668impossível carai 😂
Respeito ao Bope, mas na real mesmo, não aguentou uma missão na Ucrânia, Brasil não tem tradição e nem legalidade para ações ofensivas, daí baixo salário e condições.
Pode ser mas cadê o resultado ????
Morei em favela, em comunidade na Baixada Fluminense realmente o BOPE, o Batalhão de Choque, o GAM, o BAC, o COE, o RECOM, os GATs, os COTARs, e demais batalhões e unidades especializadas, entravam lá na área os traficantes não encaravam.
Estive no Haiti e por coincidência trabalhei com Rodrigo na Tv Globo.
Lá em Porto Príncipe militares que morreram foi no terremoto em 2010
No meu último ano de Exército
2012 Já estava trabalhando no jornalismo da Globo quando conheci esse cara incrível aí!
E realmente o que ele fala sobre as forças armadas atuar em favelas é relevante, a gente não tem a vivencia da polícia em combate urbano real.
Somente tropas específicas! 🫡🔰
Bom do Pimentel é que o cara conhece todas as realidades. Sou fã demais desse cara. Até aqui de Roraima ele sabe.
Gosto muito das colocações do Rodrigo Pimentel. Fui do Exército brasileiro e reconheço que tirando as tropas especiais, os outros não tem um preparo técnico e experiência pra comprir o dever dentro dos becos e viela dentro de uma comunidade!
Errado, as tropas normais conseguem fazer o cerco e formar a retraguarda enquanto os "especiais" vão dentro
CUMPRIR O DEVER*
Glauber servir na companhia de polícia da Aeronáutica em 85 a 94.
Na minha época não tinha esse generais medrosos que tem hoje.
Nós botavamos pra F , teve uma vês que mataram e roubaram a arma de um sargento no ônibus e nós reviramos as favelas se santa cruz de cabeça para baixo até achar a arma e o culpado , e achamos .
Hoje não se pode nada.
Base Aérea de Santa Cruz. BASC. Realmente essa era a postura do Cmt da Base e do BE. Hoje só tem cmt medroso. Meu pai serviu na Base e teve uma passagem que o pessoal da Antares matou um sargento da Base, os cara foram nas favelas de santa cruz e toca o terror. Hoje tem boulos, fachim, Taliria, Jean, Jandirão....psol, pt, psb...
Cb Zim puxava o bonde pedrinhas- Antares.
@@leandroferreira1367 Eu estava nessa missão SGT junior, SGT Walter falecido CB Zim turma boa quanta saudade da PA.
Máximo respeito aos senhores, tem que botar quente msm kkkkkkkk
O que de fato o Brasil precisa é de um homem de coragem igual ao Bukele presidente de El Salvador, que fez um presídio de segurança máxima em 8 meses e jogou lá dentro, toda a vagabundagem do país. Hoje, podemos dizer que é o pais mais seguro das Américas. E o que temos aqui?🤬🤬🤬
Foda é que El Salvador é menor que Sergipe
Com nossos políticos e judiciário? Jamais, esquece
@@zebedel971Eu tbm achava isso, assim como a maioria. Pesquise sobre como é MAIS FÁCIL implementar essas políticas um país grande do que em um pequeno, justamente pelo distanciamento (geograficamente e difusamente) do poder público para com o povo.
Vai pra lá !
@@estudio82riopra que? Eu moro no Brasil
Boa noite! Nosso batalhão foi designado para várias missões inclusive na Providência ,nos fomos nos adaptamos aos poucos e assim fomos em várias missões, muito pesado o fardo , porém é difícil, pois tínhamos que tirar a mão, isso para um combatente treinado para guerra é terrível, porém tivemos vários cursos de aprimoramento com o Comandos inclusive com o BOPE e aprendemos muito ,e foi o fator principal para nós temos sucesso nas missões, muita gente não sabe, mesmo sendo de Batalhões de infantaria no caso nosso de Montanha ,aproveitamos 99%das técnicas ensinadas! Obrigado boa noite MONTANHA!
Fazer a comparação do Exército com o BOPE e apelação um é treinado para guerra mundial o outro para guerra civil
Muitos convidados do Glauber que são do Bope já relataram que em alguns combates eles percebiam que os traficantes eram diferenciados porque bancavam suas posições,e dava pra perceber que até o estilo do confronto era diferente,ai eles ja se atentavam mais,porque ja sabiam que o traficante tinha experiência militar.
Reconheço que o Bope é uma excelente força especial,porém afirmar que um Batalhão de infantaria do exército não daria conta de combater com traficantes sem treinamento militar ai fica complicado,o que falta para os militares regulares é experiênciade combate,e isso se pega rapido.
Ninguém que entrou na polícia já foi pro Bope e já foi subindo favela trocando tiro.
Os caras vão pra favela todo dia,tem que saber os macete de tudo msm,hr de avançar,recuar,se abrigar...são técnicas instintivas e que são ensinadas nas respectivas forças que cada um serve.
Tem adolescente que já matou mais que polícia do Bope e nem é forças especiais, então é muita prepotência já falar uma coisa assim..
Bope seria foda mesmo se enfrentasse outra força especial aí sim poderia falar de boca cheia!!!
O curso do bobe praticamente é um curso de Comandos por mais que seja os Comanf que seja a inspiração para o curso ,mas agem como Comandos,vão em incursão para cumprir a missão e voltam, FE do exército é diferente,já agem em território inimigo de forma totalmente diferente que não vem ao caso aqui.
Mas é isso!
Eu defendo o meu peixe😂
Um abraço a todos independente da força em que atuam!👉👊
Um abraço a galera do 5 BIL Lorena SP Sub tenente Romerson Guerra na Selva FE.
Foi sargentodo meu pelotão. foi segurança do Presidente Bolsonaro.
General Paulo Humberto FE e comandos foi comandante do Batalhão na época agora é do estado maior do exército.
Brasil.
Eu concordo contigo. Se o exercito chegar pra ficar meu amigo, não tem pra ninguém.
O BOPE como força policial, entra na favela não só para combater bandidos, por mais brutal que seja o combate dentro de favelas, ali mora muita gente de bem e o policial tem que proteger esses cidadãos. Enquanto que as forças armadas são preparados para um combate mais aguerrido, que sabemos que a população civil em casos de guerra absoluta, muitas vezes também são alvos, portanto são preparações diferentes, para combates diferentes.
@@eyeofthetiger319 up!
Eu entendo seu lado,mas fecho com os brothers da Meganha Paulista e Carioca. Atividade policial é TOTALMENTE diferente do EB. Exército é ficado em guerra,num combate letal. Policial não! Seja Mike ou Charlie,vc irá usar muitooo mais a boca pra argumentar,do que a arma para atirar. Policial do Bope, Coe,Rota...não pode chegar atirando,cada ocorrência tem que ser pensando: Pois pode resultar em ECA,Estatuto do Idoso,Lei Maria da Penha e por aí vai. Se falar que o mínimo de excesso aplicado pode resultar em "ABUSO DE AUTORIDADE". Vagabundo resiste ser algemado,vc pode fazer uso de força moderada e mesmo assim quando chegar na DP ou Batalhão,estará lá uma parte te esperando,Corregedoria vem babando. Só isso já demonstra que são atividades totalmente diferentes. Aprendi na PM nos meus anos lá que,ocorrência perfeita é aquela que vc não tira a arma do coldre.
Vc fala como se os traficantes fossem mlks com estilingue. Os vagabundos recebem treinamento militar não é de hj. Se fossem tão leigos assim até a polícia convencional dava conta.
Sou do Exército, hoje na reserva. Sou carioca, mas fora do Rio há 20 anos, servi no Rio por 11 anos e a opinião do Cap Pimentel é digna de toda a consideração, exatamente minha opinião. O BOPE é muito melhor para operação policial, Forças Armadas são para guerra, parece o mesmo, mas não é.
Isso que não entendo fiquei 8 anos , vários amigos passaram na PM , fizeram o curso no cfap uns 6 meses e foram para rua , ele se referiu a recruta mais vários soldados ficaram 8 anos igual a mim , eu me sinto capacitado a entrar na polícia sem treinamento algum porque na pacificação os PMs ficavam a meu comando e eu cabo do exército,só podiam rodar com a gente na vila cruzeiro , eu optei em viver outra vida ,porque não concordo com prova e sim com aptdao ,por isso tem muitos militares ruins.
Por isso que eu gosto dele , deu a resposta correta. Só as forças especiais.
Mano fuzileiro e fuzileiro... tem que respeitar...
Pimentel só falou Verdades 🖋️♠️⚡
A grande questão é que o problema do Rio de Janeiro, não é mais um problema de segurança pública, deveria ser segurança nacional ... tá na hora de falar sobre isso. Não deveria se admitir que tenha locais onde a Lei não existe.
Luiz, nesse seu comentário aí eu incluiria o Brasil inteiro. A política não deixa. Não deixa o BRASIL avançar, o sistema é bruto.
Não adianta, amigo.
Explico: de fato, o governo do RJ se mostrou incapaz de lidar com isso e resolver. Mas deixando com o governo federal vai virar teatrinho para imprensa registrar, vide GLO, força nacional, etc.
O que deveria ser feito é botar a PM para patrulhar as ruas (não sair das ruas, patrulhar, patrulhar, patrulhar) e soltar BOPE, Choque, CORE para varrer essas favelas.
Além disso, é preciso fazer uma limpa na ALERJ, nas câmaras de vereadores e no palácio Guanabara (eis a causa da bagunça).
Pergunta e tem lei no Br?
Concordo, Pimentel esta certo, só especializando são capazes, o BOPE e 01 na querra urbana.
Sou teu fã Pimentel,sempre vejo seus podcast,,,,,Deus te abençoe muito irmão
O que pode faltar é conhecimento de terreno e experiência. Mas o exercito com tempo e o material que eles tem, eles resolvem com certeza. O problema é que faz operações por 1, 2 meses e quando esses militares vão embora volta tudo de novo.
Gostei Glauber. Se cada OM pudesse patrulhar até 500 metros de seus muros, tudo melhoria. As patrulhas teriam poder de polícia, tal como já acontece dentro da zona de fronteira e mar territorial.
São coisas diferentes polícia e forças armadas, não dá pra comparar
Me desculpa,mas no Exército Brasileiro tem a Polícia do Exército,no qual eu pertenci, sabemos fazer policiamento nas ruas, assim como a PA Polícia da Aeronáutica,SP da Marinha!! E antigamente,naa areas militares,os militares faziam a segurança naquela área de jurisdição!! Antigamente de Madureira até Santa Cruz,os militares faziam a segurança!! De Madureira até Santa Cruz era o Exército Brasileiro,em Santa Cruz era a Aeronáutica,De São Cristóvão até a Praça Mauá era o Exército Brasileiro da Praça Mauá até o Aeroporto Santos Dumont era a Marinha e do Aeroporto Santos Dumont até o Aterro do Flamengo era a Aeronáutica!! Isso facilitava e ajudava o trabalho da Polícia Militar!!
Fazer policiamento todos sabem , queremos saber se sabem mesmo conviver dentro de uma favela....
As vezes que as forças armadas foram chamadas eles pacificaram e quando passou pros policiais militares voltou tudo dnv
É questão de efetivo
Colega, eles entram na favela com 10x mais efetivos do que a PM. E quando eles sairam, deixaram 2 PM por UPP pra tomar conta kkk
1 soldado da PMRJ >>>> q todas FFAA juntas...
@@fabricioJiuJitsunão
@@fabricioJiuJitsu aí tu acordou
NEM O EXÉRCITO, NEM A POLÍCIA. ISSO TUDO DEPENDE DA VONTADE POLITICA!
Já ouvi amigos moradores da maré e alemão falaram que a bandidagem respeitava e temiam os soldados do exército.
Respeitavam os soldados do exército porque os mesmos não eram corruptos igual a maioria dos policiais militares.
kkkk teu cu, eu moro aqui no complexo do alemão na localidade da grota, em 2018 os exército veio fazer operação aqui, e os bandido meteram muita bala neles ! Até morreu uns do exército aqui no Cpx, pesquisa aí no Google q tu vai achar ! Os cara aqui não respeita nenhum tipo de farda...
Trabalhei com cel Batista (o então) cap. Batista da época e não sabia sobre ele ser o do filme.
Eu acredito que o Pimentel falou e o que eu sempre pensei as Forças Armadas darem suporte logístico para as operações equipamento, blindados dar suporte nas operações policiais no
RJ, ia ser top demais
Glauber e Mano Walter, levem juntos CARCARÁ E JÚLIO ROCK!
Então estamos ao Deus dará!😂😂
*A prece é um 1⃣ exercício da fé mas o desejo é a confirmação da vontade, a única vez em que 🤷♂️ o sucesso apareceu antes do trabalho ⚒ foi só no dicionário*
A justiça não permitiria!
Fala Glauber. Chama o coronel Lima neto da polícia do Pará o cara é brabo. Sou teu fã parceiro sucesso
A primeira vez que esse cara fala uma coisa que eu concordo, plenamente!
Glauber vamos promover um debate entre entre Rodrigo Pimentel e o carcaça Seria muito interessante
Atrás da Aeronáutica na Ilha do Governador é de fato favela do barbante um abraço a todos
Há várias polícias metropolitanas nos EUA que dispõem de blindados M113 em suas SWATs como a de Nova York, por exemplo. No entanto, a administração Obama, quis modificar a legislação sobre o tema, porque não queria a militarização das polícias. A polícia da Suíça também dispõe dos próprios M113 para operações anti-terror. Acho que as PMs do Brasil deveriam ter esse blindado de infantaria leve para incursões em áreas de intensos conflitos.
A brigada paraquedista sempre atuou com maestria nas operações glo no Rio de Janeiro.
Não tem conhecimento iguais aos Patamos, Gat, Bope e outros especializados da PMRJ.
Esses caras são brabos de mais.
Temos que respeitar as forças armadas, porém, em incursão em favelas e com a PMRJ.
@@c2r19803 meses em operação a tropa fica adestrada TB. Como disse o Pimentel, o problema é não ter marco legal para respaldar as operações.
Palácio Duque de caxias . Comando central do exército.
Gostaria de deixar uma sugestão para o podcast:
Que o público interagisse e sugerindo opções de solução para a segurança do Rio.
Fala um pouco da Suécia, aqui en Europa.
A Suecia tambem virou um favelao devido a imigracao massiva: Muculmanos, Africanos. Brasileiros ......
Realmente cada um na sua especialidade porém nada quer n possam ser adestrado
agora mesmo, assistindo a Record aqui no HELL de Janeiro, nesse exato momento as milícias e tráfico estavam trocando tiros no meio da rua, a TV, está filmando um carro crivado de balas em sepetiba. tudo isso num Sol de 50 graus no calor que tá fazendo no HELL de Janeiro.
Fico muito triste em saber que quando eu estudava no Princesa e no Barão, nos anos 80. Sepetiba era um local de lazer, quando matamos aulas.
Excelente !!!
Fuzileiros e PQDs (25, 26 e 27) poderiam ser usados sim, depois de 6 meses na atividade em comunidades, a tropa seria aclimatada nesse teatro de operação. Isto seria viável, como dito pelo Pimentel, com um arcabouço legal apropriado e no qual nao deixasse a tropa vulnerável.
Pode usar o exército pra auxiliar sim! Sou militar de 2016, participei da intervenção federal, onde foi aprendida muita coisa, tem muito militar bom no exército, não existe só recruta lá
Quem tem boca, fala o que quer.
E quem tem ouvido escuta o que não quer.
Tem que dá retaguarda para a força de segurança.
Só ouvir verdades! Servir e concordo!
Nenhuma polícia dá conta do recado, nem estadual nem federal. Tem que fazer uma GLO nacional, junta as forças armadas com as polícias e coloca todo mundo pra estabelecer a ordem
discordo, a polícia da conta sim, o problema é simplesmente político, deixa a polícia trabalhar e fazer o que tem que ser feito sem interferência política pra vc ver.
A POLÍCIA DA CONTA DO RECADO SIM É SÓ DAR PERMISSÃO E EFETIVO COMPLETO.
exército é combate com países inimigo
@@usermike93 quando eu falo que não dá conta eu incluo todos fatores, culpa das polícias, dos políticos, do judiciário e do MP... O problema da criminalidade no Brasil virou tão grande e profundo que tem que juntar todas as forças e descer o cadete por tempo indeterminado. Combater até resolver
Tem a PF, PRF, PM, PC, GUARDA MUNICIPAL e querem as Forças Armadas. Todas as instituições falharam, passa o Estado para a mão dos militares então.
Sim, eles sao bons p varrer as ruas.
@@fabricioJiuJitsu kkk então parem de pedir arrego para as Forças Armadas, resolvam com as suas polícias.
@@fabricioJiuJitsu kkk estados falidos, com quase todos os ex-governadores presos kkkkkk, a população colocou esses corruptos no poder e depois querem que as Forças Armadas limpem a imundice que é o Estado.
Os Sombras da conta do recado
Eu valorizo muito os Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro.
Isso pontuado muito importante: a questão dos mandados busca e apreensão. É preciso uma flexibilização nesse ponto, pois é impossível ser ter mandados pontuais e individualizados na dinâmica do modelos de "urbanização" das favelas! Isso vale nao so para atuação das forcas armadas, mas também para as ações cotidianas da PM la.
Eu trabalhei na operação no complexo da maré,corpo de fuzileiros navais.
Não tem como comparar, o bope é somente ali vive essa realidade, as tropas especiais e as tropas de força de ação rápida estratégica são treinadas em todo território nacional essas fazem a diferença, o restante e igual a polícia Militar que faz ronda escolar, não tem apetite pra partir pra dentro e nem querem
Muito bom!
Boa noite!
Participei do terceiro continente no Haiti - 2005.
Na operação quebra coluna, teve um saldo de 89 haitianos mortos em um unico dia em confronto com as tropas; como o Pimentel me fala uma heresia dessa; é muita prepotência e falta de conhecimento.
Os fuzileiros navais nao treinam pra isso, eles dao muito servico na guarita e fazem muita formatura pra almirante
Vc está confundindo fuzileiros navais com os faxineiros do exército.
Concordo plenamente com o Pimentel, afinal de contas o treinamento do exército em unidades especiais seria bem aproveitado, mas unidades "comuns" faltam treinamento e motivação para esse tipo de função.
De fato, é desmoralizante mesmo. Era pra vila ser uma área sagrada, pisou é tchau e bença, pena que não funciona assim 😢.
Pra mim teria que ser declarado guerra, mas todos os dias até limpar com operação tirando isso vai ser só Enxugar gelo.
8:35 depois disso quero ver quem vai jogar pedra no Tenente de novo kkkkk
Kkkkkkkkkk
caralho 😂
Temos que mudar a legislação.
Não são muitos especializados que nunca foram em guerra no combate
Coloque-nos aprova
"Combate de baixa densidade" 😂😂😂😂
No haiti é mesmo. baixíssima
Ele tava falando do RJ kkkkkkkkk@@TAPzin.
Baixa densidade comparado a uma guerra convencional, acho que ele quis dizer nesse sentido.
Hoje, 14/12/24, depois da morte de uma médica militar, assistimos o domínio do tráfico só crescendo no RJ.
Não dá pra comparar um levantador de peso com um maratonista, ambos são atletas, porém cada um tem a sua modalidade!
Glauber eu acho assim o preparo das forças especiais é totalmente diferenciado não é só 1 mês de curso discordo dele nessa questão pois a brigada paraquedista com os devidos comandos e respaldos conseguiria sim dar um jeito no rio
Se os policiais do Rio fossem tão bons assim não teria tantas áreas tomadas pelo crime
Comparações totalmente diferente
No Haiti não foi mais fácil ,lá sim eles tiveram liberdade para fazer o que tinha que fazer, é diferente.
Gostei da palestra
Deixa os operadores especiais das forças atmadas agirem a vontade como agem o BOPE.
Aí q tá, os políticos do PT em Brasília não deixam...
Os políticos vão deixar é muito.
Gostaria de saber a opinião deles sobre a câmera nas fardas do BOPE.
Detalhe a justiça é covarde, promotores, juízes e mídia e os artistas em boa parte "legalizaram" o crime, ou seja nada pode ser feito, o Brasileiro vai ser um eterno refém da criminalidade. Absurdo do Brasil.
Conseguiram corromper o alto comando do exército hoje em dia os generais em tamanho minúsculo só pensam no bolso deles e não no restante da tropa. Fazem parte dessa estrutura corrompida do Brasil. As forças armadas estão iguais as da Venezuela, o José Dirceu 1 ministro do país falou um dia que ia colocar os generais de joelhos aos pés dele 🤷♂️taí o que acontece hoje em dia generais dando continência pra bandido.
A frase certa é essa "preservar o exército".
As operações policiais são diferentes das funções da operações militares de forças especiais, se as Forças Especiais militares poderem serem empregadas dentro de suas prerrogativas utilizando toda sua gana de técnicas e equipamentos a coisa é diferente. As Forças Armadas lutam contra inimigos que não vão fugir como bandidos ou traficantes. Não desfazendo das Forças policiais
O maior problema é muito direito para o errado e oque está certo está errado
12:10 não precisa mudar não po, afinal a “vítima da sociedade” só rouba pra tomar uma cervejinha.
dentro da lei e da demonhocracia, o Brasil não tem solução
Acredito nisso com plena convicçao!!!!
Democracia eh feita para povo culto e civilizado , pois ignorantes e criminosos confundem com baderna, bagunça e direito de fazer o que quiser.
O Lula não quer
Com um ex presidiaro não mesmo
Aquí em São Paulo, chegavam um número grande de gravações dos correrias apavorados e vídeos de bandidos sendo mortos. Ouvi um áudio de alguém do movimento que falou que "os melhorzinhos são os caras do Bope, mas os caras do exércitos que desceram de helicóptero, eram diferenciados".
Acho injusto incluir no assunto, divisões de um serviço quando não tem nenhum representante para dar sua versão , e nessa, é óbvio que os dois vão puxar sardinha p/ o lado deles.
Kkkkkk essas gravações chegavam exclusivamente e diretamente para SP?? Kkkk que eu saiba foi posto na net.
Esses áudios eles se referiam aos Comandados. Os Comandados são brabos msm.
Precisamos de um incidente do carandiru a cada semana pra esse país da um pequeno passo pra frente
A polícia militar do Rio ja conseguiu vencer a corrupção interna? A realidade atual responde👍
O irmão o país é corrupto, a corrupção tá até no postinho de saúde que vc vai tomar vacina, infelizmente esse é o Brasil.
Igual Equador tem que fazer igual
Brasil/RJ nunca vai ter jeito, legislação tá cheio de criminosos e eles não vão permitir prender dos deles.
Nada nem ninguém resolve os problemas do Rio. Muita gente lucra(e muito) com eles
O negócio é mais complicado do que parece. Deixaram criar asas e agora estão voando alto.
Acho que ele ta falando de terrenos diferentes, o dia a dia do Bope é na favela e cada um no seu quadrado . Entendi muito bem a opinião .. ta certo . Assim como os Pqds , fn , e etc ... Cada um tem seu diferencial . Mas o problema mesmo é a currupção no Rio .
Bom dia ❤ oi amor
Nunca vejo um pão de queijo e leite com toddy na mesa do glauber para os convidados. Só vejo red bull e whisky. Quando eu for convidado vou querer pão de queijo e leite com toddy, Glauber. 😎
Como militar da reserva n acredito no comando do exército... Exército n tem preparo p combater em favelas... Concordo com esses comentários.!!!
Por que a PMRJ não compra blindados de infantaria M113? Há diversas polícias municipais americanas que os utilizam. A Polícia Federal da Suíça também tem M113. Parece inclusive andou doando alguns para países vizinhos...
O Bope, parceiro, tem experiência em guerrilha urbana. Comandos, Comanf e SAR, são outro departamento, são para outras situações de combate entre nações. Para a guerra propriamente dita. Não existe este negócio de "fulano é melhor que beltrano".
As Unidades das Forças Armadas são para ser utilizadas de forma diversa que forças de infantaria urbana sempre!!! As Forças Armadas teriam outros meios e apoios, e missões diferentes.
O exército 80% é composto por temporários, em sua grande maioria 0,00% tem experiência de combate. Agora concordo com o Glauber, os fuzileiros todos são concursados, não tem uma grande rotatividade de tropa em relação ao EB. Agora, teria que ter mais treinamento no combate urbano.
E os policiais do rio tem um super treinamento? Não, (Com exceção dos batalhões especializados é claro), então era só passar um treinamento específico pro exército, assim como passam para os pms e pronto.
Comandos, F.E, comanfs, para sar, grumec, melhores tropas do Brasil
Sem respaldo do papel esquece !!!
O Pimentel falou uma coisa que vemho falando muito tempo!!! Nas favelas do Rio o BOPE sabe atuar como ninguém. Em outras regiões do brasil ou até do mindo seria diferente.