(FGV) SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS (#45)
Вставка
- Опубліковано 26 гру 2024
- *Obrigada por assistir!* Para ajudar a financiar o canal, compre "São Bernardo" com os links abaixo:
➜ Amazon: amzn.to/2dPhdY3
➜ Livraria Cultura: compre.vc/s/eb9...
➜Submarino: compre.vc/s/09d...
➜ Saraiva: compre.vc/s/fa6...
O Ler Antes de Morrer é o mais completo canal sobre literatura do UA-cam. Aqui você encontra conteúdo exclusivo e de qualidade sobre literatura brasileira e estrangeira, livros de não-ficção, quadrinhos e muito mais!
Nossa meta é ler e resenhar 1001 livros. Ou morrer tentando!
CONTATO PARA PARCERIAS: comercial@lerantesdemorrer.com
ENDEREÇO PARA ENTREGAS OU CARTAS:
A/C Isabella Lubrano
Av. Paulista 1754, 13º andar
São Paulo / SP
CEP 01310-920
Acompanhe o Ler Antes de Morrer também pelas redes sociais:
Twitter: / lerantesde
Instagram: / lerantesdemorrer
Facebook: / lerantesdemorrer
Skoob: www.skoob.com.b...
Sound Cloud: / radio-ler-antes-de-morrer
Fico impressionada com a sua desenvoltura e nível de cultura. Meus parabéns por fazer da internet um ambiente um pouco mais fértil de compartilhamento de idéias. Nos últimos tempos tenho lido muitos clássicos da literatura brasileira e a partir de agora virei sempre aqui contemplar o seu trabalho. Beijos!
Melhor que "Vidas secas", não que Vidas secas seja mediano, pelo contrário, é extraordinário! Mas, São Bernardo é hipnotizador!
NOSSA, PRIMEIRA A VEZ QUE VEJO ISABELA LUBRANO FALAR PALAVRÃO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ADOREI A RESENHA!!
Adoro esse livro. Único clássico que li 3 vezes.
Concordo! Ainda estou lendo-o, mas já percebi uma inocência que tenho no mundo dos negócios.
meu livro brasileiro favorito de todos os tempos
Isabella, virei fã do seu canal!! Que pessoa carismática, doce e inteligente você é :-) continue brilhando!
+Grazi G Obrigada, Grazi! Seja bem-vindda., Bjo
O primeiro livro que li e adorei, os outros não tinha gostado. Tinha 10 anos. Aí li mais umas 5 vezes. E ainda irei ler mais umas duas.
Faz tempo, li sem expectativas, agora todo livro que começo espero que seja tão grandioso quanto São Bernardo.
Bela resenha; dinâmica, entusiasta, sincera, emotiva...
Eu amo esse livro! Li na escola... e nunca esqueci!
Adorei a resenha e seu rosto! Que pessoa linda e fofa! Você trás personagem a vida!
Bom Dia Isabela eu amei demais sua vídeo resenha amo seus vídeos sempre legais demais vou comprar o Livro São Bernardo usando seu Link na Amazon
Li e sempre estou relendo trechos. É viciante.
Não li esse livro ainda, mas fiquei bem interessada. Eu adorei Vidas secas e tenho Alexandre e outros heróis aqui em casa. Vai ser o próximo da lista. :) Adoro seus videos!
+Caindo na cultura Não vai se arrepender!!! Depois me conte. Bjs!!
São Bernardo é um dos meus livros preferido. Acho o cap 19 a coisa mais bela da literatura brasileira. É o momento em que ele reconhece a sua própria miséria. Um personagem complexo, riquissimo. Cheio de nuançes. "Agitam-se em mim sentimentos inconciliáveis: encolerizo-me e enterneço-me; bato na mesa e tenho vontade de chorar."
+Laneless Também achei este momento muito marcante - é quando o Paulo Honório se revela pela primeira vez um homem perturbado, corroído por sentimentos de remorso e orgulho. Até então, ele parecia ser uma uma rocha, alguém que não se abalava por nada. É muito impressionante acompanhar a evolução desse personagem...
Acabei de ler. Adorei. Impactante 😊
cara vim buscar referencias do livro aqui no ytb e me deparo com esse video maravilhoso. Parabeeenssss
Po, eu sou apaixonado por você e por seu trabalho maravilhoso, Isabella! Conquistou um fã de carteirinha com esse empreendimento incansável nesse canal.
O velho Graça é um dos meus ídolos na literatura, e devo dizer que a tua resenha tá excelente, correspondente à qualidade do escritor que ele era.
Parabéns! Sucesso!!! :)
+Giullian Rodrigues Este é apenas o segundo livro que li dele, mas minha admiração também só cresce. O próximo dele que quero ler é "Angústia". Conhece? Beijos
+Ler Antes de Morrer Conheço sim! Não cheguei a terminar de ler, mas até onde vi me parece muito bom também.
Graciliano também era um excelente contista, te recomendo ler dps os contos "Dois dedos" e "Relógio de hospital"; od dois fazem parte do livro "Insônia", todo composto nesse gênero.
Beijos!
Ainda não li São Bernardo, mas depois dessa maravilhosa resenha fiquei curioso pra ler!
+Lipe Cothoquinho Vale a pena!!
Eu li, e estou lendo de novo
Leitura da semana, com certeza.
Graciliano Infância meu preferido!!!!!
Faz um videio falando sobre o livro ''Angústia'' de Graciliano Ramos. beijos
Ótima resenha, Isabella. Aliás, como de costume.
Comecei a ler e me desanimei um pouco, mas sua resenha me empolgou a retomar a leitura dele.
Vamos ver se agora consigo terminar de ler.
Uma das melhores resenhas do canal!
linda!! todas as suas resenhas são maravilhosas!!
+Transylvania Girl Obrigada, querida =D
+Ler Antes de Morrer 💜Bom sábado, Isa
Li esse livro há alguns anos e adoro! A primeira vez que o li foi estranho mas depois que li e reli me apaixonei. Adoro esse livro, adoro a escrita, adoro as passagens, uma verdadeira viagem literária. Parabéns pelo vídeo!! Bjos.
+Kelly Sene Concordo com você. O começo do livro é meio estranho. Tive que reler os primeiros capítulos para adentrar
na história e me acostumar com a narrativa. Valeu a pena. Bjks
Amei a sua resenha, gosto muito da maneira que você as desenvolve, gostaria muito que vc fizesse a resenha de um dos meus livros favoritos que é "Cyrano de Bergerac"- Edmond Rostand, Procurei por uma resenha deste livro e infelizmente não achei, ficaria muito feliz de assistir uma resenha sua sobre ele.
+Eduarda Lima Muito boa indicação, Eduarda! Anotadíssima!
Há tempos vinha querendo ler algo mais do Graciliano (já tinha lido Vidas Secas no ano do vestibular). Achei uma edição igual a sua (Não sei se do mesmo ano, mas com essa mesma capa) em um sebo. Calcule! Tive que comprar e passar na frente de todas as minhas outras leituras. Ahah É um livro bem interessante. A linguagem em alguns momentos é desafiadora mas nem tanto, a gente vai pegando o jeito e o ritmo, vai ficando uma leitura gostosa. Eu ainda gosto mais de Vidas Secas, talvez pq tenha me impactado bastante no momento em que eu li - até com relação aos livros que li na mesma época. Ainda assim amei São Bernardo e algumas cenas vão ficar marcadas na memória. Eu diria que o meu trecho preferido foi o capitulo 19 - o jeito como as memórias vão se misturando ao momento em que o Paulo está ali se sentando para escrever o livro me envolveu bastante.
Parabéns pelo vídeo! Achei muito divertido e de alguma forma traz um pouco essa “alma” do livro.
Isabella Lubrano, fiz o caminho inverso. Primeiro assisti o filme e depois li o livro, hoje vendo a ordem das coisas percebo que não poderia ter êxito de outro modo.
Ameiiii a resanha, parabens!!!!
Quero ler logoooo!!!
Razoável, Angustia é melhor e Vidas Secas é belíssimo!
Eu amo o teu canal, moça! Vou ler
Li e amei a suspensão resenha! Ambas grifamos certas passagens do livro...bj
Oi, Isabella.
Esse é o primeiro vídeo seu que assisto e fiquei encantada! Parabéns pela maneira com aborda o livro fazendo que outros leitores (como eu) fiquem morrendo de vontade de lê-lo.
Tbm tenho um canal aqui e, com certeza, você se tornou mais uma inspiração!
Muito obrigada!!
Bjos,
Helena (Leitora na Holanda)
Já fui lá conhecer o seu canal, Helena. Que legal que você leu Incidente em Antares! É muito legal, não é? Me inscrevi. Beijão!
\o/ Obrigada!!
Confesso que fiquei emocionada em saber que uma pessoa que admiro se inscreveu em meu canal... a responsabilidade se torna maior ainda rsrsrs
Bjos!
Isa, faz uma resenha de O primo Basílio - Eça de Queiroz
Adorei o vídeo ❤❤❤❤❤
KKKK' Muito bom, como sempre. Melhor jornalista, minha preferida! Sabe, combina muito voce ser jornalista e fazer um canal de literatura.. Conheci seu canal semana passada e ameiiii. Sérioo
Parabéns Isabella pela resenha. Graciliano é um dos meus escritores favoritos. "Angustia" tb é muito bom. Conferi na Amazon e vi que só tem a versão digital disponível. O livro impresso não tem e ele não está esgotado. Consultei em outras livrarias . Voltando ao Graciliano, vale a pena ter todos os livros dele. abraços!
+Jose Tadeu Vicari Junior Por enquanto, só li Vidas Secas e São Bernardo. Minha admiração pelo Graciliano só cresce... estou curiosa para ler Angústia em breve! Beijão
Adorei a vídeo, um dos melhores que eu lembro de cabeça!
Fiz uma leitura do livro um pouco diferente da sua... Da forma que você expôs, me deu a impressão de que o foco do livro seria a ausência de ética do Paulo Honório, e que essa seria uma característica do personagem. Mas, pelo que lembro do livro (li em 2013), essa ausência de ética é generalizada no meio onde ele vive, de forma que ele teria sido se criado na mesma fôrma - e o livro é cheio de passagens no sentido de que não existe nenhum santo ou pessoa verdadeiramente boa. O ciclo de ascensão-apogeu-queda de vários personagens/lugares reflete um pouco a lógica do ambiente de que é "cada um por si" e que o melhor a se fazer é sempre "assegurar o seu".
Na minha leitura, o ponto chave da obra é mostrar Paulo Honório como uma pessoa deficiente e/ou limitada. De tanto bater na mesma tecla, ele não consegue pensar e agir seguindo uma lógica diferente da dominação em todos os setores da sua vida. E por isso acontece o que acontece com Madalena e com seu casamento. Aliás, a riqueza da obra, no meu ponto de vista, está em mostrar um homem perdido: ele sente que algo deu errado, mas não consegue identificar direito o que é... e só lhe resta o desejo de escrever toda vez que ouve o som da coruja na calada da noite.
Também penso por aí, Eduardo Souza. E além disso, acho muito complicado realizar a analogia com o empreendedorismo no sentido contemporâneo. A discussão do Graciliano Ramos é outra. Isso pode descontextualizar o texto. Dizer que depois de ler o livro a gente vai olhar o empreendedor de outra forma é uma afirmativa perigosa e pode soar demasiado preconceituosa. Nem todo empreendedor está disposto a td.
+Eduardo Souza Muito obrigada pelas suas colocações, foram muito adequadas. Nesse vídeo, eu procurei dar uma pequena pincelada nessa obra tão profunda e complexa, para tentar incentivar as pessoas a lerem o livro. Adorei conhecer as suas interpretações. Bjs!
@@lucianalamblet1009 Primeiramente, as pessoas precisam aprender a diferenciar GANÂNCIA de AMBIÇÃO. Ganância é uma coisa extremamente ruim, pois as pessoas utilizam de todos os meios, até antiéticos, para crescer, como é o caso de Paulo Honório. Agora, ambição n é isso, ambição é o meu desejo, a minha vontade de querer realizar algo, o que não pode ser visto como ruim.
Eu assistindo 8 anos depois, após ler o livro 😂 Mas sempre fui inscrito.
Eu amava esses tipos de vídeos! Uma Isabela mais sorridente, extrovertida e brincalhona :)
Outro livro que gosto muito por fazer uso do mesmo tipo de linguagem de São Bernardo é Bom Crioulo
não tenho certeza ainda, mas acho que eu te amo!
Não lembro nada da história desse livro porque li para fazer o vestibular há algum tempo já, só lembro que eu adorei muito! Agora você me deu saudade dele e eu vou precisar ler de novo um dia desses kkkkk
+Mundo da Lidi Se você gostou da leitura mesmo sob pressão do vestibular, se reler agora mais adulta, certamente
vai gostar mais ainda! Depois me diga. Bjs
Ler Antes de Morrer Verdade, não tinha pensado nisso rsrss Bjs
Faz uma resenha de Hamlet, por favor
Eu tenho um vira-vira com dois clássicos de Graciliano Ramos: Caetés e S. Bernardo
Ótimo vídeo, me ajudou bastante. OBG
isabella fala sobre a resenha do livro caixa de pássaros..
Por que não falar palavrão? Não que eu fale, só tenho 12 anos, mas não tenho nada contra. E sim, o Paulo Honório é uma pessoa que de repente "acorda com vontade de casar, sem que nenhum rabo de saia lhe mexesse". Ninguém jamais falaria isso, mas ele sim. O Graciliano consegui combinar nesta obra tudo: humor, política, meio sofrimento. Enfim, um livro que achei melhor que Vidas Secas por toda a genialidade desta fusão. Ótima resenha Isabella, você sempre trazendo do fundo do baú estas maravilhas da literatura brasileira.
+João Paulo Vasconcelos você só tem 12 anos? Parabéns pela desenvoltura! Você escreve muito bem. Deve ser por causa do seu hábito de ler! hahaha beijos
Ja li, ótimo livro
Muito bom esse livro! Minha professora passou essa leitura pra nós no meu 3º ano do Ensino Médio, porém eu tinha muita preguiça de ler, então só peguei o resumo na internet... depois de concluir o Ensino Médio, alguns meses depois, comecei a praticar a leitura e peguei São Bernardo pra ler, e foi uma das minhas melhores leituras do ano de 2015. Daí fiquei arrependida de não ter feito a leitura quando Pró Cláudia passou, teria com certeza tirado notas bem melhores nas provas sobre o livro kkkkkk
Pois é, Daniele. Nosso sistema de ensino deveria ser repensado tbm no tocante a maneiras de apresentar nossa literatura aos alunos. Do jeito que é, as vezes provoca traumas que nem sempre são superados. Ainda bem que você descobriu esse prazer logo depois, por conta própria.
Beijo!!
Com certeza! Tive recentemente conversando com uma amiga sobre isso, pois quis compartilhar minhas experiências com alguns livros que li recentemente. Ela disse que não tem nenhum interesse por livros, e só lê quando é realmente necessário, durante os estudos. :(
Como você disse: "sucesso nem sempre é". Paulo Honório que o diga.
essa canal e muito boa.
KKKKKKKKKKK meu deus! como eu amo essa mulher! hahahahahaha
Adoro ouvir você falar. Mas seria melhor sem música de fundo.
Li São Bernardo há algum tempo e lembro que fiquei fazendo essa comparação com Dom Casmurro, aliás ambos geniais de maneiras diversas. Preciso reler esse livro, ou ler mais Graciliano Ramos! Você foi ótima nessa resenha kkkk
+Andréia Diogo Dom Casmurro e São Bernardo são obras muito, muito, diferentes - mas essa semelhança entre os narradores-protagonistas não pode ser negada: os dois resolvem recontar as próprias histórias de vida (e seus casamentos frustrados) para tentar entender em que ponto as coisas saíram de controle. Os dois estão tomados por sentimentos de culpa, mas não conseguem superar o orgulho e reconhecer aonde erraram. Ambos falham na tentativa de acalmar a própria consciência... Enfim, acho que dá pra fazer vários paralelos. Beijos!
Falou tudo! òtima crítica
A melhor resenha. hehe
Isabella amo seus videos
Eu queria que você fizesse uma resenha de do livro de José de Alencar - O tronco do ipê.
Eu não sei se você já fez mas ficaria muito contente pois foi o primeiro livro de J. de Alencar que eu li todo.
+GS klauber Ainda não li esse livro do Alencar! Mas já fiz resenha de "Senhora" e "Til". Nos tempos da escola, eu não gostava nada, nada, desse autor... mas vocês me pediam tanto os livros dele que me forcei a ler. E sabe que eu até gostei? hahaha nada como superar os velhos preconceitos. Beijão!
Ler Antes de Morrer Muito Obrigado
Adorei o inicio do video kkkkkk
Como vc incorpora o livro pra poder falar e passar como é o livro e deixar curiosidade (professoras de literatura tem que aprender com você.
Isabella, sem querer ser repetitivo e inconveniente, mas, se for possível, faça uma resenha do "Angústia", do Graciliano Ramos. Este é o melhor dos romances dele. Um abraço!
Por mais livros nacionais
+francelino arrigueti hahahaa pode deixar que ainda vai ter vários! Já viu a minha playlist de livros brasileiros? Olha lá! ua-cam.com/play/PLGXaCx6vCa9uHAjmGal29rW6OooN7XAZx.html
muito bom isa
Vendo suas resenhas incríveis, me pergunto pq quase não há resenha de Mad Maria de Márcio Souza em nenhum canal...🤔...
Queria muito assistir à resenha sob o seu ponto de vista. O livro prende desde a primeira página!
Que tal?
eu em 2020 vendo a Isa falando "viva o horário de verão", sabendo que não tem mais :(
Já tentei ler São Bernardo e travei. Preciso tentar novamente.
+LiteraNerd Eu entendo, no começo tem muitos nomes e palavras esquisitas. Mas insista mais um pouquinho, que logo você se habitua. Beijão!
OLoko to vendo dia 27/04/16
São Bernardo, escrito por Graciliano Ramos e publicado em 1934, é um dos marcos do modernismo brasileiro e da literatura regionalista. O romance é narrado em primeira pessoa por Paulo Honório, um homem rude e ambicioso, que conta a história de sua ascensão social e os conflitos em torno de sua fazenda São Bernardo, situada no sertão nordestino.
Paulo Honório é um personagem complexo e carrega traços de autoritarismo, individualismo e obsessão pelo sucesso material. Ele começa como um homem pobre, mas, ao longo dos anos, se enriquece e consegue comprar a fazenda São Bernardo, que se torna o símbolo de seu poder. No entanto, sua jornada de conquista é marcada por atos cruéis, exploração de trabalhadores e manipulação de pessoas ao seu redor.
Um dos principais conflitos do livro surge em sua relação com Madalena, uma professora por quem ele se casa. Madalena, com uma visão mais humanista e sensível, confronta o modo autoritário e brutal com o qual Paulo administra a fazenda e trata as pessoas. Esse choque de personalidades e valores gera uma tensão crescente no casamento. Paulo Honório, inseguro e incapaz de lidar com o afeto ou a fragilidade, acaba destruindo a relação, o que culmina em uma tragédia.
Graciliano Ramos usa a trajetória de Paulo Honório para abordar temas como a alienação, o poder opressor do patriarcalismo, a desigualdade social e a exploração do sertão nordestino. O romance é escrito em uma linguagem seca e direta, refletindo a dureza da vida no sertão e o temperamento do protagonista. A narração introspectiva permite que o leitor acompanhe os pensamentos de Paulo Honório e sua transformação de um homem ambicioso para alguém tomado pela solidão e arrependimento.
São Bernardo não é apenas um romance sobre poder e ascensão social, mas também um estudo profundo do caráter humano e suas fraquezas, retratando o impacto devastador da ambição desmedida e da falta de empatia.
No tempo que tinha horário de verão... até isso acabaram
Eita Alagoano arretado!!
Naquele periodo esse comportamento era normal. Eu leio esse livro e parece meu avo que nasceu em 1889 e meu pai que nasceu em 1937 falando.
Sabe q eu sentir pena do personagem? Ele me deu muita raiva no começo pq ele nao vale um centavo, mas eu vejo uma melancolia tao presente na narrativa dele, um saudosismo de algo que nunca existiu, daquilo que poderia ter sido e nao foi, sinceramente é um bom livro.
Quantas páginas tem o livro São Bernardo?
você está falando que nem os narradores que contam as novelas da 6 da globo hahaha
Ganhei esse livro, mas nunca li... Aproveitar que estou terminando o A Peste de Albert Camus e imendo com esse
+Carlos Junior Ainda nao li "A Peste" do Camus. O que você achou?
Tem uma narrativa viciante e ele destila críticas sensacionais ao cotidiano de cidades pequenas
Terça-feira, parece que não fui agraciado com a sorte...
Eu achei um livro hoje, do graciano ramos, deve ser sorte de eu cair neste primeiro vídeo.
É bom esse livro, mas prefiro Vidas Secas
Caraca me assustei com o palavrão kkkk, mas gostei me deixou curioso otima resenha mais pra lista kkkk eu espero ganhar o sorteio compartilhei muitas resenhas kk
+Luizi Fernando Boa sorte! O resultado sai no domingo ;-)
pode deixar estou muito ansioso kk vou chegar do enem espero ter ganhado pra alegrar meu dia kk
Paulo Honório é o nosso Esteban Trueba
Isa sempre me falindo com a suas resenhas! Deixa eu anotar aqui na minha lista de livros para ler em 2016.
+Gaveta Cheia hahhaha Aproveite que esse livro é moleza de achar em sebos e bibliotecas. Pelo menos, você não vai à falência tão rápido! hahahaha Beijão
♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️
♥️
Isabela, tua ressenha ficou fantástica! Você conseguiu transmitir muito bem a essência do livro, me deu até vontade de relê-lo e realmente o Paulo Honório é um filho da puta haha
Abraços ;)
Vou lê
Não li o livro ainda... o filme é tão lento e parado que o texto forte das palavras do personagem fica meio deslocado
Vendo essa resenha e os comentários sinto-me como se fosse o único a não gostar do livro.Eu entendo delas se adimirarem com a riqueza do livro, mas a mim não convence para falta mais humanidade, se tem a sensação de que os personagens são um esteriótipo, como se fossem animais, não sentimentos, não me convencem.Mas entre Vidas Secas e São Bernado o salto é gigante em termos de narrativa.
👏
Meu Deus eu juro por Deus que não vi o vídeo jkkkkhk fiz uma resenha e pela primeira vez usei palavrão numa resenha literária. Do caralho.
Hahahahah, adorei saber q vc TB é humana!!!!!
Olá, Isabella. Primeiramente, o palavrão está no contexto do vídeo. Portanto, está dentro das CNTPs. Lembra essa sigla?
Entre Vidas Secas e São Bernardo, também acho São Bernardo muito melhor. Os conflitos em São Bernardo são muito mais ricos, o papel da imprensa, da escola, do patrão, do empregado, entre outros, vem à tona de modo bastante objetivo. Fica tudo na cara do leitor, bem diferente mesmo das divagações machadianas, como você frisou.
Por fim, uma conclusão a que Paulo Honório chega no final do livro sobre o modo como ele levou a vida dele me parece extremamente pedagógica e, a meu ver, caberia no vídeo.
KKKKKKKKKKKKKK.............QUE QUE ISSO MINHA FILHA.....
Afinal,qual mensagem para a vida de vcs esse livro passa?
De que vale ganhar o mundo, superar-se a cada dia, passar sede e fome, encontrar uma mulher de valor e ver-se ao fim de tudo, só! Rico, cheio de posses e tendo apenas os corredores vazios da sede de São Bernardo para testemunhar o mea culpa. Será que o Paulo Honório mudou, por mínimo ao menos. A mim, indelevelmente Othon Bastos será Paulo Honório. Tristeza e vazio é o que resta.
Isa....eu nem vou ver o vídeo, pois ainda não li o livro...e já no começo do vídeo...fiquei com vontade de matar esse maluco!!! kkk
kskksksk bom dms
Acho que já temos demonização que chega aos empreendedores não? Li ainda adolescente este livro, é fantástico. Mas a conclusão final de colocar todos grandes empresários no mesmo saco por favor... Já travo uma luta diária na escola estadual P.R. contra isso, o que lá é natural. Mas aqui? Acho que contextualizar a terra de ninguém que era (e ainda é) Alagoas seria mais sensato.
Cadê o enredo?
Nos dias de hoje, Paulo Honório seria um bolsonarista.