Ana, amei e me identifiquei totalmente. Me desconfiei TDAH ao ver que tinha os mesmos “sintomas” de vários alunos adolescentes e diagnosticados. Ai, a coordenadora do colégio pediu para eu fazer uma avaliação na minha filha: bingo! A mesma neuro aplicou o teste em mim: bingo duplo. E assim vamos pela vida!
Ana, isso foi TÃO necessário! Eu sou autista e, desde sempre, eu sempre soube que tinha algo de "errado" comigo, que eu era diferente das outras pessoas, e nunca soube o porquê. Depois de receber meu diagnóstico, eu finalmente entendi que não sou um problema, eu só sou… sei lá, única. Aprendi muitas coisas sobre mim mesma que eu não tinha ideia. E, sim, ainda não dá pra romantizar 100% a minha deficiência oculta, às vezes eu ainda me pego pensando como tudo poderia ser diferente pra mim se eu fosse só uma pessoa normal, como as outras. Mas ainda consigo encontrar muitos pontos positivos, e sei que a minha neurodivergência não é de tudo um castigo (porque é exatamente assim que a gente se sente, castigada com uma maldição), mas eu sou inteligente e tenho individualidades que me tornam a pessoa que eu sou. Eu tenho uma imaginação incrível, sou super criativa, eu escrevo muito bem! Tenho uma facilidade enorme pra aprender novos idiomas e assuntos, eu tenho uma memória impecável, eu consigo sentir as outras pessoas, eu sinto o mundo ao meu redor de um jeito totalmente meu. É muito difícil, mas a gente só precisa entender que tá tudo bem ser diferente, e nos aceitar e amar do jeitinho que somos, enxergando sempre o lado bom da coisa. Como a Ana disse, "o mundo precisa do mim do jeito que eu sou". ❤
Eu também sou autista, recebi meu diagnóstico recentemente e tenho características parecidas com as suas: tenho muito facilidade com idiomas e uma memória muito boa. Algumas pessoas ao meu redor não acreditam no meu autismo, mas ao mesmo tempo me acham estranha. 🤷🏻♀️
@lailabokw É sempre assim, eles sempre se acham os inteligentes pra dizerem que não somos autistas (como se o médico que estudou por ANOS pra dar o diagnóstico estivesse errado), mas ainda fazem questão de nos chamar de estranhos. Tem que ter paciência.
Eu faço terapia direto há 4 anos e tratamento psiquiátrico há 7 anos. Acho que posso ter autismo ou tdah mas fico contra argumentando contra dizendo que os profissionais teriam percebido se eu tivesse. Dois psiquiatras inclusive me disseram " vc n pode ter tdah pq vc nunca repetiu de ano, fez faculdade etc. Minha psiquiatra atual já receitou um remédio que n é psico estimulante e me encaminhou a uma avaliação de tdah mas tô morrendo de medo de fazer. Vc lidou bem com diagnósticos ? Os profissionais que te acompanharam n desconfiaram nunca ?
@@giseleroza9795 eu trato depressão desde a infância com psicólogos, foram vários até hoje e com medicação com psiquiatra faz 14, e as vezes me perguntavam se eu era bipolar, mas até hoje os profissionais falavam apenas de depressão. Essa nova psicóloga com 2 meses já está achando que posso ser Borderline... é desse jeito, a gente fica triste no início pois essas coisas não tem cura, mas depois melhora pois você entende o porquê de ser de determinado jeito e se aceita melhor a cada dia. Eu ficava me esforçando pra aturar as críticas da família de porque não mudo meu jeito de ser.... esse ano falei, agora só convivo com quem busca entender minha condição e respeita, nem Natal eu fui, mas estou leve com isso.
@@giseleroza9795 Ótimas perguntas! Acho que essa coisa de repetir de ano, ou fazer faculdade não é critério determinante, porque existem pessoas que mesmo sem perceber, desenvolvem seus próprios métodos, para driblar boa parte dessas dificuldades e acabam passando despercebido. Se fosse assim não teríamos médicos, ou professores neurodivergentes. E acredite, existem muitos profissionais formados em diferentes áreas, diagnosticados com TDAH ou Autismo. Sobre o diagnóstico. O TOC eu já tinha certeza, porque era muito forte e visível desde meus 7/8 anos de idade, mas quando meu psicólogo levantou a possibilidade de eu ser Autista e ter TDAH eu achei que ele estava ficando maluco kkkk. Quando eu finalmente recebi o diagnóstico, eu também fiquei em negação profunda. Mas ele me encaminhou para um Neuropsiquiatra especialista em Autismo e TDAH para ter um veredito, e o Neuropsiquiatra validou tudo. A "sindrome do impostor" é normal nesses casos, mas hoje depois de pesquisar muito sobre o assunto, eu concordo 100% com o meu diagnóstico e me aceito como eu sou.
@@giseleroza9795 Não precisa ter medo, esse tipo de avaliação é confiável, (ao contrário do que a maioria pensa). E ao receber o diagnóstico de TDAH, ou não, você acaba tirando o peso da dúvida, das costas. Mas se mesmo assim, você ainda tiver dúvida, você pode consultar outros profissionais. Eu particularmente acredito que bons psicólogos, tenham um tato maior para descobrir esse tipo de coisa, principalmente porque a terapia é um processo longo e bem pessoal. Mas o diagnóstico sempre precisa ser validado por um psiquiatra ou neurologista para que você possa receber um laudo definitivo.
Eu tinha feito uma baita explicação, mas acho que o UA-cam excluiu 😢 Mas em resumo: Não tenha medo, o diagnóstico vai te tirar o peso da dúvida. E no começo é normal negar, mas quando você se aprofunda muito no assunto, você acaba aceitando melhor. A "sindrome do impostor" é normal. Procure bons profissionais até encontrar os que você se sinta confortável.
Caramba, vc me descreveu, sou exatamente assim, muitas vezes sou taxada de louca, preguiçosa e até fui erroneamente diagnosticada com esquisofrenia, mas é triste ver que as pessoas só querem e rotular e julgar a gente o tempo todo, ninguém para pra entender ou ajudar a gente a ter uma vida mais suportável de se viver e com isso muitas vezes a gente se frustra,se condena e sofre muito com a falta de paciência e empatia das pessoas, sobretudo da nossa propria família que muitas vezes não nos dá nem apoio moral, é realmente um desafio viver em paz com os outros muitas vezes!!😟
Anaaaa! Eu curto muito seus vídeos de humor. Porém, esses vídeos que você tem postado falado um pouco de você e dando sugestões tão bacanas de como devemos lidar com situações, ligadas a comportamentos, relacionamentos e formas de encarar a vida, tem sido muito bom! Isso é um incentivo, para nós, pessoas que muitas vezes travam diante da vida. Mesmo sabendo que tem talentos diversos e singulares, porém não conseguem usá-los plenamente. Você é muito show! ❤❤❤
Que lindaaaa! Eu acho que tb sou pq vc foi falando os exemplos e eu aqui: “Ué?! Todo mundo não é assim não?” Pq eu fui achando normal tudo que vc foi descrevendo! Kkkk vou procurar saber mais. Obrigada 😅
Ja tô ligada na sua neurodivergência. Fui ser identificada depois dos 40. Agora a gente tem que lutar pela quebra dos prconceitos a respeito de AH/SD, pq é a única neurodivergência que a gente tem vergonha de assumir 🙋🏻♀️
Descobri q to no espectro do TEA aos 19 anos (3 anos atras) e sendo sincero? Nao consigo me imaginar sendo neurotípico, mesmo que as vezes me dê esse sentimento de "ai so queria ser neurotipico", mas aí lembro de todas as esquisitices que me fazem ser eu! Não sou doente, só sou diferente, e saber COMO sou diferente me ajudou MUITO!!! Assim eu descobri *exatamente* o q eu tenho dificuldade e no quê preciso melhorar!
Ana vc é uma UA-camr admirável, pq não dizer, a que gosto mais! Amo seus vídeos críticos e vc transmite uma força incrível!! O vídeo da barata 1 e 2 virou um clássico!! Muito obrigada por compartilhar tanta coisa boa ❤ continue criando, e esse vídeo agora me fez entender muita coisa na minha vida... Parabéns ❤
Vídeo necessário... pq não podemos invalidar diagnósticos. Como professora e possível neurodivergente, compreendo que atualmente tanto há excesso de preocupação em diagnosticar quanto em invisibilizar diagnosticados. E tudo isso não ajuda a Educação. Mas seu vídeo ajuda a perceber e respeitar diagnósticos dados de forma séria e realmente trazer respeito à essas pessoas.
Perfeito ❤❤ Eu tenho as características do TDAH, mas para mim basta saber que não sou um ET apenas parte dos neurodivergentes. Tão simples e compreensível na lógica, assim como temos características físicas visuais que nos individualiza, todo o resto que nós compõem como indivíduos vai estar sujeito a ser composto por características, que não são uma deficiência mas uma condição de existência importante para o equilíbrio do mundo, que precisa que todas as engrenagem da coexistência sejam preenchidas, assim como cada parte diferente mas funcional de um organismo vivo, que ao mesmo tempo funcionam simbióticamente. Assim todo o universo, divergente para poder se completar.
Assunto bem complicado hj em dia. Muitas pessoas não querem aceitar ter laudos médicos desse tipo enqnto tem MTA gente q parece q quer ser laudado a qqr custo. Precisamos tomar cuidado com essa busca por um laudo pra não sermos enganados sobre quem somos ou "o q temos"! A última vez que trocaram a psiquiatra que me atende por transtorno de ansiedade, assim que eu entrei na sala ela já veio perguntando se eu conseguia prestar atenção nas aulas quando criança, se tinha foco, e nenhuma das minhas queixas psíquicas era sobre algo do tipo. Enfim, sempre mto importante falar sobre neuro divergências e é mto válido! Mais útil q esse vídeo, só o de xingar de forma educada! Kkkkkkkkkkkkk Adoro!!!!!!!
Adorei o vídeo, eu também sou, minha psiquiatra tratava apenas como depressão crônica, mas a psicóloga nova está investigando melhor e posso ser Borderline. Bem complicado, minha mãe acha que tenho espectro autista, irei ver com um neuropsicologo pra fazer o exame e esclarecer tudo
Ahhh que ótimo ver esse vídeo agora. Minha filha foi diagnosticada com tdah no início do ano. E ja to me identificando nos sintomas, falta procurar o especialista e realizar os testes. Mas eu acho q já deu positivo 😅 só a questão da festa q não me incomoda, desde que eu não fique em cima da saída do som!
Aninha Vc deve neste momento, ter ajudado muitas pessoas relatando tua experiência pessoal. Enfim, deve existir tbm neuroresiliente 😀 Vai saber né? Eu me considero, pq diferente um pouquinho sei que sou. Um abraço 🤗🙏
Que incrível. Eu passei a vida me sentindo um ET e me torturando por isso, hj sei q tenho TDAH e agora entendo que a forma diferente de ver as coisas trás consigo muitas qualidades, que tem um propósito nisso ❤
Recebi o diagnóstico de autismo aos 31 anos. Meu Deus, como é difícil normalizar que autistas também podem "parecer normal" ter uma família. As pessoas nos julgam pela aparência, questionam laudo que consegui com muito sofrimento. Eu tenho dias que acho que o autismo em mim é uma benção e dias que acho que é uma maldição. Só Deus sabe o porquê ele nos colocou no mundo assim. É lutar para se aceitar, com esse nosso jeitinho mesmo. Deus não erra, nós é que não enxergamos O TODO e não entendemos os planos DELE. Te amo Deus🙏
Quando ouvi a Chiyo no E pé na rede tive certeza que era autista pelo relato olfativo. Mas ela é TDAH. Bom saber que está se cuidando. Eu gosto dela do jeito que é.
Eu me identifico totalmente com vc, sou assim,mil.pensamentos, hipersensivel, as vezes com.suoer foco e oitra sem foco,mas hoje eu sei o que é e consigo lidar com isso,antes eu pensava que era uma procrastinadora apenas sem rumo rs
Tenho te acompanhado faz um tempo aqui no canal e isso tem me despertado pra bastante coisas sobre mim também. Cada dia que passa, sinto que preciso mais de ajuda. Creio que, até hoje, aos 48 anos, não me reconheço ou me entendo e isso me deixa profundamente frustrado 😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Você está certíssima! O único problema que eu percebi é que as pessoas estão dizendo que tem TDAH, autismo e até bipolaridade, por brincadeira e pq acham bonito. Gente, são transtornos. Não banalizem a dor e a vivência de alguém, afirmando terem algo que não tem. Se você não é diagnosticado, não diga tem. Ahhhh, e como ela disse no vídeo, se acha que tem procure ajuda.
Me identifiquei em algumas partes. Única coisa que realmente obtenho é o toc. E ele vária muito dependendo das ocasiões, levando o indivíduo a ter múltiplos pensamentos...
Eu sou border. Não tenho crises de raiva a ponto de sair estourando e não me c0rt0. Sou mais autodestrutiva. Sabe o que é ruim? É que algumas pessoas parecem gostar de dizer que são autistas ou tem TDAH. Esses traços de ser uma pessoa impulsiva e ter alguns episódios de agressão, raiva e etc são super compreensíveis pra quem tem neuro divergência. Mas no border, vira defeito de caráter pras pessoas.
Sou diagnosticado com TDAH desde muito pequeno. Desde pequeno ouço palavras dos meus pais como: "Marcelo acorda!" "Você tomou o seu remédio!?" "Não tem como você ajudar sem o seu remédio!" Isso sempre me machucou. Hoje já com 23 anos de idade não quero mais nenhum remédio, procuro uma segunda opinião médica (já que meus pais com a opinião de um neuro aceitaram e só me enfiaram remédios), e um possível tratamento sem remédios. Não quero ficar preso a minha vida toda a remédios que nunca senti que faziam diferença em mim, mas que de acordo os meus pais fazem efeito sim. Após sem ofendidos com as palavras dos meus pais eu sempre pensava: "eu sou assim mesmo?" Eu que sou desligado, procrastinador, lento ou isso é o meu TDAH e que se não fosse isso eu poderia ser uma outra pessoa. Jogo um card game com os meus irmãos chamado magic. Cada jogador usa o seu deck. Os meus são só de criaturas mais simples. Pq eu realmente sinto que mesmo com decks "mais simples" o meu cérebro pensa de mais. Meus irmãos falam: "Você demorou pra pensar e não fez nada?". Claro. Pensei de mais e isso estava me cansando. Sinto que sou preso a essa doença. E isso dói.
talvez por ter começado a tratar muito cedo vc não saiba como fica sem, aí fica essa dúvida do diagnóstico e tratamento. conversa com seu médico sobre a possibilidade de ficar um tempo sem tomar pra vc perceber como fica. eu fui diagnosticada agora com 35 anos e o remédio pra mim tá fazendo uma diferença bem importante.
quanto a outros tratamentos, na verdade coisas que são imprescindíveis somar com o remédio é exercício físico regular, terapia, meditação é um ótimo exercício pra treinar o foco, aprender a esvaziar a mente.
@@alinesoares9791 na minha infância durante o período de férias escolares eu ficava sem os remédios. Até em fins de semanas e feriados eu não os tomavam. Não eram remédios tão baratos, então só os tomavam para a escola. Mas durante esses períodos sem remédios e a volta de tomar eles nunca sentia diferença pessoal em mim mesmo. Hoje em dia não vou mais no médico e não tomo mais remédios. Por vários motivos além da minha escolha pessoal de não querer mais tomar remédios e querer uma segunda opinião médica e outro método de tratamento. Durante a minha infância eu praticava Judô. Mas não por motivos da minha TDAH, e sim por ter um esporte para praticar e cuidar da saúde e por eu ter me dado bem com a filosofia do esporte. Fico feliz que você se sinta bem com o seu tratamento, mas hoje eu sinto que remédios seriam uma prisão para mim assim como o próprio TDAH.
@@alinesoares9791 na minha infância durante o período de férias escolares eu ficava sem os remédios. Até em fins de semanas e feriados eu não os tomavam. Não eram remédios tão baratos, então só os tomavam para a escola. Mas durante esses períodos sem remédios e a volta de tomar eles nunca sentia diferença pessoal em mim mesmo. Hoje em dia não vou mais no médico e não tomo mais remédios. Por vários motivos além da minha escolha pessoal de não querer mais tomar remédios e querer uma segunda opinião médica e outro método de tratamento. Durante a minha infância eu praticava Judô. Mas não por motivos da minha TDAH, e sim por ter um esporte para praticar e cuidar da saúde e por eu ter me dado bem com a filosofia do esporte. Fico feliz que você se sinta bem com o seu tratamento, mas hoje eu sinto que remédios seriam uma prisão para mim assim como o próprio TDAH.
Se eu tiver eu vou morrer sem saber. Porque me aceito do jeito que eu sou. Eu organizei minha mente pra ser como é hj. E é assim que eu gosto. Sem dizer que parece super legal se identifica e ETC. Mas em alguns aspectos da vida o diagnóstico que parece inofensivo pode destruí sua vida. Principalmente judicialmente. Isso serve para mim. Cada um escolhe o que acha que é bom pra si. Bjs.
Eu fui diagnosticada em 2012, mas desde criança minha vida era um inferno, eu era sempre a preguiçosa, sempre atrasada e até hoje isso é difícil pq ninguém entende a gente. Mas mesmo assim eu prefiro ser diferente 😝
Eu estou com quase 40 e descobrindo agora que tenho quase todos as características dd TDH, e sim te endendo quando vc diz que se sentia burra, a gente e tão atrapalhado e desajustado que chega a se odiar.
Me preocupa eu saber que não tenho 😂😂😂 Tenho coisas parecidas, mas não chega esse nivel. Dai eu não me entendo, sou introvertida e tenho muitas idéias, porém tenho equilíbrio ¯ também\_(ツ)_/¯
Eu não consigo focar por muito tempo numa atividade sem ficar extremamente inquieto, para mim é mais cômodo tirar pequenos períodos do dia para realizar tal tarefa, um exemplo é a leitura, eu fico 30min lendo, o que da umas 20 páginas sem parar e eu já fico mortinho.
Eu tbm tive diagnóstico de TDAH depois de adulta, porque desenvolvi comorbidades como depressão refratária, TAG e tpb, pela falta de tratamento do TDAH. Vai acontecer com todo mundo? Não. Eu só quero mostrar como é importante dar atenção e não é frescura.
Sou autista e tem alto habilidades sou estereótipo dar aquele genio mais sou mega atrapalhar nao so calado com maioria do autista sou falar se mega organizado .
Minha mente tá sempre criando cenários e histórias super diferentes, sempre tenho ideias para histórias que eu só planejei, talvez eu tenha TDAH e mais alguma coisa que me impedi de ser produtivo, uma delas, é a preguiça.
Eu tenho autismo e no caso de início eu não achava que eu era diferente mas as pessoas me tratavam diferente e faziam questão de especificar muito bem pra mim e eu nunca entendi isso
Na escola eu tirava as melhores notas com pouco esforço, pq tipo umas 4 pessoas tiravam notas mais altas e escreviam mais nas aulas mas eu tinha dificuldade em escrever agr eu lembrava mt coisa das aulas e oq eu estudava antes das provas eu lembrava mt bem, eu só n tirava as melhores notas pq mts vezes n caía oq eu estudava ou o assunto era mt chato ai eu n gostava :p
E como neurodivergentes conseguem manter um relacionamento? Estou há 10 anos solteira porque meu último ex disse "impossível conviver com alguem como vc" (na época eu nao sabia do TEA) e desde então não consigo me prender a ninguém, me apegar a ninguém...como vocês conseguem estar com alguém? Eu quero um relacionamento mas parece que ninguém aceita minha neurodivergência, parece que não sou digna de ser amada
Não é só um rótulo, é algo que pode te ajudar a se entender de forma muito melhor. Com o diagnóstico, é possível fazer tratamento pra controlar algumas coisas que te atrapalham no dia a dia (não vai te "curar", mas com certeza ajuda)
Ana, amei e me identifiquei totalmente.
Me desconfiei TDAH ao ver que tinha os mesmos “sintomas” de vários alunos adolescentes e diagnosticados. Ai, a coordenadora do colégio pediu para eu fazer uma avaliação na minha filha: bingo! A mesma neuro aplicou o teste em mim: bingo duplo. E assim vamos pela vida!
Ana, isso foi TÃO necessário!
Eu sou autista e, desde sempre, eu sempre soube que tinha algo de "errado" comigo, que eu era diferente das outras pessoas, e nunca soube o porquê. Depois de receber meu diagnóstico, eu finalmente entendi que não sou um problema, eu só sou… sei lá, única. Aprendi muitas coisas sobre mim mesma que eu não tinha ideia. E, sim, ainda não dá pra romantizar 100% a minha deficiência oculta, às vezes eu ainda me pego pensando como tudo poderia ser diferente pra mim se eu fosse só uma pessoa normal, como as outras. Mas ainda consigo encontrar muitos pontos positivos, e sei que a minha neurodivergência não é de tudo um castigo (porque é exatamente assim que a gente se sente, castigada com uma maldição), mas eu sou inteligente e tenho individualidades que me tornam a pessoa que eu sou. Eu tenho uma imaginação incrível, sou super criativa, eu escrevo muito bem! Tenho uma facilidade enorme pra aprender novos idiomas e assuntos, eu tenho uma memória impecável, eu consigo sentir as outras pessoas, eu sinto o mundo ao meu redor de um jeito totalmente meu. É muito difícil, mas a gente só precisa entender que tá tudo bem ser diferente, e nos aceitar e amar do jeitinho que somos, enxergando sempre o lado bom da coisa. Como a Ana disse, "o mundo precisa do mim do jeito que eu sou". ❤
Eu também sou autista, recebi meu diagnóstico recentemente e tenho características parecidas com as suas: tenho muito facilidade com idiomas e uma memória muito boa. Algumas pessoas ao meu redor não acreditam no meu autismo, mas ao mesmo tempo me acham estranha. 🤷🏻♀️
@lailabokw É sempre assim, eles sempre se acham os inteligentes pra dizerem que não somos autistas (como se o médico que estudou por ANOS pra dar o diagnóstico estivesse errado), mas ainda fazem questão de nos chamar de estranhos. Tem que ter paciência.
❤
Depois de 7 anos de terapia, fui diagnosticado com Autismo, TDAH e TOC.
A sensação é libertadora!
Eu faço terapia direto há 4 anos e tratamento psiquiátrico há 7 anos. Acho que posso ter autismo ou tdah mas fico contra argumentando contra dizendo que os profissionais teriam percebido se eu tivesse. Dois psiquiatras inclusive me disseram " vc n pode ter tdah pq vc nunca repetiu de ano, fez faculdade etc. Minha psiquiatra atual já receitou um remédio que n é psico estimulante e me encaminhou a uma avaliação de tdah mas tô morrendo de medo de fazer. Vc lidou bem com diagnósticos ? Os profissionais que te acompanharam n desconfiaram nunca ?
@@giseleroza9795 eu trato depressão desde a infância com psicólogos, foram vários até hoje e com medicação com psiquiatra faz 14, e as vezes me perguntavam se eu era bipolar, mas até hoje os profissionais falavam apenas de depressão. Essa nova psicóloga com 2 meses já está achando que posso ser Borderline... é desse jeito, a gente fica triste no início pois essas coisas não tem cura, mas depois melhora pois você entende o porquê de ser de determinado jeito e se aceita melhor a cada dia. Eu ficava me esforçando pra aturar as críticas da família de porque não mudo meu jeito de ser.... esse ano falei, agora só convivo com quem busca entender minha condição e respeita, nem Natal eu fui, mas estou leve com isso.
@@giseleroza9795 Ótimas perguntas!
Acho que essa coisa de repetir de ano, ou fazer faculdade não é critério determinante, porque existem pessoas que mesmo sem perceber, desenvolvem seus próprios métodos, para driblar boa parte dessas dificuldades e acabam passando despercebido.
Se fosse assim não teríamos médicos, ou professores neurodivergentes. E acredite, existem muitos profissionais formados em diferentes áreas, diagnosticados com TDAH ou Autismo.
Sobre o diagnóstico.
O TOC eu já tinha certeza, porque era muito forte e visível desde meus 7/8 anos de idade, mas quando meu psicólogo levantou a possibilidade de eu ser Autista e ter TDAH eu achei que ele estava ficando maluco kkkk.
Quando eu finalmente recebi o diagnóstico, eu também fiquei em negação profunda.
Mas ele me encaminhou para um Neuropsiquiatra especialista em Autismo e TDAH para ter um veredito, e o Neuropsiquiatra validou tudo.
A "sindrome do impostor" é normal nesses casos, mas hoje depois de pesquisar muito sobre o assunto, eu concordo 100% com o meu diagnóstico e me aceito como eu sou.
@@giseleroza9795 Não precisa ter medo, esse tipo de avaliação é confiável, (ao contrário do que a maioria pensa).
E ao receber o diagnóstico de TDAH, ou não, você acaba tirando o peso da dúvida, das costas.
Mas se mesmo assim, você ainda tiver dúvida, você pode consultar outros profissionais.
Eu particularmente acredito que bons psicólogos, tenham um tato maior para descobrir esse tipo de coisa, principalmente porque a terapia é um processo longo e bem pessoal. Mas o diagnóstico sempre precisa ser validado por um psiquiatra ou neurologista para que você possa receber um laudo definitivo.
Eu tinha feito uma baita explicação, mas acho que o UA-cam excluiu 😢
Mas em resumo:
Não tenha medo, o diagnóstico vai te tirar o peso da dúvida.
E no começo é normal negar, mas quando você se aprofunda muito no assunto, você acaba aceitando melhor.
A "sindrome do impostor" é normal.
Procure bons profissionais até encontrar os que você se sinta confortável.
Ana, que exemplo de humildade. Tiro o chapéu pra você. Só não perca o seu prazer em construir as personagens debochadas😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂❤
Meu diagnóstico é que vc é muito inteligente e talentosa!!!Feliz 2025 com muito sucesso!!!!
Caramba, vc me descreveu, sou exatamente assim, muitas vezes sou taxada de louca, preguiçosa e até fui erroneamente diagnosticada com esquisofrenia, mas é triste ver que as pessoas só querem e rotular e julgar a gente o tempo todo, ninguém para pra entender ou ajudar a gente a ter uma vida mais suportável de se viver e com isso muitas vezes a gente se frustra,se condena e sofre muito com a falta de paciência e empatia das pessoas, sobretudo da nossa propria família que muitas vezes não nos dá nem apoio moral, é realmente um desafio viver em paz com os outros muitas vezes!!😟
Esquizofrenia é outra situação
Anaaaa! Eu curto muito seus vídeos de humor. Porém, esses vídeos que você tem postado falado um pouco de você e dando sugestões tão bacanas de como devemos lidar com situações, ligadas a comportamentos, relacionamentos e formas de encarar a vida, tem sido muito bom! Isso é um incentivo, para nós, pessoas que muitas vezes travam diante da vida. Mesmo sabendo que tem talentos diversos e singulares, porém não conseguem usá-los plenamente. Você é muito show! ❤❤❤
Falar de si mesmo é complicado, mas é mais ainda não se ter auto conhecimento e saber reconhecer suas limitações
Sua fofa! Obrigada pelo seu depoimento; sua filha te ajudou a si compreender melhor, genial.❤
Ela segurando pra não chorar gente que fofa
Você me fez chorar... Obrigada por existir!! Você vale ouro!!❤❤❤❤ (Talvez eu tbm seja um pouquinho... diferente... Vou buscar saber mais sobre mim ❤)
parabéns e gratidão por este vídeo tão necessário!
Que lindaaaa! Eu acho que tb sou pq vc foi falando os exemplos e eu aqui: “Ué?! Todo mundo não é assim não?” Pq eu fui achando normal tudo que vc foi descrevendo! Kkkk vou procurar saber mais. Obrigada 😅
Sim, o mundo precisa de você assim do jeitinho que você é
🎉Perfeita! Gratidão por esse depoimento. 🎉
Ja tô ligada na sua neurodivergência. Fui ser identificada depois dos 40. Agora a gente tem que lutar pela quebra dos prconceitos a respeito de AH/SD, pq é a única neurodivergência que a gente tem vergonha de assumir 🙋🏻♀️
Real, eu tenho medo de falar que tenho e acharem que eu sou o Sheldon Cooperkkkk
Que video legal, Ana! Ainda mais pra começar o ano um pouco melhor e em paz com o TDAH. Obrigada por compartilhar com a gente ❤
Descobri q to no espectro do TEA aos 19 anos (3 anos atras) e sendo sincero? Nao consigo me imaginar sendo neurotípico, mesmo que as vezes me dê esse sentimento de "ai so queria ser neurotipico", mas aí lembro de todas as esquisitices que me fazem ser eu! Não sou doente, só sou diferente, e saber COMO sou diferente me ajudou MUITO!!! Assim eu descobri *exatamente* o q eu tenho dificuldade e no quê preciso melhorar!
TODAH RABAH.
ADONAI Rafah.
Chag hanucah sameach.
Ana vc é uma UA-camr admirável, pq não dizer, a que gosto mais! Amo seus vídeos críticos e vc transmite uma força incrível!! O vídeo da barata 1 e 2 virou um clássico!! Muito obrigada por compartilhar tanta coisa boa ❤ continue criando, e esse vídeo agora me fez entender muita coisa na minha vida... Parabéns ❤
Tenho um marido tdah e autista e me emocionei com o final do seu vídeo
Parabéns pelo seu trabalho! Vídeo maravilhoso!
Linda vc!!! ❤ 🥰
Gratidão por esclarecer, já estou me sentindo menos et agora... 🤗
Vídeo necessário... pq não podemos invalidar diagnósticos. Como professora e possível neurodivergente, compreendo que atualmente tanto há excesso de preocupação em diagnosticar quanto em invisibilizar diagnosticados. E tudo isso não ajuda a Educação. Mas seu vídeo ajuda a perceber e respeitar diagnósticos dados de forma séria e realmente trazer respeito à essas pessoas.
Muito bom , parabéns pelo trabalho 😍
Perfeito ❤❤ Eu tenho as características do TDAH, mas para mim basta saber que não sou um ET apenas parte dos neurodivergentes. Tão simples e compreensível na lógica, assim como temos características físicas visuais que nos individualiza, todo o resto que nós compõem como indivíduos vai estar sujeito a ser composto por características, que não são uma deficiência mas uma condição de existência importante para o equilíbrio do mundo, que precisa que todas as engrenagem da coexistência sejam preenchidas, assim como cada parte diferente mas funcional de um organismo vivo, que ao mesmo tempo funcionam simbióticamente. Assim todo o universo, divergente para poder se completar.
Melhor vídeo. Claro que um diagnóstico é sempre bem-vindo. Isso significa que podemos buscar ajuda adequada e ter melhor qualidade de vida ❤
Obrigada, isso é um bom apoio.
Outro assunto: quem diria que você consegue ficar sem debochar de nada por 3 minutos?!
Assunto bem complicado hj em dia. Muitas pessoas não querem aceitar ter laudos médicos desse tipo enqnto tem MTA gente q parece q quer ser laudado a qqr custo. Precisamos tomar cuidado com essa busca por um laudo pra não sermos enganados sobre quem somos ou "o q temos"! A última vez que trocaram a psiquiatra que me atende por transtorno de ansiedade, assim que eu entrei na sala ela já veio perguntando se eu conseguia prestar atenção nas aulas quando criança, se tinha foco, e nenhuma das minhas queixas psíquicas era sobre algo do tipo.
Enfim, sempre mto importante falar sobre neuro divergências e é mto válido! Mais útil q esse vídeo, só o de xingar de forma educada! Kkkkkkkkkkkkk
Adoro!!!!!!!
ninguem da diagnostico de graca p quem nn tem nada irmao kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai reclamar de problema q existe
Adorei o vídeo, eu também sou, minha psiquiatra tratava apenas como depressão crônica, mas a psicóloga nova está investigando melhor e posso ser Borderline. Bem complicado, minha mãe acha que tenho espectro autista, irei ver com um neuropsicologo pra fazer o exame e esclarecer tudo
Ahhh que ótimo ver esse vídeo agora. Minha filha foi diagnosticada com tdah no início do ano. E ja to me identificando nos sintomas, falta procurar o especialista e realizar os testes. Mas eu acho q já deu positivo 😅 só a questão da festa q não me incomoda, desde que eu não fique em cima da saída do som!
Aninha
Vc deve neste momento, ter ajudado muitas pessoas relatando tua experiência pessoal.
Enfim, deve existir tbm neuroresiliente 😀
Vai saber né?
Eu me considero, pq diferente
um pouquinho sei que sou.
Um abraço 🤗🙏
Que incrível. Eu passei a vida me sentindo um ET e me torturando por isso, hj sei q tenho TDAH e agora entendo que a forma diferente de ver as coisas trás consigo muitas qualidades, que tem um propósito nisso ❤
Vídeo muito bom e esclarecedor
Que video bom para finaliza o ano ❤
Isso foi quase uma carta de amor a si. Mt obrigada
Recebi o diagnóstico de autismo aos 31 anos.
Meu Deus, como é difícil normalizar que autistas também podem "parecer normal" ter uma família.
As pessoas nos julgam pela aparência, questionam laudo que consegui com muito sofrimento.
Eu tenho dias que acho que o autismo em mim é uma benção e dias que acho que é uma maldição.
Só Deus sabe o porquê ele nos colocou no mundo assim.
É lutar para se aceitar, com esse nosso jeitinho mesmo.
Deus não erra, nós é que não enxergamos O TODO e não entendemos os planos DELE.
Te amo Deus🙏
Parabéns....❤🙏🏻👍🏻👏🏻👏🏻
Muito bom como você apresentou o TDAH. Obrigada! 😘 👍
Quando ouvi a Chiyo no E pé na rede tive certeza que era autista pelo relato olfativo. Mas ela é TDAH. Bom saber que está se cuidando. Eu gosto dela do jeito que é.
Eu me identifico totalmente com vc, sou assim,mil.pensamentos, hipersensivel, as vezes com.suoer foco e oitra sem foco,mas hoje eu sei o que é e consigo lidar com isso,antes eu pensava que era uma procrastinadora apenas sem rumo rs
Vc é demais 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼😍
Boa noite me indetifique com muita coisa que você falou sintoma são mil pensamentos na minha mente e muito ruim não tenho diagnóstico ainda,
Que vídeo maravilhoso. Preciso me consultar faz tempo.
Tenho te acompanhado faz um tempo aqui no canal e isso tem me despertado pra bastante coisas sobre mim também. Cada dia que passa, sinto que preciso mais de ajuda. Creio que, até hoje, aos 48 anos, não me reconheço ou me entendo e isso me deixa profundamente frustrado 😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢
Ótimas palavras!!
Que linda! Mais que perfeito ❤
Isso é libertador!!❤
#Aff q relato lindo💖💖
A sua última fala foi fantástica!! "O mundo precisa de mim neurodivergente"! 🩵
Você está certíssima! O único problema que eu percebi é que as pessoas estão dizendo que tem TDAH, autismo e até bipolaridade, por brincadeira e pq acham bonito. Gente, são transtornos. Não banalizem a dor e a vivência de alguém, afirmando terem algo que não tem. Se você não é diagnosticado, não diga tem. Ahhhh, e como ela disse no vídeo, se acha que tem procure ajuda.
Me identifiquei em algumas partes. Única coisa que realmente obtenho é o toc. E ele vária muito dependendo das ocasiões, levando o indivíduo a ter múltiplos pensamentos...
Nossa que lindeza ❤
Showwwwwwwww! Sou seu fã!
Eu sou border. Não tenho crises de raiva a ponto de sair estourando e não me c0rt0. Sou mais autodestrutiva. Sabe o que é ruim? É que algumas pessoas parecem gostar de dizer que são autistas ou tem TDAH. Esses traços de ser uma pessoa impulsiva e ter alguns episódios de agressão, raiva e etc são super compreensíveis pra quem tem neuro divergência. Mas no border, vira defeito de caráter pras pessoas.
Sou diagnosticado com TDAH desde muito pequeno.
Desde pequeno ouço palavras dos meus pais como: "Marcelo acorda!" "Você tomou o seu remédio!?" "Não tem como você ajudar sem o seu remédio!"
Isso sempre me machucou.
Hoje já com 23 anos de idade não quero mais nenhum remédio, procuro uma segunda opinião médica (já que meus pais com a opinião de um neuro aceitaram e só me enfiaram remédios), e um possível tratamento sem remédios.
Não quero ficar preso a minha vida toda a remédios que nunca senti que faziam diferença em mim, mas que de acordo os meus pais fazem efeito sim.
Após sem ofendidos com as palavras dos meus pais eu sempre pensava: "eu sou assim mesmo?"
Eu que sou desligado, procrastinador, lento ou isso é o meu TDAH e que se não fosse isso eu poderia ser uma outra pessoa.
Jogo um card game com os meus irmãos chamado magic. Cada jogador usa o seu deck. Os meus são só de criaturas mais simples. Pq eu realmente sinto que mesmo com decks "mais simples" o meu cérebro pensa de mais. Meus irmãos falam: "Você demorou pra pensar e não fez nada?". Claro. Pensei de mais e isso estava me cansando.
Sinto que sou preso a essa doença.
E isso dói.
talvez por ter começado a tratar muito cedo vc não saiba como fica sem, aí fica essa dúvida do diagnóstico e tratamento. conversa com seu médico sobre a possibilidade de ficar um tempo sem tomar pra vc perceber como fica. eu fui diagnosticada agora com 35 anos e o remédio pra mim tá fazendo uma diferença bem importante.
quanto a outros tratamentos, na verdade coisas que são imprescindíveis somar com o remédio é exercício físico regular, terapia, meditação é um ótimo exercício pra treinar o foco, aprender a esvaziar a mente.
@@alinesoares9791 na minha infância durante o período de férias escolares eu ficava sem os remédios. Até em fins de semanas e feriados eu não os tomavam. Não eram remédios tão baratos, então só os tomavam para a escola.
Mas durante esses períodos sem remédios e a volta de tomar eles nunca sentia diferença pessoal em mim mesmo.
Hoje em dia não vou mais no médico e não tomo mais remédios. Por vários motivos além da minha escolha pessoal de não querer mais tomar remédios e querer uma segunda opinião médica e outro método de tratamento.
Durante a minha infância eu praticava Judô. Mas não por motivos da minha TDAH, e sim por ter um esporte para praticar e cuidar da saúde e por eu ter me dado bem com a filosofia do esporte.
Fico feliz que você se sinta bem com o seu tratamento, mas hoje eu sinto que remédios seriam uma prisão para mim assim como o próprio TDAH.
@@alinesoares9791 na minha infância durante o período de férias escolares eu ficava sem os remédios. Até em fins de semanas e feriados eu não os tomavam. Não eram remédios tão baratos, então só os tomavam para a escola.
Mas durante esses períodos sem remédios e a volta de tomar eles nunca sentia diferença pessoal em mim mesmo.
Hoje em dia não vou mais no médico e não tomo mais remédios. Por vários motivos além da minha escolha pessoal de não querer mais tomar remédios e querer uma segunda opinião médica e outro método de tratamento.
Durante a minha infância eu praticava Judô. Mas não por motivos da minha TDAH, e sim por ter um esporte para praticar e cuidar da saúde e por eu ter me dado bem com a filosofia do esporte.
Fico feliz que você se sinta bem com o seu tratamento, mas hoje eu sinto que remédios seriam uma prisão para mim assim como o próprio TDAH.
😭 eu tava precisando ouvir isso, eu não tava aceitando nenhum pouco esse diagnóstico.....
Se eu tiver eu vou morrer sem saber. Porque me aceito do jeito que eu sou. Eu organizei minha mente pra ser como é hj. E é assim que eu gosto. Sem dizer que parece super legal se identifica e ETC. Mas em alguns aspectos da vida o diagnóstico que parece inofensivo pode destruí sua vida. Principalmente judicialmente. Isso serve para mim. Cada um escolhe o que acha que é bom pra si. Bjs.
Eu fui diagnosticada em 2012, mas desde criança minha vida era um inferno, eu era sempre a preguiçosa, sempre atrasada e até hoje isso é difícil pq ninguém entende a gente. Mas mesmo assim eu prefiro ser diferente 😝
Eu estou com quase 40 e descobrindo agora que tenho quase todos as características dd TDH, e sim te endendo quando vc diz que se sentia burra, a gente e tão atrapalhado e desajustado que chega a se odiar.
Me preocupa eu saber que não tenho 😂😂😂
Tenho coisas parecidas, mas não chega esse nivel. Dai eu não me entendo, sou introvertida e tenho muitas idéias, porém tenho equilíbrio ¯ também\_(ツ)_/¯
Tambem sou neuro divergente descobri depois do diagnóstico dos meus filhos...😂❤
Me descreveu mulher. Mas as vezes fico esgotada e sofro com isso....
Eu não consigo focar por muito tempo numa atividade sem ficar extremamente inquieto, para mim é mais cômodo tirar pequenos períodos do dia para realizar tal tarefa, um exemplo é a leitura, eu fico 30min lendo, o que da umas 20 páginas sem parar e eu já fico mortinho.
Tmj ❤
Dotação 🙋🏻♀️
No meu caso a identificação me trouxe uma tristeza profunda. Uma sensação de desperdício de vida. É a neurodiversidade mais incompreendida.
@bicho.cosmico mexe muito com a gente
Eu tbm tive diagnóstico de TDAH depois de adulta, porque desenvolvi comorbidades como depressão refratária, TAG e tpb, pela falta de tratamento do TDAH. Vai acontecer com todo mundo? Não. Eu só quero mostrar como é importante dar atenção e não é frescura.
Eu sou tea 1 de verdade até pelo histórico familiar que tem muitos até grau 3, mas tem tanto diagnóstico de tea que eu ñ quero mais kkkkk
Que fofo!
Vixi eu sou um pouco diaso aí! Jesusssssssss será!?😂
Sou autista e tem alto habilidades sou estereótipo dar aquele genio mais sou mega atrapalhar nao so calado com maioria do autista sou falar se mega organizado .
Minha mente tá sempre criando cenários e histórias super diferentes, sempre tenho ideias para histórias que eu só planejei, talvez eu tenha TDAH e mais alguma coisa que me impedi de ser produtivo, uma delas, é a preguiça.
Eu sou neuro divergente. É difícil mesmo minha pilha social dura 3 horas e olha lá 😢😅😅😅
Eu tenho autismo e no caso de início eu não achava que eu era diferente mas as pessoas me tratavam diferente e faziam questão de especificar muito bem pra mim e eu nunca entendi isso
Na escola eu tirava as melhores notas com pouco esforço, pq tipo umas 4 pessoas tiravam notas mais altas e escreviam mais nas aulas mas eu tinha dificuldade em escrever agr eu lembrava mt coisa das aulas e oq eu estudava antes das provas eu lembrava mt bem, eu só n tirava as melhores notas pq mts vezes n caía oq eu estudava ou o assunto era mt chato ai eu n gostava :p
Meu filho tem TDAH descobriu com 29 anos até lá sofreu muito com diagnóstico errado 😢
Eu me identifico em quase tudo. Menos ser antissocial. 😂
Descobri na gestação... mente cansada direto...
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
É engracada ate falando serio😂
Gostei
...... Incapaz de usar uma agenda 😅 😂😂😂 te entendo
Eu tenho 32 anos e estou em processo de investigação para saber se sou autista.
E como neurodivergentes conseguem manter um relacionamento? Estou há 10 anos solteira porque meu último ex disse "impossível conviver com alguem como vc" (na época eu nao sabia do TEA) e desde então não consigo me prender a ninguém, me apegar a ninguém...como vocês conseguem estar com alguém? Eu quero um relacionamento mas parece que ninguém aceita minha neurodivergência, parece que não sou digna de ser amada
Ou até três?
❤❤❤
Paladar e olfato de xman 😂 temos😊
É apenas mais uma optica. ,,,+ 1 lezeré
Assim mesmo
A questao nao é precisar saber
Nao é tipo:ah o meu QI é alto
É importante saber para entender a si msm,se adaptar,se proteger das formas possíveis
Ah tah, com trinta anos pesquisando na internet.....😅😅😅😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Cegueira temporal… eu tenhoooo
é o que eu tento explicar pra minha mae
❤
Deus abençoe seu ano de 2025.
Mas você sabia que pode ter os dois ao mesmo tempo?
Porquê não consigo comentar nos seus shorts? Fui bloqueado?
Tenho TDA, sem hiperatividade. Você é japonesa?
Alguém sabe se ela está falando sério ou o vídeo é só meme?
Caraca, eu acho que tenho TDAH
Aff
Ok, mas é só mais um rótulo.
Não é só um rótulo, é algo que pode te ajudar a se entender de forma muito melhor. Com o diagnóstico, é possível fazer tratamento pra controlar algumas coisas que te atrapalham no dia a dia (não vai te "curar", mas com certeza ajuda)
um fodase desse tamanho ✋️. .🤚