Opa! Que bom que gostou do vídeo! Logo logo vai ter vídeo novo com ESP32 quando eu iniciar a parte elétrica e automação da ampliação da nossa casa. Aproveita e assite os outros vídeos do canal pra dar uma força. Abraço!
Parabéns pelo vídeo , gostaria de saber se vc tem curso para iniciante, preciso fazer alguns projetos mais estou em dúvidas ,,, estou a procura de conhecimentos
Muito obrigado, Maurício! Infelizmente não tenho nenhum curso para iniciantes no momento, mas o que eu puder te ajudar é só ir comentando nos vídeos que vou te respondendo. Como não tenho muito tempo vou postando os vídeos conforme as necessidades que tenho nos projetos, mas com certeza assim você já vai conseguir aprender bastante. Espero que goste dos outros vídeos do canal. Abração!
Claro, vou te listar algumas utilidades dos Push Buttons que acho interessante: 1 - Controle de Iluminação: ligar e desligar luzes em uma sala ou ambiente específico. Alternar entre diferentes modos de iluminação (por exemplo, luzes fracas para leitura ou luzes brilhantes para trabalho, isso é muito bacana de se fazer); 2 - Interruptor de Energia: Ligar e desligar dispositivos eletrônicos ou eletrodomésticos, como ventiladores, aquecedores ou aparelhos de som; 3 - Controle de Portas e Portões; 4 - Interface de Controle de Dispositivos: navegar por um menu em um display LCD ou OLED, onde o push button serve como um botão de seleção. * Esta é uma das minhas preferidas!; 5 - Alternar entre os diferentes modos de casa inteligente que você pode criar (por exemplo, modo de ausência, modo de noite, etc...); Um Push Button pode aparentar se um componente simples, maaaaaas com um bom código de programação pode fazer coisas que as vezes nem imaginamos que poderiam ser feitas. Espero ter ajudado! E NÃO ESQUECE DE DAR UMA CONFERIDA NOS OUTROS VÍDEOS DO CANAL PRA DAR UMA FORÇA! ABRAÇO!
E como seria pra fazer push buttons que sejam reconhecidos pelo Windows como um controle de jogo configurável ? Ótimo vídeo ! Desde já agradeço pela resposta.
Fala Everton! Uma solução seria programar o ESP32 para funcionar como um dispositivo HID (Human Interface Device). Isso permitiria que o ESP32 fosse reconhecido pelo Windows como um controle de jogo ou outro dispositivo de entrada, como um teclado ou mouse. Aqui estão os passos básicos para fazer isso: 1 - Biblioteca ESP32 BLE HID: Use a biblioteca ESP32 BLE HID para configurar o ESP32 como um dispositivo HID. Essa biblioteca permite enviar dados de entrada para o Windows através de Bluetooth, imitando o funcionamento de um controle de jogo. 2 - Configuração dos Botões: Programe os push buttons conectados ao ESP32 para enviar diferentes comandos HID quando pressionados. Por exemplo, você pode configurar um botão para enviar um comando equivalente ao pressionar de um botão de controle de jogo. 3 - Teste no Windows: Depois de configurar, o Windows deve reconhecer o ESP32 como um dispositivo de controle de jogo configurável, e você poderá mapear os botões no software de configuração do Windows ou em jogos. Isso é uma solução mais avançada e requer algum conhecimento de programação e do funcionamento do protocolo HID, mas é perfeitamente possível de implementar. Se quiser pode utilizar o ChatGPT pra criar um código de exemplo. Espero ter ajudado! Abraço!
Vai ver sim, Wagner! Estamos fazendo a ampliação da nossa casa e vou utilizar o ESP32 pra fazer toda a automação deste novo espaço. Inclusive você pode acompanhar todo o andamento da obra e dos projetos que vou fazer aqui no canal. Abraço e obrigado pelo apoio mais uma vez.
Professor, estou utilizando botões de ferro e eles estão dando conflito por causa do touch. Estou usando eles como INPUT_PULLUP. Existe alguma forma de desabilitar o touch dos GPIOs?
Opa! Desculpa a demora, Danilo! 1 - Primeiro de tudo, mesmo que você tenha configurado os botões como INPUT_PULLUP, o contato com o ferro e o corpo humano pode estar introduzindo pequenas correntes ou capacitâncias que o ESP32 interpreta como um sinal, causando o comportamento inesperado. O ESP32 possui sensores de toque capacitivos, e o contato com o corpo ou materiais condutivos, como ferro, pode gerar ruído ou falsas leituras, especialmente se os pinos touch não estiverem desabilitados. 2 - É possível desabilitar a funcionalidade de touch nos pinos do ESP32 que possuem essa capacidade, caso esteja utilizando esses pinos como entradas digitais com INPUT_PULLUP. Quando um GPIO é configurado como touch, ele pode gerar conflitos com outras funções. Para resolver isso, você pode desabilitar o sensor de toque no pino específico com a função touch_pad_detach(). Aqui está um exemplo de como desabilitar o touch de um pino específico: ___________________________________________________________ #include void setup() { // Desabilitar o touch no GPIO que você está usando, por exemplo, o GPIO4 touch_pad_detach(TOUCH_PAD_NUM4); // Desabilita a função touch do GPIO 4 pinMode(4, INPUT_PULLUP); // Configura o GPIO4 como entrada digital com pull-up // Seu código para lidar com o push button... } void loop() { // Código principal } ___________________________________________________________ Se nenhuma destas funcionar, sugiro fazer o isolamento dos botões! Espero ter ajudado! Abraço!
@@IamTiagoBorsa Muito obrigado pela explicação. Mais uma coisa, ao tentar implementar ele diz que não encontra a função e como se o caminho do include fosse irrelevante: error: 'touch_pad_detach' was not declared in this scope; did you mean 'touch_pad_read'? Procurei no meu computador e encontrei a o arquivo em C:\Users\Admin\AppData\Local\Arduino15\packages\esp32\tools\esp32-arduino-libs\idf-release_v5.1-b6b4727c58\esp32\include\driver\touch_sensor\include\driver mas não sei como devo fazer para utilizá-lo. Agradeço novamente a ajuda.
Antes de tudo veja se a biblioteca está baixada e o nome dela está correto. O exemplo que te passei pode estar com o nome diferente. O nome da sua parece somente "driver". O erro ocorre porque a função `touch_pad_detach` não foi reconhecida no seu código. Certifique-se de que está utilizando a versão mais recente do core ESP32 no Arduino IDE e inclua corretamente o cabeçalho `#include "driver/touch_pad.h"`. Se a função não estiver disponível nessa versão, tente desabilitar os sensores touch com `touch_pad_deinit()`. Valeeeeeeu!
@@IamTiagoBorsa sim, estou usando a versão mais nova da IDE. Dentro do código do "driver/touch_pad.h" ele só tem uma chamada para o "driver/touch_sensor.h" e em nenhum dos lugares tem o método do detach. Eu usei o método touch_pad_deinit(), mas o problema continuou igual...
Danilo! Tenta pegar o código e jogar no ChatGPT, talvez ele te mostre onde está o erro e você consiga resolver. Só pra não ter que fazer uma análise completa no código. As vezes, em 2 minutos o teu código vai ficar 100%. Mais a frente vou postar mais projetos com ESP32. Tenho certeza que você vai gostar. Valeeeeeeu!
Tooop de mais obrigado por compartilhar conhecimento !!!!!! faz um acionando 4 reles pelo celular ou 4 PUSH BUTTON com sp32!!!!!!!!!!
Opa! Que bom que gostou do vídeo! Logo logo vai ter vídeo novo com ESP32 quando eu iniciar a parte elétrica e automação da ampliação da nossa casa. Aproveita e assite os outros vídeos do canal pra dar uma força. Abraço!
Haha... professor e suas aulas auto explicativa...Si alguna vez vemos a un maestro
jajajajaj Sempre AMIGO! Espero que les haya gustado el vídeo! Abrazo!
Esse é o meu professor
Hello! Que bom que gostou do vídeo! Abraço!
Parabéns pelo vídeo , gostaria de saber se vc tem curso para iniciante, preciso fazer alguns projetos mais estou em dúvidas ,,, estou a procura de conhecimentos
Muito obrigado, Maurício! Infelizmente não tenho nenhum curso para iniciantes no momento, mas o que eu puder te ajudar é só ir comentando nos vídeos que vou te respondendo. Como não tenho muito tempo vou postando os vídeos conforme as necessidades que tenho nos projetos, mas com certeza assim você já vai conseguir aprender bastante. Espero que goste dos outros vídeos do canal. Abração!
Bom dia professor, pode me explicar uma situação problema onde eu posso usar no dia a dia
Claro, vou te listar algumas utilidades dos Push Buttons que acho interessante:
1 - Controle de Iluminação: ligar e desligar luzes em uma sala ou ambiente específico.
Alternar entre diferentes modos de iluminação (por exemplo, luzes fracas para leitura ou luzes brilhantes para trabalho, isso é muito bacana de se fazer);
2 - Interruptor de Energia: Ligar e desligar dispositivos eletrônicos ou eletrodomésticos, como ventiladores, aquecedores ou aparelhos de som;
3 - Controle de Portas e Portões;
4 - Interface de Controle de Dispositivos: navegar por um menu em um display LCD ou OLED, onde o push button serve como um botão de seleção. * Esta é uma das minhas preferidas!;
5 - Alternar entre os diferentes modos de casa inteligente que você pode criar (por exemplo, modo de ausência, modo de noite, etc...);
Um Push Button pode aparentar se um componente simples, maaaaaas com um bom código de programação pode fazer coisas que as vezes nem imaginamos que poderiam ser feitas.
Espero ter ajudado! E NÃO ESQUECE DE DAR UMA CONFERIDA NOS OUTROS VÍDEOS DO CANAL PRA DAR UMA FORÇA!
ABRAÇO!
E como seria pra fazer push buttons que sejam reconhecidos pelo Windows como um controle de jogo configurável ?
Ótimo vídeo ! Desde já agradeço pela resposta.
Fala Everton!
Uma solução seria programar o ESP32 para funcionar como um dispositivo HID (Human Interface Device). Isso permitiria que o ESP32 fosse reconhecido pelo Windows como um controle de jogo ou outro dispositivo de entrada, como um teclado ou mouse.
Aqui estão os passos básicos para fazer isso:
1 - Biblioteca ESP32 BLE HID: Use a biblioteca ESP32 BLE HID para configurar o ESP32 como um dispositivo HID. Essa biblioteca permite enviar dados de entrada para o Windows através de Bluetooth, imitando o funcionamento de um controle de jogo.
2 - Configuração dos Botões: Programe os push buttons conectados ao ESP32 para enviar diferentes comandos HID quando pressionados. Por exemplo, você pode configurar um botão para enviar um comando equivalente ao pressionar de um botão de controle de jogo.
3 - Teste no Windows: Depois de configurar, o Windows deve reconhecer o ESP32 como um dispositivo de controle de jogo configurável, e você poderá mapear os botões no software de configuração do Windows ou em jogos.
Isso é uma solução mais avançada e requer algum conhecimento de programação e do funcionamento do protocolo HID, mas é perfeitamente possível de implementar. Se quiser pode utilizar o ChatGPT pra criar um código de exemplo.
Espero ter ajudado! Abraço!
Quero ver como acessar o Esp32 pela internet
Vai ver sim, Wagner! Estamos fazendo a ampliação da nossa casa e vou utilizar o ESP32 pra fazer toda a automação deste novo espaço. Inclusive você pode acompanhar todo o andamento da obra e dos projetos que vou fazer aqui no canal. Abraço e obrigado pelo apoio mais uma vez.
Professor, estou utilizando botões de ferro e eles estão dando conflito por causa do touch. Estou usando eles como INPUT_PULLUP. Existe alguma forma de desabilitar o touch dos GPIOs?
Opa! Desculpa a demora, Danilo!
1 - Primeiro de tudo, mesmo que você tenha configurado os botões como INPUT_PULLUP, o contato com o ferro e o corpo humano pode estar introduzindo pequenas correntes ou capacitâncias que o ESP32 interpreta como um sinal, causando o comportamento inesperado. O ESP32 possui sensores de toque capacitivos, e o contato com o corpo ou materiais condutivos, como ferro, pode gerar ruído ou falsas leituras, especialmente se os pinos touch não estiverem desabilitados.
2 - É possível desabilitar a funcionalidade de touch nos pinos do ESP32 que possuem essa capacidade, caso esteja utilizando esses pinos como entradas digitais com INPUT_PULLUP. Quando um GPIO é configurado como touch, ele pode gerar conflitos com outras funções. Para resolver isso, você pode desabilitar o sensor de toque no pino específico com a função touch_pad_detach().
Aqui está um exemplo de como desabilitar o touch de um pino específico:
___________________________________________________________
#include
void setup() {
// Desabilitar o touch no GPIO que você está usando, por exemplo, o GPIO4
touch_pad_detach(TOUCH_PAD_NUM4); // Desabilita a função touch do GPIO 4
pinMode(4, INPUT_PULLUP); // Configura o GPIO4 como entrada digital com pull-up
// Seu código para lidar com o push button...
}
void loop() {
// Código principal
}
___________________________________________________________
Se nenhuma destas funcionar, sugiro fazer o isolamento dos botões!
Espero ter ajudado! Abraço!
@@IamTiagoBorsa Muito obrigado pela explicação. Mais uma coisa, ao tentar implementar ele diz que não encontra a função e como se o caminho do include fosse irrelevante:
error: 'touch_pad_detach' was not declared in this scope; did you mean 'touch_pad_read'?
Procurei no meu computador e encontrei a o arquivo em C:\Users\Admin\AppData\Local\Arduino15\packages\esp32\tools\esp32-arduino-libs\idf-release_v5.1-b6b4727c58\esp32\include\driver\touch_sensor\include\driver mas não sei como devo fazer para utilizá-lo.
Agradeço novamente a ajuda.
Antes de tudo veja se a biblioteca está baixada e o nome dela está correto. O exemplo que te passei pode estar com o nome diferente. O nome da sua parece somente "driver".
O erro ocorre porque a função `touch_pad_detach` não foi reconhecida no seu código. Certifique-se de que está utilizando a versão mais recente do core ESP32 no Arduino IDE e inclua corretamente o cabeçalho `#include "driver/touch_pad.h"`. Se a função não estiver disponível nessa versão, tente desabilitar os sensores touch com `touch_pad_deinit()`.
Valeeeeeeu!
@@IamTiagoBorsa sim, estou usando a versão mais nova da IDE. Dentro do código do "driver/touch_pad.h" ele só tem uma chamada para o "driver/touch_sensor.h" e em nenhum dos lugares tem o método do detach.
Eu usei o método touch_pad_deinit(), mas o problema continuou igual...
Danilo! Tenta pegar o código e jogar no ChatGPT, talvez ele te mostre onde está o erro e você consiga resolver. Só pra não ter que fazer uma análise completa no código. As vezes, em 2 minutos o teu código vai ficar 100%. Mais a frente vou postar mais projetos com ESP32. Tenho certeza que você vai gostar. Valeeeeeeu!