COMO DEVE SER O FUNERAL DE UM DEVOTO DE ORIXÁ? - Orgulho Ancestral
Вставка
- Опубліковано 14 січ 2025
- Os rituais fúnebres são elementos essenciais tanto no Candomblé quanto no culto tradicional yorùbá, pois são vistos como formas de honrar e assegurar a passagem adequada dos espíritos dos falecidos para o além. @orgulhoancestral
Esses rituais são impregnados de significados profundos, refletindo a crença na continuidade da vida após a morte e na importância da ancestralidade.
No Candomblé, os rituais fúnebres são conhecidos como axexê e variam conforme a nação (Ketu, Jeje, Angola, etc.). A principal função do axexê é assegurar que o espírito do falecido, faça uma transição pacífica para o reino dos ancestrais, evitando que ele se torne um espírito perturbador.
No culto tradicional yorùbá, a morte é vista como uma transição para a vida ancestral, e os rituais fúnebres são detalhadamente planejados para assegurar que o falecido encontre um lugar apropriado entre os ancestrais.
O enterro é realizado com grande reverência, e o local do sepultamento é considerado sagrado. Itens pessoais do falecido e objetos rituais são colocados junto ao corpo para acompanhar o espírito em sua jornada.
Após o período de luto, uma festa de celebração da vida do falecido é realizada, marcando a aceitação de sua transição para o mundo dos ancestrais e garantindo que sua memória seja honrada.
Esses rituais fúnebres são, portanto, essenciais para a manutenção da harmonia espiritual e comunitária, representando uma ponte entre o mundo dos vivos e o dos ancestrais.
Link do vídeo - • COMO DEVE SER O FUNERA...
Link do canal - / @orgulhoancestral
LINK DO E-BOOK "CANDOMBLÉ E UMBANDA - POUCA OU NENHUMA SEMELHANÇA?" - hotm.art/cnXVZEg
Bàbáláwo Ifátimiléhìn Ogbefun Agbole Obemo André, tem uma longa história e experiência dentro da religiosidade africana. Começou bem jovem, ainda criança na Umbanda, através de seus pais, depois se iniciou no Candomblé, e posteriormente, no culto tradicional yorùbá, mais específicamente no culto de Ifá. As religiões de matriz africana, sempre estiveram muito presentes em sua vida.
É um estudioso incansável dessas tradições da ancestralidade africana, principalmente a ancestralidade Yorùbá, a qual é sacerdote de Ifá e Orixá.
Criou esse canal no UA-cam, no final de 2022, com a intenção de levar às pessoas muita informação sobre os cultos afro, orixás, ifá e também quebrar alguns mitos que ultrapassam gerações, mas que não condizem com a verdadeira tradição de orixás.
Tem como objetivo manter viva essa tradição, através do Instituo Cultural Orgulho Ancestral, fundado também em 2022.
Nosso canal, é a casa do axé! Seja sempre bem-vindo aqui!
Para consulta oracular, entre em contato pelo WhatsApp do tempo Ijo Ifá Ofun Otura (19) 98196 1258
#espiritualidade #curiosidades #orixas #orgulhoancestral #funeral #yoruba #candomblé #axexe
Aprofunde o seu conhecimento sobre as diferenças entre a Umbanda e o Candomblé, baixando o e-book "UMBANDA X CANDOMBLÉ - POUCA OU NENHUMA SEMELHANÇA?" - Clique no link e bons estudos - hotm.art/cnXVZEg
Motumba baba muito exclarecido esses assuntos. Axe.
Adorei Sempre disse isso:"quero dar minha última contribuição à terra"! Que bom saber que não estou errada. 😊
Muito bom
Espero mais assunto sobre esse assunto.
Motumbá baba, o rito de carrego e o axexê é a mesma coisa? Desde agradeço
Olá, Babá! Tudo bem? E quando a pessoa nasce, tem ritual?
@@suiam.s1789 tudo bem e vc? Sim! Tem sim, mas nos cultos afro-brasileiros, não. A não ser o batismo. No Yorùbá tem o esentaiye!
@@orgulhoancestral Obrigada, Babá! 🙏🙌
Só que ninguém fala para os filhos e acaba tudo ruim ,tem muitos que tem o árbto de fazer segredo .
Benção. Só que tem um grande porém no axexê, muitos cobram um valor enorme pra fazer os ritos. Já vi cobrarem 10/20 mil reais pra fazer o ritual. E se a família do iniciado não é da religião? E mais ainda, e se não tem esse valor pra pagar?
@@diogomeira436 Ọ̀runmìlà te abençoe. Por isso digo que é importante a pessoa se preparar. Realmente existem valores excessivos. Cabe a pessoa se preparar, fazer um caixa conforme suas condições, conversar e avisar a família, conversar com seus sacerdotes, enfim, há meios de se preparar para isso. Apenas considerando que faz parte dos ritos da religião. Na hora de se iniciar também não é barato, mas todo início tem um fim, né?... Cabe a cada um.