Democracia só sobrevive na moderação | Ponto de Partida

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • Possivelmente a esquerda não tenha percebido que, longe da democracia, num país conservador como o Brasil, ela não tem qualquer chance de chegar ao poder. E é por isso que tolera ações profundamente antidemocráticas como as do deputado Glauber Braga, disposto a expulsar com violência quem não gosta do Parlamento e pedir em discurso a aniquilação de um grupo do qual não gosta.
    _
    PONTO DE PARTIDA
    Segunda, quarta e sexta, aqui no UA-cam.
    / meioemvideo
    _
    MEIO
    O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no UA-cam do Meio. Inscreva-se!
    🏆 Assine o Meio Premium: bit.ly/meiopre...
    ✅ Assine o Meio Gratuito: bit.ly/meiogratis
    🧑‍🎓 Conheça os Cursos do Meio: bit.ly/cursosmeio
    👕 Conheça a Loja do Meio: bit.ly/lojameio
    Ponto de Partida também em podcast: open.spotify.c...
    #centro | #esquerda | #Brasil | #política | #Meio

КОМЕНТАРІ • 481

  • @Meio
    @Meio  4 місяці тому +4

    Nossa pesquisa anual está encerrada. Agradecemos a todos que reservaram um pouco do seu tempo para nos ajudar a tornar o Meio cada vez melhor. Obrigado!

  • @maryhelen5able
    @maryhelen5able 4 місяці тому +5

    “Quem é que sai no braço?”😅. Que maravilha ouvir isso. Me senti especialmente representada nesse trecho. Mas no geral: que vídeo de sexta-feira necessário! Vale pra vida, renova a esperança de que um dia as pessoas possam voltar a ser mais moderadas e me enche de bons argumentos para os almoços em família. Valeu, Pedro! Que bom que o Meio existe.

  • @terezaflorentino6302
    @terezaflorentino6302 4 місяці тому +13

    Pedro te entendo perfeitamente entre Lula e Bolsonaro não tem o que pensar é fechar os olhos e apertar o 13 com força. Se querem uma direita que me apresentem uma descente pq bolsonarismo está fora do jogo democrático e se está fora da democracia não contem comigo 😮😮😮😮😮

  • @marcelosaccardo738
    @marcelosaccardo738 4 місяці тому +7

    Toda solidariedade ao Glauber.

    • @Jcarlos19752
      @Jcarlos19752 4 місяці тому +3

      Que ele seja devidamente cassado com toda solidariedade e amor

    • @advocaciabarretos7786
      @advocaciabarretos7786 4 місяці тому +3

      Todo apoio ao Glauber. MBL é grupo de intolerantes e extremistas.

    • @padrekelson1287
      @padrekelson1287 4 місяці тому

      ​@@advocaciabarretos7786 Pessoa mais democrática da esquerda:

    • @antessodoquemalacompanhado7560
      @antessodoquemalacompanhado7560 4 місяці тому +3

      O gado que reclama que o outro lado quer golpe é o mesmo que deseja SOLIDARIEDADE a quem quer exterminar o outro lado kkkkk. É hilário como a face de golpista se mostra fácil ahhahah

  • @FernandoCoelhoMS
    @FernandoCoelhoMS 4 місяці тому +5

    Beneficio-me muito ao assistir a seus vídeos. Muito grato por isso.

  • @RodrigoBandeiradeLuna
    @RodrigoBandeiradeLuna 4 місяці тому +3

    Legal que respondeu ao meu comentário! Valeu! Pra esclarecer, eu sou dos que são criticados por conversar com gente diferente e também sou de centro, com um viés para a esquerda. Dito isso, claro que estamos mais intolerantes do que antes e incapazes de conversar com os diferentes. Claro que isso é uma ameaça à democracia. Não tenho dúvida disso. O meu ponto é que, menos do que o crescimento da nossa dificuldade de conversar (acho que concordamos que nunca fomos tão bons nisso), o problema é que agora tem mais gente se manifestando com pontos de vista mais variados etc. e, por isso, estamos tendo mais dificuldade em conversar. Ou seja, não é que tenhamos nos tornado menos tolerantes, mas que a demanda por tolerância aumentou, o desafio aumentou. É isso. Vamos em frente!

    • @sb_takether
      @sb_takether 4 місяці тому +1

      Esta demanda aumentou mesmo e nunca fomos coletivamente tão bons nisso...

  • @hgprj
    @hgprj 4 місяці тому +6

    Tenho a impressão de que é isso mesmo: pessoas de direita e esquerda "passam pano" para as barbaridades de seus ídolos e protestam se a mesma barbaridade for cometida pelo "outro". Esse apagão de lógica e bom sendo é comum a tanta gente boa que conheço, que me sinto um alienígena dentro do meu próprio país.

  • @mariaeugeniarocha6364
    @mariaeugeniarocha6364 4 місяці тому +7

    As pessoas precisam aprender que nao ha democracia sem oposição. O regime que existe em oposição e o autoritarismo e o totalitarismo

    • @vortex-lr31
      @vortex-lr31 4 місяці тому

      Mas o Glauber é um democrata.. ele adjetiva quem pensa diferente e sugere aniquilar o coleguinha.

  • @ailtonmaia6875
    @ailtonmaia6875 4 місяці тому +8

    Ué Pedro, o Kassab fez pior que o Glauber quando foi prefeito de São Paulo, ele escorraçou um manifestante ameaçando agredi-lo e perseguindo este senhor até alguém intervir. E eu não me lembro de ninguém pedir o seu impedimento, ou ao menos o advertir.

    • @Odisseu_AOE
      @Odisseu_AOE 4 місяці тому

      Pois é. Fatos acabam c narrativas frageis…

    • @smogunner
      @smogunner 4 місяці тому

      E...? Como a inação em um caso anterior justifica o caso foco do vídeo?

    • @antessodoquemalacompanhado7560
      @antessodoquemalacompanhado7560 4 місяці тому

      "Nã9 lembro de ter visto". Kkkkkk. Ou seja, se o cara pálida não viu então não aconteceu. Parece o gado do bozo que qualquer coisa mugia "mas e o PT". O outro político estar errado não faz seu deus político certo. Parece que precisa desenhar

    • @antessodoquemalacompanhado7560
      @antessodoquemalacompanhado7560 4 місяці тому

      @@smogunner não explica, é só desculpa infantil, incrível como gente adulta fanatizada se comporta IGUALZINHO crianças de sexta série

  • @AlessandroAssisAloissis
    @AlessandroAssisAloissis 4 місяці тому +2

    Pedro, Simon Sinek ficou famoso com o bordão “people don’t buy what you do, they buy why you do it”. Sou assinante do Meio há anos e acompanho o canal no UA-cam desde a pandemia. Você me traz muitos insights relevantes, significativos e imagino que outras pessoas se sentem assim também. Gosto - e acho que até me orgulho - de fazer parte dessa coisa que o Meio promove.
    Sou professor e coordenador pedagógico de uma escola e me vejo tocado pela sua msg recorrente de que “precisamos conversar”. É uma msg simples, mas carregada, até onde consigo ler, de autenticidade. Não vejo outros jornalistas deixarem isso tão evidenciado, marcado, destacado quanto você.
    Há tempos queria escrever e deixo pra depois. Mas esse vídeo me fez conectar o tema das discordância do público aqui no UA-cam com outra coisa que não parece tão diretamente ligada: o livro do Karnal e Luiz Estevam (Preconceito: uma história). Em particular, o capítulo que trata da história das teorias raciais (não necessariamente racistas, mas aquelas que tentaram dividir a humanidade em raças utilizando argumentos sistemáticos).
    Essas formulações pseudocientíficas são o caso mais radical de viés da confirmação de que me lembro. Os autores falam de como adaptamos ideias, conceitos e conhecimento de forma a categorizá-los, encaixando-os numa versão mais ou menos cômoda ou que ecoa o que já “sabíamos”. É triste e terrível, mas incrivelmente humano, em toda sua potência para a bobagem.
    Mas o mais aterrorizante é como isso vai servindo de esboço inicial para algo que depois se concretiza em extermínio, aniquilação. Campos de concentração não começam sem antes um punhado de propaganda, sem um aparato teórico que dê suporte, que explique, que justifique. E é aqui que faço uma conexão meio indireta com a coisa toda da polarização.
    A gente começa separando o fascista do democrático, o cara da extrema-direita com o democrata. Tá justificado, há um monstro à solta. Mas de repente, eu estico um pouco a corda e englobo como “extrema-direita” outras coisas: MBL, por exemplo. Chamo de fascista o Glenn Greenwald, aceito com mais tranquilidade a detonação coletiva da J.K. Rowling. Ou seja, o caso do Glauber Braga parece um sintoma dessa justificação teórica que tá embebida de viés da confirmação: eu quero muito que o MBL seja tosco, equivocado e, no limite, expurgado. Equiparo aquilo que não quero com nazismos e afins e não me parece que não tenho razão. Assim como era muito óbvio para o europeu do séc. XIX que africanos e povos originários da América pertenciam a uma categoria claramente menos civilizada, evoluída. É menos uma “maldade” e mais uma espécie de ponto cego - com consequências assombrosas.
    Você fala sobre o fato de que ser tolerante com o deputado é o tal “dois pesos e duas medidas” e concordo! Mas da perspectiva da pessoa que tolera o Glauber Braga fazendo o que fez, ela não tá pesando de forma diferente, pq encaixou o MBL na categoria daquilo que não pode existir, uma espécie de pedófilo, nazista, estuprador. A gente amplia a definição destas quase unanimidades pra satisfazer nosso preconceito. E não pensamos nem por um minuto que estamos praticando uma violência que, no mínimo, PODE ser injusta.
    Fico imaginando como é que a gente toca nas pessoas - e, mais importante, em nós mesmos - para percebermos nossos pontos cegos. Como é que a gente se avisa que estamos nos ferindo mais que o necessário?

  • @dulceveloso4107
    @dulceveloso4107 4 місяці тому +4

    A perseguição do MBL e Bolsonaristas está passando dos limites humanos de aceitação. É nesse contexto que gostaria de uma análise de alguém que se diz moderado.

    • @henriqueleijoto9285
      @henriqueleijoto9285 4 місяці тому +3

      Você não quer a análise de alguém que se diz moderado: nesse ponto, já virou uma mentira para si própria, Dulce!

  • @user-gs3sp4jz7f
    @user-gs3sp4jz7f 4 місяці тому +6

    Se alguem de direita fizesse o que o glauber fez em 2 segundos seria chamado de facista mas quando é de esquerda não recebe o jargão.

  • @hgprj
    @hgprj 4 місяці тому +3

    Parabéns pela análise.

  • @nishimuraraphael
    @nishimuraraphael 4 місяці тому +1

    Literalmente todos os Ponto de Partida dessa semana foram sensacionais e completamente necessários! Parabéns Pedro pela paciência e didática em explicar temas tão complexos e polarizantes, sem se deixar levar pela torcida de um ou de outro lado!

  • @renatorostas
    @renatorostas 4 місяці тому +6

    Pedro, eu te perguntei qual é a sua opinião sobre o Kim, você não respondeu. Fácil entender, são milhões (torço para ser verdade) de comentários, o meu foi tão simples, quase invisível, mas eu vendo este teu comentário, acho que tive a resposta, não aquela que eu queria ouvir, mas me senti respondido. Agora eu queria saber a sua opinião sobre a Tabata Amaral, o que pensa dela? Eu tenho uma grande esperança nela e no Kim, não compartilho das ideias de ambos, mas vejo neles uma esperança para a nossa Democracia. Parabéns. P.S. Já assinei o Meio, mas tive que suspender pois a grana acabou.

    • @pedrodoria74
      @pedrodoria74 4 місяці тому +4

      Me parece um deputado correto.

  • @sgutocl
    @sgutocl 4 місяці тому +5

    Pedro, a figura vem o provocando há muito tempo... chega uma hora que a paciência acaba, embora simbolicamente é demasiadamente estranha a expulsão.

    • @lambyzomem
      @lambyzomem 4 місяці тому +1

      Quando eu tiver dirigindo no trânsito é alguém me fechar vou sair na porrada com o cara, em minha defesa alego que fui provocado.
      Que passada de pano idiota. 😂

  • @ricardocoelho5824
    @ricardocoelho5824 4 місяці тому +2

    Concordo completamente com suas opiniões!

  • @valdeteformentin7223
    @valdeteformentin7223 4 місяці тому +4

    As empresas religiosas, dos empresários da fé foram as piores organizações que apoiaram o mimtuu.

  • @fernandolauris4618
    @fernandolauris4618 4 місяці тому +5

    Que comentário cheio de soberba: "Eu entendi o que você disse, mas você não entendeu o que eu disse."
    Só você entende as coisas?
    Assim é difícil conversar.

    • @laschicas431
      @laschicas431 4 місяці тому

      Não esquenta, acho que o Pedro não digeriu sua pergunta. No fim, ele é muito Fantástico. Graças a esse cara eu caí na real e vi que Bolsonaro não passa de Bosta

  • @rosemirbarbosadasilva5489
    @rosemirbarbosadasilva5489 4 місяці тому +1

    Muito bom, sua fala me instruir para conviver na sociedade, onde estamos todos juntos.

  • @aguiarbarbosa1
    @aguiarbarbosa1 4 місяці тому +5

    Esse cara do MBL foi o mesmo que estava entrando com seguranças armados em universidades e provocando estudantes. Não acho que o que o Glauber fez é nem concordo com algumas coisas que ele diz, mas não concordo que o MBL seja uma direita infantilizada, esse procedimento de abordar as pessoas é ficar provocando vai levar a uma tragédia qualquer hora.

    • @vortex-lr31
      @vortex-lr31 4 місяці тому +1

      Não amigo. O cara entrou na universidade pra questionar baderneiro de peito aberto. Não houve segurança em nenhum dos eventos. E fez o certo, todo cidadão deveria prezar por ambiente salubre nas universidades, afinal todos pagam pra que sejam centros educacionais e não clubes de pixação e uso de droga.

  • @renatoevaristo9696
    @renatoevaristo9696 4 місяці тому +4

    4:30 as relações sociais mudaram e você Pedro, sabe o porquê. As mídias sociais com os seus algoritmos fechados que fomentam o ódio se tornaram grandes demais. Não teremos mais a sociabilidade dos anos pré popularização dessas mídias, pois está sendo impossível ter razoabilidade em uma conjuntura onde um dos principais meios de comunicação é arquitetado (e se ganha muito dinheiro) para brigarmos o tempo todo. E isso é só o começo, pois somos as primeiras gerações a conviver com isso, ou veja, não há precedentes na história e portanto não sabemos o quão nocivo serão seus efeitos. Em resumo, não poderíamos ter deixado as as gigantes da tecnologia ter tanto poder a ponto de controlar as redes dessa forma e os algoritmos precisam ser abertos para tentarmos consertar o estrago feito e redesenhar as redes para que deixem de lucrar através da propagação do ódio. Particularmente não acredito que isso será feito, talvez seja só pessimismo meu e tomara que seja, portanto só nos resta se adaptar.

  • @RogerioMancilia
    @RogerioMancilia 4 місяці тому +1

    Comentários muito lúcidos, parabéns! Curto muito o Meio.😊

  • @brancadecastro7754
    @brancadecastro7754 4 місяці тому +2

    Você é ótimo! Um dos poucos analistas com capacidade crítica e visão sistêmica dentro desse espaço e tempo de pouca reflexão e muito autoritarismo disfarçado de ambos os lados.
    E não estou dizendo só porque concordo com quase tudo o que diz mas também porque me assombra não poder expressar mais naturalmente o que penso. Virou um pesadelo.
    Não sou isso e nem sou aquilo. Fiz parte de uma geração que tinha sonhos humanistas , progressistas , como dizem hoje, voltada para o coletivo e distante dessa forma narcisista e burra de olhar o mundo. Obrigada pelos vídeos inteligentes!

  • @MirrorRunn3r
    @MirrorRunn3r 4 місяці тому +2

    Admito que comecei a pensar se eu estava errado por n achar normal nem correta a reação de agredir fisicamente porque "xingou a mãe" ou "porque ninguém tem sangue de barata". Esse vídeo me ajudou a reorganizar as ideias.

  • @gilcimarsv
    @gilcimarsv 4 місяці тому +4

    Você defende a Democracia do Alexandre de Moraes e do "perdeu mané" do ministro Barroso?

  • @cesariooliveira182
    @cesariooliveira182 4 місяці тому +2

    Temos No Brasil a ABI, FENAI, FENAI, SJSC, SJPRJ e AIB Para Filiação de Todos Os Jornalistas De Todo O Brasil, Sempre Pela Democracia e Liberdade de Imprensa e de Expressão no Brasil, 2024.

  • @zinnerbr
    @zinnerbr 4 місяці тому +3

    Acredito que o centro tenha se encolhido devido a políticas públicas voltadas muito para a esquerda, muitas vezes o grupo dito de esquerda, uma minoria que ganhou um poder gigantesco, açoitava os de centro chamnado-os de insentões e com isso estamos nesse fla flu. O Centro foi esquecido por um lado e pelo outro nos últimos tempos.

  • @facelen4321
    @facelen4321 4 місяці тому +3

    Pedro, eu pensei sobre a questão do momento de exceção que você mencionou semana passada. Em primeiro lugar eu acho que a gente tem que definir o termo "momento de exceção" porque ele pode ser confundido e/ou instrumentalizado pela extrema direita que alega que estamos num "regime de exceção". Como eu entendi o termo e o seu sentido é o seguinte: o momento de exceção que vivemos ou ainda estamos vivendo é de um intenso ataque à democracia, sob pretexto de defender valores fundamentais que a definem, como a liberdade de expressão. E isso justificaria uma "mão mais pesada do judiciário". Veja nós não estamos afirmando que o judiciário foi arbitrário, mas que ele usou os institutos legais de que dispõe in extremis. Concordo. Decisões liminares não são decisões arbitrárias, mas é preciso que venha o julgamento do mérito e que se faça luz a todos os argumentos jurídicos. Fazer um processo correr em sigilo também é um instrumento importante, mas há que se ter limites. O meu ponto maior aqui é que podemos criticar o sistema e a interpretação que está sendo dada? Sim, mas esse não é um debate jurídico. O debate jurídico no seu sentido estrito se dá nas cortes, dentro do contraditório. Agora, o que temos que debater é como nossa democracia funciona: devemos limitar as decisões liminares, devemos limitar o uso do sigilo, devemos limitar os poderes dos magistrados? Essas são discussões que devem se dar em outro terreno: no Legislativo, com os representantes eleitos para tanto (PECs, Leis, etc.), sempre lembrando que eles não podem mexer em cláusulas pétreas e que uma nova CF, nesse momento, está fora de cogitação.
    Mas voltando ao momento de exceção. Cara, o governo Lula não está empolgando, não tem uma plataforma nova para o país, a extrema direita se organizando em âmbito internacional com força, Trump perigando. Eleições para o parlamento europeu dominadas pela extrema direita em alguns países. A era dos grandes impérios perigando "voltar": imperio russo, imperio persa, imperio chines, uma tentativa de volta ao imperio otomano e a superpotencia americana e suas ambivalencias. (ou plurivalencias). A desinformação nunca esteve tão presente. As pessoas mais moderadas, começando a integrar argumentos que eram inaceitáveis há alguns anos (sobre educação, gênero e diversidade, segurança, etc.). Enfim, vamos ver o que vai dar. Mas acho que ainda precisamos de uma mão pesada para conter os mais extremistas e para que possamos voltar a umdebate político normal

  • @psicologojoaolopes
    @psicologojoaolopes 4 місяці тому +4

    Acho que Pedro se sente no atual cenário político, sendo julgado por cada extremo, como eu me senti a vida toda sendo pardo. Nem preto o suficiente para os pretos, nem branco o suficiente para brancos.

    • @leonardosan5638
      @leonardosan5638 4 місяці тому

      Vc é branco o suficiente pra mim 🙂 rsrs brincadeiras à parte... Acredito que o Pedro esteja sendo julgado por cada lado, mas nenhum deles são extremos.

  • @RicardoSilvaNerdArrow
    @RicardoSilvaNerdArrow 4 місяці тому +9

    Olha
    Desculpe
    Mas o MBL ou nenhum cidadão tem o direito de perseguir ou importunar outros
    Ou não deveria ter
    Pra mim oque o MBL faz perseguindo pessoas é anti democrático sim
    É tentar atrapalhar a democracia e a convivência harmoniosa entre as diferentes correntes de pensamento
    Mas pode passar o pano aí
    Abraços

    • @jeffersonmartinsdossantos3956
      @jeffersonmartinsdossantos3956 4 місяці тому +3

      Quando as esquerdas fazem isso nas universidades, vocês não reclamam. Eu sou das antigas, em 2008 se tenta-se um congresso conservador na USP você teria área invadida e poderia tomar umas porradas. Então não me vem com esse papo que o MBL faz é ruim, que antes deles existirem como movimento, a turma que hoje é poder fazia o mesmo.
      Eu acho ridículo o que MBL fazem, importunando seus adversários. Não adianta tentar convencer quem já é o extremo oposto, é igual religião é de difícil conversão.

    • @brunoarruda9916
      @brunoarruda9916 4 місяці тому +1

      Se o Glauber estava sendo perseguido ou importunado de uma maneira que infrigia seus direitos, que recoresse às devidas autoridades. Não acho que estivesse, mas se estava, errou de qualquer forma.

    • @danielgoncalveslima9350
      @danielgoncalveslima9350 4 місяці тому

      ​@@brunoarruda9916recorrer?.?. Ah, tá

    • @RicardoSilvaNerdArrow
      @RicardoSilvaNerdArrow 4 місяці тому

      @@jeffersonmartinsdossantos3956 Eu citei as esquerdas no meu texto? Eu falei que nunca houve isso na história do Brasil? Fugiu do tema, e o MBL continua sendo extremista de direita, e era apenas sobre eles meu texto. Abraços

    • @RicardoSilvaNerdArrow
      @RicardoSilvaNerdArrow 4 місяці тому

      @@brunoarruda9916 Eu citei o Glauber no meu texto? Eu disse que ele estava correto? Parece que não, fugiu do tema, e o MBL continua sendo extremista de direita, e era apenas sobre eles meu texto. Abraços

  • @pati_guerra
    @pati_guerra 4 місяці тому +9

    Me identifico como de esquerda. E o problema da esquerda está em considerar esse o único espectro possível. O equilíbrio democrático no Brasil depende de uma nova direita representativa, séria, coesa. Só assim uma grande parcela da população se sentirá acolhida e estará menos vulnerável a discursos reacionários e manipuladores... Sobre o Glauber, é grave e absolutamente inaceitável. Falta de liturgia, demonstração de descontrole e nivelar muito baixo a responsabilidade parlamentar.

    • @Odisseu_AOE
      @Odisseu_AOE 4 місяці тому +2

      C todo respeito, a esquerda hj é mto mais democratica e faz dialogo q a direita. Um exemplo é ver como Lula fez a coalizão p ganhar a eleição.

    • @vortex-lr31
      @vortex-lr31 4 місяці тому

      @@Odisseu_AOE Lula fez coalizão não pq é um democrata, pq precisou pra vencer senão perderia (e ganhou por pouco) de um im un do como Bolsonaro. Lula fosse um democrata não estenderia tapete vermelho pra ditadores amigos.

    •  4 місяці тому

      A direita no Brasil nunca foi democrática, não é agora que magicamente passará a ser.

  • @dududias29
    @dududias29 4 місяці тому +7

    Eu concordo plenamente com o que você diz em relação ao Glauber. Acho uma pena, um deputado tão importante de uma nova esquerda, ter perdido a cabeça, mas concordo contigo que isso é caso para cassação do mandato. O problema é que a violência está escalando a tal ponto que temos uma deputada que correu armada atrás de um homem há quase 1 ano e meio e ainda está lá. Me parece que dependendo da vontade e dos interesses do Lira e de um Conselho de Ética fraco e omisso, é mais provável a cassação de quem chutou uma bunda do que de quem correu armada atrás de um eleitor. Isso é 2 pesos e duas medidas. Há parlamentares da extrema-direita cometendo crimes diariamente nessa legislatura e não acho que vão perder o mandato, não no que depender desse corporativismo que estamos assistindo. Qual a possível solução pra isso?

  • @sheilah_
    @sheilah_ 4 місяці тому +3

    Concordo que o deputado Glauber Braga errou feio ao reagir ao provocador do MBL, e agravou o erro ao, em seguida, discursar defendendo o aniquilamento de quem for, liberais e fascistas. Entregou justamente mais do que o provocador buscava, e que assuma as consequências do que fez e disse, numa sequência de erros e falas graves. Infelizmente colocou seu cargo em risco. Dito isso, essa foi uma postura isolada do deputado, portanto discordo quando o Pedro diz que ele é de extrema esquerda, como se este episódio representasse toda a trajetória e posicionamento do Glauber Braga. Ao contrário, a ação do provocador representa a trajetória, a postura e o método do MBL, que tem sim características fascistóides. Não são apenas moleques infantilizados, não subestime-os, Pedro. Eles apelam para a desonestidade intelectual, o anti-intelectualismo e o pânico ao ORGANIZAR ataques a universidades, expressões artísticas, grupos LGBTQ. De acordo com o Jason Stanley, essas são táticas neofascistas. Se o Glauber Braga é ignorante sobre o que é liberalismo (e concordo, ele se mostrou ignorante) é tb graças AO MBL, que capturou e distorce completamente os conceitos básicos do liberalismo.

    • @Odisseu_AOE
      @Odisseu_AOE 4 місяці тому +3

      Exato. MBL ta fazendo discurso transfobico e antidemocrático todo dia no Xitter.
      Pedro ta perdidão.

    • @sheilah_
      @sheilah_ 4 місяці тому

      @@Odisseu_AOE , sim perdidão nesse ponto específico do MBL. Porém acho, fora isso, a análise e o chacoalhão que o Pedro dá aqui, na direita e na esquerda, são muito relevantes.

  • @STONE-wh2en
    @STONE-wh2en 4 місяці тому +3

    Decoro é a matéria mais rara na política nacional.

    • @valeriayida5800
      @valeriayida5800 4 місяці тому +1

      Quando o presidente diz publicamente que quer f@der o Moro...

  • @lr2017-
    @lr2017- 4 місяці тому +2

    Sou de esquerda e por mim Glauber já estaria fora há muito.

    • @sb_takether
      @sb_takether 4 місяці тому +1

      Já fui de esquerda, continuo entendendo de centros e/ou esquerdas o quanto posso e por mim também.

  • @luadoyoutube7918
    @luadoyoutube7918 4 місяці тому +1

    Concordo demais com vc, Pedro! Somente tenho uma ressalva com relação a classificar o MBL como não extremista, apesar de terem sido a favor do impeachment democrático de Jair, já vi por diversas vezes também defenderem o extermínio do oposto, (claro que não se compara a um deputado fazê-lo, como Glauber fez), mas são extremistas sim, inclusive já os vi criticar os bolsonaro por atitudes que foram consideradas moderadas demais pra eles. Como gosto de ouvi-lo, Pedro,! Parabéns pelo trabalho, vc é muito paciente e didático, admirável.

  • @rafagunslinger
    @rafagunslinger 4 місяці тому +5

    O único canal do youtube onde 90% dos comentários são pra esculhambar o editor chefe.

    • @Diego_Cherobino
      @Diego_Cherobino 4 місяці тому +1

      Ele faz por merecer, normalmente...

    • @hedulima1253
      @hedulima1253 4 місяці тому

      O que vale pro algoritmo é o engajamento, então está valendo.

  • @eurekkkaa
    @eurekkkaa 4 місяці тому +3

    Enquanto não houver um bom nivel de educação desde o ensino basico ,onde a filosofia for valorizada , creio que a tarefa de conversar educadamente e com boa argumentação, será tarefa beirando a utopia para uma maioria.

    • @no_more_spamplease5121
      @no_more_spamplease5121 4 місяці тому

      Se for pegar filósofas como Márcia Tiburi, ainda fica faltando encontrar a "boa argumentação". 😏

    • @eurekkkaa
      @eurekkkaa 4 місяці тому

      @@no_more_spamplease5121 filosofia é aprender a observar e pensar no cotidiano. Não é seguir a doutrina de ninguém.

    • @kainkaizen9183
      @kainkaizen9183 4 місяці тому

      Muitos professores de filosofia são das pessoas mais radicais e intolerantes da esquerda…

  • @ginzomelo
    @ginzomelo 4 місяці тому +8

    Chama o Glauber pra uma entrevista, Pedro.

  • @affonsocjr
    @affonsocjr 4 місяці тому +3

    No seu exemplo do Tinder, uma coisa não ficou clara pra mim: vc acha "exagero" se filtrar de cara alguém que é bolsominion convicto (alguém que exalta tortura, odeia 'esquerdistas' e torce por golpe de estado)? 🤔

  • @hedulima1253
    @hedulima1253 4 місяці тому +3

    Usar o termo "moleques de 30 anos" pra homens que há mais de uma década possuem barba, só porque em sua maioria não são casados e se comportam de forma irresponsável? É bom repensar esse termo aí, Pedro.

    • @deniseldantas
      @deniseldantas 4 місяці тому +1

      E que contribuíram e muito pra ascensão do bolsonarismo, muito mesmo

  • @g1.guimaraes
    @g1.guimaraes 4 місяці тому +1

    Parabéns Pedro, mostrando que para a esquerda que pau que bate em Chico também bate em Francisco. O que o deputado Glauber fez é inadmissível, como seria também para qualquer outro, independente do espectro político. Não adianta ficar balbuciando que a direita é raivosa se a esquerda faz o mesmo. O extremo nunca é bom, indiferente do lado.

  • @renanvieiraramos8584
    @renanvieiraramos8584 4 місяці тому +4

    Puxa, agradeço muito pelo vídeo, eu realmente precisava ouvir umas partes do que você falou
    Grato!

  • @cesariooliveira182
    @cesariooliveira182 4 місяці тому +1

    Parabéns Ao Pdt 12, Temos No Brasil a Faculdade FOCUS, a Focus Tem Graduação, Pós Graduação e Curso de Extensão ( Online), A Focus e Boa Tem Qualidade e Barata e Reconhecida Pelo Mec No Brasil, Vale Muito, Top No Brasil. 2024.

  • @dissonantbr
    @dissonantbr 4 місяці тому +2

    Faaala Pedro! Bons Dias! Rapaz, vi ontem o Guerra Civil e moço! Filmaço! Perfeito? Não é, mas fala tanto sobre essa falta de tolerância... Fala sobre a importância do jornalismo. Fala sobre o dilema dos correspondentes de guerra(e como fala com o 20 dia em Maripol), mas o mais assustador... fala tanto sobre um possível futuro próximo. Vale o comentário em um vídeo futuro. Abração de urso e excelente fim de semana!

  • @jeffersonmartinsdossantos3956
    @jeffersonmartinsdossantos3956 4 місяці тому +2

    No Brasil a gente vive de escolher o menos pior. A gente vive no regime dos piores e dos mais burros gererenciando nossas vidas. Não é atoa que jargão bostil se popularizou.

  • @Reginaldo8024
    @Reginaldo8024 4 місяці тому +2

    Prezado Pedro Doria,
    Logo no 2°ano da Faculdade de Direito, aprendemos dentro da matéria de Direito Constitucional, as características dos direitos individuais, como por exemplo o direito à vida, liberdade, propriedade, igualdade, etc.
    Dentro dessas características, estudamos a relatividade dos direitos individuais.
    Quando ocorre a relatividade dos Direitos Individuais? Quando direitos Constitucionais entram em conflito com outros Direitos Individuais previstos na Constituição Federal.
    Nesse diapasão, estudamos as técnicas de solução dos conflitos, dentre elas os princípios da proporcionalidade e razoabilidade..
    Pois bem, a liberdade de expressão quando em colidência com Princípios como o da intimidade, vida privada, honra, segurança, Estado Democrático de Direito, especialmente quando tipificados como crime no ordenamento jurídico, é pacifica a prevalência do interesse público, da intimidade, honra e vida privada das pessoas...
    Posto isso, levando em consideração que você diz que leu os clássicos do liberalismo, não posso deixar de dizer que você está equivocado no seu raciocínio jurídico.
    O cometimento dos crimes pode se dar em qualquer ambiente, na rua, em casa, no trabalho, nas redes sociais...
    Dentre as medidas previstas para proteger e elucidar as práticas criminosas, está a suspensão de direitos como o acesso aos meios para a continuidade do cometimento dos crimes. Eu entendo o seu posicionamento, mas não podemos dialogar ou pactuar com pessoas que estão cometendo crimes. Eu tenho 20 anos de estudos da ciência jurídica, e 17 em um cargo de prestígio no mundo jurídico. Não falo isso para enaltecer minha pessoa, mas para deixar claro que os estudiosos do assunto, são categóricos em afirmar que o Ministro Alexandre de Morais está agindo estritamente dentro da lei. Aliás, uma das características do inquérito policial é o seu caráter sigiloso.
    Acho você um cara inteligente, gosto do seu trabalho, mas confesso que é constrangedor escutar a sua retórica que põe em cheque a conduta de pessoas que estão lutando pelo nosso Estado Democrático de Direito.

    • @sheilah_
      @sheilah_ 4 місяці тому

      Reginaldo, dado o seu conhecimento jurídico e longa experiência na área, aproveito para tirar uma dúvida sobre as medidas que vêm sido tomadas pelo Alexandre de Moraes. Está claro que ele foi, em diversas ocasiões, fundamental para proteger a democracia do país. Porém, questiono: há abuso na opção por decisões monocráticas do STF? Em algum momento, os ministros do STF estariam se precipitando ou atuando além do que poderiam? A exposição de um ministro do STF em redes sociais, como no caso do bate-boca com o Elon Musk, é aceitável? Ou mesmo suas participações para falar em eventos, algo que se tornou bastante comum.

  • @virgiliociodaro9096
    @virgiliociodaro9096 4 місяці тому +2

    Pedro me desculpe, prefiro ter você como 'meu opositores que fascistas... meu livro de cabeceira além da bíblia sagrada, olha que hoje bou na igreja católica aqui do lado é porque sou ainda doutrinado. Não dá argumento pra direitalha.... sou de BH e estou preocupado com avanço da extrema direita neonazifascista

  • @jurandy91
    @jurandy91 4 місяці тому +2

    Papo de conformista: "tudo bem, mas a gente tem que trabalhar com a democracia que a gente tem"... Que é isso? A gente tem que trabalhar na direção do que seria uma democracia ideal, mas NUNCA se acomodar e trabalhar com essa democracia que temos, ATÉ PORQUE não temos mais democracia.

  • @Marcelo-xj9np
    @Marcelo-xj9np 4 місяці тому +2

    Pedro, concordo que o que o Glauber Braga fez é grave, não pode realmente um parlamentar agredir uma pessoa e expulsa-la de dentro do congresso como ele fez. Mas me surpreende você não perceber que aquilo foi uma armação proposital contra o PSOL. Esse sujeito estáva perseguindo os militantes do PSOL, ele realmente estava fazendo de tudo para que o Glauber tivesse aquela reação, e martelou tanto, bateu tanto nessa tecla, que conseguiu o que queria. Essas pessoas do MBL são maldosas, manipulam as situações, não são cidadãos comuns. Foi orientado a fazer aquilo, ele ameaçou agredir todas as pessoas que estavam nas manifestações do PSOL, o modus operandis do MBL é agressivo e intimidador. E pode ter certeza que o objetivo é tentar a cassação do mandato do Glauber! O Glauber não é um parlamentar de sair no braço, mas ele é um parlamentar que não se intimida, e não abaixa a cabeça quando pessoas tentam o intimidar ou intimidar aos seus colegas! Se o Glauber for cassado, o plano desse grupo extremista terá sido bem sucedido, e a perseguição aos que pensam como a esquerda continuará! Então antes de defender tanto esse cidadão do MBL, como se ele fosse um cidadão comum, e como se o Glauber é que fosse o "truculento", tente entender primeiro todo o contexto, para não ser mais uma voz contribuindo com os projetos nefastos de grupos extremistas! O Glauber caiu na armadilha dos extremistas ao reagir como eles gostariam, e você também agora cai na armadilha deles, ao manifestar opinando da forma que eles planejaram!

    • @rodkrvalho
      @rodkrvalho 4 місяці тому +1

      Não há vídeo ou áudios de militantes do MBL ameaçando PSOlista que seja.
      Sim, o MBL provoca e arma a situação, mas com base no espírito da esquerda brasileira, que é violenta, que se inspira em guerrilhas, que acha legítimo calar ou até matar o adversário.
      O que o MBL faz é o trabalho de expor as vísceras da esquerda com o objetivo de crescer com isso.
      O Glauber é sim do tipo que acha legítimo matar adversários, vocês são sim assim e não o fazem porque é impossível.

  • @luizpof
    @luizpof 4 місяці тому +3

    Problema do Pedro Doria é que ele fala da teoria e não da prática. Qual liberal no Brasil é de fato liberal pela literatura, por querer programas de renda mínima entre outros. Aqui no Brasil o liberal é um escravocrata que não pode ter mais escravos. Só ver Paulo Guedes e sua turma da Faria Lima. Aqui praticamente não existe esses l"iberais teóricos". Talvez vc seja o único

  • @liliansalvador764
    @liliansalvador764 4 місяці тому +3

    Glauber faz um trabalho serio e o MBL faz, como diz você, faz política infantil. Se é pra tirar o Glauber e deixar os "meninos' de 30 anos, que futuro teremos no congresso?

    • @psyab9375
      @psyab9375 4 місяці тому +1

      Trabalho sério pra quem?

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 4 місяці тому +2

      Para o trabalhador brasileiro, que não é o seu caso!

  • @virginiamoeking9256
    @virginiamoeking9256 4 місяці тому +3

    A esquerda democrática tem se comportado de forma EXEMPLAR diante de tantos abusos da extrema direita … Pedro, eu não entendo o que está faltando para vc compreender isso? A máfia da extrema direita está comandando o circo. E estão fazendo isso perigosamente bem.

    • @AntonioAlvesVieiraFilho
      @AntonioAlvesVieiraFilho 4 місяці тому +1

      Mas contra a máfia tem a lei!

    • @claudiaroedel1368
      @claudiaroedel1368 4 місяці тому

      @@AntonioAlvesVieiraFilho eles estão se infiltrando na lei. Foi o que fizeram nos EUA, é o que o Bolsonaro começou a fazer no nosso supremo. Se ele tivesse mais um mandato teria virado nosso Supremo para a extrema direita. A democracia está sob ataque.

  • @lucianatcampos
    @lucianatcampos 4 місяці тому +2

    Pedro, o que você vê no sentido de construção de um “caminho do meio” na política brasileira? É preciso focar nisso. Eu já sabia que viveríamos mais 4 anos de guerra quando um dos lados da polarização ganhou…

    • @sb_takether
      @sb_takether 4 місяці тому

      Pois é, + uma continuação assim poderia trazer detalhes desta base de caminho...

  • @Guedes1961
    @Guedes1961 4 місяці тому +5

    TRÉPLICA: Eu não disse que o deputado Glauber estava certo, nem defendo violência apenas que compreendia ele ter perdido a compostura diante dos assedios e agressões que vem sofrendo. Tampouco concordo com certos métodos de MBL, que promovem assédio permanente e contribuem para elevar o clima de odio e intolerância na sociedade.

    • @padrekelson1287
      @padrekelson1287 4 місяці тому

      Se alguém de esquerda provocasse um deputado de direita e ele agredisse o cara de esquerda, você ainda concordaria com essa afirmação!

  • @terezaflorentino6302
    @terezaflorentino6302 4 місяці тому +5

    Gente e a tolerância com Bolsonaro dizendo que não estuprava Maria do Rosário pq era feia. Ou qdo ele votou no impetchmam da Dilma e homenageou seu torturador Ustra, tudo bem? Ou qdo imitou vítimas de covid sem ar. Acho tudo isso mais grave do que a agressão do Glauber 😢😢😢😢😢😢

    • @laschicas431
      @laschicas431 4 місяці тому

      Verdade, amiga!! Isso sim é grave... mas devemos essa cruz á Artur Lira que engavetou dezenas de impeachment contra ele.. essa não vou perdou... Artur lira acaba sendo o personagem que manteve a continuação do golpe

  • @wiltonoliveiracruz1976
    @wiltonoliveiracruz1976 4 місяці тому +1

    Doria, como dialogar com pessoas que só acreditam na governança debaixo das armas que defendem o que elas acreditam ?

  • @mariaeugeniarocha6364
    @mariaeugeniarocha6364 4 місяці тому +8

    Pedro. Eu votei no Lula, nao concordo ideologicamente com varia coisas que ele faz e fala, mas nao me arrependo. Mou voto nao foi pro 0PT mas im pro democracia
    Nao faco o L, mas faco o D com orgulho, pois votei na democracia, frente aos indicios que via.

    • @herculesmatheusderwisz7486
      @herculesmatheusderwisz7486 4 місяці тому +2

      Com exatamente o que vice não concorda ideologicante com Lula?

    • @mariaeugeniarocha6364
      @mariaeugeniarocha6364 4 місяці тому +2

      Política tributária, discursos que promovem a separação ideológica, discursos que ferem nossas tradições diplomaticas, falta de diálogo com a frente ampla, tentativas e política voltada a estatização de indústrias, falta de investimento nas áreas de tecnologia, falta de planejamento para manutenção dos grandes cerebros e etc, muitos etcs.

    • @herculesmatheusderwisz7486
      @herculesmatheusderwisz7486 4 місяці тому +3

      @@mariaeugeniarocha6364 Ou seja, você não concordaem nada com Lula e pt. Na verdade, pelo que qie parece, seu voto foi anti bolsonaro. Entendo sua posição, mas eu jamais votei e jamais votaria em pt ou psol, em quais qie circunstâncias. Me embrulha o estômago. Prefiro me abster.

    • @mariaeugeniarocha6364
      @mariaeugeniarocha6364 4 місяці тому +3

      @@herculesmatheusderwisz7486 não, na verdade você se equivoca, julgamento rápido demais. Eu havia votado no Bolsonaro anteriormente, sim ele foi presidente também em razão do meu voto. Não gostei da administração dele, e via grandes riscos a Democracia, o meu medo se dava em razão daquele monte de gente transloucada fazendo acampamento, discursos que ameaçavam a democracia entre outros
      Neste aspecto o Lula me tranquilizava, já havia sido presidente, entregou o cargo democraticamente, muito diferente do que Assistimos na entrega de governo do Bolsonaro, uma vergonha que sufocou todo o decoro de um final de mandato.
      Existem coisas que eu concordo no governo Lula, dentre elas o tratamento científico dado a saúde pública, o diálogo com outros países e outras diplomacia, o respeito as instituições, etc... Mais alguns etcs

    • @andreluizmendesdossantos7715
      @andreluizmendesdossantos7715 4 місяці тому +2

      @@mariaeugeniarocha6364 É tão, tão raro ver gente que trata a política com racionalidade como vc que é difícil de acreditar kkkkkkk parabéns!

  • @LuisFernandoPradoLuisFPrado
    @LuisFernandoPradoLuisFPrado 4 місяці тому +2

    Pedro, faça um vídeo tratando do risco flagrante e iminente de o Brasil adotar um regime teocrático nos próximos anos. Ou vamos esperar a ficha cair com os resultados avassaladores a favor da extrema direita nas eleições de 2026?

  • @pbonfimjr
    @pbonfimjr 4 місяці тому +1

    Mais uma vez parabéns, Pedro. É inacreditável o nível de intolerância dos comentários. Lamentável

  • @wilsonribeirodealmeida1293
    @wilsonribeirodealmeida1293 4 місяці тому

    Eu sou um Social Democrata Progressista e concordo com você Pedro ! Por favor fale sobre um grande liberal chamado Thomas Paine ! ...

  • @gilcimarsv
    @gilcimarsv 4 місяці тому +3

    Você se diz "progressista" no sentido de que é simpatizante do comunismo/socialismo? Em estado gigante? Pois acredito que essas idéias são um atraso para o povo. As outras pautas são até negociáveis.

  • @luizcarlosgoncalves8660
    @luizcarlosgoncalves8660 4 місяці тому +1

    Realmente Pedroka tem que moderar na fofoca

  • @Akodoyamarashi
    @Akodoyamarashi 4 місяці тому +6

    Eu sou de esquerda e o meu maior problema com meus amigos de esquerda é exatamente os dois pesos e duas medidas… sempre tem uma passada boa de pano nas coisas erradas que os nossos representantes fazem

  • @edmilsonfidelis3073
    @edmilsonfidelis3073 4 місяці тому +5

    Aguardemos que as "crianças " do MBL consigam atingir o limite de paciência de mais alguém...
    Talvez seja bom chamar o ConselhoTutelar para exigir que os "pais " dessas crianças lhes ensinem um pouco de educação...
    Em tempo: sou de esquerda, mas sei que o Glauber errou feio e, certamente, será cassado. Não pelo fato, mas por ser de esquerda, esses ignorantes, na sua visão. Isso é uma atenuante indesculpável para nossa "democracia".

  • @wpconde
    @wpconde 4 місяці тому +2

    Pedro, é realmente triste assistir a infantilidade com que as pessoas se manifestam.
    Síndrome de Aymore que se espalha, que acredito você se recorda a que me refiro.

  • @andrelagesramos4331
    @andrelagesramos4331 4 місяці тому +4

    Glauber Braga me representa

  • @carloseduardosmatuzakicadu
    @carloseduardosmatuzakicadu 4 місяці тому

    Em condições normais, seria muito fácil concordar com a punição do deputado dos pontapés. O problema é que há deputados, senadores e outros que fizeram e fazem coisas piores e que estão impunes. A família Bolsonaro é apenas o exemplo mais conhecido: políticos profissionais sem ética nem moral, ativos na política partidária há décadas, notórios corruptos, e continuam livres.

  • @schutzfilm
    @schutzfilm 4 місяці тому +2

    Sugiro uma entrevista com Wagner Schwartz antes de legitimar a atuação política do MBL. E você não lembra do Queermuseu? Isso não é muito muito muito grave? Isso pode? Não é facistoide?

    • @rafaeljc12
      @rafaeljc12 4 місяці тому +2

      Lembro muito bem do queermuseu, foi uma amostra da tentativa de doutrinar crianças com ideologia queer. Infelizmente, essa agenda que tem crianças como alvo só cresceu

  • @miltonucorvello2113
    @miltonucorvello2113 4 місяці тому +3

    1. A perseguição persistente contra Glauber é evidente, como visto nos vídeos online, onde um militante do MBL constantemente o provoca com insultos, acusando-o injustamente de apoiar milícias e criminosos.
    2. Esse assédio ultrapassou os limites ao ocorrer dentro do próprio Congresso, ambiente de trabalho do deputado, demonstrando falta de respeito pelo ambiente legislativo.
    3. A inação da polícia legislativa em lidar prontamente com a situação é preocupante, pois o Congresso não deve ser palco para provocação e ofensas, que podem até configurar crimes como injúria.
    4. A falta de resposta adequada por parte da Justiça e da polícia legislativa é alarmante, especialmente quando comparada a casos como o de Zambelli, que perseguiu um cidadão armado pelas ruas sem consequências.
    5. É importante ressaltar que Glauber agiu com moderação ao expulsar o provocador sem recorrer à violência física, mesmo após ser provocado. A briga subsequente ocorreu com outro indivíduo, não envolvendo diretamente Glauber.
    Esses pontos destacam a gravidade da situação e a necessidade de ações concretas por parte das autoridades para garantir a segurança e a integridade dos membros do Congresso.

    • @francisconijayr6818
      @francisconijayr6818 4 місяці тому +2

      Dória gosta muito de pousar de intelectual, citando filósofos e sociólogos, muitas vezes até descontextualizados dos cernes de suas obras. Porém, ele não leva em conta o básico de uma ideia trivial do Popper, que é a intolerância aos intolerantes. Quando o Nazismo surgiu na Alemanha, muitos Pedros Dórias diziam que era necessário permitir que essa nefasta ideologia tivesse liberdade para disseminar seus ideais insanos e navalhantes. Se um idiota passa semanas tentando impedir que um deputado exerça seu mandato , esse idiota tem mais é que ser intolerado mesmo. Uma das coisas mais lindas da História da 2a Guerra Mundial foram os grupos partisanos. Para mim, Glauber agiu como um partisano contemporâneo. E eu o aplaudo. Não pelos chutes e pela expulsao em sí, mas pelo contexto em que isso foi feito e pela finalidade política de tal ato.

    • @antessodoquemalacompanhado7560
      @antessodoquemalacompanhado7560 4 місяці тому

      ​@@francisconijayr6818a intolerancia contra os intolerantes e contra quem prega um GOLPE, não contra quem faz uma provocação, seu BOVINO NEGACIONISTA. Agora quem LITERALMENTE PREGOU EXTERMÍNIO foi o seu deputado, bovino NEGACIONISTA

    • @antessodoquemalacompanhado7560
      @antessodoquemalacompanhado7560 4 місяці тому

      A mesma desculpa que você usa para o seu Glauber amado vale para aZambelli, ela foi provocada. Tadinho dos pobres deputados, ganham 50 mil por mês e não podem nem ser provocados ahhahahahhahah

    • @antessodoquemalacompanhado7560
      @antessodoquemalacompanhado7560 4 місяці тому

      Não teve violência não, expulsar um cidadão do congresso é super correto né CARA PÁLIDA? Claro que aí tem que ver quem expulsou e quem foi expulsado, se a situação se inverter o cara pálida ia defecar sangue de ódio, ia chorar como um ataque a democracia hahahaj

  • @wiltonoliveiracruz1976
    @wiltonoliveiracruz1976 4 місяці тому

    Doria, o bem estar do cidadão que produz o que a humanidade consume é ser de esquerda, direita, ou centro ?
    O acesso à um bom SUS ?
    O acesso à uma boa educação ?
    Obg

  • @AdenorGouvea
    @AdenorGouvea 4 місяці тому +5

    O problema do Brasil é o Glauber Braga... Sei...

  • @adriansomma198
    @adriansomma198 4 місяці тому +2

    "O mbl é um movimento infantil e dado a radicalismos." Isso não é extrema direita, Pedro? Forçou hein...

    • @marissacooper2009
      @marissacooper2009 4 місяці тому

      MBL não propõe golpe de estado, então não é extremista.

  • @wiltonoliveiracruz1976
    @wiltonoliveiracruz1976 4 місяці тому

    Glauber Braga. O que fazer com ele ???
    Só depois que decidirmos o que fazer com aquela Deputada que apontou uma arma para um cidadão nas ruas de SP.
    Esse é só um exemplo.
    Entendo que quando condenamos com base no corporativismo partidário, as barbáries existentes acabam sendo inocentados uma pela outra. Afinal a Lei não é para todos, os mais humildes sabem disso.

  • @MrParedex
    @MrParedex 4 місяці тому +11

    FINALMENTE você disse que o MBL é legítimo e não é extrema-direita. Obrigado! Aleluia!

  • @marcellbarboza5570
    @marcellbarboza5570 4 місяці тому +9

    ua-cam.com/video/3yR8BbLfBzw/v-deo.htmlsi=liZgwGZnJB02O1HF
    Pedro, você deve ter esquecido o que é o MBL. Glauber errou. Se deixou cair na provocação e usou uma analogia violenta. O MBL pratica isso. Sempre foi o discurso deles. Como já fizeram com você, pessoa física. Aí dizer que o MBL é apenas infantil mas o Glauber é o antidemocrata. A comparação me parece desproporcional.

    • @gabriel_campos11
      @gabriel_campos11 4 місяці тому +1

      Glouber agrediu um rapaz que o estava provocando, o problema da agressão que ela ocorreu dentro da câmara, isso terá consequência. esse é o recado do Pedro.

    • @virginiamoeking9256
      @virginiamoeking9256 4 місяці тому

      Concordo

    • @virginiamoeking9256
      @virginiamoeking9256 4 місяці тому +2

      @@gabriel_campos11o recado poderia ser dado com mais respeito ao deputado Glauber Braga. Estamos vivendo um momento estranho. Mafiosos perfumados estão agredindo verbalmente e provocando, de todas as formas, pessoas decentes. Esses mafiosos têm estilo, estão deixando os democratas progressistas sem chances de defesa!! Aonde vamos parar??! Agora desejam que um bilionário estadunidense venha “organizar” o país??!!!

  • @Paulistaninha
    @Paulistaninha 4 місяці тому +2

    Muito triste quando perdemos vinculos com amigos, familiares ou pais por conta de politica. Eu creio que politica nunca deve prevelecer sobre nossos vinculos afetivos, e reais de fato. Nao brigo por nenhum politico, ouso dizer que nao ponho a mao no fogo nem por meu filho! Por que poria em jogo meu amor por politica? Combater o radicalismo esta' cada vez mais complicado. Esta' matando em vida meus amados. Fazer o que?

    • @claudiaroedel1368
      @claudiaroedel1368 4 місяці тому

      Posição política não é motivo para não conversar.
      Mas quando a pessoa está totalmente mergulhada no terraplanisno das fake news, não consigo dialogar.
      Ignorar estas mentiras e não tentar rebater, esclarecer, fact check é impossível para mim.
      Tem gente que ainda acredita que o filho do Lula é dono da Friboi, é não adianta mostrar artigo do Estadão, da Folha, nota da Friboi dizendo que não tem nada a ver com ele, a pessoa insiste, diz que a imprensa mente. Não consigo ignorar.
      É dói muito ver uma pessoa que já foi razoável, que me ensinou tantas coisas na minha vida, indo para este lado.
      Dói muito.
      E a conversa então precisa ficar no banal.
      Mas mesmo tópicos "banais", o tempo, o trânsito - agora são posições políticas.
      O tempo está maluco por mudança climática.
      O trânsito está ruim por causas de políticas que incentivam compra de carros e não melhoram o transporte público.
      A política permeia nossa vida.

  • @cagiovani
    @cagiovani 4 місяці тому +1

    Bom dia! Concordo em varios aspectos, mas não vejo qualquer obrigação em se sentar a mesa com alguém de extrema direita, mesmo que seja seu irmão. A vida separa as pessoas e temos a liberdade de escolher os que queremos ao nosso lado no dia a dia e em nossa morte.

  • @italozen1393
    @italozen1393 3 місяці тому

    Boaaaa Pedro! Adorei o final

  • @italozen1393
    @italozen1393 3 місяці тому

    Muito bom, Pedrão

  • @fmpinto
    @fmpinto 4 місяці тому +6

    Não é só o Glauber que não sabe o que é um liberal. Quase todo o nosso espectro político não sabe o que é um liberal. Para a esquerda petista, ou mais à esquerda, liberalismo é sinônimo de fascismo. Para a nosso direita tosca, liberalismo é ser ultraconservador nos costumes e repudiar qualquer regulação de mercados. Ademais, todo o nosso espectro político legitima a violência física na política. Eu até entendo um pensamento intrusivo de aniquilar a oposição, mas não podemos ceder a ele e não podemos expulsar as pessoas da política, então só nos sobra conversar com elas. É difícil, porque nem sempre pensam diferente: frequentemente pensam objetivamente errado, numa perspectiva moral focada no bem estar das pessoas, como quando querem criminalizar o uso de drogas. Mas não tem jeito. Vamos ter que ser melhor do que eles.

    • @vortex-lr31
      @vortex-lr31 4 місяці тому

      Sou mais alinhado à direita e te parabenizo. Sejamos melhores que os opositores. Acho que o MBL tem muito o que melhorar, não sou adepto da abordagem de rua, mas isso tb é política. Quem não está apto a ser questionado, saia da política. É visto que a esquerda entende que é um grupo organizado que busca se aperfeiçoar a ponto de, em algum dia, sobrepor o a idi o ti a bolsonarista e isso causa muito medo. Taí a resposta de quem nunca vai melhorar, Glauber. Um exemplo da esquerda tosca que vcs mesmos devem combater.

  • @leehbatista1
    @leehbatista1 4 місяці тому

    Te encontrei do nada, assistindo um vídeo sobre à venda de um apartamento. Derrepente me deparo com um social democrata. Bom, meu claro jornalista, sem dúvida, és enfático na sua visão de mundo, percebe com clareza a realidade em sua volta, chega a ser engraçado ou triste, a segueira dos extremos. Digo algo para lhe amansar a alma, não sou social democrata, mais enquanto haver "UM MEIO" haverá resistência.

  • @carlosmassa5424
    @carlosmassa5424 4 місяці тому +2

    É triste ser isentão

  • @Macielcantareira
    @Macielcantareira 4 місяці тому +3

    Sobre o caso Glauber Braga é preciso antes de julgá-lo exercer a empatia. Todos nós temos nossos limites como seres humanos. O candidato a vereador do MBL do RJ tem atitudes que não quer a discussão honesta de ideias mas o confronto midiatico onde a imagem distorce a realidade e o problemas importantes do país. O MBL tem muito dinheiro e vai conseguir matar a democracia, a pluralidade.

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 4 місяці тому +1

      No Rio a direita se aliou aos milicianos, bicheiros e pastores bandidos…

  • @valeriameneses2192
    @valeriameneses2192 4 місяці тому +3

    Nem sei se seria o caso de intolerância, não seria medo do outro e esse medo causa a intolerância? Hoje eu tenho medo real de bolsonaristas. Imagina pegar um policial bolsonarista numa blitz que se acha o dono da vida dos outros, o que pode acontecer comigo? Imagina pegar um religioso fanático que diz que eu deveria ser estuprada porque eu me recuso a ter filhos, sim, já tive que escutar um absurdo desses de um cara que se diz homem de Deus. Para mim, como mulher, ainda que não seja negra nem periférica, tenho horror a essa mentalidade de aniquilação que o Brasil está adiquirindo e se alimentando a cada ano. Não sei muito o que fazer se aqui virar um país teocráticos ou algo do tipo.

  • @ramordo
    @ramordo 4 місяці тому +1

    O discurso da aniquilação de correntes diferentes existe há tempos. Em 2014 tive uma discussão com um colega de pós-graduação, petista, que falou “esse pessoal do PSDB tinha que ser eliminado”. Quando o reprimi por isso, questionei o que ele queria dizer com eliminar todos de um partido e disse que nenhum partido ou corrente deve ser eliminado, que a base da democracia é justamente ter correntes diferentes dialogando, ele negou até o fim que tinha dito isso.

  • @danielthadheu7604
    @danielthadheu7604 3 місяці тому

    Sou da mesma geração que a sua, fala a verdade nossa geração era alienada, politicamente, tanto fazia quem estava ou não no poder, a gente vivia nossa vida, trabalhava o dia todo, estudava no supletivo a noite, jogava bola e namorava aos fins de semana, Ponto. Qdo o assunto era política dizíamos é sempre assim, político não presta, quero distância da política, chamávamos até o mais safado dos políticos de Doutor! Acho que, com as redes sociais agora, a liberdade de expressão o comum cobra o político! Na nossa geração o assunto dos almoços de domingo era a família, o futebol e o Silvio Santos!

  • @LuisFernandoPradoLuisFPrado
    @LuisFernandoPradoLuisFPrado 4 місяці тому +1

    Pedro, a direita e a extrema direita, em maioria no Congresso , já está aprovando tudo o que quer e vão ampliar as suas cadeiras em 2026! O que será do Brasil?

    • @donaclo3088
      @donaclo3088 4 місяці тому

      Não existe extrema esquerda no Congresso

  • @mariachristinapretelcardos6353
    @mariachristinapretelcardos6353 4 місяці тому

    Posso completar, esses fanáticos por Lula e fanáticos por bolsonaro, são os intolerantes

  • @gustavosella9025
    @gustavosella9025 4 місяці тому +1

    Enquanto isso o bolsonarismo vai crescendo... mas já passou o "período excepcional", viu?

  • @maiconlourenco4849
    @maiconlourenco4849 4 місяці тому +7

    "O MBL não é de extrema direita. É de direita. É um movimento infantilizado." Pedro Dória.
    Assim era visto o Bolsonaro: falastrão, caricato, e por aí vai. E o resto vimos e vivemos e eles ainda estão articulados.

    • @no_more_spamplease5121
      @no_more_spamplease5121 4 місяці тому

      E o Glauber está lamentavelmente copiando pela esquerda o Bolsonaro, falando de aniquilação de adversários e tal. Mas isso não vem ao caso no seu argumento de ameaça à democracia, não é mesmo? 😏

  • @berwanger2112
    @berwanger2112 4 місяці тому

    Certeiro. Parabéns mais uma vez.

  • @mariaeugeniarocha6364
    @mariaeugeniarocha6364 4 місяці тому +1

    Legalmente o Dep Glauber esta preso ao Decoro parlamentar e o Kim tambem.

  • @MrParedex
    @MrParedex 4 місяці тому +3

    Pedro Doria acordou! Graças a Deus!

  • @eurekkkaa
    @eurekkkaa 4 місяці тому +1

    Pelos comentarios aqui da para perceber que o Pedro esta chamando o interesse dos extremistas de direita… mas que trabalho árduo, admiravel , muito altruísta. A maré do contra é quase um tsunami… preocupante.

    • @fabiocastro8851
      @fabiocastro8851 4 місяці тому +1

      Para achar que tem extremista de direita aqui, só os extremistas de esquerda que chamavam FHC de fascista.

    • @eurekkkaa
      @eurekkkaa 4 місяці тому

      Tem de tudo aqui, eu sou meio rsr

  • @user-zq7it7mg5o
    @user-zq7it7mg5o 4 місяці тому +1

    Eu entendi direito? O mbl é liberal? Desde quando?

  • @larissamuller4790
    @larissamuller4790 4 місяці тому +1

    Boa noite Pedro! Desculpa mas…. Desde quando a função de um jornalista é convencer? Pra mim está ocorrendo uma distorção de função…

    • @valeriayida5800
      @valeriayida5800 4 місяці тому +1

      Ué, jornalista não é cidadão? Você notou que o Pedro usa a 1a pessoa do plural?

    • @no_more_spamplease5121
      @no_more_spamplease5121 4 місяці тому +1

      Ele faz uma coluna de opinião, não de reportagem. Então é óbvio que é algo voltado ao convencimento. Colunas de opinião existem no jornalismo desde sempre. Você que está confundindo com reportagem, outra função jornalística.

  • @DarthLunus
    @DarthLunus 4 місяці тому

    E ainda assim há uma coisa que precisa ser inegociável, que são politicas politicas sujeitas a dogmas religiosos. Isso não pode ser admissivel ou negociável.

  • @mariachristinapretelcardos6353
    @mariachristinapretelcardos6353 4 місяці тому

    Eu me sinto exatamente do meio, abraço algumas pautas da esquerda. Convivo muito bem com amigas de direita e com pezinho no extremo. Convivo também com extrema esquerda...ou melhor, aqueles que tudo que o Lula faz está certo