@@the_cba Quando falo " comoção" me refiro a setores que repudiam o " colonialismo cultural" e as turbas emburrecidas que saem as ruas defendendo idéias e ideais incompatíveis com as sociedades onde vivem.
@@lourivalpereiradasilva2948 Falando Santa Sofia, tem uma coisa que você não vai ver nenhum veículo de comunicação falar. O que o Império Otomano fez com os armênios.
@@cristianemateus1984 os gregos da Anatólia também foram trucidados e recentemente o alvo são os Curdos da Turquia, Síria, Irã e Iraque que para Erdogan são todos " terroristas" e são mais de trinta milhões.
Fato! Assim como fizeram os muçulmanos em todos os países que eles invadiram e colonizaram, destruindo igrejas e sinagogas para construir as suas mesquitas satanics.
O povo só esquece que as invasões muçulmanas na índia foi um dos maiores genocídios da história, a ponto do budismo ter sido quase extinto no país, com as maiores arquiteturas budistas destruídas e uma grande quantidade de templos hindus saqueados. Fazem esse alvoroço todo ignorando tudo o que os hindus sofreram na mão dos mulçumanos durante séculos
A culpa é do povo que fica fazendo filho sem parar 1 bilhão de pessoas na verdade e estão superando a china em um país muito pequeno pra muitas pessoas.
@@CarlinhosdaDalvaÍndia não é pequena, na verdade sua área é quase do tamanho do Império romano no seu auge, além de ser o sétimo maior país do mundo. A taxa de natalidade no país está abaixo do nível de reposição e portanto sua população está envelhecendo para no fim diminuir, o motivo de ser uma país tão populoso é pq é uma nação milenar que abriga a maior população do mundo desde o milênio passado. É a grande nação de maior crescimento econômico do mundo, a população pobre vem diminuindo com força nos últimos 20 anos além de ser uma potência tecnológica mundial.
@@aemon6929 Mais de 25% da Índia é deserto, fora a densidade populacional das cidades, o trânsito pior que São Paulo e o crescimento urbano não planejado, a tendência é aumentar visto como as pessoas estão deixando as áreas rurais.
@@dino6156Eles estão há 900 anos sob invasão muçulmana e depois cristã. Pós independência política esquerdista e islâmica baniu ensino da história indiana (indianos modernos acham que sua história começou com as invasões muçulmanas, eles colonizaram e ensinaram a India). O estado secular indiano só vale para os hindus. Seus templos são estatais, suas escolas religiosas proibidas, não há feriado no aniversáriode Krishna e Rama. Hinduísmo não é religião oficial na Índia. Há arqueologia ínfima bloqueada por historiadores esquerdista. No entanto, os muçulmanos podem ter leis religiosas (estado secular?), tem cotas de minoria em tudo (jainista e minorias verdadeiras não), há feriados religiosos muçulmanos, eles tem escolas religiosas e podem expressas abertamente a fé. Historiadores marxistas brigaram na justiça até o fim para esconder e contestar as escavações desse templo de Rama, que comprovavam a destruição islâmica. Hinduísmo sempre foi aberto às questões LGBT (homossexualidade só deixou de ser ilegal na India moderna com o BJP), mas a Índia tem de aguentar passeatas desse movimento com bandeiras "abaixo o Hinduísmo, viva o Paquistão ", por desconhecimento de suas próprias escrituras. Quando conheci tudo isso, me decepcionei muito. Ainda bem que estão se levantando agora contra o colonialismo. Que o partido hindutva vença novamente !
Os muçulmanos têm histórico de construírem mesquitas em cima de outros templos religiosos. Transformaram uma igreja ortodoxa romana Hagia Sophia em uma mesquita, construíram uma mesquita em cima de um templo judeu em Jerusalém, construíram uma mesquita em cima de um templo hindú. A lista é longa. 💁🏽♂️
@@gumachado9621 vc está bem por fora, hindus são violentos e preconceituosos até entre eles ..., budistas também tem grupos radicais, responsáveis por chacinas no Myammar e no Sri Lanka...
Como ateu indiano, quero comentar que o Templo foi reconstruído aqui depois de 500 anos e o crédito vai para o muçulmano KK Mohammad, que foi o arqueólogo que encontrou vestígios do Templo.
Religião e política nunca deu, e nunca dará certo juntas. O que funciona é o respeito às diversidades, e um bom governo deve primar por isso, e não provocar conflitos religiosos .
@@cristianemateus1984 e um assunto bem complicado por que se os muçulmanos cresce vem influência de fora que envolve religião e geopolítica e mudança bem grande mais a gente sabendo que respeito é tudo 😅
@@cristianemateus1984 qualquer religião no mundo amigo, aqui no brasil o cristianismo é maioria e olha ai a bancada evagelica. O evangelistão só não avança por conta das diferença entre vertentes e o sincrestimo religioso q aqui na latam é historico e uma dimensão fundamental da nossa cultura
@@kelvindeoliveira8667 Isso é verdade. São duas religiões parecidas porque surgiram na mesma região, mas o Cristianismo foi domesticado com os ideias Iluministas. O Islã não. O pouco de modernidade que os países muçulmanos têm é por influência do Ocidente.
Jay sri Rama ! Nada mais justo, a India sofreu seculos e séculos nas maos do colonialismo, primeiro muculmano, depois Britanico, nada mais justo que esteja olhando de volta para sua gloria e passado védico. Sita Ram ki jay!
Vc acha q essa vertente do hinduismo é da Índia? E os mulcumanos na india também não são indianos? Lembre-se q a cultura védica foi trazida a Índia por invasores iranianos junto com o sistema de castas
Lembra muito o Brasil. Um país miserável, ao invés de investir em cultura e educação para formar homens instruídos, usam a religião como manipulação de massa onde um monte de ovelhas seguem um pastor, mesmo que o destino seja o precipício.
É, com a diferença de que o hinduísmo está associado a uma história e a uma cultura milenares e ricas, enquanto as igrejas evangélicas são uma moda que se resume à teologia da prosperidade, curas milagrosas fake e ódio contra os gays
@@jaall7280 Cara você pelo menos sabe a porcentagem de pessoas em situação de pobreza no Brasil pra sair comentando que o país é "cheio" de miséria e pobreza? Eu duvido já que como você mesmo disse existe muita ignorância.
Islã existe na Índia já faz mais de mil anos. Muito mais do que a presença do cristianismo no Brasil. O Taj Mahal é uma obra muçulmana, e um dos símbolos do país
O induismo existe muito antes da invasão islâmica/imperialista que tem como fim impor sua cultura e ideologia! Acho interessante como a galera de esquerda passa pano para esse culto aonde o profeta declaradamente era pro escravos além de ter casado com uma menina de 9 anos
@@Cosmopolitm afinal o hinduísmo também é uma religião nada conservadora, não é mesmo ? Muçulmanos de la são tão indianos quando hindus. Digo novamente, estão na região faz mais de mil anos, e deixaram todo um legado cultural material e imaterial.riquissimo. O governo indiano atual segue uma ideologia chamada hindutva, criada no século passado, e inspirada pelo fascismo italiano. São tão fundamentalistas quanto radicais islâmicos.
Tadinho dos Muçulmanos 😢 mataram apenas 80 milhões de Hindus na região de Kashmir, apelidade de "Tumulo dos Hindus" *EDIT: 80 milhões é a estimativa MÍNIMA. A estimativa total é cerca de 200 milhões
Exatamente, o erro dos cristãos (império britânico) e dos muçulmanos (império Mughal) foi matar poucos adoradores de vacas, baratas, ratos e excrementos.
acontece que nao tem religiao indiana, a India é um país com uma população imensa e diversa em religioes e os muçulmanos indianos fizeram parte da historia da india assim como fizeram parte da historia do brasil os muçulmanos brasileiros mas tiveram suas historias apagadas pelo preconceito
@@Barakatihtenho amigos de Kerala, India. A India tem religião sim, Hiduismo. Está intrínseco no povo. As religiões estrangeiras são um câncer; principalmente a dos terroristas que na verdade é uma religião maligna e uma ameaça a todo o mundo. Somente Israel e China sabem tratar os mohameds como se deve mas se nós, ocidentais, lembrássemos da invasão da península ibérica, do império otomano e toda maldade que esse povo faz na Suíça, França e outros países da Europa; o certo era se livrar da ameaça de uma vez. Não mais 11 de setembro, o mundo teria mais paz.
@@Barakatihpreconceito? Vc sabe o que os muçulmanos fazem na Suíça e outros povos da Europa atualmente? Sabe o que fizeram na península ibérica? Sabe o que foi o império otomano? Sabe o que tentam fazer com Israel? Sabe o que fizeram com as torres gêmeas ?
@@shadowwalker9935vc acabou de confirmar o que ele falou, preconceito!!! NÃO foram os mulçumanos que explodiram as torre gêmeas, foi um grupo terrorista!!!( espero que vc tenha o bom senso de separar as coisas). Alem disso vc acha mesmo que o cristianismo ou qualquer outra crença tem moral pra falar algo? Basta observa a colonização no Brasil, veja o que fizeram com os escravos e indígenas forçando a aderir a novas crença, fazendo extermínios e apagando sua antiga cultura do mapa!!!
Perfeitamente! Esse país possui uma exemplar democracia parlamentar e cultua os sagrados valores da liberdade. E é preciso reforçar a vertebralidade cultural da Índia (reforçar o hinduísmo).
os britanicos são contra o progresso da Índia. Eles criticaram o programa espacial da Índia na BBC do Reino Unido, o jornalista entrevistando o cientista falando porque a Índia não investe em sistema de esgoto e investe em programa espacial no tom de ironia.
realmente, na reportagem ja chamam o movimento de extrema direita, contra minorias etc... secularismo é tratado como algo bom e regiliosos como algo ruim, menos se for muçulmano
Neste último dia 22 de Janeiro a India celebrou estava em festa. Um momento histórico de descolonização e reviver da autonomia nativa sob seu próprio local sagrado e histórico. Infelizmente a grande mídia ataca aos Hindus por ousarem sair da submissão colonial como "extrema direita", "vaticano Hindu" e todo tipo de difamação. O Templo de Rama Janmabhumi marca o local sagrado do nascimento de Rama Chandra em Ayodhya. Tão sagrado aos Hindus quanto Meca para os muçulmanos e Vaticano aos católicos. Rama representa o Dharma. O herói do poema épico Ramayana escrito por Valmiki e que possui diversas versões regionais nas línguas da India e também no Sudeste Asiático onde é poema épico de diversos países. O Templo original foi destruído por Mir Baqi general do invasor uzbek Babur em 1528. William Finch em 1611, Thomas Herbert em 1634 e Joseph Tiefenthaler em 1767 visitaram o local e o chamam de ruínas do castelo de Ramchand. Joseph menciona que sob ordens do imperador Mughal Aurangzeb o templo foi destruído e uma Mesquita erguida em seu local mas Hindus continuam visitando local e fazem Puja. Em 1853 sadhus invadiram a Mesquita que estava inacabada e em ruínas e em 1853 Nihang Sikhs fizeram Havan Kunda. Os britânicos os prenderam. Após independência já existia a Deidade de Rama Lala no local mas somente Pujari tinha acesso. Em 1992 Hindus de todas as castas e de todas as partes da Índia se reuniram em Ayodhya e destruíram as ruínas da Babri Masjid. 5 mil Hindus foram mortos pela polícia que tentou impedir. Locais contam como o rio Sarayu ficou vermelho. Mas sacrifício dos devotos não foi em vão. A Suprema Corte ouviu ambos os lados e escavação Arqueológica no local lideradas por um Hindu (BB Lal) e um muçulmano (KK Muhamed) provaram que o local era sim um Templo Hindu incluindo uma pedra com inscrição do Rei Govindachandra (1114-1155) menciona construir um novo templo no local dedicado a Bhagavan Rama. 2019 a Suprema Corte deu veredito que o local pertence aos Hindus e um grande templo foi construído. Se quer um post sobre a importância de Rama para an India e o Dharma ou sobre um post acerca dos detalhes do Templo, da deidade e de como an India está celebrando.
@@prithubraguin belíssimo relato esse seu e é uma visão oposta do que a reportagem trouxe. vejam que entrevistam um muçulmano dando a entender que ele é bonzinho e que tudo que o atual lider esta fazendo é apenas por motivos políticos. Pode ate ser um pouco, mas nao tira o fato de que a grande maioria é a favor, e é isto do que se trata uma democracia. É ate um tipo de reparação histórica pelo que estou entendendo. Voce deveria ter sido o entrevistado ou roterista dessa reportagem que meticulosamente pensada para convencer de maneira sutil que o atual presidente é o vilão. Queria saber quais interesses estão por trás disso. Será que é porque ele nao está abaixando a cabeça para china ou dificultando os interesses da Inglaterra (bbc)?
@@marcelfsilva vc realmente tocou no ponto Marcel, realmente penso dessa forma também, muitos interesses políticos sabendo que ele não abaixa a guarda para a política da China e também da Inglaterra.
@@erikavilasboas9421vc sabe se os islâmicos de lá fizeram ou cometeram algum crime? Ou vc está acusando indianos islâmicos por crimes ocorridos em outros lugares do mundo por outras pessoas?
Sempre repudio o envolvimento do Estado com a religião. Por outro lado, admiro a forma como os hindus não se dobraram a nenhuma religião monoteísta abraâmica.
Engraçado, ele falar mal do fanatismo de Uma religião, mas ele defende o fanatismo de outra religião Meu amigo, no hinduismo tem o sistema de casta, ver o que essa porcaria faz com o povo da Índia
O Hindutva na verdade não é especificamente uma Religião no sentido ocidental da palavra e sim o resgate do Ethos cultural nativo. Hindu em si um termo que abrange diversas tradições e não uma entidade religiosa institucionalizada.
@@gabriel.eliossena não existe sequer consenso entre os teólogos sobre isso meu caro. E honestamente, é mais do que claro pra mim que uma religião que cultua vários deuses não se encaixa no monoteísmo, pelo menos não da forma tradicional que conhecemos.
@@gabriel.eliossena o hinduísmo é Monista, não monoteísta. Existem hindus monoteístas/modalístas (que acreditam que todas as divindades são faces de um só deus pessoal) e há hindus que são monístas politeístas (que acreditam que os vários deuses são distintos mas que o Ser Supremo é uma fonte só da qual todos eles emanam). Esse papo de que "o Hinduísmo é monoteísta" é muito mais uma tática de defesa dos hindus pra serem tolerados pela hegemonia abraâmica e se defender de perseguição da parte delas, tal como é com as religiões afrobrasileiras (que por séculos tiveram que "beijar a mão" da catolicismo e disfarçar seus deuses de "santos" pra não serem dizimados pela hegemonia cristã)
Muito orgulhosa desse momento. Que os processos judiciais de Mathura e do antigo templo de Shiva sejam ganhos, para que sejam reconstruidos. India, 900 anos de violência muçulmana e depois cristã.
Muito bem India. Longa vida ao hinduísmo. Bharat não é país... É civilização. Quem condena isso não sabe que a India foi um dos países que mais sofreram com a conversão forçada ao islamismo de seus habitantes. Muita gente morreu assassinada. Assim como ocorreu com a islamização do Egito que era Copta, da Turquia com massacre dos armenos e de gregos, dos cristãos do norte da África toda e por aí vai, onde muita gente morreu. Coisa de continentes inteiros.
Onde a "religiao da paz" entra a intolerancia e barbarie prospera... Os islamicos se fazem de vitimas, quando sao minorias, ai, quando aumentam a populaçao, querem impor suas regras barbaras aos outros que nao seguem o que eles acreditam e ate mesmo proibem outras manifestaçoes religiosas!
@@rjose-afs Negativo. Ignorância ajuda o mal. Em termos de conversões forçadas ninguém perde pros muçulmanos. Coisa de continentes inteiros sob a espada... Eles se auto intitulam "religião da paz" mas é ledo engano. Paz pra eles será quando o último humano seja convertido ou senão tenha a cabeça separada do corpo. Até lá é a "guerra santa" que eles falam tanto,... ou consentem quietamenre pra fingir. Nem mesmo as barbaridades dos Católicos na idade média chegaram ao que fizeram. Na Índia foi um banho de sangue descomunal
@Thorin.Rei.Sob.a.Montanha. aaaaaaaffffffff... não se pode errar uma letra q nego ja aponta a letra errada, ao inves de focar na informação faltante. sério, desanima. e a letra minúscula depois do ponto final foi de propósito.
Who protects the rights of religious minorities in pakistan. In musilm majority countries religious minorities are subjected to discrimination and islamic restrictions. But when they are in the minority they demand respect and equal treatment.
Os muçulmanos já tem todo o norte da África todo oriente médio fora Indonésia e Paquistão logo logo vão ter partes da Europa e ainda querem mais Índia faz muito bem e valorizar sua cultura sua religião seu povo sua história
Ninguém é vítima, porém, o uso da força por meio de intermédio político de algum partido em um sistema democrático, é meio errado não acha? A Índia é uma democracia e deveria sé comporta como tal. Eu sei que existen tensões, porém, há consequências em relação a retaliação dos seus Vizinhos. Talibã do Paquistão, Afeganistão, Governo do Paquistão. Eai?
Não me conformo em como a mídia trata essa galera como coitadinhos. Parece que nunca estudaram História. Quantas civilizações esse povo destruiu e impôs sua religião forçadamente. Ah, eles ganharam 2 países só pra eles: Paquistão e Bangladesh. É hora de deixar o povo hindu em paz.
Um povo entra Num País Desconhecido E É Recebido Com Educação e aí,o que acontece? Os intrusos quebram os Templos De Quem Os Recebeu! No Meu Planeta Sabe Qual É O nome Que A Gente Dá pra esse tipo de ser humano? monstrengo!
Não só com islâmicos, são ótimos com cristãos tbm kkkk se não fosse o secularismo instaurado no ocidente, cristãos iriam ser tão ruins ou pior que os islâmicos
e também fala isso pro Malafaia e outros pastores aqui do Brasil, ah e também pro Bolsonaro, nos últimos anos misturaram religião com política, e olha o que ta acontecendo, isso não termina bem
Eu tenho receio, se isso escalar, uma guerra entre mulçulmanos e hinus naquela região, iria ser a guerra mais sangrenta que este mundo já viu, é muita gente.
A India sofre genocídio faz 900 anos de invasões muçulmanas e cristãs. A força política dos muçulmanos aliados à esquerda na Índia pós-independência é enorme. Eles mandaram sempre no congresso. Por isso esse marketing negativo contra o hindutva há 10 anos.
@@danielalexius5475 As cruzadas aconteceram devido as invasões islâmicas, a inquisição não chegou nem ser a metade do que dizem e nunca houve perseguição a ciência e sim debate sobre já que a igreja e seus padres foram a que mais contribuíram pro crescimento da mesma.
@@danielalexius5475Os Muçulmanos fizeram Muito mais,Desde Invadir a África destruindo toda a Cultura Africana,Invadir a Europa e Fizeram uma Massacre na Ásia
Não vamos ser hipócritas e dizer que onde os muçulmanos são maioria, eles respeitem o "estado laico" ou os direitos humanos.... basta ver a Arábia Saudita.
Parabéns ao povo Hindu nacionalista. Os povos tem que colocar a intolerância islamica em seu devido lugar. O mulçumanismo que tem todo o direito de existir como fé porém jamais os povos devem se submeter a eles . Querem impor suas regras, meter o islã guela a baixo , se é força que querem usar , que as nações os repudiem com força.
Fantástico o novo templo, um dia quero conhecer essa cidade. Vida longa a Índia e ao povo hindu. Lembrando que recentemente a Índia pousou com sucesso um satélite na Lua, feito que só cinco nações até hoje tiveram êxito.
@@ivanorsouza71 Os templos cristãos e principalmente o povo cristão sempre contribuiu positivamente para a glória dessa democrática, secularista e livre Índia (a minoria islâmica amaldiçoa e sabota a Índia).
@@ivanorsouza71 tudo por causa do ódio irracional contra os muçulmanos que só são pessoas como qualquer outra. Toda religião tem culpa por uma perseguição histórica, mas vivemos no século XXI, 2024 já. Pra mim esses conflitos religiosos já deveriam ter sido superados e todos deveríamos viver sob Estados laicos, cada um com sua fé sem interferir na do próximo.
Noticiário de origem do ex-colonizador da Índia, é claro que não vai falar nada bem sobre o templo e sua relevancia pra povo local. e sim apenas menospresar e difamar.
Dizem que a índia será a nova China......Algo que duvido muito! Notem que os chineses tinham como prioridade construir infraestrutura, prédios de apartamentos, fábricas e universidades.....Já a prioridade do governo indiano é construir templos, estátuas e discutir religião...
A China também constrói templos ou instituições religiosas quando lhe convém. Numa escala menor do que na Índia, mas ainda faz. Inclusive ela doa muito dinheiro pro Nepal manter ou expandir Lumpini, o local de nascimento do Buda.
@@tiagocarioca mas isso é algo não prioritário pra eles... E era menos ainda há uns 30 anos atrás, quando precisavam construir infraestrutura. Hj, como já está pronta a infraestrutura básica, podem dar-se ao luxo de gastar com templos , pontes de vidro e monumentos
@@stankiewicz1992 primeiro que a Índia também gasta com infraestrutura. Segundo que a China vem investindo no budismo como soft power já tem algum tempo. As coisas são mais complexas na realidade.
@@tiagocarioca todo país gasta com infraestrutura. A diferença é que a china priorizou isso, gastou horrores e fez de forma ágil num tempo curtíssimo. Não se vê a índia fazendo a mesma coisa, na mesma proporção e na mesma velocidade...
Pelos comentários e incrível de ver a quantidade de gente que jura que muçulmano e td coitadinho, eles causam problemas em tds os lugares que vão ou estão Índia, Tailândia, África, Israel mas são sempre coitados.
O que os muçulmanos e Árabes fizeram na África é desumano. Destruíram muitas civilizações e reinos dos africanos e ainda os escravizaram e os taxaram como animais. Foram piores que os europeus e ainda hoje esse racismo ancestral está vivo.
@@mohamadseedat5461 escura é essa religião em que os Fulani estão metralhando e decapitando cristãos na Nigéria ou botando fogo em mulheres cristãs que não namoram ou querem casar com eles, causam problemas, não se adequam quando são estrangeiros ou tem origem imigrante e vem com sempre com essa história de sempre serem os coitados os perseguidos.
Eu espero que, com o aumento da importância da Índia no cenário geopolítico, os valores hindus, e crenças politeístas em muitos deuses, se espalhem pelo mundo e que o cristianismo se enfraqueça (ou desapareça de vez)! É o meu sonho.
@@ffreire5545 cristão defendendo politeísmo??? Não leem a bíblia mesmo... sugiro que vá lá idolatrar vaca e ratos e se purifique no rio Ganges, um dos mais poluídos do mundo
Não defendo nenhum tipo de nacionalismo religioso. Mas fica a reflexão, hindus não estão causando problemas resto do mundo, o que leva os muçulmanos a arrumarem problemas nos lugares onde se estabelecem?
O hinduismo não tem o caráter evangelizador, e tem diversas sampradayas dentro dele. As religiões abraâmicas são um movimento político genocida. A India está há 900 anos sob invasão muçulmana e depois cristã. Pós independência política esquerdista e islâmica baniu ensino da história indiana (indianos modernos acham que sua história começou com as invasões muçulmanas, eles colonizaram e ensinaram a India). O estado secular indiano só vale para os hindus. Seus templos são estatais, suas escolas religiosas proibidas, não há feriado no aniversáriode Krishna e Rama. Hinduísmo não é religião oficial na Índia. Há arqueologia ínfima bloqueada por historiadores esquerdista. No entanto, os muçulmanos podem ter leis religiosas (estado secular?), tem cotas de minoria em tudo (jainista e minorias verdadeiras não), há feriados religiosos muçulmanos, eles tem escolas religiosas e podem expressas abertamente a fé. Historiadores marxistas brigaram na justiça até o fim para esconder e contestar as escavações desse templo de Rama, que comprovavam a destruição islâmica. Hinduísmo sempre foi aberto às questões LGBT (homossexualidade só deixou de ser ilegal na India moderna com o BJP), mas a Índia tem de aguentar passeatas desse movimento com bandeiras "abaixo o Hinduísmo, viva o Paquistão ", por desconhecimento de suas próprias escrituras. Quando conheci tudo isso, me decepcionei muito. Ainda bem que estão se levantando agora contra o colonialismo. Que o partido hindutva vença novamente !
Não apoio o primeiro ministro indiano, acho-o até um pouco detestável, mas creio ser lago comendável ele se levantar e lutar contra a religião colonizadora que é o islã. Por mim, todas as mesquitas que foram construidas sobre templos das populações nativas, do domo da rocha, até a essa mesquita lá da Índia, devem voltar a serem templos das religiões locais.
Um contexto totalmente diferente do Ocidente, religião diferente, moral diferente, política diferente... O repórter : "militante/política de extrema direita". Tá feio esse argumento de extrema esquerda aí 👍🏽
Podia ser uma grande biblioteca pública com conhecimentos filosóficos, científicos e, porque não, da cultura religiosa milenar, mas sob a ótica da história e antropologia. Muito dinheiro público em espaços religiosos pra mim sempre soa como ação eleitoreira.
Isso é excelente tendo em vista a ganância de grupos muçulmanos em querer converter os "infiéis". Mas triste pela estimulação do extremismo. Muçulmano nenhum (nem nenhum religioso) deveria buscar converter ninguém (muito menos à força), e Hindu nenhum deveria revidar com violência. Felizmente existem boas pessoas que realmente querem paz, de ambos os lados.
Parabéns à Índia por valorizar sua cultura milenar, combatendo o crescimento das perversas religiões abraâmicas!👋 Bem... o ideal seria fomentar o ateísmo e tratar essas crendices como mitologia, como deve ser e como tem feito a China com grande êxito. Mas nada é perfeito.
Ateu maluco ama o hinduísmo, religião que nos diz que um macaco gigante levantou uma montanha, a terra é plana e está assentada nas costas dr uma tartaruga e uma das divindades (milhões existem nessa doidera) é um homem com cabeça de elefante. Por favor, busque tratamento já!!!
A direita age com o mesmo modus operandi ao redor dor mundo. Apelam para as emoções das pessoas, seja com religião, com agenda de costumes ou perseguindo grupos minoritários, desnutrem as instituições democráticas, o dialogo civil e a laicidade, retirando a racionalidade e o dialogo do centro do debate politico e causando uma divisão social. Amam ser reconhecidos como patriotas e nacionalista, mas o discurso é o mesmo, para causa ódio, ressentimento e polarização na população. É assim, na Turquia com Erdorgan (uma das únicas repúblicas do oriente médio secular) com o nacionalismo islâmico, Modi em Bharat com o nacionalismo hindu, e Bolsonaro no Brasil com os neopentecostais. Atras dessas figurar politicas asquerosas sempre existem clérigos com a mesma índole para legitimar o discurso divisório e religioso.
_Não haverá guerra ou tensões. Todos ganharão cm o turismo religioso._ *Um dia nossa civilização dará risada destas disputas religiosas travestidas de zelo pelas sagradas tradições.* _* Estaremos - os que viverem - em outro patamar.*_
Foi o que aconteceu em Israel. Construíram o Domo da Rocha no Monte do Templo, onde ficava o templo de Salomão. Isso é o império islâmico impondo sua ideologia.
Existe direita e esquerda no mundo todo praticamente. O que não quer dizer que elas sejam exatamente iguais em todos os países. Os contextos locais mudam.
@@ddrsdiego Os indianos são na sua maioria adeptos de um belo politeísmo monista, esse povo fala uma língua da sintaxe superior (o hindi é um idioma ariano), cultua os sagrados valores das liberdades individuais, dinamiza a sua vida política numa bela democracia parlamentar, o Governo Federal indiano respeita a quem quer viver no atraso medieval, mas reforça os que querem crescer na modernidade e prosperar no empreendedorismo. A Índia produz mercadorias de alto valor tecnológico agregado. O PIB indiano vem crescendo muito já há muitos anos. A Índia é admirável, sim!
@@ddrsdiego A Índia possui uma religiosidade primorosa, cultua os sagrados valores da liberdade, dinamiza a sua vida política numa grande e bela democracia parlamentar e possui uma economia poderosa e tecnologicamente avançada.
Assustador ver a quantidade de brasileiro, que provavelmente não conhece nada sobre o país, defendendo essa ideologia nefasta do Hindutva. Não duvido que os evangélicos brs queiram um projeto parecido pro nosso país.
A religião hindu é a mais poderosa pra um mundo de uma nova era, chame como quiser, mas é a única religião com numeros expressivos que diz que você é nada porque é sua casta, e é por isso que a pergunta certa é: A India como potencia religiosa quando vai triunfar sobre a potencia financeira chinesa?
O Erdogan " reinaugurou" uma mesquita na Igreja de Santa Sofia uma obra prima da arquitetura bizantina e não se viu comoção alguma..
Houve comoção sim. Lembro-me de ter visto várias páginas a internet destacando o caso por um certo período de tempo
@@the_cba Quando falo " comoção" me refiro a setores que repudiam o " colonialismo cultural" e as turbas emburrecidas que saem as ruas defendendo idéias e ideais incompatíveis com as sociedades onde vivem.
@@lourivalpereiradasilva2948 Falando Santa Sofia, tem uma coisa que você não vai ver nenhum veículo de comunicação falar. O que o Império Otomano fez com os armênios.
@@cristianemateus1984 os gregos da Anatólia também foram trucidados e recentemente o alvo são os Curdos da Turquia, Síria, Irã e Iraque que para Erdogan são todos " terroristas" e são mais de trinta milhões.
arquitetura romana*
Para contexto. A mesquita tinha sido construída em cima de um templo hindu.
Fato! Assim como fizeram os muçulmanos em todos os países que eles invadiram e colonizaram, destruindo igrejas e sinagogas para construir as suas mesquitas satanics.
Obrigado pelo contexto. 👏👏👏👏
Eles só expulsaram os invasores e recuperaram o que é deles.
O povo só esquece que as invasões muçulmanas na índia foi um dos maiores genocídios da história, a ponto do budismo ter sido quase extinto no país, com as maiores arquiteturas budistas destruídas e uma grande quantidade de templos hindus saqueados. Fazem esse alvoroço todo ignorando tudo o que os hindus sofreram na mão dos mulçumanos durante séculos
Se no futuro o "Vaticano Hindu" for demolido e dps de um tempo construírem uma Mesquita de novo aí, honestamente KKKKKKKK
Mais de R$ 20 bilhões investidos em um templo hindu e na construção da cidade "mais bonita do mundo". Enquanto a população vive no esgoto.
A culpa é do povo que fica fazendo filho sem parar 1 bilhão de pessoas na verdade e estão superando a china em um país muito pequeno pra muitas pessoas.
@@CarlinhosdaDalva kkkkkkkkkkkkkk que piada
@@CarlinhosdaDalvaÍndia não é pequena, na verdade sua área é quase do tamanho do Império romano no seu auge, além de ser o sétimo maior país do mundo. A taxa de natalidade no país está abaixo do nível de reposição e portanto sua população está envelhecendo para no fim diminuir, o motivo de ser uma país tão populoso é pq é uma nação milenar que abriga a maior população do mundo desde o milênio passado. É a grande nação de maior crescimento econômico do mundo, a população pobre vem diminuindo com força nos últimos 20 anos além de ser uma potência tecnológica mundial.
Pelo menos a economia do país cresce 7% ao ano e a pobreza cai todos os anos.
@@aemon6929
Mais de 25% da Índia é deserto, fora a densidade populacional das cidades, o trânsito pior que São Paulo e o crescimento urbano não planejado, a tendência é aumentar visto como as pessoas estão deixando as áreas rurais.
A Índia é como uma raposa astuta q cresce mais e mais no cenário geopolítico, com certeza será uma nação ainda mais relevante no futuro.
Finalmente vejo alguém que está atento. a Índia está a fazer uma grande perseguição à minoria islâmica no país.
A Índia é uma casa de 4 cômodos onde moram 100 pessoas. O que de bom pode sair daí?
@@LCMM2150já saiu muita coisa boa de lá, muito mais que na Europa de onde veio apenas genocídeos.
Todos os BRICs serão relevantes no futuro. Obviamente a loderança será da China. Mas a Índia não ficará nesse atraso q é atualmente.
@@dino6156Eles estão há 900 anos sob invasão muçulmana e depois cristã. Pós independência política esquerdista e islâmica baniu ensino da história indiana (indianos modernos acham que sua história começou com as invasões muçulmanas, eles colonizaram e ensinaram a India). O estado secular indiano só vale para os hindus. Seus templos são estatais, suas escolas religiosas proibidas, não há feriado no aniversáriode Krishna e Rama. Hinduísmo não é religião oficial na Índia. Há arqueologia ínfima bloqueada por historiadores esquerdista. No entanto, os muçulmanos podem ter leis religiosas (estado secular?), tem cotas de minoria em tudo (jainista e minorias verdadeiras não), há feriados religiosos muçulmanos, eles tem escolas religiosas e podem expressas abertamente a fé. Historiadores marxistas brigaram na justiça até o fim para esconder e contestar as escavações desse templo de Rama, que comprovavam a destruição islâmica. Hinduísmo sempre foi aberto às questões LGBT (homossexualidade só deixou de ser ilegal na India moderna com o BJP), mas a Índia tem de aguentar passeatas desse movimento com bandeiras "abaixo o Hinduísmo, viva o Paquistão ", por desconhecimento de suas próprias escrituras. Quando conheci tudo isso, me decepcionei muito. Ainda bem que estão se levantando agora contra o colonialismo. Que o partido hindutva vença novamente !
Quando se mistura interesses políticos com religião é óbvio que as coisas não terminam bem!!
Os muçulmanos têm histórico de construírem mesquitas em cima de outros templos religiosos. Transformaram uma igreja ortodoxa romana Hagia Sophia em uma mesquita, construíram uma mesquita em cima de um templo judeu em Jerusalém, construíram uma mesquita em cima de um templo hindú. A lista é longa. 💁🏽♂️
Mas segundo a mídia eles são coitadinhos.
Todas religiões fizeram isso. Os cristãos fizeram a mesma coisa com os templos "pagãos" quando chegaram no Europa
@@amoregratidao3352todas as religiões FIZERAM. Islã ainda FAZ
Perfeitamente observado.
Católicos construíram igrejas em cima dos templos astecas e incas
O melhor de tudo é um país secular mas entre um país nacional islâmico e nacional hindu, prefiro mil vezes o nacional hindu
Uma religião que não chama os outros de pagãos ou hereges por não seguirem sua própria crença é até meio óbvio que seria melhor.
Depende, se for dalit não, o hinduísmo divide a sociedade em castas com os dalits lá no fundo, eles sofrem todo o tipo de preconceito.
@@misteriosrevelados1569 don't lie 🤥
@@misteriosrevelados1569fake fake
@@gumachado9621 vc está bem por fora, hindus são violentos e preconceituosos até entre eles ..., budistas também tem grupos radicais, responsáveis por chacinas no Myammar e no Sri Lanka...
Como ateu indiano, quero comentar que o Templo foi reconstruído aqui depois de 500 anos e o crédito vai para o muçulmano KK Mohammad, que foi o arqueólogo que encontrou vestígios do Templo.
Um arqueólogo muçulmanos. Né? Uma exceção! Muito darmico esse senhor! ❤
@@carolin2016 como saber sobre o Dharmico
@@carolin2016Pelo jeito conhece pouco a história dos "mulçumanos"...
Parabéns pra Índia, quem manda no país são os hindus.
Religião e política nunca deu, e nunca dará certo juntas. O que funciona é o respeito às diversidades, e um bom governo deve primar por isso, e não provocar conflitos religiosos .
Diversidade e muçulmanos na mesma frase
Na teoria sim, na prática deixa os muçulmanos se tornarem maioria pra você ver.
@@cristianemateus1984 e um assunto bem complicado por que se os muçulmanos cresce vem influência de fora que envolve religião e geopolítica e mudança bem grande mais a gente sabendo que respeito é tudo 😅
@@cristianemateus1984 qualquer religião no mundo amigo, aqui no brasil o cristianismo é maioria e olha ai a bancada evagelica. O evangelistão só não avança por conta das diferença entre vertentes e o sincrestimo religioso q aqui na latam é historico e uma dimensão fundamental da nossa cultura
@@kelvindeoliveira8667 Isso é verdade. São duas religiões parecidas porque surgiram na mesma região, mas o Cristianismo foi domesticado com os ideias Iluministas. O Islã não.
O pouco de modernidade que os países muçulmanos têm é por influência do Ocidente.
Jay sri Rama ! Nada mais justo, a India sofreu seculos e séculos nas maos do colonialismo, primeiro muculmano, depois Britanico, nada mais justo que esteja olhando de volta para sua gloria e passado védico. Sita Ram ki jay!
Vc acha q essa vertente do hinduismo é da Índia? E os mulcumanos na india também não são indianos? Lembre-se q a cultura védica foi trazida a Índia por invasores iranianos junto com o sistema de castas
Lembra muito o Brasil. Um país miserável, ao invés de investir em cultura e educação para formar homens instruídos, usam a religião como manipulação de massa onde um monte de ovelhas seguem um pastor, mesmo que o destino seja o precipício.
"Miserável" 😂😂😂. Somos o 3° maior IDH de todo o hemisfério sul
Brasil e Índia emergentes. A Índia vem crescendo economicamente e orgulhosa da sua história.
É, com a diferença de que o hinduísmo está associado a uma história e a uma cultura milenares e ricas, enquanto as igrejas evangélicas são uma moda que se resume à teologia da prosperidade, curas milagrosas fake e ódio contra os gays
@@ManuelFeitosadaGama
Continua sendo um país cheio de miséria, pobreza, gente ignorante.
@@jaall7280 Cara você pelo menos sabe a porcentagem de pessoas em situação de pobreza no Brasil pra sair comentando que o país é "cheio" de miséria e pobreza? Eu duvido já que como você mesmo disse existe muita ignorância.
Parabéns a Índia. Que retomem sua identidade. Como católico, torço para que o Brasil faça o mesmo. Deus Vult!
Recuperação da sua própria cultura, os invasores de outras culturas simplesmente tem que aceitar
Invasores? Muçulmanos moram na Índia há séculos.
Islã existe na Índia já faz mais de mil anos. Muito mais do que a presença do cristianismo no Brasil. O Taj Mahal é uma obra muçulmana, e um dos símbolos do país
O induismo existe muito antes da invasão islâmica/imperialista que tem como fim impor sua cultura e ideologia! Acho interessante como a galera de esquerda passa pano para esse culto aonde o profeta declaradamente era pro escravos além de ter casado com uma menina de 9 anos
@@Vikramottungadeva qual é o teu ponto, aceitar a religião do invasor, seus costumes arcaicos e ideologias?
@@Cosmopolitm afinal o hinduísmo também é uma religião nada conservadora, não é mesmo ? Muçulmanos de la são tão indianos quando hindus. Digo novamente, estão na região faz mais de mil anos, e deixaram todo um legado cultural material e imaterial.riquissimo.
O governo indiano atual segue uma ideologia chamada hindutva, criada no século passado, e inspirada pelo fascismo italiano. São tão fundamentalistas quanto radicais islâmicos.
Tadinho dos Muçulmanos 😢 mataram apenas 80 milhões de Hindus na região de Kashmir, apelidade de "Tumulo dos Hindus"
*EDIT: 80 milhões é a estimativa MÍNIMA. A estimativa total é cerca de 200 milhões
Quando isso?
Infelizmente eles mataram poucos adoradores de ratos e baratas (hindushit) assim como o império britânico. Esse foi o erro dos muçulmanos e cristãos.
Exatamente, o erro dos cristãos (império britânico) e dos muçulmanos (império Mughal) foi matar poucos adoradores de vacas, baratas, ratos e excrementos.
@@mimicbox3entre os anos 1000 e 1500, antes da era Mughal. Um dos maiores genocídios da história
@@gao1812Genocídio é com o povo dessa religião mesmo.
Árabes x curdos; turcos x armênios.
Mas pra mídia são uns santinhos.
a India esta mais do que certa em valorizar sua cultura e religião
acontece que nao tem religiao indiana, a India é um país com uma população imensa e diversa em religioes e os muçulmanos indianos fizeram parte da historia da india assim como fizeram parte da historia do brasil os muçulmanos brasileiros mas tiveram suas historias apagadas pelo preconceito
@@Barakatihtenho amigos de Kerala, India. A India tem religião sim, Hiduismo. Está intrínseco no povo. As religiões estrangeiras são um câncer; principalmente a dos terroristas que na verdade é uma religião maligna e uma ameaça a todo o mundo. Somente Israel e China sabem tratar os mohameds como se deve mas se nós, ocidentais, lembrássemos da invasão da península ibérica, do império otomano e toda maldade que esse povo faz na Suíça, França e outros países da Europa; o certo era se livrar da ameaça de uma vez. Não mais 11 de setembro, o mundo teria mais paz.
@@BarakatihHinduísmo é religião da Índia sim.
@@Barakatihpreconceito? Vc sabe o que os muçulmanos fazem na Suíça e outros povos da Europa atualmente? Sabe o que fizeram na península ibérica? Sabe o que foi o império otomano? Sabe o que tentam fazer com Israel? Sabe o que fizeram com as torres gêmeas ?
@@shadowwalker9935vc acabou de confirmar o que ele falou, preconceito!!! NÃO foram os mulçumanos que explodiram as torre gêmeas, foi um grupo terrorista!!!( espero que vc tenha o bom senso de separar as coisas). Alem disso vc acha mesmo que o cristianismo ou qualquer outra crença tem moral pra falar algo? Basta observa a colonização no Brasil, veja o que fizeram com os escravos e indígenas forçando a aderir a novas crença, fazendo extermínios e apagando sua antiga cultura do mapa!!!
Finalmente!! A india como um dos berços da civilização precisa se reerguer da destruição e voltar a sua antiga gloria
🇮🇳❤❤
Aquele terreno já era do hinduísmo local sagrado onde nasceu o Deus Rama.
Parabéns aos Indianos.
Os indianos tem direito de ter o país que eles quiserem.
@@alexandredealmeidasouza8065 Claro nem um cristão é perseguido em países muçulmanos, a igrejas cristãs ao lado da caaba em meca Medina etc...
@@edsonvanderlei777e pq deveria ter igreja ao lado de Meca ? Tu aceitaria uma mesquita no Vaticano ?
Perfeitamente! Esse país possui uma exemplar democracia parlamentar e cultua os sagrados valores da liberdade. E é preciso reforçar a vertebralidade cultural da Índia (reforçar o hinduísmo).
Parabéns aos indianos! 🇮🇳🇮🇳
Eu estava lá, sei muito bem da história e pra mim essa matéria é muito pretensiosa
os britanicos são contra o progresso da Índia. Eles criticaram o programa espacial da Índia na BBC do Reino Unido, o jornalista entrevistando o cientista falando porque a Índia não investe em sistema de esgoto e investe em programa espacial no tom de ironia.
realmente, na reportagem ja chamam o movimento de extrema direita, contra minorias etc... secularismo é tratado como algo bom e regiliosos como algo ruim, menos se for muçulmano
Neste último dia 22 de Janeiro a India celebrou estava em festa. Um momento histórico de descolonização e reviver da autonomia nativa sob seu próprio local sagrado e histórico. Infelizmente a grande mídia ataca aos Hindus por ousarem sair da submissão colonial como "extrema direita", "vaticano Hindu" e todo tipo de difamação. O Templo de Rama Janmabhumi marca o local sagrado do nascimento de Rama Chandra em Ayodhya. Tão sagrado aos Hindus quanto Meca para os muçulmanos e Vaticano aos católicos.
Rama representa o Dharma. O herói do poema épico Ramayana escrito por Valmiki e que possui diversas versões regionais nas línguas da India e também no Sudeste Asiático onde é poema épico de diversos países.
O Templo original foi destruído por Mir Baqi general do invasor uzbek Babur em 1528. William Finch em 1611, Thomas Herbert em 1634 e Joseph Tiefenthaler em 1767 visitaram o local e o chamam de ruínas do castelo de Ramchand. Joseph menciona que sob ordens do imperador Mughal Aurangzeb o templo foi destruído e uma Mesquita erguida em seu local mas Hindus continuam visitando local e fazem Puja.
Em 1853 sadhus invadiram a Mesquita que estava inacabada e em ruínas e em 1853 Nihang Sikhs fizeram Havan Kunda. Os britânicos os prenderam. Após independência já existia a Deidade de Rama Lala no local mas somente Pujari tinha acesso. Em 1992 Hindus de todas as castas e de todas as partes da Índia se reuniram em Ayodhya e destruíram as ruínas da Babri Masjid. 5 mil Hindus foram mortos pela polícia que tentou impedir. Locais contam como o rio Sarayu ficou vermelho. Mas sacrifício dos devotos não foi em vão. A Suprema Corte ouviu ambos os lados e escavação Arqueológica no local lideradas por um Hindu (BB Lal) e um muçulmano (KK Muhamed) provaram que o local era sim um Templo Hindu incluindo uma pedra com inscrição do Rei Govindachandra (1114-1155) menciona construir um novo templo no local dedicado a Bhagavan Rama.
2019 a Suprema Corte deu veredito que o local pertence aos Hindus e um grande templo foi construído.
Se quer um post sobre a importância de Rama para an India e o Dharma ou sobre um post acerca dos detalhes do Templo, da deidade e de como an India está celebrando.
@@prithubraguin belíssimo relato esse seu e é uma visão oposta do que a reportagem trouxe. vejam que entrevistam um muçulmano dando a entender que ele é bonzinho e que tudo que o atual lider esta fazendo é apenas por motivos políticos. Pode ate ser um pouco, mas nao tira o fato de que a grande maioria é a favor, e é isto do que se trata uma democracia. É ate um tipo de reparação histórica pelo que estou entendendo. Voce deveria ter sido o entrevistado ou roterista dessa reportagem que meticulosamente pensada para convencer de maneira sutil que o atual presidente é o vilão. Queria saber quais interesses estão por trás disso. Será que é porque ele nao está abaixando a cabeça para china ou dificultando os interesses da Inglaterra (bbc)?
@@marcelfsilva vc realmente tocou no ponto Marcel, realmente penso dessa forma também, muitos interesses políticos sabendo que ele não abaixa a guarda para a política da China e também da Inglaterra.
Lembre-se de não atacar a crença dos outros só pq ela é diferente daquilo que vc acredita
Os muçulmanos são os mais intolerantes de todos. Intolerância desse ser tratada na mesma moeda!
@@jaall7280Correto. Não se deve tolerar o Islã pelo mesmo motivo que não se tolera o Naz1smo
O Islã é uma das religiões atuais mais intolerantes com outras crenças, se não for a mais intolerante.
Cada um é fruto do seu meio. Religião é o negócio dis sacerdotes em qualquer lugar.
@@erikavilasboas9421vc sabe se os islâmicos de lá fizeram ou cometeram algum crime? Ou vc está acusando indianos islâmicos por crimes ocorridos em outros lugares do mundo por outras pessoas?
Sempre repudio o envolvimento do Estado com a religião. Por outro lado, admiro a forma como os hindus não se dobraram a nenhuma religião monoteísta abraâmica.
Engraçado, ele falar mal do fanatismo de Uma religião, mas ele defende o fanatismo de outra religião
Meu amigo, no hinduismo tem o sistema de casta, ver o que essa porcaria faz com o povo da Índia
O Hindutva na verdade não é especificamente uma Religião no sentido ocidental da palavra e sim o resgate do Ethos cultural nativo. Hindu em si um termo que abrange diversas tradições e não uma entidade religiosa institucionalizada.
@@gabriel.eliossena não existe sequer consenso entre os teólogos sobre isso meu caro. E honestamente, é mais do que claro pra mim que uma religião que cultua vários deuses não se encaixa no monoteísmo, pelo menos não da forma tradicional que conhecemos.
@@gabriel.eliossena o hinduísmo é Monista, não monoteísta. Existem hindus monoteístas/modalístas (que acreditam que todas as divindades são faces de um só deus pessoal) e há hindus que são monístas politeístas (que acreditam que os vários deuses são distintos mas que o Ser Supremo é uma fonte só da qual todos eles emanam).
Esse papo de que "o Hinduísmo é monoteísta" é muito mais uma tática de defesa dos hindus pra serem tolerados pela hegemonia abraâmica e se defender de perseguição da parte delas, tal como é com as religiões afrobrasileiras (que por séculos tiveram que "beijar a mão" da catolicismo e disfarçar seus deuses de "santos" pra não serem dizimados pela hegemonia cristã)
Tudo isso com a força de Lord Shiva e a sabedoria de Lord Ganesha, e com a proteção das armas da imbatível mãe Durga. Namastê 🕉 🙏
Muito orgulhosa desse momento. Que os processos judiciais de Mathura e do antigo templo de Shiva sejam ganhos, para que sejam reconstruidos. India, 900 anos de violência muçulmana e depois cristã.
Violência cristã? …. Você certamente é uma idiota e com muito pouco conhecimento de história!
@Bharatwad Ótimo! Lutem por Mathura também!
Mathura case also in court next 5 mathura case also solved @@carolin2016
Muito bem India.
Longa vida ao hinduísmo.
Bharat não é país... É civilização.
Quem condena isso não sabe que a India foi um dos países que mais sofreram com a conversão forçada ao islamismo de seus habitantes. Muita gente morreu assassinada.
Assim como ocorreu com a islamização do Egito que era Copta, da Turquia com massacre dos armenos e de gregos, dos cristãos do norte da África toda e por aí vai, onde muita gente morreu. Coisa de continentes inteiros.
Onde a "religiao da paz" entra a intolerancia e barbarie prospera...
Os islamicos se fazem de vitimas, quando sao minorias, ai, quando aumentam a populaçao, querem impor suas regras barbaras aos outros que nao seguem o que eles acreditam e ate mesmo proibem outras manifestaçoes religiosas!
História não mto diferente das outras religiões
@@rjose-afs
Negativo.
Ignorância ajuda o mal.
Em termos de conversões forçadas ninguém perde pros muçulmanos. Coisa de continentes inteiros sob a espada...
Eles se auto intitulam "religião da paz" mas é ledo engano. Paz pra eles será quando o último humano seja convertido ou senão tenha a cabeça separada do corpo. Até lá é a "guerra santa" que eles falam tanto,... ou consentem quietamenre pra fingir.
Nem mesmo as barbaridades dos Católicos na idade média chegaram ao que fizeram.
Na Índia foi um banho de sangue descomunal
Ah claro. E todo hinduísta é um anjinho.
Religião é o câncer do planeta. Quando junta com política, vira a própria morte na Terra.
Kkkkkkkkk islamizaçao forcada? Kkkkkk por isso que depois de 800 anos de governo islamico a india virou um pais de maioria muçulmana né? Para né
*_SÓ ESQUECERAM DE FALAR QUEM FOI Q COMEÇOU COM A VIOLÊNCIA QUANDO CHEGARAM A ÍNDIA NÉ BBC? MUITO PROFISSIONAIS VCS SÃO..._*
@Thorin.Rei.Sob.a.Montanha. aaaaaaaffffffff... não se pode errar uma letra q nego ja aponta a letra errada, ao inves de focar na informação faltante. sério, desanima. e a letra minúscula depois do ponto final foi de propósito.
Who protects the rights of religious minorities in pakistan. In musilm majority countries religious minorities are subjected to discrimination and islamic restrictions. But when they are in the minority they demand respect and equal treatment.
E qual a diferença deles p os Cristàos?
@@mariamartasantanasantos1987Voce tem que ser muito cínica pra fazer essa comparação.
@@mariamartasantanasantos1987 você realmente está fazendo essa pergunta ou é só burro mesmo?
A Índia é um país fascinante..
Correto! A Índia é fascinantemente pagã e politeísta!
O sistema de casta também
@@ffreire5545 E tu acredita no Jesus Cristo guei?
@@smokiingblunts Como assim? Quase não há documentos idôneos sobre ele e de concreto mesmo só há narrativas religiosas.
@@ffreire5545 boa primata!
A índia está certa tem que valorizar a cultura indiana.
Você está sendo inocente se acredita que esse movimento é sobre valorizar o povo e não sobre poder de um grupo.
@@AL0981000 os muçulmanos fizeram a mesma coisa convertendo a basílica hagia sofia em uma mesquita.
Então temos que destruir templos cristãos, espíritas ets? Já que o cristianismo não surgiu aqui. Ou isso só se aplica aos outros países
Exato@@CarlinhosdaDalva
@@CarlinhosdaDalva e os cristoes fizeram igual na espanha cordoba
Modi based, vida longa aos guardiões do Dharma, sejam budistas ou hindus
Para índia é melhor o hindu.
Os muçulmanos já tem todo o norte da África todo oriente médio fora Indonésia e Paquistão logo logo vão ter partes da Europa e ainda querem mais Índia faz muito bem e valorizar sua cultura sua religião seu povo sua história
Muçulmanos sendo apresentados como "vítimas" 🙄 nenhuma surpresa
e vc tá sendo intolerante religioso
Ninguém é vítima, porém, o uso da força por meio de intermédio político de algum partido em um sistema democrático, é meio errado não acha?
A Índia é uma democracia e deveria sé comporta como tal.
Eu sei que existen tensões, porém, há consequências em relação a retaliação dos seus Vizinhos.
Talibã do Paquistão, Afeganistão, Governo do Paquistão.
Eai?
@@joaofelipevillasboas7043 ah sim, devemos tolerar uma ideologia que não tolera nenhuma outra 🙄 Já abraçou um nazista hj? Seu nazifóbico
Você é tão desprovido de conhecimento, que não consegue refletir que toda ação leva a uma reação.
Não me conformo em como a mídia trata essa galera como coitadinhos.
Parece que nunca estudaram História. Quantas civilizações esse povo destruiu e impôs sua religião forçadamente.
Ah, eles ganharam 2 países só pra eles: Paquistão e Bangladesh. É hora de deixar o povo hindu em paz.
Um povo entra Num País Desconhecido E É Recebido Com Educação
e aí,o que acontece?
Os intrusos quebram os Templos De Quem Os Recebeu!
No Meu Planeta Sabe Qual
É O nome Que A Gente Dá
pra esse tipo de ser humano?
monstrengo!
Verdade! Lembrei dos inglese, espanhóis, portugueses, holandeses na colonização feita através de sangue suor e lágrimas,...
@@mariamartasantanasantos1987
nações cristãs européias,
em nhome de djeus e jejus!
Quando o assunto é o islã a Índia e a china dão uma aula para o ocidente
Os orientais sabem como lidar com essas cobras. Viva!
Realmente, estão entre os melhores em lidar com os chupadores de pedra negra pagã!
Vc nunca ouviram falar da era de ouro do islã?
História de bagda
Não só com islâmicos, são ótimos com cristãos tbm kkkk se não fosse o secularismo instaurado no ocidente, cristãos iriam ser tão ruins ou pior que os islâmicos
Especialmente a China, não só com o islã como todas as outras. Mas os Estados " laicos e democraticos " serão facilmente dominados
"Uso político da religião..." fala isso pro Papa.
e também fala isso pro Malafaia e outros pastores aqui do Brasil, ah e também pro Bolsonaro, nos últimos anos misturaram religião com política, e olha o que ta acontecendo, isso não termina bem
que poder o Papa tem para intervir hoje em dia, com os países modernos afundados no secularismo? As cruzadas já passaram a séculos
Eu tenho receio, se isso escalar, uma guerra entre mulçulmanos e hinus naquela região, iria ser a guerra mais sangrenta que este mundo já viu, é muita gente.
Masjid was destroyed and many people were already killed...
Não escalará. A Índia é de uma civilização brilhante de democracia e liberdade e inúmeros muçulmanos já aprenderam a amá-la.
A India sofre genocídio faz 900 anos de invasões muçulmanas e cristãs. A força política dos muçulmanos aliados à esquerda na Índia pós-independência é enorme. Eles mandaram sempre no congresso. Por isso esse marketing negativo contra o hindutva há 10 anos.
@@universovedico667 De fato, muitos muçulmanos da Índia amaldiçoam o país e sabotam sua própria pátria.
@@universovedico667 De fato, a heróica Índia dorme com o inimigo.
Muçulmano sendo perseguido é tomar o próprio veneno kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Viva! Bem feito!👊🕉🇳🇪🕉👊
A religião que mais perseguiu na história foi o Cristianismo, não se esqueça. Inquisição, Cruzadas, Guerras Santas, combate à ciência etc. Recordando
@@danielalexius5475 Perseguiu está no passado, quem PERSEGUIU e continua PERSEGUINDO é o islamismo
@@danielalexius5475 As cruzadas aconteceram devido as invasões islâmicas, a inquisição não chegou nem ser a metade do que dizem e nunca houve perseguição a ciência e sim debate sobre já que a igreja e seus padres foram a que mais contribuíram pro crescimento da mesma.
@@danielalexius5475Os Muçulmanos fizeram Muito mais,Desde Invadir a África destruindo toda a Cultura Africana,Invadir a Europa e Fizeram uma Massacre na Ásia
Aqui no Brasil já vimos o que dá misturar religião com politica e militarismo 😮😮😮😮😮😮😮😮😮.
Super aprovo. Viva shiva e ganesha.
Viva
India linda! Adoro esse país!!! Saudades...
É verdade a questão da higiene? Quero ir lá conhecer o país eu gosto demais da cultura!
Não vamos ser hipócritas e dizer que onde os muçulmanos são maioria, eles respeitem o "estado laico" ou os direitos humanos.... basta ver a Arábia Saudita.
Reportagem de xenofobia e hinduphobia
Perfeitamente! Nessa reportagem, percebe-se claramente o viés hindufóbico da BBC News. Ainda bem que o Sr. aqui o denunciou.
Na maioria dos países esse evento foi assim descrito. Viva shree Ram!
Parabéns ao povo Hindu nacionalista. Os povos tem que colocar a intolerância islamica em seu devido lugar. O mulçumanismo que tem todo o direito de existir como fé porém jamais os povos devem se submeter a eles . Querem impor suas regras, meter o islã guela a baixo , se é força que querem usar , que as nações os repudiem com força.
Templo foi construído com doacoes de Hindus e esta trazendo grande desenvolvimento econômico
1 bilhão de reais: Vamos acabar com a miséria na Índia? Não, vamos construir um templo.
Fantástico o novo templo, um dia quero conhecer essa cidade. Vida longa a Índia e ao povo hindu. Lembrando que recentemente a Índia pousou com sucesso um satélite na Lua, feito que só cinco nações até hoje tiveram êxito.
Daniel, gostei boa reportagem quando poder fala mas sobre as religiões indianas.
Parabéns para a Índia 👏🏻😁
Logo serão as igrejas
@@ivanorsouza71 Os templos cristãos e principalmente o povo cristão sempre contribuiu positivamente para a glória dessa democrática, secularista e livre Índia (a minoria islâmica amaldiçoa e sabota a Índia).
@@ffreire5545 para de ver pornografia na net e coloca aí invasão de igrejas na Índia
@@ffreire5545 quais os dados?
1 bilhão num templo eqto o o povo morre de fome e vive no esgoto.
Parecendo o Brasil com todas as igrejas evangélicas bilionárias.
Também penso assim
20 bi. Na região de investimento
Trás turismo e investimento na região , mas sabemos que se fosse algo cristão não teria essa crítica aí
Você pelo jeito conhece muito pouco sobre a Índia moça, comentário além de preconceituoso demostra isso
Muito importante essa reportagem
Meu profundo respeito e apoio ao governo Hindu para os Indianos.
A perseguição a cristãos também aumentou lá nesses últimos anos.
Sim, mas tem muito cristão por aqui apoiando essa loucura
3% é protestante.
@@ivanorsouza71 tudo por causa do ódio irracional contra os muçulmanos que só são pessoas como qualquer outra. Toda religião tem culpa por uma perseguição histórica, mas vivemos no século XXI, 2024 já. Pra mim esses conflitos religiosos já deveriam ter sido superados e todos deveríamos viver sob Estados laicos, cada um com sua fé sem interferir na do próximo.
@@rainanduarte594 tranquilo. Entendo eles. Uma religião que proíbe perversões sexuais, drogas, aborto , idolatria deve incomodar gente depravada
Fiz o L e ainda não vi a perseguição contra cristão começar aqui no Brasil. Estou decepcionado.
Noticiário de origem do ex-colonizador da Índia, é claro que não vai falar nada bem sobre o templo e sua relevancia pra povo local. e sim apenas menospresar e difamar.
Prosperidade e vida longa ao povo indiano.
Dizem que a índia será a nova China......Algo que duvido muito!
Notem que os chineses tinham como prioridade construir infraestrutura, prédios de apartamentos, fábricas e universidades.....Já a prioridade do governo indiano é construir templos, estátuas e discutir religião...
verdade
A China também constrói templos ou instituições religiosas quando lhe convém. Numa escala menor do que na Índia, mas ainda faz. Inclusive ela doa muito dinheiro pro Nepal manter ou expandir Lumpini, o local de nascimento do Buda.
@@tiagocarioca mas isso é algo não prioritário pra eles...
E era menos ainda há uns 30 anos atrás, quando precisavam construir infraestrutura.
Hj, como já está pronta a infraestrutura básica, podem dar-se ao luxo de gastar com templos , pontes de vidro e monumentos
@@stankiewicz1992 primeiro que a Índia também gasta com infraestrutura. Segundo que a China vem investindo no budismo como soft power já tem algum tempo. As coisas são mais complexas na realidade.
@@tiagocarioca todo país gasta com infraestrutura. A diferença é que a china priorizou isso, gastou horrores e fez de forma ágil num tempo curtíssimo.
Não se vê a índia fazendo a mesma coisa, na mesma proporção e na mesma velocidade...
Sinistro!
Sim amigo isso tudo é muito Sinistro!
Sinistro nada! Sinistro é o jornalista inventando coisa que não existe. As relações entre Índia e os muçulmanos estão ótimas.
A primeira atitude de um governo indiano sério deveria ser uma forte política de controle de natalidade.
E acabar com a mão de obra barata?
Esquece.
Fizeram isso na China, agora querem reverter e não conseguem
Controla a natalidade muçulmana
Pelo que sei, atualmente, a Índia tem taxa de pouco mais de 2 filhos por mulher. A diferença ali é que a população é muito grande.
Pelos comentários e incrível de ver a quantidade de gente que jura que muçulmano e td coitadinho, eles causam problemas em tds os lugares que vão ou estão Índia, Tailândia, África, Israel mas são sempre coitados.
O que os muçulmanos e Árabes fizeram na África é desumano.
Destruíram muitas civilizações e reinos dos africanos e ainda os escravizaram e os taxaram como animais.
Foram piores que os europeus e ainda hoje esse racismo ancestral está vivo.
Voce nao tem nenhum conhecimento de islam voce vive no escuro
@@mohamadseedat5461 escura é essa religião em que os Fulani estão metralhando e decapitando cristãos na Nigéria ou botando fogo em mulheres cristãs que não namoram ou querem casar com eles, causam problemas, não se adequam quando são estrangeiros ou tem origem imigrante e vem com sempre com essa história de sempre serem os coitados os perseguidos.
Vc é um ignorante. E sim, se vier nos oprimir, terá resposta. Quem deve dar outra face é o cristão!!!
@@mohamadseedat5461sério Mohamad, nos fale sobre o o que o Alcorão diz para fazer com o Povo do Livro. Explique aqui pra nós.
Vale tudo! O que é bom é bom!!
Eu espero que, com o aumento da importância da Índia no cenário geopolítico, os valores hindus, e crenças politeístas em muitos deuses, se espalhem pelo mundo e que o cristianismo se enfraqueça (ou desapareça de vez)! É o meu sonho.
Vai sonhando
O Hinduísmo não é politeísta 😊
@@tabuhimagine se não fosse 😂😂
Cristianismo não, o catolicismo, protestantismo e evangelicalismo fundamentalista e também o islamismo...
Pena que isso nunca vai acontecer seu néscio
Cada século que passa o Cristianismo cresce mais ainda
Salve os Deuses hindu estou louca pra ver esse templo pessoalmente
Seus deuses hindushit como: vaca, barata, rato e excrementos nada pode fazer.
Quais deles? São milhões 😅😅😅
Glória à essa Índia tão belamente pagã e tão gloriosamente politeísta!
@@ffreire5545 cristão defendendo politeísmo??? Não leem a bíblia mesmo... sugiro que vá lá idolatrar vaca e ratos e se purifique no rio Ganges, um dos mais poluídos do mundo
@@ffreire5545o Brasil cristão é exemplo de sociedade né? Hahaha
Por favor faça a reportagem: "a sensasionalizasão dos jornais e notícias" tenho certeza que será muito útil para vocês.
Entre cristianismo, islamismo e hinduísmo eu prefiro este último. Mas entre um e nenhum, eu prefiro nenhum, não gosto de grandes religiões.
Não defendo nenhum tipo de nacionalismo religioso. Mas fica a reflexão, hindus não estão causando problemas resto do mundo, o que leva os muçulmanos a arrumarem problemas nos lugares onde se estabelecem?
O hinduismo não tem o caráter evangelizador, e tem diversas sampradayas dentro dele. As religiões abraâmicas são um movimento político genocida. A India está há 900 anos sob invasão muçulmana e depois cristã. Pós independência política esquerdista e islâmica baniu ensino da história indiana (indianos modernos acham que sua história começou com as invasões muçulmanas, eles colonizaram e ensinaram a India). O estado secular indiano só vale para os hindus. Seus templos são estatais, suas escolas religiosas proibidas, não há feriado no aniversáriode Krishna e Rama. Hinduísmo não é religião oficial na Índia. Há arqueologia ínfima bloqueada por historiadores esquerdista. No entanto, os muçulmanos podem ter leis religiosas (estado secular?), tem cotas de minoria em tudo (jainista e minorias verdadeiras não), há feriados religiosos muçulmanos, eles tem escolas religiosas e podem expressas abertamente a fé. Historiadores marxistas brigaram na justiça até o fim para esconder e contestar as escavações desse templo de Rama, que comprovavam a destruição islâmica. Hinduísmo sempre foi aberto às questões LGBT (homossexualidade só deixou de ser ilegal na India moderna com o BJP), mas a Índia tem de aguentar passeatas desse movimento com bandeiras "abaixo o Hinduísmo, viva o Paquistão ", por desconhecimento de suas próprias escrituras. Quando conheci tudo isso, me decepcionei muito. Ainda bem que estão se levantando agora contra o colonialismo. Que o partido hindutva vença novamente !
Não apoio o primeiro ministro indiano, acho-o até um pouco detestável, mas creio ser lago comendável ele se levantar e lutar contra a religião colonizadora que é o islã. Por mim, todas as mesquitas que foram construidas sobre templos das populações nativas, do domo da rocha, até a essa mesquita lá da Índia, devem voltar a serem templos das religiões locais.
Um contexto totalmente diferente do Ocidente, religião diferente, moral diferente, política diferente... O repórter : "militante/política de extrema direita". Tá feio esse argumento de extrema esquerda aí 👍🏽
Qual extrema esquerda ? A BBC ?
O Brasil tá igual a índia em questão de religião, por isso o Brasil tá essa palhaçada aí
Podia ser uma grande biblioteca pública com conhecimentos filosóficos, científicos e, porque não, da cultura religiosa milenar, mas sob a ótica da história e antropologia. Muito dinheiro público em espaços religiosos pra mim sempre soa como ação eleitoreira.
india para os hindus. mulcumanos de volta ao paquistão.
O Paquistão fazia parte do " Sub continente indiano" e era Hindu , mulçumanos invadiram a região e converteram a força.
@@Rafael_football9O Paquistão era território da Pérsia antes de pertencer a Índia
@@godofwar-ti8flPaquistão sempre foi território da Índia muito antes da Pérsia existir
Isso é excelente tendo em vista a ganância de grupos muçulmanos em querer converter os "infiéis". Mas triste pela estimulação do extremismo. Muçulmano nenhum (nem nenhum religioso) deveria buscar converter ninguém (muito menos à força), e Hindu nenhum deveria revidar com violência. Felizmente existem boas pessoas que realmente querem paz, de ambos os lados.
Parabéns à Índia por valorizar sua cultura milenar, combatendo o crescimento das perversas religiões abraâmicas!👋
Bem... o ideal seria fomentar o ateísmo e tratar essas crendices como mitologia, como deve ser e como tem feito a China com grande êxito. Mas nada é perfeito.
China nao é exemplo, ela usa da força pra isso
Ateu maluco ama o hinduísmo, religião que nos diz que um macaco gigante levantou uma montanha, a terra é plana e está assentada nas costas dr uma tartaruga e uma das divindades (milhões existem nessa doidera) é um homem com cabeça de elefante. Por favor, busque tratamento já!!!
Vou denunciar 😮😮😮
Denunciado
@@ivanorsouza71sim cara
Não é justo ele falar mal do fanatismo de Uma religião, sendo que ele defende o fanatismo de outra
Imagina esses 1 Bilhão voltados à população faminta... dos Próprios moradores de Bharata.
Quando religião e governo estão alinhados, a nação ganha muita força. Eles são uma nação milenar e sabem disso.
4:30 *que ainda NEM sequer está*
Eles sabem lidar com islâmicos 😂😂😂
Parabéns, India! Defenda os seus valores! Quando é para mouslinsssss, todo mundo fica caladinho...
Apoio essa ideia ❤❤
Parabéns a Índia
A direita age com o mesmo modus operandi ao redor dor mundo. Apelam para as emoções das pessoas, seja com religião, com agenda de costumes ou perseguindo grupos minoritários, desnutrem as instituições democráticas, o dialogo civil e a laicidade, retirando a racionalidade e o dialogo do centro do debate politico e causando uma divisão social. Amam ser reconhecidos como patriotas e nacionalista, mas o discurso é o mesmo, para causa ódio, ressentimento e polarização na população. É assim, na Turquia com Erdorgan (uma das únicas repúblicas do oriente médio secular) com o nacionalismo islâmico, Modi em Bharat com o nacionalismo hindu, e Bolsonaro no Brasil com os neopentecostais. Atras dessas figurar politicas asquerosas sempre existem clérigos com a mesma índole para legitimar o discurso divisório e religioso.
Agora tenta falar tudo isso sem chorar!
Tudo lembra o Bolsonaro. em sua prisão de luxo em Curitiba. Lula vai tomar as casas do Bolsonaro??? 😮😮😮
Tá com peninha muslins vai lá da tua bandinha pr eles
Não compare os neopentecostais aos hindus, eles estão muito mais próximos do Islã em termos de valores, violência e intolerância
Que bosta de laicidade o quê.
Por que tem um simbolo nazista no canto inferior esquerdo? 0:43
O símbolo é indiano, Hitler que se apropriou. É hindu!
Não é nazista, esse simbolo tem várias significados para a religião hindu, a suatisca nazista é só uma copia que o hitler fez
Ignorante
Ah sim, entendi! Obrigado!@@Erik-Dbl
BBC Brasil não consegue fazer um video sem usar o termo "extrema direita"😂
_Não haverá guerra ou tensões. Todos ganharão cm o turismo religioso._
*Um dia nossa civilização dará risada destas disputas religiosas travestidas de zelo pelas sagradas tradições.*
_* Estaremos - os que viverem - em outro patamar.*_
Estado e religião. Uma união perigosa. Principalmente quando há tanto extremistas na religião
54 milhões de abortos anuais 😢😢😢😢
Qdo será que homens aprenderão a conviver pacificamente entre as pessoas diferentes, lhes concebendo respeito e dignidade?!
O ópio do povo, tanto lá, quanto cá.
A Índia é hinduista, quem não gostou pode se mudar pra Arábia Saudita, Irã, Iraque, Síria, Faixa de Gaza e etc..
@Thorin.Rei.Sob.a.Montanha. se os cristãos nao estiverem satisfeitos em viver em paises muçulmanos, sim.
No Brasil essa tendência é forte. O ideal deles é criar uma República Cristã do Brasil com um Malafaia no papel de Aitolá
Foi o que aconteceu em Israel. Construíram o Domo da Rocha no Monte do Templo, onde ficava o templo de Salomão. Isso é o império islâmico impondo sua ideologia.
6:26 quem ouve até pensa q o conceito de direita e esquerda pesa em alguma coisa fora do ocidente ksksksksksk
Existe direita e esquerda no mundo todo praticamente. O que não quer dizer que elas sejam exatamente iguais em todos os países. Os contextos locais mudam.
Pelo menos o hinduísmo é muito melhor
Pq?
@@nacgalaxy1765 o islamismo é um câncer retrógrado
Amo a Índia ❤
Por que?
@@ddrsdiego Os indianos são na sua maioria adeptos de um belo politeísmo monista, esse povo fala uma língua da sintaxe superior (o hindi é um idioma ariano), cultua os sagrados valores das liberdades individuais, dinamiza a sua vida política numa bela democracia parlamentar, o Governo Federal indiano respeita a quem quer viver no atraso medieval, mas reforça os que querem crescer na modernidade e prosperar no empreendedorismo. A Índia produz mercadorias de alto valor tecnológico agregado. O PIB indiano vem crescendo muito já há muitos anos. A Índia é admirável, sim!
@@ddrsdiego A Índia possui uma religiosidade primorosa, cultua os sagrados valores da liberdade, dinamiza a sua vida política numa grande e bela democracia parlamentar e possui uma economia poderosa e tecnologicamente avançada.
Assustador ver a quantidade de brasileiro, que provavelmente não conhece nada sobre o país, defendendo essa ideologia nefasta do Hindutva. Não duvido que os evangélicos brs queiram um projeto parecido pro nosso país.
VATICANO HINDU É OTIMO 😅😅😅😅😅
A religião hindu é a mais poderosa pra um mundo de uma nova era, chame como quiser, mas é a única religião com numeros expressivos que diz que você é nada porque é sua casta, e é por isso que a pergunta certa é: A India como potencia religiosa quando vai triunfar sobre a potencia financeira chinesa?
Jai Shree Ram
Se a moda pega!! Perigoso!
Bharat lindinha
A religião como sempre, disseminando a violência.
Me assustei quando vi uma suástica nas imagens, mas fui pesquisar e me informar o que era. Conhecimento é sempre importante!!
É um símbolo sagrado no Oriente que significa "boa fortuna." Infelizmente, os malditos n@zis.tas o corromperam
Engraçado que absolutamente NINGUÉM fala na perseguição contra cristãos que deixou centenas de mortos há alguns meses no nordeste da Índia... 👀
You are mistaken, it was a dispute between two tribes in that area over a reservation, those tribes had been fighting for a long time.