Uma vez cheguei a pensar se uma adaptação desta seria possível mas nunca cheguei a pesquisar a respeito. Agora ficou mais fácil, o Edu faz e a gente fica esperando os resultados.
Faaala Julio! Verdade. Meu pai tem muita experiência e uma centena de dispositivos mirabolantes criados por ele em 50 anos de profissão. Hoje em dia com tudo muito computadorizado, automático, poucos ainda conhecem técnicas de ferramentaria como ele. 😃
Sou um fã incondicional desta profissão. De nada adiantam as máquinas modernas cheias de programação, se não tiver um ferramenteiro pra elaborar os dispositivos para segurar as peças em suas diferentes etapas. O Seu Sylvio é uma espécie em extinção... grande pessoa!
Fiz essa adaptação em 2007 minha speed alfameq e usei durante 7 anos... Até que em 2014 adquiri os sti da claris de 8v por 320,00 No mercado livre... Eu usei uma Lima arredondada e lixa 80 para dar acabamento na parte interna da abraçadeira... Para o manete,eu usei um pedaço de conduite de uns 2 centímetros entre o encaixe do cabo e o passador.. Ficou assim durante 7 anos aproximadamente.... Hoje eu usaria tranquilo esse sistema novamente.... Se é louco pagar uma fortuna num sti aqui no Brasil... Só no aliexpress mesmo.....
Se fosse uma adaptação numa speed com freio tipo garra, ele iria ficar muito duro, o inverso ocorre se usar uma manete de speed ou de cantilever num freio V-Brake, aí sim ele ficaria 'borrachudo'. Já as manetes de cantilever (ex: A Shimano Nexus BL-IM65, "irmã gêmea" das manetes Tiagra pra guidão MTB) funcionam bem nas garrinhas de freio. Já experimentei todas essas combinações (freios e manetes de speed x MTB, V-brakes e cantilever...).
Pessoal do pedaleria, veja o guidão estilo Surly corner bar , tem um fabricante em santa catarina e um pessoal revendendo este guidão produzido por ele, eu tô usando um desses com passadores assim shimano tourney na minha mtb simples, a ideia é ter uma bike "gravel" humilde, garfo rígido, pneu semi-slick , vale a pena vocês testarem , guidão muito bom
Há muito tempo pensei de fazer isso mas fiquei com medo de dar errado más vendo esse vídeo aprendi como fazer. Vocês são ótimos parabéns! Queria ver vocês construindo uma bike dobrável.
@@_JoseHenrique_ fiz no meu aqui, sim é dificil fazer a curva, acabou arranhando o guidão (o meu era preto). Recomendo dar uma lixada leve antes de passar na curva e usar muito alcool pra lubrificar na hora de fazer ele passar. Voce pode usar uma chapinha de alumínio depois (latinha de coca por exemplo) pra fechar o diametro do trocador se for reutilizar ele em um guidão comum de mtb
Também coloquei passador de MTB na speed e ficou ótimo, coloquei como uso na MTB mesmo, eu ando mais na pegada em cima e quando pego em baixo são nas banguelas e dificilmente uso breque e quando preciso é só ir pra pegada de cima, acostuma rápido, tá de boa p mim. Por exemplo nas contra relógio também precisa mudar a pegada para poder brecar. Acredito q único problema pode ser em pelotão, mas como eu ando sozinho é tranquilo.
O Sílvio é uma pessoa de um coração enorme, um carisma imenso, além, claro, de saber muito de tornearia , gostei bastante de como ficou o freio e as trocas de marcha , a passagem dos cabos ficou muito boa , deu volume na frente da bike. Eu gostei muito , parabéns a todos os envolvidos neste projeto.
Eu fazia isso nos anos 90, com alavanca só de câmbio junto das alavancas de freio de Caloi 10. Também pensei nessa ideia sua quando montei uma gravel. Encontrei alavancas tipo STI na shopee, por 200 Reais. Estão servindo até hoje. Vale mais a pena.
Como sempre vídeos de OURO pra gente, tenho uma bike aqui e vou fazer exatamente este projeto... Parabéns meninos da pedaleria vocês são formidáveis forte abraço !!!!
Só tenho uma coisa a dizer. Grande mestre Sr. Silvio!!! É uma satisfação enorme vê -lo participando com seus conhecimentos nos vídeos. Abraços a todos.
Em 2020 eu fiz isso com rapid-fire antigo da Shimano. Uma shimano v-break, aquelas que eram cor de aluminio e a tampina preta, com os numeros indicando as marchas, perdia facil. Quem gostava de rapid-fire no século passado, vai lembrar desse. Eu alarguei o furo, lixando. Furei um pedaço de cabo de vassoura, e encaixei uma broca no furo, pra servir de adaptador pro mandril da furadeira. Lixei o pedaço de cabo de vassoura, pra ele ser mais fino que o diametro do furo do elemento de fixação do rapid-fire. Colei nele um pedaço de lixa, pra debastar o furo aos poucos, e a cada debastada, eu colava outra camada de lixa por cima, até chegar no diametro do guidom de estrada. A questão dos conduites, eu coloquei, nas saidas dos rapid-fires, aqueles terminais curvos, que recebem o conduite no freio V-break. Usei 4 deles. Dois pra adaprar as saidas pros freios, e mais dois pra adaptar as saidas pras machas. E entortei mais um pouco eles, pra se encaixarem melhor na montagem da fita. Ou seja, os conduites ficaram escondidos sob a fita do guidom. Mas faltou eu ter a ideia do EVA, que vc usou pra dar mais conforto na pegada. Sobre a solução da alavanca, que fica lonje do guidom... eu só troquei o parafuso de regulagem do avanço, por um maior. Ficou perfeito. Ah, antes de tudo isso, eu passei esse rapid-fire, que era de 7v, pra 10v.(mas eu só usava 9. A maioria dos rapid-fire Simano, têm esse recurso, bloqueado por batentes. É claro que, adaptações nos espaçadores do k7, também serão bem vindas, pra um engate quase perfeito das marchas. Ou seja: é uma brincadeira gostosa, pra quem, como eu e vc, mais muita gente por ai, tem curiosidade sobre bick. Pra terminar, ano passado um colega meu fez a besteira de comprar um desses STI pra montain bick, que vc mensionou. Custou 269 reais. Shimano, Deore. Esse sim ficaria bem mais interessante pra fazer essa brincadeira 😉.
O que deve ter de empresário querendo você Edu, como parte da equipe, deve ser de montão, e, o que deve ter querendo matar esse cara SENSACIONAL que inventa coisas SUPER legais! 👏👏👏, Parabéns Edu, ficou como sempre, massa pra caramba!
Um conhecido meu já fez isso, só que instalou com freio hidráulico. Foi necessário colocar mais óleo pois a posição em que estava fazia com que perdesse pressão na frenagem.
Like dado só pelo trabalho e aparecimento do Sylvio, sou formado em mecânica de precisão na escola SENAI SUÍÇO BRASILEIRA e sei muito bem o quanto é legal e linda essa profissão que está sumindo. Parabéns SYLVIÃO !!!! e Edu kkk!!!!
Ficou massa! Mas isso porque um mestre executou o projeto. Já pensei nisso várias vezes mas não achei que seria possível. Realmente o preço do STI é absurdo!
Quem dera ter um Edu e um Silvio por perto, pra montar uma "salada" dessas pra mim. A bike ficou simplesmente linda e funcional, que é o que importa! Muito boa, Edu.. Parabéns!
Eu trabalho em ferramentaria (eletroerosão), sempre aparece umas bucha dessa hahahaha e hoje em dia é difícil achar uns torneiro bom tipo o Sylvio, e nada que una bloquinho, garrinha e dispositivo não resolva. Parabéns.
Kkkkk usei por muito tempo.... Agora tenho um manete básica que eu embuti o Cabo Edu eu usei uma lima rotativa paralela... E controlei a parede do manete... Não precisei do torno Usei um guidão bull horn bem mais ergonômico que o tradicional
Edu aqui em Porto Alegre um conhecido meu instalou um conjunto desses há muitos anos, só que as abraçadeiras eram 22.2 mm e eu me lembro que o conjunto da shimano eram da cor cinza. Era uma Caloi 10 das antigas e ficou super estranho mas como ele era meio maluco não devia ligar muito kkkkk. Edu quando vai sair o projeto da Monark 10 toda customizada (tipo a do teu outro projeto da Monark Barra Circular Rural) com bucha adaptadora para 34.7mm no movimento central, eu te garanto que tem uma legião de fans da Monark 10 e das Monark Cescent 10 em todo Brasil que se interessaram muito por esse assunto e gostariiam de modificar as suas clássicas reliquias, e que não tem se entusiasmaria em comprar um quadro e garfo para montar uma fixa super legal ou uma estilo ciclo turismo bem top.
tao fazendo agora os guidao cornerbar, começou com a surly, ficou bonito (meus amigos discordam) mas tem a funçao de ficar confortavel usar manete de mtb num guidao "drop", que o cornerbar nao é drop
Fiz isso uns 20 anos atrás. Apenas forcei a abertura com uma chave de fenda e empurrei pra dentro. Depois coloquei um parafuso um pouco maior, que entrou meio desalinhado abrindo em partes uma nova rosca. Mas deu certo, até por que entrou tão apertado que dava pra deixar até sem parafuso. Usei por milhares de kms e só desmontei quando o quadro quebrou. Para corrigir a pegada, deixei os manetes um pouco mais pra baixo na curva do guidão, que tinha curvatura padrão
Eu fiz isso em uma aro 26 urbana que eu tinha em 2018, mas o quadro quebrou e eu desfiz. Pra quem não tem muita grana pra investir num STI e já tem os comandos conjugados na MTB vale a pena. Eu tinha uma gravel sem saber que era gravel 😂😂😂😂😂😂
Eu usei uma moeda pra poder abrir o furo, é só colocar o parafuso ao contrário e colocar a moeda na ponta, daí vai apertando. Assim não tem perigo de quebrar a peça. Dica minha que já uso guidão drop com manetes de mtb.
Fiz essa mesma adaptação em uma bike de passeio, onde troquei o guidão original por um guidão drop. Coloquei os manetes de freio igual na mesma posição do vosso vídeo, e o passador tourney coloquei na coluna de direção e ficou ótimo, uma vez que só tem marcha na catraca. O problema maior foi a ergonomia, pois não conseguia apoiar as mãos de forma confortável em cima dos manetes. Acabei por comprar uns manetes de Caloi 10, com apoios de borracha e resolvi o assunto. Obrigado pelo Vídeo.
Já tinha feito numa "caloi 10" tunada mas usei um rapid fire sem manete de freio, e na parte alta do guidão. O bom é que na coroa dupla o passador triplo permite um ajuste fino quando a corrente está torcida.
5 місяців тому
Uma das coisas que me faz hesitar em migrar pra uma road ou gravel é justamente os passadores de marcha, não sinto a agilidade e precisão de um conjunto rapid fire que tenho na minha híbrida. Essa adaptação me deixou bem interessado.
em 2004 fiz parecido na minha MTB, coloquei um guidom de triathlon nela com os manetes de MTB, tive dificuldades com o freio pois era muito longo os cabos e os freios eram cantilever, brecava muito pouco o traseiro. Era muito diferente e por onde passava, chamava a atenção com ela.
Já que é tudo no "ajuste técnico", pra passar 3 marchas dá pra tentar colocar um calço no trocador. Sei lá se colado e com um acabamento em cima, ou fazer um furo e prender com rebite ou parafuso, mas dá sim, ganha aí 1cm com esse calço que consegue fazer a mudança mais longa. Só ver se não fica ruim o início do curso por estar mais perto do dedo.
gostei demais dessa bicicleta! Ainda não tinha visto. Com essas rodas e esse guidão ficou de outro mundo, eu que acho feio esse quadro agora já estou mudando de ideia
Fico feliz em ver que esse teste foi feito nesse canal, quando eu queria fazer na minha procurei aqui e não vi, mas vi outros canais mais simples fazendo o mesmo projeto, parabéns! As gambiarras do Edu geralmente precisam de muito equipamentos que meros mortais não possuem, mas algumas fica ao alcance dos mortais. 😂😂😂
Bem interessante apesar das adaptações necessárias. Acredito que seria interessante o uso de algum tipo de abraçadeira de aço para criar um reforço por fora no encaixe do manete, evitando quebras prematuras.
Muito interessante o video, experimento interessante. Hoje em dia tem uns STI bem acessíveis da China, nem precisa recorrer a essas adaptações, tem o Micronew, o Sensah, o L-TWOO, voce acha o par por cerca de 200 reais
Eu já fiz isso numa bike minha e ficou muito bom, pra andar no asfalto é muito bom por causa da posição aero e não precisar ficar usando o freio tanto porque usar o freio nessa posição é difícil
Eu tenho uma speed uhull que não quero investir muito, mas os trocadores da speed uhuul são shimano horriveis a prova de que a shimano tamvém faz porcaria, e essa solução ne pareceu bem legal comprei ontem esses trocadores do vídeo agora é pegar uma brica de 24mm e mãos a obra OBRIGADOUUUUUUUUUUUU PEDALERIAAAAAAAA....
Usei manete no drop por mais ou menos um ano, só que na minha bike usei fo guidão de caloi 10/ monark 10, e etc... serve perfeitamente pra esse manete(achei até que vocês fariam assim). A questão da distância do manete não me incomodou muito pq tenho dedos longos. Os conduites tem que fazer uma mega curva então na minha precisei trocar os conduítes e cabos, mas consegui até embutir os conduítes dentro da fita de guidão. Na minha ficou IMPOSSÍVEL andar com a mão em cima do passador(com ose fosse STI), por esse motivo eu só andava segurando no drop (em posição de sprint), com o tempo acabou virando mania então dificilmente ando com a mão no STI hj em dia.
eu tenho uma speed com esse tipo de alavanca porem deu certo sem precisar usinar a peça , o pior foi organizar os cabos kkkkk quando montei a minha na minha pus conduites maiores e cabos maiores ai da pra passar os cabos debaixo da fita e fica muito top da certinho
Existe um manete de caloi 10 que resolveria o trabalho, o video é otimo principalmente pra quem ja tem um freio desse, mas caso o contrario faz mais sentido o manete de caloi.
A falta de um passador rapid fire para as roads demonstra como funciona a industria, empurrando apenas o que é mais caro, que é o STI, como unica altenativa para quem quer pedalar com conforto... Eu nesse caso ai faria diferente... utilizaria os manetes de freio que vem com algumas bikes de entrada como a Trinx e colocaria os passadores rapid fire que vem separados dos manetes de freio, bem no meio do guidão proximo do avanço... Teria que mudar a posição da mão para passar as marchas mas pelo menos não ficaria atrapalhando a pegada no manete...
Existe tanto o trocador quanto as manetes de freio - para guidão de MTB, mas o preço é bem puxado. Assim como é bem raro vermos pedivelas com 3 coroas ou mesmo pedivelas com "chainguard" (essa eu vi no catalogo da linha Sora, numa pedivela de 5 furos) o chainguard pode evitar tanto de que nossa roupa enrosque na coroa e também que a corrente caia pra fora numa troca de marchas.
SUGIRO a construção de PASTILHA DE FREIO à partir DE MADEIRA (densidade mais alta - dura, talvez), usando resina epoxi ou até cola de madeira para colar o material na base metálica. Fique a vontade para testar outros materiais de frenagem. Acho que seria muito legal para quem não usa freio de forma constante, ou seja, mais indicado para frenagens curtas. E o melhor de toda essa gambiarra e é que ela pode produzir fogo (todo mundo gosta) ao final de uma frenagem de teste prolongado.
um canal russo chamado garagem 54 no qual fazem um monte de gambiarra com carros e motores de lada. fez uma vez um disco de embreagem com pastilhas de madeira exatamente assim, durou um pouco ate começar a queimar e fumaçar horrores. kkk
@@KyriaxWitch Banana! Vi os vídeos - acho que, além da "cola", faltou uma forma de "encaixar" a placa (talvez uma borda na placa de madeira), não só pregar a placa de madeira no caliper (travando para não sair lateralmente)". Se desse certo, seria a pastilha mais mais orgânica possível.... kkkk
@@sidneisoarescm é mais o trabalho não compensa, rolos de lonas de freio compostas (semi-metal) são baratas com 120 reais se tem um kit com cola 300ml 3m pra pra lonas e 1 metro de lona 4mm que cortando da pra fazer varias pastilhas. aqui em casa meu irmão teve essa ideia de fazer lonas depois que as lonas da embreagem da burgman 400 dele acabaram e custam uma fortuna nova. dai eu peguei a ideia e começei a fazer os freios da bike daqui de casa
@@KyriaxWitch Que bacana!!! Ótima dica- vamos ver se nosso "professor" (Capivara) anima usar as habilidades dele nessa empreitada - seria bacana de ver...
Esse projeto ficou bastante interessante 😁, a um tempo atrás estava com a mesma ideia pensando se seria possível, OBS: acho que da pra diminuir a altura do conduite utilizando aquelas curvas em aço utilizadas no Freio V-brake, fiz um teste numa bike minha que precisava de um conduite grande do quadro ate o cambio traseiro pois pra fazer a curva nao ficar fechada demais pro conduite ele tinha que ficar enorme, ai adaptei uma curva dessa de V-brake, precisei apenas complementar a folga do bico dela com o terminal do cambio e ficou perfeito a passagem da marcha ficou normal e o conduite ficou bem menor
Cara eu gostei muito! Já tinha pensado nessa idéia mas achava que não daria certo! Mas ficou do jeito que eu queria 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns Edu ficou muito top 👏🏻👏🏻
vídeo excelente. Parabéns pela criatividade e iniciativa, como sempre. Agora, isso mostra como é surreal os preços praticados no Brasil. Uma tecnologia de quase 4 décadas, mas que ainda é inacessível para maioria das pessoas. Eu continuo usando meu trocador de speed antiga, no quadro, por enquanto, mesmo não sendo indexado, troca com perfeição e maciez.
Eu sempre imaginei essa adaptação em um guidão bullhorn. Como quase nunca uso o drop e prefiro a pegada neutra do bullhorn/sti acredito que fique mais facil adaptar e mais ergonômico
Boa tarde Edu, muito bom esse projeto, uma sugestão de acabamento seria colocar esses guias de alumínio do freio V-Brake na parte de cima tbm, saindo das alavancas de freio e marcha.
Eu recorri a esse "recurso técnico especializado" para transformar minha MTB em Gravel, com restrições orçamentárias. Deu muito certo. Sinceramente, faço estas experiências desde criança. Nunca na vida deixei uma bike original.
Pô Edu a ideia foi genial, mas dá muito trabalho a ponto de deixar muita gente em dúvidas se vale a pena trocar. Achei um pouco complicado. Acho melhor é comprar uma ""Speed"" direto. Valeu.
Moço era só colocar a pedra de esmeril na furadeira aquelas pra pequenos trabalhos tipo usados pra fazer bijuterias aí você passava e tirava a medida com o paquímetro.
muito bom, eu tenho uma bike urbana e quero transformar em gravel e sempre pensei nesta perca dos passadores com está transformação já me fez pensar novamente, obrigado pelo teste.
Há +/- um ano modifiquei minha Caloi 10, coloquei um guidão bull horn e trocadores tourney, ficou bem legal, tanto que vou ao trabalho quase todos os dias com ela sem nenhum problema. Fica bem melhor que os trocadores presos no meio.
Edu sabe o que você poderia fazer também, colocar um grip shift mtb em um clip de tt, aqueles passadores de giro que vem em caloi de entra pra vê se da certo 🤷♂️
Cara q legal Edu vc acredita q já fiz essa adaptação uma vez mais as manete de freios tive q usar uma da mountain bike mais era de plástico kkk... não conseguir um torneiro pra reabrir a de alumínio. não ficou tão legal q nem a sua mais deu pra atender a frenagem
Uma vez cheguei a pensar se uma adaptação desta seria possível mas nunca cheguei a pesquisar a respeito. Agora ficou mais fácil, o Edu faz e a gente fica esperando os resultados.
O Sílvio é uma pessoa genuína, experiente no que faz e além de tudo tem um carisma enorme.
Gostei do dispositivo pra prender no torno, tem muito engenheiro mecânico formado que não sabe fazer isso, parabéns!!!
Faaala Julio! Verdade. Meu pai tem muita experiência e uma centena de dispositivos mirabolantes criados por ele em 50 anos de profissão. Hoje em dia com tudo muito computadorizado, automático, poucos ainda conhecem técnicas de ferramentaria como ele. 😃
@@Pedaleria Adoro quando seu pai aparece nos vídeos, abraço a todos!!
Sou um fã incondicional desta profissão.
De nada adiantam as máquinas modernas cheias de programação, se não tiver um ferramenteiro pra elaborar os dispositivos para segurar as peças em suas diferentes etapas. O Seu Sylvio é uma espécie em extinção... grande pessoa!
Salve seu Sylvio!
Pensava que ele era seu sogro!
Fiz essa adaptação em 2007 minha speed alfameq e usei durante 7 anos...
Até que em 2014 adquiri os sti da claris de 8v por 320,00 No mercado livre...
Eu usei uma Lima arredondada e lixa 80 para dar acabamento na parte interna da abraçadeira...
Para o manete,eu usei um pedaço de conduite de uns 2 centímetros entre o encaixe do cabo e o passador..
Ficou assim durante 7 anos aproximadamente....
Hoje eu usaria tranquilo esse sistema novamente....
Se é louco pagar uma fortuna num sti aqui no Brasil...
Só no aliexpress mesmo.....
Só de pensar que o freio não fica borrachudo e um alívio ,muito legal a experiência
Nesse caso vai ser um Acera...Não pera.....kkkkk
é que ele ta usando manete de vbrake com freio vbrake. se fosse uma speed mesmo usando freio ferradura ia ficar ruim
Se fosse uma adaptação numa speed com freio tipo garra, ele iria ficar muito duro, o inverso ocorre se usar uma manete de speed ou de cantilever num freio V-Brake, aí sim ele ficaria 'borrachudo'.
Já as manetes de cantilever (ex: A Shimano Nexus BL-IM65, "irmã gêmea" das manetes Tiagra pra guidão MTB) funcionam bem nas garrinhas de freio.
Já experimentei todas essas combinações (freios e manetes de speed x MTB, V-brakes e cantilever...).
@@_JoseHenrique_😂😂😂😂a quinta série sempre presente em nós 🤣🤣🤣👏🏼👏🏼👏🏼
Pessoal do pedaleria, veja o guidão estilo Surly corner bar , tem um fabricante em santa catarina e um pessoal revendendo este guidão produzido por ele, eu tô usando um desses com passadores assim shimano tourney na minha mtb simples, a ideia é ter uma bike "gravel" humilde, garfo rígido, pneu semi-slick , vale a pena vocês testarem , guidão muito bom
É tao bom ver duas pessoas tao potentes e ver a humildade deles , a admiração pelo conhecimento alheio é uma qualidade pouco vista
Há muito tempo pensei de fazer isso mas fiquei com medo de dar errado más vendo esse vídeo aprendi como fazer. Vocês são ótimos parabéns! Queria ver vocês construindo uma bike dobrável.
Eu fiz na minha mtb, porem eu usei guidão de caloi 10 que já tem 22mm, não precisei modificar o trocador 👍🏻
Foi difícil para fazer as curvas?
@@_JoseHenrique_ fiz no meu aqui, sim é dificil fazer a curva, acabou arranhando o guidão (o meu era preto). Recomendo dar uma lixada leve antes de passar na curva e usar muito alcool pra lubrificar na hora de fazer ele passar. Voce pode usar uma chapinha de alumínio depois (latinha de coca por exemplo) pra fechar o diametro do trocador se for reutilizar ele em um guidão comum de mtb
Também coloquei passador de MTB na speed e ficou ótimo, coloquei como uso na MTB mesmo, eu ando mais na pegada em cima e quando pego em baixo são nas banguelas e dificilmente uso breque e quando preciso é só ir pra pegada de cima, acostuma rápido, tá de boa p mim. Por exemplo nas contra relógio também precisa mudar a pegada para poder brecar. Acredito q único problema pode ser em pelotão, mas como eu ando sozinho é tranquilo.
Como tu fez pra manete entrar no guidão?
@@victorpeixoto5792 vou fazer na minha obrigado
O Sílvio é uma pessoa de um coração enorme, um carisma imenso, além, claro, de saber muito de tornearia , gostei bastante de como ficou o freio e as trocas de marcha , a passagem dos cabos ficou muito boa , deu volume na frente da bike. Eu gostei muito , parabéns a todos os envolvidos neste projeto.
Eu fazia isso nos anos 90, com alavanca só de câmbio junto das alavancas de freio de Caloi 10. Também pensei nessa ideia sua quando montei uma gravel. Encontrei alavancas tipo STI na shopee, por 200 Reais. Estão servindo até hoje. Vale mais a pena.
Tem coisas que APENAS o Capi faz por nós.
Eu amo esse cara!
Como sempre vídeos de OURO pra gente, tenho uma bike aqui e vou fazer exatamente este projeto... Parabéns meninos da pedaleria vocês são formidáveis forte abraço !!!!
Só cuidado com o custo que terá com a usinagem
Você fez?
Só tenho uma coisa a dizer. Grande mestre Sr. Silvio!!! É uma satisfação enorme vê -lo participando com seus conhecimentos nos vídeos. Abraços a todos.
Ahahhaha quando meu sonho era ter uma Speed pensava em fazer essa gambeta, mas, nunca executei a arte!! Legal. Abraço galera
Meu pai tem uma bike com essas alavancas de MTB estilo STi, e ele adora! Kkkkk
Eu gostei tanto da ideia que resolvi fazer na minha Caloi 10 , já me adaptei na pegada , obrigado , foi muito útil.
Em 2020 eu fiz isso com rapid-fire antigo da Shimano. Uma shimano v-break, aquelas que eram cor de aluminio e a tampina preta, com os numeros indicando as marchas, perdia facil. Quem gostava de rapid-fire no século passado, vai lembrar desse. Eu alarguei o furo, lixando. Furei um pedaço de cabo de vassoura, e encaixei uma broca no furo, pra servir de adaptador pro mandril da furadeira. Lixei o pedaço de cabo de vassoura, pra ele ser mais fino que o diametro do furo do elemento de fixação do rapid-fire. Colei nele um pedaço de lixa, pra debastar o furo aos poucos, e a cada debastada, eu colava outra camada de lixa por cima, até chegar no diametro do guidom de estrada.
A questão dos conduites, eu coloquei, nas saidas dos rapid-fires, aqueles terminais curvos, que recebem o conduite no freio V-break. Usei 4 deles. Dois pra adaprar as saidas pros freios, e mais dois pra adaptar as saidas pras machas. E entortei mais um pouco eles, pra se encaixarem melhor na montagem da fita. Ou seja, os conduites ficaram escondidos sob a fita do guidom. Mas faltou eu ter a ideia do EVA, que vc usou pra dar mais conforto na pegada.
Sobre a solução da alavanca, que fica lonje do guidom... eu só troquei o parafuso de regulagem do avanço, por um maior. Ficou perfeito.
Ah, antes de tudo isso, eu passei esse rapid-fire, que era de 7v, pra 10v.(mas eu só usava 9. A maioria dos rapid-fire Simano, têm esse recurso, bloqueado por batentes. É claro que, adaptações nos espaçadores do k7, também serão bem vindas, pra um engate quase perfeito das marchas.
Ou seja: é uma brincadeira gostosa, pra quem, como eu e vc, mais muita gente por ai, tem curiosidade sobre bick.
Pra terminar, ano passado um colega meu fez a besteira de comprar um desses STI pra montain bick, que vc mensionou. Custou 269 reais. Shimano, Deore. Esse sim ficaria bem mais interessante pra fazer essa brincadeira 😉.
Poh, o Sylvio manja muuuuito!!! Parabéns Pedaleria, só monstro nessa equipe!!
O que deve ter de empresário querendo você Edu, como parte da equipe, deve ser de montão, e, o que deve ter querendo matar esse cara SENSACIONAL que inventa coisas SUPER legais! 👏👏👏, Parabéns Edu, ficou como sempre, massa pra caramba!
Chega deu um frio na barriga quando vc foi empenar essa manete
🤣🤣🤣🤣 cenas fortes
Um conhecido meu já fez isso, só que instalou com freio hidráulico. Foi necessário colocar mais óleo pois a posição em que estava fazia com que perdesse pressão na frenagem.
Eu fico impressionado no tanto que esse canal consegue me surpreender... Sempre ultrapassando as espectativas 👏😎🚲
Pedaleira sem duvidas é o maior canal de bike a nivel nacional.
Inacreditavel as artemanhas e os mecetes.
😮
Valeu, Pedaleria!! Às vezes parece que vocês adivinham as dúvidas que tenho. Excelente o vídeo. Mais uma vez vocês forneceram um tremendo auxílio!
Fiz isso em uma Caloi 10 há quase 2 anos sem precisar alargar o manete! Usando um Bullhorn, funciona perfeitamente.
Like dado só pelo trabalho e aparecimento do Sylvio, sou formado em mecânica de precisão na escola SENAI SUÍÇO BRASILEIRA e sei muito bem o quanto é legal e linda essa profissão que está sumindo. Parabéns SYLVIÃO !!!! e Edu kkk!!!!
Ohhhhhh Ale. Valeu pelo carinho com o meu pai. Ele deu aula exatamente no Senai Suíço nos anos 80. 😃😃😃
Ficou massa! Mas isso porque um mestre executou o projeto.
Já pensei nisso várias vezes mas não achei que seria possível.
Realmente o preço do STI é absurdo!
Quem dera ter um Edu e um Silvio por perto, pra montar uma "salada" dessas pra mim. A bike ficou simplesmente linda e funcional, que é o que importa! Muito boa, Edu.. Parabéns!
Orgulho de ser Torneiro tb.
Mas bem longe do Sylvio.... Bem longe
Uma dica mais fácil é colocar o guidão Bullhorn e usar esses passadores normais como na MTB, o Bullhorn permite a mesma posição do dropp
Nada é impossível pra essa equipe da Pedaleria!!
Andei por anos com esse tipo acessível de STI !! 😂😂
Já a usinagem foi feita por um cabo de vassoura partido ao meio com lixas coladas.
Eu trabalho em ferramentaria (eletroerosão), sempre aparece umas bucha dessa hahahaha e hoje em dia é difícil achar uns torneiro bom tipo o Sylvio, e nada que una bloquinho, garrinha e dispositivo não resolva. Parabéns.
Kkkkk usei por muito tempo....
Agora tenho um manete básica que eu embuti o Cabo
Edu eu usei uma lima rotativa paralela... E controlei a parede do manete... Não precisei do torno
Usei um guidão bull horn bem mais ergonômico que o tradicional
Sou apaixonado pelo guidão drop e com esse vídeo as possibilidades são enormes !!! Obrigado pedaleria !!!
Edu aqui em Porto Alegre um conhecido meu instalou um conjunto desses há muitos anos, só que as abraçadeiras eram 22.2 mm e eu me lembro que o conjunto da shimano eram da cor cinza. Era uma Caloi 10 das antigas e ficou super estranho mas como ele era meio maluco não devia ligar muito kkkkk. Edu quando vai sair o projeto da Monark 10 toda customizada (tipo a do teu outro projeto da Monark Barra Circular Rural) com bucha adaptadora para 34.7mm no movimento central, eu te garanto que tem uma legião de fans da Monark 10 e das Monark Cescent 10 em todo Brasil que se interessaram muito por esse assunto e gostariiam de modificar as suas clássicas reliquias, e que não tem se entusiasmaria em comprar um quadro e garfo para montar uma fixa super legal ou uma estilo ciclo turismo bem top.
tao fazendo agora os guidao cornerbar, começou com a surly, ficou bonito (meus amigos discordam) mas tem a funçao de ficar confortavel usar manete de mtb num guidao "drop", que o cornerbar nao é drop
Fiz isso uns 20 anos atrás. Apenas forcei a abertura com uma chave de fenda e empurrei pra dentro. Depois coloquei um parafuso um pouco maior, que entrou meio desalinhado abrindo em partes uma nova rosca. Mas deu certo, até por que entrou tão apertado que dava pra deixar até sem parafuso. Usei por milhares de kms e só desmontei quando o quadro quebrou. Para corrigir a pegada, deixei os manetes um pouco mais pra baixo na curva do guidão, que tinha curvatura padrão
Esse cara ( Silvio) e muito fera ... 👏👏👏
Eu fiz isso em uma aro 26 urbana que eu tinha em 2018, mas o quadro quebrou e eu desfiz. Pra quem não tem muita grana pra investir num STI e já tem os comandos conjugados na MTB vale a pena. Eu tinha uma gravel sem saber que era gravel 😂😂😂😂😂😂
Agora a NASA vem ?😂😂😂
Simplesmente incrível,eu jamais imaginei que isso seria possível
Eu usei uma moeda pra poder abrir o furo, é só colocar o parafuso ao contrário e colocar a moeda na ponta, daí vai apertando. Assim não tem perigo de quebrar a peça. Dica minha que já uso guidão drop com manetes de mtb.
Fiz essa mesma adaptação em uma bike de passeio, onde troquei o guidão original por um guidão drop. Coloquei os manetes de freio igual na mesma posição do vosso vídeo, e o passador tourney coloquei na coluna de direção e ficou ótimo, uma vez que só tem marcha na catraca. O problema maior foi a ergonomia, pois não conseguia apoiar as mãos de forma confortável em cima dos manetes. Acabei por comprar uns manetes de Caloi 10, com apoios de borracha e resolvi o assunto. Obrigado pelo Vídeo.
Pessoas com esse conhecimento do Sylvio, hoje em dia são "joias raras" de encontrar.
Muito legal! Agora quero ver vcs colocarem um Sti em um guidão de mtb...
bah por essas e outras é o melhor canal de bike.. eu sempre quis ter sti"s na minha bike e sempre são bem proibitivos 💵💸
Já tinha feito numa "caloi 10" tunada mas usei um rapid fire sem manete de freio, e na parte alta do guidão. O bom é que na coroa dupla o passador triplo permite um ajuste fino quando a corrente está torcida.
Uma das coisas que me faz hesitar em migrar pra uma road ou gravel é justamente os passadores de marcha, não sinto a agilidade e precisão de um conjunto rapid fire que tenho na minha híbrida. Essa adaptação me deixou bem interessado.
em 2004 fiz parecido na minha MTB, coloquei um guidom de triathlon nela com os manetes de MTB, tive dificuldades com o freio pois era muito longo os cabos e os freios eram cantilever, brecava muito pouco o traseiro. Era muito diferente e por onde passava, chamava a atenção com ela.
Edu so você sua cabeça e fora de série
Silvio sem comentários e o cara do torno mais uma vez parabéns Pedaleria👏👏👏
Pelo o incrível que pareça eu gostei, o meu STI deu problema, eu pesquisei e tem muita diferença no valor em relação as peças da minha MTB
Já que é tudo no "ajuste técnico", pra passar 3 marchas dá pra tentar colocar um calço no trocador. Sei lá se colado e com um acabamento em cima, ou fazer um furo e prender com rebite ou parafuso, mas dá sim, ganha aí 1cm com esse calço que consegue fazer a mudança mais longa. Só ver se não fica ruim o início do curso por estar mais perto do dedo.
Na minha handbike a posição é mais ou menos igual das manetes, esses vídeos de adaptação são muito bons
Definitivamente esse é o melhor canal sobre bike,tem muito canais ótimos,mas esse é f...
Seu silvio é muito gente boa lembro do meu pai quando vejo ele meu pai faleceu faz 14 anos eu tinha 18 anos na é poca
gostei demais dessa bicicleta! Ainda não tinha visto. Com essas rodas e esse guidão ficou de outro mundo, eu que acho feio esse quadro agora já estou mudando de ideia
Grande desafio das Pedalaria Edu capivara muito trabalho más uma nova descoberta 😉✌️👏🏾😊👏🏾
Fico feliz em ver que esse teste foi feito nesse canal, quando eu queria fazer na minha procurei aqui e não vi, mas vi outros canais mais simples fazendo o mesmo projeto, parabéns!
As gambiarras do Edu geralmente precisam de muito equipamentos que meros mortais não possuem, mas algumas fica ao alcance dos mortais. 😂😂😂
se consseguir passar os cabos por dentro da fita, fica perfeito a adaptação, vlw pelo video
Bem interessante apesar das adaptações necessárias. Acredito que seria interessante o uso de algum tipo de abraçadeira de aço para criar um reforço por fora no encaixe do manete, evitando quebras prematuras.
Já fiz esse tipo e da certo tô com 5 anos e ainda funciona
"Adoro quando um plano da certo!" Mesmo que por linhas tortas!!
Boa idéia e realização mestre
Faça um vídeo fazendo a troca do sistema antigo da caloi 10 para um sti. Antigo aquele preso antes do guidão
Genios!!! Saludos desde Argentina!!!
Muito interessante o video, experimento interessante. Hoje em dia tem uns STI bem acessíveis da China, nem precisa recorrer a essas adaptações, tem o Micronew, o Sensah, o L-TWOO, voce acha o par por cerca de 200 reais
Gostei show de bola, já pensei fazer isso na minha trek mais só profissa que sabe fazer 😂
Eu já fiz isso numa bike minha e ficou muito bom, pra andar no asfalto é muito bom por causa da posição aero e não precisar ficar usando o freio tanto porque usar o freio nessa posição é difícil
Eu tenho uma speed uhull que não quero investir muito, mas os trocadores da speed uhuul são shimano horriveis a prova de que a shimano tamvém faz porcaria, e essa solução ne pareceu bem legal comprei ontem esses trocadores do vídeo agora é pegar uma brica de 24mm e mãos a obra OBRIGADOUUUUUUUUUUUU PEDALERIAAAAAAAA....
Essa adaptação é boa no guidão bullhorn já utilizei ficou muito prático e fácil.
Você e seus amigos são show! Faça um vídeo com guidão borboleta
Um dia vou comprar um kit completo Shimano pra speed e vou ir na sua oficina pra montar, você é top, parabéns pelo trabalho!!
Usei manete no drop por mais ou menos um ano, só que na minha bike usei fo guidão de caloi 10/ monark 10, e etc... serve perfeitamente pra esse manete(achei até que vocês fariam assim). A questão da distância do manete não me incomodou muito pq tenho dedos longos. Os conduites tem que fazer uma mega curva então na minha precisei trocar os conduítes e cabos, mas consegui até embutir os conduítes dentro da fita de guidão. Na minha ficou IMPOSSÍVEL andar com a mão em cima do passador(com ose fosse STI), por esse motivo eu só andava segurando no drop (em posição de sprint), com o tempo acabou virando mania então dificilmente ando com a mão no STI hj em dia.
eu tenho uma speed com esse tipo de alavanca porem deu certo sem precisar usinar a peça , o pior foi organizar os cabos kkkkk quando montei a minha na minha pus conduites maiores e cabos maiores ai da pra passar os cabos debaixo da fita e fica muito top da certinho
Existe um manete de caloi 10 que resolveria o trabalho, o video é otimo principalmente pra quem ja tem um freio desse, mas caso o contrario faz mais sentido o manete de caloi.
Havia pensado nisso muitos anos atrás, mas com manetes de speed e apenas os shifters da MTB. Ficaria ainda melhor!
A falta de um passador rapid fire para as roads demonstra como funciona a industria, empurrando apenas o que é mais caro, que é o STI, como unica altenativa para quem quer pedalar com conforto... Eu nesse caso ai faria diferente... utilizaria os manetes de freio que vem com algumas bikes de entrada como a Trinx e colocaria os passadores rapid fire que vem separados dos manetes de freio, bem no meio do guidão proximo do avanço... Teria que mudar a posição da mão para passar as marchas mas pelo menos não ficaria atrapalhando a pegada no manete...
Existe tanto o trocador quanto as manetes de freio - para guidão de MTB, mas o preço é bem puxado.
Assim como é bem raro vermos pedivelas com 3 coroas ou mesmo pedivelas com "chainguard" (essa eu vi no catalogo da linha Sora, numa pedivela de 5 furos) o chainguard pode evitar tanto de que nossa roupa enrosque na coroa e também que a corrente caia pra fora numa troca de marchas.
SUGIRO a construção de PASTILHA DE FREIO à partir DE MADEIRA (densidade mais alta - dura, talvez), usando resina epoxi ou até cola de madeira para colar o material na base metálica. Fique a vontade para testar outros materiais de frenagem. Acho que seria muito legal para quem não usa freio de forma constante, ou seja, mais indicado para frenagens curtas. E o melhor de toda essa gambiarra e
é que ela pode produzir fogo (todo mundo gosta) ao final de uma frenagem de teste prolongado.
um canal russo chamado garagem 54 no qual fazem um monte de gambiarra com carros e motores de lada. fez uma vez um disco de embreagem com pastilhas de madeira exatamente assim, durou um pouco ate começar a queimar e fumaçar horrores. kkk
@@KyriaxWitch Banana! Vi os vídeos - acho que, além da "cola", faltou uma forma de "encaixar" a placa (talvez uma borda na placa de madeira), não só pregar a placa de madeira no caliper (travando para não sair lateralmente)". Se desse certo, seria a pastilha mais mais orgânica possível.... kkkk
@@sidneisoarescm é mais o trabalho não compensa, rolos de lonas de freio compostas (semi-metal) são baratas com 120 reais se tem um kit com cola 300ml 3m pra pra lonas e 1 metro de lona 4mm que cortando da pra fazer varias pastilhas.
aqui em casa meu irmão teve essa ideia de fazer lonas depois que as lonas da embreagem da burgman 400 dele acabaram e custam uma fortuna nova. dai eu peguei a ideia e começei a fazer os freios da bike daqui de casa
@@KyriaxWitch Que bacana!!! Ótima dica- vamos ver se nosso "professor" (Capivara) anima usar as habilidades dele nessa empreitada - seria bacana de ver...
Esse projeto ficou bastante interessante 😁, a um tempo atrás estava com a mesma ideia pensando se seria possível, OBS: acho que da pra diminuir a altura do conduite utilizando aquelas curvas em aço utilizadas no Freio V-brake, fiz um teste numa bike minha que precisava de um conduite grande do quadro ate o cambio traseiro pois pra fazer a curva nao ficar fechada demais pro conduite ele tinha que ficar enorme, ai adaptei uma curva dessa de V-brake, precisei apenas complementar a folga do bico dela com o terminal do cambio e ficou perfeito a passagem da marcha ficou normal e o conduite ficou bem menor
Também tive essa idéia, que bom que você já testou e deu certo!
Cara eu gostei muito!
Já tinha pensado nessa idéia mas achava que não daria certo!
Mas ficou do jeito que eu queria 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns Edu ficou muito top 👏🏻👏🏻
vídeo excelente. Parabéns pela criatividade e iniciativa, como sempre. Agora, isso mostra como é surreal os preços praticados no Brasil. Uma tecnologia de quase 4 décadas, mas que ainda é inacessível para maioria das pessoas. Eu continuo usando meu trocador de speed antiga, no quadro, por enquanto, mesmo não sendo indexado, troca com perfeição e maciez.
vídeo chegou na hora, tô pensando em botar um guidão de Speed na minha mtb
Eu sempre imaginei essa adaptação em um guidão bullhorn. Como quase nunca uso o drop e prefiro a pegada neutra do bullhorn/sti acredito que fique mais facil adaptar e mais ergonômico
Muito legal Edu, vc é um gênio abraço ai e no Chefe Silvão também
Cara concordo com vc a diferença de preço é muito grande
Boa tarde Edu, muito bom esse projeto, uma sugestão de acabamento seria colocar esses guias de alumínio do freio V-Brake na parte de cima tbm, saindo das alavancas de freio e marcha.
Edu uma ideia para baixar os cabos seria por os caminhos do freio tira um pouco nele que ficaria com a saído dos cabos paralelos ao guidão
Sr. Silvio 🥲.. Que pessoa agradável..!
Video top
Cuando se tiene frenos hidraúlicos y cambios separados, también se puede usar un "corner bar". Mi bici quedó como una gravel !!
De onde vem tanta criatividade em mestre?! Você é o melhor. Conteúdo inspirador.💪👏👏👏👏👏👏👏
Eu recorri a esse "recurso técnico especializado" para transformar minha MTB em Gravel, com restrições orçamentárias. Deu muito certo.
Sinceramente, faço estas experiências desde criança. Nunca na vida deixei uma bike original.
Aproveitando, parabéns pelo canal, de coração.
Vocês são demais.
E fico muito feliz quando tem um profissional endossando minhas ideias malucas.
Pô Edu a ideia foi genial, mas dá muito trabalho a ponto de deixar muita gente em dúvidas se vale a pena trocar. Achei um pouco complicado. Acho melhor é comprar uma ""Speed"" direto. Valeu.
Mais, a bike ficou top heim, curti de mais vou fazer, só preciso do restante kkkk
Simplesmente amei. Sempre tive essa dúvida! Agora me deu coragem pra fazer isso!
Moço era só colocar a pedra de esmeril na furadeira aquelas pra pequenos trabalhos tipo usados pra fazer bijuterias aí você passava e tirava a medida com o paquímetro.
muito bom, eu tenho uma bike urbana e quero transformar em gravel e sempre pensei nesta perca dos passadores com está transformação já me fez pensar novamente, obrigado pelo teste.
Há +/- um ano modifiquei minha Caloi 10, coloquei um guidão bull horn e trocadores tourney, ficou bem legal, tanto que vou ao trabalho quase todos os dias com ela sem nenhum problema. Fica bem melhor que os trocadores presos no meio.
Edu sabe o que você poderia fazer também, colocar um grip shift mtb em um clip de tt, aqueles passadores de giro que vem em caloi de entra pra vê se da certo 🤷♂️
Valeu Edu
Vc e top demais.
Saúde e sucesso a todos!!!!!!
Cara q legal Edu vc acredita q já fiz essa adaptação uma vez mais as manete de freios tive q usar uma da mountain bike mais era de plástico kkk... não conseguir um torneiro pra reabrir a de alumínio. não ficou tão legal q nem a sua mais deu pra atender a frenagem