Ai que saudades dos velhos tempos!!! Adorava o bonde que era o transporte público perfeito para o clima do Rio. O Rio era muito lindo, bem cuidado e tranquilo. Que diferença de hoje. Obrigada pelo seu trabalho maravilhoso!!!
Rapaz, você é bom pra caramba! Bom pelo trabalho profiisional e por partilhar essas belezas do glorioso Rio de Janeiro conosco. Sou baiano, minha família teve um apartamento na Rua das Laranjeiras, da década de 50 a 80. uma espécie de Apartamento de veraneio.Viajei muitas vezes para essa terra antes 100% abençoada. Como gostaria de ter nascido e me criado aí, nos tempos antigos e boêmios. Como a cidade e a Arquitetura eram mais bonitas antigamente. Mas ainda me conquista! Parabéns!!!!!
Depois alguns ficam babando pelos prédios antigos de Paris. Se dessem o devido valor pro Rio daria pra fazer as mudanças do tempo valorizando a arquitetura antiga sim.
Rio grande Rio é lindo o teu passado em arquitetura 😍 em natureza Mas que beleza tu és.Rio de Janeiro daqueles tempos sem palavras.O de hoje sem comentário.so machuca o coração ❤️😞❤️❤️😚❤️😞❤️😞❤️😞
Nossa, muito gostoso ver como o Rio era lindo. Tanto da nossa história se perdeu em prol do progresso, muita pena. Essas músicas ao fundo são belíssimas. Parabéns pela ótima seleção.
Belíssimo trabalho de acervo fotográfico !!! Parabéns, com louvor, aos produtores...comove-nos ver quão belo era o Rio e os estragos, verdadeiros assassinatos urbanístico, histórico e arquitetônico que a incompetência, a especulação imobiliária e a ignorância social dos governantes e políticos fizeram a essa jóia de cidade...PROFUNDAMENTE L-A-M-E-T-Á-V-E-L !!!!!!!.....
...precisamente, o baronato cafeeiro e negreiro sobretudo de São Paulo, assim q tomou posse do estado , nele se instalando à larga até ao rebentar da providencial revolução de 1930, cuidou logo de reformar fundamente a velha e decadente cidadela colonial luso-afro-brasileira do século 18, dando-lhe conspecto e fisionomia novos, do q pois lhe remanescia de mais feio e evocador do velho rio de janeiro dos vice-reis, constrito num derivar de tempo e memória dominado por conventos, ermidas, nixos de santos,igrejas barrocas, travessas, becos, vielas, rótulas, gelosias... eis a q veio o" bota-abaixo " de Pereira passos, alevantar sobre os caboucos e escombros do velho rio colonial, q o império mantivera em boa medida, uma cidade europeia, digna destarte de sediar a capital federal da República, cidade refeita e renovada segundo figurino parisiense, a respirar os ares da civilização pelo arbóreo e elegante de vastas avenidas, ao modo de autênticos " boulevares", eis de fato o q , em boa medida, se fez e conseguiu ainda q, ninguém tampouco o desconhece , à custa de cruas e despejadas violências à massa do povo pobre, escorraçado sem dó nem piedade dos cortiços, mansardas e " cabecas de porco", onde assistia e mourejava, inclusive muitos ex-escravos, adensados e amontoados nas regiões centrais da cidade,
Que pena ver tantas demolicoes. Morei fora do Brasil por mais de uma decada e percebi o quanto se preserva da historia do lugar, neste outro pais q vivi. Era quase todos os predios antigos mas bem conservados e historicos. Aqui nao se preserva nada a nao ser a ganancia da exploracao imobiliaria. Doi ver uma historia se diluir e se perder no tempo. Eh de chorar.
é verdade , sou de 1972, mais adoro o rio antigo , sou fascinado pela arquitetura daquela época , se não me engano é francesa , cada construções lindas com uma arquitetura única , todas as vezes que vou ao centro do rio que me deparo com alguma construções antiga ainda de pé , eu viajo no tempo , um dos lugares que eu adoro e que graças a Deus ainda existe , é a confeitaria Colombo , fundada em 1894 na rua Gonçalves dias n 32 esta com 124 anos.
Saudade do meu Rio Antigo, quando tudo era lindo, limpo e havia liberdade de movimento, sem ter que pensar em poder ser assaltado, ou coisa pior. Dá vontade de chorar, quando vejo essas imagens, de agora um paraíso quase que perdido.
Nós brasileiros não sabemos o que é desenvolvimento. Acabamos com a beleza das coisas para ganhar um troco a mais. Lembra um funkeiro outro dia que disse que gerava dinheiro, não condeno o pobre rapaz, mas ele não tem noção de que ele ganha una trocados, porém, destrói a dança, a inteligência, o vocabulario, a melodia, a pureza, a alma das pessoas. As pessoas tornam-se medíocres em troca de dinheiro. A cultura tem que chegar em todo lugar, mas a cultura mais requintada, porque cultura todos têm.
Arquitetura colonial, barroco, rococó, neoclássico, eclético e até mesmo os primeiros prédios de concreto da Art Dèco. Até esse momento eu digo: era uma cidade maravilhosa, cheia de história e beleza arquitetônica. Uma Paris com praias paradisíacas. Se os governos tivessem resolvido o problema das favelas e controlado o crescimento populacional além da manutenção do patrimônio arquitetônico antigo essa cidade teria até hoje ares muito mais formais.
Maravilhoso. Saudades de coisas que não vivi. Estranho, né?! Muito legal ver imagens de prédios, "theatros", cassinos... que não existem mais. A Cada imagem fui no maps compará-las . Muito bom !
O Rio deveria ser a Paris dos Trópicos, com seus magníficos prédios dos mais variados estilos arquitetônicos (mas meus favoritos da cidade, são os da Belle époque e Arte Decó). Mas aí, ao longo das décadas, foi desgovernada pelos políticos brasileiros e maltratada por muitos habitantes relapsos. A cidade é mágica e única, é apenas vítima de todos eles. E ainda resiste bravamente, linda e insistente. Amo demais essa cidade, eternamente!
Que pena! Não houve conservação de prédios que fizeram do Rio uma urbe poética, tanto alencariana quanto machadiana, monárquica também, suntuosa, maravilhosa!Promoveu-se a cultura da demolição, de quem não curte o passado e o nega, de quem desmemoriza sua gente e o País.
eles(os politicos) sempre usam duas palavras para destruir a historia e os simbolos que eles menosprezam, Modernidade e crescimentoo....como se o moderno fosse sempre muito melhor que o antigo e o crescimento fosse necessario para se melhorar. Mas o pior , 'e que depois de destruirem tudo que veem pela frente, eles deixam viuvas e filhos e netos ricos em uma cidade que eles contribuiram para fazer ficar mais perigosa, superlotada e feia. E esses filhos e netos hoje reclamam da vida que estao dando a seus filhos mas nao se perguntam quem foram os causadores do problema. Os governos do Estado e prefeitura estao ai ha 100 anos sem tomar conhecimento da urbanizacao descontrolada da cidade, e com excecao do governo de Carlos Lacerda, nenhum outro governo quis tomar providencias contra a migracao nordestina desassistida e a favelizacao da cidade. Hoje dizem que a solucao contra a violencia e colocar policia nas ruas. A solucao contra a violencia, e' educacao, habitacao e trabalho.
Oq reparei . Época de um povo q sabia se vestir. Elegância..E ov trânsito!! 😨😨😨 adoraria dirigir neste rio antigo.. é a qualidade deste vídeo tbm. O melhor q vi a respeito aki no yt
Eee saudades de coisas e tempos idos que se quer vivi...onde está a maquina do tempo para dar uma voltinha ao passado!\0/\0/\0/Valeu pela bela postagem e fundo musical!!!
Se eu fosse milionária, faria uma casa como essas da época do império. Hoje é muito diferente as pessoas não gostam de cultura. Nem todos têm esse bom gosto.
Agora eu entendi o porquê o Rio de janeiro é a cidade mais conhecida do Brasil. O Brasil girava entorno do Rio. Mas até hoje o Rio janeiro atrai pessoas do mundo inteiro.
Eu acho que nunca poderiam ter acabado com os bondes e sim modernizados por isso esse kaus nos transportes públicos era charmoso pacas fazer o que somos apenas passageiros do tempo...
Parabéns! Muito bem registrado, vídeo maravilhoso. Tem um documentário chamado why Beaty matters, feito por Roger Scruton, ele é inglês e mostra a destruição da beleza, não só nas cidades. Recomendo
Lí que no século 19, no período Imperial, a temperatura do Rio de Janeiro era bem mais amena que atualmente, pouco mais de 20 graus, e a temperatura máxima registrada em um verão escaldante foi de 36 graus em 1889.
É IMPRESSIONANTE A DESTRUIÇÃO DE NOSSOS MONUMENTOS E PRÉDIOS HISTÓRICOS QUE SE HOJE ESTIVESSEM DE PÉ SERIAM O GRANDE CHARME E BELEZA DE NOSSA CIDADE DO RIO DE JANEIRO QUE SE ENCONTRA TOTALMENTE ABANDONADA HÁ TEMPOS... DESPREZO TOTAL COM NOSSA MEMÓRIA EM TODOS OS SENTIDOS NÃO APENAS A RESPEITO DA ARQUITETURA ... TRISTE.
Rio-campos também tem belíssimos prédios que remonta ao séculos passados. Os governos deveriam preserva como história de suas cidades e bases de suas ecomias passadas e talvez apostarem no que realmente poderia dar certo novamente,lógico isto numa temática estudada com todo seguimento social ou sociedade (produtor,consumidor etc)
ainda bem que tem gente que si importa com a memoria de alguns lugares,isto e rraridade hoje em dia ,o povo só pensa em ganhar dinheiro com estas coisas, e você não! deus te abençoe pra sempre e ti elumine ,que paresão outros documetarios de outros estados!obrigado pois ainda nem fui no Rio de Hoje ainda!!! gostei muito nestas filmagens atigas!pois na epoca erra muito dificil da gente poder ter uma filmadora!!!
Seria bom ter uma máquina do tempo e voltar no tempo, ver a minha cidade no início e depois ir até 1955 o ano que nasci. Pena que a ciência ainda é muito atrazada! Rio de Janeiro minha cidade natal
Depois reclamam das inundações. O mar chegava até a igreja de santa luzia. Nunca havia imaginado isso, Aterrarsm tudo. Se não fosse por esse video eu jamais saberia que o mar chegava as portas da igreja. Por isso quando chove alaga tudo.
Prédios tombados pelo patrimônio histórico não podem ser modificados em sua arquitetura, mas têm que sofrer reparos sempre, pra poder manter essa arquitetura. Mas no Brasil não há interesse em conservar nada, e eu acho que eles confundiram, pois se um prédio foi tombado como patrimônio, eles deixam o prédio virar ruína. Não se investe na conservação, como em outros países, que têm prédios até do século 14 em bom estado. E que pecado terem demolido o Palácio Monroe, cujos objetos de arte e móveis foram vendidos a preço de banana, comprados pelos militares da época, e que virou um passeio público que mal é utilizado por ser perigoso. 😔
As pessoas que se referem ao império brasileiro como " a época da escravidão" , certamente não sabem oque foi . Época de grande crescimento urbano, econômico e cultural . A família imperial fez de tudo para transformar o Brasil em um país lindo , digno dos países europeus . Pois éramos conhecidos como o país do futuro, e só tínhamos apenas um obstáculo, acabar com a escravidão.
país que não tem coroa não tem lembranças, não tem identidade, na europa inteira onde tem reinoa, é todo lindo, antigo, tradicional que saudades da família imperial, os iluministas destruíram tudo!
O progresso derrubou palácios e prédios históricos poucos restaram no chamado centro velho do Rio mas posso lhes dizer hoje moro em São Paulo e digo aqui quase tudo foi demolido mesmo o Rio ainda tem muitos prédios antigos dos tempos de colônia, império, república velha, república nova e novos tempos mas SP é raro ver algum prédio antigo por aqui.
Meus amigos de vinte anos aqui do RJ dizem que SP e mais evoluído porque jogou tudo a baixo. Se depender dos jovens do RJ vai tudo a baixo no futuro...
Que vergonha... Acho que a miséria que o Brasil vive hoje socialmente é o resultado de um povo responsável pela destruição cultural da cidade que era a mais bela do mundo...
PCoderch Eu culpo em grande parte a vontade cada vez maior dos brasileiros negarem a sua raiz portuguesa. Há negros nascidos nas colónias africanas que voltaram a Portugal por se sentirem portugueses quando se tornaram independentes em 1975. No Brasil há algo que não sei explicar, mas falam dos portugueses como se fossem outro povo completamente diferente e com o qual não partilham nada. A vontade de se "americanizarem" e de se tornarem mais como os EUA e assumirem-se como uma nação de geração espontânea que corta tudo com o que vem de trás é algo preocupante. O Brazil era a zona mais importante de POrtugal, o governo português teve sede aí e os brasileiros eram portugueses do brasil, fossem mulatos brancos ou negros. Só os escravos que infelizmente ainda existiam no sec XIX não se inseriam nisto. Acho que todo o brasileiro deveria ler Agostinho da Silva, Camões e padre António Vieira para perceberem quem são e qual a sua missão para realizar o V Império
O positivismo arruinou o Brasil, os positivistas que implantaram a República tentou destruir nosso passado, pervertendo a história e destruindo nossas arquiteturas.
@@tfilipealmeida muita verdade, infelizmente! imagens do centro do Rio de Janeiro em 1818: bastante harmonioso, tendo havido muitos aterros desde então, o mar fica mais longe! antigo largo do Paço no Rio, semelhanças com o Terreiro do Paço! Portugal sempre deu mais às colónias do que trouxe ua-cam.com/video/xHmK27RabS8/v-deo.html
Muito bom, ainda mais com a musica absolutamente pertinente. Hoje, 03/09/18, o coração das pessoas de bem que amam seu país, chora pela tragédia do museu Imperial, mais um crime lesa pátria cometido pelos políticos criminosos, principalmente os esquerdistas, que por sinal, advogam a destruição da memória nacional!
Ivo Kreusch raciocínio irracional o seu. O Brasil foi administrado pela direita durante séculos e sempre destruíram o que deveria ser preservado e, 15 anos de esquerda é o culpado? Pobre de direita é foda pra entender.!
@@Geomotatec concordo. É triste viver em um país em que muitos compram esse discurso tosco que elegeu um culpado por 500 anos de atraso. É uma explicação simples para um problema complexo e que elegeu um presidente que a defendia. A dúvida que tenho é: Até quando será válido esse discurso? Agora que a vontade de Deus e do povo se conjugaram e nos trosseram o paraíso.
@@paulorobertojeronimo8946 500 anos de atraso?? Meu Deus, vcs não conhecem nada da história brasileira. O Brasil começou a fracassar de 1889 pra cá. O período monarquico foi um dos melhores períodos de nossa história. Parem de colocar tudo na conta do Pedro Cabral.
@@gpsantos1 E D. João VI que fugiu pra Portugal levando o dinheiro do banco do Brasil em 1821? E as explorações da época colonial? Os impostos que o Brasil tinha de pagar ao governo português apenas por ser colônia? As restrições impostas ao Brasil por Portugal, como a proibição de desenvolver uma indústria nacional? São mais de 500 anos de atrazo; e não eram governos de esquerda.
Uma pena terem destruído a beleza do centro do Rio de Janeiro, presenteado em 1922, com prédios monumentais e de um valor histórico para a cidade, incontestáveis. vale ressaltar o desprezo pelo então Palácio Monroe, uma réplica perfeita do original de Saint Louis, presenteando a que se renovava pelo centenário de 100 anos da Independência do nosso país. Foi um presente, desprezado e colocado nos títulos do jornal o globo, como mosntrego, que enfeiava a cidade. Um prédio que foi, até capital ir para Brasília, sede do senado federal, portanto, um prédio histórico, que poderia hoje, estar sendo visitado, pela historia e beleza dos detalhes. Triste. Era um quadrilátero digno da história do Brasil, mas, como o nosso povo não tem memória....Citei o Monroe, porque mesmo abandonado e cercado de tapumes, poderiam ter reaproveitado o prédio para a cultura em si. O desmonte foi muito triste e disputadíssimo, pois tudo ali tinha muito valor. Os leões sendo colocados no caminhão e levados para uma fazenda em Minas, foi muito triste.
sou do tempo dos trens maria fumaça, dos bondes e das carroças enfeitadas , quando os cobradores de onibus usavam uniforme amarelo com chapéu de motorista!
Excelente trabalho memorialista👏👏👏. Uma observação... Não ilustre o filme com música cantada, distrai totalmente na apresentação do vídeo. Pior com música que não seja da época do vídeo. Estraga o trabalho sério todo.
Tinha a zona norte que hoje está sucateada e poderia muito bem naquela época ter construido os predios lá, seria mais uma região importante da cidade , sem falar que outros Bairros iriam ganhar com isso já que a Zona Norte fica quase no meio da cidade do rj e ficaria perto de muitos bairros que hoje estão distante do centro do rj.
Penso o mesmo. O "Rio histórico" deveria ter se mantido preservado, destacando-se o Morro do Castelo e casas de habitação coletiva (pejorativamente denominados cortiços) com as devidas melhorias, visto que o Império de certo modo foi omisso na questão sanitária e de saúde. O centro administrativo e construções modernas deveriam estar constituídas na região da atual Baixada.
Saudações.!!! A ideia era essa.... destruir todas as *imagens* que remetecem à memória do povo aos tempos de glória do império. Eu não me conformo como um país com quase 9 milhões de km2 não conseguiu preservar verdadeiras obras de arte da arquitetura? Não precisava demolir...há muito espaço. E ainda há gente que vangloria arquitetos que são simplórios em seus desenhos redondos e arredondados... sempre mais do mesmo.... muito triste.
Carioca desde 1497. 01 de março de 1565 é o fim da guerra entre Franceses e Portugueses, Cariocas são vitoriosos da disputa de franceses e portugueses e holandeses. Nação Carioca
Ai que saudades dos velhos tempos!!! Adorava o bonde que era o transporte público perfeito para o clima do Rio.
O Rio era muito lindo, bem cuidado e tranquilo. Que diferença de hoje.
Obrigada pelo seu trabalho maravilhoso!!!
Rapaz, você é bom pra caramba! Bom pelo trabalho profiisional e por partilhar essas belezas do glorioso Rio de Janeiro conosco. Sou baiano, minha família teve um apartamento na Rua das Laranjeiras, da década de 50 a 80. uma espécie de Apartamento de veraneio.Viajei muitas vezes para essa terra antes 100% abençoada. Como gostaria de ter nascido e me criado aí, nos tempos antigos e boêmios. Como a cidade e a Arquitetura eram mais bonitas antigamente. Mas ainda me conquista! Parabéns!!!!!
Musica cpm orquestra
Amo ver essas imagens é vc ir ao passado da nossa história agente viaja
Depois alguns ficam babando pelos prédios antigos de Paris. Se dessem o devido valor pro Rio daria pra fazer as mudanças do tempo valorizando a arquitetura antiga sim.
Não dá para comparar eles cuidam nos não cuidamos
Bicho, você deve conhecer no máximo Feira de Santana e Governador Valadares. Paris? Kkkkkkkk!
Verdade
Rio grande Rio é lindo o teu passado em arquitetura 😍 em natureza Mas que beleza tu és.Rio de Janeiro daqueles tempos sem palavras.O de hoje sem comentário.so machuca o coração ❤️😞❤️❤️😚❤️😞❤️😞❤️😞
Nossa, muito gostoso ver como o Rio era lindo. Tanto da nossa história se perdeu em prol do progresso, muita pena. Essas músicas ao fundo são belíssimas. Parabéns pela ótima seleção.
Um progresso que destroi a historia, a arquitetura e o senso de beleza das pessoas não é progresso.
Não verei o centro do rio de janeiro com os mesmos olhos. Parabéns pelo vídeo!
Belíssimo trabalho de acervo fotográfico !!! Parabéns, com louvor, aos produtores...comove-nos ver quão belo era o Rio e os estragos, verdadeiros assassinatos urbanístico, histórico e arquitetônico que a incompetência, a especulação imobiliária e a ignorância social dos governantes e políticos fizeram a essa jóia de cidade...PROFUNDAMENTE L-A-M-E-T-Á-V-E-L !!!!!!!.....
Tiveram especial desprezo para com os prédios e monumentos que remetem à nosso passado imperial!
Triste....país sem memória.
A cidade era linda....isso ai é o que os republicanos fizeram.
Foi proposital, para retirar a imagem do país colonial e reinserir no "futuro".
@@MarciaPereira-yu3hp realmente
...precisamente, o baronato cafeeiro e negreiro sobretudo de São Paulo, assim q tomou posse do estado , nele se instalando à larga até ao rebentar da providencial revolução de 1930, cuidou logo de reformar fundamente a velha e decadente cidadela colonial luso-afro-brasileira do século 18, dando-lhe conspecto e fisionomia novos, do q pois lhe remanescia de mais feio e evocador do velho rio de janeiro dos vice-reis, constrito num derivar de tempo e memória dominado por conventos, ermidas, nixos de santos,igrejas barrocas, travessas, becos, vielas, rótulas, gelosias... eis a q veio o" bota-abaixo " de Pereira passos, alevantar sobre os caboucos e escombros do velho rio colonial, q o império mantivera em boa medida, uma cidade europeia, digna destarte de sediar a capital federal da República, cidade refeita e renovada segundo figurino parisiense, a respirar os ares da civilização pelo arbóreo e elegante de vastas avenidas, ao modo de autênticos " boulevares", eis de fato o q , em boa medida, se fez e conseguiu ainda q, ninguém tampouco o desconhece , à custa de cruas e despejadas violências à massa do povo pobre, escorraçado sem dó nem piedade dos cortiços, mansardas e " cabecas de porco", onde assistia e mourejava, inclusive muitos ex-escravos, adensados e amontoados nas regiões centrais da cidade,
Sem memória e sem educação, né michel, concorda.
Que pena ver tantas demolicoes. Morei fora do Brasil por mais de uma decada e percebi o quanto se preserva da historia do lugar, neste outro pais q vivi. Era quase todos os predios antigos mas bem conservados e historicos. Aqui nao se preserva nada a nao ser a ganancia da exploracao imobiliaria. Doi ver uma historia se diluir e se perder no tempo. Eh de chorar.
Parabéns pelas fotos e as músicas também, maravilhosas!!!!!
adoro ver esses vídeos do rio antigo, amor é tanto que parece que nasci naquela época
obrigado pela pesquisa altamente cultural . mantenha a história sempre viva.
Parabéns ao idealizador dessas belas imagens muito bom
no século XIX e começo do século XX o rio de Janeiro era lindo com seus Casarões históricos. hoje no lugar vejo muitos arranha-céus horrorosos.
é verdade , sou de 1972, mais adoro o rio antigo , sou fascinado pela arquitetura daquela época , se não me engano é francesa , cada construções lindas com uma arquitetura única , todas as vezes que vou ao centro do rio que me deparo com alguma construções antiga ainda de pé , eu viajo no tempo , um dos lugares que eu adoro e que graças a Deus ainda existe , é a confeitaria Colombo , fundada em 1894 na rua Gonçalves dias n 32 esta com 124 anos.
Eu sou de 1969, e também o Rio de Janeiro antigo muito lindo, Valeu Alessandra Freiras sem menosprezar a modernidade
Casarões lindos, porem um cidade totalmente insalubre.
Saudade do meu Rio Antigo, quando tudo era lindo, limpo e havia liberdade de movimento, sem ter que pensar em poder ser assaltado, ou coisa pior. Dá vontade de chorar, quando vejo essas imagens, de agora um paraíso quase que perdido.
Não tem jeito daqui a 80 ou 90 anos todos sentirao falta e dirão, como era lindo o Rio de Janeiro de 2019.
do jeito que esta´ ,vao lembrar sim da violencia , escandalos na politicas e assim vai.......vergonha total.
Não dirão, porque o Rio de hoje é horroroso.
Que beleza de fotos e vídeos.... adoro!
saudades de um rio que não vou conhecer mais como era no passado!
Parabéns pelas fotos e bom gosto musical.
Excelente, poderia ser feito em 2 módulos com mais tempo de exibição de cada foto. Fiquei muito impressionado com a clareza das fotos. Parabéns
Nasci em 1959 ,sempre tive vontade de saber como era o RJ na quela epoca ,foi muito bom agora vi um pouco. Parabéns pelo seu trabalho.
Nós brasileiros não sabemos o que é desenvolvimento. Acabamos com a beleza das coisas para ganhar um troco a mais. Lembra um funkeiro outro dia que disse que gerava dinheiro, não condeno o pobre rapaz, mas ele não tem noção de que ele ganha una trocados, porém, destrói a dança, a inteligência, o vocabulario, a melodia, a pureza, a alma das pessoas. As pessoas tornam-se medíocres em troca de dinheiro. A cultura tem que chegar em todo lugar, mas a cultura mais requintada, porque cultura todos têm.
Vendo o vídeo dá pra sentir o clima do Rio na época de Machado de Assis e Lima Barreto tão bem descritos em seus contos e romances.
Arquitetura colonial, barroco, rococó, neoclássico, eclético e até mesmo os primeiros prédios de concreto da Art Dèco. Até esse momento eu digo: era uma cidade maravilhosa, cheia de história e beleza arquitetônica. Uma Paris com praias paradisíacas. Se os governos tivessem resolvido o problema das favelas e controlado o crescimento populacional além da manutenção do patrimônio arquitetônico antigo essa cidade teria até hoje ares muito mais formais.
Impossível não compartilhar ! Show !!!
Maravilhoso. Saudades de coisas que não vivi. Estranho, né?! Muito legal ver imagens de prédios, "theatros", cassinos... que não existem mais. A Cada imagem fui no maps compará-las . Muito bom !
Eu também não entendo o porque de ter tanta saudade, é como se eu quisesse ter Estado lar naquela época.
Passa elegância e sofisticação as imagens e o Rio de janeiro maravilhoso como sempre. Super bacana!!!
Era linda era um lugar divino se não fosse tão roubada seria o lugar mais maravilhosa do mundo a cidade maravilhosa mesmo FOMOS MUITO ROUBADOS
O Rio deveria ser a Paris dos Trópicos, com seus magníficos prédios dos mais variados estilos arquitetônicos (mas meus favoritos da cidade, são os da Belle époque e Arte Decó). Mas aí, ao longo das décadas, foi desgovernada pelos políticos brasileiros e maltratada por muitos habitantes relapsos. A cidade é mágica e única, é apenas vítima de todos eles. E ainda resiste bravamente, linda e insistente. Amo demais essa cidade, eternamente!
É bom relembrar o passado!
Que pena! Não houve conservação de prédios que fizeram do Rio uma urbe poética, tanto alencariana quanto machadiana, monárquica também, suntuosa, maravilhosa!Promoveu-se a cultura da demolição, de quem não curte o passado e o nega, de quem desmemoriza sua gente e o País.
eles(os politicos) sempre usam duas palavras para destruir a historia e os simbolos que eles menosprezam, Modernidade e crescimentoo....como se o moderno fosse sempre muito melhor que o antigo e o crescimento fosse necessario para se melhorar. Mas o pior , 'e que depois de destruirem tudo que veem pela frente, eles deixam viuvas e filhos e netos ricos em uma cidade que eles contribuiram para fazer ficar mais perigosa, superlotada e feia. E esses filhos e netos hoje reclamam da vida que estao dando a seus filhos mas nao se perguntam quem foram os causadores do problema. Os governos do Estado e prefeitura estao ai ha 100 anos sem tomar conhecimento da urbanizacao descontrolada da cidade, e com excecao do governo de Carlos Lacerda, nenhum outro governo quis tomar providencias contra a migracao nordestina desassistida e a favelizacao da cidade. Hoje dizem que a solucao contra a violencia e colocar policia nas ruas. A solucao contra a violencia, e' educacao, habitacao e trabalho.
Luís Oliveira l o leonardo
Excelente. Valeu por cada segundo.
Oq reparei . Época de um povo q sabia se vestir. Elegância..E ov trânsito!! 😨😨😨 adoraria dirigir neste rio antigo.. é a qualidade deste vídeo tbm. O melhor q vi a respeito aki no yt
Eee saudades de coisas e tempos idos que se quer vivi...onde está a maquina do tempo para dar uma voltinha ao passado!\0/\0/\0/Valeu pela bela postagem e fundo musical!!!
já foi a cidade maravilhosa. Agora sobrou o que vemos. deprimente
Se eu fosse milionária, faria uma casa como essas da época do império. Hoje é muito diferente as pessoas não gostam de cultura. Nem todos têm esse bom gosto.
Triste FIM daquela que já foi uma das mais lindas cidades do mundo, em termos de Arquitetura e Urbanismo...
Muito showw ver como era antigamente povo tranquilo pelas ruas com os bondinhos a música e a história todos muito show!
não sou dessa época , fico indignada em ver essas maravilhas serem destruidas , pela ganancia , avarentos e assim vai.....
Agora eu entendi o porquê o Rio de janeiro é a cidade mais conhecida do Brasil. O Brasil girava entorno do Rio. Mas até hoje o Rio janeiro atrai pessoas do mundo inteiro.
Um crime acabar com os bondes e com o palácio Monroe..
O Rio de antigamente era lindo. Infelizmente o progresso acabou com tudo. Devia ser muito legal viver nessa época.
Eu acho que nunca poderiam ter acabado com os bondes e sim modernizados por isso esse kaus nos transportes públicos era charmoso pacas fazer o que somos apenas passageiros do tempo...
Concordo plenamente !!! A maior besteira que fizeram foi acabar com os bondes,que nem usavam gasolina.
Bom, eles voltaram, agora chamam-se VLT.
QUERIA MUITO PASSEAR PELA AVENIDA CENTRAL, CINELÂNDIA NO RIO ANTIGO ❤️
Fantastico !!!!!! Parabenes!
Maravilha ...
Parabéns! Muito bem registrado, vídeo maravilhoso. Tem um documentário chamado why Beaty matters, feito por Roger Scruton, ele é inglês e mostra a destruição da beleza, não só nas cidades. Recomendo
Lí que no século 19, no período Imperial, a temperatura do Rio de Janeiro era bem mais amena que atualmente, pouco mais de 20 graus, e a temperatura máxima registrada em um verão escaldante foi de 36 graus em 1889.
posso estar enganado, mas ai entra a questão do asfaltamento, por isso a temperatura mais elevada de hoje em dia.
71 anos ,,,maravilhoso,,,
Amei posta mais vídeo por favor
Parabéns pelo vídeo, muito interessante!
E muito linda arquitetura antiga, não conheço o Rio por isso não avaliar o antigo do moderno Deveria ser lindo mesmo.
Agora é uma imensa favela.
É IMPRESSIONANTE A DESTRUIÇÃO DE NOSSOS MONUMENTOS E PRÉDIOS HISTÓRICOS QUE SE HOJE ESTIVESSEM DE PÉ SERIAM O GRANDE CHARME E BELEZA DE NOSSA CIDADE DO RIO DE JANEIRO QUE SE ENCONTRA TOTALMENTE ABANDONADA HÁ TEMPOS... DESPREZO TOTAL COM NOSSA MEMÓRIA EM TODOS OS SENTIDOS NÃO APENAS A RESPEITO DA ARQUITETURA ... TRISTE.
Meu Deus, porque eu tenho saudades daquilo que não vivi?
Rio-campos também tem belíssimos prédios que remonta ao séculos passados. Os governos deveriam preserva como história de suas cidades e bases de suas ecomias passadas e talvez apostarem no que realmente poderia dar certo novamente,lógico isto numa temática estudada com todo seguimento social ou sociedade (produtor,consumidor etc)
Rio de Janeiro, Cidade Ma-ra-vi-lho-sa, e bonita desde 1565.
Eu te amarei para sempre.
SÓ JESUS CRISTO SALVA. ACEITE-O COMO SEU SALVADOR.
Não
ainda bem que tem gente que si importa com a memoria de alguns lugares,isto e rraridade hoje em dia ,o povo só pensa em ganhar dinheiro com estas coisas, e você não! deus te abençoe pra sempre e ti elumine ,que paresão outros documetarios de outros estados!obrigado pois ainda nem fui no Rio de Hoje ainda!!! gostei muito nestas filmagens atigas!pois na epoca erra muito dificil da gente poder ter uma filmadora!!!
Seria bom ter uma máquina do tempo e voltar no tempo, ver a minha cidade no início e depois ir até 1955 o ano que nasci. Pena que a ciência ainda é muito atrazada! Rio de Janeiro minha cidade natal
Eu queria ter conhecido o Rio em, 1800 !
Deveriam ter preservados a historia, que contruissem o passado junto como o futuro .Lamentavel.
Tipo: "como transformar em lixo o luxo, a beleza "!
Ele acabou com o Maracana também... Nunca deviamos perdoa-lo por isso...
Depois reclamam das inundações.
O mar chegava até a igreja de santa luzia.
Nunca havia imaginado isso,
Aterrarsm tudo.
Se não fosse por esse video eu jamais saberia que o mar chegava as portas da igreja.
Por isso quando chove alaga tudo.
Sao paulo e rio de janeiro e bh são show.
Parabens- Muito bom
Prédios tombados pelo patrimônio histórico não podem ser modificados em sua arquitetura, mas têm que sofrer reparos sempre, pra poder manter essa arquitetura. Mas no Brasil não há interesse em conservar nada, e eu acho que eles confundiram, pois se um prédio foi tombado como patrimônio, eles deixam o prédio virar ruína. Não se investe na conservação, como em outros países, que têm prédios até do século 14 em bom estado. E que pecado terem demolido o Palácio Monroe, cujos objetos de arte e móveis foram vendidos a preço de banana, comprados pelos militares da época, e que virou um passeio público que mal é utilizado por ser perigoso. 😔
As pessoas que se referem ao império brasileiro como " a época da escravidão" , certamente não sabem oque foi . Época de grande crescimento urbano, econômico e cultural . A família imperial fez de tudo para transformar o Brasil em um país lindo , digno dos países europeus . Pois éramos conhecidos como o país do futuro, e só tínhamos apenas um obstáculo, acabar com a escravidão.
país que não tem coroa não tem lembranças, não tem identidade, na europa inteira onde tem reinoa, é todo lindo, antigo, tradicional que saudades da família imperial, os iluministas destruíram tudo!
Triste ver tantos predios demolidos
Obrigado
Muito mais bonita nessa época, parece até um país diferente. Não parece o Brasil.
O Rio ainda tem muitos prédios e casaroes históricos na região da lapa mas estão abandonado. Se revitalizasse ficaria linda demais
O progresso derrubou palácios e prédios históricos poucos restaram no chamado centro velho do Rio mas posso lhes dizer hoje moro em São Paulo e digo aqui quase tudo foi demolido mesmo o Rio ainda tem muitos prédios antigos dos tempos de colônia, império, república velha, república nova e novos tempos mas SP é raro ver algum prédio antigo por aqui.
Meus amigos de vinte anos aqui do RJ dizem que SP e mais evoluído porque jogou tudo a baixo. Se depender dos jovens do RJ vai tudo a baixo no futuro...
Que vergonha... Acho que a miséria que o Brasil vive hoje socialmente é o resultado de um povo responsável pela destruição cultural da cidade que era a mais bela do mundo...
PCoderch Eu culpo em grande parte a vontade cada vez maior dos brasileiros negarem a sua raiz portuguesa. Há negros nascidos nas colónias africanas que voltaram a Portugal por se sentirem portugueses quando se tornaram independentes em 1975. No Brasil há algo que não sei explicar, mas falam dos portugueses como se fossem outro povo completamente diferente e com o qual não partilham nada.
A vontade de se "americanizarem" e de se tornarem mais como os EUA e assumirem-se como uma nação de geração espontânea que corta tudo com o que vem de trás é algo preocupante.
O Brazil era a zona mais importante de POrtugal, o governo português teve sede aí e os brasileiros eram portugueses do brasil, fossem mulatos brancos ou negros. Só os escravos que infelizmente ainda existiam no sec XIX não se inseriam nisto.
Acho que todo o brasileiro deveria ler Agostinho da Silva, Camões e padre António Vieira para perceberem quem são e qual a sua missão para realizar o V Império
Por pouco não jogam a baixo o Copacabana Palace nos anos 80. Para fazer um outro hotel no lugar...
O positivismo arruinou o Brasil, os positivistas que implantaram a República tentou destruir nosso passado, pervertendo a história e destruindo nossas arquiteturas.
@@tfilipealmeida muita verdade, infelizmente!
imagens do centro do Rio de Janeiro em 1818:
bastante harmonioso, tendo havido muitos aterros desde então, o mar fica mais longe!
antigo largo do Paço no Rio, semelhanças com o Terreiro do Paço!
Portugal sempre deu mais às colónias do que trouxe
ua-cam.com/video/xHmK27RabS8/v-deo.html
Bendito o dia da volta do Império, o Brasil só funciona assim.
Que se preze as mazelas, a pobreza, enfim, mas o Rio era lindo...!!!
Quando vejo um vídeo desse eu sempre digo "Quanta gente morta " kkkk
WONDERFUL CARIOCA
can someone tell me the name of the song which starts at 8:00 ?
the song is "Meu Esquema" por Mundo Livre S/A (Google Play • iTunes • eMusic
RJ ❤
Gente que triste, demolliram tudo. Depois vai pra Paris e se encanta com os prédios velhos de la
Parabéns aos nossos governantes! 👏👏
Em pouco tempo eles conseguiram acabar conta tudo isso!
Muito bom, ainda mais com a musica absolutamente pertinente. Hoje, 03/09/18, o coração das pessoas de bem que amam seu país, chora pela tragédia do museu Imperial, mais um crime lesa pátria cometido pelos políticos criminosos, principalmente os esquerdistas, que por sinal, advogam a destruição da memória nacional!
Ivo Kreusch raciocínio irracional o seu. O Brasil foi administrado pela direita durante séculos e sempre destruíram o que deveria ser preservado e, 15 anos de esquerda é o culpado? Pobre de direita é foda pra entender.!
@@Geomotatec concordo. É triste viver em um país em que muitos compram esse discurso tosco que elegeu um culpado por 500 anos de atraso. É uma explicação simples para um problema complexo e que elegeu um presidente que a defendia. A dúvida que tenho é: Até quando será válido esse discurso? Agora que a vontade de Deus e do povo se conjugaram e nos trosseram o paraíso.
@@Geomotatec 15 anos de esquerda?? De onde vc tirou isso? 1985 - 2018 = 33 anos no mínimo. Sem falar em Getúlio Vargas, JKs etc etc.
@@paulorobertojeronimo8946 500 anos de atraso?? Meu Deus, vcs não conhecem nada da história brasileira. O Brasil começou a fracassar de 1889 pra cá. O período monarquico foi um dos melhores períodos de nossa história. Parem de colocar tudo na conta do Pedro Cabral.
@@gpsantos1 E D. João VI que fugiu pra Portugal levando o dinheiro do banco do Brasil em 1821? E as explorações da época colonial? Os impostos que o Brasil tinha de pagar ao governo português apenas por ser colônia? As restrições impostas ao Brasil por Portugal, como a proibição de desenvolver uma indústria nacional? São mais de 500 anos de atrazo; e não eram governos de esquerda.
Me amarro no passado sinto saudades de não sei de que nem de quem
Uma pena terem destruído a beleza do centro do Rio de Janeiro, presenteado em 1922, com prédios monumentais e de um valor histórico para a cidade, incontestáveis. vale ressaltar o desprezo pelo então Palácio Monroe, uma réplica perfeita do original de Saint Louis, presenteando a que se renovava pelo centenário de 100 anos da Independência do nosso país. Foi um presente, desprezado e colocado nos títulos do jornal o globo, como mosntrego, que enfeiava a cidade. Um prédio que foi, até capital ir para Brasília, sede do senado federal, portanto, um prédio histórico, que poderia hoje, estar sendo visitado, pela historia e beleza dos detalhes. Triste. Era um quadrilátero digno da história do Brasil, mas, como o nosso povo não tem memória....Citei o Monroe, porque mesmo abandonado e cercado de tapumes, poderiam ter reaproveitado o prédio para a cultura em si. O desmonte foi muito triste e disputadíssimo, pois tudo ali tinha muito valor. Os leões sendo colocados no caminhão e levados para uma fazenda em Minas, foi muito triste.
O Rio de janeiro já deu o que tinha que dá. Nasci e cresci no Rio de Janeiro, hoje moro na Paraíba, e não faço nenhuma questão de visitar o Rio.
Muito relaxante
Se eu fosse do ramo arquitetônico , opinaria pelo recomeçar dos imóveis ; será que há condiçõe$ ?!
Господи как красиво . По всему миру уникальная , прекрасная архитектура .
Какой Париж , там все уже перестроили .
Otimo video- cadê as partes 1, 3 e 4?
sou do tempo dos trens maria fumaça, dos bondes e das carroças enfeitadas , quando os cobradores de onibus usavam uniforme amarelo com chapéu de motorista!
Ex Paris dos trópicos, pena agora só restam aqueles prédios horrorosos !
7:00 íncrivel está do mesmo jeito até hoje, até a cor parece a mesma.
Excelente trabalho memorialista👏👏👏.
Uma observação... Não ilustre o filme com música cantada, distrai totalmente na apresentação do vídeo. Pior com música que não seja da época do vídeo. Estraga o trabalho sério todo.
Que triste ver a situação do Rio de Janeiro hoje, que decadência .
Me gusta
Tinha a baixada Fluminense pra construir os prédios e manter os casarões históricos .
Tinha a zona norte que hoje está sucateada e poderia muito bem naquela época ter construido os predios lá, seria mais uma região importante da cidade , sem falar que outros Bairros iriam ganhar com isso já que a Zona Norte fica quase no meio da cidade do rj e ficaria perto de muitos bairros que hoje estão distante do centro do rj.
Pra cá (Baixada)ninguém quer, continua tão abandonada quanto era nesse tempo
Penso o mesmo. O "Rio histórico" deveria ter se mantido preservado, destacando-se o Morro do Castelo e casas de habitação coletiva (pejorativamente denominados cortiços) com as devidas melhorias, visto que o Império de certo modo foi omisso na questão sanitária e de saúde. O centro administrativo e construções modernas deveriam estar constituídas na região da atual Baixada.
Saudações.!!!
A ideia era essa.... destruir todas as *imagens* que remetecem à memória do povo aos tempos de glória do império.
Eu não me conformo como um país com quase 9 milhões de km2 não conseguiu preservar verdadeiras obras de arte da arquitetura?
Não precisava demolir...há muito espaço.
E ainda há gente que vangloria arquitetos que são simplórios em seus desenhos redondos e arredondados... sempre mais do mesmo.... muito triste.
Carioca desde 1497. 01 de março de 1565 é o fim da guerra entre Franceses e Portugueses, Cariocas são vitoriosos da disputa de franceses e portugueses e holandeses. Nação Carioca
Dá muita angústia ver como o Rio era lindo, e comparar com o lixo de cidade horrenda que é hoje em dia.