H.D.R ooo kkk amigo talvez não porque dia professora e do campo da ciências humanas ou seja não e igual matematica onde o resultado tem q ser exato ela explica dentro do contexto ela pode estar certa
Temos que entender que .... tem pessoas professor que ensina ..... tem que não sabe ensina .... não é pq eles não a mátria .... é pq eles não tem esta virtude do ensino.....
H.D.R saudações. Você gosta do pensamento de Maquivel? Quer entende-lo cada vez mais? Se sim, te recomendo assistir a playlist Maquiavel e seu legado no canal Central Filosófica. Abraços.
Após ler O Príncipe, cheguei a conclusão de que Maquiavel não queria somente criar um manual para o Lorenzo de Médici prosperar e ampliar seu poder mas, sim, de forma implícita abrir os olhos dos súditos e até mesmo nós da atualidade sobre como funcionava e funciona as relações de poder.
"A natureza dos povos é inconstante. fácil é persoadi-los de uma coisa, dificil é conserva-los nessa persuasão. " hahaha obrigada por ter gravado esse vídeo, me ajudou muito.
Acho que Maquiável era um homem muito pragmático, seu pensamento se diferencia do medieval por abandonar os conceitos da virtude, ética e moral no campo político, visto que esses eram pregados pela elite dominante, mas não eram realmente exercidos. O cenário político e social em que Maquiavel viveu determinou fortemente suas ideias. A Itália, como vc disse, estava dividida em diferentes tipos de governos, o que dificultava uma unidade politica e social. Um dia um príncipe podia estar no poder, mas em outro, seu reino poderia ser conquistado por outro monarca. Maquiavel não nega essa impermanência, ele a "abraça" e a trata de forma pragmática. Vejo essa Itália instável a partir da série Game of Thrones, o ambiente ameaçado por guerras, a corrupção e o "jogo do poder" que sufocavam aqueles que tentavam agir virtuosamente ou fora de seu tempo. Pensar em algo próximo de democracia ou justiça nesses tempos era algo quase que utópico, era ser contra a realidade. Portanto, para se criar a unidade, a ordem, "o Príncipe" deveria usar da virtú e da fortuna, de suas habilidades e das oportunidades, sem se deixar levar por princípios morais que o atrapalhassem, e nesse cenário, a violência era necessária, mas se "o Príncipe" pudesse evitá-lá para um melhor governo tbm estaria de acordo com o pensamento de Maquiavel. Desculpa o textão kkk Comecei a estudar Maquiavel agora e essas são minhas percepções sobre seus pensamentos.
Eu também percebi que no livro Maquiavel fala em vários momentos sobre o senso de justiça que o príncipe deve ter com seu povo. No caso de punir severamente quem for contra as regras, mas sempre apresentar justificativas para o ato. Demonstrando autoritarismo, que causa o temor do povo, mas ao mesmo tempo mostra um senso de justiça que fará com que o povo siga as regras.
kat nascimento . Sim. porém é Alexandre VI! Maquiavel dedica um capítulo inteiro( o VII), as ações de César Borgia: Como conquistar novos principados com as armas e boa sorte alheias! Maquiavel o admirava muito, tanto que deixa bem claro que um príncipe que almeja conquistar novos territórios deve se espelhar no Duque Valentino, como era conhecido César Borgia!
Tive aula com o Rennó no cursinho pré Enem e agora tô vendo esse vídeo pra uma aula de ciência política que tenho na UFSJ, graças a equipe do pré absoluto tô aqui. Vcs são demais!!!
Não entendo como alguém tem a audácia de dar deslike em um vídeo desse, mano! Poxa, Pedro, Obrigada por existir, tu és um professor exemplar, estou apaixonada por filosofia por tua causa. Kkk ❤️❤️
Antes de ler o príncipe, eu li um livro chamado "Maquiavel na administração" que me ajudou bastante a compreender melhor a filosofia do Maquiavel no livro: o príncipe
Estou lendo o livro é está me ajudando muito em respeitos a mentor um líder melhor no meu setor de trabalho, claro que ainda é um caminhada longa mas acho que é um ótimo manual para líderes em geral, a só ressaltando a parte de "É melhor ser temido do que amado?" Bom uma coisa que pude observar é que é melhor realmente ser temido por ser justo e porque como você mesmo ressaltou o ódio só leva a ruína, ótimo vídeo parabéns.
Temor e amor não são contraditórios. Podem coexistir. Um pai, muitas vezes, é amado e temido. O que Maquiavel fala é que, se por um acaso houver conflito entre temor e amor, deve-se preferir a manutenção do temor. Mesmo porque o amor é frívolo, varia segundo o desejo. O temor, por outro lado, é concreto. As dicas do Maquiavel não podem ser aplicadas integralmente a uma democracia. Por exemplo, numa democracia, é melhor ser amado que temido, porque a manutenção do poder depende de votos. Numa democracia, além do mais, o poder é breve, como o desejo que sustenta a simpatia do povo. Não faz sentido apostar no temor nesse tipo de arranjo político.
Comecei a ler o livro sem muitas referências e fiquei um pouco confusa. Percebi que não adiantava de nada continuar lendo sem entender direito, então vim parar aqui porque não queria desistir do livro ;-;
Caio Monteiro. Qual é a sua relação com a filosofia? De fato. O UA-cam precisa de bons produtores de conteúdo. Mas, devo destacar que tem boas produções sobre Maquiavel e outros assuntos da filosofia no youtube. Te sugiro a procurar vídeos sobre o Maquiavel republicano. Como assim? Em quais obras?
Esses dias eu pedi para a minha mãe comprar esse livro para mim. Ela chegou com essa versão comentada por Napoleão. Fiquei mega feliz e ela ficou tipo "menina, que isso?"
Lendo Maquiavel podemos sentir o seu amor pela história, percebesse quando ele diz “normalmente, os homens andam por caminhos já trilhados”, e em todos seus exemplos de casos similares e/ou idênticos aos em questão. A dúvida é: com toda a sua astúcia, será O Príncipe, escrito realmente a Lourenzo? Será que seu intuito real não era mostrar ao povo o jogo de poder habitual do período? “Assim como aqueles que traçam os contornos dos países põem-se na planície afim de avaliar a natureza das montanhas e para examinar a da planície vão ao topo delas…”
Estou lendo alguns capítulos desse livro por ser leitura obrigatória de uma matéria da faculdade e não entendi nada de início, com seu vídeo consegui entender a escrita do livro! Perfeito vídeo
EXCELENTE PROFESSOR. SÓ PODE SER MESMO ALGUÉM MUITO APLICADO! TENHO DA EDITORA CULTRIX ESTE TEXTO COMENTADO POR NAPOLEÃO, EMPOLGANTE! CLÁSSICO QUE NUNCA VAI PERDER O PRESTÍGIO NUMA ESTANTE VERDADEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA E OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO AFINS. É ISSO AÍ!!!!!!!!!!
Alan Saraiva. Saudações. Peço permissão para fazer as mesmas sugestões que fiz à Larissa Lima. Se você quer compreender o pensamento do Maquiavel mais afundo te faço três sugestões: sugiro a leitura da obra dele: Discursos sobre a primeira Década de Tito Lívio. É a obra de fôlego dele, a mais importante. Sugiro que leia uma dissertação de mestrado: Dissensões dos humores e liberdade republicana: condições de convergência e divergência. Como também, sugiro que procure aqui no UA-cam videos sobre o Maquiavel republicano. Em meu canal fiz uma entrevista excelente com o professor José Luiz Ames da Unioste e com o Helton Adverse da UFMG.
eu não sei vcs, mas, eu passaria o dia inteirinho assistindo esses videos...não achei nada sobre Gramsci, é isso, não tem? Não posso deixar de agradecer..obrigada por vc existir!
Pedro você é o melhor! Obrigada! E vos falo meus caros, que praticamente transcrevi o que ouvi aqui nesta aula maravilhosa, para um caderno! E esta versão comentada por Napoleão Bonaparte é maravilhosa, parece até que ouço ele falar. hehe
Estou lendo e esse é primeiro video coerente com oq realmente esta escrito,simpkes e direto,os outros videos de outros youtubes sao falas replicadas uns dos outros,superficiais e as vezes ate falam invencoes sobre oq maquiavel falou,sendo pura mitologia. PARABENS PELA COERENCIA DO VIDEO.
Acima dá moral e dá ética talvez porque no contexto histórico não se encaixavam muito questões dos direitos humanos.. kkk porém sem ser anacrônica, uma obra muito influente nas questões políticas atuais. Eu vejo um Temer ali direto, cara...
Muito bom! Quanto mais estudo Maquiavel, mais discordo de certas colocações comparativas que as pessoas fazem de sua ideia com determinados comportamentos.
Bom dia, à todos. Um bom livro a ser comentado é o Discurso do Método, de Descartes. Comprei-o ontem e estou começando a lê-lo hoje. Teria como você fazer um vídeo sobre ele? Grato de antemão.
Gostei da resenha. Achei que a ideia de Maquiavel, neste livro, serve para explicar a politica contemporânea, e a visão dos patrões e lideres de empresa de uma forma geral. Visão esta que; Começa a ser questionada, por algumas corporações, que rezam a filosofia de que, o trabalhador rende mais, quando esta feliz.
show vc foi muito claro e objetivo em sua explicação tenho um debate hoje na faculdade sobre o livro e somente com minha leitura não estava compreendendo quase nada porque achei o linguajar muito complexo; obrigada!
tem um vídeo aqui no UA-cam que dá dicas, pesquise por "como ler o príncipe" as dicas são: - começar do capítulo XV - quando ver um nome próprio, pule pro próximo parágrafo - não leia os capítulos XXIV e XXVI
Parabéns pela resena da obra. Estou lendo pela primeira vez e estou bem curiosa com tudo que Maquiavel descreve neste livro, que de fato parece mais um manual . O que é ainda mais incrível é saber que este livro tão antigo aborda temas e condutas que em pleno sec XXI é absolutamente usual.
Muito obrigado me ajudou muito pro seminário de sociológia amanhã eu falo sobre o príncipe e sobre a frase os fins justificam os meios, me inscrevi adorei o canal.
eu comprei a edição de luxo de Maquiavel, com a capa almofadada e é grande, muito bom a leitura, tem um bom espaçamento, e não marcha a pagina se vc quiser grifar com marca texto, tem na amazon essa edição super recomendo!
Se Maquiavel escreveu as "recomendações " a um Médice ,gostaria de saber como foi a aceitação do dito cujo ao receber o livro é o que foi feito após isso. Poderia comentar posteriormente por favor ? Obrigado pelo vídeo ,e parabéns pela explicação muito,muito boa mesmo.abraço
muito interessante o vídeo simplificando a obra, só pontuo sobre os conceitos mencionados de "virtú" e "fortú", do ponto de vista do italiano, o correto seria "virtù" e "fortuna", fortuna significa mesmo SORTE em italiano, dizer que é oportunidade, acredito ser muito mais uma interpretação do tradutor que o sentido estrito da palavra. machiavelli diz "la fortuna è donna, ed è necessario, volendola tener sotto, batterla, ed urtarla", nesse trecho ele fala, então, que para ele, a sorte é mulher, e desejando-a é necessário mantê-la sob [si], batê-la e derrubá-la; ou seja, pro machiavelli a sorte tinha uma interpretação além do "acaso", era algo passível de se conseguir com as próprias mãos.
Na edição da Martin Clarete que é a comentada no vídeo, no Cap. XVIII, página 109, Maquiavel cita essa famosa frase; "Os fins justificam os meios" e Napoleão comenta sobre essa descrição. Em outra edição ele não fala exatamente com essas palavras, no entanto o contexto e o que ele pretende dizer é exatamente o que essa frase significa.
otimo video, obrigado, percebi que maquiavel diz que quando tentamos nos manter acima da etica e da moral e quando questiona se é melhor ser temido ou amado,nos faz lermbrar de platão onde o ser humano para alcançar a felicidade deve sempre procurar se manter no meio e não nos extremos, pensando assim, o governante que se mantem no equilibrio, pode, mais facilmente se manter no governo por mais tempo.
Ele ensina essas 3 qualidades de forma distinta. •Virtude •Ocasião para aproveitar a virtude •Boa sorte para tirar e manter o proveito de ambas. Ele inclusive mostra como o Duque Valentino tinha valor e soube aproveitar cada ocasião para se estabelecer (exceto na eleição do Papa Júlio) e que, o único motivo para perder seu principado foi "por extraordinária e extrema malignidade da sorte".
Depois dessa aula vi que minha professora de Filosofia precisa estudar muito sobre Maquiavél obrigado por esclarecer melhor as coisas vc é o Cara!!
H.D.R ooo l..
H.D.R ooo kkk amigo talvez não porque dia professora e do campo da ciências humanas ou seja não e igual matematica onde o resultado tem q ser exato
ela explica dentro do contexto ela pode estar certa
Às vezes o contexto filosófico tem finalidades diferente da histórica e vc não entenda isso, não sua professora 🤦🏾♀️
Temos que entender que .... tem pessoas professor que ensina ..... tem que não sabe ensina .... não é pq eles não a mátria .... é pq eles não tem esta virtude do ensino.....
H.D.R saudações. Você gosta do pensamento de Maquivel? Quer entende-lo cada vez mais? Se sim, te recomendo assistir a playlist Maquiavel e seu legado no canal Central Filosófica. Abraços.
Após ler O Príncipe, cheguei a conclusão de que Maquiavel não queria somente criar um manual para o Lorenzo de Médici prosperar e ampliar seu poder mas, sim, de forma implícita abrir os olhos dos súditos e até mesmo nós da atualidade sobre como funcionava e funciona as relações de poder.
Exato
Exato eu estou vendo para poder entender mais
Perfeito posicionamento
A vírgula é antes do "mas", não depois.
Exatamente isso.
"A natureza dos povos é inconstante. fácil é persoadi-los de uma coisa, dificil é conserva-los nessa persuasão. " hahaha obrigada por ter gravado esse vídeo, me ajudou muito.
Maquiavel tem muito campo pra ser explorado. Eu é que agradeço. Um abraço.
Parabólica A edição completa do livro é em 95 páginas ?
Passei quatro horas numa aula em que o professor falou falou e não disse nada, ai vem tu e treze minutos e me ajuda pra caramba, muito obrigado.
Acho que Maquiável era um homem muito pragmático, seu pensamento se diferencia do medieval por abandonar os conceitos da virtude, ética e moral no campo político, visto que esses eram pregados pela elite dominante, mas não eram realmente exercidos. O cenário político e social em que Maquiavel viveu determinou fortemente suas ideias. A Itália, como vc disse, estava dividida em diferentes tipos de governos, o que dificultava uma unidade politica e social. Um dia um príncipe podia estar no poder, mas em outro, seu reino poderia ser conquistado por outro monarca. Maquiavel não nega essa impermanência, ele a "abraça" e a trata de forma pragmática. Vejo essa Itália instável a partir da série Game of Thrones, o ambiente ameaçado por guerras, a corrupção e o "jogo do poder" que sufocavam aqueles que tentavam agir virtuosamente ou fora de seu tempo. Pensar em algo próximo de democracia ou justiça nesses tempos era algo quase que utópico, era ser contra a realidade. Portanto, para se criar a unidade, a ordem, "o Príncipe" deveria usar da virtú e da fortuna, de suas habilidades e das oportunidades, sem se deixar levar por princípios morais que o atrapalhassem, e nesse cenário, a violência era necessária, mas se "o Príncipe" pudesse evitá-lá para um melhor governo tbm estaria de acordo com o pensamento de Maquiavel. Desculpa o textão kkk Comecei a estudar Maquiavel agora e essas são minhas percepções sobre seus pensamentos.
Isso é muito importante: Entender Maquiavel de acordo com os vários contextos. Obrigado pela belíssima contribuição. Um abraço.
Parabólica foi esse livro que foi inspirado no bastardo do papa Alexandre XI, César Borgia?
Eu também percebi que no livro Maquiavel fala em vários momentos sobre o senso de justiça que o príncipe deve ter com seu povo. No caso de punir severamente quem for contra as regras, mas sempre apresentar justificativas para o ato. Demonstrando autoritarismo, que causa o temor do povo, mas ao mesmo tempo mostra um senso de justiça que fará com que o povo siga as regras.
kat nascimento . Sim. porém é Alexandre VI! Maquiavel dedica um capítulo inteiro( o VII), as ações de César Borgia: Como conquistar novos principados com as armas e boa sorte alheias! Maquiavel o admirava muito, tanto que deixa bem claro que um príncipe que almeja conquistar novos territórios deve se espelhar no Duque Valentino, como era conhecido César Borgia!
DESCULPA NADA, O MAQUIAVEM E MUITO INTERESSANTE.
Tive aula com o Rennó no cursinho pré Enem e agora tô vendo esse vídeo pra uma aula de ciência política que tenho na UFSJ, graças a equipe do pré absoluto tô aqui. Vcs são demais!!!
Aline Maia. Saudações. Você faz qual curso?
Fui aprovada no vestibular de História só assistindo suas aulas. Obrigada!
Parabéns 👏👏👏
Não entendo como alguém tem a audácia de dar deslike em um vídeo desse, mano! Poxa, Pedro, Obrigada por existir, tu és um professor exemplar, estou apaixonada por filosofia por tua causa. Kkk ❤️❤️
Essencialmente perfeito a forma de ensinamento, agora eu entendo como funciona a engrenagem sistemática, manda quem pode, obedeceis quem tem juízo!
Antes de ler o príncipe, eu li um livro chamado "Maquiavel na administração" que me ajudou bastante a compreender melhor a filosofia do Maquiavel no livro: o príncipe
Sensacional a explicação! Comecei ler o livro e não entendi nada. Logo, corri aqui. rsrs. Obrigado
Estou lendo o livro é está me ajudando muito em respeitos a mentor um líder melhor no meu setor de trabalho, claro que ainda é um caminhada longa mas acho que é um ótimo manual para líderes em geral, a só ressaltando a parte de "É melhor ser temido do que amado?" Bom uma coisa que pude observar é que é melhor realmente ser temido por ser justo e porque como você mesmo ressaltou o ódio só leva a ruína, ótimo vídeo parabéns.
Temor e amor não são contraditórios. Podem coexistir. Um pai, muitas vezes, é amado e temido. O que Maquiavel fala é que, se por um acaso houver conflito entre temor e amor, deve-se preferir a manutenção do temor. Mesmo porque o amor é frívolo, varia segundo o desejo. O temor, por outro lado, é concreto. As dicas do Maquiavel não podem ser aplicadas integralmente a uma democracia. Por exemplo, numa democracia, é melhor ser amado que temido, porque a manutenção do poder depende de votos. Numa democracia, além do mais, o poder é breve, como o desejo que sustenta a simpatia do povo. Não faz sentido apostar no temor nesse tipo de arranjo político.
Comentário excelente.👏
Comecei a ler o livro sem muitas referências e fiquei um pouco confusa. Percebi que não adiantava de nada continuar lendo sem entender direito, então vim parar aqui porque não queria desistir do livro ;-;
Tô na mesma
o livro e meio complicado realmente
Eu também
Estamos juntos nessa.
eu também k
"pra vc que tá chegando agora, caiu de paraquedas " kkk eu! 😄😄
me ajudou muito... valeu, obg!
Charlene Soares. TMJ
o UA-cam precisa de mais pessoas assim como você, belo trabalho, e recomendarei a toda minha turma! um abraço Pedro!
Caio Monteiro
Boa Caio.
Passa o zap
Eu nao recomendaria. Ainda mais porque esta ediçao nao possui uma traduçao boa.
Caio Monteiro. Qual é a sua relação com a filosofia? De fato. O UA-cam precisa de bons produtores de conteúdo. Mas, devo destacar que tem boas produções sobre Maquiavel e outros assuntos da filosofia no youtube. Te sugiro a procurar vídeos sobre o Maquiavel republicano. Como assim? Em quais obras?
Estou lendo O Príncipe agora e ao assistir seu vídeo fui lembrando de algumas coisas. Contribuiu bastante, obrigada.
Amei ,estou estudando Psicologia, e sem querer conheci, fiquei apaixonada.
Minha Aula É De Mediação, Não Tem Como Presta Atenção Então Sua Explicação Mim Ajuda MUITO, Obrigada Sucesso!
Mim não conjuga verbo
Em 13 minutos uma aula explicativa, tudo que eu precisava, obrigada professor belo trabalho!
Esses dias eu pedi para a minha mãe comprar esse livro para mim. Ela chegou com essa versão comentada por Napoleão. Fiquei mega feliz e ela ficou tipo "menina, que isso?"
Qual editora do livro? Obrigada
@@hellentorres2065estou lendo um comentado pela rainha cristina da suécia e o imperador Napoleão bonaparte. é da golden books.
Li "O PRÍNCIPE" de Nicolau Maquiavel. Você é bastante coerente ao falar deste livro, parabéns!
Lendo Maquiavel podemos sentir o seu amor pela história, percebesse quando ele diz “normalmente, os homens andam por caminhos já trilhados”, e em todos seus exemplos de casos similares e/ou idênticos aos em questão.
A dúvida é: com toda a sua astúcia, será O Príncipe, escrito realmente a Lourenzo? Será que seu intuito real não era mostrar ao povo o jogo de poder habitual do período?
“Assim como aqueles que traçam os contornos dos países põem-se na planície afim de avaliar a natureza das montanhas e para examinar a da planície vão ao topo delas…”
Estou lendo alguns capítulos desse livro por ser leitura obrigatória de uma matéria da faculdade e não entendi nada de início, com seu vídeo consegui entender a escrita do livro! Perfeito vídeo
EXCELENTE PROFESSOR. SÓ PODE SER MESMO ALGUÉM MUITO APLICADO!
TENHO DA EDITORA CULTRIX ESTE TEXTO COMENTADO POR NAPOLEÃO, EMPOLGANTE! CLÁSSICO QUE NUNCA VAI PERDER O PRESTÍGIO NUMA ESTANTE VERDADEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA E OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO AFINS. É ISSO AÍ!!!!!!!!!!
Assistindo em 2019 alguém
Eu Elaine 😍
Eu kkk
Eu .(setembro)
Agora tbm 2019
Elaine lopes ???????
acho que já perdi as contas de quantas vezes assisti esse vídeo.
tadinho, vc tem dificuldade de assimilação?
@@tukakids E você de gramática?
@@isubermensch7326 yes, baby, but i can understand listening something in portuguese, but i not a good with writing.😁
@@tukakids É interessante o alto uso de espaçamento, porque compete a percepção de que foi copiado.
@@isubermensch7326anedota?
Preciso fazer um trabalho sobre esse livro, e você me ajudou pra caramba. Adorei a explicação.
terminei de ler esse livro pela 4 vez semana passada, ótima obra, e ótimo quadro, continue falando do absolutismo..
Professor muito bom. didática ótima. explicações melhores ainda. Obrigado pela oportunidade que nos é dada.
Confesso que leio desde meus 14 anos , e está è uma das primeiras aula que gostei !
Ganhou um iscrito e um link .
Otima aula professor! adorariamos um video mais aprofundado
Alan Saraiva. Saudações. Peço permissão para fazer as mesmas sugestões que fiz à Larissa Lima. Se você quer compreender o pensamento do Maquiavel mais afundo te faço três sugestões: sugiro a leitura da obra dele: Discursos sobre a primeira Década de Tito Lívio. É a obra de fôlego dele, a mais importante. Sugiro que leia uma dissertação de mestrado: Dissensões dos humores e liberdade republicana: condições de convergência e divergência. Como também, sugiro que procure aqui no UA-cam videos sobre o Maquiavel republicano. Em meu canal fiz uma entrevista excelente com o professor José Luiz Ames da Unioste e com o Helton Adverse da UFMG.
eu não sei vcs, mas, eu passaria o dia inteirinho assistindo esses videos...não achei nada sobre Gramsci, é isso, não tem? Não posso deixar de agradecer..obrigada por vc existir!
Pedro você é o melhor! Obrigada! E vos falo meus caros, que praticamente transcrevi o que ouvi aqui nesta aula maravilhosa, para um caderno! E esta versão comentada por Napoleão Bonaparte é maravilhosa, parece até que ouço ele falar. hehe
Estou lendo e esse é primeiro video coerente com oq realmente esta escrito,simpkes e direto,os outros videos de outros youtubes sao falas replicadas uns dos outros,superficiais e as vezes ate falam invencoes sobre oq maquiavel falou,sendo pura mitologia. PARABENS PELA COERENCIA DO VIDEO.
Acima dá moral e dá ética talvez porque no contexto histórico não se encaixavam muito questões dos direitos humanos.. kkk porém sem ser anacrônica, uma obra muito influente nas questões políticas atuais. Eu vejo um Temer ali direto, cara...
E muito menos democracia;e essa baseada nos 3 poderes.
Só Temer?
muito obrigada prof! me ajudou a passar no enem e agora também na faculdade!!
Fui aluno seu no Pre absoluto barreiro, hj no cefet ainda continuo tendo aulas suas só que no youtube sou teu fã obrigado por tudo :D
Sortudo
Menino, vc é um grande professor!👏👏
Aparti de agora serás um de meus mestres excelente explicação.
Santificou demais a Revolução Francesa...
Sobre o restante do vídeo, gostei muito! Parabéns!
Victor Franca
Duvido muito, o cara estudou história só disse fatos
Muito bom! Quanto mais estudo Maquiavel, mais discordo de certas colocações comparativas que as pessoas fazem de sua ideia com determinados comportamentos.
Melhor canal, melhor professor, melhor aula. Gratidão professor pela maravilhosa aula (como sempre)!
Bom dia, à todos. Um bom livro a ser comentado é o Discurso do Método, de Descartes. Comprei-o ontem e estou começando a lê-lo hoje. Teria como você fazer um vídeo sobre ele? Grato de antemão.
Me ajudou bastante! Jeito muito simples de entender! Parabéns
Você não tem ideia o quanto me ajudou. Muito obrigado amigo. Abraço!.
Também emprestei o meu.. fdp foi muito maquiavélico e nunca mais devolveu me kkkkkkkkkkkkkkkk
CANDIM LINS hahahahaahahaaaaa Risada, do carlos Alberto do praça é nossa.
então ele não foi maquiavélico, foi leviano. Não é a mesma coisa
Josue Pires nao, maquiavelico e algo do Mal sim. Quem segue maquiavel e maquiaveliano.
Josue Pires Depois vem falar de pt comigo kkkkkk. Apenas disse q maquiavelico e algo ruim e maquiaveliano e aquele q segue maquiavel
@@gabrielfagundes9208 eu achava que o assunto era Maquiavel. Onde foi que entrou PT na conversa?
amei o vídeo ajudou muito, na minha ME(medida de eficiência) e tem ajudado bastante no meu curso de direito, na matéria de ciências política!
Obrigado querido eu tô amando comecei estudar agora faço ceja e seu canal tem me ajudado e MT bjos👏👏👏😙
Assistindo em 2020, alguém?
sim, agora mesmo
EU.
Opa! Quem curte musica achei esse resumo em RAP que ajuda a fixar os pontos do livro ua-cam.com/video/5TS8u7a8MYg/v-deo.html
sim as 4 da matina de uma quinta de dezembro
Eu
Nossa vc e maravilhoso, explica muito bem. Muito obrigado ! Meus parabéns !
Professor adoro os seus videos, tudo se torna simples de entender quando vem de voce. Parabéns pelo seu excelente trabalho.
Muito boa essa explicação, me tirou do sufoco, obrigado 🙌🏻
Gostei da resenha. Achei que a ideia de Maquiavel, neste livro, serve para explicar a politica contemporânea, e a visão dos patrões e lideres de empresa de uma forma geral. Visão esta que; Começa a ser questionada, por algumas corporações, que rezam a filosofia de que, o trabalhador rende mais, quando esta feliz.
show vc foi muito claro e objetivo em sua explicação tenho um debate hoje na faculdade sobre o livro e somente com minha leitura não estava compreendendo quase nada porque achei o linguajar muito complexo; obrigada!
Como entender Maquiavel? Estou lendo o livro,mas é meio confuso.
tem um vídeo aqui no UA-cam que dá dicas, pesquise por "como ler o príncipe"
as dicas são:
- começar do capítulo XV
- quando ver um nome próprio, pule pro próximo parágrafo
- não leia os capítulos XXIV e XXVI
@@Ismar323 pq ?? Não ler esses capítulos??
@@soldadopromovido0077 pesquisa o vídeo que citei, lá o cara explica melhor
Parabéns pela resena da obra. Estou lendo pela primeira vez e estou bem curiosa com tudo que Maquiavel descreve neste livro, que de fato parece mais um manual . O que é ainda mais incrível é saber que este livro tão antigo aborda temas e condutas que em pleno sec XXI é absolutamente usual.
Obrigada por falar sobre esse livro,vai me ajudar muito no meu trabalho
Alguém sabe quais são as tipologias de Principado que o Maquiavel trabalha em sua obra o príncipe ??
Sintético e claro. Dar para tirar um pensamento. Obrigado pelo esforçar-se!!!!
Parabéns! Que didática incrível que você tem, melhor explicação!!
Muito boa a explicação, buscando entender a obra de Maquiavel em plena quarentena em 18 de junho de 2020.
Parabéns
Muito obrigado me ajudou muito pro seminário de sociológia amanhã eu falo sobre o príncipe e sobre a frase os fins justificam os meios, me inscrevi adorei o canal.
Eu li o livro do Maquiavel há alguns anos atrás e não tive de um bom entendimento dele. Há a pretensão deste de reler a obra do cara
obrigado professor a explicação foi excelente
eu comprei a edição de luxo de Maquiavel, com a capa almofadada e é grande, muito bom a leitura, tem um bom espaçamento, e não marcha a pagina se vc quiser grifar com marca texto, tem na amazon essa edição super recomendo!
Se Maquiavel escreveu as "recomendações " a um Médice ,gostaria de saber como foi a aceitação do dito cujo ao receber o livro é o que foi feito após isso. Poderia comentar posteriormente por favor ? Obrigado pelo vídeo ,e parabéns pela explicação muito,muito boa mesmo.abraço
Novo no canal, Na moral, curti demais, sofro de dislexia e o seu método de explicar é muito gostoso de entender. Virei fã 👏🏻
muito interessante o vídeo simplificando a obra, só pontuo sobre os conceitos mencionados de "virtú" e "fortú", do ponto de vista do italiano, o correto seria "virtù" e "fortuna", fortuna significa mesmo SORTE em italiano, dizer que é oportunidade, acredito ser muito mais uma interpretação do tradutor que o sentido estrito da palavra. machiavelli diz "la fortuna è donna, ed è necessario, volendola tener sotto, batterla, ed urtarla", nesse trecho ele fala, então, que para ele, a sorte é mulher, e desejando-a é necessário mantê-la sob [si], batê-la e derrubá-la; ou seja, pro machiavelli a sorte tinha uma interpretação além do "acaso", era algo passível de se conseguir com as próprias mãos.
Muito bom! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Qual a diferença entre as versão dos livros ?
Na edição da Martin Clarete que é a comentada no vídeo, no Cap. XVIII, página 109, Maquiavel cita essa famosa frase; "Os fins justificam os meios" e Napoleão comenta sobre essa descrição. Em outra edição ele não fala exatamente com essas palavras, no entanto o contexto e o que ele pretende dizer é exatamente o que essa frase significa.
Do enem pra faculdade. Passei em direito estudando com seus Vídeos e q estou estudando pra faculdade ❤❤
Maravilhoso! Ajudou muito. Obrigada!
Muito bom ...sou aluna de pedagogia ...e tiver que ler ...esse livro ...contudo ficou algumas incertezas ...mas o video mim ajudou.
muito obrigada pelo resumo!!! ajudou muito em minha prova!!!
excelente comentário, pois inicio hj minha leitura e sempre é bom pegar estes comentários.
Obrigado por existires professor, valeu pela simplicidade!!!
Conhecei a ler hoje. Estou gostando muito da leitura 📚.
Melhor professor de história, foi meu professor em 2015 no pré kk saudades Réno quibe
Achei ótimo o resumão da obra. Estou lendo o livro pela primeira vez.
Estou lendo ele e vim aqui no seu vídeo me aprofundar mais! Parabéns to entendendo bastante o livro 👏🏻
Muito bom ! esse livro me trouxe uma nova reflexão sobre Direito Ecônomico , parabéns pela explicação....
otimo video, obrigado, percebi que maquiavel diz que quando tentamos nos manter acima da etica e da moral e quando questiona se é melhor ser temido ou amado,nos faz lermbrar de platão onde o ser humano para alcançar a felicidade deve sempre procurar se manter no meio e não nos extremos, pensando assim, o governante que se mantem no equilibrio, pode, mais facilmente se manter no governo por mais tempo.
Gostaria de saber por qual motivo o livro foi proibido pela igreja católica?
Muito bom o vídeo. Reaimente entender Maquiavel é entender relações de poder.
Gostei de suas explicações, agora precisamos de uma aula do livro de Thomas Robson o Leviatã. Qual que fala sobre contrato?
resumo muito bom!falou exatamente o que foi cobrado na minha prova👏
Meu livro O príncipe chegou hoje, estou lendo, e amei seu video. ❤
Didática perfeita professor.
boa noite, você poderia me indicar livros que falam de Direito e a bíblia?
Dayane Bartolazzi o julgamento de Jesus Cristo sob a luz do direito
ave de 9,90 foi pra 20,00reais sera que o livro mudou oq tava escrito
Paguei 21 na mesma edição kkk mas aqui onde moro é bem ruim de achar e sairia mais caro pela internet
Comprei de 10$
Paguei 3,99
Ele ensina essas 3 qualidades de forma distinta.
•Virtude
•Ocasião para aproveitar a virtude
•Boa sorte para tirar e manter o proveito de ambas.
Ele inclusive mostra como o Duque Valentino tinha valor e soube aproveitar cada ocasião para se estabelecer (exceto na eleição do Papa Júlio) e que, o único motivo para perder seu principado foi "por extraordinária e extrema malignidade da sorte".
Qual editora publicou o primeiro que você achou melhor? Obrigada 🙏🏽
Assistindo em 2021, maratonando o canal!
Simplesmente satisfatório, um pensamento que se espelha bastante na situação atual de nosso país.
Obrigado Professor, explicou muito bem, me lembrou um pouquinho do nosso vampiro brasileiro '' Temer '' .
É incrível como está obra e atual!
Gostei do video, sò achei muito chato ser interrompido tantas vezes por anuncios. Ficaria muito grata se postasse um video sobre Bourdieu. Obrigada.