eu jura que iria aumentar nos dois casos. Na minha cabeça o volume restante que fica acima da água iria fazer o o volume crescer, já que o que seria contabilizado de início seria somente o corpo que ficou abaixo da água.
Boa! Eu imaginava que o volume subiria ao derreter o bloco de gelo, mas devido alguns blocos terem aeração o volume depois de derretido fosse menor, entendi que o volume corresponde ao peso e liquido permanece o mesmo peso independente do ar que separou do bloco.
Eu tinha essa dúvida também, aí em uma outro canal com a resolução desse exercício eu fiz a pergunta e uma pessoa me respondeu, a diferença é que as calotas polares que estão derretendo não estão flutuando na água a deriva, na verdade elas estão nas margens dos mares fazendo parte do continente, por isso quando derretem elas cedem e caem no mar de fato e acrescentam mais volume ao nível do mar.
Muito bom o vídeo, embora pudesse simplificar um pouco mais na explicação, e deixar claro que o comportamento anômalo da água ocorre mais especificamente entre 0 a 4 graus Celcius, e não simplesmente a qualquer temperatura.
Mas de que forma isso funciona com o derretimento das geleiras por exemplo? Uma vez que a água está em um nível, mas após o derretimento o nível do mar sobe. Importante salientar que existe uma parte já submersa antes do derretimento por completo. Entendi demais a resolução, anteriormente errei a questão por pensar que o copo de água seria parecido com esse esquema que eu retratei.
Se alguém quiser ser bem rigoroso (8:06), teria que assumir densidade da água não muda com a temperatura e/ou que o derretimento do gelo não muda a temperatura da água. No caso do copo com o cubo de gelo, assumir que a densidade da água não muda é o mais próximo da realidade, pq se assumir que o derretimento do gelo não muda a temperatura da água pode acabar fazendo aparecer umas caipirinhas sem gelo por aí. (Daria ainda pra ir além e pensar na contração térmica do vidro, e piriri pororó..)
Um bloco de gelo contém uma bolha de ar em seu interior, que ocupa a metade do volume do bloco. Coloca-se o gelo para flutuar em água contida numa vasilha de vidro e, imediatamente depois, mede-se cuidadosamente a altura h1 do nível da água em relação ao fundo da vasilha. Após derreter toda a massa de gelo, faz-se uma nova medida, h2, desse nível. Desprezando o peso da bolha de ar, calcule a relação entre as duas medidas, h1 e h2.
A água reduz o volume quando está sendo 'esfriada', ao chegar em cerca de 4°C ela tem o volume mínimo, se continuar sendo 'esfriada' aumentará seu volume, resultando no gelo ( que tem volume maior, e densidade menor em relação a antes, que era água)
Ao Professor Gomes, muito instrutivos seus exemplos, parabéns! Tem um problema que caiu numa prova de federal por volta de 1990 que era o seguinte: em um bote que flutua numa piscina tem um passageiro e uma pedra. Depois que o passageiro joga a pedra na piscina, o que acontece com o nível da água da piscina: sobe, desce ou fica inalterado? No "Flying Circus of Physics", do Jearl Walker lista que Felix Bloch, Gamov & Oppenheimer erraram essa questãol! E essa era discursiva. Alguém consegue adivinhar qual teria sido a média dos candidatos? 😂😂😂😂😂
Implica. É um caso totalmente diferente. O gelo continental polar é doce e a água do mar é salgada. Além disso, em algumas regiões polares, o gelo está suspenso em rochas e não flutuando no oceano. Esses são só alguns fatores
A questão fala sobre gelo nos polos e Você falou em densidade da água doce e igual ao do gelo e no caso da densodade da água do mar ? Não há uma diferença a ser considerada ?
Água salgada congela em temperaturas abaixo dos 20 graus negativos. Icebergs são doces sim! Eles se desprendem das geleiras polares, que são formadas por neve.
@@felipesales7457 não varia bastante não. Lembrando que estamos falando de pólo, e os pólos são cercados por mar/oceano aberto. A salinidade média do oceano aberto é 35g por litro, com variação entre os valores de 31g e 37g, sendo que estes desvios ocorrem na superfície devido à evaporação, precipitação, degelo, aporte continental e mistura de massas de água. Então, dentro desta variação, a água salgada na pressão de 1atm (atmosfera) vai congelar somente em temperaturas abaixo dos -20ºC.
A questão do aumento nos mares com o derretimento das grandes geleiras realmente não está relacionada com o gelo flutuante, mas as geleiras que se encontram em terra, todo esses bilhões de toneladas de gelo derretendo e fluindo para os mares vão causar algum impacto.
Os rios fluem para o mar,chove tanto em terra como no mar,mas o clima terrestre é ciclico,meter um cubo de gelo num copo com metade de agua não faz diderença,mas deixa um copo à parte com varios cubos de gelo derrentendo e vaza no copo com agua e o copo ficará cheio e até transbordara agua para fora,os liquidos são medidos em litros e as massas em kilos.
Douglas, o volume após o derretimento não aumentaria? Pois 10% estava não estava submerso e ao derreter, esses 10% não faria aumentar? Na demostracao inicial, com a mão, ela está totalmente submersa, o que não era o caso do bloco de gelo, que tem 10% não submerso. Além disso, no enunciado, não pede para desconsiderar a dilatação anômala da água. Esta questão não estaria passível de anulação por conta de não pedir desconsideração desta informação?
Acredito eu que não seja... A N fatores por trás do aumento da temperatura da terra. o CO2 ou o Metano CH4 são gases que retem calor, sua liberação no meio ambiente por meios humanos já influencia pois não é uma liberação Natural. espero que tenha ajudado : )
@@victorolivera8472 interessante. O vapor d' água é um gás com mais potência cinético que ambos CO2 e Metano. Por outro lado o CO2 e o Metano estão em concentrações muito insignificantes para a atmosfera, diferente do vapor de água que consegue realizar convecções e é o principal responsável pela precipitação. Espero ter ajudado!
Muito contraintuitivo!! Demorei a entender esse fenômeno, porque pelo senso comum não faz sentido. Mas a física não mente! Excelente explanação, professor!!
Porque as calotas não são só gelo, mas sim gelo em rochas e tal. Fora a questão do gelo ser água doce, acho que isso influencia também, não tenho certeza 😊
Professor, no caso do gelo no mar, não deveria ser considerado a densidade da água doce do gelo e a da água salgada? lógico que quase desprezível dado o volume de sambas.
Errata: Professor, no caso do gelo no mar, não deveria ser considerado a densidade da água doce do gelo e a da água salgada do mar? lógico que quase desprezível dado o volume de ambas.
Pelo que aprendi, na Marinha Mercante, a água salgada é 3 % mais densa que a água doce, por isso um navio tende a afundar um pouco quando sai do mar e entra no rio Amazonas, por exemplo !!!
o entrave da questão: não dava para comparar o volume da água com o do gelo kkkk, mas a massa/densidade sim, pois a densidade não depende do estado físico do corpo : , ) Triste, uma vez que acertei, mas não com esse raciocínio
Mas e a parte do iceberg que fica acima do nível da água? Ela aumenta o peso, mas não aumenta o volume, pois está acima da água. Derretendo, ela iria se juntar a água e se somaria ao volume. Não sei se estou certo, mas acredito que se essa quantidade acima do nível for grande, compensará o fato da água ter menos volume em estado líquido com o fato de mais água ser acrescentada quando derreter (a água em estado sólido acima do nível da água). Depois verei se consigo pegar um cubo de gelo que uma parte fique acima do nível e ver se ao derreter aumenta ao menos um pouco mais o nível do que já aumentou com o cubo na parte que o peso e empuxo se equilibram.
A velocidade com que a parte submersa do gelo/iceberg se torna líquida é a mesma velocidade com que a parte emersa do gelo/iceberg diminui até se tornar, também água em estado líquido. Lembre-se que a densidade do gelo é menor que a densidade da água e, consequentemente, a parte submersa do gelo/iceberg se contrai ao se tornar líquida, aumentando sua densidade. Por isso não há mudança no nível da água após a inserção do gelo.
@@murthytondin Exato, o que causaria o aumento dos níveis dos mares seriam os gelos em cima dos continentes. As geleiras são estruturas continentais que possuem toda sua base submersa ou então que estão em cima de alguma base rochosa(não sei o nome disso ao certo, deve ter alguma nomenclatura mais cientifica).
@@murthytondin Segundo Al Gore, a minha cidade ja estaria inundada. Pior ainda, meus professores na quarta serie (1999), diziam que a agua iria acabar em 2010. O mundo continua ai, ciclico como sempre, mais agora temos politica ao inves de ciencia na maioria dos casos.
@@murthytondin Sou professor de fisica na escola publica, iniciei este ano. 100% dos professores das escolas que eu leciono, todos sao arrogantes e quando questiono qualquer ponto sobre aquecimento global, ja ouco... Olha o bolsominion ( nao votei no bolsonaro), olha o terra planista ( nao acredito nisso) e por ai vai. Eles ficam com cara de arrogante, que sao superiores. Tem uma frase que defini isso: Os idiotas sao seguros e os inteligentes cheios de duvidas. Aquecimento global sao previsoes, em um mundo ciclico que ja aqueceu e esfrio. Mas o mais legal de previsões e que nunca acertam. Pode pegar a melhor metrologia do mundo, sempre erram, mesmo com super computadores. Agora se voce me da certeza do aquecimento global, parabens voce e seguro eu tenho que respeitar.
Esse vídeo acidentalmente tem gerado um entendimento errado em grupos no facebook, de que o derretimento das calotas polares não altera o nível dos oceanos, o que contraria a ciência. É preciso considerar que devido a características na formação do planeta e nas formações das geleiras, essas montanhas se acumularam muito acima do nível do mar.
Professor, me ajude por favor! Uma questão com praticamente a mesma pergunta da UNICAMP 2018 deu como gabarito que o volume iria diminuir com o derretimento do gelo. Por que tem essa diferença de gabarito? Seria outro contexto? Vou colocar o trecho dela: "icebergs flutuam na água do mar assim como o gelo em um copo..." Obrigado pela atenção.
@@Jade-ou9on @Bruno Ciscotto O que eu entendi: essa questão que mandei, pergunta sobre o volume do SISTEMA, que seria a água + o gelo. Repare que o volume total desse conjunto vai diminuir (devido ao comportamento anômalo da água), mas não o nível da água. O gelo costuma ficar com 10% dele para fora, e é esse volume pra fora que mantém o nível da água constante. Logo, as questões são parecidas, mas uma pergunta sobre o volume do sistema ( da UNICAMP) e a outra (do ENEM) pergunta sobre o nível da água.
ele influenciou quando foi colocado na água, conforme a explicação inicial onde o gelo colocado aumentou o nível da água! Mas como o navio, em comparação ao volume do mar, tem volume ínfimo, não será percebido o aumento do nível do mar!
Se você tem 10% do volume do gelo para fora da água, e a água do copo só está sendo deslocada por 90% da massa total do bloco de gelo, quando o gelo derreter COMPLETAMENTE, serão os 90% do gelo já inseridos na água + os 10% que estavam fora, ou seja, terá um acréscimo de 10% no volume total da água além dos 90% que já estavam inseridos nela. A água vai subir 10% referente a quantidade de água produzida pelo bloco no derretimento e não 10% da água contida no copo.
@@fisicacomdouglas aos 2:50 você diz que somente a parte do gelo submersa influencia no aumento do volume da água, quando na verdade 100% da massa do gelo atua sobre o volume da água, realmente o nível da água não deveria subir, mas pelo seu raciocínio que eu ironicamente coloquei ali em cima como se fosse meu, sobrariam 10% de massa para fora da água que não influenciam no aumento do volume da mesma. Ou seja, aqueles 10% acrescentariam mais volume na água do que apenas os 90% que estariam submersos, já que o gelo derretido estaria completamente diluído na água.
Na realidade a água do mar é salgada e o gelo é de água doce, que é menos densa que a água salgada. Assim, na situação do derretimento de um iceberg o volume de água salgada deslocado é menor do que o volume de água doce que virá do derretimento do iceberg. Assim, o derretimento de um iceberg aumenta um pouquinho o nível do mar.
Essa ai é a mesma equação que usei um dia desses para desbancar um monte de ambientalistas que estavam falando em aumento do volume das águas com o derretimento das geleiras
Se essa foi a sua argumentação, meus pêsames. Permita-me dizer que seu equívoco foi feio. Assista ao vídeo novamente, quem sabe assim, vc perceba finalmente quem foi o "desbancado" aqui.
Muito interessante. Então ao que parece essa conversa que se houver o aquecimento global, aumentando a temperatura e o derretimento do gelo nos polos, não haverá aumento do volume de água líquida e consequente aumento do nível do mar? Ou apenas dos icebergs...
antonio carlos formaggio Exatamente, até porque aquecimento global não existe, isto é invenção de falsos cientistas para "pegar dinheiro" dos países, enquanto milhares de pessoas morrem nas filas de hospitais e com a falta de saneamento básico. Se quiser saber mais a respeito, pesquise no UA-cam "Professor Ricardo Felício Aquecimento global" ele é Climatologista das USP.
@@thiagogal6928 Segundo Al Gore, a minha cidade ja estaria inundada. Pior ainda, meus professores na quarta serie (1999), diziam que a agua iria acabar em 2010. O mundo continua ai, ciclico como sempre, mais agora temos politica ao inves de ciencia na maioria dos casos.
@@thiagogal6928 Sou professor de fisica na escola publica, iniciei este ano. 100% dos professores das escolas que eu leciono, todos sao arrogantes e quando questiono qualquer ponto sobre aquecimento global, ja ouco... Olha o bolsominion ( nao votei no bolsonaro), olha o terra planista ( nao acredito nisso) e por ai vai. Eles ficam com cara de arrogante, que sao superiores. Tem uma frase que defini isso: Os idiotas sao seguros e os inteligentes cheios de duvidas. Aquecimento global sao previsoes, em um mundo ciclico que ja aqueceu e esfrio. Mas o mais legal de previsões e que nunca acertam. Pode pegar a melhor metrologia do mundo, sempre erram, mesmo com super computadores. Agora se voce me da certeza do aquecimento global, parabens voce e seguro eu tenho que respeitar.
Não, Piter. isso quer dizer que não é o derretimento do gelo flutuante que o causa. O que causa o aumento do nível do mar é o derretimento do gelo apoiado em rochas
@@silaspinheiro593 toda a trama do aquecimento se baseia em uma parte das geleiras do polo norte, essas são 100% gelo flutuante. Caso houvesse derretimento do gelo do polo sul, esse sim aumentaria o nível já que este é um continente com terra, acima da terra existem grande quantidade de gelo. Mas não existem problemas de derretimento no polo sul. Sim, é uma grande farsa pra enganar trouxa.
@@jpalmeida104 Vale lembrar que, para ocorrer o derretimento é preciso a elevação da temperatura e a elevação da temperatura ocasiona a expansão da água. Nisso, apesar do gelo não aumentar o nível da água, como o planeta se encontraria em temperatura mais elevada(mesmo que pouco), toda a água do mar teria se expandido(mesmo que numa fração ínfima, como é MUITA água, com certeza faria diferença para nossa medidas humanas, que também são ínfimas quando comparadas com a quantidade de água no planeta) de modo que sim, ocasionaria o aumento do nível do mar. Deste modo, apesar de não ser o próprio derretimento que aumentaria o nível, a causa do derretimento o faria, de modo que ao evitar o derretimento desse, estaria conjuntamente evitando a elevação do nível do mar. (Isso sem considerar o gelo sobre terra, como mencionado anteriormente). Obs: Não peguei de fonte nenhuma, apenas relacionei os assuntos, tentando não avaliar casos isolados. Logo, pode conter erros, mas imagino que esteja correto sim. Abraços!
@@caiopatrialvideos Sua hipótese procede! Aqui estão algumas fontes para apoiar teu pensamento: www.observatoriodoclima.eco.br/nivel-mar-esta-acelerando-ha-60-anos/ www.iberdrola.com/meio-ambiente/aumento-do-nivel-do-mar oceanservice.noaa.gov/facts/sealevel.html www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/luiz-marques/o-degelo-e-elevacao-do-nivel-do-mar
professor. só não entendo pq a massa do gelo permanece constante, na minha cabeça, se parte do gelo se transforma em agua entao ele perde massa. se puder me ajudar a entender agradeço
Gelo e água são a mesma coisa: H20. O gelo tem volume maior que a água líquida mas a mesma massa, por isso ele tem a densidade menor. Em outras palavras: a mesma quantidade de água e gelo tem o mesmo "peso" (massa) mas o gelo ocupa mais espaço (volume) por causa de sua organização molecular em forma de cristal. Alguma dúvida ainda?
Logo se as geleiras da Terra derreterem, o nível de água não se elevará! Uma dúvida que surge: o calor não fará com que esse volume de "gelo derretido" (acréscimo de água nos oceanos) se expanda, aumentando seu nível, por conta do aumento no volume de água líquida?
O derretimento das geleiras aumenta o nível do mar porque as geleiras não são icebergs, ou seja, não flutuam. Elas têm base nas rochas, nos continentes
Não estou totalmente de acordo com essa definição a nível dos mares . Simplesmente tenho uma questão . Se esses enormes blocos de gelo desprendem-se de outro bloco de gelo que mais cedo ou mais tarde estará também ligado a outra placa mas com solo por baixo da placa de gelo . Dessa forma a fórmula deixa de ser igual e a aplicação da força do gelo sobre a água a flutuar não é 100% correta . Desculpem se e absurdo mas fez sentido ...
Eu ainda fiquei com uma dúvida: A molécula de água em sua forma covalente já esta completa. Congelando a água, segundo o professor, o oxigênio de uma molécula se junta com o hidrogênio de outra molécula. Mas o oxigênio não esta preso a outro hidrogênio? Larga um pra fixar outro?
A ligação entre as diferentes moléculas de água serão do tipo ligação de hidrogênio e não ligações covalentes, não vai existir conpartilhamento de elétron e sim uma atração devido a diferença de eletronegatividade entre o Hidrogênio e oxigênio.
Para quem deseja uma explicação mais detalhada com os cálculos do Peso e do Empuxo para a situação acima, tem esse aula do prof. Felipe: ua-cam.com/video/o49-RA_jw0I/v-deo.html
Conclusão errada. Se o gelo que está flutuando derreter, não aumenta o nível dos mares. Se o gelo apoiado em Rocha derreter (caso dos polos), o nível do mar aumenta
Ta dizendo que o Al Gore mentiu pra nós? Se o gelo não eleva o nível da água após derretido então aquela história da Holanda ir pro fundo do mar é balela?
Al Gore dizia que em 2014 as geleiras da Antártida iria desaparecer, até hoje não desapareceu. E se ele mesmo acreditasse nisso, ele não iria comprar uma mansão na praia no nível do mar.
Exercício e explicacão perfeitos. Mas no caso de icebergs no mar, a densidade da água salgada é maior que água mineral (de 1000 kg/m3 para 1026 kg/m3), o que faz com que o nível suba ligeiramente. Talvez esse experimento feito em casa não traduza corretamente o efeito dos icebergs derretendo nos mares.
Professor, se o nível permanece o mesmo, então aquela história que os niveis dos oceanos está aumentando com o derretimento das geleiras dos polos, é tudo mentira, putz, e agora? tudo mentira?
Tendi, mas primeiro teria que derreter toda a parte de cima exposta num é? Para depois derreter essa camada debaixo da água, pois o tal calor do buraco da tal camada de ozônio incide em cima do gelo externo . 🤷🏻♂️,
Logo, o derretimento não aumenta o nível do mar. Contra a matemática só os repórteres de humanas. As aulas do Prof e Telecurso 2000 são melhores que muitas faculdades.
É uma sanha para atacar outras áreas do conhecimento... O aumento do nível dos mares está relacionado ao derretimento das geleiras que ficam EM TERRA. Para de ver Nando Moura e respeite um pouco quem estuda...
@@nada.acotese.feijoada Em que momento esta sendo falado em "geleiras que ficam em TERRA?" Você precisa parar de ser tão raivoso e estudar melhor a interpretação de texto. Abs
Vamos aplicar essa regra ao "aquecimento global". Supomos os gelos das carlotas polares da terra derretessem uns 25% certamente o nível do mar irá diminuir, uma vez o gelo ocupa mais espaço do que a água líquida. Outra regra, deixamos um copo 100% cheio de água, qdo congelar certamente irá derramar. Coloquemos uma garrafa 100% cheia de água e bem tampada no congelador, ao congelar a garrafa irá quebrar. Portanto essa teoria que SE as carlotas polares derretessem iria inundar grande parte litorais é baita de uma falácia. O gelo tem maior volume que a água líquida, nas mesmas proporções,
A questão tratada pelo professor envolvia uma situação em que o gelo estava flutuando (E = P na situação inicial), o derretimento nesse caso não gera alteração no nível de água, o volume imerso é o mesmo já que o empuxo permanece constante, conforme explicado no vídeo. Entretanto, quando temos uma situação onde o gelo não está flutuando inicialmente, temos um resultado diferente. Se o gelo estiver comprimindo o solo teremos uma equação de equilíbrio dada por: N + E = P (normal + empuxo = peso), em caso de derretimento chegaremos a situação final onde o gelo se desprenderá do solo e vai começar a flutuar indo para a situação de equilíbrio E' = P (novo empuxo = ao mesmo peso) perceba que na situação final o empuxo (E') é maior que o empuxo inicial (E), logo o volume imerso no final é maior. Isso significa na prática que o nível do oceano vai aumentar em caso de derretimento dos mantos de gelo que estão sobre Terra firme, principalmente na Groelândia e Antartida
@@profmarcusindio : Aquecimento Global com Luiz Carlos Molion e Ricardo Felício. ua-cam.com/video/lyBEbU5MM7s/v-deo.html ua-cam.com/video/Z8eqJquw5Wo/v-deo.html
Toni, tbm estava me fazendo essa pergunta. Com essa explicação podemos dizer que não aumentará, entretanto toda a quantidade de água congelada q estiver fora dos oceanos ao derreter irá sim aumentar o nível do mar ao chegar lá..
eu jura que iria aumentar nos dois casos. Na minha cabeça o volume restante que fica acima da água iria fazer o o volume crescer, já que o que seria contabilizado de início seria somente o corpo que ficou abaixo da água.
Caraca, dá até uma emoção assistir uma aula didatica e com qualidade como essa. Nota 1000 =)
Boa! Eu imaginava que o volume subiria ao derreter o bloco de gelo, mas devido alguns blocos terem aeração o volume depois de derretido fosse menor, entendi que o volume corresponde ao peso e liquido permanece o mesmo peso independente do ar que separou do bloco.
se voce resolvesse todas do enem de fisica iria amar muito, pois suas resoluções são sensacionais
Muito bom professor, agora tenta explicar isso pra os pseudocientistas, q afirmam, q o nível do mar aumentará com o derretimento das calotas polares
Eu tinha essa dúvida também, aí em uma outro canal com a resolução desse exercício eu fiz a pergunta e uma pessoa me respondeu, a diferença é que as calotas polares que estão derretendo não estão flutuando na água a deriva, na verdade elas estão nas margens dos mares fazendo parte do continente, por isso quando derretem elas cedem e caem no mar de fato e acrescentam mais volume ao nível do mar.
Seria bom um vídeo de circuitos elétricos.
Navios e submarinos enormes também fazem o nivel do mar subir! Comparem o volume deslocado por essas embarcações com o volume das geleiras!
Muito bom o vídeo, embora pudesse simplificar um pouco mais na explicação, e deixar claro que o comportamento anômalo da água ocorre mais especificamente entre 0 a 4 graus Celcius, e não simplesmente a qualquer temperatura.
Isso é o básico do básico do básico. Na reta final e o aluno não souber disso é porquê nunca ouviu falar de nada sobre anomalia da água
Professor, a sua voz é maravilhosa 🤩, parece a dos comerciais de filme do telecine 🤩
Isso explica porque as garrafas de cerveja (por exemplo) estouram quando esquecemos no congelador....
volume aumenta, ela estoura
Mas de que forma isso funciona com o derretimento das geleiras por exemplo? Uma vez que a água está em um nível, mas após o derretimento o nível do mar sobe. Importante salientar que existe uma parte já submersa antes do derretimento por completo.
Entendi demais a resolução, anteriormente errei a questão por pensar que o copo de água seria parecido com esse esquema que eu retratei.
Se alguém quiser ser bem rigoroso (8:06), teria que assumir densidade da água não muda com a temperatura e/ou que o derretimento do gelo não muda a temperatura da água. No caso do copo com o cubo de gelo, assumir que a densidade da água não muda é o mais próximo da realidade, pq se assumir que o derretimento do gelo não muda a temperatura da água pode acabar fazendo aparecer umas caipirinhas sem gelo por aí.
(Daria ainda pra ir além e pensar na contração térmica do vidro, e piriri pororó..)
Obrigado pela incrível aula!!
Caso o cubo não fosse gelo, mas sim de outra substância, ocorreria aumento, certo?? Obrigado!!
Sim!
@@fisicacomdouglas Muito obrigado, professor! Melhoras para o senhor!
@@fisicacomdouglas Ocorreria aumento após o derretimento?
Então não seria igual à água??
Um bloco de gelo contém uma bolha de ar em seu interior, que ocupa a metade do volume do bloco. Coloca-se o gelo para flutuar em água contida numa vasilha de vidro e, imediatamente depois, mede-se cuidadosamente a altura h1 do nível da água em relação ao fundo da vasilha. Após derreter toda a massa de gelo, faz-se uma nova medida, h2, desse nível. Desprezando o peso da bolha de ar, calcule a relação entre as duas medidas, h1 e h2.
Responde essa
Iguais
A água reduz o volume quando está sendo 'esfriada', ao chegar em cerca de 4°C ela tem o volume mínimo, se continuar sendo 'esfriada' aumentará seu volume, resultando no gelo ( que tem volume maior, e densidade menor em relação a antes, que era água)
muito bom prof, vc é uma grande inspiração
Fera do feras.
Rei da didática!!
Parabéns Mestre.
Que explicação incrível! Apaixonada pela sua didática. Obrigada. 😍
Que correção sensacional! muito obrigado
Ao Professor Gomes, muito instrutivos seus exemplos, parabéns!
Tem um problema que caiu numa prova de federal por volta de 1990 que era o seguinte: em um bote que flutua numa piscina tem um passageiro e uma pedra. Depois que o passageiro joga a pedra na piscina, o que acontece com o nível da água da piscina: sobe, desce ou fica inalterado? No "Flying Circus of Physics", do Jearl Walker lista que Felix Bloch, Gamov & Oppenheimer erraram essa questãol! E essa era discursiva. Alguém consegue adivinhar qual teria sido a média dos candidatos? 😂😂😂😂😂
Parabéns pela a explicaçao professor. O senhor é o melhor canal de física q eu ja vi. Didática simples e fácil para nos alunos aprender. 👍👍👍👍✌
Então, tecnicamente, o derretimento do gelo polar não implica o aumento do nível do mar? 🤔
Implica. É um caso totalmente diferente. O gelo continental polar é doce e a água do mar é salgada. Além disso, em algumas regiões polares, o gelo está suspenso em rochas e não flutuando no oceano. Esses são só alguns fatores
Coisa minima faz diferença nenhuma
@@andreribeiro5233 e o ursinho polar?
muito obrigado, professor!
Que professor phod! Didática perfeita, lindos desenhos e ótimos conteúdos. Muito obrigado, professor!
Que aula! Parabéns professor
Excelente explicação, Professor Douglas.
A questão fala sobre gelo nos polos e Você falou em densidade da água doce e igual ao do gelo e no caso da densodade da água do mar ? Não há uma diferença a ser considerada ?
A flutuação no sal exerce uma força maior.
Água salgada congela? Icebergs são doces? Icebergs são congelados como gelos de cozinha?
Água salgada congela em temperaturas abaixo dos 20 graus negativos.
Icebergs são doces sim! Eles se desprendem das geleiras polares, que são formadas por neve.
@@giovanydias8 Não existe um número fixo. Depende da concentracão de sal na água, e nos mares/oceanos a salinidade varia bastante
@@felipesales7457 não varia bastante não. Lembrando que estamos falando de pólo, e os pólos são cercados por mar/oceano aberto.
A salinidade média do oceano aberto é 35g por litro, com variação entre os valores de 31g e 37g, sendo que estes desvios ocorrem na superfície devido à evaporação, precipitação, degelo, aporte continental e mistura de massas de água.
Então, dentro desta variação, a água salgada na pressão de 1atm (atmosfera) vai congelar somente em temperaturas abaixo dos -20ºC.
A questão do aumento nos mares com o derretimento das grandes geleiras realmente não está relacionada com o gelo flutuante, mas as geleiras que se encontram em terra, todo esses bilhões de toneladas de gelo derretendo e fluindo para os mares vão causar algum impacto.
Verdade verdadeira!
É a primeira vez que escuto essa "especificação" , muito obrigado
Mas nem todo gelo que eventualmente derreta e que se encontra em terra, flui para o mar.
Os rios fluem para o mar,chove tanto em terra como no mar,mas o clima terrestre é ciclico,meter um cubo de gelo num copo com metade de agua não faz diderença,mas deixa um copo à parte com varios cubos de gelo derrentendo e vaza no copo com agua e o copo ficará cheio e até transbordara agua para fora,os liquidos são medidos em litros e as massas em kilos.
E a agua salgada é mais densa que a doce,coisa que faltou falar ai.
Douglas, o volume após o derretimento não aumentaria? Pois 10% estava não estava submerso e ao derreter, esses 10% não faria aumentar? Na demostracao inicial, com a mão, ela está totalmente submersa, o que não era o caso do bloco de gelo, que tem 10% não submerso. Além disso, no enunciado, não pede para desconsiderar a dilatação anômala da água. Esta questão não estaria passível de anulação por conta de não pedir desconsideração desta informação?
Ele respondeu isso no final do vídeo
Que rápido!! Obrigado e parabéns pelo trabalho!
Explicação muito boa e muito didática. Parabéns, professor!
Professor, parabéns!!! Trabalho maravilhoso.
E as leis dos gases? Não seriam suficientes para explicar a temperatura na terra? 🤔
O CO2 não faria alterações significantes pelos cálculos
Acredito eu que não seja... A N fatores por trás do aumento da temperatura da terra. o CO2 ou o Metano CH4 são gases que retem calor, sua liberação no meio ambiente por meios humanos já influencia pois não é uma liberação Natural. espero que tenha ajudado : )
@@victorolivera8472 interessante. O vapor d' água é um gás com mais potência cinético que ambos CO2 e Metano. Por outro lado o CO2 e o Metano estão em concentrações muito insignificantes para a atmosfera, diferente do vapor de água que consegue realizar convecções e é o principal responsável pela precipitação. Espero ter ajudado!
Muito contraintuitivo!! Demorei a entender esse fenômeno, porque pelo senso comum não faz sentido. Mas a física não mente! Excelente explanação, professor!!
Sensacional dessa forma aprendemos o sentido da física
Aula excelente, obrigada!
Isso significa q se todo o gelo das calotas polares chegar a derreter o nível da água do mar n subirá?
se fosse outra substância que não possui um comportamento anômalo como o da água, então a resposta seria letra A?
queroo saberr tambémm
Up
Sim
Suas aulas são ótimas!
Valeuuu professor!!!!
Nunca havia pensado nisso,parabéns!
Então como o derretimento das geleiras estariam aumentando o nível do mar?
Não
Porque as calotas não são só gelo, mas sim gelo em rochas e tal. Fora a questão do gelo ser água doce, acho que isso influencia também, não tenho certeza 😊
Excelente explicação
Professor, no caso do gelo no mar, não deveria ser considerado a densidade da água doce do gelo e a da água salgada? lógico que quase desprezível dado o volume de sambas.
Errata: Professor, no caso do gelo no mar, não deveria ser considerado a densidade da água doce do gelo e a da água salgada do mar? lógico que quase desprezível dado o volume de ambas.
Pelo que aprendi,
na Marinha Mercante, a água salgada é 3 % mais densa que a água doce, por isso um navio tende a afundar um pouco quando sai do mar e entra no rio Amazonas, por exemplo !!!
o entrave da questão: não dava para comparar o volume da água com o do gelo kkkk, mas a massa/densidade sim, pois a densidade não depende do estado físico do corpo : , )
Triste, uma vez que acertei, mas não com esse raciocínio
Mas e a parte do iceberg que fica acima do nível da água? Ela aumenta o peso, mas não aumenta o volume, pois está acima da água. Derretendo, ela iria se juntar a água e se somaria ao volume. Não sei se estou certo, mas acredito que se essa quantidade acima do nível for grande, compensará o fato da água ter menos volume em estado líquido com o fato de mais água ser acrescentada quando derreter (a água em estado sólido acima do nível da água). Depois verei se consigo pegar um cubo de gelo que uma parte fique acima do nível e ver se ao derreter aumenta ao menos um pouco mais o nível do que já aumentou com o cubo na parte que o peso e empuxo se equilibram.
A velocidade com que a parte submersa do gelo/iceberg se torna líquida é a mesma velocidade com que a parte emersa do gelo/iceberg diminui até se tornar, também água em estado líquido. Lembre-se que a densidade do gelo é menor que a densidade da água e, consequentemente, a parte submersa do gelo/iceberg se contrai ao se tornar líquida, aumentando sua densidade. Por isso não há mudança no nível da água após a inserção do gelo.
A densidade do gelo é menor que a da água porque o seu volume aumenta enquanto a massa permanece constante.
Então tenho:
Densidade= massa/volume
😲
Mas o derretimento dos gelos apoiados nas rochas aumentaria muito o nível dos oceanos? Mais que o El niño?
é basicamente o derretimento do gelo que está em cima dos continentes que está fazendo o nível dos oceanos aumentarem
@@murthytondin Exato, o que causaria o aumento dos níveis dos mares seriam os gelos em cima dos continentes. As geleiras são estruturas continentais que possuem toda sua base submersa ou então que estão em cima de alguma base rochosa(não sei o nome disso ao certo, deve ter alguma nomenclatura mais cientifica).
@@murthytondin Segundo Al Gore, a minha cidade ja estaria inundada.
Pior ainda, meus professores na quarta serie (1999), diziam que a agua iria acabar em 2010.
O mundo continua ai, ciclico como sempre, mais agora temos politica ao inves de ciencia na maioria dos casos.
@@mohamedwst o canal dos negacionistas fica pra lá ->
@@murthytondin
Sou professor de fisica na escola publica, iniciei este ano.
100% dos professores das escolas que eu leciono, todos sao arrogantes e quando questiono qualquer ponto sobre aquecimento global, ja ouco...
Olha o bolsominion ( nao votei no bolsonaro), olha o terra planista ( nao acredito nisso) e por ai vai.
Eles ficam com cara de arrogante, que sao superiores.
Tem uma frase que defini isso:
Os idiotas sao seguros e os inteligentes cheios de duvidas.
Aquecimento global sao previsoes, em um mundo ciclico que ja aqueceu e esfrio.
Mas o mais legal de previsões e que nunca acertam.
Pode pegar a melhor metrologia do mundo, sempre erram, mesmo com super computadores.
Agora se voce me da certeza do aquecimento global, parabens voce e seguro eu tenho que respeitar.
melhor prof de física do YT
Esse vídeo acidentalmente tem gerado um entendimento errado em grupos no facebook, de que o derretimento das calotas polares não altera o nível dos oceanos, o que contraria a ciência. É preciso considerar que devido a características na formação do planeta e nas formações das geleiras, essas montanhas se acumularam muito acima do nível do mar.
Por isso uma lata de cerveja ou refrigerante explode no freezer, pois seu volume aumenta ao congelar mas não seu peso.
Professor, me ajude por favor! Uma questão com praticamente a mesma pergunta da UNICAMP 2018 deu como gabarito que o volume iria diminuir com o derretimento do gelo. Por que tem essa diferença de gabarito? Seria outro contexto? Vou colocar o trecho dela: "icebergs flutuam na água do mar assim como o gelo em um copo..." Obrigado pela atenção.
Fiquei com dúvida nessa questão também :/
será que a questão não estava se referindo às propriedades anômalas da agua?
@@brunociscotto1104 Então, os dois abordam essa propriedade anômala, mas vou escrever o porquê o gabarito ser diferente.
@@Jade-ou9on @Bruno Ciscotto O que eu entendi: essa questão que mandei, pergunta sobre o volume do SISTEMA, que seria a água + o gelo. Repare que o volume total desse conjunto vai diminuir (devido ao comportamento anômalo da água), mas não o nível da água. O gelo costuma ficar com 10% dele para fora, e é esse volume pra fora que mantém o nível da água constante. Logo, as questões são parecidas, mas uma pergunta sobre o volume do sistema ( da UNICAMP) e a outra (do ENEM) pergunta sobre o nível da água.
Muito bom. Parabéns
Mas no caso dos mares, o derretimento ocorre em água salgada, e nesse caso há um aumento do nível.
prof, mas se a água sólida tem maior volume que a água líquida, pq quando derrete não diminui o volume?
Diminui sim😉
@@fisicacomdouglas mas o volume dentro do copo não se altera dps do derretimento
Douglas, então o gabarito daquela questão da Unicamp 2018 está errado? Pois lá ela diz que o nível da água diminui.
Não encontrei que indique isso em 2018
O que eu nao entendi foi a parte que ficou fora, ela contabiliza ? Nao entendi
Como medir o volume de objetos com formas complexas, como a mão, uma batata, entre outros. Uma vasilha marcada com medidas e com água.
Usando formas geométricas aproximadas ao formato em questão.
Parabéns, mais um excelente vídeo, muito sucesso cm o canal.
Pergunta: Se um Navio Cargueiro com carga máxima afundar, influenciara no nível do Mar?
ele influenciou quando foi colocado na água, conforme a explicação inicial onde o gelo colocado aumentou o nível da água! Mas como o navio, em comparação ao volume do mar, tem volume ínfimo, não será percebido o aumento do nível do mar!
Podia fazer um vídeo mostrando que a gente não afunda na água... tem gordura e pulmão cheio de ar.
Se você tem 10% do volume do gelo para fora da água, e a água do copo só está sendo deslocada por 90% da massa total do bloco de gelo, quando o gelo derreter COMPLETAMENTE, serão os 90% do gelo já inseridos na água + os 10% que estavam fora, ou seja, terá um acréscimo de 10% no volume total da água além dos 90% que já estavam inseridos nela. A água vai subir 10% referente a quantidade de água produzida pelo bloco no derretimento e não 10% da água contida no copo.
Você não assistiu ao vídeo? Tudo o que você disse está errado!
@@fisicacomdouglas aos 2:50 você diz que somente a parte do gelo submersa influencia no aumento do volume da água, quando na verdade 100% da massa do gelo atua sobre o volume da água, realmente o nível da água não deveria subir, mas pelo seu raciocínio que eu ironicamente coloquei ali em cima como se fosse meu, sobrariam 10% de massa para fora da água que não influenciam no aumento do volume da mesma. Ou seja, aqueles 10% acrescentariam mais volume na água do que apenas os 90% que estariam submersos, já que o gelo derretido estaria completamente diluído na água.
@@felipewerner6670
mesmo depois desses 2 anos, apaga que da tempo..
Observando a galera q faltou as aulas de física.....
Na realidade a água do mar é salgada e o gelo é de água doce, que é menos densa que a água salgada. Assim, na situação do derretimento de um iceberg o volume de água salgada deslocado é menor do que o volume de água doce que virá do derretimento do iceberg. Assim, o derretimento de um iceberg aumenta um pouquinho o nível do mar.
E o gelo nas montanhas e geleiras?
Se fosse outra substânicia não-anômala, a letra A estaria certa?
Essa ai é a mesma equação que usei um dia desses para desbancar um monte de ambientalistas que estavam falando em aumento do volume das águas com o derretimento das geleiras
Se essa foi a sua argumentação, meus pêsames. Permita-me dizer que seu equívoco foi feio. Assista ao vídeo novamente, quem sabe assim, vc perceba finalmente quem foi o "desbancado" aqui.
que aula maravilhosa
Mas a questão da prova induz outra dúvida. A água do mar e a da água doce, e a reação de ambas
Boa noite
Muito interessante. Então ao que parece essa conversa que se houver o aquecimento global, aumentando a temperatura e o derretimento do gelo nos polos, não haverá aumento do volume de água líquida e consequente aumento do nível do mar? Ou apenas dos icebergs...
antonio carlos formaggio Exatamente, até porque aquecimento global não existe, isto é invenção de falsos cientistas para "pegar dinheiro" dos países, enquanto milhares de pessoas morrem nas filas de hospitais e com a falta de saneamento básico. Se quiser saber mais a respeito, pesquise no UA-cam "Professor Ricardo Felício Aquecimento global" ele é Climatologista das USP.
Mas ninguém afirma que icebergs aumentam o nível do mar. Mas as geleiras sobre as rochas sim.
@@thiagogal6928 Segundo Al Gore, a minha cidade ja estaria inundada.
Pior ainda, meus professores na quarta serie (1999), diziam que a agua iria acabar em 2010.
O mundo continua ai, ciclico como sempre, mais agora temos politica ao inves de ciencia na maioria dos casos.
@@mohamedwst Al Gore não é cientista. Se vc estudasse de fato nem teria mencionado o Al Gore.
@@thiagogal6928
Sou professor de fisica na escola publica, iniciei este ano.
100% dos professores das escolas que eu leciono, todos sao arrogantes e quando questiono qualquer ponto sobre aquecimento global, ja ouco...
Olha o bolsominion ( nao votei no bolsonaro), olha o terra planista ( nao acredito nisso) e por ai vai.
Eles ficam com cara de arrogante, que sao superiores.
Tem uma frase que defini isso:
Os idiotas sao seguros e os inteligentes cheios de duvidas.
Aquecimento global sao previsoes, em um mundo ciclico que ja aqueceu e esfrio.
Mas o mais legal de previsões e que nunca acertam.
Pode pegar a melhor metrologia do mundo, sempre erram, mesmo com super computadores.
Agora se voce me da certeza do aquecimento global, parabens voce e seguro eu tenho que respeitar.
Professor, isso significa que o aumento dos níveis dos mares pelo derretimento das calotas polares é uma farça?
Não, Piter. isso quer dizer que não é o derretimento do gelo flutuante que o causa. O que causa o aumento do nível do mar é o derretimento do gelo apoiado em rochas
Sim.
Vou explicar no próximo comentário mas é uma farsa.
@@silaspinheiro593 toda a trama do aquecimento se baseia em uma parte das geleiras do polo norte, essas são 100% gelo flutuante.
Caso houvesse derretimento do gelo do polo sul, esse sim aumentaria o nível já que este é um continente com terra, acima da terra existem grande quantidade de gelo.
Mas não existem problemas de derretimento no polo sul.
Sim, é uma grande farsa pra enganar trouxa.
@@jpalmeida104 Vale lembrar que, para ocorrer o derretimento é preciso a elevação da temperatura e a elevação da temperatura ocasiona a expansão da água. Nisso, apesar do gelo não aumentar o nível da água, como o planeta se encontraria em temperatura mais elevada(mesmo que pouco), toda a água do mar teria se expandido(mesmo que numa fração ínfima, como é MUITA água, com certeza faria diferença para nossa medidas humanas, que também são ínfimas quando comparadas com a quantidade de água no planeta) de modo que sim, ocasionaria o aumento do nível do mar. Deste modo, apesar de não ser o próprio derretimento que aumentaria o nível, a causa do derretimento o faria, de modo que ao evitar o derretimento desse, estaria conjuntamente evitando a elevação do nível do mar. (Isso sem considerar o gelo sobre terra, como mencionado anteriormente).
Obs: Não peguei de fonte nenhuma, apenas relacionei os assuntos, tentando não avaliar casos isolados. Logo, pode conter erros, mas imagino que esteja correto sim.
Abraços!
@@caiopatrialvideos Sua hipótese procede! Aqui estão algumas fontes para apoiar teu pensamento: www.observatoriodoclima.eco.br/nivel-mar-esta-acelerando-ha-60-anos/
www.iberdrola.com/meio-ambiente/aumento-do-nivel-do-mar
oceanservice.noaa.gov/facts/sealevel.html
www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/luiz-marques/o-degelo-e-elevacao-do-nivel-do-mar
Muito bom, esse metodo de ensino podia ser usadp nas escolad
Por que o nível do mar sobe com o derretimento das calotas polares? nesse caso não sobe
Gelo que se desprende do continente e cai na água aumenta o nível dos oceanos,o que já está na água pode derreter que não irá aumentar
professor. só não entendo pq a massa do gelo permanece constante, na minha cabeça, se parte do gelo se transforma em agua entao ele perde massa. se puder me ajudar a entender agradeço
Gelo e água são a mesma coisa: H20. O gelo tem volume maior que a água líquida mas a mesma massa, por isso ele tem a densidade menor. Em outras palavras: a mesma quantidade de água e gelo tem o mesmo "peso" (massa) mas o gelo ocupa mais espaço (volume) por causa de sua organização molecular em forma de cristal. Alguma dúvida ainda?
😂isso no papel é lindo , na prática , não acontece a água fica no mesmo vilume
Não tem como aumentar o nível do mar, porque não existe nível, na curvatura do globo 🤔...
Logo se as geleiras da Terra derreterem, o nível de água não se elevará! Uma dúvida que surge: o calor não fará com que esse volume de "gelo derretido" (acréscimo de água nos oceanos) se expanda, aumentando seu nível, por conta do aumento no volume de água líquida?
O derretimento das geleiras aumenta o nível do mar porque as geleiras não são icebergs, ou seja, não flutuam. Elas têm base nas rochas, nos continentes
Era essa minha dúvida também ..
Então a gente pode dizer também que o gelo é a água cristalizada?
Agua no estado solido,como tambem há no gasoso.
Mas e no caso desse monte de navios que são lançados ao mar todos os dias, não deveria subir o nível do mar?
Wagner Almeida Almeida Peso quase desprezível
Não estou totalmente de acordo com essa definição a nível dos mares . Simplesmente tenho uma questão . Se esses enormes blocos de gelo desprendem-se de outro bloco de gelo que mais cedo ou mais tarde estará também ligado a outra placa mas com solo por baixo da placa de gelo . Dessa forma a fórmula deixa de ser igual e a aplicação da força do gelo sobre a água a flutuar não é 100% correta . Desculpem se e absurdo mas fez sentido ...
Eu ainda fiquei com uma dúvida: A molécula de água em sua forma covalente já esta completa. Congelando a água, segundo o professor, o oxigênio de uma molécula se junta com o hidrogênio de outra molécula. Mas o oxigênio não esta preso a outro hidrogênio? Larga um pra fixar outro?
A ligação entre as diferentes moléculas de água serão do tipo ligação de hidrogênio e não ligações covalentes, não vai existir conpartilhamento de elétron e sim uma atração devido a diferença de eletronegatividade entre o Hidrogênio e oxigênio.
Pesquise sobre interações intermoleculares
Video de eletrodinâmica pfvr!!!!!!
Para quem deseja uma explicação mais detalhada com os cálculos do Peso e do Empuxo para a situação acima, tem esse aula do prof. Felipe: ua-cam.com/video/o49-RA_jw0I/v-deo.html
Muito bom
Ou seja, se o gelo dos pólos derreterem, não vai subir o nível dos oceanos...(?)
Conclusão errada. Se o gelo que está flutuando derreter, não aumenta o nível dos mares. Se o gelo apoiado em Rocha derreter (caso dos polos), o nível do mar aumenta
mt bomm
.
Ta dizendo que o Al Gore mentiu pra nós? Se o gelo não eleva o nível da água após derretido então aquela história da Holanda ir pro fundo do mar é balela?
O problema é o gelo apoiado nas rochas/continentes. Estes, ao derreterem, escoam para o mar elevando o nível
Esse vídeo é específico para ICEBERGS,não para geleiras em rochas
Al Gore dizia que em 2014 as geleiras da Antártida iria desaparecer, até hoje não desapareceu.
E se ele mesmo acreditasse nisso, ele não iria comprar uma mansão na praia no nível do mar.
@@fisicacomdouglas Al Gore esta correto ou nao ?
Tem muita gente que critica o.filme dele e ate mesmo.paises que proibiram o filme dele.
👍👍👍
Então se os icebergs derreterem nada vai mudar no nível do mar????
Exercício e explicacão perfeitos. Mas no caso de icebergs no mar, a densidade da água salgada é maior que água mineral (de 1000 kg/m3 para 1026 kg/m3), o que faz com que o nível suba ligeiramente. Talvez esse experimento feito em casa não traduza corretamente o efeito dos icebergs derretendo nos mares.
Professor, se o nível permanece o mesmo, então aquela história que os niveis dos oceanos está aumentando com o derretimento das geleiras dos polos, é tudo mentira, putz, e agora? tudo mentira?
o problema é o gelo que está sob a superfície terrestre
Tendi, mas primeiro teria que derreter toda a parte de cima exposta num é? Para depois derreter essa camada debaixo da água, pois o tal calor do buraco da tal camada de ozônio incide em cima do gelo externo . 🤷🏻♂️,
👍👍👍👍👍👍👍
Logo, o derretimento não aumenta o nível do mar. Contra a matemática só os repórteres de humanas. As aulas do Prof e Telecurso 2000 são melhores que muitas faculdades.
É uma sanha para atacar outras áreas do conhecimento... O aumento do nível dos mares está relacionado ao derretimento das geleiras que ficam EM TERRA. Para de ver Nando Moura e respeite um pouco quem estuda...
Derretimento de icebergs não aumenta o nível do mar, mas o derretimento de geleiras que estão sobre rocha aumenta sim o nível do mar
@@nada.acotese.feijoada Em que momento esta sendo falado em "geleiras que ficam em TERRA?" Você precisa parar de ser tão raivoso e estudar melhor a interpretação de texto. Abs
Vamos aplicar essa regra ao "aquecimento global". Supomos os gelos das carlotas polares da terra derretessem uns 25% certamente o nível do mar irá diminuir, uma vez o gelo ocupa mais espaço do que a água líquida. Outra regra, deixamos um copo 100% cheio de água, qdo congelar certamente irá derramar. Coloquemos uma garrafa 100% cheia de água e bem tampada no congelador, ao congelar a garrafa irá quebrar.
Portanto essa teoria que SE as carlotas polares derretessem iria inundar grande parte litorais é baita de uma falácia.
O gelo tem maior volume que a água líquida, nas mesmas proporções,
A questão tratada pelo professor envolvia uma situação em que o gelo estava flutuando (E = P na situação inicial), o derretimento nesse caso não gera alteração no nível de água, o volume imerso é o mesmo já que o empuxo permanece constante, conforme explicado no vídeo. Entretanto, quando temos uma situação onde o gelo não está flutuando inicialmente, temos um resultado diferente. Se o gelo estiver comprimindo o solo teremos uma equação de equilíbrio dada por: N + E = P (normal + empuxo = peso), em caso de derretimento chegaremos a situação final onde o gelo se desprenderá do solo e vai começar a flutuar indo para a situação de equilíbrio E' = P (novo empuxo = ao mesmo peso) perceba que na situação final o empuxo (E') é maior que o empuxo inicial (E), logo o volume imerso no final é maior. Isso significa na prática que o nível do oceano vai aumentar em caso de derretimento dos mantos de gelo que estão sobre Terra firme, principalmente na Groelândia e Antartida
@@profmarcusindio : Aquecimento Global com Luiz Carlos Molion e
Ricardo Felício.
ua-cam.com/video/lyBEbU5MM7s/v-deo.html
ua-cam.com/video/Z8eqJquw5Wo/v-deo.html
boa dicção
Entendi assim, que o derretimento de icebergs não aumentará o nível dos oceanos !!!???
Toni, tbm estava me fazendo essa pergunta. Com essa explicação podemos dizer que não aumentará, entretanto toda a quantidade de água congelada q estiver fora dos oceanos ao derreter irá sim aumentar o nível do mar ao chegar lá..
E tem gente acreditando que o nível do mar vai subir
Tem que desenhar pra essas antas que acham que calota polar a -50 vai derreter e subir nível de mar kkkkkkk