"O Homem dos Sonhos" e a Síndrome do Impostor | ANÁLISE PSICOLÓGICA de "Dream Scenario" (2023)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 бер 2024
  • 🟠APOIE O CANAL🟠
    👉 apoia.se/minutosdesanidade
    Recompensas:
    ✅ Newsletter de Saúde Mental: "Pílulas de Sanidade"
    ✅ Podcast "A Psicologia dos Bastidores do Cinema"
    ✅ Textos exclusivos (leituras do mês, crônicas)
    ✅ Nome no final de cada vídeo
    -
    📧 Para solicitar informações sobre disponibilidade e agendar uma sessão de psicoterapia, por favor, entre em contato através do seguinte endereço de e-mail: ricardochagasnascimento@gmail.com
    --
    Análise psicológica, resenha, final explicado, explicação de "Todos Nós Desconhecidos (2023)" "All of Us Strangers (2023).
    🎬 Descubra as profundezas da psique humana com o psicólogo Ricardo Chagas Nascimento em sua análise de "O Homem dos Sonhos" (2023) / "Dream Scenario" (2023). Neste vídeo, explore temas como a Síndrome do Impostor, a integração da sombra e a busca pela aceitação interna. Venha mergulhar nas camadas simbólicas do filme e mergulhar nos complexos mecanismos psicológicos por trás dos personagens e suas interações. Não perca essa oportunidade de explorar questões profundas sobre autoconhecimento, aceitação e a luta contra a inadequação.

КОМЕНТАРІ • 19

  • @KRAKOA889
    @KRAKOA889 3 місяці тому +9

    Bem inusitado e diria até que original. Nicolas Cage se encontrou nesse tipo de personagem.
    Você fica absurdamente empolgado com o que acabou de assistir! Interpretei o filme como, principalmente, um retrato de alguém que se sente profudamente abadonado. Matthews é o sujeito que não se sente como alguém que é visto e/ou admirado. Desta forma, inconscientemente, está a todo momento tentando se fazer presente.
    Com isso, Dream Scenario é um retrato do que pode ser um sujeito que sente um sensação de abandono e que não consegue conscientiza desse desejo de ser visto. É sobre o sujeito que, por estar sempre esperando que consigam ler em seu olhar a sua tristeza, nunca acaba por se fazer presente e se projetar no mundo. E que, com isso, não apenas ele sofre, mas todos aqueles que também esperam que ele se projete. Há outros elementos nesse filme que conversam com a psicanálise, os aspectos oníricos é o mais evidente, esse sobre o "abandono" no sujeito edipiano pelo pai rivalizado é o que mais me chamou a atenção, mas há outros também interessantes.
    A premissa de um homem pouco conhecido que torna-se mundialmente famoso por, de maneira completamente inesperada, aparecer no sonhos de outras pessoas com as quais jamais teve qualquer tipo de contato é, à princípio, tão chamativa quanto absurda aos olhos do espectador, chegando até a ser, nos primeiros momentos, engraçada de tão bizarra. No entanto, é no desenvolvimento do filme que a história vai ganhando contornos mais obscuros e realistas e que começamos a perceber que o grande foco da película não é sobre os sonhos em si, mas acerca da fama e dos efeitos que uma excessiva atenção pode ter na vida de um determinado indivíduo.
    Com uma proposta bem criativa e interessante, "Dream Scenario" é, sem dúvida, uma das gratas surpresas, do ano passado, no mundo do cinema. E digo isso não somente pela ideia em si por trás do filme, que naturalmente chama muito a atenção, mas também, sobretudo, devido à ótima execução por parte do jovem diretor norueguês Kristoffer Borgli, que consegue desenvolver um bom enredo e, ao mesmo tempo, abordar importantes temas, presentes na sociedade atual, em uma história recheada de surrealismos.
    Interessante como o filme começa nos agradando, apresentando uma simples comédia e vai nos deixando desconfortáveis conforme avança, adquirindo contornos mais sombrios e entrando em temas como cultura do cancelamento, publicidade abusiva, epidemia de transtornos mentais, ansiedade coletiva, paranoia das redes sociais, cultura da fama, etc.., é uma mistura de diversos temas e com várias conclusões diferentes.
    Do jeito que a sociedade está irracional e emburrecida não duvido nada que na vida real acontecesse algo similar, o cara ser punido por coisas que nem fez e ainda ser quase que obrigado a se desculpar. Jovens fracos e frescos que se traumatizam por qualquer coisa e onde tudo vira um gatilho mas na internet são leões p/ ofender e ''cancelar'' sobretudo quem diz algo que não as agrada. Empatia p/ q né. Hipocrisia q chama, todo mundo tem ''teto de vidro''. Enfim um excelente trabalho do Nicolas Cage.
    Achei a fotografia muito boa também, a calma da direção, a atuação do Nicolas Cage absurdamente boa em retratar esses pontos propostos, o sentimento de confusão do sujeito que não se conhece, sua interpretação sempre sozinha nas cenas, perdido...
    Uma obra que, em minha avaliação, deveria ser mais classificada como drama do que propriamente como uma comédia, apesar de ter cenas muito engraçadas, sendo, acima de tudo, um filme muito bem produzido e com um roteiro inteligente e criativo. Isso sem falar, é claro, da ótima atuação de Nicolas Cage, que aqui encontra-se em um dos seus melhores papéis recentes e, quem sabe, em uma retomada na carreira.
    Achei uma das mais originais ideias recentes, mas o filme foi me perdendo aos poucos, principalmente no final. Posso parecer meio contraditório, por se tratar de um filme sobre sonhos, mas preferia um final menos onírico.
    Filmão! Não é o melhor da carreira do Cage (Pig de 2021 para mim é inigualável), mas ele simplesmente arrebenta aqui também. Podia muito bem ser uma história do Charlie Kaufman, bem criativo e a crítica social é afiadíssima. Vale muito a pena.
    Deveria ter pelo menos algumas indicações a prêmios como melhor filme, editor, roteiro e ator principal. Que nem ganhasse, mas merecia muito. Conta com elementos narrativos que ao mesmo tempo emocionam e trabalham para uma inteligente crítica social, além de um domínio de direção e diálogo. Imperdível.
    Ideia muito original e Nicolas Cage entrega tudo, mas o ritmo cai bastante na segunda metade. Fica parecendo que o roteiro não sabia pra onde ir, mesmo com uma ideia boa.
    Você começa rindo e termina chorando... Achei só na reta final que se perdeu um pouco.
    Enfim, poderia ficar falando desse filme por horas, mas espero ter passado um pouco do meu entusiasmo por esse filme para que todos assistam e que ele o toquem também. Recomendado.
    Obs: Nicolas Cage está excelente no papel e deve ter mudado de agente, pois agora só está fazendo filmes bons.

  • @sucote100
    @sucote100 3 місяці тому +17

    Ao ver os críticos falando do personagem também me perguntei; uai... mas ele é formado, dá aulas numa faculdade, tem uma família e casa? Como frustrado? Medíocre? Mesmo com tudo isso, se achava aquém dos ideais sociais estabelecidos, aí é que está o objeto de muita depressão hoje.

    • @MinutosdeSanidade
      @MinutosdeSanidade  3 місяці тому +10

      Exato. O sentimento de fracasso não se sustenta na razão. Geralmente, são sombras da insegurança e de uma busca por respaldos abstratos e mentirosos.

    • @mandalasongs6494
      @mandalasongs6494 3 місяці тому +3

      Sim! Antes nossas comparações se limitavam à Hollywood, existia o distanciamento, uma aceitação em não alcançar tal perfeição, hoje a comparação é com pessoas próximas, expondo a vida que elas mesmas inventaram na Internet. Ninguém aceita ser comum, ter um carro comum (ou não ter), um emprego comum, parceiro comum, filho comum... tudo tem de ser grandioso, irreal e extraordinário! 😏

  • @joaopaulocantu8670
    @joaopaulocantu8670 2 місяці тому +1

    Olha não é de hoje que eu assisto seus vídeos e sempre estou aprendendo com você... Acontece que para mim nesse filme a esposa do protagonista o achava sim ele um fracassado, pois até quando surgiu a oportunidade dele ser alguém famoso ela ainda assim o rebaixava.

  • @JuliaGutierre_
    @JuliaGutierre_ 23 дні тому

    Gostei muito do vídeo, muito mesmo. Assisti o filme e fiquei teorizando a sindrome de fracassado que ele tinha no começo e o quao ele demonstrava insegurança em tudo, pensei no fato dele ter chegado no limite mas nao querer enfrentar sua sombra, na negação de aceitar seus defeitos e se mostrar sem máscara nenhuma, e nao sei se viajei mas parecia que quanto mais ele se mostrava real, sem tentar agradar o outro, mais incomodava o outro. mas nao tava entendendo o final. Fui ver outros videos sobre o filme e nenhum aprofundava, só falavam sobre a visão da internet e do cancelamento, achei que tava vendo coisa onde nao tinha kkkkkkkkk amei sua analise

  • @anacarolinaventura7808
    @anacarolinaventura7808 3 місяці тому +1

    Parabéns pelo vídeo fala exatamente sobre o que o filme de fato diz.

  • @Math3usFlp
    @Math3usFlp 19 годин тому

    ele nunca queria sair por baixo contando oque aconteceu pra outra pessoa kkk dava raiva

  • @AniquilacaoCosmica
    @AniquilacaoCosmica 3 місяці тому +2

    Muito bom o vídeo!

  • @theoquina1598
    @theoquina1598 3 місяці тому

    faz uma analise psicológica dos filmes, fallen angels e dogtooth, acho que os dois abordam assuntos interessantes e que da para debrulhar-se psicologicamente deles

  • @nisestum
    @nisestum 3 місяці тому +1

    Instigada a assistir o filme!

    • @MinutosdeSanidade
      @MinutosdeSanidade  3 місяці тому +2

      É muito bom. Uma grata surpresa!

    • @nisestum
      @nisestum 3 місяці тому +1

      para mim Jung é gigante!

  • @talitamiranda3028
    @talitamiranda3028 3 місяці тому

    Vou ver só pela sua crítica, pois o Nicolas Cage não costuma ter filmes bons 😅

    • @thiagocoral
      @thiagocoral 3 місяці тому +3

      Esse é bom. Pode ver kkkk Pig tbm é muito bom