@@LuanSilva-bu3zw Oi, muito obrigado pela confiança e parceria, assim que eu receber a notificação certamente enviarei o material. Seja bem-vindo ao meu canal!
cara me matei até chegar nessa resolução sem professor, porem a gente vê os videos dos outros caras (todos), e eles só complicam tudo, você é fantastico explicou sem enrolação e enganação meus 1000 parabens p vc Deus te abençoe.
Opa, muito obrigado pelas palavras! Há muitos caminhos para se chegar ao lugar desejado, fico feliz em poder proporcionar um que seja acessível! Mas lembre-se, aqui temos um pontapé, bons estudos!
Muito obrigado professor, meu ajudou, procuro sobre isso a 10 anos e não entendia mas usava sem entender a partir de sonoridade. Muito obrigado de coração
Tive duvida sobre esse assunto, e fui caçar um vídeo na internet, este cara ensinou com maestria, mesmo com materias simples fez uma aula incrivelmente interessante. Nem vi o tempo passar ouvindo-o.
Muito obrigado pelo comentário! Seja bem vindo ao meu canal, esse vídeo foi um dos primeiros do canal, a qualidade de áudio e imagem não estão das melhores, mas eram os recursos que eu tinha em mãos, mas o conteúdo do vídeo compensa essas faltas. Pretendo gravar outro vídeo com esse tema, aguarde!
Primeira vez que encontrei alguém que realmente explica sobre o assunto com clareza, meus parabéns irmão, tenho certeza que seu vídeo ajudou muita gente, inclusive a mim, Deus abençoe!
Para quem entendeu a parte que todos os modos inicia a partir de dó, a minha duvida é vou usar este modo nos acordes do campo harmônico de dó maior ou até dó menor?
Não exatamente! Nessa perspectiva vc usará diversos campos harmônicos, veja que para cada modo vc tem um conjunto de alterações, portanto a quantidade de alterações, bem como o tipo de alterações (bemol ou sustenido) determinará qual campo harmônico o modo está inserido. Obrigado pelo comentário, grande abraço!
Muito obrigado pelo comentário, que bom que o vídeo foi útil! Às vezes precisamos apenas de uma outra perspectiva para encontrar a solução. Grande abraço e bons estudos!
Diante da sua aula eu vejo que: quem explica por aí não entende ou não explica direito por querer reter o conhecimento. Se tivessem me ensinado assim logo no começo ficaria muito mais claro a diferença. Obrigado pelas informações, foi muito esclarecedor de verdade.
Amigo parabéns por sua belíssima explicação, comprei sua apostila sobre o assunto e aconselho a todos adquirirem, é apenas uma força para o nosso amigo, foi apenas R$ 5,00
Comecei minha faculdade EAD a duas semanas, cheguei nesse assunto ontem de madrugada e não consegui entender nada... Assisti o video hoje e clareou demais a mente e compreendi 100%, muitissimo obrigado
Caraca amei sua explicação, tinha visto 3 vídeos aulas mas não estava entendendo o pq das alterações nas notas, apenas foi mostrado q elas eram alteradas mas sem as regras (tipo no modo Lídio q tem a 4° AUM) Parabéns professor agradeço mt pela aula
Blz! Agora vou comparar esse quadro dos modos com as tonalidades, observando os sustenidos e os bemóis... Espero chegar a uma conclusão que tudo não passa de nonenclatura. Se l for isso! 😊🎉
Perfeito! O melhor vídeo!!! Salvando aqui hehehe Fiquei com uma divida de como você construiu os modos menores… acho que poderia explicar melhor de onde surgiu o Eb no eólio, por exemplo
Muito obrigado pelo comentário! Como o modo eólio coincide com o modo menor (escala menor primitiva) a nota Eb surge por ser a terça menor, condição fundamental do modo menor. Não expliquei a origem pq a terça menor é inerente ao modo menor, se ainda tiver dúvida não hesite em falar! TMJ 🙏🏻🤝🏻
rapaz, tentei aplicar isso usando o campo harmonico de F# (queria tirar um som em F#). Creio que nao se aplique a campos sustenidos kkk. Alguém sabe dizer se esse ensino funciona pra campo harmonico sustenido?
Se aplica sim, o vídeo mostra uma duas formas de chegar no msm resultado. Escala de F#: F# G# A# B C# D# E# F# Como a escala maior começa com uma terça maior, vou iniciar com os modos que tbm começam com uma terça maior, e aplicando o msm raciocínio do vídeo (usando o mesmo ponto de partida). Jônio F# G# A# B C# D# E# F# Lídio F# G# A# B# C# D# E# F# Mixolídio F# G# A# B C# D# E F# ________________________________ Escala de F#m (menor primitiva): F# G# A B C# D E F# Eólio F# G# A B C# D E F# Dórico F# G# A B C# D# E F# Frígio F# G A B C# D E F# Lócrio F# G A B C D E ________________________________ Agora se vc quer praticar o modo específico para cada grau do campo harmônico de F# (presumo que vc esteja falando do campo harmônico maior) vc vai ter: F# Jônio G# Dórico A# Frígio B Lídio C# Mixolídio D# Eólio E# Lócrio (enarmonizando vc tem F Lócrio) Espero ter ajudado, grande abraço! Nem sempre a linha de raciocínio de alguém se alinha à de outra pessoa, temos várias formas de chegar no msm resultado! Grande abraço e bons estudos!
@@w.m.sudaro cara foi falta de rever o vídeo apenas kkk acordei hoje pra rever o vídeo e consegui aplicar. É que essa forma de ensino foi diferente das que eu via por aí, mas foi a que mais se encaixou na minha mente. E com essa sua explicação sobre a minha dúvida especifica, ajudou mesmo mais ainda, agradeço de verdade!!! Mas só outra dúvida, aproveitando que notou o meu comentário... No vídeo, você diz que o modo Lídio tem a quarta aumentada, ou seja, nesse caso em C, o F se torna F#. Daí não ficou muito bem explicado eu acho, essa parte do "pq a quarta aumentou". Mas fui ver se eu conseguia entender do pq, e vi que o modo Lídio de C começa com a nota F, então eu fui dar uma olhada numa imagem que contém o campo harmonico de F maior, e lá mostra que a quarta do campo de F é uma nota aumentada, uma nota sustenida (A#). Ou seja, no modo lídio de C, a quarta dele aumentou (F -> F#) pq no quarto grau do campo de F maior, é uma nota aumentada maior (A#), é isso? Mas nesse caso ainda, eu vou aumentar pq o no campo de F o quarto grau é maior, se por exemplo (só supondo) que esse quarto grau fosse um sustenido menor, então no campo de C lídio o quarto grau dele seria um Bmol né? Em vez de aumentar o F pra ficar F#, na verdade voltaria meio tom, então ficaria um Fb (E). Ou seja, pra resumir: usando o C lídio como exemplo, o quarto grau dele é aumentado pq como o C lídio começa com a nota F, quando se analiza o campo de F maior, observa-se que o quarto grau do campo de F é uma nota aumentada maior (A#), então no C lído o quarto grau dele vai aumentar meio tom (F -> F#). Mas se o quarto grau do F fosse uma nota sustenido menor (A#m), então em vez de aumentar meio tom no C lídio, eu diminuiria meio tom, se tornando um Fb (E). É isso? Espero que tenha entendido e tenha tido a paciencia de ler a minha segunda dúvida :D Tenho muuuitas dúvidas sobre modos gregos.
@@DaviSilva-hn1wh No vídeo diz que o modo Lídio parte de uma escala maior, e depois basta aumentar a quarta... Acho que estou entendendo sua nova dúvida, quando vc fala o modo Lídio de C, na verdade não é o modo Lídio de C, e sim o modo Lídio de F, pois a referência é a nota de partida. Vamos comparar o modo Lídio de F e o modo maior de F: F Lídio F G A B C D E F F Major F G A Bb C D E F Qual é a única nota diferente? B ≠ Bb Essa é a característica principal do modo Lídio, quarta aumentada. Vc disse que viu que a quarta do campo harmônico de F é uma nota aumentada, eu digo que NÃO É! Outro ponto importante é não confundirmos nota com acorde, uma sequência de notas forma uma escala e uma sequência de acordes forma um campo harmônico, todo campo harmônico é oriundo de uma escala, mas o que deve ficar claro é que escala lida com nota(s) e campo harmônico com acorde(s). Provavelmente vc deve ter visto o seguinte: F G A A# C D E F E essa representação da escala de F não está precisamente correta, pois não podemos usar a enarmonia para omitir o nome de uma das notas. Veja que está faltando a letra (B) que no caso seria "Bb", por causa da enarmonia (A# ≈ Bb) vc pode ter entendido que a quarta já está aumentada. Na verdade não está, pois usando a letra "A", nós estamos dizendo que a terça (terceira nota da escala) está sendo usada duas vezes e que a quarta (quarta nota da escala) não existe. Portanto a melhor representação da escala maior de F é: F G A Bb C D E F Para obter o modo Lídio de F vamos alterar a quarta nota (Bb) da escala aumentando esta, logo teremos B natural: F G A B C D E F ____________________________ Como eu disse antes vc tem várias formas de raciocínio para chegar no mesmo resultado, a proposta do vídeo é dar uma perspectiva partindo da mesma nota, seguindo essa linha de raciocínio vc terá esse resultado: F Jônio F G A Bb C D E F F Dórico F G Ab Bb C [D] Eb F F Frígio F [Gb] Ab Bb C Db Eb F F Lídio F G A [B] C D E F Mixolídio F G A Bb C D [Eb] F F Eólio F G Ab Bb C Db Eb F F Lócrio F [Gb] Ab Bb [Cb] Db Eb F
@@w.m.sudarohmmm compreendo, na verdade entendo que a coisa é mais complexa, pois eu não sabia que campo harmonico é sobre acordes, não sabia que a forma correta de enxergar os modos é usando o Bb e não o A#... Ainda preciso aprender mais sobre essa parte kkkk. Mas rapidinho aqui, sobre o lidio ter a 4- aumentada, o mixo. ter a 7-m etc... Isso é uma regra? Pra qualquer modo de qualquer nota, o lídio sempre terá a quarta aumentada? Assim como os respectivos modos com seus respectivos intervalos... Como o mixolidio ter a 7- menor. Isso funcionará mesmo para os modos de C, Cb, D, Db, E, Eb...? (ultima dúvido, prometo :] )
Adorei a explicação! Poderia também explicar porque as vezes a gente chama a nota com acidente de "aumentada" e as vezes de "maior", bem como as vezes chama de "menor" e outras vezes chama de "diminuta"?
Obrigado pelo comentário. Eu gostaria de responder sua pergunta com outro vídeo: ua-cam.com/video/SxBh14JaMtU/v-deo.html Se continuar com dúvida não hesite em perguntar. Bons estudos!
Intervalos maiores e menores nunca se tornam justos e os intervalos justos nunca se tornam maiores ou menores, pois são intervalos originais, estes quando são alterados resultam nos intervalos secundários, diminutos e aumentados, estes quando alterados resultam nos intervalos terciários, super diminutos e super aumentados. Então temos esta hierarquia: super diminuto < diminutivo < menor < maior < aumentado < super aumentado. super diminuto < diminuto < justo < aumentado < super aumentado. Bons estudos!!!
Eu posso afirmar que os modos Gregos não estão necessariamente vinculados a um estilo de música específico, mas vc pode perceber a predominância do uso de um determinado modo em um determinado estilo musical. Por exemplo: No Baião podemos percebemos predominantemente o uso do modo Mixolídio e tbm Dórico, já vi tbm o uso do Lídio. Então depende de "n" fatores, o que eu recomendo é vc praticar os modos e se acostumar com sua sonoridade peculiar, e quando vc ouvir uma determinada música perceberá qual modo está sendo utilizado. Outra prática comum é o uso dos modos em improvisações, às vezes para cada acorde da progressão harmônica usa-se um modo diferente, vai da sensibilidade do improvisador e a textura musical que este queira transmitir. Espero ter ajudado. Grande abraço!
Melhorou, mas preciso de uma explicação mais clara. Se eu pegar por exemplo os modos Jonio e Eolio e observar as distancias de tom e semiton e aplicar as mesmas distancias a partir de qualquer nota, eu terei os modos transpostos. Tô certo?
@@marioluiz123456 sim, é isso msm! É importante lembrar que os modos não estão presos a uma altura específica. Portanto não se pode transpor um modo, me entende? O que posso fazer é aplicar um determinado modo em diferentes alturas. O modo é apenas uma configuração de intervalos que nos proporcionam alguns afetos. É como se as notas musicais fossem uma massa e cada modo uma forma, o "modo" é o modo como essas notas serão organizadas.
Cada modo tem seu intervalo característico. É fundamental conhecer escala maior e escala menor (primitiva). Cada modo tecnicamente será uma alteração da escala maior ou da escala menor primitiva. Equivalências: Jônio: modo maior Lídio: modo maior com 4a aumentada Mixolídio: modo maior com 7a menor Eólio: modo menor Dórico: modo menor com 6a maior Frígio: modo menor com 2a menor Lócrio: modo menor com 2a menor e 5a diminuta. Em outras palavras, modo Frígio com 5a diminuta. Bons estudos!!!
@@lucasjosel4802 escala maior é a progressão de notas consecutivas começando em uma determinada nota e terminando na repetição desta mesma nota, sentido crescente ou decrescente. A escala maior possui a seguinte disposição de intervalos: tom, tom, semitom, tom, tom, tom e semitom, exatamente nesta ordem. A escala menor primitiva tem a seguinte ordem dos intervalos: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom e tom. Assista esse vídeo: ua-cam.com/video/ZXDLyvl25Jo/v-deo.html
@@douglasalves3147 sim, pode. Para isso conta muito a sensibilidade particular de cada performer. Vc pode fazer também o inverso, usar uma escala maior sobre a base harmônica de cada grau do mesmo campo harmônico maior e assim obter tbm diferentes afetos, por exemplo: sobre uma base de Dm vc pode usar a escala de Dó maior e assim obter o modo Dórico em D. A escala de Dó maior sobre uma base de Em obtém-se o modo Frígio em E...
Boa tarde professor, ótima aula. Consegui entender a primeira parte, porém a segunda parte me trouxe dúvidas. Os modos gregos na primeira parte eram a escala a partir de cada nota, sem acidente... Na segunda parte, por que as escalas mudaram? Quando faço a escala a partir de uma nota, os acidentes que aparecem serão sempre um padrão? Os modos maiores e menores sempre serão os mesmos?
Na segunda parte a diferença é o fato de que todos os modos estão partindo da mesma nota (dó), por isso surgem os acidentes (alterações). Se vc precisar encontrar qualquer modo a partir de qualquer nota esse é o padrão, cada modo tem ao menos um intervalo característico, por exemplo: mixolídio é um modo maior com sétima menor, dórico é um modo menor com sexta maior... Eu separei Jônio, Lídio e Mixolídio como maiores por terem a terça maior, e Dórico, Frígio, Eólio como menores por terem terça menor, o Lócrio tem terça menor mas tbm quinta diminuta... Isso é um padrão!
Mas essa explicação vale para td escala q eu pegar ? tipo se eu começar por ex : ré mixolidio os tons e semitons muda né ? eu estou td perdida para entender a formaçao quando é com bemol, com sustenidos eu entendo mas com bemois fico perdida. Se tiver como vc me ajudar nessa fico aradecida
RÉ MIXOLÍDIO Escala de Ré maior: Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó# Ré - Mixolídio coincide com escala maior com alteração no sétimo grau, de sétima maior mudamos para sétima menor. Logo Ré Mixolídio: Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó Ré Outro exemplo... RÉb MIXOLÍDIO Escala de Réb maior: Réb Mib Fá Solb Láb Sib Dó Réb Vamos alterar apenas o sétimo grau, precisamos de uma sétima menor. Logo Réb Mixolídio: Réb Mib Fá Solb Láb Sib Dób Réb Espero ter ajudado! Grande abraço!
Sim e não! Sim, quando vc estiver trabalhando apenas com notas naturais. Não, quando vc precisar reproduzir diferentes modos a partir de uma mesma finalis. No vídeo evidenciei os dois casos. Mas se ainda persistir dúvida não hesite em compartilhar conosco, vamos crescendo juntos!
Na descrição tem o "passo a passo" para quem deseja adquirir o conteúdo do vídeo em PDF...
Já fiz a compra como faz para receber o arquivo em PDF
@@LuanSilva-bu3zw Oi, muito obrigado pela confiança e parceria, assim que eu receber a notificação certamente enviarei o material. Seja bem-vindo ao meu canal!
@@LuanSilva-bu3zw com esse link vc tem 7 dias para fazer o download. Obrigado pela sua paciência:
we.tl/t-bDAPFgFdO3
cara me matei até chegar nessa resolução sem professor, porem a gente vê os videos dos outros caras (todos), e eles só complicam tudo, você é fantastico explicou sem enrolação e enganação meus 1000 parabens p vc Deus te abençoe.
Opa, muito obrigado pelas palavras!
Há muitos caminhos para se chegar ao lugar desejado, fico feliz em poder proporcionar um que seja acessível!
Mas lembre-se, aqui temos um pontapé, bons estudos!
Show de bola!! Simples e objetivo!!! Parabéns 🇧🇷!!
@@macedojoaomacedo4287 muito obrigado!
Muito obrigado professor, meu ajudou, procuro sobre isso a 10 anos e não entendia mas usava sem entender a partir de sonoridade. Muito obrigado de coração
@@MrMineda por nada! Obrigado pelo seu comentário, fico satisfeito em saber que um vídeo simples tenha te ajudado. Grande abraço e bons estudos!
Tive duvida sobre esse assunto, e fui caçar um vídeo na internet, este cara ensinou com maestria, mesmo com materias simples fez uma aula incrivelmente interessante. Nem vi o tempo passar ouvindo-o.
Muito obrigado pelo comentário!
Seja bem vindo ao meu canal, esse vídeo foi um dos primeiros do canal, a qualidade de áudio e imagem não estão das melhores, mas eram os recursos que eu tinha em mãos, mas o conteúdo do vídeo compensa essas faltas.
Pretendo gravar outro vídeo com esse tema, aguarde!
Achava impossível entender esses modos...
Você é um gênio!!! Didática magnífica!
Parabéns e muita Luz!!!
Obrigado!
@@dorivalsantos5866 muito obrigado, satisfação em ter sido útil. Bons estudos!
Ótima aula!! Parabéns
@@denioluz8216 obrigado pelo comentário!
Primeira vez que encontrei alguém que realmente explica sobre o assunto com clareza, meus parabéns irmão, tenho certeza que seu vídeo ajudou muita gente, inclusive a mim, Deus abençoe!
Muito obrigado, fico feliz em contribuir, bons estudos!
Parabéns, sua explicação é simplesmente TOP
Muito obrigado pelo comentário, que bom que o vídeo foi útil para vc, bons estudos e seja bem-vindo ao meu canal!
muito obrigada! ótima explicação
@@maya-oo5eb obrigado pelo comentário, seja bem-vindo (a) ao meu canal!
Para quem entendeu a parte que todos os modos inicia a partir de dó, a minha duvida é vou usar este modo nos acordes do campo harmônico de dó maior ou até dó menor?
Não exatamente!
Nessa perspectiva vc usará diversos campos harmônicos, veja que para cada modo vc tem um conjunto de alterações, portanto a quantidade de alterações, bem como o tipo de alterações (bemol ou sustenido) determinará qual campo harmônico o modo está inserido.
Obrigado pelo comentário, grande abraço!
A primeira vez que alguém explica esse assunto sem deixar mais difícil. Vou montar o campo harmônico de cada modo. Muito obrigado, meu brother!
Show, man! Thank you for your feedback! Bons estudos!
Que Deus abençoe Muito sua vida
Amém, muito obrigado! Desejo o mesmo a vc!
Boa explicação, separando as escalas maiores e menores, facilita bastante!!!
Que bom que gostou, seja bem-vindo ao meu canal!
Melhor e mais bem explicado não existe!!!
🙏🏻♥️ thank you!
Bom de mais. Top
@@tiagoribeiro9153 obrigado, grande abraço!
Muito boa sua explicação.
Muito obrigado, seja bem-vindo ao meu canal!
Muito Bem explicado ..pela primeira vez realmente eu entendi 😂😂
Maravilha! Muito obrigado pelo comentário, bons estudos!
Essa explicação foi excelente, muito obrigado
Satisfação em saber! Bons estudos!
Que professor top!! Muitos enrolam e ele chegou e tirou minha duvida!!
Muito obrigado pelo comentário, espero ter ajudado!
Excelente essa aula. Amei, obrigada!
Obrigado pelo comentário, seja bem vinda ao meu canal, bons estudos!
Muito boa a sua aula é muito proveitosa. Só temo a agradeço-lhe.
Muito obrigado, TMJ!!! Seu apoio é muito importante!
Melhor explicação. Obrigado
Muito obrigado pelo comentário, seu feedback é importantíssimo para o canal! Tmj!
Ótima explicação e obrigado pelo ensinamento.
Muito obrigado pelo comentário, bons s estudos!
excelente obrigado Deus lhe abençoe.
Obrigado, qualquer dúvida é só falar!
Excelente aula. Parabéns.
Thanks!
Rapaz que aula em parabéns depois de muitos tempo finalmente consegui entender 👏👏👏👏👏
Obrigado pelo feedback, bons estudos!!!
Muito fácil de entender sua explicação, valeu obrigado 😊
🙏🏻 obrigado pelo comentário!
Excelente. Obrigada!
Por nada, obrigado! TMJ!!!
A melhor explicação que eu já vi nesse UA-cam!
Muito obrigado pelo feedback!
Bons estudos e seja bem-vindo ao meu canal!
Cara vc me ajudou bastante por tenho apostilas aqui comigo, e não tem essa resolução perfeita valeu mesmo obrigado.
Muito obrigado pelo comentário, que bom que o vídeo foi útil!
Às vezes precisamos apenas de uma outra perspectiva para encontrar a solução.
Grande abraço e bons estudos!
Diante da sua aula eu vejo que: quem explica por aí não entende ou não explica direito por querer reter o conhecimento. Se tivessem me ensinado assim logo no começo ficaria muito mais claro a diferença.
Obrigado pelas informações, foi muito esclarecedor de verdade.
Que bom que o vídeo foi útil, muito obrigado pelo elogio e por vc estar aqui!!!
Obrigado pela ajuda
Que bom que o vídeo te ajudou, objetivo alcançado!
Belíssima Explicação... parabéns!! 👏🏽👏🏽👏🏽 mesma já entendendo sobre me deu uma outra visão e um outro caminho para chegar no resultado!!
Muito obrigado, é isso meu amigo, há diferentes caminhos para chegar ao mesmo lugar. Que bom que gostou!
Valeu! bem explicado👏🏿🙌🏾
Muito obrigado pelo feedback, seja bem-vindo ao meu canal!
Muito bom ess vídeo e como vc disse de surgir mais dúvidas, surgiu porém vou salvar esse vídeo e assistir.aia vezes.
Obrigado pelo comentário, bons estudos!!!
Excelente explicação! Muito bom.
Muito obrigado, fico feliz pelo vídeo ser útil! Seja bem-vindo ao meu canal, grande abraço!
Obrigado pela aula 👏👏👏👏🙌🙌🙌🙌
Por nada, meu querido!
Feliz em ser útil!
Muito bom,parabéns professor
Maravilha, muito obrigado! Tmj!
Dúvidas sobre modos gregos nunca mais😅👌🏽
Gratidão🙏🏼❤️
Obrigado pela presença aqui! Bons estudos!
Parabéns.. .
Obrigado pelo comentário, seja bem-vindo ao meu canal!
Obrigado ótima aula.
Obrigado, bons estudos!!!
Amigo parabéns por sua belíssima explicação, comprei sua apostila sobre o assunto e aconselho a todos adquirirem, é apenas uma força para o nosso amigo, foi apenas R$ 5,00
Muito obrigado, espero que tenha sido útil!!!
muito boa aula, é dez, ainda não vi igual valeu demais!
Muito obrigado pelo comentário, fico feliz em que o vídeo tenha ajudado! Seja bem-vindo ao meu canal! Grande abraço! 🎼🎶🎻
Gostei da aula,tô estudando bastante, não sei como faço pra usar no violão, talvez quando for improvisar será importante.
@@makscoelho9902 que bom que gostou, tanto para improvisar como para uma melhor compreensão daquilo que se toca.
Excelente aula professor! Nunca tinha entendido como entendi através desse vídeo. Parabéns 👏👏👏
Maravilha, meu querido!
Obrigado pelo feedback!
Muito bom sua didática 👏👏
Muito obrigado, seja bem-vindo ao meu canal! 🤝🏻
Parabéns amigo vc foi professor nato
🙏🏻 obrigado!
Show , era isso q eu procurava , enfim achei ... Boa irmão
Muito obrigado pelo comentário. Que bom que o vídeo foi útil, grande abraço!
Show
Obg
Muita satisfação poder ajudar. Seja bem-vinda ao meu canal!
👍 ótimo
Obrigado pelo comentário! Bons estudos!
OBRIGADO
Opa, meu querido, por nada!
Agradeço pela presença, seja bem-vindo ao meu canal!
Sómente hoje descobri o seu canal. Muito bem explicado. Parabéns.
Seja bem-vinda ao meu canal!
Muito obrigado pelo comentário, fico feliz em ser útil!
Tenha uma boa experiência com meus vídeos!
@@w.m.sudaro Obrigada pelo seu feedback.
Muito boa explicação, cara! Dez... 👏👏
Obrigado pelo comentário, seja bem-vindo ao meu canal!
@@w.m.sudaro Obrigado! Comprei o PDF do conteúdo, irei receber pelo e-mail?
@@flavinho.gaiteiro já está na mão!
Cara, explicação perfeita 👍🏽🙏🙏🙏
Muito obrigado pelo comentário, que bom que gostou! Bons estudos!
Boa garoto!!
🙏🏻 obrigado!!!
show de bola
👍🏻 obrigado pela presença!
Obrigado
Disponha! Vc é sempre bem-vindo aqui!
Aula top professor.
Muito obrigado, que bom que gostou, satisfação em ser útil! Seja bem-vindo ao meu canal, grande abraço!
Faz vídeo explicando como caracterizar um modo na escala pronta… sem começar de dó
@@santanamiranda1 obrigado pelo comentário e pela dica, farei isso!
Mano vc abriu minha mente eu não tava entendendo tô começando a entender agora obrigado amigo
Muito obrigado pelo seu comentário, fico feliz em contribuir de alguma forma para o seu aprendizado! Tmj!
Ótimo vídeo
Obrigado, seja bem-vindo ao meu canal!
Comecei minha faculdade EAD a duas semanas, cheguei nesse assunto ontem de madrugada e não consegui entender nada...
Assisti o video hoje e clareou demais a mente e compreendi 100%, muitissimo obrigado
Excelente, meu caro!
Que bom que o vídeo foi útil, bons estudos e seja bem-vindo ao meu canal!
Nota dez mestre.
Obrigado, meu bom! Satisfação, grande abraço. 🙏🏻
Primeiramente quero parabeniza-lo pela clareza. Sensacional.
Poderia fazer com as Pentatônicas?
Muito obrigado pelo teu comentário!
Vou providenciar!
Maravilha
Obrigado pelo comentário, se o vídeo foi útil compartilhe!
Toooop!!! Vlw pela aula manoooo!!! Sou fã🥰🤗👏🏻
Opa, vlw!
Muito relevante
Muito obrigado, seja bem-vindo ao meu canal!
Caraca amei sua explicação, tinha visto 3 vídeos aulas mas não estava entendendo o pq das alterações nas notas, apenas foi mostrado q elas eram alteradas mas sem as regras (tipo no modo Lídio q tem a 4° AUM)
Parabéns professor agradeço mt pela aula
Maravilha, muito obrigado pelo feedback. Seja bem-vindo ao meu canal!
Vídeo top 👏👏👏👏
Vlw, meu brother!
Bem explicado ❤
Muito obrigado pelo comentário! Bons estudos!
Fala grande professor! O professor poderia explicar como forma os acordes nos modos gregos menores? Obrigado e gratidão.
@@djalmabarbosa8289 posso fazer outro vídeo sobre isso! Obrigado pelo comentário!
Você e o cara
Opa, meu caro! Obrigado, TMJ!!!
Bons estudos! 🎼🎶
Extremamente esclarecido
Que bom! Seja bem-vindo e bons estudos!
Estudei esse assunto na faculdade de música nos anos 80/90, mas ele não é muito explorado, pois somos treinados para um ouvido tonal.
@@marioluiz123456 isso é verdade, por isso tbm temos dificuldade com cromatismo!
Show
Muito obrigado! 😍
Muito bom
Muito obrigado pelo comentário!
Caraca entendi aleluia kkkk, gratidão
Que bom, feliz por isso! Grande abraço e espero que possamos passar o pouco que conhecemos e ajudar mais pessoas! Grande abraço!!!
Blz! Agora vou comparar esse quadro dos modos com as tonalidades, observando os sustenidos e os bemóis... Espero chegar a uma conclusão que tudo não passa de nonenclatura. Se l for isso! 😊🎉
cara, eu queria tanto esse video atualizado explicando o porque das notas serem aumentadas.. diminuidas etc.,. ahhhh
Em breve!!!
Muito obrigado pelo comentário!
Perfeito! O melhor vídeo!!! Salvando aqui hehehe
Fiquei com uma divida de como você construiu os modos menores… acho que poderia explicar melhor de onde surgiu o Eb no eólio, por exemplo
Muito obrigado pelo comentário!
Como o modo eólio coincide com o modo menor (escala menor primitiva) a nota Eb surge por ser a terça menor, condição fundamental do modo menor. Não expliquei a origem pq a terça menor é inerente ao modo menor, se ainda tiver dúvida não hesite em falar! TMJ 🙏🏻🤝🏻
Dá uma olhadinha nesse vídeo se possível:
ua-cam.com/video/ZXDLyvl25Jo/v-deo.html
rapaz, tentei aplicar isso usando o campo harmonico de F# (queria tirar um som em F#). Creio que nao se aplique a campos sustenidos kkk. Alguém sabe dizer se esse ensino funciona pra campo harmonico sustenido?
Se aplica sim, o vídeo mostra uma duas formas de chegar no msm resultado.
Escala de F#:
F# G# A# B C# D# E# F#
Como a escala maior começa com uma terça maior, vou iniciar com os modos que tbm começam com uma terça maior, e aplicando o msm raciocínio do vídeo (usando o mesmo ponto de partida).
Jônio
F# G# A# B C# D# E# F#
Lídio
F# G# A# B# C# D# E# F#
Mixolídio
F# G# A# B C# D# E F#
________________________________
Escala de F#m (menor primitiva):
F# G# A B C# D E F#
Eólio
F# G# A B C# D E F#
Dórico
F# G# A B C# D# E F#
Frígio
F# G A B C# D E F#
Lócrio
F# G A B C D E
________________________________
Agora se vc quer praticar o modo específico para cada grau do campo harmônico de F# (presumo que vc esteja falando do campo harmônico maior) vc vai ter:
F# Jônio
G# Dórico
A# Frígio
B Lídio
C# Mixolídio
D# Eólio
E# Lócrio (enarmonizando vc tem F Lócrio)
Espero ter ajudado, grande abraço!
Nem sempre a linha de raciocínio de alguém se alinha à de outra pessoa, temos várias formas de chegar no msm resultado!
Grande abraço e bons estudos!
@@w.m.sudaro cara foi falta de rever o vídeo apenas kkk acordei hoje pra rever o vídeo e consegui aplicar. É que essa forma de ensino foi diferente das que eu via por aí, mas foi a que mais se encaixou na minha mente. E com essa sua explicação sobre a minha dúvida especifica, ajudou mesmo mais ainda, agradeço de verdade!!! Mas só outra dúvida, aproveitando que notou o meu comentário... No vídeo, você diz que o modo Lídio tem a quarta aumentada, ou seja, nesse caso em C, o F se torna F#. Daí não ficou muito bem explicado eu acho, essa parte do "pq a quarta aumentou". Mas fui ver se eu conseguia entender do pq, e vi que o modo Lídio de C começa com a nota F, então eu fui dar uma olhada numa imagem que contém o campo harmonico de F maior, e lá mostra que a quarta do campo de F é uma nota aumentada, uma nota sustenida (A#). Ou seja, no modo lídio de C, a quarta dele aumentou (F -> F#) pq no quarto grau do campo de F maior, é uma nota aumentada maior (A#), é isso? Mas nesse caso ainda, eu vou aumentar pq o no campo de F o quarto grau é maior, se por exemplo (só supondo) que esse quarto grau fosse um sustenido menor, então no campo de C lídio o quarto grau dele seria um Bmol né? Em vez de aumentar o F pra ficar F#, na verdade voltaria meio tom, então ficaria um Fb (E). Ou seja, pra resumir: usando o C lídio como exemplo, o quarto grau dele é aumentado pq como o C lídio começa com a nota F, quando se analiza o campo de F maior, observa-se que o quarto grau do campo de F é uma nota aumentada maior (A#), então no C lído o quarto grau dele vai aumentar meio tom (F -> F#). Mas se o quarto grau do F fosse uma nota sustenido menor (A#m), então em vez de aumentar meio tom no C lídio, eu diminuiria meio tom, se tornando um Fb (E). É isso? Espero que tenha entendido e tenha tido a paciencia de ler a minha segunda dúvida :D Tenho muuuitas dúvidas sobre modos gregos.
@@DaviSilva-hn1wh No vídeo diz que o modo Lídio parte de uma escala maior, e depois basta aumentar a quarta...
Acho que estou entendendo sua nova dúvida, quando vc fala o modo Lídio de C, na verdade não é o modo Lídio de C, e sim o modo Lídio de F, pois a referência é a nota de partida.
Vamos comparar o modo Lídio de F e o modo maior de F:
F Lídio
F G A B C D E F
F Major
F G A Bb C D E F
Qual é a única nota diferente?
B ≠ Bb
Essa é a característica principal do modo Lídio, quarta aumentada.
Vc disse que viu que a quarta do campo harmônico de F é uma nota aumentada, eu digo que NÃO É!
Outro ponto importante é não confundirmos nota com acorde, uma sequência de notas forma uma escala e uma sequência de acordes forma um campo harmônico, todo campo harmônico é oriundo de uma escala, mas o que deve ficar claro é que escala lida com nota(s) e campo harmônico com acorde(s).
Provavelmente vc deve ter visto o seguinte:
F G A A# C D E F
E essa representação da escala de F não está precisamente correta, pois não podemos usar a enarmonia para omitir o nome de uma das notas. Veja que está faltando a letra (B) que no caso seria "Bb", por causa da enarmonia (A# ≈ Bb) vc pode ter entendido que a quarta já está aumentada.
Na verdade não está, pois usando a letra "A", nós estamos dizendo que a terça (terceira nota da escala) está sendo usada duas vezes e que a quarta (quarta nota da escala) não existe.
Portanto a melhor representação da escala maior de F é:
F G A Bb C D E F
Para obter o modo Lídio de F vamos alterar a quarta nota (Bb) da escala aumentando esta, logo teremos B natural:
F G A B C D E F
____________________________
Como eu disse antes vc tem várias formas de raciocínio para chegar no mesmo resultado, a proposta do vídeo é dar uma perspectiva partindo da mesma nota, seguindo essa linha de raciocínio vc terá esse resultado:
F Jônio
F G A Bb C D E F
F Dórico
F G Ab Bb C [D] Eb F
F Frígio
F [Gb] Ab Bb C Db Eb F
F Lídio
F G A [B] C D E
F Mixolídio
F G A Bb C D [Eb] F
F Eólio
F G Ab Bb C Db Eb F
F Lócrio
F [Gb] Ab Bb [Cb] Db Eb F
@@w.m.sudarohmmm compreendo, na verdade entendo que a coisa é mais complexa, pois eu não sabia que campo harmonico é sobre acordes, não sabia que a forma correta de enxergar os modos é usando o Bb e não o A#... Ainda preciso aprender mais sobre essa parte kkkk. Mas rapidinho aqui, sobre o lidio ter a 4- aumentada, o mixo. ter a 7-m etc... Isso é uma regra? Pra qualquer modo de qualquer nota, o lídio sempre terá a quarta aumentada? Assim como os respectivos modos com seus respectivos intervalos... Como o mixolidio ter a 7- menor. Isso funcionará mesmo para os modos de C, Cb, D, Db, E, Eb...? (ultima dúvido, prometo :] )
aliás, você dá aula cara? Gostei da didatica e das tirações de dúvidas... @@w.m.sudaro
Adorei a explicação! Poderia também explicar porque as vezes a gente chama a nota com acidente de "aumentada" e as vezes de "maior", bem como as vezes chama de "menor" e outras vezes chama de "diminuta"?
Obrigado pelo comentário.
Eu gostaria de responder sua pergunta com outro vídeo:
ua-cam.com/video/SxBh14JaMtU/v-deo.html
Se continuar com dúvida não hesite em perguntar. Bons estudos!
Intervalos maiores e menores nunca se tornam justos e os intervalos justos nunca se tornam maiores ou menores, pois são intervalos originais, estes quando são alterados resultam nos intervalos secundários, diminutos e aumentados, estes quando alterados resultam nos intervalos terciários, super diminutos e super aumentados.
Então temos esta hierarquia:
super diminuto < diminutivo < menor < maior < aumentado < super aumentado.
super diminuto < diminuto < justo < aumentado < super aumentado.
Bons estudos!!!
agora entendi
Que bom, meu caro!
Feliz pelo vídeo ser útil, seja bem-vindo ao meu canal, grande abraço!
pode dar uma dica sobre qual modo usar em um determinado tipo de música? obrigado
Eu posso afirmar que os modos Gregos não estão necessariamente vinculados a um estilo de música específico, mas vc pode perceber a predominância do uso de um determinado modo em um determinado estilo musical.
Por exemplo:
No Baião podemos percebemos predominantemente o uso do modo Mixolídio e tbm Dórico, já vi tbm o uso do Lídio.
Então depende de "n" fatores, o que eu recomendo é vc praticar os modos e se acostumar com sua sonoridade peculiar, e quando vc ouvir uma determinada música perceberá qual modo está sendo utilizado.
Outra prática comum é o uso dos modos em improvisações, às vezes para cada acorde da progressão harmônica usa-se um modo diferente, vai da sensibilidade do improvisador e a textura musical que este queira transmitir.
Espero ter ajudado. Grande abraço!
Muito obrigado pela aula!
isso se aplica aos outros tons tbm?
Sim, se aplica às outras alturas!
Obrigado pelo comentário!
Melhorou, mas preciso de uma explicação mais clara. Se eu pegar por exemplo os modos Jonio e Eolio e observar as distancias de tom e semiton e aplicar as mesmas distancias a partir de qualquer nota, eu terei os modos transpostos. Tô certo?
@@marioluiz123456 sim, é isso msm! É importante lembrar que os modos não estão presos a uma altura específica. Portanto não se pode transpor um modo, me entende? O que posso fazer é aplicar um determinado modo em diferentes alturas. O modo é apenas uma configuração de intervalos que nos proporcionam alguns afetos. É como se as notas musicais fossem uma massa e cada modo uma forma, o "modo" é o modo como essas notas serão organizadas.
Da pra fazer um vídeo mostrando em cada modos os tons de cada nota ...tipo não somente começando na nota de C + as outras notas
Daí sim!
Muito obrigado pelo comentário e sugestão!
Qual diferenca modos gregos na mesma nota? Como vc fez com do. E qual regra saber quais graus tenho aumentar diminuir?
Cada modo tem seu intervalo característico.
É fundamental conhecer escala maior e escala menor (primitiva).
Cada modo tecnicamente será uma alteração da escala maior ou da escala menor primitiva.
Equivalências:
Jônio: modo maior
Lídio: modo maior com 4a aumentada
Mixolídio: modo maior com 7a menor
Eólio: modo menor
Dórico: modo menor com 6a maior
Frígio: modo menor com 2a menor
Lócrio: modo menor com 2a menor e 5a diminuta. Em outras palavras, modo Frígio com 5a diminuta.
Bons estudos!!!
@@w.m.sudaro o que e escala maior é menor primitiva?
@@lucasjosel4802 escala maior é a progressão de notas consecutivas começando em uma determinada nota e terminando na repetição desta mesma nota, sentido crescente ou decrescente. A escala maior possui a seguinte disposição de intervalos: tom, tom, semitom, tom, tom, tom e semitom, exatamente nesta ordem.
A escala menor primitiva tem a seguinte ordem dos intervalos: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom e tom.
Assista esse vídeo:
ua-cam.com/video/ZXDLyvl25Jo/v-deo.html
Parabéns walli, mto bom conteúdo Well aqui 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Muito obrigado, mano. Saudade de vc, seja bem vindo ao meu canal!
@@w.m.sudaro Grata mano, vamos somar forças e trazer conteúdo bom para essa Rede!!!!
@@cemufi4811 com certeza, chama no Facebook...
E na pratica, como aplico ?
Qual é o teu instrumento principal?
Tem vídeos de mais de uma hora que não explica isso. Parabéns
Opa, muito obrigado!
Fico feliz em saber que o vídeo foi útil, seja bem-vindo!!!
Se eu pegar uma backing track em C, eu posso usar todos esses para produzir emoções diferentes?
@@douglasalves3147 sim, pode. Para isso conta muito a sensibilidade particular de cada performer. Vc pode fazer também o inverso, usar uma escala maior sobre a base harmônica de cada grau do mesmo campo harmônico maior e assim obter tbm diferentes afetos, por exemplo: sobre uma base de Dm vc pode usar a escala de Dó maior e assim obter o modo Dórico em D. A escala de Dó maior sobre uma base de Em obtém-se o modo Frígio em E...
Admiro muito sua dedicação e seu trabalho Wally 👏 saudades de você.. Bora fazermos um som com o The V depois dessa Quarentena!!!
Obrigado, TMJ. Vamos fazer sim!
Boa tarde professor, ótima aula.
Consegui entender a primeira parte, porém a segunda parte me trouxe dúvidas.
Os modos gregos na primeira parte eram a escala a partir de cada nota, sem acidente...
Na segunda parte, por que as escalas mudaram?
Quando faço a escala a partir de uma nota, os acidentes que aparecem serão sempre um padrão?
Os modos maiores e menores sempre serão os mesmos?
Na segunda parte a diferença é o fato de que todos os modos estão partindo da mesma nota (dó), por isso surgem os acidentes (alterações). Se vc precisar encontrar qualquer modo a partir de qualquer nota esse é o padrão, cada modo tem ao menos um intervalo característico, por exemplo: mixolídio é um modo maior com sétima menor, dórico é um modo menor com sexta maior... Eu separei Jônio, Lídio e Mixolídio como maiores por terem a terça maior, e Dórico, Frígio, Eólio como menores por terem terça menor, o Lócrio tem terça menor mas tbm quinta diminuta... Isso é um padrão!
@@w.m.sudaro entendi, muito obrigado!!!
Mas essa explicação vale para td escala q eu pegar ? tipo se eu começar por ex : ré mixolidio os tons e semitons muda né ? eu estou td perdida para entender a formaçao quando é com bemol, com sustenidos eu entendo mas com bemois fico perdida. Se tiver como vc me ajudar nessa fico aradecida
RÉ MIXOLÍDIO
Escala de Ré maior:
Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó# Ré
- Mixolídio coincide com escala maior com alteração no sétimo grau, de sétima maior mudamos para sétima menor.
Logo Ré Mixolídio:
Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó Ré
Outro exemplo...
RÉb MIXOLÍDIO
Escala de Réb maior:
Réb Mib Fá Solb Láb Sib Dó Réb
Vamos alterar apenas o sétimo grau, precisamos de uma sétima menor.
Logo Réb Mixolídio:
Réb Mib Fá Solb Láb Sib Dób Réb
Espero ter ajudado!
Grande abraço!
Amigo explica como aplicar os modos gregos na música por favor que eu não sei
Opa, vou providenciar, por enquanto assista a este vídeo:
ua-cam.com/video/gPZRYJrOIyo/v-deo.html
Só uma dúvida isso é igual para todos os tons ou seja jônico ré, mi, fa ,sol, lá e si ?
Espero que eu tenha entendido sua pergunta, a resposta é sim! Muito obrigado pelo comentário, bons estudos!
Boa tarde! Eu tenho uma dúvida, Eu sempre tenho que colocar por exemplo a finalis do modo Dorico de RÉ ,frígio de MI,e assim respectivamente?
Sim e não!
Sim, quando vc estiver trabalhando apenas com notas naturais.
Não, quando vc precisar reproduzir diferentes modos a partir de uma mesma finalis.
No vídeo evidenciei os dois casos.
Mas se ainda persistir dúvida não hesite em compartilhar conosco, vamos crescendo juntos!
otimo mas faltou exemplos sonoror oque 100% indispensavel pro entendimento
Obrigado pelo comentário, quem sabe em um próximo vídeo... Seja bem-vindo ao meu canal!