Por que a Igreja Anglicana não é calvinista?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 75

  • @paposacrocast
    @paposacrocast 2 роки тому +12

    Explicação extremamente respeitosa e direta. Um excelente resumo, reverendo. Obrigado pelo conteúdo tão edificante e pela sua postura tão sensata e cordial!

  • @simonechagas75
    @simonechagas75 2 роки тому +6

    Se me permite... Vou pontuar que a Expiação Limitada foi "posta" posteriormente no sínodo de Dort. Comentaristas contemporâneos apontam que tal ideia não consta nas Institutas e, se posso ir um pouco mais longe, não consta em Sto. Agostinho também.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +2

      Você está correta. De todo modo, o pensamento de Santo Agostinho e o do calvinismo são diferentes.

  • @thales3141
    @thales3141 2 роки тому +3

    vídeo esclarecedor!!!

  • @JoaoPaulo-hk6rz
    @JoaoPaulo-hk6rz 2 роки тому +4

    Gosto muita a frase do Michael Bird: O anglicanismo não é uma via média entre o catolicismo e o protestantismo, é mais propriamente uma via média entre Wittenberg e Genebra.

  • @felipes_Ev
    @felipes_Ev Рік тому +2

    No minuto 15.40 em diante, você começa a falar sobre a possibilidade de perda (...) do dom da justificação.
    Como podemos perder o dom da justificação se os dons são irreconhecíveis? ‭‭Romanos‬ ‭5:17‬ ‭ARA‬‬
    [17] Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.
    ‭‭Romanos‬ ‭11:29‬ ‭ARA‬‬
    [29] porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  Рік тому +1

      Cristo explica na parábola dos talentos. Quem usou mal o talento que recebeu, perdeu o talento e ele foi dado ao que tinha mais. O talento foi irrevogável mesmo, não retornou ao senhor dos talentos, mas foi repassado a outra pessoa.

    • @felipes_Ev
      @felipes_Ev Рік тому

      A questão do servo.
      Me parece que o servo mal e negligente, nunca foi justificado, e isso! Devido a característica atribuída a ele, "servo mal e negligente" isso é um aviso a todos aqueles que fazem parte do reino, não sejam negligentes, porque nem todos que dizem, Senhor senhor, entraram no reino de meu pai, mas aquele que faz a vontade de meu pai(...) veja o que diz também em Romanos 8. 29-30 Ele, o servo mau, se mostra como aquele que é joio no meio do trigo, como a árvore má que não pode dar bons frutos, e todos aqueles que foram dados pelo pai ao filho, eleição João 6 37. Não se perderam, isso, porque Jesus desceu do céu não para fazer a própria vontade, João 6 38 mas a vontade daquele que o enviou, João 6: 39 o servo mau nunca foi justificado, nunca foi regenerado, nunca foi eleito, se fosse, Cristo não o perderia.
      A questão do talento
      Sobre a questão do talento, quem não teme a Deus também tem talentos dados por Deus, ex. Caim trabalhava com o solo, ele tinha potencial para se tornar um agrônomo, ou ele tinha conhecimento profundo sobre como trabalhar com o solo? É bem possível que tivesse conhecimento suficiente para manter toda a sua família, e desenvolver ou aperfeiçoar para suprir a necessidade de toda a cidade que fundou, e expandir (...) Ele poderia ter a capacidade de ensinar outros a trabalhar com o solo também. Outro exemplo é Tubalcaim, ele era artífice de todo um instrumento cortante de bronze e de Ferro. Talentos. Toda sociedade desenvolvida pelos descendentes de Caim pereceram no dilúvio, e o próprio Caim é chamado por Pedro como filho do maligno, mas tem talento. Talento, me parece que não é sinônimo de dom de justificação. (...)
      Reconheço a questão literal e histórica sobre o talento = a dinheiro. (....)

  • @fernandoalves4699
    @fernandoalves4699 2 роки тому +3

    Dúvidas:
    Achei muito interessante. Mas não sei se entendi corretamente. Sei que essa não é a forma que um anglicano gostaria de explicar, mas para mim acaba ficando mais fácil de entender, ou seja, partindo dos 5 pontos do calvinismo, as diferenças e concordâncias seriam estas abaixo?
    1. Depravação Total - Há concordância
    2. Eleição Incondicional - Há concordância
    3. Graça Irresistível - No anglicanismo a graça é resistível. Mas, se a eleição é incondicional, pelo menos para os eleitos, em algum momento, a graça se tornará finalmente irresistível, pois eles serão glorificados no final.
    4. Expiação Limitada - No anglicanismo a expiação é ilimitada.
    5. Perseverança dos Santos - A salvação não é apenas para eleitos mas também para não-eleitos. Então a salvação pode ser perdida. No entanto, olhando para o fim de tudo, os eleitos perseverarão isto é, durante o processo podem cair da graça, mas voltarão à salvação e serão glorificados por serem eleitos. Da mesma maneira, os não-eleitos, olhando para o fim de tudo, se foram salvos, em algum momento do processo cairão da graça definitivamente, pois não serão glorificados, antes condenados.
    Seria isso mesmo?

    • @Fabiano-tp9bo
      @Fabiano-tp9bo 2 роки тому

      Sim, de certa forma (eu pelo menos entendi assim).

  • @danieltrefzger9003
    @danieltrefzger9003 11 місяців тому +1

    Me considero calvinista moderado. Tenho dúvidas sobre o princípio regulador do culto. Creio no sola scriptura, mas acho que ele é mal interpretado no seio evangelical e reformado. Diante disso: Como o anglicanismo le o Sola Scriptura diante da realidade bíblica em se valorizar tradição apostolica? Como equilibrar a tradição apostólica e as escrituras sem as igualar em autoridade (as escrituras são superiores!), mas sem desprezar a tradição dos Apóstolos (coisa que as escrituras também não autorizam!)?

  • @jandersoncaldeiramenegardo1674
    @jandersoncaldeiramenegardo1674 2 роки тому +2

    Pastor Carlos Augusto vailate tem estudos refutando os calvinista

  • @lucaslxma
    @lucaslxma 2 роки тому +3

    Amei o vídeo. Reverendo, o senhor subscreve os 39 artigos e as homilias? Pergunto isso pois, assim como o senhor, eu acredito na dupla justificação, porém às vezes essa ideia me parece incompatível com esses documentos do Anglicanismo. Isso me deixa especialmente preocupado porque estou considerando me tornar anglicano futuramente, mas não gosto da ideia de estar em uma igreja e selecionar só alguns pontos da doutrina dela, rejeitando outros. Se puder me ajudar, eu agradeço!

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому

      Olá, Lucas. Subscrevo aos 39 Artigos, sim. Não existe subscrição às homilias na Igreja Anglicana. Mas se a questão é com a dupla justificação, ela é ensinada no livro de Homilias. Veja, por exemplo, a Homilia sobre Esmolas.

    • @lucaslxma
      @lucaslxma 2 роки тому

      @@RevGyordano Ok, muito obrigado!

  • @franciscobuzzorodrigues7279
    @franciscobuzzorodrigues7279 2 роки тому +3

    XVII. DA PREDESTINAÇÃO E ELEIÇÃO A predestinação para a Vida é o eterno propósito de Deus, pelo qual (antes de lançados os fundamentos do mundo) tem constantemente decretado por seu conselho a nós oculto, livrar da maldição e condenação os que elegeu em Cristo dentre todos os homens, e conduzi-los por Cristo à salvação eterna, como vasos feitos para honra. Por isso os que se acham dotados de um tão excelente benefício de Deus são chamados segundo o propósito de Deus, por seu Espírito, operando no tempo devido; pela Graça obedecem à vocação, são justificados gratuitamente; são feitos Filhos de Deus por adoção; são criados conforme à imagem de seu Unigênito Filho Jesus Cristo; vivem religiosamente em boas obras, e enfim chegam, pela misericórdia de Deus, à felicidade eterna. Assim como a pia consideração da Predestinação, e da nossa Eleição em Cristo, é cheia de um doce, suave e inexplicável conforto para as pessoas devotas, e os que sentem em si mesmos a operação do Espírito de Cristo, mortificando as obras da carne, e seus membros terrenos, e elevando o seu pensamento às coisas altas e celestiais, não só porque muito estabelece e confirma a sua fé na salvação eterna que hão de gozar por meio de Cristo, mas porque de modo veemente acende o seu amor para com Deus; assim para as pessoas curiosas e carnais, destituídas do Espírito de Cristo, o ter de contínuo diante dos seus olhos a sentença da Predestinação de Deus é um precipício muitíssimo perigoso, por onde o Diabo as arrasta ao desespero, ou a que vivam na indignidade dos seres mais impuros, de maneira não menos perigosa que o desespero. De mais, devemos receber as promessas de Deus do modo que nos são geralmente propostas nas Escrituras Santa e seguir em nossas obras a Vontade de Deus, que nos é expressamente declarada na Palavra de Deus.

    • @davidsousaRJ
      @davidsousaRJ 2 роки тому +3

      Isso é mencionado no vídeo a partir de 3:49. Mas calvinismo não se reduz meramente a predestinação.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +2

      Exatamente.

    • @simonechagas75
      @simonechagas75 2 роки тому

      Incondicionalmente condicionada à fé em Cristo.

  • @simonechagas75
    @simonechagas75 2 роки тому

    Ramon falando. Reverendo, acredito que mesmo a eleição sendo de certa forma incondicional, posso ter certeza de minha salvação uma vez que estou em Cristo, com minha fé "escalonando" através da graça concedida nos sacramentos. Realmente, para aqueles que vivem no pecado a doutrina da predestinação proporciona pavor.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому

      Essa certeza através dos sacramentos é condicional.

  • @yagomeira5045
    @yagomeira5045 2 роки тому +2

    Admiro seu trabalho Rev. e entendo seu ponto de vista, porém , de forma respeitosa, eu faço a seguinte pergunta: Como posso eu perder algo ( salvação) que por mim mesmo não sou capaz de alcançar ?
    Uma das coisas mais bonitas que acho na Igreja Anglicana é a variabilidade teológica de interpretação dos 39 artigos de fé, pois sem ela não seria possível grandes teólogos anglicanos que muito admiro, que creem na perda como C.S lewis e outros que não creem na perda da salvação como John Stott fazerem parte da mesma igreja e serem contemporâneos.
    Um abraço! Parabéns pelo trabalho!

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +2

      Por que você não poderia perder algo que não alcança? O tempo todo nós fazemos isso. Nós perdemos a vida, perdemos o tempo, perdemos oportunidades que não criamos. Perdemos tantas coisas que não alcançamos. É perfeitamente possível perder o que você não alcançou.

    • @yagomeira5045
      @yagomeira5045 2 роки тому +2

      ​@@RevGyordano Obrigado, pela resposta Rev. Entendo seu ponto de vista, mas ainda penso diferente, seus exemplos de perda das oportunidades são exemplos que pelo agir humano podem ser alcançados basta apenas o agir/responsabilidade humana em concreto naquele sentido para realização daquele fato ( respeitando sempre a soberania de Deus), contudo outros que possuem carater Transcendental e não apenas Imanente, como por exemplo: a vida, morte, e claro a própria salvação em nada depende de nós, mas tão somente da vontade Divina.
      Um abraço!​

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +2

      É que a Bíblia ensina que nós alcançamos a salvação e que devemos nos esforçar para entrar pela porta da vida.

    • @yagomeira5045
      @yagomeira5045 2 роки тому +1

      ​@@RevGyordano Sim rev., nas Escrituras tal afirmação pode ser interpretada de diversas maneiras, como calvinista eu interpreto da seguinte forma: mesmo não sendo possível a perda da salvação para os eleitos desde a fundação do mundo, em nada me exclui da responsabilidade de me esforçar em buscar a Deus que no caso seria para nós calvnistas a chamada perseverança dos santos. Sei que o calvinismo assim como o arminianismo são apenas linhas interpretativas e não dogmas, sei também que se o calvinismo for levado ao extremo pode ser muito nocivo assim como qualquer linha de interpretação teológica.
      Meu intuito aqui era ver seu posicionamento e ressaltar minha admiração pela igreja anglicana por abarcar grandes servos de Cristo mesmo tendo posicionamentos teológicos tão diversos a respeito de um mesmo assunto dentro de uma mesma denominação cristã.
      Isso para mim, é a principal beleza da Igreja anglicana e o que a torna para mim única.
      Posso te fazer uma sugestão de vídeo? Os anglicanos oram ou não pelos mortos ? È pecado na visão Anglicana orar pelos mortos ?
      Sempre tive essa curiosidade, pois já vi posicionamentos diversos a respeito do assunto gostaria de saber a sua visão.
      Um forte abraço, Deus o abençoe!

    • @Lucia_luce
      @Lucia_luce 9 місяців тому +1

      @@yagomeira5045👏👏👏 parabéns pela forma de resposta piedosa e certeira .

  • @brunocavalcante2641
    @brunocavalcante2641 2 роки тому +1

    Acho interessantisso esse equilíbrio
    Na teologia anglicana

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому

      Eu também. É um dos motivos pelos quais eu sou anglicano. :)

  • @franciscobuzzorodrigues7279
    @franciscobuzzorodrigues7279 2 роки тому +2

    X. DO LIVRE-ARBÍTRIO A condição do Homem depois da queda de Adão é tal que ele não pode converter-se e preparar-se a si mesmo, por sua própria força natural e boas obras, para a fé e invocação a Deus. Portanto, não temos o poder de fazer boas obras agradáveis e aceitáveis a Deus, sem que a graça Divina provida à nos por Cristo nos preceda, para que tenhamos boa vontade, e coopere conosco enquanto temos essa boa vontade.

    • @paposacrocast
      @paposacrocast 2 роки тому +2

      Bispo Francisco, ele explicou e expôs esses textos no vídeo.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +3

      Exatamente.

  • @arthurolinto6501
    @arthurolinto6501 2 роки тому +6

    Interessante que mais de 90% dos protestantes não são calvinistas, sempre bom lembrar isso, visto que para muitos o calvinismo é o evangelho.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +3

      O número de calvinistas no protestantismo é bem pequeno mesmo.

    • @arthurolinto6501
      @arthurolinto6501 2 роки тому +5

      @@RevGyordano isso me deixa revoltadíssimo kkkkkk especialmente porque muitos calvinistas o defendem como se ele fosse uma obviedade. Se é assim, por que este número tão pouco expressivo de calvinistas?

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +2

      @@arthurolinto6501 Eu entendo um pouco da revolta. 😄 Acho que as pessoas que pensam assim não se importam com a distribuição da doutrina. Não se importar muito com consenso.

    • @LuigiFilipeBonvenuto
      @LuigiFilipeBonvenuto 2 роки тому +1

      @@arthurolinto6501 O número de anglicanos é igual ao de calvinistas, quiçá menor. Não faz sentido o seu ponto

    • @paposacrocast
      @paposacrocast 2 роки тому +4

      @@LuigiFilipeBonvenuto na verdade, não. A Igreja Anglicana é a terceira maior comunhão de cristãos do mundo, meu amigo. Não tem nem como comparar. E o Arthur nem é anglicano, ele é católico.

  • @compiedade
    @compiedade Рік тому

    Reverendo, o bispo Ryle foi uma pessoa fortemente influenciado pelos puritanos. O que poderiamos dizer a respeito da posição que ele defendia? Isto é, tendo em base a tematica desse video. Que livro voce indicaria para quem esta interessado em conhecer melhor as doutrinas ou teologia da igreja anglicana.

  • @gertbenevides6472
    @gertbenevides6472 2 роки тому

    Quero o contato do reverendo,,tem como?

  • @ze_paulo_2025
    @ze_paulo_2025 2 роки тому

    Reverendo, boa noite. Quando eu era moço, fui batizado numa igreja pentecostal. Mas sinto-me atraído pela igreja anglicana devido à sua abertura e ao ecumenismo.
    O que preciso fazer pra me tornar anglicano, uma vez que já sou batizado?
    Deus abençoe.
    (José Chadan, do canal Púlpito Cristão).

  • @trainmewill4700
    @trainmewill4700 2 роки тому +1

    As crianças, no batismo, são regeneradas de qual/quais pecados?

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +3

      Original.

    • @trainmewill4700
      @trainmewill4700 2 роки тому +1

      @@RevGyordano no caso a criança que morre sem o batismo irá para o inferno, como afirmar Agostinho?

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +2

      @@trainmewill4700 Pouca gente acredita nisso, amigo. Nós não batizamos pensando na morte, e sim na vida.

    • @trainmewill4700
      @trainmewill4700 2 роки тому +1

      Eu entendo, é apenas a consequência lógica. Não seria uma questão de crer, mas de consequências.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +2

      Não é consequência. :)

  • @samuelalmeida7038
    @samuelalmeida7038 2 роки тому

    Se você pode perder a salvação, isso significa que a permanência na salvação é uma ação sua; certo?
    Perder a salvação não é oposto a Predestinação? Predestinação não implica um futuro determinado?
    Se cremos na predestinação, cremos que Deus elegeu os salvos que estão determinados a um futuro certo e preciso, complicado...

  • @p.h.freitas6727
    @p.h.freitas6727 2 роки тому +2

    As vezes me pergunto quantos desses "pontos": expiação limitada, perseverança dos santos, etc... de fato são "Calvinismo" ou simplesmente reações posteriores ao Arminianismo ou espantalho de Arminianismo.
    Muito do que chamamos de "Calvinismo" na verdade é puritanismo, de Perkins e outros.
    Calvino, por exemplo, ensinava regeneração batismal. Então regeneração batismal é Calvinismo de fato! Mas hoje a maior parte dos que se dizem calvinistas negam essa doutrina.
    Por outro lado, é claro que sempre existiram calvinistas na Igreja Anglicana, desde a função até hoje, e a Confissão de Westminster é uma mera versão estendida dos 39 artigos, sendo que ambas as confissões foram escritas pela mesma classe de teólogos de formação universitária de Oxford e Cambridge. Mesmo séculos mais tarde acho difícil não ver o bispo Ryle como um "calvinista" do mesmo tipo que existe até hoje na Igreja Presbiteriana.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому

      A CFW não é uma versão extendida dos 39 Artigos. Ela prega uma doutrina diferente e antagônica em vários momentos.

    • @p.h.freitas6727
      @p.h.freitas6727 2 роки тому

      Por essas e outras, não gosto do termo "Calvinismo", por ser mais ambíguo do que parece, no meio desse emaranhado de nuances e posições variadas. Os "5 pontos do Calvinismo" deveriam se chamar "5 pontos de resposta ao espantalho de Arminianismo". Melhor usar o termo "reformado". São os dois grandes guarda-chuvas protestantes: luteranos e reformados.

  • @uliaraujo6580
    @uliaraujo6580 5 місяців тому

    Começou dizendo o que o vídeo nao é. Esse aí entende bem a cabeça do brasileiro.

  • @gyomontenegro
    @gyomontenegro 2 роки тому

    🙂🙂🙂🙂🙃🙃🙃🙃🙃

  • @JoaoPaulo-hk6rz
    @JoaoPaulo-hk6rz 2 роки тому +1

    Rev. Pelo que eu entendi, então, a Igreja Anglicana acredita que a eleição é incondicional? Que Deus escolhe sem prever fé? Assim como Agostinho e Calvino ensinaram? Eu sei que existem diferenças quanto à predestinação entre Agostinho e Calvino, mas, ambos criam que ela era incondicional. A Igreja Alglicana crê assim também?

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому +1

      O artigo 17 ensina que os salvos são eleitos e não associa essa eleição a nada. É possível interpretar esse artigo como eleição incondicional.

    • @JoaoPaulo-hk6rz
      @JoaoPaulo-hk6rz 2 роки тому

      @@RevGyordano a sim. E a tua posição? Você vê a eleição como incondicional ou condicional?

  • @Manocril
    @Manocril 2 роки тому +2

    A cada dia eu amo mais conhecer o anglicanismo.

  • @mateusferraz2321
    @mateusferraz2321 2 роки тому

    ola pastor sou católico. Tenho uma dúvida: os anglicanos são protestantes ou é uma via média entre católicismo romano e protestantismo?

    • @Fabiano-tp9bo
      @Fabiano-tp9bo 2 роки тому

      A Igreja Anglicana, que significa Igreja da Inglaterra, é uma Igreja do movimento protestante. Mas, ela existe desde os primeiros séculos do cristianismo, pois a igreja do território inglês já existia nessa época, inclusive a primeira Igreja Cristã instituída na Inglaterra, foi a Igreja Celta, logo os Anglicanos tem sua origem nessa Igreja. No Concílio de Arles, na França, que ocorreu no ano de 314 d.C., três bispos de uma Igreja inglesa - desconhecida das autoridades eclesiásticas romanas - marcaram sua presença, os primeiros bispos anglicanos de que já se teve informação. O Papa Gregório, no ano de 597, enviou até as ilhas britânicas seus mensageiros, quarenta monges liderados por Agostinho, que se tornou o primeiro Arcebispo de Cantuária, nesse momento a Igreja da Inglaterra se uniu a Igreja Católica Apostólica Romana e recebeu seu Episcopado Histórico. Após vários séculos, a Igreja britânica decidiu que o melhor caminho era romper com a Igreja Católica Romana, o que aconteceu inicialmente em 1534, por meio do rei Henrique VII. Então a partir de 1534, a Igreja Anglicana saiu do catolicismo romano e aderiu ao movimento protestante.

  • @cleitonsilva8337
    @cleitonsilva8337 Рік тому +2

    A profundidade da teologia catolica, ortodoxa e anglicana, é devido jamais terem abolido o tri-pé, Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério.
    Não estão limitados a miopia e rigidez do Sola Scriptura.

  • @joserubensmedeiros1610
    @joserubensmedeiros1610 2 роки тому +2

    Sem intuito ofensivo, mas eu afirmaria tranquilamente que, em realidade, nem mesmo os calvinistas são calvinistas. Aliás, percebe-se que NINGUÉM é calvinista na prática. Basta olhar os que assim se identificam com suas práticas cotidianas, com seu jeito de viver, com suas orações, com suas omissões, com suas decisões, com seus pensamentos; ou seja, absolutamente incompatíveis com o determinismo pleno chamado calvinista escrito na Confissão de Fé de Westminster.

    • @RevGyordano
      @RevGyordano  2 роки тому

      Eu penso que existem calvinistas, sim. Mas entendo seu ponto de vista.

    • @joserubensmedeiros1610
      @joserubensmedeiros1610 2 роки тому

      @@RevGyordano Na realidade incontestável, as teses doutrinárias propostas pelo francês João Calvino (livro "Institutas da Religião Cristã"), e sintetizadas na chamada Confissão de Fé de Westminster, representam nada mais, nada menos, do que *EXCLUSIVAMENTE LIDAR COM O ABSOLUTO NIILISMO EXISTENCIAL* .
      Dito de outro modo, os calvinistas se inserem numa espécie de mundo onde não existem PROBABILIDADES, NÃO EXISTEM POSSIBILIDADES, NÃO EXISTE O IR, NÃO EXISTE O VIR, NÃO EXISTE FUTURO, NÃO EXISTE CONVERSÃO, NÃO EXISTEM INICIATIVAS QUAISQUER POR PARTE DO SER HUMANO NUMA HISTÓRIA PREDELINEADA DE MODO INEXORÁVEL E CRONOMETRADO.
      E mesmo assim eles (calvinistas) FAZEM ORAÇÕES, utilizam corriqueiras frases do tipo "SE DEUS QUISER" (como se Deus fosse analisar para só então optar entre querer ou não querer), "AMANHÃ IREI" (como se fosse possível IR ou NÃO IR), ainda que encaixadamente no contexto imutável da INEXORÁVEL PREDESTINAÇÃO que tudo abrange.
      Por isso, repito: na prática cotidiana não existe NINGUÉM NO MUNDO que seja calvinista no sentido doutrinário. No máximo, alguém poderia se rotular como calvinista querendo exclusivamente se referir a uma espécie de livre admiração por esse escritor francês. Nada mais.

  •  2 роки тому +1

    Pra mim Calvino foi pior do que Lutero . Na minha opinião ele é o precursor da teologia da prosperidade.