Erosão causada pela construção do Porto do Açu segue em ritmo acelerado na Praia do Açu

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 31 гру 2024
  • É de conhecimento público que a construção do Porto do Açu, em São João da Barra/RJ traria mudanças pra região, o que pouca gente sabe é que a erosão causada na Praia do Açu, que empresta o nome para o Porto "do Açu" estava prevista no EIA (Estudo de Impactos Ambientais)/RIMA (Relatório de Impactos Ambientais) antes mesmo da construção do Terminal 2 do Porto do Açu. Com a construção de 2 mega estruturas com muita rocha e concreto os molhes (quebra-mar) com mais de 1.5 km mudaram toda a dinâmica costeira da Região, causando acúmulo de areia junto ao quebra-mar e subsequente erosão costeira nas demais áreas.
    O RIMA é bem claro quanto ao problema antes mesmo dele acontecer, considerando o impacto como MUITO ALTO (MA) e sugerindo monitoramento constante para possíveis medidas compensatórias que envolvia a princípio engordamento do trecho da praia onde a erosão ocorresse, coisas que nunca foram feitas pelo empreendimento que se nega ter responsabilidade sobre tais eventos!
    O órgão licenciador e as autoridades compentes por sua vez fazem vista grossa e não cobram do empreendimento suas responsabilidades sócio/ambientais e o Açu continua sofrendo fortemente com a erosão.
    Imagens de satélite são claras quanto a estabilidade costeria por mais de 20 anos, o que mudou drasticamente com a construção dos terminais do Porto do Açu, ocasionando fortes mudanças na movimentação de sedimentos em toda a orla no entorno!

КОМЕНТАРІ •