Eu me sinto assim, é horrível. Eu me considero uma pessoa muito mimada, meus pais sempre fizeram tudo por mim, e estou acostumada com tudo sendo do meu jeito. Hoje eu vejo o quanto isso tem me prejudicado. É horrível, simplesmente horrível. Relacionamentos conturbados, sofrimentos... Quero conseguir ter maturidade para lidar com tudo isso.
PASSE A TER MAIS RESPONSABILIDADE, DIGA NÃO A ELES QDO QUISEREM RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS! VC TEM QUE SE POSICIONAR E COMEÇAR A TER AUTO RESPONSABILIDADE!
Cresci com uma mãe infantilizada, eu nunca me senti filha, sempre me senti mãe e responsável, por ela … Pais assim são um fardo terrível para os filhos 😭
Pior tbm é ter uma "mãe" que passa a vida toda preferindo estagnar no papel de vítima pra não assumir culpa e responsabilidades de nada, pessoas assim nunca cresce como ser humano e só sabem dar trabalho na vida dos filhos
Conheço uma mãe assim também. Ela fica brava por pouca coisa, quer assistir todos filmes no cinema de super heróis, agora montou um quarto com bonecos da Marvel. As filhas fazem tudo por ela.
tenho um vizinho de 37 anos mimado, ele acha que pode tudo. Uma vez ele teve um ataque de fúria porque eu pedi que ele parasse de fuma debaixo da janela do meu apartamento. O cara é totalmente descontrolado, tenho até receio dele fazer alguma maldade com alguém, porque ele explode com todos que o contrariam.
1:43 caro senhor, uma mulher bem resolvida não precisa dos elogios do marido para se sentir completa. Outro aspecto é que os preliminares começam antes de ir para a cama, é o cuidado que o outro revela no dia a dia, que faz essa mulher desejar o companheiro. Por outro lado essa atitude de chegar a casa e achar que a companheira está lá sempre disponível sexualmente é abusiva.
As consequências são as mais variadas. O importante seria conseguir identificar o caso particular em terapia e trabalhar para fazer a única coisa que pode ser feita: mudar o passado! Parece louco, mas acredite: O único tempo que a gente consegue mudar é o passado. Sabe como? Ressignificando. A partir do momento que os traumas e suas consequências são identificados, aí começa o trabalho de ressignificar o passado. Com a ajuda de um profissional (psicólogo, psicanalista), as consequências de uma infância problemática (seja qual for) podem sim ser minimizadas a fim de alterar o nosso eu no futuro. Não é um trabalho fácil, mas é possível. Com paciência, terapia, fortalecimento de autoestima e perdão (sim, perdoar os pais porque eles não são perfeitos, não atenderam às demandas dos filhos e não souberam fazer as coisas de outra forma), perdão aqui no sentido de desobrigar o outro, é possível sim traçar novos rumos, curar as feridas internas e buscar ser uma versão melhor de si. De novo, não é fácil, demanda tempo e não é um processo linear (haverá recaídas), mas é possível.
Levei meus filhos à casa do meu irmão (41 anos) para se divertirem com os meus sobrinhos. Ao retornar para casa minha filha contou chorando, que meu irmão a havia segurado entre as pernas no fundo da piscina em uma de suas "brincadeiras" (em regra, de péssimo gosto). No momento em que ela me contou, me lembrei de outras "brincadeiras" como essa que meu irmão já havia feito com outras crianças, inclusive com outro sobrinho (filho da nossa irmã mais velha, geralmente com pessoas vulneráveis) que era deficiente e tinha menos de três anos (como meu sobrinho não falava, gemia de dor. Eu sempre intervi para protegê-lo). Então entrei em contato com o meu irmão e o questionei sobre o relato da minha filha. Ele ficou super agressivo e passou a atacar a minha filha (que tem 12 anos) com palavras como "cínica", "cobra", enfim, e a me atacar. Na verdade, tentou transferir para mim a carga dele próprio, mas não a tomei para mim. Conclusão: acabou revelando a si mesmo o quão imaturo, mimado e infantil ele é. Sobre a fala do doutor sobre esposas que se negam a ter relação sexual depois que o marido retorna do serviço, pelo fato de ele não ter feito contato durante o dia, enfim... Isso não acontece quando a mulher é casada com um homem maduro, porque homens maduros sabem que "a relação sexual começa no café manhã"; não sai de casa antes de "preparar o ambiente". Abc
Caramba, tenho até medo do que o pai da sua filha vai fazer com ele. PQP. Tenho um tio infantil assim, na verdade tinha, pois não olho na cara dele há 3 anos. Pessoas assim devem ser excluídas da sua vida. Mesmo sendo seu irmão. Só traz prejuízo pra sua vida.
Dr., como fazer quando se convive com uma pessoa que ñ aceita que seja dito que os problemas existem. Que ñ aceita discussão sadia para a resolução dos problemas?
Minha mãe é assim, no geral ela é uma pessoa maravilhosa, hoje sou casada e não vivo mais com ela, porém ela tem alguns problemas pessoais, tipo o irmão dela (sei que é meu tio mais não somos próximos) tem problema com bebida é separado e mora na aba dela, financeiramente depende muito dela atualmente, as vezes ela reclama dele, muitas vezes eu, minha irmã mais nova, outros parentes e até amigos, tentamos dar conselhos sobre esse assunto, falamos pra ela se mudar ( a casa que eles moram meio que herança dos meus avós) .. ela é aposentada, era funcionária pública ganha razoável pra morar num apartamento bacaninha sabe? Porém ela não larga mão e fica na mesma sofrendo, já sofri muito junto, mais agora não mais, hoje entendo que foi uma escolha dela viver assim e que se ela não quer sair da zona de conforto pra ter uma mudança na vida dela não tem oq fazer 🤷🏽♀️ ..
Ótima reflexão! Vou aplicar a mim mesma para ver se não tenho atitudes infantilizadas, afinal no fim das contas quem acaba sofrendo somos nós mesmos! Gratidão doutor...
Eu encontrei várias pessoas com esse perfil e inclusive com mestrado, doutorado, etc. Como é difícil lidar com esse tipo de perfil. Tem desregulação emocional constantemente, recusa cooperar, etc. Complexo!
Eu tenho percebido minhas atitudes infantil quando vou pedir algo a minha chefia , não me comporto como adulta quando tenho que bater de frente com alguém.
Pode acontecer de uma pessoa que era pobre e quando cresceu, conquistou dinheiro mas desenvolveu comportamento infantil. Como se fosse uma autorejeição da sua realidade menos afortunada no passado ou uma vergonha de expô-la a público faz com que ela suprima semiconscientemente seus sentimentos com relação a isto para não demonstrar sinais de uma suposta "fraqueza", assim como ela se julga. Pois sabemos que a sociedade impõe certos valores como a conquista/autorealização financeira, porém muitos não conseguem ser "bem-sucedidos" e acabam por apresentar essas deformações psicológicas.
Gostei da abordagem, e muito da parte que dizes" não existe medicamento para pessoa infantilizada" . O assumir a responsabilidade pela própria vida, pelas ambivalências que ela traz, é sinal de amadurecimento. A terapia pode ajudar, se a pessoa se questiona e deseja mudar. Tudo tem seu tempo na vida, e ser adulto tem suas peculiaridades.
Meus pais são assim, foi mto difícil amadurecer e conhecer o mundo sozinho sem orientações básicas de como a sociedade funciona em seus relacionamentos etc. Hoje com 30 anos vivo um desafio grande, pq parece que quanto mais eu cresço e mais me desenvolvo eles ficam mais birrentos ou não assumem responsabilidade por nada. É um pesadelo. Doi porque você sabe que tendo consciência disso quem deve agir sou eu mas distanciar deles, já sendo eles separados tbm, me custa muito pela dor de pensar em como eles seguiram sem eu estar próximo. Ambos tem 60. Já cansei de orientar amorosamente mas não vai. Enfim...
minha família mim infantiliza muito e mimtratao como indefeza incapaz ou inconsequente meu pai tem medo de mim deixar sozinha em casa mesmo eu sendo maior de idade e eles mim passao muita insegurança com isso minha mae ate mim pergunta o que eu ia fazer se aparecece um assaltante aqui qual seria a minha reacao se isso acontecesse tipo afirmando que eu sou capaz de ficar sozinha em casa . minha família nao mim passa segurança de forma saldavel e eles adoram apontar o dedo e adoram ficar tipo mim testando como si eu tivesse que provar que eu sei se virar sonzinha sei lá nao sei lidar com isso a isso sempre refoça que eu realmente nao sou capaz de ser independente de forma madura .por por que ela perguntou que eu nao sei reagir ha mum asaaltante invadir a casa quando eu tivesse sozinha qui se ela já sabia a resposta disso? eu sou realmente uma perdedora na vida e minha família nao sei fazer nada e quando faço faço errado ou de forma desajeitada e minha família sempre reforça isso .
Vish, a mulher do meu irmão é super infantilizada, quando a vontade dela não era feita até vomitava ou passava mal em diversas formas (dores de cabeça, azia, pitis, vômitos e afins), só meu irmão pra amar aquilo porque de resto geral a detesta (inclusive a família). Hoje em dia diz ele que ela faz tratamento, mas por enquanto não tá surtindo muito efeito.
Eu tive uma amiga assim. Tentei manter a amizade até que chegou um momento que não aguentei e cortei laços. É muito difícil convíver com uma pessoa assim.
Provavelmente, dr! Porque não fui mimado na infância mas me parece que tenho esse tipo de comportamento. Sou exigente e espero que minhas necessidades sejam supridas, na medida do possível.
Também não fui "mimada", fui negligênciada emocionalmente, não passei necessidades financeiras na infância mas houve muita negligência emocional, meus pais dificilmente conversavam comigo.
Boa abordagem. No entanto, como assisti em outro canal, também abordaram o lado oposto desse tipo de criação. Seria quando a criança é negligenciada, e fica infantilizada justamente pela fato de não ter sido devidamente assistida em as suas necessidades quando criança. Parece que são duas faces da mesma moeda.
Pessoas infantilizadas conseguem protagonizar casos impensáveis. Eu soube de um caso em que o casamento durou dois meses porque a mulher não cozinhava, o rapaz também não e um ficava colocando a culpa no outro. I N A C R E D I T Á V E L.
Sem dúvida Dr. Nelio, sem contar que crianças precisam de referencias adultas para seu amadurecimento e não conseguem achar isso em seus pais caso infantilizados. Criando gerações e gerações de infantis.
Na minha percepção de infantilidade está relacionada também a falta de uma pessoa não ter sido “mimada” na sua respectiva infância. Minha irmã é mais velha que eu, e tem um comportamento infantil, tudo que ela não teve na infância, tipo quer tudo rosa como se fosse uma menininha, bate o pé como se fosse uma criança sendo contrariada e tal.😅
Isso parece mais narcisismo. O meu irmão ficou narcisista depois que o meu pai deu um chute na barriga dele e ele voou nas vidraças e ficou todo cortado fodido sangrando pela boca. Ele correu risco de vida pq não foi levado ao hospital para acobertar o meu pai. E hoje em dia ele é narcisista e acha que o meu pai fez essas coisas pq era racista com ele. A família então é toda fodida eu antissocial e meu irmão narcisista.
@@nugget6635 Não julgue assim, de acordo com a psicanalista taryana tem muita gente que parece mas não são. Eu não creio que ele possa ser se não tem diagnóstico. Isso vai bem mais fundo
@@nugget6635 deixa eu ver se eu entendi O seu pai quase mata o seu irmão, o seu pai não o levou no médico pra não se ferra, o seu irmão ficou ressentido com o seu pai e ai seu irmão é o narcisista? Wtf?
Essa parte da infância é estranho, a minha mãe teve uma infância violenta, teve que sair de casa cedo e trabalhar como empregada desde os 13 anos, se casou com 14, más na fase adulta, ela não cresceu, ela se comporta igual uma criança.
Dr. Nelio, bom dia! Primeiro tenho que agradecer pelo seu canal, seus vídeos são ótimos para ajudar a me entender melhor e a ajudar em diversas reflexões, e agradecer mais ainda por fazer tudo isso em tão pouco tempo de video e de um jeito simples. Não sei se já tem este tema no canal, mas poderia falar sobre o Sentimento de não pertencimento ou deslocamento social? Acredito ser um tema bastante interessante e não muito falado atualmente, desde já agradeço e continue com esse grande projeto!
Obrigado pela sugestão. Escrevi o livro a Arte de ser infeliz - desarmando armadilhas emocionais que tem site Amazon, que toca em mais profundamente em assuntos que sugeristes.
Primeiramente quero lhe agradecer pelos vídeos, são ótimos e grande retorno. Sigo seu Canal ainda nao possuo o livro mas, ainda terei. Sempre compartilho seus vídeos. A respeito do assunto deste vídeo gostaria de deixar uma sintese, me corrija se estiver errada ou sem sentido. Existem também aquelas pessoas que tem momentos de infantilidade ou atos, devido terem uma infância sofrida que a obrigou a amadurecer muito cedo. Isto pode refletir ao longo da vida adulta, em pequenos lapsos momentaneos. Ao qual está ligado ao nosso subconsciente, podendo ser levado também através de um gatilho em momentos de fraqueza.
Bem interessante, isso acontece em todas as idades pessoa cresce mas a mente não. Elas não aceitam o NÃO, ficam dando birra. NÃO e NÃO mas as pessoas tiranas que são infantilizadas não compreedem isso. São extremamente irritantes.
Não ligo se não fazem o que eu quero, mas eu me importo muito em como as pessoas me tratam. Se sou maltratada, fico aborrecida e entristecida, me isolo, fecho a cara, fico monossilábica (com respostas curtas), fico de um jeito que todos percebem que não tô legal, até eu digerir a situação, desabafar com a pessoa como me senti e nos entendermos. Meus pais me chamam de "pirracenta", mas gostaria de ouvir um parecer profissional. O que o senhor, ou outro profissional, acham disso?
Kelly, é natural sentir-se afetada pelo modo como os outros nos tratam. Suas reações são uma forma de expressar seus sentimentos e buscar entendimento. É importante, porém, aprender a comunicar suas emoções de maneira saudável e construtiva. Em vez de reagir de imediato, tente refletir sobre o que sente e expressar isso de forma clara e respeitosa. A comunicação efetiva pode ajudar a resolver mal-entendidos e fortalecer relacionamentos.
O "desmaio" foi uma manipulação p ela conseguir o que queria. Eu já conheço essa malandragem manipulativa de perto a anos. (O pior é que ainda tem gente pra cai nessa tá) Cresci num lar assim onde via isso e outras coisas desse tipo acontecerem 24 hs por dia.
Entendo que essa tendência deve se intensificar nos próximos anos/décadas. O capitalismo supervaloriza o individualismo e a satisfação imediata dos desejos. Por outro lado, a condenação de castigos físicos tem imposto novos limites aos pais ao educar seus filhos, pois poucos conseguem educar efetivamente sem recorrer à violência física ou psicológica.
Muito bom, gostei da abordagem madura e realista.O infantilismo adulto tem vários aspectos, no meu caso foi a super proteção e controle, até a vida adulta, ou seja, ainda estou no ninho.
Nem todos os casos pois eu sou assim e me criei sendo espancada fui até estuprada dentro de casa😞😖com 13 anos fui embora da casa dos meus pais trabalhar e morar sozinha. Me da tristeza lembrar dessas coisas.
Dr.Nelio pode haver situacoes contrarias tambem ?? de pessoas que sofreram na infancia e depois de adultas se tornam mimadas pois acham que todos tem a obrigacao de mima la em virtude de nao ter recebido nenhum tipo de afeto na infancia .
Pessoas com muitos sofrimentos na infância tendem a se abaterem na vida adulta e, muitas vezes não reivindicam nada, mas as relações não são matemáticas.
Achei que é pq eu não fui criada com meu pai, e gosto que meu marido tenha um tratamento cmg como se eu fosse uma filha dele. Mas eu não sou de ficar com birras não. Tô querendo saber que porra é essa que eu tenho então 😆
Nem todos infantilizados foram mimados na infância....acho que a ausencia compensatória tb define a infantilização....falta de limites e direcionamento!!!
Viu doutor... a mulherada tah atenta kkkk. Adorei q vc complementou respondendo ao pedido de exemplo masculino. Adoro seus videos... acho q ajudam muito. Uma duvida: Qdo uma pessoa eh muito teimosa/inflexivel pode ser considerada infantilizada por querer tudo do seu jeito? Ateh onde podemos chamar de "persistencia" saudável? kk Abraços!!!
Boa tua observação. Pode ser uma imposição aos outros o que as crianças fazem sempre. Bom observar e conversar com a pessoa. Se puder compartilhar e pedir que as pessoas se inscrevam no canal ajuda a maior divulgação. Tb tem o livro A arte de ser infeliz -desarmando armadilhas emocionais, no site da amazon.
Escrevi o livro a Arte de ser infeliz - desarmando armadilhas emocionais que tem site Amazon, que toca em mais profundamente em assuntos que sugeristes. Precisa ter cuidado com o papel dos pais que às vezes, deixam o filho mais grudado.
A parte do Sexo eu discordo Nélio. No livro "Vagina uma biografia" a autora cita que pequenas gentilezas no seu dia a dia com a sua mulher (uma máquina de roupas que você dobrou, guardou) (um momento em que você brincou com seu filho)(demonstrou ser um marido dedicado) isso tudo gera pulsos vaginais. E Mesmo sem ser algo com intuito sexual faz toda a diferença depois no sexo. Pra mulher o Sexo Bom é aquele que já começa bom. As atitudes no dia a dia. A química antes das preliminares e por fim as preliminares. Essenciais para um bom sexo pra elas. Somos Homens racionais o que não exclui nossa responsabilidade de ser emocional pelo menos em um tempo 15/20 minutos que vc faz uma coisa pra sua família. Isso é cuidar de cada área da sua vida durante o dia a dia. Baseado na inteligência emocional. Mas existem sim mulheres que são excessivamente apegadas. Aí sim é realmente um problema. Que tem que ser analisado para se saber o motivo de ela estar assim... Se ela está te iludindo, de TPM, foi muito mimada etc
Existe o fato da pessoa mimada e existe o fato da pessoa conquistada. Uma mulher precisa sim sentir o homem dando prioridade e atenção em determinadas situações. Sexo não é só se abrir e pronto. Nem com homem é assim, mtss vezes o homem tá estressado no trabalho e n consegue ter relação. Então o exemplo foi bastante irresponsável
Não sei o conceito certo da palavra mimada. Mas me mais que fui tolhida nas minhas capacitação. Já que para tudo eu era tida como incapaz e era tudo feito por mim. Eu era incapaz. Me sinto incapaz. Me sinto inferior aos demais. Me vejo inferior a todos e o mundo me aterroriza. Tenho pânico de muitas situações que para maioria é corriqueira. Ser mimada para uns, para outros é trauma. Depende do ponto de vista.
Eu me sinto assim, é horrível. Eu me considero uma pessoa muito mimada, meus pais sempre fizeram tudo por mim, e estou acostumada com tudo sendo do meu jeito. Hoje eu vejo o quanto isso tem me prejudicado. É horrível, simplesmente horrível. Relacionamentos conturbados, sofrimentos... Quero conseguir ter maturidade para lidar com tudo isso.
PASSE A TER MAIS RESPONSABILIDADE, DIGA NÃO A ELES QDO QUISEREM RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS! VC TEM QUE SE POSICIONAR E COMEÇAR A TER AUTO RESPONSABILIDADE!
Só por vc reconhecer, já é o primeiro passo para começar a mudar
Já é o primeiro passo !!
Voce vai conseguir Rai, tudo comeca com a consciência ❤️
O primeiro passo pra cura, é saber que vc tem a doença...
Cresci com uma mãe infantilizada, eu nunca me senti filha, sempre me senti mãe e responsável, por ela … Pais assim são um fardo terrível para os filhos 😭
Hoje podemos fazer diferente. Graças a Deus somos Adultos.
eu tbm
Pior tbm é ter uma "mãe" que passa a vida toda preferindo estagnar no papel de vítima pra não assumir culpa e responsabilidades de nada, pessoas assim nunca cresce como ser humano e só sabem dar trabalho na vida dos filhos
Conheço uma mãe assim também. Ela fica brava por pouca coisa, quer assistir todos filmes no cinema de super heróis, agora montou um quarto com bonecos da Marvel. As filhas fazem tudo por ela.
Vivo esse tipo relação materna com a minha mãe narcisista.
tenho um vizinho de 37 anos mimado, ele acha que pode tudo. Uma vez ele teve um ataque de fúria porque eu pedi que ele parasse de fuma debaixo da janela do meu apartamento. O cara é totalmente descontrolado, tenho até receio dele fazer alguma maldade com alguém, porque ele explode com todos que o contrariam.
Muito bom vídeo! !!
Muitos adultos vivem assim não podem ser contrariada que viram crianças dando birra...é desgastante conviver com pessoas assim.
1:43 caro senhor, uma mulher bem resolvida não precisa dos elogios do marido para se sentir completa. Outro aspecto é que os preliminares começam antes de ir para a cama, é o cuidado que o outro revela no dia a dia, que faz essa mulher desejar o companheiro. Por outro lado essa atitude de chegar a casa e achar que a companheira está lá sempre disponível sexualmente é abusiva.
Concordo plenamente.
Concordei com tudo o que falou, exceto esta parte, achei um péssimo exemplo.
Eu queria saber mais sobre a ausência de cuidados e carinhos dos pais para com o filhos e as consequências na vida adulta.
Muitos transtornos depressão e ansiedade.
As consequências são as mais variadas. O importante seria conseguir identificar o caso particular em terapia e trabalhar para fazer a única coisa que pode ser feita: mudar o passado!
Parece louco, mas acredite: O único tempo que a gente consegue mudar é o passado. Sabe como? Ressignificando. A partir do momento que os traumas e suas consequências são identificados, aí começa o trabalho de ressignificar o passado. Com a ajuda de um profissional (psicólogo, psicanalista), as consequências de uma infância problemática (seja qual for) podem sim ser minimizadas a fim de alterar o nosso eu no futuro.
Não é um trabalho fácil, mas é possível. Com paciência, terapia, fortalecimento de autoestima e perdão (sim, perdoar os pais porque eles não são perfeitos, não atenderam às demandas dos filhos e não souberam fazer as coisas de outra forma), perdão aqui no sentido de desobrigar o outro, é possível sim traçar novos rumos, curar as feridas internas e buscar ser uma versão melhor de si. De novo, não é fácil, demanda tempo e não é um processo linear (haverá recaídas), mas é possível.
@@priscabc83 Isso.
Está sendo muito difícil perdoar meus pais pela ausência emocional... Mas eu tenho fé.
Já deu tudo certo.
Remédio não tira infantilização. Muito bom o vídeo!
O problema é que esses adultos infantilizados não querem fazer terapia.
Até o rato parou pra prestar atenção kkk
Meu pai é assim. Não aceita ser contrariado que já levanta a voz e faz birra de adolescente.
Levei meus filhos à casa do meu irmão (41 anos) para se divertirem com os meus sobrinhos. Ao retornar para casa minha filha contou chorando, que meu irmão a havia segurado entre as pernas no fundo da piscina em uma de suas "brincadeiras" (em regra, de péssimo gosto). No momento em que ela me contou, me lembrei de outras "brincadeiras" como essa que meu irmão já havia feito com outras crianças, inclusive com outro sobrinho (filho da nossa irmã mais velha, geralmente com pessoas vulneráveis) que era deficiente e tinha menos de três anos (como meu sobrinho não falava, gemia de dor. Eu sempre intervi para protegê-lo). Então entrei em contato com o meu irmão e o questionei sobre o relato da minha filha. Ele ficou super agressivo e passou a atacar a minha filha (que tem 12 anos) com palavras como "cínica", "cobra", enfim, e a me atacar. Na verdade, tentou transferir para mim a carga dele próprio, mas não a tomei para mim. Conclusão: acabou revelando a si mesmo o quão imaturo, mimado e infantil ele é.
Sobre a fala do doutor sobre esposas que se negam a ter relação sexual depois que o marido retorna do serviço, pelo fato de ele não ter feito contato durante o dia, enfim... Isso não acontece quando a mulher é casada com um homem maduro, porque homens maduros sabem que "a relação sexual começa no café manhã"; não sai de casa antes de "preparar o ambiente". Abc
Oxi como se não existisse mulheres imaturas só homens né ?
Caramba, tenho até medo do que o pai da sua filha vai fazer com ele. PQP. Tenho um tio infantil assim, na verdade tinha, pois não olho na cara dele há 3 anos. Pessoas assim devem ser excluídas da sua vida. Mesmo sendo seu irmão. Só traz prejuízo pra sua vida.
Da maneira que relatou pareceu ser mais assédio que uma simples brincadeira de um adulto infantilizado.
Se não der atenção pra mulher ela vai mendigar atenção e elogios na padaria o no supermercado com decote, roupa curta ou historias tristes.
Fiquei prestando atenção no rato do livro! kkkkkk
Metendo muita impressão! 🙄
No vídeo sobre adultos infantilizados kkk
Fui perceber só depois que li esse comentário 🤦🏻♂️😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Infantil, como no video
Depois que eu encarei o rato tentando entender o que ele tá fazendo ali... Eu vi seu comentário e concordei kkkkkkk
Muito esclarecedoras as suas colocações. Precisamos estar abertos a novos conhecimentos e poder assim, analisar nosso próprio comportamento.
Bem colocado Dr Nelio Tombini. Obrigado.
Dr., como fazer quando se convive com uma pessoa que ñ aceita que seja dito que os problemas existem. Que ñ aceita discussão sadia para a resolução dos problemas?
Terapia
Não se convive, deixa ela aprender só…
Minha mãe é assim, no geral ela é uma pessoa maravilhosa, hoje sou casada e não vivo mais com ela, porém ela tem alguns problemas pessoais, tipo o irmão dela (sei que é meu tio mais não somos próximos) tem problema com bebida é separado e mora na aba dela, financeiramente depende muito dela atualmente, as vezes ela reclama dele, muitas vezes eu, minha irmã mais nova, outros parentes e até amigos, tentamos dar conselhos sobre esse assunto, falamos pra ela se mudar ( a casa que eles moram meio que herança dos meus avós) .. ela é aposentada, era funcionária pública ganha razoável pra morar num apartamento bacaninha sabe? Porém ela não larga mão e fica na mesma sofrendo, já sofri muito junto, mais agora não mais, hoje entendo que foi uma escolha dela viver assim e que se ela não quer sair da zona de conforto pra ter uma mudança na vida dela não tem oq fazer 🤷🏽♀️ ..
Excelente!
Belíssimo trabalho
Ótima reflexão! Vou aplicar a mim mesma para ver se não tenho atitudes infantilizadas, afinal no fim das contas quem acaba sofrendo somos nós mesmos! Gratidão doutor...
O contrário de infantilização é poder falar sobre o que não está bem, sem brigar ou ameaçar.
Katia, todos temos algumas atitudes infantilizadas em algum momento. O ruim quando isso é um padrão continuado. Abs
Você gostei muito da sua palestra
Vish, aiai, difícil viver nessa Terra
Obrigada vídeo bom
Excelente!
Excelente , e impossível ter uma vida boa ao lado de infantilizados, exceto se formos altamentes subservientes
Quase todas as pessoas são infantilizadas. Até pq pessoas infanlizadas não significa que elas tem que ser problematizadas
Muito bom
tenho um "amigo" que reclama de tudo aqui em casa, tudo esta errado a comida não ficou boa o sofá é muito alto acho que se enquadra confere?
Excelente video!! Gratidão!
Eu encontrei várias pessoas com esse perfil e inclusive com mestrado, doutorado, etc. Como é difícil lidar com esse tipo de perfil. Tem desregulação emocional constantemente, recusa cooperar, etc. Complexo!
Eu tenho percebido minhas atitudes infantil quando vou pedir algo a minha chefia , não me comporto como adulta quando tenho que bater de frente com alguém.
Eita médico bom me descreveu todinha
Grande doutor Nélio! Curto muito suas análises, ponderações. Poste mais vídeos...
Legal. Bom se puderes tb compartilhar. Agora temos o livro A arte de ser infeliz, na Amazon
Excelente trabalho! Obrigada
Muito bom obrigado.
Pode acontecer de uma pessoa que era pobre e quando cresceu, conquistou dinheiro mas desenvolveu comportamento infantil. Como se fosse uma autorejeição da sua realidade menos afortunada no passado ou uma vergonha de expô-la a público faz com que ela suprima semiconscientemente seus sentimentos com relação a isto para não demonstrar sinais de uma suposta "fraqueza", assim como ela se julga. Pois sabemos que a sociedade impõe certos valores como a conquista/autorealização financeira, porém muitos não conseguem ser "bem-sucedidos" e acabam por apresentar essas deformações psicológicas.
Gostei da abordagem, e muito da parte que dizes" não existe medicamento para pessoa infantilizada" . O assumir a responsabilidade pela própria vida, pelas ambivalências que ela traz, é sinal de amadurecimento. A terapia pode ajudar, se a pessoa se questiona e deseja mudar.
Tudo tem seu tempo na vida, e ser adulto tem suas peculiaridades.
Excelentes pensamentos! Valeu!!
Meus pais são assim, foi mto difícil amadurecer e conhecer o mundo sozinho sem orientações básicas de como a sociedade funciona em seus relacionamentos etc. Hoje com 30 anos vivo um desafio grande, pq parece que quanto mais eu cresço e mais me desenvolvo eles ficam mais birrentos ou não assumem responsabilidade por nada. É um pesadelo. Doi porque você sabe que tendo consciência disso quem deve agir sou eu mas distanciar deles, já sendo eles separados tbm, me custa muito pela dor de pensar em como eles seguiram sem eu estar próximo. Ambos tem 60. Já cansei de orientar amorosamente mas não vai. Enfim...
Tamo junto!
Oxe, vai cuidar da sua vida e deixa seus pais cuidarem da deles fazendo birra mesmo
@@vivikalils kkkk vou te dar atenção pq pelo visto vc se projeta mto p ser vista. Cada uma viu
@@Novaoitava oxe, tentei te ajudar falando pra vc cuidar de vc e deixar seus pais fazendo a birra deles.. Quem se expôs aqui foi vc querido
@@Novaoitava e pelo visto vc já deu atenção ao responder e quem n vai te dar sou eu tchau e bençã kkkkkk
minha família mim infantiliza muito e mimtratao como indefeza incapaz ou inconsequente meu pai tem medo de mim deixar sozinha em casa mesmo eu sendo maior de idade e eles mim passao muita insegurança com isso minha mae ate mim pergunta o que eu ia fazer se aparecece um assaltante aqui qual seria a minha reacao se isso acontecesse tipo afirmando que eu sou capaz de ficar sozinha em casa .
minha família nao mim passa segurança de forma saldavel e eles adoram apontar o dedo e adoram ficar tipo mim testando como si eu tivesse que provar que eu sei se virar sonzinha sei lá
nao sei lidar com isso a isso sempre refoça que eu realmente nao sou capaz de ser independente de forma madura .por
por que ela perguntou que eu nao sei reagir ha mum asaaltante invadir a casa quando eu tivesse sozinha qui se ela já sabia a resposta disso?
eu sou realmente uma perdedora na vida e minha família
nao sei fazer nada e quando faço faço errado ou de forma desajeitada e minha família sempre reforça isso .
Eu sofro a mesma coisa
Adoreeeiii ! Se pudesse dava dois likes, gosto de gente que nao deixa ser manipulada como o senhor.kkkks
Obrigado pelos ensinamentos
Sensacional.
GRAÇAS A DEUS!
TIVE UMA VIDA BOA.
MAS BEM DURA!
NUNCA FUI MIMADO.
TENHO RESPONSABILIDADE CUIDO DE MINHA MÃE IDOSA E ADORO A SOLIDÃO
Vish, a mulher do meu irmão é super infantilizada, quando a vontade dela não era feita até vomitava ou passava mal em diversas formas (dores de cabeça, azia, pitis, vômitos e afins), só meu irmão pra amar aquilo porque de resto geral a detesta (inclusive a família).
Hoje em dia diz ele que ela faz tratamento, mas por enquanto não tá surtindo muito efeito.
MAS ESSE PROBLEMA QUEM IMPLANTOU FORAM OS PAIS, A CULPA NÃO É DELA, POR ISSO TEMOS QUE QUEBRAR MALADIÇOES DE GERAÇÕES, ESSA É UMA!
Muito bom!!!
Adorei
Bem direto. Parabéns
exelente vídeo!!!!!!
Adultos infantis
Qualquer contrariedade já se fecham, não querem conversar com ninguém.
Muito chato isso.
Sou infantil . E nunca fui o centro da minha família e nunca tive nada ninguém me mimou. Meu caso é o quer então?
Meu caso tb kk
Eu tive uma amiga assim. Tentei manter a amizade até que chegou um momento que não aguentei e cortei laços. É muito difícil convíver com uma pessoa assim.
O difícil nem é isso ,e sim ser assim é como se fosse um fardo até pra própria pessoa 😢
Gostei muito !!!
Sinceramente eu fico muito feliz de ouvir.vc.nelio e agradável ti escutar.
Provavelmente, dr! Porque não fui mimado na infância mas me parece que tenho esse tipo de comportamento. Sou exigente e espero que minhas necessidades sejam supridas, na medida do possível.
Também não fui "mimada", fui negligênciada emocionalmente, não passei necessidades financeiras na infância mas houve muita negligência emocional, meus pais dificilmente conversavam comigo.
É o meu caso tbm
Boa abordagem. No entanto, como assisti em outro canal, também abordaram o lado oposto desse tipo de criação. Seria quando a criança é negligenciada, e fica infantilizada justamente pela fato de não ter sido devidamente assistida em as suas necessidades quando criança. Parece que são duas faces da mesma moeda.
Pessoas infantilizadas conseguem protagonizar casos impensáveis. Eu soube de um caso em que o casamento durou dois meses porque a mulher não cozinhava, o rapaz também não e um ficava colocando a culpa no outro. I N A C R E D I T Á V E L.
Muito bom conteúdo, gostei da sinceridade rara.
Me da nos nervos, tipo adultos com síndrome de peter pan, pior coisa que tem no mundo é ter que lhe dar com imaturidade
Gostei
Sem dúvida Dr. Nelio, sem contar que crianças precisam de referencias adultas para seu amadurecimento e não conseguem achar isso em seus pais caso infantilizados. Criando gerações e gerações de infantis.
Não respeitam filas, não sabem esperar, reclamam e não agem.
Gostei! Por favor, faça uma série sobre o feminicídio e o funcionamento patológico que leva a pessoa a cometer tal feito.
Eu me sinto assim,sou homem tenho 19 anos,não me.acho normal.
Na minha percepção de infantilidade está relacionada também a falta de uma pessoa não ter sido “mimada” na sua respectiva infância. Minha irmã é mais velha que eu, e tem um comportamento infantil, tudo que ela não teve na infância, tipo quer tudo rosa como se fosse uma menininha, bate o pé como se fosse uma criança sendo contrariada e tal.😅
Isso parece mais narcisismo. O meu irmão ficou narcisista depois que o meu pai deu um chute na barriga dele e ele voou nas vidraças e ficou todo cortado fodido sangrando pela boca. Ele correu risco de vida pq não foi levado ao hospital para acobertar o meu pai. E hoje em dia ele é narcisista e acha que o meu pai fez essas coisas pq era racista com ele. A família então é toda fodida eu antissocial e meu irmão narcisista.
@@nugget6635 Não julgue assim, de acordo com a psicanalista taryana tem muita gente que parece mas não são. Eu não creio que ele possa ser se não tem diagnóstico. Isso vai bem mais fundo
@@nugget6635 deixa eu ver se eu entendi
O seu pai quase mata o seu irmão, o seu pai não o levou no médico pra não se ferra, o seu irmão ficou ressentido com o seu pai e ai seu irmão é o narcisista? Wtf?
Você é linda 💞🤩
@@nugget6635 Seu pai quase mata seu irmão aí ele é narcisista ?kkk
Se nãooooo me agradar o dia todo, então não dou tentém de noite 😅
Parabéns!!! Ótimo vídeo!!!
Essa parte da infância é estranho, a minha mãe teve uma infância violenta, teve que sair de casa cedo e trabalhar como empregada desde os 13 anos, se casou com 14, más na fase adulta, ela não cresceu, ela se comporta igual uma criança.
Oi...obrigada pelas informações CIENTÍFICAS!!
" Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa "Bíblia
Dr. Nelio, bom dia!
Primeiro tenho que agradecer pelo seu canal, seus vídeos são ótimos para ajudar a me entender melhor e a ajudar em diversas reflexões, e agradecer mais ainda por fazer tudo isso em tão pouco tempo de video e de um jeito simples.
Não sei se já tem este tema no canal, mas poderia falar sobre o Sentimento de não pertencimento ou deslocamento social? Acredito ser um tema bastante interessante e não muito falado atualmente, desde já agradeço e continue com esse grande projeto!
Obrigado pela sugestão. Escrevi o livro a Arte de ser infeliz - desarmando armadilhas emocionais que tem site Amazon, que toca em mais profundamente em assuntos que sugeristes.
Muito Obrigado pela resposta! Vou pesquisar a respeito.
Gratidão Dr: Nelio
Primeiramente quero lhe agradecer pelos vídeos, são ótimos e grande retorno. Sigo seu Canal ainda nao possuo o livro mas, ainda terei. Sempre compartilho seus vídeos. A respeito do assunto deste vídeo gostaria de deixar uma sintese, me corrija se estiver errada ou sem sentido.
Existem também aquelas pessoas que tem momentos de infantilidade ou atos, devido terem uma infância sofrida que a obrigou a amadurecer muito cedo. Isto pode refletir ao longo da vida adulta, em pequenos lapsos momentaneos. Ao qual está ligado ao nosso subconsciente, podendo ser levado também através de um gatilho em momentos de fraqueza.
Otimo video Dr. Naelio
Muito, de fato precisamos aprender a educar as crianças, para que sejam adultos melhores.
Bem interessante, isso acontece em todas as idades pessoa cresce mas a mente não. Elas não aceitam o NÃO, ficam dando birra. NÃO e NÃO mas as pessoas tiranas que são infantilizadas não compreedem isso. São extremamente irritantes.
Não ligo se não fazem o que eu quero, mas eu me importo muito em como as pessoas me tratam.
Se sou maltratada, fico aborrecida e entristecida, me isolo, fecho a cara, fico monossilábica (com respostas curtas), fico de um jeito que todos percebem que não tô legal, até eu digerir a situação, desabafar com a pessoa como me senti e nos entendermos.
Meus pais me chamam de "pirracenta", mas gostaria de ouvir um parecer profissional.
O que o senhor, ou outro profissional, acham disso?
Kelly, é natural sentir-se afetada pelo modo como os outros nos tratam. Suas reações são uma forma de expressar seus sentimentos e buscar entendimento. É importante, porém, aprender a comunicar suas emoções de maneira saudável e construtiva. Em vez de reagir de imediato, tente refletir sobre o que sente e expressar isso de forma clara e respeitosa. A comunicação efetiva pode ajudar a resolver mal-entendidos e fortalecer relacionamentos.
O "desmaio" foi uma manipulação p ela conseguir o que queria.
Eu já conheço essa malandragem manipulativa de perto a anos.
(O pior é que ainda tem gente pra cai nessa tá)
Cresci num lar assim onde via isso e outras coisas desse tipo acontecerem 24 hs por dia.
MUITO BOM O VIDEO, MAS TEM QUE VER SE ESSE ADULTO NÃO TEM ALGUM TRANSTORNO RELACIONADO.
Pura vdd parabens
Nossa, levei um soco na cara.
Dr meu marido é infantilizado ,sou até ogra ele é de pedir pra dizer toda hora te amo e fora o resto
Meu tbm é
Querer ter todo tipo de vantagem sendo sempre infantil é um problema.
Em muitas ocasiões ao trabalhar em uma firma é como regressar a quarta série. Rsrsrs
São as famosas "Karens" dos EUA
Muito rico o vídeo, mais fiquei esperando o exemplo do homem também com atitudes infantilizada.
Entendo que essa tendência deve se intensificar nos próximos anos/décadas. O capitalismo supervaloriza o individualismo e a satisfação imediata dos desejos. Por outro lado, a condenação de castigos físicos tem imposto novos limites aos pais ao educar seus filhos, pois poucos conseguem educar efetivamente sem recorrer à violência física ou psicológica.
Muito bom, gostei da abordagem madura e realista.O infantilismo adulto tem vários aspectos, no meu caso foi a super proteção e controle, até a vida adulta, ou seja, ainda estou no ninho.
Eu tbm e olha que eu tenho 25 anos
Gratidão
Já deu para ver que o senhor aqui é infantilizado quando ele acha um absurdo a mulher não querer transar com esposo sem ter sido cortejada.
Como identificar adultos infantilizados e como agir para com eles? Existe algum tratamento especifico para se blindar para esse comportamento?
Meu esposo é assim
Muito difícil conviver
Sim sr , tenho experiência com pessoas que apresent o comportamento de que se não fizer o que querem vira im inferno
Nem todos os casos pois eu sou assim e me criei sendo espancada fui até estuprada dentro de casa😞😖com 13 anos fui embora da casa dos meus pais trabalhar e morar sozinha.
Me da tristeza lembrar dessas coisas.
Dr.Nelio pode haver situacoes contrarias tambem ?? de pessoas que sofreram na infancia e depois de adultas se tornam mimadas pois acham que todos tem a obrigacao de mima la em virtude de nao ter recebido nenhum tipo de afeto na infancia .
Pessoas com muitos sofrimentos na infância tendem a se abaterem na vida adulta e, muitas vezes não reivindicam nada, mas as relações não são matemáticas.
Parabens pelo video.
Podemos perceber entao que a infantilidade e imaturidade são muito comuns nas pessoas.
Concordo. É verdade.
Achei que é pq eu não fui criada com meu pai, e gosto que meu marido tenha um tratamento cmg como se eu fosse uma filha dele. Mas eu não sou de ficar com birras não. Tô querendo saber que porra é essa que eu tenho então 😆
Nem todos infantilizados foram mimados na infância....acho que a ausencia compensatória tb define a infantilização....falta de limites e direcionamento!!!
Qual o papel da mãe na infantilização do filho?
Viu doutor... a mulherada tah atenta kkkk. Adorei q vc complementou respondendo ao pedido de exemplo masculino. Adoro seus videos... acho q ajudam muito. Uma duvida: Qdo uma pessoa eh muito teimosa/inflexivel pode ser considerada infantilizada por querer tudo do seu jeito? Ateh onde podemos chamar de "persistencia" saudável? kk Abraços!!!
Boa tua observação. Pode ser uma imposição aos outros o que as crianças fazem sempre. Bom observar e conversar com a pessoa. Se puder compartilhar e pedir que as pessoas se inscrevam no canal ajuda a maior divulgação. Tb tem o livro A arte de ser infeliz -desarmando armadilhas emocionais, no site da amazon.
Sim, faz sentido tua reflexão, pois as crianças tendem a querer mandar em tudo, usando o jeito"infantil" de ser, adequado a idade.
Boa noite doutor, o senhor poderia falar sobre a dependência emocional de filho adulto para com os pais? Obrigada
Fica atenta para ver se os pais não estimulam esta dependência.
Escrevi o livro a Arte de ser infeliz - desarmando armadilhas emocionais que tem site Amazon, que toca em mais profundamente em assuntos que sugeristes. Precisa ter cuidado com o papel dos pais que às vezes, deixam o filho mais grudado.
A parte do Sexo eu discordo Nélio. No livro "Vagina uma biografia" a autora cita que pequenas gentilezas no seu dia a dia com a sua mulher (uma máquina de roupas que você dobrou, guardou) (um momento em que você brincou com seu filho)(demonstrou ser um marido dedicado) isso tudo gera pulsos vaginais. E Mesmo sem ser algo com intuito sexual faz toda a diferença depois no sexo. Pra mulher o Sexo Bom é aquele que já começa bom. As atitudes no dia a dia. A química antes das preliminares e por fim as preliminares. Essenciais para um bom sexo pra elas. Somos Homens racionais o que não exclui nossa responsabilidade de ser emocional pelo menos em um tempo 15/20 minutos que vc faz uma coisa pra sua família. Isso é cuidar de cada área da sua vida durante o dia a dia. Baseado na inteligência emocional.
Mas existem sim mulheres que são excessivamente apegadas. Aí sim é realmente um problema. Que tem que ser analisado para se saber o motivo de ela estar assim... Se ela está te iludindo, de TPM, foi muito mimada etc
👌👌👌concordo
concordo tb
Existe o fato da pessoa mimada e existe o fato da pessoa conquistada. Uma mulher precisa sim sentir o homem dando prioridade e atenção em determinadas situações. Sexo não é só se abrir e pronto. Nem com homem é assim, mtss vezes o homem tá estressado no trabalho e n consegue ter relação. Então o exemplo foi bastante irresponsável
Não sei o conceito certo da palavra mimada. Mas me mais que fui tolhida nas minhas capacitação. Já que para tudo eu era tida como incapaz e era tudo feito por mim. Eu era incapaz. Me sinto incapaz. Me sinto inferior aos demais. Me vejo inferior a todos e o mundo me aterroriza. Tenho pânico de muitas situações que para maioria é corriqueira. Ser mimada para uns, para outros é trauma. Depende do ponto de vista.