Laudo Técnico e de estanqueidade de Gás combustível e Inspeção rede de gás combustível

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 жов 2024
  • Vídeo para sindico, proprietário, administradores de estabelecimento que se utiliza de gás combustível.
    Também voltado para engenheiros, técnicos, encanadores e afins da construção civil.
    Acesse nossa pagina para mais informações sobre a nossa empresa e assuntos atuais.
    www.projectgas...

КОМЕНТАРІ • 37

  • @Sanitarista-x2j
    @Sanitarista-x2j День тому

    Obrigado pelo vídeo. Engraçado é que eu estudo saneamento básico e peguei um curso de 210 horas de instalações hidráulicas só para ter noção da parte de gás. Eu como tecnólogo não sirvo para absolutamente nada nessa área. Daí o arquiteto pode emitir laudo? Arquiteto não é um profissional das ciências sociais aplicadas? Não entendi.

  • @adrianodeckerdeoliveira3904
    @adrianodeckerdeoliveira3904 5 років тому +3

    Bom vídeo, nós como engenheiros não temos esse contato em sala de aula, deveríamos ter disciplinas de testes de linha de gás, vasos de pressão, caldeiras, testes de todos os tipos, infelizmente ficamos presos a teorias não aplicáveis no dia a dia, e quando saímos para o mercado de trabalho não sabemos como proceder quando a oportunidade aparece, o jeito é buscar cursos paralelos e manter contato com pessoas do ramo.

    • @jeffersonbeles9517
      @jeffersonbeles9517 4 роки тому

      Tive o mesmo pensamento, hj estou devorando normas, e procuranclientes sozinho, vi que o mercado de trabalho pro engenheiro e cruel...

  • @marceloaraujo797
    @marceloaraujo797 4 роки тому +2

    Vc está dizendo que um engenheiro cívil ou um Arquiteto tb vão poder dar um laudo sobre uma montagem mecânica. Acho incoerente. Pra mim ao Eng mecânico cabe esta função.

  • @matheusssaraiva
    @matheusssaraiva 7 років тому +3

    Eduardo, tem algum curso de capacitação pra fazer esses testes, ou sendo engenheiro já é habilitado para tal? Preciso de uma equipe pra fazer esse serviço, ou tendo os equipamentos posso realizar os testes . Queria saber mais a respeito. obrigado

  • @cataxo
    @cataxo 5 років тому +1

    Muito bom!

  • @ordnael7
    @ordnael7 7 років тому +1

    Valeu pelo vídeo.

  • @FabricioSilva-se1kv
    @FabricioSilva-se1kv 3 роки тому +1

    O laudo e a ART pode ser emitida também pelo o técnico em mecânica que no caso emite o TRT, (termo de responsabilidade técnica) no qual temos o próprio conselho o CFT.

    • @projectgasengenhariaeservi7818
      @projectgasengenhariaeservi7818  3 роки тому

      Oi Fabrico agradecemos o seu comentário, o laudo conclusivo conforme legislação brasileiras é de reponsabilidade de profissional com graduação. Assim entende o corpo de bombeiro estadual e outros orgãos.

  • @rodrigodigaoi
    @rodrigodigaoi 4 роки тому +7

    Muito estranho engenheiro civil e arquiteto poder fazer laudo de estanqueidade de gás. Para mim, deveria ser exclusivo de engenheiros mecânicos.

    • @diegoanastacio4907
      @diegoanastacio4907 9 місяців тому

      Somente os engenheiros civis com formação mais antiga podem assinar estanqueidade, arquiteto nunca ouvi falar sobre esta atribuição. Eu aqui sempre contrato engenheiro mecânico que além de ter a atribuição junto ao crea tem conhecimento para executar.

  • @eduardomfazzio
    @eduardomfazzio 4 роки тому +1

    Boa tarde, A decisão normativa do CONFEA(Conselho Federal) 32/1988 no item 1.1 permite ao Eng Civil está atribuição. A minha opinião como o Eng Civil, entendo que está atribuição permitida pelo CONFEA e justa uma vez que o Eng Civil tem uma grade completa em torno deste tema, como química, física, resistências dos matérias e mecânicas dos fluidos. Outro item importante é a única profissão neste conselho ter o conteudo completo na parte de instalações hidráulicas em edificações.

    •  3 роки тому

      A decisão que vc cita, em seu item 1.1 descreve "ïn verbis" - 1.1 - "Centrais de Gás" de distribuição em edificações;
      Na verdade, o item 2 que vem regular as atribuições, porém diz que o engenheiro civil é competente para projeto, execução e manutenção de Centrais de Gás em edificações. O item "manutenção" acaba sendo usado equivocadamente como pretexto para permitir que se façam testes de estanqueidade por engenheiros civis.

    • @eduardomfazzio
      @eduardomfazzio 3 роки тому

      @ Ola Itamar, ensaio de estanqueidade em rede de gás não deixa de ser uma manutenção, ja apresentei alguns argumentos aqui em favor do Eng Civil(post acima), estou nesta área desde 2005, já realizei trabalhos(Projeto, instalação, Laudo tecnico de Gás) para pelo menos três grandes distribuidoras de gás combustivel do Brasil. Para todas com emissão de ART e no titulo profissional Eng Civil (CREA 5061863602) NO MINIMO NA ATIVIDADE TECNICA ENSAIO DE ESTANQUEIDADE, INSPEÇÃO E LAUDO deve ter em torno de quinhentas a ARTs, muitas delas trechos de rede com volumes superiores a 50 litros. Para encurtar consulte o CREA quanto ao assunto para que você possa ter uma resposta definitiva. Cordialmente Eduardo

  • @samuelrodella6600
    @samuelrodella6600 8 років тому

    Amigo, CAU significa Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Não é CAL como foi escrito em seu video.
    Abraços! ótima explicação!

  •  7 років тому +1

    Tem certeza que o arquiteto tem habilitação para testes de estanqueidade em linhas de gás?

  • @projectgasengenhariaeservi7818
    @projectgasengenhariaeservi7818  2 роки тому

    Olá pessoal, disponibilizamos um vídeo sobre Ensaio de Estanqueidade parte 1, citando profissional habilitado, normas e procedimentos. No proximo video apresentaremos um Ensaio em campo com uso das ferramentas. ua-cam.com/video/PaMJ1qbQny4/v-deo.html

  • @gabrielavmg2582
    @gabrielavmg2582 7 років тому

    O técnico em sistemas a gás também pode dá o laudo técnico! Porque no vídeo só falam do engenheiro?

  • @adrianomoyses4193
    @adrianomoyses4193 7 років тому +1

    Caro amigo ar não e gás inerte é o Comburente. Na maioria das reações que geram a combustão, o comburente encontrado normalmente é o oxigênio.
    O Gás gás inerte é qualquer um dos gases que não é reativo em circunstâncias normais. É um gás que não participa da reação como por exemplo os gases N2 e CO2.

    • @eduardomfazzio
      @eduardomfazzio 7 років тому

      Sim o Ar não é Gas Inerte, o texto era para ser "Gas Inerte como o Nitrogênio ou Ar" e não "Gas Inerte como Nitrogênio e ar"

  •  7 років тому +1

    Desculpe-me pela observação. Mas na legenda que acompanha a descrição da narração do vídeo tem uma escrita incorreta. Onde se lê "CAL" seria "CAU". Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo. Como é tratado pela NR 13 - Vaso de Pressão, Caldeiras e Tubulações, diz que o profissional habilitado e qualificado, Não seria o Engenheiro Mecânico ou Naval? Mais o vídeo foi muito esclarecedor.

    • @edilsonlima5985
      @edilsonlima5985 7 років тому +2

      Exatamente isso que acabei de ler nas normas regulamentadoras. Esse serviço é exclusivo para habilitados em NR-13, ou seja, engenheiros navais ou mecânicos. Não é muito justo os conselhos reguladores permitirem um trabalho que envolve mecânica pura ser feito por outras classes que já possuem seus próprios escopos. É o que compreendi pelo que está escrito por lá. Ou seja, se for como se pensa, então os mecânicos também podem assinar plantas civil e fazer pontes de concreto.

    • @eduardomfazzio
      @eduardomfazzio 7 років тому

      Boa Noite, pelo CONFEA redes de gás com pressão de trabalho até 4 Kgf/cm2. Pode ser Eng Civil....Redes de Gás Combustível, pressão maxima de trabalho e de 1,5Kgf/cm2

    •  6 років тому

      Exato, mas e o arquiteto? Seria habilitado?

    • @eduardomfazzio
      @eduardomfazzio 6 років тому

      João Paulo de Oliveira Neto , sim pelo Conselho CAU e Decreto estadual e aceito o Arquiteto como responsável.

    • @garnoclesalexandre812
      @garnoclesalexandre812 5 років тому

      @@edilsonlima5985 Infelizmente meu caro Edilson a DECISÃO NORMATIVA Nº 32, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1988; libera este tipo de serviço para os engenheiros civis. O CONFEA tem uma máxima de que devido a engenharia civil ser a engenharia mãe ela praticamente pode tudo, recentemente foi liberado para que os mesmos realizem projetos de prevenção e combate a incêndio antes uma prerrogativa apenas do engenheiro pós graduado em segurança no trabalho, certo de que o mesmo é perito em edificações porem sistemas de combate a incêndio e pânico englobam muito mais coisas que colocar hidrantes placas e chuveiros automáticos, e vejo que apenas com civil ficarão projetos muito rasos tendo em vista que quando saímos de uma graduação estamos muito crus devido a formação que as IES proporcionam a toda população brasileira, o meu sincero respeito aos colegas engenheiros civis mas como diz o ditado cada um no seu quadrado. falo da questão não apenas por uma questão de coerência, mas faço projetos, execuções e manutenções de sistemas de incêndio, e passo pelos mesmos problemas, e olha que sou graduado em Eng. de Produção Mecânica, Pós graduado em Segurança no Trabalho, e não satisfeito querendo aprofundar mais o conhecimento e refinar meus trabalhos tenho outra pós em engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico, fazer oque é e Brasil!

  • @fernandocorreiadelima9513
    @fernandocorreiadelima9513 7 років тому

    Pelo confea somente os engenheiros mecânicos e civil (com restrição) podem assinar laudo ou art de estanqueidade

    • @jeffersonbeles9517
      @jeffersonbeles9517 4 роки тому

      Deve ser por que o confea e o conselho federal de engenharia, e agora a arquitetura esta em outro conselho, assin como os tecnicos industriais, ambos sairam do CREA

  • @marcosandre8423
    @marcosandre8423 3 роки тому

    De há muito este CONFEA precisa ser revisto em sua resoluções. Atribuições de mecânica são inerentes aos Mecânicos e não a projetistas e pedreiros.

  • @luzimarmelquiades7226
    @luzimarmelquiades7226 4 роки тому +1

    O Teste de estanqueidade com o laudo técnico. Pode ser expedido por engº mecânico tecnólogo em petróleo gás.
    obs. engenheiro civil ou arquiteto. Só se os mesmos tiverem algum curso técnico na área de gás.

    • @eduardomfazzio
      @eduardomfazzio 4 роки тому +1

      Boa tarde, A decisão normativa do CONFEA(Conselho Federal) 32/1988 no item 1.1 permite ao Eng Civil está atribuição. A minha opinião a cerca de e que como o Eng Civil, entendo que está atribuição permitida pelo CONFEA e justa uma vez que o Eng Civil tem uma grade muita completa em torno deste tema, como química, física, resistências dos matérias e mecânicas dos fluidos. Outro item importante e uma das únicas profissões neste conselho ter uma grade completa na parte de instalações hidráulicas em edificações.

    •  3 роки тому

      @@eduardomfazzio A decisão que vc cita, em seu item 1.1 descreve "ïn verbis" - 1.1 - "Centrais de Gás" de distribuição em edificações;
      Na verdade, o item 2 que vem regular as atribuições, porém diz que o engenheiro civil é competente para projeto, execução e manutenção de Centrais de Gás em edificações. O item "manutenção" acaba sendo usado equivocadamente como pretexto para permitir que se façam testes de estanqueidade por engenheiros civis.

  • @fabioduarterodrigues2596
    @fabioduarterodrigues2596 4 роки тому

    muito bom!!