Garcia! Algumas vezes não consigo efetuar uma relação entre as tabelas. Você pode fazer um video só com erros que podem acontecer em relações, até em outras situações dentro do Power BI e como resolve-los? Seria de grande ajuda. Excelente trabalho! os videos são ótimos e práticos! Parabéns. Abs
Bom dia, eu preciso de ajuda, eu vi o video mas eu não estou conseguir resolver o meu problema ... eu tenho vários ficheiros com datas, quando eu relaciono as tabelas ele actualiza apenas consoante a data do ficheiro que escolhi, mas não com a data de todos os ficheiros deixando dados de fora. Não sei se fui clara, estou a trabalhar com o power pivot .
Boa tarde! Usando o Power Bi, tratando-se da edição de consultas, estou com a seguinte dificuldade: Possuo duas tabelas, ref_folha (nu_ano_competencia e nu_mes_competencia) e ref_faturamento (nu_ano_pagamento, nu_mes_pagamento). Afim de filtrar ano e mês de referência no Dashboard como monto uma tabela que represente um distinct union entre estas duas tabelas ? obs: existem datas que aparecem no faturamento que não se encontram na folha. Help-me please!
Existem várias maneiras... eu faria uma MESCLA via Power Query para unir as duas tabelas em uma única automaticamente e lá escolheria o tipo de correspondência!!! Acho que seria a forma mais simples!
Prof Garcia, Boa noite. Existe a possibilidade de fazer o Excel trabalhar "linkado" com o word? Minha pergunta está apoiada na seguinte questão: posso utilizar o Excel para realizar cálculos diversos e os resultados ensejem a formatação de uma proposta comercial em word, sobre a qual estarão várias informações fornecidas pelo Excel... por exemplo: faço os cálculos de uma população de usuários que querem fazer um plano de saúde e ao final imprimo a proposta no word, derivada dos cálculos feitos no Excel...
Olá Ricardo, é plenamente possível, porém os dois deverão estar abertos ao mesmo tempo. Não seria mais fácil criar sua proposta diretamente no Excel? Tudo em um único local! Abraços!
Boa noite Garcia, gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer a relação de muitos para muitos da seguinte forma: Tenho planilha com a coluna natureza que ela se repete varia vezes e tenho outra tabela que também tem a coluna natureza, preciso relacionar as duas, mas com este exemplo tem que ser valores exclusivos.
Olá tudo bem? Somente único para muitos. Veja a aula sobre desnormalização de dados na playlist de SSBI do canal para te ajudar a resolver o problema! Abraço
Planilheiros - PBIX Criei uma coluna na tabela Y e informei valores únicos Já na tabela X informei valores duplicados porém o power Bi não está identificando a relação.
Oi Pessoal, muito bons os conteúdes de vocês, parabéns! Uma dúvida, trabalho no power BI com algumas bases em que o id aparece mais de uma vez e não consigo relacionar eles. Aparece a seguinte mensagem de erro: "You can't create a relationship between these two columns because one of the columns must have unique values". Alguma ideia de como resolver este problema? Abraços
Garcia, veja se pode me ajudar. Não estou conseguindo fazer relacionamento com duas tabelas do meu banco. Retorna a seguinte mensagem: "você não pode criar relacionamento com essas duas tabelas pq uma das colunas deve ter valores exclusivos". No Cristal Report ocorre sem problemas. desde já agradeço. Abraços.
Sim. Mas ali voce criou manualmente a "tabela ponte". Fico com dúvida como fazer isto, via o PowerBI. Como fazer dentro do PowerBI esta criação da tabela ponte, pois tenho tabelas SQL muito grandes.
Garcia, não sei podes me ajudar... Agente usava aqui o Tableau, e tinha uma funcionalidade que não estou achando no Power BI, que acredito que tenha, mais não encontro. Imaginamos uma distribuidora que atenda todo o brasil. Eu tenha um Filtro para regiões, Um para estados, um Para tipo de Clientes, um Tipo de produtos, e as vendas mensais... No Tableau, eu posso ver Clicar em Região (Sul por exemplo) ele me daria as vendas em SC, PR, e RS... Ai clico em SC, ele me MANTEM o filtro anterior, e ainda consigo saber, por tipo de clientes, tipo de produtos, e ainda as vendas mensais... Se após o filtro acima eu clica no tipo de clientes por exemplo materiais de construção, ainda estarão ativos os filtros de região sul, sc e agora materiais de construção. Ai quero saber quanto de TINTAS por exemplo vendi mês a mês... só em SC no Materiais de Construção, eu consigo ter essa visão. No Power BI, não venho conseguindo isso, quando em clico em SC aparece vendas totais pra SC, mais ai clicando em Materiais de Construção, ele desabilita o Filtro de SC, e passa a mostrar quanto eu vendo para o Materiais de Construção como um todo, e não apenas em SC. FICOU UM POUCO EXTENSO, NÃO SEI SE VOCÊ CONSEGUIU ENTENDER DA FORMA COMO ME EXPRESSEI!
Ola Garcia... desculpe ainda não estou muito intimo do Power Bi.... não localizei o item... eu teria que baixar alguma visualização especial? Nas visualizações que tenho aqui, não encontrei nada! Não sou um usuário avançado, bem básico para falar a verdade...
Amigo queria uma dica: tenho uma tabela de cadastro de operador de caixa por filial, mas estou com dificuldade para montar o relacionamento por que tenho FILIAL1 OPERADOR DE CAIXA 1, e tenho FILIAL2 OPERADOR DE CAIXA 1. COMO posso montar um relacionamento tendo que usar dois campos ( FILIAL e OPERADOR DE CAIXA ) RESPONDER
Garcia, Excelente aula porém toda vez que tento relacionar minhas tabelas tenho o erro abaixo, pode me ajudar nesse tema ou me indicar algum dos videos? desde já agradeço. Feedback Type: Frown (Error) Error Message: Failed to save modifications to the server. Error returned: 'A relação 'b2de36c7-2aa9-42fd-89e3-a1c3d1981fdb' entre as colunas 'BD OEE[Linha]' e 'BD Descartes[Linha]' tem a cardinalidade final PARA definida como Muitos. A cardinalidade final PARA deve sempre ser definida como Um.
Boa tarde Garcia!, Primeiramente parabéns pelo canal, as videoaulas são bem explicativas e didáticas. Gostaria de saber se possui uma solução no caso de a tabela já possuir relacionamento com outras tabelas, o que ocasiona ambiguidade nos relacionamentos entre as mesmas. (Erro Power BI: Não pode criar uma relação ativa direta entre "Tabela1" e "Tabela2" porque isso introduziria ambiguidade entre as tabelas "Tabela1" e "Tabela4".)
Boa tarde! Aula Show! Professor, tem alguma função DAX que me liste clientes que estão sem comprar em um determinado periodo de tempo? exemplo: quero uma lista de cliente que NÃO compram a mais de 180 dias.
Há sim como criar uma medida.... aliás, um dos cases do curso presencial módulo 2, fala sobre esse tipo de análise... clientes que estão sem comprar, clientes novos, clientes que retornam, clientes perdidos... etc! Abraços!
Olá Garcia, parabens pelo conteúdo. Excelente qualidade. Ai vai uma pergunta: Estou trabalhando com uma dimensão "CustomerName" sem chave. Gerei a dimensão através de um distinct (Customer_name) na tabela de fato. Usando a funcionalidade "Remover Registros Duplicados do PowerBI. Entretanto quando vou relacionar essa dimensão com a fato, ela apresenta o erro "não é possivel criar uma relação entre estas duas colunas porque uma das colunas tem de ter valores únicos". Percebi que não consigo visualizar todos os registros resultantes do distinct na tabela-fato, porque tem mais de 1500 ocorrências e não consigo verificar visualmente se tem registros duplicados. Não deveria ter, ja que gerei a dimensão a partir de um distinct na fato. Tem alguma dica em como me ajudar a relacionar essas tabelas?
Olá, tudo bem? Obrigado pelo feedback. Provavelmente a coluna de distintos que vc gerou cotem VAZIO.... crie mais uma etapa para remover o vazio. Ou ainda veja as duas aulas na playlist de SSBI Excel Powerpivot sobre normalizar e desnormalizar dados! Abraços!
Olá mestres! Por favor nao consigo passar do 9' pois minha fórmula fica dando erro Última Compra:=CALCULATE(SUM(fVendas[Valor Venda];LASTDATE(fVendas[Valor Venda]))....ela fica colocando um parentese a mais e fica dando erro. O que posso fazer por favor?
Bom dia Garcia. Tenho uma situação no Power BI e esse vídeo me ajudou bastante, mas ainda preciso de nível mais avançado, poderia me indicar se há uma solução: Seguindo a ideia do vídeo, se houvesse mais um nível Ruy-Garcia-Martins, seria apenas completar e gerar a opção na planilha MPM, porém no arquivo que tenho a quantidade de nomes é variável e pode estar em ordem diferente (Garcia-Ruy-Martins), tendo que endereçar os nomes corretamente. Haveria uma forma simples de tratar o dado internamente do Power BI ou o dado deve vir da minha base já corrigido? (Gostaria de evitar o tratamento no arquivo, pois o mesmo é um CSV gerado de um site e se tratar diretamente no Power BI fica mais fácil para outros usuários atualizarem). Pensei em uma lógica em nível VBA excel: Caso tenha "-" ele divide o texto e gera uma nova linha, copiando os valores e inserindo apenas um vendedor. Para Power BI, essa lógica é possível? A linguagem DAX aceita esse tipo de imput? Obrigado
Muito boas as aulas Garcia, Excel está ficando raro no meu dia a dia. Apesar de ainda acar mais fácil para checar as informações. Hábito, talvez. Teria um livro de PBI pra me indicar???? Estou na sua próxima turma para SP!!! abraço!!!
Olá Claudinei, boa noite amigo, tudo bem? Realmente o Excel fica "obsoleto" à medida que o SSBI vai entrando em nosso dia-a-dia... eu mesmo uso raríssimas vezes o excel. Será um prazer conhecê-lo pessoalmente. Quanto ao livro, tenho alguns, mas este em especial: www.amazon.com/Power-Pivot-BI-Excel-2010-2016/dp/1615470395/ref=sr_1_3?s=books&ie=UTF8&qid=1466042779&sr=1-3&keywords=power+bi
+Geovan Rocha Obrigado pelo feedback? Comecei utilizando os suplementos de SSBI do Excel por desafios no trabalho. Depois naturalmente migrei para o Power BI, comprei alguns livros e fui me especializando.
Olá, Garcia! Um cenário real onde existiriam outras medidas ligadas em fVendas, poderíamos chamar esse esquema de ligação d tabelas como sendo do tipo "snowflake" ou continua sendo "star schema"? Abs e ótima aula, como sempre:)
Grande Camilo, boa tarde!!! Antes de tudo eu sei que estou em dívida com vc, mas acredite que anda me faltando tempo. Ainda vou te ligar pois há muito o que conversarmos... quanto à sua dúvida, é muito de interpretação, se considerarmos somente a essência do esquema estrela, que foi criado baseado em dados redundantes buscando melhorar o desempenho, chegamos à uma estrutura tendo a tabela fato no centro e tabelas dimensionais se conectando unicamente à esta tabela fato, reduzindo o número de joins. Já o esquema snowflake veio para normalizar as tabelas dimensão (trazendo um pouco do modelo relacional), que por sua vez afetará diretamente o desempenho na saída dos resultados. Bom, baseado então nestas definições, a resposta é SNOWFLAKE!
Obrigado, Mestre! Vamos nos falando, estou estudando para migrar meu sistema para o SQL Analysis Service, quero medir o desempenho. Com isso, tb espero diminuir o tamanho dos arquivos do Excel, pois não conterão mais os dados, apenas farão ligação com estes.
Olá, Garcia! Boa noite! Um help vosso. Estou batalhando para tentar resolver uma necessidade e até então não consegui, por isso venho aqui solicitar um help. Assunto: Métricas de e-mai mkt Tenho 2 tabelas. 1º tabela: registra as informações de envio do mialler, como: id_contato; nome_contato; id_campanha; id_mailler; data_ultima_ação; status_envio 2º tabela: registra as informações de clique do mailler, como: id_contato; nome_contato; id_campanha; id_mailler; data_ultima_ação Ou seja, uma tabela guarda as info de envio e a outra de clique; Criei uma dash para acompanhar a perfomance das campanhas, no caso, de inicio criei dois filtros, um para selecionar o da id_campanha e outra para selecionar o id_mailler. Na tabela de envio, criei as métricas necessárias, como: tx entrega; falhas; abertura; ao selecionar id_campanha e id_mailler apresenta o resultado de acordo com o selecionado. Até aqui tudo certo. Porém, não consigo associar a quantidade de registro de clique com o id_campanha e id_mailler [tabela de envio] selecionados, conforme descrevi acima. No caso ele sempre apresenta a quantidade total de registro de toda tabela não associando ao id_campanha selecionado [tabela de envio]. O que eu fiz p/ tentar resolver: Criei tabela mestre com o id_campanha porém como se repete não foi possível a associação com as tabelas envio e clique (necessário valores únicos), fiz da mesma forma com o campo id_mailler - também não é possível pq os valores se repete. Gostaria de vossa ajuda para tentar entender qual a forma para tratar esse cenário. Desde já muito obrigado, vossas aulas estão sendo muito importante nesse processo inicial com o powerbi.
Sensacional. A relação de 1 para muitos era um limitador. Agora ficou mais fácil.
+Marcos Camacho os tudo bem? Obrigado pelo feedback!
Olá Garcia! tenho aprendido muito com suas vídeo aulas!
Só tenho a agradecer!
Abraços
Nós que agradecemos amigo, pela presença e pelo feedback! Um forte abraço!
ótima aula, meus parabéns pela didática Garcia!!!! Sucesso!!
Grande Matheus, obrigado pelo feedback!
Garcia!
Algumas vezes não consigo efetuar uma relação entre as tabelas. Você pode fazer um video só com erros que podem acontecer em relações, até em outras situações dentro do Power BI e como resolve-los? Seria de grande ajuda.
Excelente trabalho! os videos são ótimos e práticos! Parabéns.
Abs
Olá, tudo bem? Obrigado pelo feedback e sua sugestão de conteúdo é muito bem vinda... farei uma aula sobre isso! Abraços!
Realmente, seria muito interessante!!
Bom dia, eu preciso de ajuda, eu vi o video mas eu não estou conseguir resolver o meu problema ... eu tenho vários ficheiros com datas, quando eu relaciono as tabelas ele actualiza apenas consoante a data do ficheiro que escolhi, mas não com a data de todos os ficheiros deixando dados de fora.
Não sei se fui clara, estou a trabalhar com o power pivot .
Garcia! A função union, da pra usar no powerpivot?
Boa tarde!
Usando o Power Bi, tratando-se da edição de consultas, estou com a seguinte dificuldade:
Possuo duas tabelas, ref_folha (nu_ano_competencia e nu_mes_competencia) e ref_faturamento (nu_ano_pagamento, nu_mes_pagamento). Afim de filtrar ano e mês de referência no Dashboard como monto uma tabela que represente um distinct union entre estas duas tabelas ? obs: existem datas que aparecem no faturamento que não se encontram na folha.
Help-me please!
Existem várias maneiras... eu faria uma MESCLA via Power Query para unir as duas tabelas em uma única automaticamente e lá escolheria o tipo de correspondência!!! Acho que seria a forma mais simples!
Boa tarde
Como seria um exemplo de mescla no PowerBI?
abs
Igor
Prof Garcia, Boa noite. Existe a possibilidade de fazer o Excel trabalhar "linkado" com o word? Minha pergunta está apoiada na seguinte questão: posso utilizar o Excel para realizar cálculos diversos e os resultados ensejem a formatação de uma proposta comercial em word, sobre a qual estarão várias informações fornecidas pelo Excel... por exemplo: faço os cálculos de uma população de usuários que querem fazer um plano de saúde e ao final imprimo a proposta no word, derivada dos cálculos feitos no Excel...
Olá Ricardo, é plenamente possível, porém os dois deverão estar abertos ao mesmo tempo. Não seria mais fácil criar sua proposta diretamente no Excel? Tudo em um único local! Abraços!
Boa noite Garcia, gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer a relação de muitos para muitos da seguinte forma:
Tenho planilha com a coluna natureza que ela se repete varia vezes e tenho outra tabela que também tem a coluna natureza, preciso relacionar as duas, mas com este exemplo tem que ser valores exclusivos.
Olá tudo bem? Somente único para muitos. Veja a aula sobre desnormalização de dados na playlist de SSBI do canal para te ajudar a resolver o problema! Abraço
Planilheiros - PBIX Criei uma coluna na tabela Y e informei valores únicos Já na tabela X informei valores duplicados porém o power Bi não está identificando a relação.
Oi Pessoal, muito bons os conteúdes de vocês, parabéns!
Uma dúvida, trabalho no power BI com algumas bases em que o id aparece mais de uma vez e não consigo relacionar eles. Aparece a seguinte mensagem de erro: "You can't create a relationship between these two columns because one of the columns must have unique values".
Alguma ideia de como resolver este problema?
Abraços
Garcia, veja se pode me ajudar.
Não estou conseguindo fazer relacionamento com duas tabelas do meu banco.
Retorna a seguinte mensagem: "você não pode criar relacionamento com essas duas tabelas pq uma das colunas deve ter valores exclusivos".
No Cristal Report ocorre sem problemas.
desde já agradeço.
Abraços.
Boa tarde
Analisando o vídeo para o Power BI, sua base estava pronta. Mas quando você tem tabelas de um banco sql, como iriamos fazer?
Abs
Igor
Olá, tudo bem! Opere normalmente... só irá mudar a base de dados! Abraços!
Sim. Mas ali voce criou manualmente a "tabela ponte". Fico com dúvida como fazer isto, via o PowerBI.
Como fazer dentro do PowerBI esta criação da tabela ponte, pois tenho tabelas SQL muito grandes.
Garcia, não sei podes me ajudar... Agente usava aqui o Tableau, e tinha uma funcionalidade que não estou achando no Power BI, que acredito que tenha, mais não encontro.
Imaginamos uma distribuidora que atenda todo o brasil.
Eu tenha um Filtro para regiões, Um para estados, um Para tipo de Clientes, um Tipo de produtos, e as vendas mensais...
No Tableau, eu posso ver Clicar em Região (Sul por exemplo) ele me daria as vendas em SC, PR, e RS...
Ai clico em SC, ele me MANTEM o filtro anterior, e ainda consigo saber, por tipo de clientes, tipo de produtos, e ainda as vendas mensais...
Se após o filtro acima eu clica no tipo de clientes por exemplo materiais de construção, ainda estarão ativos os filtros de região sul, sc e agora materiais de construção.
Ai quero saber quanto de TINTAS por exemplo vendi mês a mês... só em SC no Materiais de Construção, eu consigo ter essa visão.
No Power BI, não venho conseguindo isso, quando em clico em SC aparece vendas totais pra SC, mais ai clicando em Materiais de Construção, ele desabilita o Filtro de SC, e passa a mostrar quanto eu vendo para o Materiais de Construção como um todo, e não apenas em SC.
FICOU UM POUCO EXTENSO, NÃO SEI SE VOCÊ CONSEGUIU ENTENDER DA FORMA COMO ME EXPRESSEI!
Olá amigo... localize no campo Visualizações o item SEGMENTAÇÃO DE DADOS e você terá o que procura! Abraços!
Ola Garcia... desculpe ainda não estou muito intimo do Power Bi.... não localizei o item... eu teria que baixar alguma visualização especial? Nas visualizações que tenho aqui, não encontrei nada! Não sou um usuário avançado, bem básico para falar a verdade...
Olá amigo, nesta aula ua-cam.com/video/Hxeh2_6o5xA/v-deo.html veja a criação de SEGMENTAÇÃO DE DADOS quando da criação de STATUS e PERÍODO!
Caso a resposta seja positiva. Poderia realizar uma aula com esse tema? Ainda não vi nada no UA-cam com esse tipo de abordagem...
Olá amigo, dica anotada!!!! Obrigado por contribuir com o Canal!
Amigo queria uma dica: tenho uma tabela de cadastro de operador de caixa por filial, mas estou com dificuldade para montar o relacionamento por que tenho FILIAL1 OPERADOR DE CAIXA 1, e tenho FILIAL2 OPERADOR DE CAIXA 1. COMO posso montar um relacionamento tendo que usar dois campos ( FILIAL e OPERADOR DE CAIXA )
RESPONDER
Garcia, Excelente aula porém toda vez que tento relacionar minhas tabelas tenho o erro abaixo, pode me ajudar nesse tema ou me indicar algum dos videos?
desde já agradeço.
Feedback Type:
Frown (Error)
Error Message:
Failed to save modifications to the server. Error returned: 'A relação 'b2de36c7-2aa9-42fd-89e3-a1c3d1981fdb' entre as colunas 'BD OEE[Linha]' e 'BD Descartes[Linha]' tem a cardinalidade final PARA definida como Muitos. A cardinalidade final PARA deve sempre ser definida como Um.
Boa tarde Garcia!,
Primeiramente parabéns pelo canal, as videoaulas são bem explicativas e didáticas.
Gostaria de saber se possui uma solução no caso de a tabela já possuir relacionamento com outras tabelas, o que ocasiona ambiguidade nos relacionamentos entre as mesmas.
(Erro Power BI: Não pode criar uma relação ativa direta entre "Tabela1" e "Tabela2" porque isso introduziria ambiguidade entre as tabelas "Tabela1" e "Tabela4".)
Ricardo Honda olá tudo bem? Veja as aulas sobre normalização e desnormalizar na playlist de PowerPivot.
Aqui no Excel 2013 não apareceu a função CROSSFILTER... :(
Olá amigo, tudo bem? No Office 2013 você irá utilizar a função ISCROSSFILTERED, fiará assim:
Medida:=IF(ISCROSSFILTERED(dCliente[ID Cliente]);CALCULATE([Última
Compra];MPM);[Última Compra])
Show de bola!!!!! valeu!!!
Boa tarde!
Aula Show!
Professor, tem alguma função DAX que me liste clientes que estão sem comprar em um determinado periodo de tempo? exemplo: quero uma lista de cliente que NÃO compram a mais de 180 dias.
Há sim como criar uma medida.... aliás, um dos cases do curso presencial módulo 2, fala sobre esse tipo de análise... clientes que estão sem comprar, clientes novos, clientes que retornam, clientes perdidos... etc! Abraços!
Link do material está fora do ar
Já voltou para o ar! Obrigado pelo feedback amigo!
Olá Garcia, parabens pelo conteúdo. Excelente qualidade. Ai vai uma pergunta: Estou trabalhando com uma dimensão "CustomerName" sem chave. Gerei a dimensão através de um distinct (Customer_name) na tabela de fato. Usando a funcionalidade "Remover Registros Duplicados do PowerBI. Entretanto quando vou relacionar essa dimensão com a fato, ela apresenta o erro "não é possivel criar uma relação entre estas duas colunas porque uma das colunas tem de ter valores únicos". Percebi que não consigo visualizar todos os registros resultantes do distinct na tabela-fato, porque tem mais de 1500 ocorrências e não consigo verificar visualmente se tem registros duplicados. Não deveria ter, ja que gerei a dimensão a partir de um distinct na fato. Tem alguma dica em como me ajudar a relacionar essas tabelas?
Olá, tudo bem? Obrigado pelo feedback. Provavelmente a coluna de distintos que vc gerou cotem VAZIO.... crie mais uma etapa para remover o vazio. Ou ainda veja as duas aulas na playlist de SSBI Excel Powerpivot sobre normalizar e desnormalizar dados! Abraços!
Olá mestres! Por favor nao consigo passar do 9' pois minha fórmula fica dando erro
Última Compra:=CALCULATE(SUM(fVendas[Valor Venda];LASTDATE(fVendas[Valor Venda]))....ela fica colocando um parentese a mais e fica dando erro. O que posso fazer por favor?
Olá amigo, boa noite! Você não fechou o parenteses no seu SUM > SUM(fVendas[Valor Venda] o correto é SUM(fVendas[Valor Venda]). Abraços!
Bom dia Garcia.
Tenho uma situação no Power BI e esse vídeo me ajudou bastante, mas ainda preciso de nível mais avançado, poderia me indicar se há uma solução:
Seguindo a ideia do vídeo, se houvesse mais um nível Ruy-Garcia-Martins, seria apenas completar e gerar a opção na planilha MPM, porém no arquivo que tenho a quantidade de nomes é variável e pode estar em ordem diferente (Garcia-Ruy-Martins), tendo que endereçar os nomes corretamente.
Haveria uma forma simples de tratar o dado internamente do Power BI ou o dado deve vir da minha base já corrigido? (Gostaria de evitar o tratamento no arquivo, pois o mesmo é um CSV gerado de um site e se tratar diretamente no Power BI fica mais fácil para outros usuários atualizarem).
Pensei em uma lógica em nível VBA excel: Caso tenha "-" ele divide o texto e gera uma nova linha, copiando os valores e inserindo apenas um vendedor. Para Power BI, essa lógica é possível? A linguagem DAX aceita esse tipo de imput?
Obrigado
Muito boas as aulas Garcia, Excel está ficando raro no meu dia a dia. Apesar de ainda acar mais fácil para checar as informações. Hábito, talvez. Teria um livro de PBI pra me indicar???? Estou na sua próxima turma para SP!!! abraço!!!
Olá Claudinei, boa noite amigo, tudo bem? Realmente o Excel fica "obsoleto" à medida que o SSBI vai entrando em nosso dia-a-dia... eu mesmo uso raríssimas vezes o excel. Será um prazer conhecê-lo pessoalmente. Quanto ao livro, tenho alguns, mas este em especial: www.amazon.com/Power-Pivot-BI-Excel-2010-2016/dp/1615470395/ref=sr_1_3?s=books&ie=UTF8&qid=1466042779&sr=1-3&keywords=power+bi
Obrigado pela indicação Garcia. Até dia 16.
Maravilha amigo, será uma honra!!!!!
Excelente conteúdo Garcia. Como vc aprendeu a usar is aplicativos de power bi da ms?
+Geovan Rocha Obrigado pelo feedback? Comecei utilizando os suplementos de SSBI do Excel por desafios no trabalho. Depois naturalmente migrei para o Power BI, comprei alguns livros e fui me especializando.
Olá, Garcia! Um cenário real onde existiriam outras medidas ligadas em fVendas, poderíamos chamar esse esquema de ligação d tabelas como sendo do tipo "snowflake" ou continua sendo "star schema"? Abs e ótima aula, como sempre:)
Grande Camilo, boa tarde!!! Antes de tudo eu sei que estou em dívida com vc, mas acredite que anda me faltando tempo. Ainda vou te ligar pois há muito o que conversarmos... quanto à sua dúvida, é muito de interpretação, se considerarmos somente a essência do esquema estrela, que foi criado baseado em dados redundantes buscando melhorar o desempenho, chegamos à uma estrutura tendo a tabela fato no centro e tabelas dimensionais se conectando unicamente à esta tabela fato, reduzindo o número de joins. Já o esquema snowflake veio para normalizar as tabelas dimensão (trazendo um pouco do modelo relacional), que por sua vez afetará diretamente o desempenho na saída dos resultados. Bom, baseado então nestas definições, a resposta é SNOWFLAKE!
Obrigado, Mestre! Vamos nos falando, estou estudando para migrar meu sistema para o SQL Analysis Service, quero medir o desempenho. Com isso, tb espero diminuir o tamanho dos arquivos do Excel, pois não conterão mais os dados, apenas farão ligação com estes.
Filé! No Power BI eu preciso da Calculate já montada também ou poderia fazer a relação direto nele? Abraços tio!
Não entendi sua pergunta. Um abraço!
Garcia, o áudio das suas aulas são muito baixos. Já os áudios das aulas de Ruy são no volume ideal.
Ricardo obrigado pelo feedback amigo. Dica anotada. Vamos trabalhar para cada vez entregar aulas melhores. Abraços
Fica so uma plaquinha com exclamaçao em amarelo! Antes de qualquer coisa so tenho a agradecer a vcs, estou esperando o proximo presencial!
Obrigado amigo, pergunta respondida! Abraços!
MITO.
Grande Felix... obrigado pelo feedback!!!!!
Olá, Garcia! Boa noite!
Um help vosso. Estou batalhando para tentar resolver uma necessidade e até então não consegui, por isso venho aqui solicitar um help.
Assunto: Métricas de e-mai mkt
Tenho 2 tabelas.
1º tabela: registra as informações de envio do mialler, como: id_contato; nome_contato; id_campanha; id_mailler; data_ultima_ação; status_envio
2º tabela: registra as informações de clique do mailler, como: id_contato; nome_contato; id_campanha; id_mailler; data_ultima_ação
Ou seja, uma tabela guarda as info de envio e a outra de clique;
Criei uma dash para acompanhar a perfomance das campanhas, no caso, de inicio criei dois filtros, um para selecionar o da id_campanha e outra para selecionar o id_mailler.
Na tabela de envio, criei as métricas necessárias, como: tx entrega; falhas; abertura; ao selecionar id_campanha e id_mailler apresenta o resultado de acordo com o selecionado.
Até aqui tudo certo.
Porém, não consigo associar a quantidade de registro de clique com o id_campanha e id_mailler [tabela de envio] selecionados, conforme descrevi acima. No caso ele sempre apresenta a quantidade total de registro de toda tabela não associando ao id_campanha selecionado [tabela de envio].
O que eu fiz p/ tentar resolver: Criei tabela mestre com o id_campanha porém como se repete não foi possível a associação com as tabelas envio e clique (necessário valores únicos), fiz da mesma forma com o campo id_mailler - também não é possível pq os valores se repete.
Gostaria de vossa ajuda para tentar entender qual a forma para tratar esse cenário.
Desde já muito obrigado, vossas aulas estão sendo muito importante nesse processo inicial com o powerbi.
Garcia, você acabou de me mostrar Power Pivot = Sofrência. Power BI = Miolo de Pão.
O problema é que para chegar ao Miolo de Pão tem a sofrência da casca dura (Power Pivot)
+Nelson batista,RIBEIRO kkkkk... Boa noite Nelson, vc é seu senso de humor!!! Obrigado mais uma vez!!! Abraços!!!
+Nelson batista,RIBEIRO olá amigo, exatamente isso!!! É um caminho natural!!!!