Olá Mariana gostei muito do seu conteúdo, muito bom mesmo. Estou no ultimo semestre de Técnico em Edificações e tenho muito que aprender. Seu canal tem me ajudado bastante..
Mariana como vai? Tira uma dúvida por favor. Se um engenheiro abre um MEI e assume um compromisso de responsabilidade técnica por algum serviço/projeto para outra empresa. Essa atividade será vinculada ao MEI ou não?
ART tem validade? Ou seja, até quando serei responsável por um serviço caso algo aconteça no futuro, pois imagine que vc faça um serviço que requeira manutenção periódica, mas o cliente não está a fim de pagar pela manutenção ou não queira renovar o contrato de manutenção, aí algo dá errado. Como fica a situação do engenheiro?
Bom dia Mariana. Amei seu canal. Tem me ajudado muuito. Uma dúvida: Pra emitir uma "ART de Projeto Tratamento Climático" .Tentei fazer pelo mesma sequência de ART de Projeto. Quando chega na parte atividade profissional(área de atuação:construção civil; sub área de atuação: edificação; nível de atuação: elaboração; atividade projeto). não aparece este tipo de "Projeto de Tratamento Climático". ?????
mário santiago- Mariana, a minha dúvida é se eu fazendo uma obra junto com um outro profissional, também eng civil, posso, fazendo eu os projetos elétrico e estrutural, o outro o arquitetônico, se posso pagar uma art única, preenchida por n´s dois e assinada e paga apenas uma taxa única.
Boa noite vc mencionou que engenheiro civil pode fazer projetos arquitetônicos embora vc tbm falou que são para os arquitetos realizarem o projeto, trabalho na área elétrica e estou vendo arquitetos fazerem projetos elétricos embora eu acredito que os arquitetos não estão capacitados para realizar esse tipo de projeto. Qual sua opinião sobre o assunto. Obrigado e continue com os vídeos são ótimos.
Oi Luiz, tudo bem?? Obrigada pelos comentários e por seguir o canal. Então, assunto complexo esse que não finda.. quem pode ou não e o quê. Enfim, por lei, todo mundo pode fazer tudo, mas as formações são muito diferentes. Tudo está ligado à construção civil, mas o foco das formações é muito diferente e não dá pra todo mundo saber tudo o tempo todo. Você citou o exemplo do projeto elétrico e vou usar ele pra exemplificar. Como eng. civil, eu posso elaborar projeto elétrico, mas somente interno, ou seja, não calculo as tensões e cargas externas da rede (que são atribuições do eng. eletrico - eu nem posso assinar por isso - ). Internamente, consigo calcular o diâmetro dos eletrodutos, a bitola dos fios, número de circuitos e quadro elétrico. Na arquitetura, o que percebo (e é uma percepção mesmo, baseada na análise de ementa de disciplina e contato com colegas dessa profissão) é que o pessoal coloca os pontos nos ambientes e faz o traçado do eletroduto (e depois deixa pro engenheiro, ou pedreiro decidirem qual material/diâmetro vão colocar), ou seja, isso não é projeto elétrico! Quem perde é o cliente, que é leigo e acha que por ter uma planta com o traçado, isso é proj elétrico... você já passou por isso? Conta mais!! Até mais!
@@MarianaBuratto Ja sim muitos projetos principalmente de iluminação publica ou de loteamento que foram projetados por arquitetos e o calculo estava muito fora ou seja orçamento muito alto devido aos cálculos dos condutores super dimensionados e outros projetos fora das normas principalmente quando envolve concessionarias.
@@luizcarlossupriano1542 então, é falta de conhecimento mesmo, aliado a algum coeficiente que possa minimizar algum erro... quem paga é o cliente. E além disso, o cliente pode ficar confuso em quem acreditar... não é bom pra ninguém...
Olá Mariana! Por gentileza, preciso tirar uma dúvida. Moro num condomínio fechado e compramos (o condomínio) um terreno vizinho para ampliar um estacionamento. Contratamos um engenheiro agrimensor para fazer a planta topográfica da área com o acréscimo e distribuir as vagas. Gostaria de saber se a ART de cada vaga certifica o morador como proprietário da sua nova vaga ou se apenas estabelece a ampliação do terreno. Obrigado e parabéns pelo elucidação dos vídeos.
Oi Paulo, tudo bem?? Nesse caso, vale somente como ampliação do terreno. Para dar o direito a vagas, terá que registar em cartório, acho interessante contratar um advogado para isso.. espero ter ajudado, até mais!
Mariana parabéns pelo canal. Me diz uma coisa, é possível realizar uma art de consultoria e eleborar o laudo de reformar sem ser responsável pela execução. Pq muitas veses a mão de obra já é contratada pelo cliente.
oi Renato, sim é possível! coloque essas informações no laudo e assim que finalizar, volte para verificar se o que foi realizado é o que estava previsto, para se resguardar e dar a baixa na ART. Sucesso!
Olá Mariana, acabei de formar em engenharia elétrica. estou com duvidas sobre a emissão de qual ART. presto serviços para um prédio que foi construído a mais ou menos 9 anos e agora os bombeiros fizeram uma visita e disseram que precisam de uma nova ART referente as instalações de alarme de incêndio e hidrantes para que eles possam liberar o documento. Como fazer a emissão de uma ART de um serviço ja existente?
Oi Deiner tudo bem? Nesse caso, verifique primeiro se as instalações estão ok e emita a ART como manutencao ou responsabilidade, serviços com essa caracteristica. Agora, vc como eng eletrico tem essa atribuição para assinar sobre os alarmes e hidrantes? Pq art é responsabilidade (tecnica, civil e criminal) e se acontece algo (oq nao queremos em hipotese nenhuma) pode complicar sua vida profissional... te ajudei??? Se ficar alguma outra duvida so perguntar... ate mais!!
Ola Mariana Tudo bem ? Sou técnico eletrotécnico e atualmente Engenheiro Eletricista . Nunca emiti uma ART , porém estou interessado em dar seguimento na área de projetos elétricos (uma projeção ) , fiz cursos de Autocad e vi nessa área uma boa oportunidade. Minhas dúvidas são : Antes de iniciar a atividade pelos videos que eu vi , observei que a ART tem que ser aberta antes do inicio das atividades. Porém , na área da elétrica só poderei determinar a potência instalada (KVA) após levantamentos realizados , que teoricamente se caracteriza como inicio da atividade . Ou poderei preencher um valor(KVA) na abertura da ART e no decorrer do projeto fazer alguma alteração ? Poderia fazer um projeto e depois abrir a ART , visto que ta somente no auto cad em nada interferindo em riscos físicos?? Se caso desistir do projeto no meio do caminho , tanto por parte do cliente como do projetista , como fazer? ou se a obra precisar da uma pausa ...??? Agradeço sua iniciativa . Obrigado. At. Isaque Brasileiro Email:isaquebrasileiro@gmail.com
Isaque Brasileiro oi Isaque.. muito boas suas perguntas.. vamos lá: - vc pode emitir a ART com data retroativa, sugiro que ja emita com a quantidade e serviço correto. Vc ate consegue alterar depois (como vc cita, de informar um kva na abertura e mudar depois) mas vai te dar mais trabalho. Retroativo, nesse caso, é a opção! - caso o cliente e vc desistam do servico e a ART ja esteja aberta e paga, é só solicitar a baixa no sistema... no entanto, vc "perde" o valor da ART. Falo perder pq pelo Crea, o valor da art deve estar incluso no serviço, a gente não deixa a parte, para o cliente pagar, sabe? Espero ter ajudado e te desejo muito sucesso na sua empreitada... se ficar mais duvida pode mandar! Ate mais!
Mariana Buratto perfeito !!! Era justamente isso que precisava saber , mais em vídeos futuros teria como vc explicar ? Pq isso é dúvida de muita gente... Infelizmente cada CREA tem termos ou design diferentes... Deveria ser padrão único... Porém nem tudo é como a gente quer , estamos aí pra nós ajudar . Muito obrigado.
Oi Isaque, infelizmente o sistema não é padrão e o Crea é um órgão que não nos ajuda muito, na prática.. é um órgão regulador, mas precisa melhorar muito ainda. Sobre as ARTs, existe uma tabela no excel com todos os tipos (que nem me lembro de onde encontrei) e que, pra vc ter uma ideia, estou estudando ela ainda, pra falar disso de uma forma mais clara pra vocês, além de compartilhá-la também... Sobre isso, já anotei sua sugestão para pautas futuras, provavelmente falarei sobre isso aqui ainda....do mais, obrigada e sucesso!
Oi Mariana tudo bem ? Vou fazer concurso do CRE DE RONDÔNIA de nível médio vc tem algum conteúdo que vc poderia está disponibilizando em PDF pra eu estudar desde já agradeço obrigada 😚😚😚
Oi Vilma tudo bem??? Por enquanto os conteudos disponibilizados estão aqui no canal, no blog e no insta... material em pdf para concurso eu ainda não tenho. Desejo sucesso na sua prova! Obrigada pela confiança! Bjo
Boa noite! estou necessitando entender estou no Paraná, fui exigido pela empresa realizar ART de cargo e função e tenho visto no crea do Paraná e fiz a emissão em São Paulo, como faco? faço a emissão no site de São Paulo e coloco endereço de Paraná?
Oi Wagner, quando estamos fora do Estado que temos o registro e vamos realizar alguma obra por exemplo, que leve mais de 180 dias, devemos, além do visto (que você já tem), solicitar o cadastro no Crea em questão. Como no seu caso, a ART é de cargo e função, me parece que vai além dos 180 dias. Nesse caso, é prudente abrir o registro no Crea PR e emitir a ART por lá.. obrigada!!
Bom dia! Mariana, estou fazendo a locação de um imóvel comercial e estão pedindo a Art de bombeiros, como faço isso? E essa Art é responsabilidade minha ou do dono do imóvel. Obrigado!
Oi Nelson, pelas suas informações, você está precisando do alvará do corpo de bombeiros, tendo em vista que o imóvel é comercial, correto? Pra dar entrada no alvará, precisa do projeto de incêndio do local, com as rotas de fuga (dependendo do numero de pessoas que trabalham no local pode até precisar de brigada de incêndio), e ART do projeto e informação dos materiais que compõe a edificação (feito por engenheiro). Sobre a responsabilidade, penso que é do locatário, pois um imóvel comercial pode ter várias atividades e numero de pessoas no local, o que o proprietário não pode saber com certeza antes. Espero ter ajudado, até mais!
Olá Mariana ! Estou com dúvida de emitir uma ART quanto a forma de registro e participação técnica, onde o projeto é de uma arquiteta.(CAU). Minha participação será de demolição de um pequeno banheiro, instalação de paredes de drywall e rebaixamento do teto. Desde já agradeço.
Oi Marcelo, tudo bem? O profissional que emite. Sempre. A não ser que o profissional esteja em um cargo público e seja responsavel tecnico. Nesse caso, qurm paga é o órgão..
Oi tive a visita do CREA ele exigiu a ART e entrou de férias ! Só falta eu cobrir a obra ! Se ele voltar e eu tiver concluído o telhado ele pode me multar ?
Thiago M oi Thiago tudo bem? Vc pode emitir ART sempre que prestar um serviço, seja para pessoa fisica ou pessoa juridica (quem te contratou)... foi isso que me perguntou? Espero ter ajudado... ate mais!
Não foi bem isso. Mas já consegui a resposta para a minha pergunta. Mas agora me surgiu outra dúvida. Eu posso ser responsável técnico por até três empresas de acordo com o regulamento do Crea, mas posso emitir quantas ART's para serviços contratados por pessoa Fisica???
Thiago, na pergunta anterior, fiquei na dúvida sobre o que você tinha perguntado, respondi com base no que eu entendi... será que você se encontra em alguma situação especial? do tipo contrato de exclusividade com alguma empresa ou é funcionário público? talvez se você contextualizar a sua situação (que dá a entender que é delicada), consigo te ajudar de uma maneira mais especifica. O que acha? Até mais!
Ola Mariana sou engenheira Civil, fechei um projeto de bombeiro que 3 engenheiros iram trabalhar juntos, tenho duvidas de como preencher a art de equipe obrigada
Oi Maurício, tudo bem? Em algumas instituições, há uma disciplina do tipo "Ética profissional" (coloquei entre aspas porque o nome da disciplina pode ser diferente). É aí que estudamos as leis e o código de ética da área. Pode acontecer de a instituição de ensino não oferecer (o que é estranho, via de regra, todas oferecem), ou oferecer on line ou, quando presencial, os alunos não ligarem muito (na minha época de estudante era assim kkkk só depois de formada fui ver o quão essencial é esse assunto). Enfim, também acho necessário. Enquanto não acontece, vamos nos virando, não é mesmo? Obrigada pelo comentário, até mais!
Boa tarde, gostei Mari.
Sensacional, parabéns Mariana
Pode ensinar preencher, já que mudou algumas coisas este ano?
qual a RT mais importante na engenharia elétrica,amaury ceciliano bandeira IFPB
Se torne meu aluno e seja especialista na área🤓
✅ Orçamento de obras: bit.ly/3NVbPUQ
✅ Laudo e plano de reformas: bit.ly/3Hm4uLA
muito bom! parabéns pelo conteúdo.
obrigada Andrelles! abraço!
Olá Mariana gostei muito do seu conteúdo, muito bom mesmo. Estou no ultimo semestre de Técnico em Edificações e tenho muito que aprender. Seu canal tem me ajudado bastante..
oi Leandro, que bom que ajuda! fique à vontade e sucesso na sua vida profissional e pessoal! abraços..
Empresas de Envidraçamento de sacada... Poderiam emitir ART multipla?
Mariana como vai? Tira uma dúvida por favor. Se um engenheiro abre um MEI e assume um compromisso de responsabilidade técnica por algum serviço/projeto para outra empresa. Essa atividade será vinculada ao MEI ou não?
Muito boa as dicas Mariana, você explica muito bem obrigado.
Oi Douglas muito obrigada!!! Abraço!
ART tem validade? Ou seja, até quando serei responsável por um serviço caso algo aconteça no futuro, pois imagine que vc faça um serviço que requeira manutenção periódica, mas o cliente não está a fim de pagar pela manutenção ou não queira renovar o contrato de manutenção, aí algo dá errado. Como fica a situação do engenheiro?
Você poderia mostrar exemplos de ART? Exemplos de ART bem feitas ou mal feitas.
Bom dia Mariana.
Amei seu canal. Tem me ajudado muuito.
Uma dúvida: Pra emitir uma "ART de Projeto Tratamento Climático" .Tentei fazer pelo mesma sequência de ART de Projeto. Quando chega na parte atividade profissional(área de atuação:construção civil; sub área de atuação: edificação; nível de atuação: elaboração; atividade projeto). não aparece este tipo de "Projeto de Tratamento Climático". ?????
Muito bom Mariana, não conhecia esse assunto obg!
Olá, muito obrigada!! atá mais!
Olá Mariana , para reforma , no caso de impermeablização é "ART de obra e serviço"?
mário santiago-
Mariana, a minha dúvida é se eu fazendo uma obra junto com um outro profissional, também eng civil, posso, fazendo eu os projetos elétrico e estrutural, o outro o arquitetônico, se posso pagar uma art única, preenchida por n´s dois e assinada e paga apenas uma taxa única.
Boa noite vc mencionou que engenheiro civil pode fazer projetos arquitetônicos embora vc tbm falou que são para os arquitetos realizarem o projeto, trabalho na área elétrica e estou vendo arquitetos fazerem projetos elétricos embora eu acredito que os arquitetos não estão capacitados para realizar esse tipo de projeto. Qual sua opinião sobre o assunto. Obrigado e continue com os vídeos são ótimos.
Oi Luiz, tudo bem?? Obrigada pelos comentários e por seguir o canal. Então, assunto complexo esse que não finda.. quem pode ou não e o quê. Enfim, por lei, todo mundo pode fazer tudo, mas as formações são muito diferentes. Tudo está ligado à construção civil, mas o foco das formações é muito diferente e não dá pra todo mundo saber tudo o tempo todo. Você citou o exemplo do projeto elétrico e vou usar ele pra exemplificar. Como eng. civil, eu posso elaborar projeto elétrico, mas somente interno, ou seja, não calculo as tensões e cargas externas da rede (que são atribuições do eng. eletrico - eu nem posso assinar por isso - ). Internamente, consigo calcular o diâmetro dos eletrodutos, a bitola dos fios, número de circuitos e quadro elétrico. Na arquitetura, o que percebo (e é uma percepção mesmo, baseada na análise de ementa de disciplina e contato com colegas dessa profissão) é que o pessoal coloca os pontos nos ambientes e faz o traçado do eletroduto (e depois deixa pro engenheiro, ou pedreiro decidirem qual material/diâmetro vão colocar), ou seja, isso não é projeto elétrico!
Quem perde é o cliente, que é leigo e acha que por ter uma planta com o traçado, isso é proj elétrico... você já passou por isso? Conta mais!! Até mais!
@@MarianaBuratto Ja sim muitos projetos principalmente de iluminação publica ou de loteamento que foram projetados por arquitetos e o calculo estava muito fora ou seja orçamento muito alto devido aos cálculos dos condutores super dimensionados e outros projetos fora das normas principalmente quando envolve concessionarias.
@@luizcarlossupriano1542 então, é falta de conhecimento mesmo, aliado a algum coeficiente que possa minimizar algum erro... quem paga é o cliente. E além disso, o cliente pode ficar confuso em quem acreditar... não é bom pra ninguém...
Olá Mariana! Por gentileza, preciso tirar uma dúvida. Moro num condomínio fechado e compramos (o condomínio) um terreno vizinho para ampliar um estacionamento. Contratamos um engenheiro agrimensor para fazer a planta topográfica da área com o acréscimo e distribuir as vagas. Gostaria de saber se a ART de cada vaga certifica o morador como proprietário da sua nova vaga ou se apenas estabelece a ampliação do terreno. Obrigado e parabéns pelo elucidação dos vídeos.
Oi Paulo, tudo bem?? Nesse caso, vale somente como ampliação do terreno. Para dar o direito a vagas, terá que registar em cartório, acho interessante contratar um advogado para isso.. espero ter ajudado, até mais!
Mariana parabéns pelo canal.
Me diz uma coisa, é possível realizar uma art de consultoria e eleborar o laudo de reformar sem ser responsável pela execução. Pq muitas veses a mão de obra já é contratada pelo cliente.
oi Renato, sim é possível! coloque essas informações no laudo e assim que finalizar, volte para verificar se o que foi realizado é o que estava previsto, para se resguardar e dar a baixa na ART. Sucesso!
Muito bom! A sequencia de videos ajudou nas provas de Introdução a Engenharia lol
Oi Larissa fico feliz que tenha ajudado! Bjos
Olá Mariana, acabei de formar em engenharia elétrica. estou com duvidas sobre a emissão de qual ART. presto serviços para um prédio que foi construído a mais ou menos 9 anos e agora os bombeiros fizeram uma visita e disseram que precisam de uma nova ART referente as instalações de alarme de incêndio e hidrantes para que eles possam liberar o documento. Como fazer a emissão de uma ART de um serviço ja existente?
Oi Deiner tudo bem? Nesse caso, verifique primeiro se as instalações estão ok e emita a ART como manutencao ou responsabilidade, serviços com essa caracteristica. Agora, vc como eng eletrico tem essa atribuição para assinar sobre os alarmes e hidrantes? Pq art é responsabilidade (tecnica, civil e criminal) e se acontece algo (oq nao queremos em hipotese nenhuma) pode complicar sua vida profissional... te ajudei??? Se ficar alguma outra duvida so perguntar... ate mais!!
Com esse novo conselho CFT, como faço pra ter acesso a uma ART?
Ola Mariana Tudo bem ? Sou técnico eletrotécnico e atualmente Engenheiro Eletricista . Nunca emiti uma ART , porém estou interessado em dar seguimento na área de projetos elétricos (uma projeção ) , fiz cursos de Autocad e vi nessa área uma boa oportunidade.
Minhas dúvidas são :
Antes de iniciar a atividade pelos videos que eu vi , observei que a ART tem que ser aberta antes do inicio das atividades. Porém , na área da elétrica só poderei determinar a potência instalada (KVA) após levantamentos realizados , que teoricamente se caracteriza como inicio da atividade . Ou poderei preencher um valor(KVA) na abertura da ART e no decorrer do projeto fazer alguma alteração ?
Poderia fazer um projeto e depois abrir a ART , visto que ta somente no auto cad em nada interferindo em riscos físicos??
Se caso desistir do projeto no meio do caminho , tanto por parte do cliente como do projetista , como fazer? ou se a obra precisar da uma pausa ...???
Agradeço sua iniciativa .
Obrigado.
At.
Isaque Brasileiro
Email:isaquebrasileiro@gmail.com
Isaque Brasileiro oi Isaque.. muito boas suas perguntas.. vamos lá:
- vc pode emitir a ART com data retroativa, sugiro que ja emita com a quantidade e serviço correto. Vc ate consegue alterar depois (como vc cita, de informar um kva na abertura e mudar depois) mas vai te dar mais trabalho. Retroativo, nesse caso, é a opção!
- caso o cliente e vc desistam do servico e a ART ja esteja aberta e paga, é só solicitar a baixa no sistema... no entanto, vc "perde" o valor da ART. Falo perder pq pelo Crea, o valor da art deve estar incluso no serviço, a gente não deixa a parte, para o cliente pagar, sabe?
Espero ter ajudado e te desejo muito sucesso na sua empreitada... se ficar mais duvida pode mandar!
Ate mais!
Mariana Buratto perfeito !!! Era justamente isso que precisava saber , mais em vídeos futuros teria como vc explicar ? Pq isso é dúvida de muita gente... Infelizmente cada CREA tem termos ou design diferentes... Deveria ser padrão único... Porém nem tudo é como a gente quer , estamos aí pra nós ajudar . Muito obrigado.
Oi Isaque, infelizmente o sistema não é padrão e o Crea é um órgão que não nos ajuda muito, na prática.. é um órgão regulador, mas precisa melhorar muito ainda. Sobre as ARTs, existe uma tabela no excel com todos os tipos (que nem me lembro de onde encontrei) e que, pra vc ter uma ideia, estou estudando ela ainda, pra falar disso de uma forma mais clara pra vocês, além de compartilhá-la também... Sobre isso, já anotei sua sugestão para pautas futuras, provavelmente falarei sobre isso aqui ainda....do mais, obrigada e sucesso!
NO CASO POSSO COLOCAR VÁRIOS PROJETOS EM UMA SÓ ART, "PROJETOS DE UMA MESMA OBRA"???
Oi Mariana tudo bem ? Vou fazer concurso do CRE DE RONDÔNIA de nível médio vc tem algum conteúdo que vc poderia está disponibilizando em PDF pra eu estudar desde já agradeço obrigada 😚😚😚
Oi Vilma tudo bem??? Por enquanto os conteudos disponibilizados estão aqui no canal, no blog e no insta... material em pdf para concurso eu ainda não tenho. Desejo sucesso na sua prova! Obrigada pela confiança! Bjo
@@MarianaBuratto obrigada 😙😙
Boa noite!
estou necessitando entender estou no Paraná, fui exigido pela empresa realizar ART de cargo e função e tenho visto no crea do Paraná e fiz a emissão em São Paulo, como faco? faço a emissão no site de São Paulo e coloco endereço de Paraná?
Oi Wagner, quando estamos fora do Estado que temos o registro e vamos realizar alguma obra por exemplo, que leve mais de 180 dias, devemos, além do visto (que você já tem), solicitar o cadastro no Crea em questão. Como no seu caso, a ART é de cargo e função, me parece que vai além dos 180 dias. Nesse caso, é prudente abrir o registro no Crea PR e emitir a ART por lá.. obrigada!!
art
Bom dia!
Mariana, estou fazendo a locação de um imóvel comercial e estão pedindo a Art de bombeiros, como faço isso? E essa Art é responsabilidade minha ou do dono do imóvel. Obrigado!
Oi Nelson, pelas suas informações, você está precisando do alvará do corpo de bombeiros, tendo em vista que o imóvel é comercial, correto? Pra dar entrada no alvará, precisa do projeto de incêndio do local, com as rotas de fuga (dependendo do numero de pessoas que trabalham no local pode até precisar de brigada de incêndio), e ART do projeto e informação dos materiais que compõe a edificação (feito por engenheiro). Sobre a responsabilidade, penso que é do locatário, pois um imóvel comercial pode ter várias atividades e numero de pessoas no local, o que o proprietário não pode saber com certeza antes. Espero ter ajudado, até mais!
@@MarianaBuratto Obrigado!
de nada!!
Olá Mariana !
Estou com dúvida de emitir uma ART quanto a forma de registro e participação técnica, onde o projeto é de uma arquiteta.(CAU). Minha participação será de demolição de um pequeno banheiro, instalação de paredes de drywall e rebaixamento do teto.
Desde já agradeço.
Quem deve pagar a art em um contrato com um órgão publico?
Oi Marcelo, tudo bem? O profissional que emite. Sempre. A não ser que o profissional esteja em um cargo público e seja responsavel tecnico. Nesse caso, qurm paga é o órgão..
Oi tive a visita do CREA ele exigiu a ART e entrou de férias ! Só falta eu cobrir a obra ! Se ele voltar e eu tiver concluído o telhado ele pode me multar ?
SIM.
Sou engenheiro eletricista e gostaria de saber se posso emitir ART para mais de uma empresa???
Thiago M oi Thiago tudo bem? Vc pode emitir ART sempre que prestar um serviço, seja para pessoa fisica ou pessoa juridica (quem te contratou)... foi isso que me perguntou? Espero ter ajudado... ate mais!
Não foi bem isso. Mas já consegui a resposta para a minha pergunta. Mas agora me surgiu outra dúvida. Eu posso ser responsável técnico por até três empresas de acordo com o regulamento do Crea, mas posso emitir quantas ART's para serviços contratados por pessoa Fisica???
Thiago, na pergunta anterior, fiquei na dúvida sobre o que você tinha perguntado, respondi com base no que eu entendi... será que você se encontra em alguma situação especial? do tipo contrato de exclusividade com alguma empresa ou é funcionário público? talvez se você contextualizar a sua situação (que dá a entender que é delicada), consigo te ajudar de uma maneira mais especifica. O que acha? Até mais!
Ola Mariana sou engenheira Civil, fechei um projeto de bombeiro que 3 engenheiros iram trabalhar juntos, tenho duvidas de como preencher a art de equipe obrigada
Nunca entendi porque o crea não vai até as universidades apresentar os direitos e deveres do engenheiro.
Oi Maurício, tudo bem? Em algumas instituições, há uma disciplina do tipo "Ética profissional" (coloquei entre aspas porque o nome da disciplina pode ser diferente). É aí que estudamos as leis e o código de ética da área. Pode acontecer de a instituição de ensino não oferecer (o que é estranho, via de regra, todas oferecem), ou oferecer on line ou, quando presencial, os alunos não ligarem muito (na minha época de estudante era assim kkkk só depois de formada fui ver o quão essencial é esse assunto). Enfim, também acho necessário. Enquanto não acontece, vamos nos virando, não é mesmo? Obrigada pelo comentário, até mais!