Grande mestre, o senhor é um excelente profissional, portanto, vou me esforçar para não parecer grosseiro. O engenheiro que dimensionou essa viga cometeu alguns equívocos importantes, que eu sugiro que o senhor procure o mesmo para corrigir. O primeiro deles é sobre a armadura de pele, no caso a falta dela. Segundo NBR 6118, é necessário que se coloque armadura de pele (armadura de costela para muitos) sempre que a viga tenha mais de 60cm. Essa armadura não tem função estrutural explícita, mas contribue para a durabilidade da peça, diminuindo a fissuração. No seu caso, deveria ter, pelo menos, 3 camadas de armadura de pele espaçadas a cada 20cm. O segundo é essa armadura em arco que serve exatamente para NADA. Isso mesmo. Nada. Por muita sorte, ela deve dar alguma ajuda pontual no combate aos esforços cortantes e no controle de fissuração, mas de forma muito pouco considerável. Por fim, alguns disseram aqui nos comentários que, por se tratar de uma viga biapoiada, não haveria necessidade da armadura superior, pois, não haveria tração. Isso é um engano propiciado pelo ensinamento errado de estruturas de concreto armado nas faculdades de engenharia. Há, sim, esforços de tração na parte superior da viga próximo aos pilares. Isso se deve ao engastamento parcial naquela região, devido a relação de rigidez PILAR/VIGA. Mesmo que seja menor, em relação ao momento positivo, ele existe. Espero que não fique chateado com meu comentário. Admiro seu trabalho. Infelizmente, não tive muita sorte com a maioria dos mestres com quem trabalhei nas minhas obras. Um abraço, mestre
Boa! Sou engenheiro civil e também percebi os mesmos pontos que tu analisou. Nós apoios semirigidos, aparecem sim momentos de tração, mesmo que inferior a um engasgamento perfeito (oque não acontece na realidade), por isso as armaduras positivas e negativas são necessárias, (ainda pela dimensão da peça, né?)
Mas com estribo de 8mm , não compensa as armaduras de pele, já que as fissuras são em ângulos,nesse altura de viga uma fissura passa por vários estribos. As armaduras negativas vão atuar ajudando o concreto na compressão, conciderando o vão e a carga que não foi mencionada.
Pedro Chebenski desculpa, mas de onde você tirou essa informação? A armadura de pele serve pra duas coisas: combater torção e evitar fissuração. Não existe “não compensa”. A NBR 6118 preconiza expressamente isso. Independe dos estribos, que têm função distinta e trabalham até em planos distintos. Coloca aqui o trecho normativo que corrobora com o que você disse. Ou pelo menos uma explicação mecânica.
TRUQUE DE MESTRE Sergio Eduardo Construção eu que agradeço, mestre. O senhor é um profissional referência para todos da construção civil aqui no UA-cam, de nós engenheiros até o ajudante de obra. Um forte abraço!
Antes de mais nada parabéns, a viga está bem montada! Irei fazer algumas ressalvas, espero que auxilie em sua jornada como profissional. As vigas acima de 60 cm devem possuir armadura de pele (costelas), para evitar torções, segundo a norma. A barra em arco teria a mesma função do cavalete, mas isso saiu da norma desde a década de 70. Aliás o arco dessa barra está invertida, teria que começar em cima arquear para baixo e novamente para cima, para ter efeito de cavalete. A norma aboliu o cavalete exatamente pq muitos armadores acabavam invertendo a barra como no caso dessa viga aí. O cavalete tinha a função de reforçar ferragem no momento negativo (final da viga, parte superior) e na solicitação positiva no meio da viga, parte inferior. Como é feito isso hj? Colocam-se barras na parte superior para compensar no diagrama do momento negativo. Algo como ferro de 16mm de uns 2,5 m de comprimento na parte de cima, no seu caso aí. Além disso, os estribos teriam que se aproximar mais nos cantos para evitar os esforços cortantes, na razão do dobro da altura da viga em distância da extremidade. Até mais. ^^
Outra colocação . 0,80 m é o pré dimensionamento . Não necessariamente a viga ficara com os mesmos 0,80 m. Aliás quanto mais alta, mais pesada ela fica . Sou arquiteto, mas gosto muito de cálculo estrutural .
Muito bom, o senhor é um profissional. Vemos alguns que se dizem engenheiros querendo corrigir o projeto de outro engenheiro como se fossem donos da verdade, ao expor essas opiniões errôneas com intenção de tirar o sucesso que outros profissionais tem. Ao criticar e falar que falta isso falta aquilo deveriam voltar para aula de Ética, porém infelizmente o ego de se mostrar sábio infelizmente se mostram desconhecedores de algo que vem de berço, HUMILDADE!! PARABÉNS TRUQUE DE MESTRE, SIGA O PROJETO DO ENGENHEIRO E CONFIE NELE POIS SE FEZ O PROJETO É PORQUE ESTÁ DENTRO DOS PADRÕES EXIGIDOS PELAS NORMAS TECNICAS
Não são todos serventes não. Tem muita gente que conhece também. Está viga está invertida. Está é uma viga bi- apoiada. Os efeitos de tração estão embaixo e obviamente o de compressão estão encima. Está ferragem interna não está sofrendo solicitação de tração o que é esperado da ferragem. O exemplo dado do teclado não se aplica, pois sofrem forças diferentes.
Boa tarde tudo isso que vcs falaram recomendo vcs a assistirem o canal engenharia na prática lá ele aborda todos esses tipos de vinculações que sao mal compreendidas por algum profissionais mas excelente trabalho
Um monte de engenheiro de teclado falando besteira ... O cara deixou claro que para dimensionar uma viga desse porte, precisa de profissional capacitado para calcular todos os esforços que a viga irá sofrer..e é lógico que teve um engenheiro capacitado nessa obra. E mesmo assim os "Especialistas" ficam criticando o cara, sem ao menos prestar atenção no que ele explica. ISTO É INCRÍVEL😅😅
Parabéns pela coragem de expor seu ótimo trabalho . Sou um simples armador de ferragens e técnico em edificações , tenho experiência na área vi coisas que poderia melhorar . Mas prefiro deixar em off , pois cada profissional trabalha do seu jeito . Quando o assunto é construção civil ninguém sabe tudo !
Parabéns. Ia fazer uma crítica com relação a ensinar montar uma viga desse porte para este vão, sem cálculo estrutural, mas ainda bem que no final você falou. Sou engenheiro, especialista em estrutura, e o meu conselho é que nunca façam uma viga sem um cálculo, pois cada caso é um caso e risco e elevado.
Bom dia a todos. Muito feliz com o vídeo, e mais ainda com os comentários. Sou arquiteto, fã do canal e assisto tudo sempre que possível. Sempre muito explicativo, educado e atencioso. Ninguém é perfeito, ou dono da verdade. Estamos sempre aprendendo. Muito bom ver as colocações dos amigos engenheiros, mostrando conhecimento e passando pro "Truque de Mestre", sem ofensas gratuitas, que é o que muitos fazem. A união faz a força e conhecimento é bom, quando compartilhado dessa forma. Seu trabalho é impecável. Obrigado amigos, pelas críticas construtivas. Boas festas a todos. Grande abraço 🙏🏽
Eu sou Mestre de obras .longe de ter o conhecimento de um engenheiro. Mais aprendi muito com as explicações de todos vcs! Vou faser agora em 2020 .técnico em edificações. E as explicações de vcs vão mi ajuda muito.feliz 2020 pra todos!!!
Muito bom ver todos comentários, melhor ainda seria se todos que argumentaram ou tiveram suas críticas construtivas , tivessem audácia de passar seu conhecimento como nosso mestre.
PARABÉNS PROSSISIONAL EDUARDO ... QUE O TODO PODEROSO SENHOR DEUS PAÍ ETERNO CRIADOR LHE ABENÇOE CADA DIA MAÍS HÁ VOCÊ E TODOS DÁ SUA BEMDITA FAMÍLIA E TODOS OS QUE COM VOCÊ TRABALHAM ... E QUE TENHAMOS MUITA SAÚDE PÁRA ABENÇOAR NOSSAS BEMDITAS VIDAS AMÉM 🙏🙏🙏
O vídeo é bem detalhado porém existe alguns equívocos, no que se diz cavalete é fácil criticar, porém esse vídeo me dispersou a estudar mais sobre o assunto que envolve vários cálculos matemáticos para poder fazer esse tipo de viga.
Quando o canal é diferenciado , até os comentários são de um nível acima . Parabéns mestre , aprendo muito contigo , não só em relação a obra , mas ao ser humano que você é. E parabéns aos inscritos pela educação .
Ela não tá como cavalete ..ele está usando como fosse um arco .....nas antigas construções.. Se fosse cavalete realmente estaria errada .. Vou dar uma estudada sobre esse arco .. Como fosse um concreto protendido combatendo a flexão .. suspensão.
Sou pos graduando em estruturas em concreto armado, e afirmo que o controle de fissuração, para este caso, vem tambem, da armadura de pele, independente dos estribos, pois evita a torção da viga ao longo do seu eixo de menor inercia. Quanto a armação em arco, ela nao serve para nada, efeito placebo, simplesmente. Ainda por que a posição de arco do vergalhão, dispõem a armadura de forma errónea, visto que é no centro que ocorre os esforços de momento positivo, e a mesma fica no maior vão da viga, fazendo papel de negativo ao invés de positivo. Ainda sim, o video é muito bom, e sempre acompanho voce por aqui no youtube.
Senti falta da armadura de pele. A NBR 6118, estabelece que em vigas com altura maior que 60cm, deverá ser colocada as armaduras de pele, que combate os problemas de fissuração e retração.
@@bentopedrozo259 parabéns pelo "SERTO" e por esse comentário, fácil falar que o papel aceita tudo sem o minimo de conhecimento sobre o assunto, a norma deve ser seguida, realizar os cálculos necessários, fazer o dimensionamento correto, para depois colocar no papel.
Serviço muito bem feito ,8 metros e coisa de vão se foi calculado por engenheiro acho que está tranquilo uma coisa que chamou a atenção é que não foi mostrado as dobras nas pontas da viga e as ancoragem das colunas mas um abraço ai amigo também sou do ramo da construção mas nunca fiz nada parecido.
Observaçoes: armadura de pele é necessária segundo a norma altura igual ou maior 0,60m! Essa ferragem curva na parte superior não consta em norma! Na parte inferior da viga a ferragem está tracionada abaixo da LN acima o concreto está comprimido! O que temos de fato é o momento=força*z( distância) entre os CGs! Tração no aço =área de concreto em compressão!Segue o jogo!
Boa Sérgio meu nome é Isaías, eu acompanho muito o seu trabalho e te acho muito competente, essa viga ficou muito boa tem muito mestre nesses comentários existe pessoas que se Deus dessece do céu e fizece essa viga biapoida eles colocariam defeito
O estribo faz a função da antiga armadura cavalete, a armadura superior esta superdimensionada no centro da viga, pois nesta região o concreto trabalha na compressão, poderia ter esta barra de 16mm apenas no apoios como armadura de borda. Faltou a armadura de pele (costela), pois toda viga acima de 60cm é obrigatória.
Sou mestre de obras já fui encarregado de terraplanagem, encarregado de carpintaria, de ferragem , hj estou no 6⁰semestre de engenharia civil. Vejo tantas coisas nd a ver nas ,mas prefiro ñ comentar na maioria das vezes, mas o colega tem razão São chamadas costelas de armadura ,eu tbm percebi mas deixa p lá neh,rsrs
Parabéns pela iniciativa mestre. Mas algumas coisas poderiam ser evitadas nesse modelo estrutural: essa armadura em arco é um total desperdício na estrutura, bem como as bitolas das barras superiores está muito alta; as armaduras de pele estão faltando, como também o espaçamento dos estribus nas extremidade deveriam ser menor. Falo com todo respeito e apenas para o ganho em conhecimento por parte de todos nós! Um forte abraço!
Eu sou pedreiro, e admiro muito seu trabalho Mestre. E Um dia gostaria de pode trabalhar com o senhor e adquirir um pouco do seu conhecimento. Obrigado por tudo que tem ensinado no UA-cam.
Excelente trabalho mestre, acredito que não teve calculo estrutural, pois está um pouco superdimensionada. Mas se não teve Cálculo estrutural o senhora fez um excelente trabalho se precavendo de qualquer dano futuro na construção!
Meu caro parabéns pelo canal e pela humildade. Realmente há alguns equivoco neste projeto. Não temos os dados da altura e nem largura, mas pelo que temos notamos alguns desperdicios, como este arco e estas barras superiores de 16mm, e algumas deficiências como as costelas e os estribos próximos aos pontos de apoio poderiam ser espaçados em menor distância. Forte abraço
Fiz duas de 9 metros ficou com 82 cm de altura com esse reforço no fundo com ferro de meia,pegou dez custela,de 3/8 mais o cavalete e precisou fazer um conta flexa no fechamento das caixas, meio que arqueando a viga do meio pras pontas e tbm chamei o engenheiro pra me auxiliar!! Foi treta no dia encher mas deu tudo certo elas apoia o centro de telhado quatro aguas e mais 3000 litros de agua bem no centro delas, eu fiz assim pois ñ queria colunas de apoio em baixo!! As pessoas olham e se admiram desse vão todo sem apoio!!!
Esse “arco” que teóricamente seria um estilo protendido, está ao contrário, deveria começar em cima, passar por baixo e terminar em cima. Isso que você falou que não pode passar de 2cm embaixo também não confere, até 1/3 da altura da viga ainda se tem resistência significativa à tração nas barras inferiores.
tem alguma teoria sobre esse arco ai? formei tem pouco tempo, 2 anos, e é a primeira vez q vejo isso acredito que para fazer a função que ele citou ele deveria ser invertido, fazendo o arco na região de tração da peça.. ou não?
Boa noite Sérgio Eduardo a paz do senhor eu sou aqui do Pernambuco cidade Parnamirime acompanhe o seu trabalho um bom tempo e tem aprendido muitas coisas boas com você na área da construção civil parabéns que Deus continue te abençoando e não importa o que as pessoas tentam falar e você pra mim um grande mestre e muito muito humilde homem de Deus
Belo trabalho mestre muito bom mesmo já até me inscrevi. Tive que fazer uma viga aérea com 8 metros, fiquei com medo de fazer de concreto e coloquei duas vigas de aço e ficou bom demais mas bem mais caro.
Obrigado Sérgio ótima aula de conhecimento mas fiquei com uma dúvida, é necessário fazer o uso de contra flecha nessa viga mesmo com toda essa estrutura ou não precisa? Mas uma vez obrigado por compartilhar seus conhecimentos com todos nós que deus continue te abençoando 🙏
Boa tarde, Mestre Sérgio Eduardo. Faz tempo que não comento no seu canal, mas continuo acompanhando os seus vídeos. Esse, infelizmente, tem alguns problemas que vários já comentaram. Primeiro, é a falta da armadura de pele(costela), pela altura da viga ela é obrigatória. A função delas vai ser combater as fissuras e sua propagação. Segundo, é essa armadura em arco, como você mesmo disse ela faz o papel dos antigos cavaletes. Foram abandonados justamente pelo motivo que ocorre nessa sua viga: a montagem invertida. Ela só teria sentido e função se fosse montada ao contrário curvada de baixo para cima, onde em baixo no centro resistiria ao momento fletor positivo e nas pontas ajudaria os estribos na cortante. Do jeito que está, apenas dá uma falsa impressão de rigidez na armadura, mas quando essa viga for concretada ela vai ajudar muito pouco. Abraço
Amo seus comentarios pois vc não chega elogiando como muitos outros. Quem elogia geralmente nao tem o minimo de conhecimento que vc tem, as vezes são pedreiros de experiencia somente e não de conhecimento tecnico. Continui assim pois muitos de nós aprendem com seus comentarios, por exemplo eu mesmo não sabia que aquele vergalhão em "arco" deveria ser colocado ao contrario (realmente tem toda razão, quando a viga for solicitada em tração o vergalhão só iria ser "comprimido" pelo concreto e isso o mesmo ja faz) entao o certo é ela esta em posição tracionada (invertida). Continui com seus otimos comentarios
Vigas acima de 60 cm é o obrigatório o uso de aço nas costelas de no mínimo 6.3 mm. Esse arco aí não é aceito pelos engenheiros mas confesso que é um método muito bom.
. Acho firmemente, que esses dois arcos de ferro, estão colocados erradamente... Iriam trabalhar muito melhor se fossem colocados com o arco pra baixo... Iriam atuar, como se fossem os cabos de uma ponte estaiada... . Savemos, que assim como estão, vao sofrer compressão, e os ferros atuam melhor pra eliminar esticamentos, e não compressão... . É o que eu acho, mas sei que não posso ter a certeza absoluta... .
Fala mestre! Quando é viga bi- apoiada, o momento máximo é no meio da viga, na parte inferior. Todas essas barras de 16mm superior não estão sendo solicitada, por não ter tração na parte superior da viga. Essas duas barras em arco também não tem função estrutural nenhuma, conforme explicação a cima, o que elas vão ajudar é que próximo ao apoio tem muita força cortante, o que teoricamente causaria aberturas de fissuras e ela ajudará a combater esses esforços, mas não é nem de perto o ideal, até pq vc já tem os estribos para isso. O que sustenta essa viga são as barras de aço na parte inferior, os estribos que combatem os esforços de cisalhamento e como é uma viga muita alta, o volume do concreto é grande e com isso vai ajudar a resistir muito, principalmente os esforços de compressão. E toda viga com mais de 60 cm de altura, tem que ter armadura de pele(costela) por conta das fissuras, conforme a NBR 6118. Abraço e sucesso sempre !!
nesse caso a pressao toda está sendo transferida para os pilares de ponta a ponta, o que na verdade fica mais resistente uma verz que no eixo está livre sem nenhuma viga central.
@@vivendodetudoumpouco594 , esse tipo de projeto faz em telhado, tipo a tesoura, do jeito q o arco ta forçando o pilar , no caso o ARCO era pra ta apoiado na viga , mais ou menos uns 30 cm antes de chegar nos pilar Ingual quando faz o telhado, qm segura toda a carga e viga de madeira , nem a tesoura apoia na viga Obg por me responde um forte abraço
As vezes precisamos de comentarios verdadeiros , cinceros e tecnicamente contundentes. Vejo pessoas com habilidades profissionais mas sem embalsamento técnico suficiente pra postar a respeito de assuntos de tão grande importância . Infelizmente neste país so o profissional com diploma de bacharel em engenharia e fiscalizado e multado quando não se enquadra por qualquer motivo. Porém os demais cidadãos podem exercer tranquilamente, construir, dar consultoria e tudo mais, sem se preocupar com o Crea ou demais órgãos de fiscalização. Difícil é ver ou ser permitido uma pessoa sem diploma de medicina dando dicas de saúde , receitando remédio e outras coisas sem que a classe se manifeste. Enfim a intenção é até boa mas extrapola e usurpa os direitos e limites legais de uma categoria profissional.
Parei pra ver um video "simples" de vão livre de 5 min...e fiquei uma hora lendo comentários.... só os feras. O bom é que mesmo usando a bíblia do engenheiro, existem muitas divergências de opinião.O que no fim das contas é bastante construtivo!
Vou fazer uma garagem com vão livre de 8 metros. A área da garagem será 4 por 8 metros, com a cobertura de laje pre moldada, treliça. Laje será impermeabilizada para ficar exposta. Vou usar esse vídeo como parâmetro. Pois a garagem não receberá peso em cima.
Faz sentido sua pergunta por conta resistência final de elasticidade do aço, como tbm a virada final do estribo resiste muito mais a contração com 45° do que com 90°. Porém a seção da viga com 80cm esta bem distribuida pela norma respeitando os 10% mínimo por norma concernente ao vão de 8.00 metros.
Não. O correto é como está no vídeo. Pra ajudar na flexão já tem as barras 6 que ele mostrou no início. Esse arco é para diminuir a compressão que terá no meio da viga, transferindo um pouco desse esforço pros pilares.
Amigão conselhos se vc pegar essas duas barras de aço feito de arco (sem função) fazer dela 4 pedaços de 2.5m dobrar 30cm e com sobra colocar na 3' camada inferior bem no meio do vão garanto que da mais resistência para sua vida errada
Muito bom então sou construtor tenho curso em desenho de arquitetura . está viga falta colocar mais um estribos que vai até o meio da viga com uma barra de ferro pra não enbariga a viga com o peso no futuro . até mais tamos juntos
Tem razão é o contrário. A deflexão natural deve ser no sentido da tração da viga para que os vergalhões possam trabalhar corretamente na resistência da viga.
Os vergalhões não tem função de compressão, e sim de tração. Esse arco não serve para exatamente nada. Cair não vai, pela quantidade de ferro que foi colocado em baixo da viga. rsr
O grande mestre concordo com você, devemos consultar o engenheiro, mas quem tem experiência saberá como usar sem ajuda do mesmo, pois meu avô construiu um prédio de seis andares há mais de 40 anos sem saber ler e nem escrever somente usando a experiência que adquiriu como o meu bisavô, que também era analfabeto pois hoje seu o prédio é alugado para a prefeitura do meu município e não dá uma dor de cabeça pois tudo funciona perfeitamente, até hoje há mais de 40 anos parede de não descasca, não dar infiltração, já trocamos os fios antigos por fiações novas sem dor de cabeça usando sonda normalmente nada agarrou, mas obrigado mesmo, estou sempre aprendendo com seus vídeos valeu mas para quem não entendi de obra aconselho consultar um engenheiro...
tudo bem com voces nesta ferragem nos colocamos armadura de costela depois tenho um video no canal mostrando esta mesma viga ja com armadura de costela um abraço a todos .
PARABÊNS O TRABALHO MUITO BEM FALADO , DETALHADO NO FALAR E QUE NÃO DEICHA NENHUMA SOMBRA DE DUVIDAS , UM VIDEO BEM SEGURO COMO A OBRA ESECUTANDO TAMBÊM .
é normal ter engenheiro civil como público alvo, já que se trata de um excelente canal com temas de construção civil e é um assunto técnico que chama atenção de engenheiro, calculista dentre outros profissionais da área ,estranho se tivesse design de moda , advogado ou gastronomia rsrs ( mas todos são bem vindos) ,
Muitos erros, e falta de conhecimento do assunto. O espessamento das barras também depende do tipo de agregado que vai usar no concreto, 2 cm não é uma regra tá gente, deve-se saber primeiro o tipo de agregado que vai usar pra depois definir o espessamento. É só uma correção...
Usando o maior valor para: Espaçamento horizontal "ah": - 2 cm; - diâmetro da barra - 1,2 vezes a dimensão máxima do agregado Espaçamento vertical "av": - 2 cm; - diâmetro da barra; - 0,5 vezes a dimensão máxima do agregado. Fonte: NBR 6118
Você fez o cálculo desta ferragem . Você seguiu algum projeto estrutural , de algum engenheiro calculista . Ficou reforçada , mais muito cara .Que você acha?
Bom mestre desculpe, mas creo que esse engenheiro cometeu equívocos, você não deveria concretar essa viga. Também sou mestre e nunca vi nada parecido nenhuma armadura nesse formato de arco, aleas já executei inúmeros projetos, é nunca nem parecido com esse. Dizem que se conselho fosse bom não se dava, se vendia, más lhe digo para o bem da sua carreira peça para revisar esse projeto.
Parabéns pelo vídeo, com uma excelente explicação. Gostaria de saber por que não foi colocado armadura de pele ,visto que essa viga tem mais de 60 cm de altura .
Conheça nosso novo projeto, Gerenciamento de Obra a distância.
Acesse o link à baixo para contato:
gerenciamentotruquedemestre.com/
Boa noite que Deus abençoe o projeto vai em frente.
Grande mestre, o senhor é um excelente profissional, portanto, vou me esforçar para não parecer grosseiro.
O engenheiro que dimensionou essa viga cometeu alguns equívocos importantes, que eu sugiro que o senhor procure o mesmo para corrigir.
O primeiro deles é sobre a armadura de pele, no caso a falta dela. Segundo NBR 6118, é necessário que se coloque armadura de pele (armadura de costela para muitos) sempre que a viga tenha mais de 60cm. Essa armadura não tem função estrutural explícita, mas contribue para a durabilidade da peça, diminuindo a fissuração. No seu caso, deveria ter, pelo menos, 3 camadas de armadura de pele espaçadas a cada 20cm.
O segundo é essa armadura em arco que serve exatamente para NADA. Isso mesmo. Nada. Por muita sorte, ela deve dar alguma ajuda pontual no combate aos esforços cortantes e no controle de fissuração, mas de forma muito pouco considerável.
Por fim, alguns disseram aqui nos comentários que, por se tratar de uma viga biapoiada, não haveria necessidade da armadura superior, pois, não haveria tração. Isso é um engano propiciado pelo ensinamento errado de estruturas de concreto armado nas faculdades de engenharia. Há, sim, esforços de tração na parte superior da viga próximo aos pilares. Isso se deve ao engastamento parcial naquela região, devido a relação de rigidez PILAR/VIGA. Mesmo que seja menor, em relação ao momento positivo, ele existe.
Espero que não fique chateado com meu comentário. Admiro seu trabalho. Infelizmente, não tive muita sorte com a maioria dos mestres com quem trabalhei nas minhas obras.
Um abraço, mestre
Boa! Sou engenheiro civil e também percebi os mesmos pontos que tu analisou. Nós apoios semirigidos, aparecem sim momentos de tração, mesmo que inferior a um engasgamento perfeito (oque não acontece na realidade), por isso as armaduras positivas e negativas são necessárias, (ainda pela dimensão da peça, né?)
Mas com estribo de 8mm , não compensa as armaduras de pele, já que as fissuras são em ângulos,nesse altura de viga uma fissura passa por vários estribos.
As armaduras negativas vão atuar ajudando o concreto na compressão, conciderando o vão e a carga que não foi mencionada.
Pedro Chebenski desculpa, mas de onde você tirou essa informação? A armadura de pele serve pra duas coisas: combater torção e evitar fissuração. Não existe “não compensa”. A NBR 6118 preconiza expressamente isso. Independe dos estribos, que têm função distinta e trabalham até em planos distintos. Coloca aqui o trecho normativo que corrobora com o que você disse. Ou pelo menos uma explicação mecânica.
Matheus Almeida Leal Maranhão muito obrigado amigo vou fazer um vídeo corrigindo a falta de armadura de pele
TRUQUE DE MESTRE Sergio Eduardo Construção eu que agradeço, mestre. O senhor é um profissional referência para todos da construção civil aqui no UA-cam, de nós engenheiros até o ajudante de obra. Um forte abraço!
A paz do senhor Jesus Cristo irmão Sérgio Deus tem abençoado a todos nós através da sua vida
Antes de mais nada parabéns, a viga está bem montada! Irei fazer algumas ressalvas, espero que auxilie em sua jornada como profissional. As vigas acima de 60 cm devem possuir armadura de pele (costelas), para evitar torções, segundo a norma. A barra em arco teria a mesma função do cavalete, mas isso saiu da norma desde a década de 70. Aliás o arco dessa barra está invertida, teria que começar em cima arquear para baixo e novamente para cima, para ter efeito de cavalete. A norma aboliu o cavalete exatamente pq muitos armadores acabavam invertendo a barra como no caso dessa viga aí. O cavalete tinha a função de reforçar ferragem no momento negativo (final da viga, parte superior) e na solicitação positiva no meio da viga, parte inferior. Como é feito isso hj? Colocam-se barras na parte superior para compensar no diagrama do momento negativo. Algo como ferro de 16mm de uns 2,5 m de comprimento na parte de cima, no seu caso aí. Além disso, os estribos teriam que se aproximar mais nos cantos para evitar os esforços cortantes, na razão do dobro da altura da viga em distância da extremidade. Até mais. ^^
Outra colocação .
0,80 m é o pré dimensionamento . Não necessariamente a viga ficara com os mesmos 0,80 m.
Aliás quanto mais alta, mais pesada ela fica .
Sou arquiteto, mas gosto muito de cálculo estrutural .
@@ademirdomingos7948 A norma aboliu por fazerem errado? Mesmo sendo util, tendo eficiência, foi abolido?
Abraço!!
Muito bom, o senhor é um profissional. Vemos alguns que se dizem engenheiros querendo corrigir o projeto de outro engenheiro como se fossem donos da verdade, ao expor essas opiniões errôneas com intenção de tirar o sucesso que outros profissionais tem. Ao criticar e falar que falta isso falta aquilo deveriam voltar para aula de Ética, porém infelizmente o ego de se mostrar sábio infelizmente se mostram desconhecedores de algo que vem de berço, HUMILDADE!! PARABÉNS TRUQUE DE MESTRE, SIGA O PROJETO DO ENGENHEIRO E CONFIE NELE POIS SE FEZ O PROJETO É PORQUE ESTÁ DENTRO DOS PADRÕES EXIGIDOS PELAS NORMAS TECNICAS
Mais top são os comentários, não consigo parar de ler... Parabéns aos comentaristas. Top
rapaz eu ainda não tinha visto tanto mestre em um só canal parabéns o sr conseguiu reunir bastante engenheiro num so lugar
Kkkkk...acho que sao todos serventes kkkkkk cada comentario kkkk
Não são todos serventes não. Tem muita gente que conhece também. Está viga está invertida. Está é uma viga bi- apoiada. Os efeitos de tração estão embaixo e obviamente o de compressão estão encima. Está ferragem interna não está sofrendo solicitação de tração o que é esperado da ferragem. O exemplo dado do teclado não se aplica, pois sofrem forças diferentes.
Boa tarde tudo isso que vcs falaram recomendo vcs a assistirem o canal engenharia na prática lá ele aborda todos esses tipos de vinculações que sao mal compreendidas por algum profissionais mas excelente trabalho
Um monte de engenheiro de teclado falando besteira ...
O cara deixou claro que para dimensionar uma viga desse porte, precisa de profissional capacitado para calcular todos os esforços que a viga irá sofrer..e é lógico que teve um engenheiro capacitado nessa obra. E mesmo assim os "Especialistas" ficam criticando o cara, sem ao menos prestar atenção no que ele explica. ISTO É INCRÍVEL😅😅
Parabéns pela coragem de expor seu ótimo trabalho .
Sou um simples armador de ferragens e técnico em edificações , tenho experiência na área vi coisas que poderia melhorar . Mas prefiro deixar em off , pois cada profissional trabalha do seu jeito . Quando o assunto é construção civil ninguém sabe tudo !
4:48 essa viga leva costela pelo menos três ferr de cada lado
Parabéns. Ia fazer uma crítica com relação a ensinar montar uma viga desse porte para este vão, sem cálculo estrutural, mas ainda bem que no final você falou. Sou engenheiro, especialista em estrutura, e o meu conselho é que nunca façam uma viga sem um cálculo, pois cada caso é um caso e risco e elevado.
Bom dia a todos.
Muito feliz com o vídeo, e mais ainda com os comentários.
Sou arquiteto, fã do canal e assisto tudo sempre que possível.
Sempre muito explicativo, educado e atencioso.
Ninguém é perfeito, ou dono da verdade. Estamos sempre aprendendo.
Muito bom ver as colocações dos amigos engenheiros, mostrando conhecimento e passando pro "Truque de Mestre", sem ofensas gratuitas, que é o que muitos fazem.
A união faz a força e conhecimento é bom, quando compartilhado dessa forma.
Seu trabalho é impecável.
Obrigado amigos, pelas críticas construtivas.
Boas festas a todos.
Grande abraço
🙏🏽
Eu sou Mestre de obras .longe de ter o conhecimento de um engenheiro. Mais aprendi muito com as explicações de todos vcs! Vou faser agora em 2020 .técnico em edificações. E as explicações de vcs vão mi ajuda muito.feliz 2020 pra todos!!!
Melhor profissional do UA-cam. Posso dizer porque não sou leigo no assunto. Tá de parabéns além de profissional bom professor
Att Genis MACAÉ rj
Muito bom ver todos comentários, melhor ainda seria se todos que argumentaram ou tiveram suas críticas construtivas , tivessem audácia de passar seu conhecimento como nosso mestre.
PARABÉNS PROSSISIONAL EDUARDO ... QUE O TODO PODEROSO SENHOR DEUS PAÍ ETERNO CRIADOR LHE ABENÇOE CADA DIA MAÍS HÁ VOCÊ E TODOS DÁ SUA BEMDITA FAMÍLIA E TODOS OS QUE COM VOCÊ TRABALHAM ... E QUE TENHAMOS MUITA SAÚDE PÁRA ABENÇOAR NOSSAS BEMDITAS VIDAS AMÉM 🙏🙏🙏
Apaz de Deus meu irmão muito bom mesmo que Deus te abençoe sempre vcs aí
A paz de Deus
@@francfernandes2793 amém
Boa noite , estou construindo um prédio de 3 lajes! E tiro muitas ideias dos seu videos , obrigado parabéns
Essa viga é mostra, gigante hen. Parabéns mestre explicação excelente. Mandou bem no alerta sobre procurar um responsável técnico. Um forte abraço
O vídeo é bem detalhado porém existe alguns equívocos, no que se diz cavalete é fácil criticar, porém esse vídeo me dispersou a estudar mais sobre o assunto que envolve vários cálculos matemáticos para poder fazer esse tipo de viga.
Quando o canal é diferenciado , até os comentários são de um nível acima . Parabéns mestre , aprendo muito contigo , não só em relação a obra , mas ao ser humano que você é. E parabéns aos inscritos pela educação .
Boa noite é um projeto que requer muita atenção do profissional mais da pra fazer.
Parece que o "cavalete" está ao contrário, já deixei meu joinha.👍
Ela não tá como cavalete ..ele está usando como fosse um arco .....nas antigas construções..
Se fosse cavalete realmente estaria errada ..
Vou dar uma estudada sobre esse arco ..
Como fosse um concreto protendido combatendo a flexão .. suspensão.
Não parece, com toda certeza está ao contrário isso.
O arco trabalha na compressão e o aço na tração
@@miltonferreiradarocha2525 mas esse ferro, sendo ferro comum não impede compressão
Perfeito! Seguindo o diagrama de momento fletor. Armação na parte da base da viga tem mais eficiência para resistir a flecha 👏. Engenharia é vida.
Nao sei quem foi o engenheiro que calculou essa viga, mas há muitas falhas na armadura. O comentario de Reinaldo Borgonovi explica muito bem isso.
Engenheiro de obras demolidas!
😏
Antonio Angulo vou fazer um vídeo corrigindo a falta de armadura de pele muito obrigado pelo comentário
@@canaltruquedemestre Valeu mestre!
Admiro muito seu trabalho e há tempos assisto seus vídeos.
Você é fera na profissão.
Mostra 0s pilar onde VAI os apoios ou ancoragem
Sou pos graduando em estruturas em concreto armado, e afirmo que o controle de fissuração, para este caso, vem tambem, da armadura de pele, independente dos estribos, pois evita a torção da viga ao longo do seu eixo de menor inercia. Quanto a armação em arco, ela nao serve para nada, efeito placebo, simplesmente. Ainda por que a posição de arco do vergalhão, dispõem a armadura de forma errónea, visto que é no centro que ocorre os esforços de momento positivo, e a mesma fica no maior vão da viga, fazendo papel de negativo ao invés de positivo.
Ainda sim, o video é muito bom, e sempre acompanho voce por aqui no youtube.
Que vídeo! Não mostra nada!
Q serviço perfeito👏🏻👏🏻 nunca q essa viga vai dar algum problema, Parabéns meu amigo, tmj👏🏻👏🏻
8 metros 👏🏻👏🏻👏🏻
@@MarcosSantos-my1qp verdade 👏🏻👏🏻
Vc é demais,estou construindo,e irei colocar essa viga,aérea,sem pilar,obrigado
Senti falta da armadura de pele. A NBR 6118, estabelece que em vigas com altura maior que 60cm, deverá ser colocada as armaduras de pele, que combate os problemas de fissuração e retração.
CE ESTA FAZENDO E PORQUE VAI DA SERTO PAPEL ACEITA TUDO
@@bentopedrozo259 parabéns pelo "SERTO" e por esse comentário, fácil falar que o papel aceita tudo sem o minimo de conhecimento sobre o assunto, a norma deve ser seguida, realizar os cálculos necessários, fazer o dimensionamento correto, para depois colocar no papel.
Você está certo mais quem projetou sabe o que está fazendo os estribo está bem perto do outro e são de 5/16 então tá reforçado
Acima de 50cm, já gosto de trabalhar com armadura de pele.
Amadura de costela
Serviço muito bem feito ,8 metros e coisa de vão se foi calculado por engenheiro acho que está tranquilo uma coisa que chamou a atenção é que não foi mostrado as dobras nas pontas da viga e as ancoragem das colunas mas um abraço ai amigo também sou do ramo da construção mas nunca fiz nada parecido.
Observaçoes: armadura de pele é necessária segundo a norma altura igual ou maior 0,60m! Essa ferragem curva na parte superior não consta em norma! Na parte inferior da viga a ferragem está tracionada abaixo da LN acima o concreto está comprimido! O que temos de fato é o momento=força*z( distância) entre os CGs! Tração no aço =área de concreto em compressão!Segue o jogo!
Também concordo com o seu comentário
Ia fazer a mesma observação.
trabalho nesse ramo gostei correto eu coloco 4 centímetros mais tá muito bom você é o cara
Estão de parabéns o mestre e os comentários. Todo mundo se ajudando.
Boa Sérgio meu nome é Isaías, eu acompanho muito o seu trabalho e te acho muito competente, essa viga ficou muito boa tem muito mestre nesses comentários existe pessoas que se Deus dessece do céu e fizece essa viga biapoida eles colocariam defeito
Também concordo ferro pra cima...
O estribo faz a função da antiga armadura cavalete, a armadura superior esta superdimensionada no centro da viga, pois nesta região o concreto trabalha na compressão, poderia ter esta barra de 16mm apenas no apoios como armadura de borda. Faltou a armadura de pele (costela), pois toda viga acima de 60cm é obrigatória.
Sou mestre de obras já fui encarregado de terraplanagem, encarregado de carpintaria, de ferragem , hj estou no 6⁰semestre de engenharia civil. Vejo tantas coisas nd a ver nas ,mas prefiro ñ comentar na maioria das vezes, mas o colega tem razão São chamadas costelas de armadura ,eu tbm percebi mas deixa p lá neh,rsrs
Parabéns pela iniciativa mestre. Mas algumas coisas poderiam ser evitadas nesse modelo estrutural: essa armadura em arco é um total desperdício na estrutura, bem como as bitolas das barras superiores está muito alta; as armaduras de pele estão faltando, como também o espaçamento dos estribus nas extremidade deveriam ser menor. Falo com todo respeito e apenas para o ganho em conhecimento por parte de todos nós! Um forte abraço!
Olá boa noite.
Sou de Paranavaí PR.
Me chamo João.
E estou começando agora.
Seus vídeos são muito importantes pra mim 👏.
Obrigado .
Acho que esta faltando a ferragem no meio da viga ( costela )pra impedir a flambagem dos estribos. essa viga suporta 2400kg por m2.
Parabéns pelo comentário final sobre procurar um engenheiro de cálculo...muito sensato afinal um projeto é diferente de outro
Top demais... você é um excelente profissional...parabéns...
PARABÉNS . SEUS VÍDEOS SÃO MUITO FÁCEIS PARA ENTENDER. GOSTARIA DE CONHECER BAURU ,.
Eu sou pedreiro, e admiro muito seu trabalho Mestre. E Um dia gostaria de pode trabalhar com o senhor e adquirir um pouco do seu conhecimento. Obrigado por tudo que tem ensinado no UA-cam.
sem comentários...excelente...so di ver antendi tudo...isso sim..top..
Não tenho conhecimentos!
Mas considerando todos os materiais e mão de obra envolvida não ficaria mais barato fazer uma viga de aço??????
@@guilhermedias2222 como assim mista?
Cara vc é muito técnico!
Parabéns
Kd a armadura de pele (costela), a NBR 6118 diz que vigas com altura igual ou superior a 60cm é obrigatório o uso de armadura de costela.
Cada projeto tem um calculista se não colocou é por que não vai tal carga em cima.
parabéns pela postagem excelente trabalho concordo a sua.visao sobre o Barra em forma de.arco
Amigo, creio que há um erro... Como se trata de uma armadura que passa dos 60 cm de altura é necessário costela
Meu comentário é concordando com Jorge Lucas a respeito da armadura de costela
De boi ou de porco?
Gostei Eduardo eu sou encarregado de Salvador este cavalete e muito eficiente valeo
Boa noite Amigo, Como sempre trazendo videos Top, com trabalho de excelente qualidade. Deus abençoe.
Excelente trabalho mestre, acredito que não teve calculo estrutural, pois está um pouco superdimensionada. Mas se não teve Cálculo estrutural o senhora fez um excelente trabalho se precavendo de qualquer dano futuro na construção!
Meu caro parabéns pelo canal e pela humildade.
Realmente há alguns equivoco neste projeto. Não temos os dados da altura e nem largura, mas pelo que temos notamos alguns desperdicios, como este arco e estas barras superiores de 16mm, e algumas deficiências como as costelas e os estribos próximos aos pontos de apoio poderiam ser espaçados em menor distância. Forte abraço
Certinho não sou engenheiro mas sou armador e entendo um pouco
Fiz duas de 9 metros ficou com 82 cm de altura com esse reforço no fundo com ferro de meia,pegou dez custela,de 3/8 mais o cavalete e precisou fazer um conta flexa no fechamento das caixas, meio que arqueando a viga do meio pras pontas e tbm chamei o engenheiro pra me auxiliar!! Foi treta no dia encher mas deu tudo certo elas apoia o centro de telhado quatro aguas e mais 3000 litros de agua bem no centro delas, eu fiz assim pois ñ queria colunas de apoio em baixo!! As pessoas olham e se admiram desse vão todo sem apoio!!!
Esse “arco” que teóricamente seria um estilo protendido, está ao contrário, deveria começar em cima, passar por baixo e terminar em cima. Isso que você falou que não pode passar de 2cm embaixo também não confere, até 1/3 da altura da viga ainda se tem resistência significativa à tração nas barras inferiores.
fora as 6 barras em baixo.. não é "sempre" em baixo. depende se estará contraindo ou tracionando.
no caso... como as barras de 16 estao em baixo.. o arco deveria ser ao contrário.
@@daviogranderei isso mesmo ali no caso está tracionando por isso os ferros na parte de baixo
Concordo com vc o cavalete começa em cima termina em baixo
Esse arco e um ferro jogado fora, na minha umilde opinião.
Muito bom mestre manda sempre ajenti precisa muito das informação de vocês graças adeus por isso
tem alguma teoria sobre esse arco ai? formei tem pouco tempo, 2 anos, e é a primeira vez q vejo isso
acredito que para fazer a função que ele citou ele deveria ser invertido, fazendo o arco na região de tração da peça.. ou não?
realmente, mas não necessariamente um arco
Boa noite Sérgio Eduardo a paz do senhor eu sou aqui do Pernambuco cidade Parnamirime acompanhe o seu trabalho um bom tempo e tem aprendido muitas coisas boas com você na área da construção civil parabéns que Deus continue te abençoando e não importa o que as pessoas tentam falar e você pra mim um grande mestre e muito muito humilde homem de Deus
Muito bom
Dica de muita importância estrutural!
Belo trabalho mestre muito bom mesmo já até me inscrevi. Tive que fazer uma viga aérea com 8 metros, fiquei com medo de fazer de concreto e coloquei duas vigas de aço e ficou bom demais mas bem mais caro.
Obrigado Sérgio ótima aula de conhecimento mas fiquei com uma dúvida, é necessário fazer o uso de contra flecha nessa viga mesmo com toda essa estrutura ou não precisa? Mas uma vez obrigado por compartilhar seus conhecimentos com todos nós que deus continue te abençoando 🙏
Sempre será necessário
Vivendo e prendendo a cada dia....Essa eu não sabia...Valeu mestre.. .
Boa tarde, Mestre Sérgio Eduardo. Faz tempo que não comento no seu canal, mas continuo acompanhando os seus vídeos.
Esse, infelizmente, tem alguns problemas que vários já comentaram.
Primeiro, é a falta da armadura de pele(costela), pela altura da viga ela é obrigatória. A função delas vai ser combater as fissuras e sua propagação.
Segundo, é essa armadura em arco, como você mesmo disse ela faz o papel dos antigos cavaletes. Foram abandonados justamente pelo motivo que ocorre nessa sua viga: a montagem invertida. Ela só teria sentido e função se fosse montada ao contrário curvada de baixo para cima, onde em baixo no centro resistiria ao momento fletor positivo e nas pontas ajudaria os estribos na cortante. Do jeito que está, apenas dá uma falsa impressão de rigidez na armadura, mas quando essa viga for concretada ela vai ajudar muito pouco.
Abraço
Falou tudo com certeza vc e engenheiro ...eu sou predreir a 18 anos...
Vou fazer um vídeo corrigindo a falta de armadura de pele muito obrigado pela correção
@@canaltruquedemestre , Bom dia, obrigado.
Tudo de bom
Abraço
Amo seus comentarios pois vc não chega elogiando como muitos outros. Quem elogia geralmente nao tem o minimo de conhecimento que vc tem, as vezes são pedreiros de experiencia somente e não de conhecimento tecnico.
Continui assim pois muitos de nós aprendem com seus comentarios, por exemplo eu mesmo não sabia que aquele vergalhão em "arco" deveria ser colocado ao contrario (realmente tem toda razão, quando a viga for solicitada em tração o vergalhão só iria ser "comprimido" pelo concreto e isso o mesmo ja faz) entao o certo é ela esta em posição tracionada (invertida).
Continui com seus otimos comentarios
Vigas acima de 60 cm é o obrigatório o uso de aço nas costelas de no mínimo 6.3 mm. Esse arco aí não é aceito pelos engenheiros mas confesso que é um método muito bom.
.
Acho firmemente, que esses dois arcos de ferro, estão colocados erradamente...
Iriam trabalhar muito melhor se fossem colocados com o arco pra baixo...
Iriam atuar, como se fossem os cabos de uma ponte estaiada...
.
Savemos, que assim como estão, vao sofrer compressão, e os ferros atuam melhor pra eliminar esticamentos, e não compressão...
.
É o que eu acho, mas sei que não posso ter a certeza absoluta...
.
Achismo
Gostei do vídeo de como armar uma viga correta faça outro vídeo com menos metro de vão livre obrigado parabéns. Pedro de floripa
Fala mestre! Quando é viga bi- apoiada, o momento máximo é no meio da viga, na parte inferior. Todas essas barras de 16mm superior não estão sendo solicitada, por não ter tração na parte superior da viga.
Essas duas barras em arco também não tem função estrutural nenhuma, conforme explicação a cima, o que elas vão ajudar é que próximo ao apoio tem muita força cortante, o que teoricamente causaria aberturas de fissuras e ela ajudará a combater esses esforços, mas não é nem de perto o ideal, até pq vc já tem os estribos para isso.
O que sustenta essa viga são as barras de aço na parte inferior, os estribos que combatem os esforços de cisalhamento e como é uma viga muita alta, o volume do concreto é grande e com isso vai ajudar a resistir muito, principalmente os esforços de compressão.
E toda viga com mais de 60 cm de altura, tem que ter armadura de pele(costela) por conta das fissuras, conforme a NBR 6118.
Abraço e sucesso sempre !!
Excelente
👏👏👏 Eu pensei em comentar, más depois do seu comentário não é preciso dizer mais nada! Com todo respeito ao baita profissional que é o Edeardo!
Creio que isso não foi dele mesmo mas o projeto pediu assim você deu show em explicação amigo
@@marciomartinssantana7337 Aconteceu a mesma coisa comigo.
Iria fazer o comentário e vi que já estava muito bem explicado.
Erro de quem....
Ficou bom essa viga só falta agora colocar a armadura de costela aí fica top resistência.
Queria tira uma dúvida sobre o *ARCO*
*Já q o arco ta subistituindo o cavalete, nesse caso o ARCO teria q tá ao contrário?*
Também tive isso em mente, já que a viga quando "embarrigar" vai ser pra baixo, e não pra cima...
nesse caso a pressao toda está sendo transferida para os pilares de ponta a ponta, o que na verdade fica mais resistente uma verz que no eixo está livre sem nenhuma viga central.
@@vivendodetudoumpouco594 , esse tipo de projeto faz em telhado, tipo a tesoura, do jeito q o arco ta forçando o pilar , no caso o ARCO era pra ta apoiado na viga , mais ou menos uns 30 cm antes de chegar nos pilar
Ingual quando faz o telhado, qm segura toda a carga e viga de madeira , nem a tesoura apoia na viga
Obg por me responde um forte abraço
@@TheCmmonteiro
No grupo no Whatsapp, postaram 4 viga , mais com arco para baixo
Sucesso pra vc meu amigo
Gostei do video e o mais importante foi a recomendação do proficional em engenharia. Parabéns.
É visivel erros nessa estrutura!
Por favor comentar
Primeiro erro: CAVALETE invertido.
"são" visíveis os erros na sua escrita.. kkkkk... desculpe mas não aguentei! kkkkk
Amigo seu equivoco deu uma gama de comentários muito construtivos de até pedirem para tirar o arco. Parabéns pelo seu canal e pela humildade.
As vezes precisamos de comentarios verdadeiros , cinceros e tecnicamente contundentes.
Vejo pessoas com habilidades profissionais mas sem embalsamento técnico suficiente pra postar a respeito de assuntos de tão grande importância .
Infelizmente neste país so o profissional com diploma de bacharel em engenharia e fiscalizado e multado quando não se enquadra por qualquer motivo. Porém os demais cidadãos podem exercer tranquilamente, construir, dar consultoria e tudo mais, sem se preocupar com o Crea ou demais órgãos de fiscalização.
Difícil é ver ou ser permitido uma pessoa sem diploma de medicina dando dicas de saúde , receitando remédio e outras coisas sem que a classe se manifeste.
Enfim a intenção é até boa mas extrapola e usurpa os direitos e limites legais de uma categoria profissional.
Parei pra ver um video "simples" de vão livre de 5 min...e fiquei uma hora lendo comentários.... só os feras. O bom é que mesmo usando a bíblia do engenheiro, existem muitas divergências de opinião.O que no fim das contas é bastante construtivo!
Esse arco aí na viga não serve pra nada... Está na posição errada.
Concordo, só dinheiro jogado fora.
Quando esse arco for submetido a esforço a viga já rachou bem antes.
Vou fazer uma garagem com vão livre de 8 metros. A área da garagem será 4 por 8 metros, com a cobertura de laje pre moldada, treliça. Laje será impermeabilizada para ficar exposta. Vou usar esse vídeo como parâmetro. Pois a garagem não receberá peso em cima.
Arco seria 99% mais funcional se fosse invertido , ajudando no combate à flexão ?
Faz sentido sua pergunta por conta resistência final de elasticidade do aço, como tbm a virada final do estribo resiste muito mais a contração com 45° do que com 90°. Porém a seção da viga com 80cm esta bem distribuida pela norma respeitando os 10% mínimo por norma concernente ao vão de 8.00 metros.
Sou totalmente leigo, mas pensei a mesma coisa.
Mestre também penso que o cavalete deveria estar de maneira oposta pra diminuir os esforços na parte de baixo da viga.
Não. O correto é como está no vídeo. Pra ajudar na flexão já tem as barras 6 que ele mostrou no início. Esse arco é para diminuir a compressão que terá no meio da viga, transferindo um pouco desse esforço pros pilares.
Realmente o arco está invertido e não cumpre a função explicada no vídeo.
Amigão conselhos se vc pegar essas duas barras de aço feito de arco (sem função) fazer dela 4 pedaços de 2.5m dobrar 30cm e com sobra colocar na 3' camada inferior bem no meio do vão garanto que da mais resistência para sua vida errada
Qual o parecer da engenharia seria a respeito desse arco ?
Diria - Loucura !!!! Ou inovaçao !!!
Pelos comentários postos - parece loucura.
Me parece que essa armadura está fazendo o papel de armadura de compressão, mas não dá para garantir nada sem calculos.
Muito bom então sou construtor tenho curso em desenho de arquitetura . está viga falta colocar mais um estribos que vai até o meio da viga com uma barra de ferro pra não enbariga a viga com o peso no futuro . até mais tamos juntos
Essa armação em arco aí é o contrário!
Compressão na parte superior e tração na parte inferior!
Tem razão é o contrário.
A deflexão natural deve ser no sentido da tração da viga para que os vergalhões possam trabalhar corretamente na resistência da viga.
Já tive o prazer de fazer uma dessa Ms a minha foi de sete metro admiro muito seu trabalho
Os vergalhões não tem função de compressão, e sim de tração.
Esse arco não serve para exatamente nada.
Cair não vai, pela quantidade de ferro que foi colocado em baixo da viga. rsr
Foi o q eu pensei também! Acho q se q se esse arco fosse ao contrário reforçaria melhor! Só minha opinião.
Ele está seto número ď ferro embaixo tem que se ferio ao de sima, ou seja encima não sofre tanto como embaixo...
@@valeriasantos2635 realmente, tambem acho
O grande mestre concordo com você, devemos consultar o engenheiro, mas quem tem experiência saberá como usar sem ajuda do mesmo, pois meu avô construiu um prédio de seis andares há mais de 40 anos sem saber ler e nem escrever somente usando a experiência que adquiriu como o meu bisavô, que também era analfabeto pois hoje seu o prédio é alugado para a prefeitura do meu município e não dá uma dor de cabeça pois tudo funciona perfeitamente, até hoje há mais de 40 anos parede de não descasca, não dar infiltração, já trocamos os fios antigos por fiações novas sem dor de cabeça usando sonda normalmente nada agarrou, mas obrigado mesmo, estou sempre aprendendo com seus vídeos valeu mas para quem não entendi de obra aconselho consultar um engenheiro...
tudo bem com voces nesta ferragem nos colocamos armadura de costela depois tenho um video no canal mostrando esta mesma viga ja com armadura de costela um abraço a todos .
Me passa seu Whatsapp pra me tirar umas duvidas
Me contrata, será uma hora trabalhar com vcs!!! É falo sério sobre me contratar.
,,,,
Faltou dizer a largura faltou dizer com quando vai ficar a medida depois de comcretada
Quantos ferros de armadura de costela?
Cara top essa viga eu amo de mais esse trabalho e um desafio muito grande
Só nessa viga vai 7metros de concreto 😂😂😂🤣
PARABÊNS O TRABALHO MUITO BEM FALADO , DETALHADO NO FALAR E QUE NÃO DEICHA NENHUMA SOMBRA DE DUVIDAS , UM VIDEO BEM SEGURO COMO A OBRA ESECUTANDO TAMBÊM .
Só tem engenheiro aqui, assim nem vou dar minha opinião!
kkkk. agora ate me interessei pela sua opinião jorge. (è sinal q vc entende das "coisas".) kkkkk
é normal ter engenheiro civil como público alvo, já que se trata de um excelente canal com temas de construção civil e é um assunto técnico que chama atenção de engenheiro, calculista dentre outros profissionais da área ,estranho se tivesse design de moda , advogado ou gastronomia rsrs ( mas todos são bem vindos) ,
@@fabioleite4591 Bem colocado.... Mas vamos esperar a resposta do colega acima.
Ola sergio gosto dos seus trabalhos e tenho uma duvida, esse vao de 8m suporta que carga ou seja ela pode receber mais um piso??
ótima explicação isso que é serviço bem feito
Muitos erros, e falta de conhecimento do assunto.
O espessamento das barras também depende do tipo de agregado que vai usar no concreto, 2 cm não é uma regra tá gente, deve-se saber primeiro o tipo de agregado que vai usar pra depois definir o espessamento. É só uma correção...
para brita 1 deixar 3 cm tá bom?
Usando o maior valor para:
Espaçamento horizontal "ah":
- 2 cm;
- diâmetro da barra
- 1,2 vezes a dimensão máxima do agregado
Espaçamento vertical "av":
- 2 cm;
- diâmetro da barra;
- 0,5 vezes a dimensão máxima do agregado.
Fonte: NBR 6118
Você fez o cálculo desta ferragem . Você seguiu algum projeto estrutural , de algum engenheiro calculista . Ficou reforçada , mais muito cara .Que você acha?
Bom mestre desculpe, mas creo que esse engenheiro cometeu equívocos, você não deveria concretar essa viga.
Também sou mestre e nunca vi nada parecido nenhuma armadura nesse formato de arco, aleas já executei inúmeros projetos, é nunca nem parecido com esse.
Dizem que se conselho fosse bom não se dava, se vendia, más lhe digo para o bem da sua carreira peça para revisar esse projeto.
A FERRAGEM ARQUEADA N TEM FUNÇÃO, MAS TBM N VAI DAR PROBLEMA NENHUM
Não sou engenheiro mais gostei da informação no final do vídeo para não usar o vídeo como referencia para fazer suas próprias virgas.
Esse arco e um desperdiçado
Ñ é ñ amigo.ja fiz dessa forma vão d 6 metros e nunca caiu e nem vai cair
@@DanielSouza-xz5go tá errado sim amigo. Esse arco aí não tem embasamento teórico.
Verdade, se ela estivesse au contrário, seria melhor
Os arcos são usados desde a época da Roma antiga,isso evita flambagem.
Pode ver que tem muitos caras a que sem noção de distribuição de cargas. Esquecem regras elas só servem para nos limitar nos pensamentos.
Linda explicación muy clara el modelo es como los puentes soy de Argentina muchos saludos
Parabéns pela dicas muito bom seu trabalho excelente
Parabéns pelo vídeo, com uma excelente explicação. Gostaria de saber por que não foi colocado armadura de pele ,visto que essa viga tem mais de 60 cm de altura .
Parabéns pelo conhecimento.
Mais uma grande dica...muito bom
Sérgio faça videos ensinando a ler projeto