"...Morreu na contramão atrapalhando o tráfego..." Essa frase da canção sempre me faz pensar em quanto as pessoas estão pouco se importando com as tragédias pessoais de cada um e só se importam com seu atraso em sua vida cotidiana.
@@yamaguchi1.394 Primeira coisa: todos os versos terminam com proparoxítonas, que são o grupo com menos palavras quanto a sílaba tônica. Depois, vem a contagem das sílabas, que segue a regra gramatical. Então, vem a crítica presente nela: a música mostra três trabalhadores diferentes, provavelmente pedreiros, pois, segundo a música erguiam paredes e trabalhavam em uma construção. Cada um deles parecia estar se despedindo antes de ir trabalhar e a música retrata o fato de que nenhum deles se sentia humano, eles se sentiam objetos ou máquinas e chegaram num estado de agonia tão grande que não conseguiam mais viver. Cada um deles fez quatro paredes e, ao tomar uma decisão, se jogaram da construção para acabar com a sua dor. Porque eles se sentiam como se fossem nada, como se estivessem morrendo de pouco a pouco. E então, morrem, e ninguém se importa. As pessoas só ficam incomodados porque isso atrapalhou o tráfego ou o sábado delas. E em cada uma dessas três “histórias” a única coisa que muda são as proparoxítonas no final dos versos, que mostra que aqueles trabalhares eram substituíveis. Um morreu, contratamos outro. Venha o próximo. Essa é a minha interpretação da música, se você olhar desse jeito, vê como o Chico é genial.
@@arotinadero_pierrecadeirante Primeira coisa: todos os versos terminam com proparoxítonas, que são o grupo com menos palavras quanto a sílaba tônica. Depois, vem a contagem das sílabas, que segue a regra gramatical. Então, vem a crítica presente nela: a música mostra três trabalhadores diferentes, provavelmente pedreiros, pois, segundo a música erguiam paredes e trabalhavam em uma construção. Cada um deles parecia estar se despedindo antes de ir trabalhar e a música retrata o fato de que nenhum deles se sentia humano, eles se sentiam objetos ou máquinas e chegaram num estado de agonia tão grande que não conseguiam mais viver. Cada um deles fez quatro paredes e, ao tomar uma decisão, se jogaram da construção para acabar com a sua dor. Porque eles se sentiam como se fossem nada, como se estivessem morrendo de pouco a pouco. E então, morrem, e ninguém se importa. As pessoas só ficam incomodados porque isso atrapalhou o tráfego ou o sábado delas. E em cada uma dessas três “histórias” a única coisa que muda são as proparoxítonas no final dos versos, que mostra que aqueles trabalhares eram substituíveis. Um morreu, contratamos outro. Venha o próximo. Essa é a minha interpretação da música, se você olhar desse jeito, vê como o Chico é genial.
They're about the death of a construction worker, due to the lack of protective equipment in the buildings. After the construction worker die, he starts to sing the whole things again, but with the lyrics mixed, like if the construction worker were trying to redo the steps
Essa música tem tudo a ver com o episódio ocorrido essa semana em um hipermercado no Recife. O trabalhador foi coberto por guarda-sóis em um horário comercial, tudo isso para o comércio não fechar. Assim somos nós, apenas uma peça de uma engrenagem que não pode parar.
"Morreu na contramão atrapalhando o trafego" me lembra um relato que ouvi de um homem que ele estava no metrô onde morreu uma pessoa fechando a estação e muito reclamavam que ia dar tempo de ver a novela quando chegasse em casa
Infelizmente somos pessoas diferentes, com interesses diferentes, embora o ideal é que fossemos todos iguais, mas não somos! Há que se respeitar os interesses e as idéias de cada um, assim como há que se respeitar os humildes!
Essa é a musica mais perfeita ja criada ate hj.Toda trabalhada em versos dodecassilabos,versos alexandrinos. Todos os versos terminando em palavras proparoxitonas.A mudança da ultima palavra de cada verso da segunda estrofe pela ultima palavra da primeira estrofe, mostra nitidamente a irrelevancia que a vida desse trabalhador tem.A segunda estrofe,a historia muda completamente, e o ritmo final da cançao onde a uma rapidez no canto, sugere a velocidade que o atropelamento ocorreu, a pressa pra se tirar aquele corpo de um reles pobretao da via, para que a vida tenha sua continuidade. Simplesmente perfeiçao de musica
Marcos britto muito obrigado pela explicação. Sempre achei fantástica essa música, uma das mais belas e impressionantes letras que já li. Com sua explicação só aumenta minha admiração. Não é só inspiração (que é gigantesca), mas o estudo teórico por detrás da construção (me perdoe o trocadilho...) dos versos, também mostra toda a sua importância. Parabéns pela ótima análise!
Sempre considerei esta canção como algo fora do normal tipo coisa de Mozart, ou seja, algo que foge até do rótulo "genial". Daí que, em 2009, a revista Rolling Stone fez uma enquete (entre músicos, professores de música, críticos musicais etc) para elaborar um ranking com as 100 maiores canções brasileiras de todos os tempos. Quando peguei a lista, pensei de cara em 'Construção'... A lista começa pela 100° colocada (Ana Júlia, de Los Hermanos) e vai "subindo" até a primeira. Fui subindo, subindo... E cadê 'Construção'? Bingo! Estava lá na ponta de baixo, em primeiro no ranking!
*Construção* Chico Buarque (1971) Amou daquela vez como se fosse a última Beijou sua mulher como se fosse a última E cada filho seu como se fosse o único E atravessou a rua com seu passo tímido Subiu a construção como se fosse máquina Ergueu no patamar quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo num desenho mágico Seus olhos embotados de cimento e lágrima Sentou pra descansar como se fosse sábado Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago Dançou e gargalhou como se ouvisse música E tropeçou no céu como se fosse um bêbado E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido Agonizou no meio do passeio público Morreu na contramão, atrapalhando o tráfego Amou daquela vez como se fosse o último Beijou sua mulher como se fosse a única E cada filho seu como se fosse o pródigo E atravessou a rua com seu passo bêbado Subiu a construção como se fosse sólido Ergueu no patamar quatro paredes mágicas Tijolo com tijolo num desenho lógico Seus olhos embotados de cimento e tráfego Sentou pra descansar como se fosse um príncipe Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo Bebeu e soluçou como se fosse máquina Dançou e gargalhou como se fosse o próximo E tropeçou no céu como se ouvisse música E flutuou no ar como se fosse sábado E se acabou no chão feito um pacote tímido Agonizou no meio do passeio náufrago Morreu na contramão atrapalhando o público Amou daquela vez como se fosse máquina Beijou sua mulher como se fosse lógico Ergueu no patamar quatro paredes flácidas Sentou pra descansar como se fosse um pássaro E flutuou no ar como se fosse um príncipe E se acabou no chão feito um pacote bêbado Morreu na contramão atrapalhando o sábado
Tô aqui trabalhando de construção civil. Nesse exato momento tô em meu horário de descanso. Ganhando uma merda p colocar parede p baixo, quebrar piso descer entulho nas costas. Calma, eu estudei. Mas aqui estou eu. Acredito q amanhã será diferente... E essa música traduz exatamente o q eu e meus colegas vivemos nesse serviço. Vejo a galera de pele mais branca c roupa mais limpa passar em seus carrões e roupas chiques e nem nos enxergam. P quê? N somos gente. " Q Deus lhes pague!"
@@IuriPrardo sim, sobretudo guerra de classes. Se os operários da construção civil soubessem o poder que tem de parar a máquina e de dar prejuízos aos senhores feudais... Se pessoas que lutam em prol de uma verdadeira República conseguissem conscientizar os trabalhadores da construção civil, entre outras classes de operários conseguiríamos fazer uma verdadeira greve geral, coisa que nós trabalhadores(conceito consciente de todos que trabalham) não fazemos mais. O trabalhador precisa aprender a parar, colapsar e dar prejuízos à máquina de moer pessoas.
Could not be expressed better. They even risk adding new concepts and experiment. The Clube da Esquina collective did so many experiments. The results mark the music forever.
Essa canção toca fundo no coração pela temática trágica do menosprezo ao povo trabalhador e pela genialidade linguística e a verve poética imprimida pelo Chico. Que bom falar português e poder compreender essa obra em sua plenitude.
Nossa!. Aprendi muita gramática com esta canção, inclusive quando a gente busca nos tornar poetas, esta canção é uma aula belíssima de português, desde a construção dos versos feitos em 12 sílabas poeticas, ou versos alexandrinos, até a acentuação das sílabas tônicas, com palavras proparoxitonas como tráfego, pássaro, sábado, e etc .
Esta canción yo la escuché cuando tenía 9 años aproximadamente, en el año 82, en Ecuador.....quedó muy grabada en mi mente la melodía pues es muy especial y su letra impactante, la canción es una obra maestra.....nunca supe quien la escribió.....luego pasaron los años y ahora, a los 47 años, aquí en Chile, mi país de origen, me dio por recordar esta canción pero como no conocía a su autor y ya no recordaba la letra, tardaba semanas o meses en encontrarla.....un día, conversando con mi hijo de 15 años, yo le contaba sobre esta canción que había escuchado en mi niñez, le describía lo intensa que era pues eso, a pesar de los años, nunca lo olvide.....se llama....se llama....no lo puedo recordar!! le decía yo a mi hijo....se llama algo de "el trabajador"....o "el trabajo".....y no lo encontraba....lo buscaba una y otra vez pero no tenía éxito......hasta que mi hijo me dice ..... "el constructor"....será? le digo yo...lo busco y siiiii!!!!!......ese era su título!!!!......que bien hijo!!! Le digo muy entusiasmado.....luego lo escuchamos juntos....me dice oye papá!!! La letra es muy particular.....es buenísima!!! Quien es el autor??? pregunta mi hijo, ...pues... ni idea hijo....nunca lo busqué sino hasta ahora.....el lo busca en la web y en menos de 3 segundos me dice.....pero si es del Chico Buarque!!!! El es mi ídolo!!!! Quién es el Chico Buarque?? le digo yo.....pero papá!!!! Cómo no vas a saber quién es el Chico Buarquer!!!!!!.....te has perdido la mitad de tu vida!!!!! Me dice.....el es un genio de la música brasileña.....me gustan muchas canciones de él papá.....en serio? Le contesto yo asombrado.....así que empezamos juntos a ver detalles de la canción como por ejemplo cuándo fue presentada, a conocer algo más de este gran cantautor brasileño....así que ahora me sumo al excelente gusto musical de mi hijo y somos fan del Chico Buarque.
O cara manda muito, a música repete as frases mas sempre mudando uma palavra o que agrega novos significados a música, na verdade novas variantes ao significado original. Chico Gênio!!!!!
Quando eu era criança, acredito q tinha uns 8-9 anos, ganhei um livro de português da biblioteca da escola, aqueles doados ao final do ano. Nele tinha essa letra, mas eu não sabia que era uma música. Li e reli dezenas de vezes. Eu viajava enquanto lia aquelas linhas, eu adorava.... Vários anos depois ouvi e descobri que era uma música. Me encantei mais ainda e até hoje lembro do livro, aos 35.
Aprendi muita gramática com essa letra, em 1973, com uma mestra, professora maravilhosa, Janete, no Colégio Estadual de Beberibe, Recife, eram aulas maravilhas. A professora dedicada, que como ninguém ensinava de forma ludica, armoniosa... Obgda grande mestra, nunca esquecerei seu carinho, amor... 🥰🥰🥰
Mano tenho 21 anos, como não vim ouvir esse cara antes... Vi uma entrevista com o falecido Rapper Sabotage, ele falava que se via na música "meu guri, de Chico Buarque" fui ver, simplesmente uma obra de arte. Essa então nem se fala, tô baixando várias. Gênio esse cara.
Tenía puesta una lista de reproducción de Cartola (me encanta) mientras limpiaba mi habitación, y de repente se reproduce esta canción. No la conocía. Ahora no puedo parar de escucharla. No se hablar portugués pero leyendo la letra entiendo la mayor parte de la historia. Obrigado Brasil. Adoro vuestra música.
Note que são três narrativas sobre a mesma história. A primeira narrativa retrata o trabalhador como ele realmente era. As outras duas tem a pretensão de denegrir o trabalhador para "justificar" o acidente. Só um exemplo: "Ergueu no patamar quatro paredes sólidas" (paredes sólidas são boas) "Ergueu no patamar quatro paredes mágicas" (paredes mágicas: paredes que foram erguidas sem os devidos procedimentos) "Ergueu no patamar quatro paredes flácidas" ( paredes flácidas não são nada boas.) A cada repetição das palavras e versos, ele dá um novo significado.
minha professora de portugues passou um exercicio em cima dessa musica eu criança nem tinha me dado conta da genialidade dessa obra de arte muito top mesmo
Essa música é tão fantástica que a gente pode ouvir várias vezes e parece estar ouvindo pela primeira vez, já que a emoção é sempre renovada em casa nova audição.
@@GustavoHenrique-np2sq o clima da musica é da historia de varios pedreiros que são tratados apenas como maquinas e quando mortos descartados, o clima já nao existia eu acho
Entendo a construção, como a primeira versão da história contada por ele, a vítima, a segunda versão pela sociedade em geral, e a terceira vista pela mídia. E uma musica ímpar. Bom esse e o jeito que interpretei ela rsr'
Num outro vídeo dessa mesma música, o jeito que ele diz "e se acabou no chão como um pacote bêbado" me dá um arrepio de tanta indiferença que ele conseguiu transmitir na voz
Isso eu chamo de letra inteligente! Parece que o Chico se colocou no lugar de um suicida quando escreveu essa música. Começa normalmente e depois a mente fica confusa e as frases se misturam feito alguém que vai pular para a morte. Parabéns 👏👏👏👏👏👏
Para o Governo, o Estado, e o patrão, o trabalhador é inconveniente até na hora de morrer. Morreu na contramão atrapalhando o tráfego Morreu na contramão atrapalhando o público Morreu na contra-mão atrapalhando o sábado
Em minha opinião, a melhor versão dessa canção ainda é a de estúdio, original. Lá, graças ao controle que a edição permite sobre cada detalhe da música, de cada instrumento, ela ganha muito em dramaticidade na sua parte final, o que é crucial para o entendimento da história desse trabalhador da construção civil fictício, representante de toda uma classe de brasileiros.
Un poème fort et sombre, sous forme d'une longue métaphore filée. Une musique splendide (j'adore cette version concert, plus grave que la version originale) la voix s'est patinée et est encore plus belle. Magique.
@@marie29P no final, o Chico Buarque inverte a ordem das palavras dos versos que de certa forma causa um impacto diferente, não sei se seria o mesmo em francês
Deixa até sem palavras!!! O cara é um gênio!!! Representa nosso Brasil de forma inenarrável!!! Triste é na atualidade não haver ninguém em um nível parecido e muitos que não desfrutem e valorizem essa obra de arte... 😥😥😥😥
O Chico é genial! Essa canção é uma "obra" muito bem trabalhada, palavra por palavra bem estruturada! Espetacular! Não só estruturada gramaticalmente, mas cheia de sentimento, Essa canção é símbolo da vida de um trabalhador! Tiro mil chapéus!
Me parti la cabeza buscando alguna otra canción que supere esta obra de arte literaria y musical , para ello busque en letras de Silvio, Serrat, Milanés... No llegue a encontrar una cancion que la supere. La respuesta es que es única. Gracias Chico, sos el rey!
Acho super interessante e válido ressaltar como a organização das palavras no final de cada frase recriam e reinventam uma história totalmente nova! A calmaria que se dá ao cantar a primeira parte, o trabalhador moroso que ao começar o dia em sua rotina, por desatino e infortúnio morreu de queda enquanto erguia paredes no provável edifício em CONSTRUÇÃO que trabalhava, sua morte atrapalhou o tráfego trazendo importância a vida findada, já que causou tanto impacto a ponto de parar completamente o trânsito. Na segunda parte, a troca das palavras finais em cada frase propiciam para o ouvinte outra interpretação, dando uma característica totalmente nova e única ao novo personagem, como este por exemplo, anda em passos bêbados e desleixados ao contrário do que dantes andava à passos tímidos. Porém denota-se uma acelerada ao cantar, outro recurso utilizado para demonstrar como o dia agora já parece correr de forma mais rápida e repetitiva onde o homem começa a trabalhar como máquina de forma metódica e o mais ágil possível, muito mais matemático e objetivo, menos apaixonado ao construir suas paredes lógicas. E desta vez, morrendo no passeio público, ou seja, o impacto mais brando aonde apenas quem passava pela calçada prestou-se parar observar a morte do homem. Já no terceiro, pode-se perceber inicialmente que todo laço afetivo de uma relação já se mostra escasso ao amar sua mulher como máquina e beijá-la como se fosse lógico por apenas ser sua mulher, nesta, muito menos apaixonado e como se fosse controlado foi trabalhar com maior agilidade e urgência, sem pausas assim como Chico segue cantando sem parar emendando a última morte. Esta é a pior morte de todas, a cidade agora parece adquirir uma característica líquida, rápida e voraz, em que a morte fora tão insignificante que o fato em si nada impactou nos transeuntes mas o que teve mais impacto foi ter o sábado, dia de pico e trabalho, atrapalhado pela morte de um "qualquer". Mortes, vidas e rotinas se tornando mais comuns e individuais ao passo que a cidade aumenta, novos edifícios são finalizados e outros construídos causando mortes que são cada vez mais aceitas. Aceitas porque há quem aceitar. A rapidez trouxe a insensibilidade, aceitar que há números para contabilizar mortes é aceitar que pode-se perder a vida antes de ser fato a hora e por motivos banais.
Essa música tem como base principal a crítica ao capitalismo, por isso, discordo quando você fala que o fato do operário atrapalhar o tráfico quando morre denota importância, é justamente o contrário, pois ao capitalismo os trabalhadores são ferramentas, e só têm importância enquanto estão gerando riqueza, do contrário são apenas obstáculos, e servem apenas para atrapalhar a _roda viva_ que é o capitalismo, perturbando o tráfego, público ou o sábado. Quanto à parte musical, recomendo que você escute a versão do disco (de mesmo nome), na minha opinião é bem melhor que essa.
Chico Buarque, não tem musica ruim, alem do mais que as músicas dele traz uma filosofia e uma paz tão grande, que orgulho ter nascido brasileiro e não ter que ficar horas procurando a tradução
Así es, ésta es mi versión favorita de ésta canción, existe otra cási acústica y el ritmo es otro, es más decadente, más sabroso, pero ésta es otra cosa :^) Saludos
@@PolluxDann Tem a ver com o fato de que os ricos estavam querendo forçar os pobres a trabalhar, enquanto eles mesmos se isolavam em suas casas de ouro. Os pobres devem morrer para a economia sobreviver e, depois de mortos, os pobres são apenas números, apenas uma mera inconveniência
01/12/2022 - 00:40 (o vazio é grande, não vejo como controlar minhas emoções. Já começo a me abster da lógica, de nada mais me vale a razão. Minha cabeça nunca funcionou tão mal, regressão é a palavra q define esse momento. Inseguro do futuro, escravo do passado e refém do presente.
10/12/2023 - 13:00 pelo o quê vc estava passando neste momento? Já se passou um ano e eu não consigo mais me lembrar. Para mim, nesta data, eu tinha tudo e não sabia. Pra mim, esses pensamentos não fazem sentido para as coisas que estavam acontecendo na época, minha vida era boa. um ano depois e as coisas pioraram de uma maneira avassaladora, e eu realmente não consigo entender a frustração que eu sentia nessa época. Hoje, sinto que recentemente cometi o pior erro da minha vida, pelo menos a insegurança que eu tinha sobre o futuro fazia sentido, porque realmente o futuro (que no caso agora é o presente) não está sendo nada fácil, pelo contrário, tudo oq queria era voltar no tempo e refazer as coisas. Se eu soubesse o que iria acontecer, se eu soubesse como eu estaria me sentindo agora, certamente as minhas decisões teriam sido outras. Não estou nada satisfeito com as escolhas que eu tomei, sinto que cometi um erro gravíssimo, e que não importa o que eu faça, é im possível de reparar os danos causados. Estou tentando fazer de tudo para colocar as coisas no lugar, mesmo que pareça impossível, mesmo que o muro que está na minha frente pareça intransponível, tento manter a fé e o otimismo. Estou lutando com todas as minhas forças para entender as coisas ao meu redor, entender o que eu posso fazer e entender onde tudo isso vai dar. Eu espero de todo meu coração que as coisas melhorem, espero ter aprendido com meus erros, e espero conseguir alcançar meus objetivos e vencer as minhas batalhas. Boa sorte, volte e me conte o resultado, vinicius.
A mais maravilhosa que já ouvi foi As Quatro Estações de Antônio Vivaldi . A segunda melhor foi O Quebra-Nozes de Pyotr Tchaikovsky. Mas essa é uma música muito bonita.
O rosto do Chico me lembra ao do meu Avô, já falecido. É muito semelhante. Toda vez que escuto esses clássicos do MPB, lembro do meu avô. Embora fosse analfabeto, exalava uma simplicidade e uma naturalidade típica de quem viveu a vida, e não passou por ela. Construção é um daqueles clássicos que devemos apresentar para os filhos, para os netos, bisnetos. Construção não é somente uma obra. Construção é vida, expressa em versos, e melodia.
É um período maravilhoso, um momento mágico, em todos os tempos as músicas do Chico são maravilhosas, ouvi - las, nos dá a oportunidade de refletir desde a década de 60 até os dias atuais. Viva Chico.
Vim aqui, depois de ver um vídeo no Instagram numa estação de metrô de são Paulo, onde uma pessoa havia se jogado nos trilhos. Nisso o metrô iria demorar pra sair, e o povo reclamando que iriam demorar pra ir trabalhar. A humanidade não é mais humana
Essa letra e do povo brasileiro.... ela representa o sofrimento, a angustia. A alegria, a resistência, a manipulacao dos quem tem mais perante os demais ❤❤❤❤
uma vez estava num bar daqueles bem de vila com mais 3 amigos todos bebíamos e ríamos e quando tocou essa musica todos nós olhamos e começamos e chorar de alegria e rir, como é bom a bohemia
E a Língua Portuguesa sempre bem empregada nas canções de Francisco Buarque de Holanda. Observa-se a presença de palavras proparoxítonas em todos os versos das inúmeras estrofes. Parabéns ao exímio mestre pela grande sapiência musical e linguística!
"Morreu na contramão atrapalhando a tráfego", mostra como o fato de que o tráfego foi atrapalhado é mais importante é mais importante do que a vida do pedreiro... pelo menos e isso que eu penso quando ouço esse verso
Essa música reflete nitidamente o sentimento de insignificância para aqueles que estão na luta diária para construir esse país . Enfermeiros, garis, trabalhadores de construções civis, professores ( pricipalmente públicos), operários , ambulantes, etc, não são valorizados, respeitados pela sociedade e governantes.
Bom, pela primeira vez ouvi essa canção com ouvidos que sentem, que enxergam dor e felicidade, parei para ouvir bem, e concluí que o tal trabalhador suicidou-se, mas não por tristeza, não pelas dificuldades da vida, mas pela beleza dela, ele compreendeu que a vida é nada mais que ciclos, e achou próspero que seu ciclo se encerrasse ali, não é fazer algo como se fosse sábado, porque você pisca os olhos e se torna sábado, é inexplicável como um simples homem da classe trabalhadora pobre, chega a essa conclusão, por isso é música, e não história, não pode ser chamada de cantiga, porque vai além do compreensível, é anormal, um verdadeiro cântico caótico e explicativo, claro, dependendo da interpretação...
Todas as palavras no final de cada frase são proparoxitonas, o que é bem difícil... Visto que são só 10% de toda gramática... Um gênio!
Mto concurseira
Sério q é só 10%?
Sim. Não sei se são 10%, mas outra música que usa esse recurso é formato mínimo do skank.
Assim como Robocopgay dos Mamonas. Não totalmente, mas quase toda a música as palavras que rimam são Proparoxítonas
Ele é sobrinho do Aurélio que da nome ao dicionário, parece piada mas não é rsrsrs...
"...Morreu na contramão atrapalhando o tráfego..."
Essa frase da canção sempre me faz pensar em quanto as pessoas estão pouco se importando com as tragédias pessoais de cada um e só se importam com seu atraso em sua vida cotidiana.
Aparentemente o cara era um vagabundo, traía a esposa, era bêbado... Enfim, pra morrer teve que atrapalhar outras pessy
@@yamaguchi1.394 sério? Essa foi a sua interpretação para a letra dessa música?
@@yamaguchi1.394 Primeira coisa: todos os versos terminam com proparoxítonas, que são o grupo com menos palavras quanto a sílaba tônica. Depois, vem a contagem das sílabas, que segue a regra gramatical. Então, vem a crítica presente nela: a música mostra três trabalhadores diferentes, provavelmente pedreiros, pois, segundo a música erguiam paredes e trabalhavam em uma construção. Cada um deles parecia estar se despedindo antes de ir trabalhar e a música retrata o fato de que nenhum deles se sentia humano, eles se sentiam objetos ou máquinas e chegaram num estado de agonia tão grande que não conseguiam mais viver. Cada um deles fez quatro paredes e, ao tomar uma decisão, se jogaram da construção para acabar com a sua dor. Porque eles se sentiam como se fossem nada, como se estivessem morrendo de pouco a pouco. E então, morrem, e ninguém se importa. As pessoas só ficam incomodados porque isso atrapalhou o tráfego ou o sábado delas. E em cada uma dessas três “histórias” a única coisa que muda são as proparoxítonas no final dos versos, que mostra que aqueles trabalhares eram substituíveis. Um morreu, contratamos outro. Venha o próximo. Essa é a minha interpretação da música, se você olhar desse jeito, vê como o Chico é genial.
@@arotinadero_pierrecadeirante Primeira coisa: todos os versos terminam com proparoxítonas, que são o grupo com menos palavras quanto a sílaba tônica. Depois, vem a contagem das sílabas, que segue a regra gramatical. Então, vem a crítica presente nela: a música mostra três trabalhadores diferentes, provavelmente pedreiros, pois, segundo a música erguiam paredes e trabalhavam em uma construção. Cada um deles parecia estar se despedindo antes de ir trabalhar e a música retrata o fato de que nenhum deles se sentia humano, eles se sentiam objetos ou máquinas e chegaram num estado de agonia tão grande que não conseguiam mais viver. Cada um deles fez quatro paredes e, ao tomar uma decisão, se jogaram da construção para acabar com a sua dor. Porque eles se sentiam como se fossem nada, como se estivessem morrendo de pouco a pouco. E então, morrem, e ninguém se importa. As pessoas só ficam incomodados porque isso atrapalhou o tráfego ou o sábado delas. E em cada uma dessas três “histórias” a única coisa que muda são as proparoxítonas no final dos versos, que mostra que aqueles trabalhares eram substituíveis. Um morreu, contratamos outro. Venha o próximo. Essa é a minha interpretação da música, se você olhar desse jeito, vê como o Chico é genial.
@@user763-k5t você é incrível! Refletiu a letra com muita inteligência e percepção.Parabens!!!
I don't speak Portuguese but I love Brazilian music, makes me feel the love, peace and passion. Greetings from Spain ♡.
thanks buddy
This song has a veeeery sad lyrics
Is a criticism of the military dictatorship in Brazil
(sorry for the bad english)
That's great. Do you understand the lyrics? what are they about? If not the community can help
They're about the death of a construction worker, due to the lack of protective equipment in the buildings. After the construction worker die, he starts to sing the whole things again, but with the lyrics mixed, like if the construction worker were trying to redo the steps
Dulce BG tu eres español y no compreendes português, in idioma tan simillar?! Escriviendo en Engish?
Essa música tem tudo a ver com o episódio ocorrido essa semana em um hipermercado no Recife. O trabalhador foi coberto por guarda-sóis em um horário comercial, tudo isso para o comércio não fechar. Assim somos nós, apenas uma peça de uma engrenagem que não pode parar.
Que absurdo
Foi desumano...
Admirável gado novo
Muito Reale tristonho
Me emocionei lendo teu comentário.. me recordei do fato e senti a mesma indignação, a mesma tristeza que senti quando vi o que aconteceu...
"Morreu na contramão atrapalhando o trafego" me lembra um relato que ouvi de um homem que ele estava no metrô onde morreu uma pessoa fechando a estação e muito reclamavam que ia dar tempo de ver a novela quando chegasse em casa
Nossa, não tenho nem palavras
Já leu o texto "desiguais até na morte"?
@@diogomanoel591 eu nunca li, do que se trata?
@@swampertrambo2819 o livro conta a desigualdade até na morte oxekk
Infelizmente somos pessoas diferentes, com interesses diferentes, embora o ideal é que fossemos todos iguais, mas não somos! Há que se respeitar os interesses e as idéias de cada um, assim como há que se respeitar os humildes!
Essa é a musica mais perfeita ja criada ate hj.Toda trabalhada em versos dodecassilabos,versos alexandrinos. Todos os versos terminando em palavras proparoxitonas.A mudança da ultima palavra de cada verso da segunda estrofe pela ultima palavra da primeira estrofe, mostra nitidamente a irrelevancia que a vida desse trabalhador tem.A segunda estrofe,a historia muda completamente, e o ritmo final da cançao onde a uma rapidez no canto, sugere a velocidade que o atropelamento ocorreu, a pressa pra se tirar aquele corpo de um reles pobretao da via, para que a vida tenha sua continuidade. Simplesmente perfeiçao de musica
Marcos britto essa última parte que tu falou, nunca tinha parado pra pensar... ótima análise!
Parabéns pela descrição.
Descrição sensacional
Marcos britto muito obrigado pela explicação. Sempre achei fantástica essa música, uma das mais belas e impressionantes letras que já li. Com sua explicação só aumenta minha admiração. Não é só inspiração (que é gigantesca), mas o estudo teórico por detrás da construção (me perdoe o trocadilho...) dos versos, também mostra toda a sua importância. Parabéns pela ótima análise!
Que análise sensacional
Sempre considerei esta canção como algo fora do normal tipo coisa de Mozart, ou seja, algo que foge até do rótulo "genial".
Daí que, em 2009, a revista Rolling Stone fez uma enquete (entre músicos, professores de música, críticos musicais etc) para elaborar um ranking com as 100 maiores canções brasileiras de todos os tempos. Quando peguei a lista, pensei de cara em 'Construção'... A lista começa pela 100° colocada (Ana Júlia, de Los Hermanos) e vai "subindo" até a primeira. Fui subindo, subindo... E cadê 'Construção'? Bingo! Estava lá na ponta de baixo, em primeiro no ranking!
Michel Arbache fantastic
Ninguna duda... Suelo ser muy comedido, mido mis palabras... Pero esta canción es la puta polla!
Fantástico
A melhor música dele.
Todas as palavras no final de cada frase são proparoxítona , por aí vc vê a genealidade pensada do autor.
*Construção*
Chico Buarque (1971)
Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão, atrapalhando o tráfego
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado
Senhorita Marques gracias muy buena
O foda é em todas as partes da música o rapaz morre.
Top. Valeu gata
Até eu que vim criticar vi que sua letra tá errada
@@MayconDouglas-kd8sm a vida do construtor é assim
Ganhou o prêmio pela melhor música Brasileira pela revista Rolling Stones.
Foi por causa dessa revista que estou aqui. Faz sentido a posição.
Teve algum prêmio? Achei que tinha só sido eleita pela publicação
Fonte? Eu que imaginei
Tô aqui trabalhando de construção civil. Nesse exato momento tô em meu horário de descanso. Ganhando uma merda p colocar parede p baixo, quebrar piso descer entulho nas costas. Calma, eu estudei. Mas aqui estou eu. Acredito q amanhã será diferente... E essa música traduz exatamente o q eu e meus colegas vivemos nesse serviço. Vejo a galera de pele mais branca c roupa mais limpa passar em seus carrões e roupas chiques e nem nos enxergam. P quê? N somos gente. " Q Deus lhes pague!"
Precisamos conversar, de trabalhador pra trabalhador. De proletário para proletário… de ser humano para ser humano.
Capitalismo, amigo.
@@IuriPrardo sim, sobretudo guerra de classes. Se os operários da construção civil soubessem o poder que tem de parar a máquina e de dar prejuízos aos senhores feudais... Se pessoas que lutam em prol de uma verdadeira República conseguissem conscientizar os trabalhadores da construção civil, entre outras classes de operários conseguiríamos fazer uma verdadeira greve geral, coisa que nós trabalhadores(conceito consciente de todos que trabalham) não fazemos mais. O trabalhador precisa aprender a parar, colapsar e dar prejuízos à máquina de moer pessoas.
Salve Darlan... Queria trocar uma idéia com vc!
@@rhodzmendoza fala, mano. Tamo junto! Qual é seu insta?
Antigamente a música era vista como obra de arte, hoje, como produto.
João Pedro Medeiros Concordo.
Perfeito! É exatamente isso!
Mas ainda é vista como arte também, vai depender da perspectiva de como se ouve
.
Could not be expressed better. They even risk adding new concepts and experiment. The Clube da Esquina collective did so many experiments. The results mark the music forever.
João Pedro Medeiros Industria cultura, as músicas são feitas para vender.
Essa canção toca fundo no coração pela temática trágica do menosprezo ao povo trabalhador e pela genialidade linguística e a verve poética imprimida pelo Chico. Que bom falar português e poder compreender essa obra em sua plenitude.
Nossa!. Aprendi muita gramática com esta canção, inclusive quando a gente busca nos tornar poetas, esta canção é uma aula belíssima de português, desde a construção dos versos feitos em 12 sílabas poeticas, ou versos alexandrinos, até a acentuação das sílabas tônicas, com palavras proparoxitonas como tráfego, pássaro, sábado, e etc .
Esta canción yo la escuché cuando tenía 9 años aproximadamente, en el año 82, en Ecuador.....quedó muy grabada en mi mente la melodía pues es muy especial y su letra impactante, la canción es una obra maestra.....nunca supe quien la escribió.....luego pasaron los años y ahora, a los 47 años, aquí en Chile, mi país de origen, me dio por recordar esta canción pero como no conocía a su autor y ya no recordaba la letra, tardaba semanas o meses en encontrarla.....un día, conversando con mi hijo de 15 años, yo le contaba sobre esta canción que había escuchado en mi niñez, le describía lo intensa que era pues eso, a pesar de los años, nunca lo olvide.....se llama....se llama....no lo puedo recordar!! le decía yo a mi hijo....se llama algo de "el trabajador"....o "el trabajo".....y no lo encontraba....lo buscaba una y otra vez pero no tenía éxito......hasta que mi hijo me dice ..... "el constructor"....será? le digo yo...lo busco y siiiii!!!!!......ese era su título!!!!......que bien hijo!!! Le digo muy entusiasmado.....luego lo escuchamos juntos....me dice oye papá!!! La letra es muy particular.....es buenísima!!! Quien es el autor??? pregunta mi hijo, ...pues... ni idea hijo....nunca lo busqué sino hasta ahora.....el lo busca en la web y en menos de 3 segundos me dice.....pero si es del Chico Buarque!!!! El es mi ídolo!!!! Quién es el Chico Buarque?? le digo yo.....pero papá!!!! Cómo no vas a saber quién es el Chico Buarquer!!!!!!.....te has perdido la mitad de tu vida!!!!! Me dice.....el es un genio de la música brasileña.....me gustan muchas canciones de él papá.....en serio? Le contesto yo asombrado.....así que empezamos juntos a ver detalles de la canción como por ejemplo cuándo fue presentada, a conocer algo más de este gran cantautor brasileño....así que ahora me sumo al excelente gusto musical de mi hijo y somos fan del Chico Buarque.
De que país vc é
Incrível!
@@eduardogabriel2983 chile
Qué linda historia
Linda história❤🌟
minha professora me ensinou proparoxítona com essa musica!
a minha tamben
acabei de aprender em uma vídeo aula kkkk
Mas poderia ser com o drama de Angélica, tão trágica como, tão esdrúxula quanto.
A minha também kkkkkkk
Eu aprendi nessa aula de hj kkkkk
Uma obra de arte. Uma letra política, crítica, que mesmo hoje ainda se faz atual.
Muito Prazer me chamo MÚSICA!
"[...] Que mesmo hoje..." tá brincando?! Nem se compara o tempo, tais músicas são atemporais!
Você entendeu meu comentário? Acho que não né? Quis dizer que mesmo hoje mais de 40 anos depois ainda essa música é atual.
Muito prazer me chamo ARTE! ;)
Achei que era Adélia de Castro
Muito prazer me chamo FUNK e me intitulo como música
O cara manda muito, a música repete as frases mas sempre mudando uma palavra o que agrega novos significados a música, na verdade novas variantes ao significado original. Chico Gênio!!!!!
Quando eu era criança, acredito q tinha uns 8-9 anos, ganhei um livro de português da biblioteca da escola, aqueles doados ao final do ano. Nele tinha essa letra, mas eu não sabia que era uma música. Li e reli dezenas de vezes. Eu viajava enquanto lia aquelas linhas, eu adorava.... Vários anos depois ouvi e descobri que era uma música. Me encantei mais ainda e até hoje lembro do livro, aos 35.
Aprendi muita gramática com essa letra, em 1973, com uma mestra, professora maravilhosa, Janete, no Colégio Estadual de Beberibe, Recife, eram aulas maravilhas. A professora dedicada, que como ninguém ensinava de forma ludica, armoniosa... Obgda grande mestra, nunca esquecerei seu carinho, amor... 🥰🥰🥰
pelo visto vc faltou em algumas aulas....
Brasil, soy Chile y te agradezco por darnos este tremendo artista para el mundo.
Que tremenda música!!
Obrigadao!!
😍😍😍😍😍
Extraordinaria canción que me ha acompañado por más de 30 años...con una lágrima y un saludo amado Brasil...desde Bogotä un abrazo
Mano tenho 21 anos, como não vim ouvir esse cara antes... Vi uma entrevista com o falecido Rapper Sabotage, ele falava que se via na música "meu guri, de Chico Buarque" fui ver, simplesmente uma obra de arte. Essa então nem se fala, tô baixando várias. Gênio esse cara.
Tenho 42 anos, estudei em escola pública a vida toda, aprende a ler e escrever ouvindo essas música do Chico e outros artistas da época.
Eu tenho 29, conheci o Chico com 22 anos...
Gostei do refrão dessa música desde a 1 vez q a ouvi , agora vou ouvir outras q estou observando aq mesmo nos comentários
Che meravigliosa canzone, non mi stanco mai di ascoltarla. Sarebbe bello se Chico Buarque venisse a trovarci in Italia.
Grazie 🇧🇷 ❤ 🇮🇹
@@CarlosEduardoSchneiderZanatti Obrigado a vocês brasileiros, por sua maravilhosa língua e sua maravilhosa música.
Os grandes cantores da MPB sempre fazem turnê pela Europa. Fique sempre atento as suas redes sociais.
@@helenacampos1345 Obrigado, Helena!
A genialidade da música brasileira vai muito além de um ritmo contagiante. Esse gênio mostra bem isso. Ele brinca com a letra da música
Uma das melhores letras na história da música brasileira
Da historia, meu amigo. Saudade do Uruguay!
Se n for a melhor
uma não a melhor sem duvida
Tenía puesta una lista de reproducción de Cartola (me encanta) mientras limpiaba mi habitación, y de repente se reproduce esta canción. No la conocía. Ahora no puedo parar de escucharla. No se hablar portugués pero leyendo la letra entiendo la mayor parte de la historia. Obrigado Brasil. Adoro vuestra música.
Esta é daquelas canções em que as palavras são muito importantes. Mas quem fala espanhol consegue ler o português
Note que são três narrativas sobre a mesma história. A primeira narrativa retrata o trabalhador como ele realmente era. As outras duas tem a pretensão de denegrir o trabalhador para "justificar" o acidente.
Só um exemplo:
"Ergueu no patamar quatro paredes sólidas" (paredes sólidas são boas)
"Ergueu no patamar quatro paredes mágicas" (paredes mágicas: paredes que foram erguidas sem os devidos procedimentos)
"Ergueu no patamar quatro paredes flácidas" ( paredes flácidas não são nada boas.)
A cada repetição das palavras e versos, ele dá um novo significado.
Esta es una de las composiciones mas geniales de la humanidad , ¡¡¡ PREMIO NOBEL DE LITERATURA PARA CHICO BUARQUE !!!!!
Gênio, gênio e gênio. Tenho 23 anos, e amo a MPB mas Brasileiro só valoriza o que é de fora infelizmente.
Chico Buarque is a gift to the world: wonderful words, wonderful music, and deep thoughts. Thanks so much Chico!
Muita inteligência e categoria pra uma pessoa só, essa cara é um gênio!
Concordo plenamente. Meu favorito!!!
é de familia, filho do sociologo sergio buarque e sobrinho do linguista Aurelio buarque de holanda, aquele do dicionario
Ele é todos os gênios em um
Gênio por canta musica de alguém que suicidou?????
@@klenissonrocha3363 pelo visto alguém não entendeu a música
A humanidade acaba quando uma música dessa passar a não ter sentido aos olhos da sociedade.
Nossa muisica brasileira são lindas MPB
Depois de “desconstrução” do Tiago iorc, eu precisava enaltecer essa música do chico.
Foi o que fiz também, estou alternando entre as duas rsrs
chato pra caralho amigo
Porquê o Chico é um gênio!
Ouve a música "desconstrução" do GOG tbm, é muito massa.
Se é que essa música não foi comprada kkkkk
minha professora de portugues passou um exercicio em cima dessa musica eu criança nem tinha me dado conta da genialidade dessa obra de arte muito top mesmo
Essa música é tão fantástica que a gente pode ouvir várias vezes e parece estar ouvindo pela primeira vez, já que a emoção é sempre renovada em casa nova audição.
poesia, crítica atemporal, que canção esplêndida
Uma época em que o Brasileiro ainda pensava e tinha suas próprias conclusões sem ser massa de manobra!
Eterno Chico!
GÊNIO, GÊNIO, GÊNIO...
one
Verdade
Notícias como a da morte do funcionário dentro do Carrefour fazem essa música muito atual!
Hãn... Já cagou com o clima da música
@@GustavoHenrique-np2sq kkkkkkk
É funcionário não sua anta
Nossa mitou
@@GustavoHenrique-np2sq o clima da musica é da historia de varios pedreiros que são tratados apenas como maquinas e quando mortos descartados, o clima já nao existia eu acho
Alguem em 2024?
Pergunta amanhã
Eu. Uma das músicas mais intrigantes que existe
Realmente
Eu. ❤
Direto de 15/10/2024
Yo soy Argentino pero me encanta la música brasileña !!
Que hermoso!!❤❤
A fatalidade da vida do pobre! Mostrando o que a poesia pode fazer pela vida! Trazer beleza mesmo diante da tragedia e do cotidiano! Linda canção
My respects,
Or should I say,
All,
my respects,
to the...,
Greatest Compositor of the Portuguese/Brazilian Language.
And,
That is all, Folks!
Inigualable. Tan mágica, trágica y esa cadencia de los versos! ETERNA
Entendo a construção, como a primeira versão da história contada por ele, a vítima, a segunda versão pela sociedade em geral, e a terceira vista pela mídia. E uma musica ímpar. Bom esse e o jeito que interpretei ela rsr'
Interessante sua interpretação
Num outro vídeo dessa mesma música, o jeito que ele diz "e se acabou no chão como um pacote bêbado" me dá um arrepio de tanta indiferença que ele conseguiu transmitir na voz
Fez sentido pra mim
Perfeito!!!!
Que incrível!!
Isso eu chamo de letra inteligente! Parece que o Chico se colocou no lugar de um suicida quando escreveu essa música. Começa normalmente e depois a mente fica confusa e as frases se misturam feito alguém que vai pular para a morte. Parabéns 👏👏👏👏👏👏
orgulho meu, orgulho de todo brasileiro aberto ao que realmente existe numa alma que nasceu para brilhar!
agradeço a Deus por ser brasileiro.
Me entristeço com muito pezar ao saber que a minha geração não consegue apreciar uma poesia tão viva e rica.
Todo adolescente teria que ouvir essa obra de arte
O adolescente escuta e não entende
Na primeira vez ele canta a música na ordem certa, na segunda ele muda as últimas palavras. Impressionante!
ISSO É UMA OBRA DE ARTE. Essa música é a perfeição em canção. Grande Chico!!!
Para o Governo, o Estado, e o patrão, o trabalhador é inconveniente até na hora de morrer.
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego
Morreu na contramão atrapalhando o público
Morreu na contra-mão atrapalhando o sábado
Vive en Brasil å primeros de 1970 unos años y allí oí esta canción por primera vez Chico Buarque, maravilloso. Me ha recordado aquellos años en Río.
Em minha opinião, a melhor versão dessa canção ainda é a de estúdio, original. Lá, graças ao controle que a edição permite sobre cada detalhe da música, de cada instrumento, ela ganha muito em dramaticidade na sua parte final, o que é crucial para o entendimento da história desse trabalhador da construção civil fictício, representante de toda uma classe de brasileiros.
Essa música é uma obra de arte! Usa as mesmas palavras para construir frases diferentes!
É o contrário. Ele usa palavras diferentes pra construir o mesmo significado.
Un poème fort et sombre, sous forme d'une longue métaphore filée. Une musique splendide (j'adore cette version concert, plus grave que la version originale) la voix s'est patinée et est encore plus belle. Magique.
impérialiste
Auriez vous la gentillesse de nous proposer une traduction de ce texte ? Merci beaucoup !
@@marie29P no final, o Chico Buarque inverte a ordem das palavras dos versos que de certa forma causa um impacto diferente, não sei se seria o mesmo em francês
O que é bom não envelhece nunca.
Típico dos clássicos.
Deixa até sem palavras!!! O cara é um gênio!!! Representa nosso Brasil de forma inenarrável!!! Triste é na atualidade não haver ninguém em um nível parecido e muitos que não desfrutem e valorizem essa obra de arte... 😥😥😥😥
Essa música sempre me faz lembrar do poema de Vinicius de Morais "O Operário em Construção".
O Chico é genial! Essa canção é uma "obra" muito bem trabalhada, palavra por palavra bem estruturada! Espetacular! Não só estruturada gramaticalmente, mas cheia de sentimento, Essa canção é símbolo da vida de um trabalhador! Tiro mil chapéus!
Parabéns Chico pelo prêmio Camões. 👋👋👋👋 Ouço suas músicas e vejo a alma dos brasileiros
A última palavra sempre é paroxítona ou proparoxítona. Gênio, interpretou de maneira elegante o trabalhador brasileiro.
Denis Oliveira Todas são proparoxítonas. Todas são acentuadas.
Mas todas são proparoxítonas, muita genialidade deste cara
Versos decassílabos terminados em proparoxítonas, com rima!! Gênio
um dos meus sonhos é poder cantarolar essa musica sem ler e sem errar uahaiuhaiuahiha
Gustavo Podestá .....2....
Gustavo desafio aceito. Rstsrs
kkkkkkk é um verdadeiro trava língua!😅
Penso nisso toda vez que escuto kkkk
Eu consigo facilmente, depois que ouvi pela terceira vez.
Para mim , em Portugal, a melhor canção escrita por Chico Buarque e na música brasileira!... é sublime. A ouvir sempre e para sempre. Amo de coração.
Chico Busrque de Holanda, un cantante mágico.
mano mano que música foda mé ? adoro vim ver os comentários kkk vcs são dms
Não há palavras pra descrever a genialidade desse homem !!
Sei bellissima
Essa música é uma verdadeira OBRA de arte.
Chico Buarque ❤ 80 anos! Genial, sensível, lindo e tão amado pelas brasileiras. É um privilégio poder ver, ouvir e ler suas obras de pura arte!
não tenho palavras, esta música é simplesmente genial.
Magnífico!!!! 2020 alguém? 😍
Ouvindo aqui hahaha,na minha opinião esse é o melhor álbum do Chico.
Eu :D
Grande mestre compositor e poeta social, Chico Buarque de Holanda!
Me parti la cabeza buscando alguna otra canción que supere esta obra de arte literaria y musical , para ello busque en letras de Silvio, Serrat, Milanés... No llegue a encontrar una cancion que la supere. La respuesta es que es única. Gracias Chico, sos el rey!
Acho super interessante e válido ressaltar como a organização das palavras no final de cada frase recriam e reinventam uma história totalmente nova!
A calmaria que se dá ao cantar a primeira parte, o trabalhador moroso que ao começar o dia em sua rotina, por desatino e infortúnio morreu de queda enquanto erguia paredes no provável edifício em CONSTRUÇÃO que trabalhava, sua morte atrapalhou o tráfego trazendo importância a vida findada, já que causou tanto impacto a ponto de parar completamente o trânsito.
Na segunda parte, a troca das palavras finais em cada frase propiciam para o ouvinte outra interpretação, dando uma característica totalmente nova e única ao novo personagem, como este por exemplo, anda em passos bêbados e desleixados ao contrário do que dantes andava à passos tímidos. Porém denota-se uma acelerada ao cantar, outro recurso utilizado para demonstrar como o dia agora já parece correr de forma mais rápida e repetitiva onde o homem começa a trabalhar como máquina de forma metódica e o mais ágil possível, muito mais matemático e objetivo, menos apaixonado ao construir suas paredes lógicas. E desta vez, morrendo no passeio público, ou seja, o impacto mais brando aonde apenas quem passava pela calçada prestou-se parar observar a morte do homem.
Já no terceiro, pode-se perceber inicialmente que todo laço afetivo de uma relação já se mostra escasso ao amar sua mulher como máquina e beijá-la como se fosse lógico por apenas ser sua mulher, nesta, muito menos apaixonado e como se fosse controlado foi trabalhar com maior agilidade e urgência, sem pausas assim como Chico segue cantando sem parar emendando a última morte.
Esta é a pior morte de todas, a cidade agora parece adquirir uma característica líquida, rápida e voraz, em que a morte fora tão insignificante que o fato em si nada impactou nos transeuntes mas o que teve mais impacto foi ter o sábado, dia de pico e trabalho, atrapalhado pela morte de um "qualquer".
Mortes, vidas e rotinas se tornando mais comuns e individuais ao passo que a cidade aumenta, novos edifícios são finalizados e outros construídos causando mortes que são cada vez mais aceitas. Aceitas porque há quem aceitar.
A rapidez trouxe a insensibilidade, aceitar que há números para contabilizar mortes é aceitar que pode-se perder a vida antes de ser fato a hora e por motivos banais.
Ele constrói e depois desconstrói a narrativa, sem perder seu elan vital, leitmotiv, espinha dorsal!
Muito bela sua composições de palavras pra explicar, pq apesar de compreendermos a música é difícil colocar no papel o real sentimento que nos traz
Essa música tem como base principal a crítica ao capitalismo, por isso, discordo quando você fala que o fato do operário atrapalhar o tráfico quando morre denota importância, é justamente o contrário, pois ao capitalismo os trabalhadores são ferramentas, e só têm importância enquanto estão gerando riqueza, do contrário são apenas obstáculos, e servem apenas para atrapalhar a _roda viva_ que é o capitalismo, perturbando o tráfego, público ou o sábado. Quanto à parte musical, recomendo que você escute a versão do disco (de mesmo nome), na minha opinião é bem melhor que essa.
Chico Buarque, não tem musica ruim, alem do mais que as músicas dele traz uma filosofia e uma paz tão grande, que orgulho ter nascido brasileiro e não ter que ficar horas procurando a tradução
Qué Arreglo!! No caben las palabras, excelente!!
Perfección!
Así es, ésta es mi versión favorita de ésta canción, existe otra cási acústica y el ritmo es otro, es más decadente, más sabroso, pero ésta es otra cosa :^)
Saludos
Chico único ! y qué tema ! insustituíble
Parabéns todos os trabalhadores e trabalhadoras desse nosso país que Deus abençoe todos vocês merecem respeito
Principalmente os homens que pegam no pesado e se arriscam bem mais.
Em pleno 2021, em meio a tantas mortes devido a Covid, e essa música nunca fez tanto sentido 😢
De fato, a vida nunca valeu tão pouco.
Eu to aque por conta de uma atividade
@@ma_carao3090 Ainda bem que tem atividades para conhecer músicas como essa, que não devem ser esquecidas 🥰
oq essa musica tem com gente morrendo de covid?
@@PolluxDann Tem a ver com o fato de que os ricos estavam querendo forçar os pobres a trabalhar, enquanto eles mesmos se isolavam em suas casas de ouro. Os pobres devem morrer para a economia sobreviver e, depois de mortos, os pobres são apenas números, apenas uma mera inconveniência
01/12/2022 - 00:40 (o vazio é grande, não vejo como controlar minhas emoções. Já começo a me abster da lógica, de nada mais me vale a razão. Minha cabeça nunca funcionou tão mal, regressão é a palavra q define esse momento. Inseguro do futuro, escravo do passado e refém do presente.
10/12/2023 - 13:00 pelo o quê vc estava passando neste momento? Já se passou um ano e eu não consigo mais me lembrar. Para mim, nesta data, eu tinha tudo e não sabia. Pra mim, esses pensamentos não fazem sentido para as coisas que estavam acontecendo na época, minha vida era boa. um ano depois e as coisas pioraram de uma maneira avassaladora, e eu realmente não consigo entender a frustração que eu sentia nessa época. Hoje, sinto que recentemente cometi o pior erro da minha vida, pelo menos a insegurança que eu tinha sobre o futuro fazia sentido, porque realmente o futuro (que no caso agora é o presente) não está sendo nada fácil, pelo contrário, tudo oq queria era voltar no tempo e refazer as coisas.
Se eu soubesse o que iria acontecer, se eu soubesse como eu estaria me sentindo agora, certamente as minhas decisões teriam sido outras. Não estou nada satisfeito com as escolhas que eu tomei, sinto que cometi um erro gravíssimo, e que não importa o que eu faça, é im possível de reparar os danos causados.
Estou tentando fazer de tudo para colocar as coisas no lugar, mesmo que pareça impossível, mesmo que o muro que está na minha frente pareça intransponível, tento manter a fé e o otimismo. Estou lutando com todas as minhas forças para entender as coisas ao meu redor, entender o que eu posso fazer e entender onde tudo isso vai dar. Eu espero de todo meu coração que as coisas melhorem, espero ter aprendido com meus erros, e espero conseguir alcançar meus objetivos e vencer as minhas batalhas. Boa sorte, volte e me conte o resultado, vinicius.
Tu tá vivo?
@@lunaskz143 tô 😀
Que texto tensooo...a coerência e a culpa são conectadas para aquele em que vida a vida parece sem jeito e sem concerto .
Deus vai te abençoar meu irmão
a música mais perfeita que já vi.
Ministério Miqueias Atalaya
Ministério Miqueias Atalaya
Cultura não é tudo, mas sem Cultura tudo é nada
A mais maravilhosa que já ouvi foi As Quatro Estações de Antônio Vivaldi . A segunda melhor foi O Quebra-Nozes de Pyotr Tchaikovsky. Mas essa é uma música muito bonita.
Cada palabra y cada nota es una pincelada para armar una obra de arte. De los mejores temas de la historia!
Foda ♡ Thiago Iorc lançou uma música foda com referência a esse hino.
Exato.
- *''Não Tem Nada A Ver. Quanta 'Alienação Social' de 'Zumbis Doentes e Perdidos' com Smartphones nas mãos...!!''*
Não tem nada a ver mano essa música idai se combina as palavras construção com desconstrução
O rosto do Chico me lembra ao do meu Avô, já falecido. É muito semelhante.
Toda vez que escuto esses clássicos do MPB, lembro do meu avô. Embora fosse analfabeto, exalava uma simplicidade e uma naturalidade típica de quem viveu a vida, e não passou por ela.
Construção é um daqueles clássicos que devemos apresentar para os filhos, para os netos, bisnetos. Construção não é somente uma obra. Construção é vida, expressa em versos, e melodia.
É um período maravilhoso, um momento mágico, em todos os tempos as músicas do Chico são maravilhosas, ouvi - las, nos dá a oportunidade de refletir desde a década de 60 até os dias atuais. Viva Chico.
Eu peguei a referência, Tiago Iorc!!!! Construção e desconstrução
Na real foi o Tiago que pegou com ele a referência RS porque Chico é Deus na poesia e música .
@@neberius6337 foi justamente o que ela disse.
21/05/2019 Chico Buarque vence o principal prêmio da Língua Portuguesa, o Camões. Evoé, Chico, Evoé!
Chico Buarque é um gênio. Não consigo ouvir essa música sem pensar "puts Chico te amo"
Vim aqui, depois de ver um vídeo no Instagram numa estação de metrô de são Paulo, onde uma pessoa havia se jogado nos trilhos. Nisso o metrô iria demorar pra sair, e o povo reclamando que iriam demorar pra ir trabalhar. A humanidade não é mais humana
O Chico nasceu foda, não importa o que o peão faça na vida, vai morrer e quando morrer, vai atrapalhar. A vida e sua previsão cruel.
Chico Buarque é mito
só música boa
Cara é monstro
Iluminado
Iluminado nada
@@Scarnscott Não leve ao pé da letra.
Deslumbrante !Cbico Buaraue de Holanda vc é o maximo !!!!
No ramo musical é mesmo.Ele e outros fodões.
Cara, que música, é um misto de sentimentos que eu não consigo explica em palavras
Uma habilidade com a língua notável. Ao final de cada verso, ee usou proparoxítonas e depois apenas verbos no infinito. Que atemporal... 🖤
Essa letra e do povo brasileiro.... ela representa o sofrimento, a angustia. A alegria, a resistência, a manipulacao dos quem tem mais perante os demais ❤❤❤❤
uma vez estava num bar daqueles bem de vila com mais 3 amigos todos bebíamos e ríamos e quando tocou essa musica todos nós olhamos e começamos e chorar de alegria e rir, como é bom a bohemia
fico arrepiada escutando essa musica, toda vez
E a Língua Portuguesa sempre bem empregada nas canções de Francisco Buarque de Holanda. Observa-se a presença de palavras proparoxítonas em todos os versos das inúmeras estrofes. Parabéns ao exímio mestre pela grande sapiência musical e linguística!
"Morreu na contramão atrapalhando a tráfego", mostra como o fato de que o tráfego foi atrapalhado é mais importante é mais importante do que a vida do pedreiro... pelo menos e isso que eu penso quando ouço esse verso
Essa música reflete nitidamente o sentimento de insignificância para aqueles que estão na luta diária para construir esse país . Enfermeiros, garis, trabalhadores de construções civis, professores ( pricipalmente públicos), operários , ambulantes, etc, não são valorizados, respeitados pela sociedade e governantes.
Bom, pela primeira vez ouvi essa canção com ouvidos que sentem, que enxergam dor e felicidade, parei para ouvir bem, e concluí que o tal trabalhador suicidou-se, mas não por tristeza, não pelas dificuldades da vida, mas pela beleza dela, ele compreendeu que a vida é nada mais que ciclos, e achou próspero que seu ciclo se encerrasse ali, não é fazer algo como se fosse sábado, porque você pisca os olhos e se torna sábado, é inexplicável como um simples homem da classe trabalhadora pobre, chega a essa conclusão, por isso é música, e não história, não pode ser chamada de cantiga, porque vai além do compreensível, é anormal, um verdadeiro cântico caótico e explicativo, claro, dependendo da interpretação...
Chico e suas obras são apenas um espelho para realidade.