Para entender mais sobre esse grande mercado, participe do meu mais novo curso gratuito Perito Avaliador de Imóveis 2.0. Você não pode perder essa oportunidade, porque esse é o melhor momento para você entrar no setor que mais tem crescido no Brasil: A AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS. O Curso Perito Avaliador de Imóveis 2.0 é composto de 4 aulas com muito conteúdo onde eu vou te mostrar todo o passo a passo para você se tornar um Perito Avaliador de Imóveis que fatura pelo menos 20 mil reais por mês, mesmo começando do absoluto zero. Para garantir sua vaga gratuita, basta tocar no link abaixo: link.laudomaster.com.br/ra-yt
Parabéns. Fiz 2 cursos de Inferência que são conhecidos no mercado. Mas a sua aula superou as expectativas. Foi muito didática e com uma linguagem simples.
Oi Flávia. Obrigado pela sua mensagem! Dê uma olhada no meu curso de avaliação de imóveis: cursodeavaliacaodeimoveis.com.br/curso-de-avaliacao-de-imoveis/apresentacao-video-2/
Parabéns pelo belo conteúdo apresentado, Reginaldo. Sou engenheiro civil e estou prestes a realizar minha especialização em Perícia de Engenharia e Avaliações e seus conteúdos estão me ajudando muito na preparação. Obrigado e continue a disseminar conhecimento. Abraço.
@@renanbenedetti2840 Oi Renan. A NBR 14653 da ABNT regulamenta os 5 métodos de avaliação de imóveis. Um deles (inferência estatística) exige a utilização de software estatístico e eu uso o INFER-32 para este caso. Nos demais métodos, é possível se utilizar planilhas Excel e memórias de cálculo. Nestes casos, eu forneço estas planilhas nos meus cursos de avaliação de imóveis. Um abraço!
Bom dia Eliana. Provavelmente existe algum erro na configuração das variáveis ou dos dados do imóvel avaliando. Lembre-se de que é necessário inserir os dados do avaliando após escolher a equação.
O CURSO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS E COMO MONTAR O NEGÓCIO (avançado) tem 40 horas. Ele tem como objetivo a formação de peritos avaliadores plenos, capacitados a avaliar todas as tipologias de imóveis urbanos, em TODOS os 5 métodos regulamentados pela NBR 14653 da ABNT: - Comparativo por Fatores; - Comparativo Por Inferência Estatística; - Método Evolutivo; - Método Involutivo; - Método da Renda. Já o CURSO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS COM INFERÊNCIA ESTATÍSTICA é um curso de 25 horas. Ele ensina apenas o método de inferência estatística, que é o método exigido pelos bancos para o credenciamento de engenheiros e arquitetos. Trata-se de um curso menor e mais barato, e que é direcionado para aqueles que têm o único objetivo de se credenciarem nos bancos CEF, BB, BNDES, etc.
Boa tarde Juan! Depende do contexto de cada avaliação de de cada amostra. Você é que estabelece os níveis e a graduação de cada um. Precisa apenas ter coerência com as suas definições. Se estiver avali9ando imóveis MINHA CADA, MINHA VIDA, os padrões de cada nível serão uns. Se estiver avaliando imóveis de alto padrão, os padrões serão outros. Entendeu quando eu falo de "contexto"? E sempre é necessário justificar e explicar detalhadamente estes níveis e graduações no seu laudo. A NBR 14653 determina que você faça esta justificativa no seu laudo de avaliação. Ficou claro? Um abraço!
Eu utilizei em um modelo somente área com variável independente e Valor/m² como variável dependente. Rodei para ver os modelos e todos dão 0-1 regressores e "0" outliers. Não sei mais o que fazer.
É simples... Não se pode utilizar apenas 1 variável independente. Deixa de ser uma equação para se tornar uma relação direta. Acrescente outras variáveis.
Boa tarde Sergio. Obrigado! A quantidade mínima de itens na amostra depende da quantidade de VARIÁVEIS que você utiliza no modelo de comparação. A fórmula é: N >= 3 X (K+1). Onde K é a quantidade de VARIÁVEIS. Exemplo: se você utiliza 3 variáveis, a quantidade de itens na amostra tem que ser MAIOR ou IGUAL a 12. Se você utiliza 4 variáveis, a quantidade de itens tem que ser MAIOR ou IGUAL 15. Ficou claro? Abraço!
@@wilsoncwfs Você pode parcelar em até 12 x no cartão de crédito. Para valores, acesse o seguinte link: cursodeavaliacaodeimoveis.com.br/2-curso-de-avaliacao-de-imoveis/
Oi Nathan. Tudo bem? A geração de gráficos exige muita memória para o processamento. Isto pode ter relação com a quantidade de variáveis que você utiliza, mas ocorre principalmente em função de características específicas de sua amostra. O INFER-32 limita automaticamente a geração dos Gráficos 2D se eles ultrapassarem um determinado limite de utilização da memória no processamento. Você pode contornar isto fazendo ajustes na configuração dos gráficos no software. Baixe o MANUAL DE OPERAÇÕES, na página de download de arquivos do site da ÁRIA INFORMÁTICA: ariainformatica.com.br/producao/sitearia_wp/infer-32-2/ Vá até a pág. 99 deste manual e veja o item 2.6.2.3 - CONFIGURANDO GRÁFICOS. Siga as instruções deste item. Existe o botão “opções” na janela de configuração dos gráficos, onde você poderá ativar ou desativar a geração dos gráficos. A configuração padrão do infer 32 só está habilitada nos gráficos 2D para variáveis numéricas. Basta acessar a aba Planilha, "Configurar Planilha", selecionar a opção Gráficos 2D e clicar em "Configurar itens do relatório" - "Opções" e marcar os demais tipos de variáveis. Espero ter ajudado! Um abraço!
Vejo seus vídeos aqui no youtube, comprei recentemente o sofware e tem algumas coisas que não consigo resolver. Eu estou fazendo de um terreno, e apenas da 1 de 3 regressores. Como posso fazer para que fique 3 de 3. Estou usando a variável área, localização e topografia. Desde já, obrigada!
Oi Beatriz. Isto demonstra que a SIGNIFICÂNCIA DOS REGRESSORES está elevada para 2 variáveis. Isto quer dizer que 2 das variáveis do modelo de avaliação não são representativas para as diferenças nos preços dos imóveis de sua AMOSTRA (conjunto de imóveis usados na comparação). Porém, estas 3 variáveis utilizadas por você (área, localização e topografia) são sim importantes na determinação dos valores de um imóvel. Portanto, o problema está na sua AMOSTRA. Se você tiver uma grande quantidade de imóveis, vá eliminando aqueles que estão muito discrepantes do resto da amostra. Se a sua amostra for pequena (com poucos imóveis), volte ao mercado e faça mais pesquisa para aumentar a quantidade de imóveis na comparação. Espero ter ajudado! Um abraço!
segui o passo a passo do vídeo e mesmo assim quando coloco para gerar os relatórios o programa gera um aviso " não existem modelos válidos. verifique a amostra e os dados do objeto sob avaliação ou experimente outra pesquisa" alguém consegue me ajudar?
Muito bom seu vídeo, gostaria de saber se o sr poderia colocar as principais vantagens entre o software Infer-32 e o CastleR? achei os 2 softwares aparentemente muito bons mas como estou iniciando a utilização deste tipo de software, posso estar fazendo leituras equivocadas tanto sobre um quanto sobre outro...
Olá Reginaldo Muito bom seu vídeo! Parabéns! Só uma coisa: ao pesquisar os modelos de equações para gerar o relatório, o INFER acusou a presença de "outliers". Você disse que iria retirá-los, mas não mostrou como identificou os itens que são "outliers" para retirar. Pode dizer como fez essa identificação? Obrigado!
Oi Felipe. É muito simples. Após escolher o modelo e dar o comando para "rodar" a inferência, o programa emite um relatório com diversas informações estatísticas. Entre elas, o item que é outlier. Aí é só inabilita-lo e rodar novamente. Assista ao 2o. video. Um abraço!!
Ótimo o seu canal, fiz um curso presencial de inferência estatística em 2019 e não estava atuando, pretendo fazer novamente online para me atualizar pelo seu site e começar a atuar. Tentei acompanhar o exemplo com a versão educacional do infer32 e quando clico na opção "pesquisar modelos" não aparece esta mesma tela com as opções. Saberia informar se é porque se trata da versão educacional? quero adquirir o software mas antes estou fazendo os testes de qual seria o melhor.
A variável área pode ser eliminada em uma avaliação? Por exemplo como a variável valor q foi desabilitada no modelo. No meu modelo a variável area não estava influenciando no valor do imóvel
Olá professor, eu sou sua aluna do curso de avaliação de imóveis e fiquei com 3 pequenas dúvidas: 1 - Você sempre utiliza a configuração padrão para "rodar" o programa, ou com a experiência você utiliza as outras configurações disponíveis (como por exemplo, a completa ou a manual ou do usuário) na pesquisa dos modelos? 2 - Na configuração dos Graus de Fundamentação não visualizei as opções para NBR 14653 - 3 (Imóveis Rurais), isso quer dizer que eu tenho que configurar os itens para fundamentação manualmente conforme foi ensinado no curso ou existe a configuração para Imóveis Rurais no programa INFER-32 também? Além disso observei que apenas alguns itens da aba Significâncias estão com a caixa de diálogo marcadas como "Normatizada". 3 - O que o professor sugere caso que queira atingir o Grau III de Fundamentação: configurar no próprio programa esta premissa ou fazer a análise manualmente pelos relatórios depois de "rodar" a amostra? O curso é excelente, as dúvidas me ocorreram após assistir este vídeo, que foi fundamental para o meu aprendizado! Muito obrigada. Cintia.
1-Sempre a "padrão". Algumas pessoas escolhem configurações que deixam o modelo mais fácil de ser validado, mas que alteram substancialmente os valores. 2-Existe a configuração para a NBR 14653 - Parte 3. Clique no botão "Configurar pesquisa" e escolha a Parte 3 da NBR no canto superior direito da janela que vai se abrir. 3-Eu sempre sugiro que você faça a análise manualmente, utilizando o que aprendeu no curso. Obrigado pelos elogios! Abraços!
Reginaldo. Estou com uma perícia para avaliar 02 terrenos : 01 com 2500 M² e outro com 1600 M². Área Urbana. O que vc me sugere? Tem algum exemplo pra eu estudar? As amostra neste caso eu não vou ter tantas do mesmo tamanho. Posso relacionar com terrenos menores? Ex. 300 mou 250 metros. Como eu faria para ter equivalência nas amostras? POde ser valores de amostras de imobiliárias? Preciso do valor de mercado destes dois terrenos.
Recomendo fortemente que você faça um curso de avaliação de imóveis. Sugiro o meu CURSO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS E COMO MONTAR O NEGÓCIO. Acesse o link: cursodeavaliacaodeimoveis.com.br/
Oi Michel. Você deve adquirir o software diretamente dos seus desenvolvedores. Procure pela ÁRIA INFORMÁTICA: ariainformatica.com.br. Não existem programas gratuitos confiáveis para inferência estatística aplicada à avaliação de imóveis. Um abraço!
José Arnaldo de Castro Reginaldo. Sou aluno de seu curso. Estou gostando muito. Você no site Laudo Master Consult você corrige um exemplo passado por um de seus ex-aluno. Gostei muito. O que lhe peço é polo-lo em condição de podermos fazer o download dele no UA-cam. É muito interessante, apesar de você dispor de outros exemplo. Por outro lado, quando abrimos o download de qualquer aula, é mostrado o seu livro de avaliação de imóveis. Gostaria de saber se ele está a disposição para aquisição. Acho que através do livro, que acredito que tenha as suas aulas, fique bem mais fácil e cômodo ler através dele em vez de somente pelo computador. Em caso afirmativo, envie-me as condições para que eu possa adquiri-lo. Atenciosamente José Arnaldo de Castro.
Boa tarde José Arnaldo. Tudo bem? Obrigado pela sua mensagem. Sim, é possível obter o livro que aparece nos primeiros minutos das minhas aulas. Por favor, me envie um email e eu te respondo com as instruções para você compra-lo: reginaldo@laudomaster.com.br. Um abraço!
Reginaldo, muito obrigada pela explicação, adorei. Será muito útil. Espero fazer o curso de avaliações de móveis urbanos em breve. Só uma pregunta: Qual a quantidade de amostras exigidas? Abraço.
Oi Patricia. Existe uma fórmula para determinar a quantidade de ITENS (imóveis) em sua AMOSTRA (conjunto de imóveis usados na comparação): tem que ser MAIOR ou IGUAL a 3X (K+1), onde K é a quantidade de variáveis (isto no GRAU 1 de FUNDAMENTAÇÃO). Então, quanto maior a quantidade de VARIÁVEIS, maior a quantidade de itens necessários na amostra. Se você tiver 3 VARIÁVEIS, é necessário ter 3 X (3+1) = 12. Se forem 4 variáveis, 3 X (4+1) = 15. E assim por diante. Te espero lá no meu curso: www.laudomaster.com.br/cursos . Abraço!
Reginaldo sua didática o torna diferenciado!!
Muito obrigado. Conte comigo!
Gostei do Infer 32
Para entender mais sobre esse grande mercado, participe do meu mais novo curso gratuito Perito Avaliador de Imóveis 2.0.
Você não pode perder essa oportunidade, porque esse é o melhor momento para você entrar no setor que mais tem crescido no Brasil: A AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS.
O Curso Perito Avaliador de Imóveis 2.0 é composto de 4 aulas com muito conteúdo onde eu vou te mostrar todo o passo a passo para você se tornar um Perito Avaliador de Imóveis que fatura pelo menos 20 mil reais por mês, mesmo começando do absoluto zero.
Para garantir sua vaga gratuita, basta tocar no link abaixo:
link.laudomaster.com.br/ra-yt
Excelente suas explicações! Claras e objetivas. Parabéns! 👋👋👋👋
Aula espetacular
Muito bom. Obrigado
Obrigado Rodrigo! Abraço!
Boa noite gostei muito de sua esplicaçao.
Sensacional.
Explicação nota 10
Obrigado Wallace! Um grande abraço!
Excelente!!
Professor Reginaldo , parabéns pelas explicações !!!! Vou adquirir o INFER 32
Parabéns. Fiz 2 cursos de Inferência que são conhecidos no mercado.
Mas a sua aula superou as expectativas. Foi muito didática e com uma linguagem simples.
Oi Flávia. Obrigado pela sua mensagem! Dê uma olhada no meu curso de avaliação de imóveis:
cursodeavaliacaodeimoveis.com.br/curso-de-avaliacao-de-imoveis/apresentacao-video-2/
Boa tarde
Boa tarde Rodrigo. Espero que tenha gostado!
Abraço!
Ficou ótimo. Parabéns
Obrigado pela mensagem! Um abraço!
Muito bom, parabéns pela didática!
Olá Jeroci. Obrigado! Um abraço!
Excelente vídeo!
Obrigado Fabiana! Um abraço!
Maravilhas
Parabéns pelo belo conteúdo apresentado, Reginaldo. Sou engenheiro civil e estou prestes a realizar minha especialização em Perícia de Engenharia e Avaliações e seus conteúdos estão me ajudando muito na preparação. Obrigado e continue a disseminar conhecimento. Abraço.
Oi Renan. Obrigado pela sua mensagem. Um abraço! E boa sorte em sua especialização!
@@laudomaster sobre seu curso de avaliação. Vc ensina a avaliação de imóveis toda pelo infer 32 ou utiliza alguma planilha do Excel ?
@@renanbenedetti2840 Oi Renan. A NBR 14653 da ABNT regulamenta os 5 métodos de avaliação de imóveis. Um deles (inferência estatística) exige a utilização de software estatístico e eu uso o INFER-32 para este caso. Nos demais métodos, é possível se utilizar planilhas Excel e memórias de cálculo. Nestes casos, eu forneço estas planilhas nos meus cursos de avaliação de imóveis. Um abraço!
Muito boa a aula. Eu uso o xreg. Mas apesar de muitas pessoas falarem mal do infer pra mim, eu acho que não é ruim nao
Muito didático. Parabéns pela aula!
Obrigado! Um abraço!
Muito interessante, já vi que vem a explicação de como criar uma nova tabela. Muito bom
Parabens, otimo video. Muito bem explicado.
Olá Marcelo. Obrigado pela sua mensagem. Um abraço!
Parabéns bem didático. Obrigado pela aula. Sucesso.
Bom dia! Ótima explicação. No meu modelo não está aparecendo os valores mínimo e máximo. Por que?
Bom dia Eliana. Provavelmente existe algum erro na configuração das variáveis ou dos dados do imóvel avaliando. Lembre-se de que é necessário inserir os dados do avaliando após escolher a equação.
professor o que diferencia seu curso de avaliação de imóveis urbanos para o de avalições de imóveis urbanos avançado.?
O CURSO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS E COMO MONTAR O NEGÓCIO (avançado) tem 40 horas.
Ele tem como objetivo a formação de peritos avaliadores plenos, capacitados a avaliar todas as tipologias de imóveis urbanos, em TODOS os 5 métodos regulamentados pela NBR 14653 da ABNT:
- Comparativo por Fatores;
- Comparativo Por Inferência Estatística;
- Método Evolutivo;
- Método Involutivo;
- Método da Renda.
Já o CURSO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS COM INFERÊNCIA ESTATÍSTICA é um curso de 25 horas.
Ele ensina apenas o método de inferência estatística, que é o método exigido pelos bancos para o credenciamento de engenheiros e arquitetos. Trata-se de um curso menor e mais barato, e que é direcionado para aqueles que têm o único objetivo de se credenciarem nos bancos CEF, BB, BNDES, etc.
Tem como fazer um exemplo com avaliação de imóveis rurais
Está aqui no meu canal. Dê uma olhada nos meus vídeos e encontrará.
Ótima aula! Quais são os critérios para definir padrão de acabamento? Existe alguma base de referência? É preciso justificar os critérios no laudo?
Boa tarde Juan!
Depende do contexto de cada avaliação de de cada amostra. Você é que estabelece os níveis e a graduação de cada um. Precisa apenas ter coerência com as suas definições. Se estiver avali9ando imóveis MINHA CADA, MINHA VIDA, os padrões de cada nível serão uns. Se estiver avaliando imóveis de alto padrão, os padrões serão outros. Entendeu quando eu falo de "contexto"?
E sempre é necessário justificar e explicar detalhadamente estes níveis e graduações no seu laudo. A NBR 14653 determina que você faça esta justificativa no seu laudo de avaliação.
Ficou claro?
Um abraço!
Parabéns Reginaldo! Ótima aula, tirou muitas dúvidas, mas com certeza farei o curso para imóveis rurais e urbanos.
Obrigado Lucas! Um abraço!
Parabéns Reginaldo. Ótima aula sobre o programa. Eu estava perdido antes do seu vídeo e agora já entendi tudo! Obrigado!!!
Eu utilizei em um modelo somente área com variável independente e Valor/m² como variável dependente. Rodei para ver os modelos e todos dão 0-1 regressores e "0" outliers. Não sei mais o que fazer.
É simples... Não se pode utilizar apenas 1 variável independente. Deixa de ser uma equação para se tornar uma relação direta. Acrescente outras variáveis.
Boa tarde Reginaldo, parabéns pela excelente demonstração do INFER32, Reginaldo qual é o mínimo de amostras que posso utilizar no INFER32?
Boa tarde Sergio. Obrigado!
A quantidade mínima de itens na amostra depende da quantidade de VARIÁVEIS que você utiliza no modelo de comparação.
A fórmula é:
N >= 3 X (K+1).
Onde K é a quantidade de VARIÁVEIS.
Exemplo: se você utiliza 3 variáveis, a quantidade de itens na amostra tem que ser MAIOR ou IGUAL a 12. Se você utiliza 4 variáveis, a quantidade de itens tem que ser MAIOR ou IGUAL 15.
Ficou claro?
Abraço!
@@laudomaster Obrigado Reinaldo, uma pessoa já havia perguntado aqui, mas depois foi que vi....Obrigado pelo retorno...Forte Abraço
Gostaria de fazer o curso. Como faço?
Entre no seguinte endereço: cursodeavaliacaodeimoveis.com.br/2-curso-de-avaliacao-de-imoveis/
@@laudomaster Gostaria de saber o valor do curso e forma de pagamento.
@@wilsoncwfs Você pode parcelar em até 12 x no cartão de crédito. Para valores, acesse o seguinte link:
cursodeavaliacaodeimoveis.com.br/2-curso-de-avaliacao-de-imoveis/
Professor boa noite.... Infer 32 ou Sisdea.... Qual o mais indicado e mais simples para operar?
Excelente vídeo. Como faço o avanço de páginas do gráfico? não estou conseguindo visualizar a segunda página com alguns gráficos 2d. Obrigado!
Oi Nathan. Tudo bem?
A geração de gráficos exige muita memória para o processamento.
Isto pode ter relação com a quantidade de variáveis que você utiliza, mas ocorre principalmente em função de características específicas de sua amostra.
O INFER-32 limita automaticamente a geração dos Gráficos 2D se eles ultrapassarem um determinado limite de utilização da memória no processamento.
Você pode contornar isto fazendo ajustes na configuração dos gráficos no software.
Baixe o MANUAL DE OPERAÇÕES, na página de download de arquivos do site da ÁRIA INFORMÁTICA:
ariainformatica.com.br/producao/sitearia_wp/infer-32-2/
Vá até a pág. 99 deste manual e veja o item 2.6.2.3 - CONFIGURANDO GRÁFICOS.
Siga as instruções deste item.
Existe o botão “opções” na janela de configuração dos gráficos, onde você poderá ativar ou desativar a geração dos gráficos.
A configuração padrão do infer 32 só está habilitada nos gráficos 2D para variáveis numéricas. Basta acessar a aba Planilha, "Configurar Planilha", selecionar a opção Gráficos 2D e clicar em "Configurar itens do relatório" - "Opções" e marcar os demais tipos de variáveis.
Espero ter ajudado!
Um abraço!
Parabéns por sua didática Reginaldo. Muito bom o material. Continue produzindo conteúdo. Forte Abraço.
Vejo seus vídeos aqui no youtube, comprei recentemente o sofware e tem algumas coisas que não consigo resolver. Eu estou fazendo de um terreno, e apenas da 1 de 3 regressores. Como posso fazer para que fique 3 de 3. Estou usando a variável área, localização e topografia. Desde já, obrigada!
Oi Beatriz. Isto demonstra que a SIGNIFICÂNCIA DOS REGRESSORES está elevada para 2 variáveis. Isto quer dizer que 2 das variáveis do modelo de avaliação não são representativas para as diferenças nos preços dos imóveis de sua AMOSTRA (conjunto de imóveis usados na comparação). Porém, estas 3 variáveis utilizadas por você (área, localização e topografia) são sim importantes na determinação dos valores de um imóvel. Portanto, o problema está na sua AMOSTRA. Se você tiver uma grande quantidade de imóveis, vá eliminando aqueles que estão muito discrepantes do resto da amostra. Se a sua amostra for pequena (com poucos imóveis), volte ao mercado e faça mais pesquisa para aumentar a quantidade de imóveis na comparação. Espero ter ajudado! Um abraço!
segui o passo a passo do vídeo e mesmo assim quando coloco para gerar os relatórios o programa gera um aviso " não existem modelos válidos. verifique a amostra e os dados do objeto sob avaliação ou experimente outra pesquisa" alguém consegue me ajudar?
Muito bom seu vídeo, gostaria de saber se o sr poderia colocar as principais vantagens entre o software Infer-32 e o CastleR? achei os 2 softwares aparentemente muito bons mas como estou iniciando a utilização deste tipo de software, posso estar fazendo leituras equivocadas tanto sobre um quanto sobre outro...
Olá Reginaldo
Muito bom seu vídeo! Parabéns!
Só uma coisa: ao pesquisar os modelos de equações para gerar o relatório, o INFER acusou a presença de "outliers". Você disse que iria retirá-los, mas não mostrou como identificou os itens que são "outliers" para retirar.
Pode dizer como fez essa identificação?
Obrigado!
Oi Felipe. É muito simples. Após escolher o modelo e dar o comando para "rodar" a inferência, o programa emite um relatório com diversas informações estatísticas. Entre elas, o item que é outlier. Aí é só inabilita-lo e rodar novamente.
Assista ao 2o. video.
Um abraço!!
Reginaldo, parabéns pelos vídeos. Poderia fazer um exemplo no Infer de avaliação por tratamento de fatores?
Ótimo o seu canal, fiz um curso presencial de inferência estatística em 2019 e não estava atuando, pretendo fazer novamente online para me atualizar pelo seu site e começar a atuar.
Tentei acompanhar o exemplo com a versão educacional do infer32 e quando clico na opção "pesquisar modelos" não aparece esta mesma tela com as opções. Saberia informar se é porque se trata da versão educacional? quero adquirir o software mas antes estou fazendo os testes de qual seria o melhor.
A variável área pode ser eliminada em uma avaliação? Por exemplo como a variável valor q foi desabilitada no modelo. No meu modelo a variável area não estava influenciando no valor do imóvel
Olá professor, eu sou sua aluna do curso de avaliação de imóveis e fiquei com 3 pequenas dúvidas: 1 - Você sempre utiliza a configuração padrão para "rodar" o programa, ou com a experiência você utiliza as outras configurações disponíveis (como por exemplo, a completa ou a manual ou do usuário) na pesquisa dos modelos? 2 - Na configuração dos Graus de Fundamentação não visualizei as opções para NBR 14653 - 3 (Imóveis Rurais), isso quer dizer que eu tenho que configurar os itens para fundamentação manualmente conforme foi ensinado no curso ou existe a configuração para Imóveis Rurais no programa INFER-32 também? Além disso observei que apenas alguns itens da aba Significâncias estão com a caixa de diálogo marcadas como "Normatizada". 3 - O que o professor sugere caso que queira atingir o Grau III de Fundamentação: configurar no próprio programa esta premissa ou fazer a análise manualmente pelos relatórios depois de "rodar" a amostra? O curso é excelente, as dúvidas me ocorreram após assistir este vídeo, que foi fundamental para o meu aprendizado! Muito obrigada. Cintia.
1-Sempre a "padrão". Algumas pessoas escolhem configurações que deixam o modelo mais fácil de ser validado, mas que alteram substancialmente os valores.
2-Existe a configuração para a NBR 14653 - Parte 3. Clique no botão "Configurar pesquisa" e escolha a Parte 3 da NBR no canto superior direito da janela que vai se abrir.
3-Eu sempre sugiro que você faça a análise manualmente, utilizando o que aprendeu no curso.
Obrigado pelos elogios! Abraços!
Reginaldo. Estou com uma perícia para avaliar 02 terrenos : 01 com 2500 M² e outro com 1600 M². Área Urbana. O que vc me sugere? Tem algum exemplo pra eu estudar? As amostra neste caso eu não vou ter tantas do mesmo tamanho. Posso relacionar com terrenos menores? Ex. 300 mou 250 metros. Como eu faria para ter equivalência nas amostras? POde ser valores de amostras de imobiliárias? Preciso do valor de mercado destes dois terrenos.
Recomendo fortemente que você faça um curso de avaliação de imóveis. Sugiro o meu CURSO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS E COMO MONTAR O NEGÓCIO. Acesse o link: cursodeavaliacaodeimoveis.com.br/
Boa noite Reginaldo. Gostaria de saber se este programa é baixado gratuitamente ou tem algum custo para usa-lo.
Um abraço.
Oi Michel. Você deve adquirir o software diretamente dos seus desenvolvedores. Procure pela ÁRIA INFORMÁTICA: ariainformatica.com.br.
Não existem programas gratuitos confiáveis para inferência estatística aplicada à avaliação de imóveis. Um abraço!
José Arnaldo de Castro
Reginaldo. Sou aluno de seu curso. Estou gostando muito. Você no site Laudo Master Consult você corrige um exemplo passado por um de seus ex-aluno. Gostei muito. O que lhe peço é polo-lo em condição de podermos fazer o download dele no UA-cam. É muito interessante, apesar de você dispor de outros exemplo. Por outro lado, quando abrimos o download de qualquer aula, é mostrado o seu livro de avaliação de imóveis. Gostaria de saber se ele está a disposição para aquisição. Acho que através do livro, que acredito que tenha as suas aulas, fique bem mais fácil e cômodo ler através dele em vez de somente pelo computador. Em caso afirmativo, envie-me as condições para que eu possa adquiri-lo.
Atenciosamente
José Arnaldo de Castro.
Boa tarde José Arnaldo. Tudo bem? Obrigado pela sua mensagem. Sim, é possível obter o livro que aparece nos primeiros minutos das minhas aulas. Por favor, me envie um email e eu te respondo com as instruções para você compra-lo: reginaldo@laudomaster.com.br. Um abraço!
Reginaldo, muito obrigada pela explicação, adorei. Será muito útil. Espero fazer o curso de avaliações de móveis urbanos em breve. Só uma pregunta: Qual a quantidade de amostras exigidas? Abraço.
Oi Patricia. Existe uma fórmula para determinar a quantidade de ITENS (imóveis) em sua AMOSTRA (conjunto de imóveis usados na comparação): tem que ser MAIOR ou IGUAL a 3X (K+1), onde K é a quantidade de variáveis (isto no GRAU 1 de FUNDAMENTAÇÃO). Então, quanto maior a quantidade de VARIÁVEIS, maior a quantidade de itens necessários na amostra. Se você tiver 3 VARIÁVEIS, é necessário ter 3 X (3+1) = 12. Se forem 4 variáveis, 3 X (4+1) = 15. E assim por diante. Te espero lá no meu curso: www.laudomaster.com.br/cursos . Abraço!
@@laudomaster Olá Reginaldo, boa tarde! Muito obrigada por sua explicação. Valeu demais.
Não tem na tabela Setor urbano
Não entendi... onde não tem?? Favor explicar melhor... Eu ensino como configurar a variável SETOR URBANO aos 14 min do vídeo.
Este programa é pago??
Oi Guilherme. Sim. programa INFER-32 é pago e deve ser comprado diretamente de seus desenvolvedores. Procure pelo site da ÁRIA INFORMÁTICA. Um abraço!
@@laudomaster certo, muito obrigado!
30:44 👉 Quando clico em "pesquisar modelos" abre outra janela, diferente desta mostrada no vídeo.
Abre direto na janela mostrada em 33:03