O Livro de Josué - Bibliologia II - Aula 2

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 жов 2024
  • Josué
    Título
    Da tribo de Efraim, o nome de Josué era Oséias, que, em hebraico, significa “salvação”. Seu nome fora trocado para Josué, conforme Números 13.16 e Deuteronômio 32.44. Josué era filho de Num (Js 1.1) e foi sucessor de Moisés. É protagonista do livro que recebe o seu nome.
    Autoria
    A tradição judaica entende que foi o próprio Josué quem escreveu o livro, com exceção do final do capítulo 24, que fala sobre sua morte, quando tinha 110 anos (24.29). Após escrever o último capítulo de Deuteronômio, Josué permaneceu escrevendo sobre a conquista dos israelitas da Terra Prometida. Alguns entendem que Josué não é autor do livro.
    Conteúdo
    Moisés morre e a liderança é passada a Josué. Podemos aprender em Josué que Deus vela pela sua Palavra para cumprir, pois, nesse livro, a nação de Israel toma posse da terra de Canaã, conforme prometido por Deus. O fato triste é que a nação não expulsou todos os moradores e alguns serviram de laço para que o povo de Israel pecasse contra Deus praticando atos pagãos.
    Josué e o Novo Testamento
    Josué é um tipo de Cristo, a começar pelo nome. Josué, no hebraico Yehoshua ou Yeshua, é o equivalente em hebraico para o nome Jesus, no grego, no Novo Testamento. O ato de Josué introduzir o povo de Israel em Canaã prefigura a obra de Jesus (Hb 2.10; 2Co 2.14).
    Assim como Josué conquistou a terra, vencendo os inimigos, Jesus também conquistará as nações, no final dos tempos (Ap 19.11-16).
    A obra de redenção de Cristo na cruz é ilustrada pelo fio de escarlate na janela de Raabe (Js 2.18,21).
    Leia mais... www.icp.com.br

КОМЕНТАРІ • 22