Mas gente, eu jurava que a palavra "cool" significava "legal ou maneiro" '-' E eu gostei muito de sua explicação sobre a expressão "lugar de fala" pq eu tinha ctz q ela não queria bloquear o diálogo e sim dar voz pra quem estava sendo ignorado e tinha vivencia no assunto
Sim! minha visão de cool também é bem diferente ,sendo essa definição que o vídeo trouxe,eu chamava de "masculinidade toxica",mas faz sentido já que a paralavra cool vem de cold (frio),o que dá para traduzir como "frieza".
Cool é uma palavra difícil de traduzir para o português, justamente porque carrega muitos significados e muita história. Fico feliz que tenha gostado da explicaçãozinha sobre lugar de fala, senti que era necessária!
Traduzindo literalmente, cool significa frio. Como adjetivo pra outra pessoa, cool tem uma carga de descolado, irreverente mas nunca perde a pose. Ate quando expressa mais emoção, faz de uma forma que parece polida. Essa palavra foi inventada pela cultura negra estadunidense, o porquê eles valorizavam tanto esse arquétipo ainda é confuso pra mim
Conteúdo relevante como sempre. Tudo isso mexeu muito comigo, sou filha de um homem negro que sendo vitima de violência na infancia nunca soube lidar com sentimentos, frustaçoes e dor e ele sempre demostrou essa luta interior de forma violenta. A masculidade esteriotipada é um fator que pra ele sempre foi importante o que fez dele um homem machista, agressivo, com auto estima baixa. Por causa disso além de filha sou vitima dele de diversas formas, mas sei que ele mesmo foi vitima da sociedade e da minha avó que sendo uma mulher negra sofreu tudo o que se pode imaginar e todos antes dela como é de se esperar, chegando em meu tataravô que nasceu livre mas era filho de escravavizados. Ess feriada ficou aberta em 4 geraçoes, mas farei de tudo para que cicatriz em mim.
Inconscientemente eu agia dessa forma cool porque era imposto na sociedade que um homem negro "cool" era mais interessante e relevante. Mas não enxergava o porquê eu agia de tal forma, mas as consequências psicológicas e em relacionamentos sempre vieram a tona.
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança: (Parafraseando Miles Davis em uma entrevista) Entrevistador: What is cool? Miles Davis: I'm the cool. Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?) Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere canção Keep It Cool (Fiquem Bem) Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente. Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido (Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma) O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito A sua expressão como ser vivente Isto é o que cool verdadeiramente significa (A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido) E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador) #Referências Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário) ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
Estou emocionado, não conhecia o termo e nem os estudos do "cool". Pela primeira vez pude refletir porque eu como homem negro vindo da periferia, em toda a minha vida faço as coisas do modo que faço (andar, falar, vestir, etc.) Mesmo em ambientes em que não é necessário certas atitudes, eu mesmo assim as faço... Que vídeo maravilhoso! Sou professor e com certeza, a partir de agora, meus alunos (também da periferia) vão poder, assim como eu, entender por que esperam que sejamos "cool" e o alto preço que pagamos por isso... Clara,muito obrigado... Estou em dívida por isso! Mimidias muito obrigado por todas as elucidações e discussões. Em tempos sombrios como esses vocês são mais do que necessários!
Eu também sou professor assim como você, e conhecia o termo cool, mas não nessa ampla acepção da palavra. Agora entendo porquê como homem negro nos comportamos assim e somos visados pela sociedade racista por essa postura orgulhosa.
@@martinhocarvalho8510 exatamente! Temos que mostrar aos alunos, especialmente os negros, como essa "expectativa" é danosa muitas vezes. Já ouviu falar do sociólogo W. E. B. Du Bois? Acho que algumas questões se encaixam nessa discussão...
@@enois25 Enxergo capacitismo, alardear que negro vem de uma família sem livros, sem escola boa e por isso não tem informação suficiente para exercer cargos melhores. O que realmente é é o medo de, vendo um negro bem sucedido, lançar um paradigma desfavorável ao tipo de pessoa que já garantiu posição boa.
eu sempre digo que a relação dos homens negros com o patriarcado funciona como um bate-volta, eles recebem o privilégio do sexo masculino a não sofrer as violências que mulheres sofrem potencialmente por esse sistema, porém, quando eles exercem esse papel de "macho alfa" na sociedade, a imagem violenta, bestial e às vezes hipersexualizada que vem com essa atitude acaba respingando no coletivo. homens, em geral, sempre são cobrados a reproduzirem masculinidade, porém as represálias que isso tudo traz volta com muita brutalidade pra homens negros, por isso é fácil taxar homens negros como animais, estupradores, sem sentimentos, fortes, marrentos, extremamente sexuais. eu gostei de vocês terem usado imagens de moonlight porque eu acho que esse filme representa muito bem tudo isso, o juan é um exemplo perfeito de cool, o chiron cresceu com ele. a realidade que o chiron foi inserido obrigou ele a adotar a mesma atitude que o juan, que era o maior exemplo dele, quase como se essa fosse a única alternativa pra homens negros de periferia sobreviver: indo pro crime, reprimindo sentimentos, se escondendo atrás de uma máscara.
_"Como se essa fosse a única alternativa pra homens negros de periferia sobreviver: indo pro crime, reprimindo sentimentos, se escondendo atrás de uma máscara."_ Sim, essa é a única alternativa para o homem negro dentro deste sistema, pois como diria Voltaire: "O homem negro só será realmente livre quando o último Burguês for enforcado nas tripas do último Rentista".
Sim, porém continuamos sendo negros, não possuímos nenhum privilégio perante o patriarcado ou nessa sociedade em geral, como o homem negro empresário que foi enforcado na frente da filha no banco enquanto o gerente branco falava que "Não conversa com essa gente", não em questão de gênero, mas sim de raça, o homem negro de forma nenhuma tem algum privilégio perante o patriarcado, lembrando que quando começou a luta dos direitos das mulheres na Europa, EUA e etc. Homens e mulheres negras sequer eram vistos como seres humanos, querendo ou não, a luta dos direitos das mulheres começou com a mulher branca reivindicando seus direitos contra o homem branco, homens negros não colhem disso historicamente
@@mateusoliveira-gx9xk perfeito. Em contato com o primeiro comentário iria ponderar justamente sobre isso. A discussão sobre interseccionalidade não pode ser isolada de um contexto sócio histórico que desunamizou por séculos a figura da população negra em geral.
A melhor tradução que eu daria pra Cool é DESCOLADO, que entrega exatamente o distanciamento do Cool, ao mesmo que tambem tem o segundo sentido de "legal"
Eu lembro que me "choquei" muito quando ouvi Jesus Chorou a primeira vez: Mano Brown, pra mim o símbolo máximo do que é ser forte/inabalável/racional, dizer que ele chora porque até Jesus chorou também. Agora eu entendo o choque! Essa letra é exatamente uma espiada no que está por baixo da máscara. Muito obrigado por esse vídeo ❤
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança: (Parafraseando Miles Davis em uma entrevista) Entrevistador: What is cool? Miles Davis: I'm the cool. Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?) Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere canção Keep It Cool (Fiquem Bem) Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente. Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido (Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma) O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito A sua expressão como ser vivente Isto é o que cool verdadeiramente significa (A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido) E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador) #Referências Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário) ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
O foda é que um homem demonstrar as fragilidades e fraquezas de seus sentimentos ele vai ser considerado fraco e pode ser prejudicado em várias áreas da sua vida, como a amorosa e no mercado de trabalho.. Um exemplo disso é aquela famosa pergunta em entrevistas de emprego: "diga 3 defeitos/fraquezas suas", isso não faz sentido nenhum, pq se vc realmente falar problemas e fraquezas sérias vc vai ser desqualificado, isso acaba obrigando vc a dizer probleminhas leves chapa branca e esconder suas dificuldades reais pra manter uma imagem de força e conseguir os objetivos.. Então como dizer pros homens demonstrarem suas fragilidades se isso pode acabar o prejudicando? Como dizer pra não vestirem essa máscara de força/indiferença/estilo sendo que só assim as pessoas acabam enxergando valor nessas pessoas?
Então,a tua mulher é a primeira a abandonar ao perceber sinais de fraqueza. Não adianta,na vida todo objetivo requer um sacrifício,o sacrifício do homem é dominar seus sentimentos. Não que isso seja ruim,porque auxilia a fazer escolhas melhores.
@@eduardoaugustolemos8022 Se a mulher com quem você se relaciona te abandona porque você demostrou quem você realmente é, agradeça, pois essa mulher não esta com você por você ser você, ela esta esta com você por causa da sua "mascara".
Já havia percebido traços dessa postura em mim, nos outros homens negros próximos a mim e, principalmente, no olhar dos outros sobre mim. Só não havia me dado conta disso e de como isso é ensinado. Obrigado pelo vídeo, Clara! Agregou muito! Vou pesquisar mais sobre e compartilhar esse vídeo com todos que precisam vê-lo!
"o cool pode se tornar algo mais importante que a propria vida" kkkk mt bom vei, eu sei q é um assunto serio e importante e vc tratou de uma mt boa, mas n tem como kkkkk
Há um doc. chamado The mask you live in (disponível na Netflix) que aborda essas questões relativas aos "arquétipos" de masculinidade e suas consequências negativas, mas sem o recorte racial (pelo que me lembro). Foi muito legal você estabelecer no início a condição do lugar de fala, uma ideia que, mal usada, pode funcionar como um cala a boca. Obrigado pelo conteúdo!
@@mimimidias A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança: (Parafraseando Miles Davis em uma entrevista) Entrevistador: What is cool? Miles Davis: I'm the cool. Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?) Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere canção Keep It Cool (Fiquem Bem) Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente. Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido (Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma) O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito A sua expressão como ser vivente Isto é o que cool verdadeiramente significa (A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido) E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador) #Referências Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário) ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
A história dos negros Brasileiros não podem ser analisada sob a perspetiva dos negros Americanos! Essa visão cool dos negros no cinema hollywoodiano é nova, já que antes restavam-lhes apenas papéis secundários e de alívio cômico e ressaltando que no cinema Brasileiro não houve essa evolução, pois os negros ainda só fazem papéis secundários ou de alívio cômico. Enfim, até as mulheres Brancas tinha poucas representação (no que tange a diversidade de papéis) no cinema Hollywoodiano, mas isso foi mudando com o tempo, já que hoje temos filmes com mulheres cool também (Mulher Biônica, As Panteras, Capitã Marvel, Anjos da Noite, Resident Evil, Aves de Rapina e.g.).
A melhor parte do comentário é o trecho inicial "A história dos negros brasileiros não pode* ser analisada sob a perspectiva* dos negros norte*-americanos!". Pode ser usada como base para início de olhar, de estudo, mas não na aplicabilidade geral. Há uma diferença gigantesca no realce cultural e social sobre como ambos foram tratados com o passar do tempo e desenvolver das nações, mesmo que ambos sejam resultados de um processo de escravidão.
Contudo, nós negros brasileiros temos acesso a mídias exportando o "Cool afro-americano". Será que não existe a possibilidade de absorvemos antropofagicamente esse arquétipo ?
Algo que eu acho que poderia ser comentado é que o salário mínimo surgiu justamente para tirar negros e mulheres do mercado de trabalho. "Se eu vou pagar a mesma coisa, melhor contratar um homem branco" diziam os empresários
4 роки тому+1
Essa introdução sobre lugar de fala é tudo pra mim ✨ Você leu Olhares negros: raça e representação da bell hooks? Lá tem um ensaio sobre como drag queens negras performam esteriótipos brancos de beleza. É bem interessante!
O vídeo me lembrou da imagem clássica do malandro na cultura afro-brasileira... a roupa preta e vermelha, chapéu... é um personagem recorrente inclusive na literatura do XIX e XX. Obrigado por mais um ótimo video!!
Adoro qnd vcs nos fazem refletir sobre coisas cotidianas q jamais repensaria se dependesse somente de mim, obg pelo conteúdo embasado e responsável, ótimo vídeo!!!
Lugar de fala para o negro brasileiro é muito subjetivo pois no Brasil, tiveram que esquecer seus nomes seus antepassados, suas histórias, suas culturas, língua, nações, religião, tornando-se puros e simples objeto, pois um homem sem passado simplesmente não existe.
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança: (Parafraseando Miles Davis em uma entrevista) Entrevistador: What is cool? Miles Davis: I'm the cool. Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?) Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere canção Keep It Cool (Fiquem Bem) Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente. Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido (Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma) O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito A sua expressão como ser vivente Isto é o que cool verdadeiramente significa (A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido) E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador) #Referências Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário) ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
Eu PAUSEI o vídeo pois não estava escutando você falar mais porque os sons dos meus aplausos após após você dar essa definição MARAVILHOSA de "lugar de fala" não me permitiam escutar o restante do vídeo hahaha Vocês são sempre geniais e certeiros!
Eu sou devota a essa canal. Meu deus como eu gostaria de ter pelo menos um pouquinho de dinheiro para ser uma apoiadora! Fica aqui meus agradecimentos por terem um material tão complexo e recheado. Impecáveis
Gente, que vídeo incrível! Eu sempre questionei essa imagem. Muito obrigado por todas as referências. Vocês são maravilhosos/maravilhosa. Adoro trabalho de vocês.
Que vídeo ótimo! Vendo Sex Education, lembrei dele e voltei aqui pra comentar. Tem um personagem na série, o Jackson, que é um jovem negro, esportista e tem tudo pra seguir a cartilha do cool. Daí o roteiro escolhe apresentar vulnerabilidade no desenvolvimento, ele é levado a expor os sentimentos e chega a discutir inclusive saúde mental, não vou falar mais pra não dar spoiler pra quem não viu. Essa é uma das muitas discussões que a série faz, indico muito.
é caído numa poça de sangue no meio do Massacre do Carandiru que questiona porque sempre aceitou idéias de que sendo homem tinha obrigação de ser vencedor, competitivo, lascivo, predador.
Clara, queria muito te dar um abraço, pra te mostrar o quanto estou grato por esse vídeo, muito obrigado de verdade, eu como homem e negro, me sinto esclarecido sobre varias questões pessoais minhas, enfim, muita luz e paz pra ti, "abraço"
Eu, como homem negro, agradeço muito por vocês tocarem nesse assunto de forma ainda leve e didática. Temos muitas coisas pra desconstruir ainda e precisamos que todos entendam o que foi construído.
Os homens de sociedades africanas vem de sociedades matrilineares, extremamente igualitárias em relação a gênero, algumas línguas nem tem gênero nas palavras, como se vê na variação do português de Salvador, cidade mais negra do Brasil. Com fortes influências do Kimbundu ( sim, a palavra bunda vem daí, de um povo inteiro ) e Yorubá onde se fala "de Amanda" ao invés de "da Amanda" ou só "Pedro" ao invés de "Pedro". É bizarro como toda essa lavagem cerebral colonialista e racista pode destruir concepções mais igualitárias e respeitosas de gênero milenares em poucos séculos com tortura, violência e destruição de identidades.
Sou baiano e não tenho nenhum tipo de ligação direta com essa cultura ancestral. Até realizei pesquisar na internet, mas não obtive muita coisa. Não quero ser presunçoso, longe disso, é que não sou um acadêmico, sou só um curioso. Para ser sincero também nunca fui o primeiro da turma ... Então estava buscando livros escritos por acadêmicos tendo como público-alvo pessoas como eu, não acadêmica e "QI" normal. Ainda tenho vontade de saciar essa busca antropologica. Estou fazendo isso com a religião católica que é acessível. Mas inicialmente fiz com o Judaísmo e o Islamismo. Agora falta a cultura dos africanos escravizados e também a cultura dos povos pré-colombianos
Vídeo ficou muito bom, tanto em fotografia quanto em texto. Inclusive, dá pra sentir muito isso nas roupas, na representação de mídia, nos stand ups de negros como o Chris Rock, etc. Dá pra expandir bastante.
Então esse é o "cool" brasileiro, cantado por um homem branco: Minha Fama de Mau Erasmo Carlos Meu bem às vezes diz que deseja ir ao cinema. Eu olho e vejo bem que não há nenhum problema; e digo não, por favor não insista e faça pista; não quero torturar meu coração... Garota ir ao cinema é uma coisa normal, mas é que eu tenho que manter a minha fama de mau! Meu bem, chora, chora e diz que vai embora. Exige que eu lhe peça desculpas sem demora e digo não, por favor não insista e faça pista; Não quero torturar meu coração... Perdão à namorada é uma coisa normal, mas é que eu tenho que manter a minha fama de mau!
Cara? Que foda .Eu nem fazia idéia, claro que eu nunca gostei do Will Smith e aquela banca de cool dele.Mas nem imaginava isto.Estes serão os proximos livros que lerei.Thanks, Brothers
Faz um tempinho eu refleti sobre isso quando saiu o clipe da Cléo com participação do Mano Brown e eu falei dessa problemática de sempre ver o negro como o cara que é malzão, machão e que é um "tripé". Constantemente se ouve comentários sobre como um negão é "gostoso" mas eu conto nos dedos as pessoas que segurariam a barra de se casar com um negro sabendo de todas as adversidades que um casamento interracial passa no Brasil, especialmente em cidades cuja a violência institucional é declarada como o Rio de Janeiro.
Muito massa, descreveu a mim, meus referenciais, a capoeira (que pesquisei) e de certa forma minha dissertação de mestrado. Parabéns! Coletando umas figurinhas aqui.
Parabéns pelo trabalho, eu como homem negro, gay, me senti MUITO feliz em ver esse vídeo. Já passou da hora de vocês terem 10M de inscritos, que conteúdo meus amados, que conteúdo! Apenas parabéns e fogo nos racistas 💗
Esse vídeo deveria ser utilizado como teste final da quinta-série. Se a criança conseguir segurar a risada a cada vez que é falado "cool", ela pode finalmente passar para a sexta-série.
Essa "cool pose" é um pouco mais complexa quando se trata de homens negros gays. É quase algo que se ativa e desativa de acordo com o contexto. Falando sobre as representações desses homens no cinema, ainda é uma visão muito propagada por homens brancos, falando de Tarantino que é um homem indiscutivelmente racista, é escrachada a propagação desse estereótipo.
Esse lance de bloquear os sentimentos, me fez lembrar um episódio q eu vi do Desenho Family Guy , aonde o Cleveland está chorando e um personagem fala :" Um homem negro chorando ? Eu nunca vi isso
Vocês podiam fazer um video sobre a eugenia e como ela foi uma doutrina adotada pelos que eram considerados a elite intelectual do brasil, como grandes empresarios, academicos, doutores, medicos, etc...
Uma coisa interessante na eugenia é q ela se alastrou por décadas e renderia mais de um vídeo, já dá p abordar por várias maneiras inclusive até hj tem racistas q usam estudos eugenistas de fonte
@@italucenaz Gente lutando para emergir, para subir, para sair de um lugar onde a pessoa não quer estar porque o degrada. Mas sempre tem a luta para botar a pessoa no seu devido lugar. O devido lugar é aquele onde não se deve estar porque não é benéfico mas é o lugar onde exigem que esteja. As kukuxklan ficaram mais inteligentes, nada de gastar dinheiro e espaço com material bélico.
@@haristydes1166 a kkk eu acredito q esteja bem fraca hj, mas agr tem um monte de outros grupos eugênicos nos EUA e na Europa, inclusive no Brasil só q c menos força, e ainda tem a eugenia implícita na direita aparentemente nada a ver c o fascismo, q implicam q na meritocracia tem pessoas q são preguiçosas e n conseguem ficar ricas, e n parece nada eugênico até a gnt ver q as pessoas pobres geralmente são as não brancas
Tem uma parte da letra de uma musica chamada " Money Trees " do Kendrick Lamar, que é " Everybody gon' respect the shooter But the one in front of the gun lives forever ", sempre imaginei esse tipo de comportamento do homem negro quando lembro dessa letra, aquele que nao tem medo da morte, que mantem essa postura " cool " até o fim, ótimo video, obrigado por falar sobre esse tema.
Porquê esse comportamento não é tão presente no Brasil. Como não ser cool quando a sociedade te trata como um lixo... Falar de comportamento nesse nível fica distante ...da realidade e em muito de um momento q já passou e nem vivemos . Se o homem cool na vida adulta em sua infância não tinha o q comer e de fé e fato pois isso acontece ainda hoje... imagine naquela época (...) porque o homem cool age assim? A imagem cool foi adaptada pro cinema...pra grande mídia...
Adorei o vídeo , mas gostaria de por uma questão , pois vejo que essa postura cool também pode ser uma resposta ao tipo de personalidade do pai joão , um tipo de negro serviçal e capacho , no jazz essa dualidade se expressa no contra ponto que Miles Davis fazia ao Louis Armstrong, o engreçado disso é que Miles é o criador do cool jazz, fora isso acho muito importante algumas colocações no que diz respeito a ancestralidade , mas acho que ela em alguns casos esse argumento pode abafar problemas que são de outra ordem , mas isso já é outra discussão , no mais senti que esse é um dos melhores vídeos da Clara em tempo parabéns e obrigado.
"Agora a gente chega na parte mais triste da história do cool" Esse video tem um alto potencial pra meme hahaha Desculpa minha 5° sério Clara, o video está ótimo!
Excelente vídeo. Um ponto que trago é como o Moonlight é um filme extremamente importante para nós homens negros e qualquer livro do James Baldwin, pois retira esse esteriotipo do homem cool e nos trás de uma maneira mais sensível
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança: (Parafraseando Miles Davis em uma entrevista) Entrevistador: What is cool? Miles Davis: I'm the cool. Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?) Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere canção Keep It Cool (Fiquem Bem) Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente. Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido (Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma) O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito A sua expressão como ser vivente Isto é o que cool verdadeiramente significa (A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido) E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador) #Referências Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário) ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança: (Parafraseando Miles Davis em uma entrevista) Entrevistador: What is cool? Miles Davis: I'm the cool. Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?) Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere canção Keep It Cool (Fiquem Bem) Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente. Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido (Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma) O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito A sua expressão como ser vivente Isto é o que cool verdadeiramente significa (A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido) E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador) #Referências Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário) ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
É interessante como isso se expressa alem das questões raciais, mas nunca deixa de tocar nessa esfera conturbada da masculinidade tóxica. O James Bond sempre foi a epítome do cool dentro da cultura pop. Inabalável, audacioso e completo, sempre diz e faz a coisa certa na hora certa. Mas é esse cara eternamente sozinho, sem raizes, vive pro trabalho, a mulher é só uma ferramenta pra obtenção de um objetivo. E é essa a figura escolhida quando o homem projeta quem ele quer ser no contexto social. Dos Pick-up artists aos Red-Pillados, não é dificil ver o longo alcance político desse ideal.
Eu como homem negro sugiro o mimimidias fazer um vídeo sobre a CID 10 R 45.3. Entendo que a apatia é algo muito parecido com esse cool, acho que é uma mistura entre apatia e tranquilidade.
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança: (Parafraseando Miles Davis em uma entrevista) Entrevistador: What is cool? Miles Davis: I'm the cool. Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?) Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere canção Keep It Cool (Fiquem Bem) Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente. Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido (Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma) O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito A sua expressão como ser vivente Isto é o que cool verdadeiramente significa (A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido) E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador) #Referências Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário) ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
Apesar de a Clara ter dito que é difícil traduzir a palavra "cool", o que de fato é, acho que a palavra pt/br que mais se aproxima de "cool" seria "descolado" ou algo do gênero. Apesar de claro, não englobar todo o sentido da expressão usada nos EUA.
Clara, entre na minha casa e coma o cool de toda a minha família 💛
Perdi
HAHAHAHHAHAHAHAHAH muito bom
kkkkkkkkkk wtf
Antropofagia espiritual?
HAHAHAHA! Tinha que ser um Junior!
Mas gente, eu jurava que a palavra "cool" significava "legal ou maneiro" '-'
E eu gostei muito de sua explicação sobre a expressão "lugar de fala" pq eu tinha ctz q ela não queria bloquear o diálogo e sim dar voz pra quem estava sendo ignorado e tinha vivencia no assunto
Sim! minha visão de cool também é bem diferente ,sendo essa definição que o vídeo trouxe,eu chamava de "masculinidade toxica",mas faz sentido já que a paralavra cool vem de cold (frio),o que dá para traduzir como "frieza".
Cool é uma palavra difícil de traduzir para o português, justamente porque carrega muitos significados e muita história. Fico feliz que tenha gostado da explicaçãozinha sobre lugar de fala, senti que era necessária!
Traduzindo literalmente, cool significa frio. Como adjetivo pra outra pessoa, cool tem uma carga de descolado, irreverente mas nunca perde a pose. Ate quando expressa mais emoção, faz de uma forma que parece polida. Essa palavra foi inventada pela cultura negra estadunidense, o porquê eles valorizavam tanto esse arquétipo ainda é confuso pra mim
@@DanteMoraes O video é todo sobre o porquê eles valorizavam esse arquétipo uai
@@rafaelapereira6848 Não, não "é todo" sobre isso
Conteúdo relevante como sempre.
Tudo isso mexeu muito comigo, sou filha de um homem negro que sendo vitima de violência na infancia nunca soube lidar com sentimentos, frustaçoes e dor e ele sempre demostrou essa luta interior de forma violenta.
A masculidade esteriotipada é um fator que pra ele sempre foi importante o que fez dele um homem machista, agressivo, com auto estima baixa.
Por causa disso além de filha sou vitima dele de diversas formas, mas sei que ele mesmo foi vitima da sociedade e da minha avó que sendo uma mulher negra sofreu tudo o que se pode imaginar e todos antes dela como é de se esperar, chegando em meu tataravô que nasceu livre mas era filho de escravavizados.
Ess feriada ficou aberta em 4 geraçoes, mas farei de tudo para que cicatriz em mim.
Eu entendi essa referência no teu nome...
Nossa, vindo de homem negro, digo que esse video abordou algo que eu não sei se enxergava. Muito bom!!!!❤️
Inconscientemente eu agia dessa forma cool porque era imposto na sociedade que um homem negro "cool" era mais interessante e relevante. Mas não enxergava o porquê eu agia de tal forma, mas as consequências psicológicas e em relacionamentos sempre vieram a tona.
Faço das suas palavras as minhas
Já fui influenciado por essa postura sem nem saber que se tratava de algo racial e histórico. O resultado foi explodir em sentimentos reprimidos
pior que é muito de se pensar, não vai ser fácil.
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança:
(Parafraseando Miles Davis em uma entrevista)
Entrevistador: What is cool?
Miles Davis: I'm the cool.
Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?)
Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere
canção Keep It Cool (Fiquem Bem)
Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente.
Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido
(Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma)
O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito
A sua expressão como ser vivente
Isto é o que cool verdadeiramente significa
(A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks
a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido)
E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador)
#Referências
Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário)
ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html
Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
Já tinha percebido a bastante tempo esse esteriótipo do homem cool negro, só não sabia qual era a raiz disso. Vídeo muito esclarecedor. Obrigado!
Estou emocionado, não conhecia o termo e nem os estudos do "cool". Pela primeira vez pude refletir porque eu como homem negro vindo da periferia, em toda a minha vida faço as coisas do modo que faço (andar, falar, vestir, etc.) Mesmo em ambientes em que não é necessário certas atitudes, eu mesmo assim as faço... Que vídeo maravilhoso! Sou professor e com certeza, a partir de agora, meus alunos (também da periferia) vão poder, assim como eu, entender por que esperam que sejamos "cool" e o alto preço que pagamos por isso... Clara,muito obrigado... Estou em dívida por isso! Mimidias muito obrigado por todas as elucidações e discussões. Em tempos sombrios como esses vocês são mais do que necessários!
Eu também sou professor assim como você, e conhecia o termo cool, mas não nessa ampla acepção da palavra. Agora entendo porquê como homem negro nos comportamos assim e somos visados pela sociedade racista por essa postura orgulhosa.
@@martinhocarvalho8510 exatamente! Temos que mostrar aos alunos, especialmente os negros, como essa "expectativa" é danosa muitas vezes. Já ouviu falar do sociólogo W. E. B. Du Bois? Acho que algumas questões se encaixam nessa discussão...
@@enois25 Enxergo capacitismo, alardear que negro vem de uma família sem livros, sem escola boa e por isso não tem informação suficiente para exercer cargos melhores. O que realmente é é o medo de, vendo um negro bem sucedido, lançar um paradigma desfavorável ao tipo de pessoa que já garantiu posição boa.
eu sempre digo que a relação dos homens negros com o patriarcado funciona como um bate-volta, eles recebem o privilégio do sexo masculino a não sofrer as violências que mulheres sofrem potencialmente por esse sistema, porém, quando eles exercem esse papel de "macho alfa" na sociedade, a imagem violenta, bestial e às vezes hipersexualizada que vem com essa atitude acaba respingando no coletivo. homens, em geral, sempre são cobrados a reproduzirem masculinidade, porém as represálias que isso tudo traz volta com muita brutalidade pra homens negros, por isso é fácil taxar homens negros como animais, estupradores, sem sentimentos, fortes, marrentos, extremamente sexuais.
eu gostei de vocês terem usado imagens de moonlight porque eu acho que esse filme representa muito bem tudo isso, o juan é um exemplo perfeito de cool, o chiron cresceu com ele. a realidade que o chiron foi inserido obrigou ele a adotar a mesma atitude que o juan, que era o maior exemplo dele, quase como se essa fosse a única alternativa pra homens negros de periferia sobreviver: indo pro crime, reprimindo sentimentos, se escondendo atrás de uma máscara.
_"Como se essa fosse a única alternativa pra homens negros de periferia sobreviver: indo pro crime, reprimindo sentimentos, se escondendo atrás de uma máscara."_ Sim, essa é a única alternativa para o homem negro dentro deste sistema, pois como diria Voltaire: "O homem negro só será realmente livre quando o último Burguês for enforcado nas tripas do último Rentista".
homens negros não tem privilégio nenhum perante o patriarcado
@@mateusoliveira-gx9xk elas ainda estão em uma posição superior a mulheres negras por serem do sexo masculino.
Sim, porém continuamos sendo negros, não possuímos nenhum privilégio perante o patriarcado ou nessa sociedade em geral, como o homem negro empresário que foi enforcado na frente da filha no banco enquanto o gerente branco falava que "Não conversa com essa gente", não em questão de gênero, mas sim de raça, o homem negro de forma nenhuma tem algum privilégio perante o patriarcado, lembrando que quando começou a luta dos direitos das mulheres na Europa, EUA e etc. Homens e mulheres negras sequer eram vistos como seres humanos, querendo ou não, a luta dos direitos das mulheres começou com a mulher branca reivindicando seus direitos contra o homem branco, homens negros não colhem disso historicamente
@@mateusoliveira-gx9xk perfeito. Em contato com o primeiro comentário iria ponderar justamente sobre isso. A discussão sobre interseccionalidade não pode ser isolada de um contexto sócio histórico que desunamizou por séculos a figura da população negra em geral.
A melhor tradução que eu daria pra Cool é DESCOLADO, que entrega exatamente o distanciamento do Cool, ao mesmo que tambem tem o segundo sentido de "legal"
É,a dublagem de Todo Mundo Odeia o Chris acertou nessa.
@@Mondragora99 Aliás, ótima obra sobre a figura do homem negro como "descolado", já que o protagonista é ao mesmo tempo negro e nada descolado.
Eu lembro que me "choquei" muito quando ouvi Jesus Chorou a primeira vez: Mano Brown, pra mim o símbolo máximo do que é ser forte/inabalável/racional, dizer que ele chora porque até Jesus chorou também. Agora eu entendo o choque! Essa letra é exatamente uma espiada no que está por baixo da máscara. Muito obrigado por esse vídeo ❤
Eu também percebi isso.
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança:
(Parafraseando Miles Davis em uma entrevista)
Entrevistador: What is cool?
Miles Davis: I'm the cool.
Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?)
Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere
canção Keep It Cool (Fiquem Bem)
Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente.
Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido
(Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma)
O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito
A sua expressão como ser vivente
Isto é o que cool verdadeiramente significa
(A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks
a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido)
E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador)
#Referências
Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário)
ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html
Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
O foda é que um homem demonstrar as fragilidades e fraquezas de seus sentimentos ele vai ser considerado fraco e pode ser prejudicado em várias áreas da sua vida, como a amorosa e no mercado de trabalho.. Um exemplo disso é aquela famosa pergunta em entrevistas de emprego: "diga 3 defeitos/fraquezas suas", isso não faz sentido nenhum, pq se vc realmente falar problemas e fraquezas sérias vc vai ser desqualificado, isso acaba obrigando vc a dizer probleminhas leves chapa branca e esconder suas dificuldades reais pra manter uma imagem de força e conseguir os objetivos.. Então como dizer pros homens demonstrarem suas fragilidades se isso pode acabar o prejudicando? Como dizer pra não vestirem essa máscara de força/indiferença/estilo sendo que só assim as pessoas acabam enxergando valor nessas pessoas?
Então,a tua mulher é a primeira a abandonar ao perceber sinais de fraqueza. Não adianta,na vida todo objetivo requer um sacrifício,o sacrifício do homem é dominar seus sentimentos. Não que isso seja ruim,porque auxilia a fazer escolhas melhores.
@@eduardoaugustolemos8022 Se a mulher com quem você se relaciona te abandona porque você demostrou quem você realmente é, agradeça, pois essa mulher não esta com você por você ser você, ela esta esta com você por causa da sua "mascara".
Já havia percebido traços dessa postura em mim, nos outros homens negros próximos a mim e, principalmente, no olhar dos outros sobre mim. Só não havia me dado conta disso e de como isso é ensinado. Obrigado pelo vídeo, Clara! Agregou muito! Vou pesquisar mais sobre e compartilhar esse vídeo com todos que precisam vê-lo!
Admito, em algumas frases a quinta série interior dominou kkkkk não teve como.
5:17
@@rodrigorafael.9645 "O Cool que veio da África é muito mais conectado..." USAHSAUHUASHUSAHSA
@@rodrigorafael.9645 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
"esse cool, é um cool que propaga morte"
Nao tá dando pra se manter focada... Não tá dando .. 😁
"o cool pode se tornar algo mais importante que a propria vida" kkkk mt bom vei, eu sei q é um assunto serio e importante e vc tratou de uma mt boa, mas n tem como kkkkk
Há um doc. chamado The mask you live in (disponível na Netflix) que aborda essas questões relativas aos "arquétipos" de masculinidade e suas consequências negativas, mas sem o recorte racial (pelo que me lembro).
Foi muito legal você estabelecer no início a condição do lugar de fala, uma ideia que, mal usada, pode funcionar como um cala a boca.
Obrigado pelo conteúdo!
Amei o ambiente a onde foi gravado. Me senti em casa. Me sentir em algo palpável. A onde eu poderia tá até passando aí.
Que legal, Paulo! Gravar ali deu um trabalhão, comentários como o seu fazem a gente pensar que o esforço valeu a pena!
~ Clara
@@mimimidias A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança:
(Parafraseando Miles Davis em uma entrevista)
Entrevistador: What is cool?
Miles Davis: I'm the cool.
Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?)
Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere
canção Keep It Cool (Fiquem Bem)
Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente.
Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido
(Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma)
O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito
A sua expressão como ser vivente
Isto é o que cool verdadeiramente significa
(A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks
a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido)
E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador)
#Referências
Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário)
ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html
Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
A história dos negros Brasileiros não podem ser analisada sob a perspetiva dos negros Americanos! Essa visão cool dos negros no cinema hollywoodiano é nova, já que antes restavam-lhes apenas papéis secundários e de alívio cômico e ressaltando que no cinema Brasileiro não houve essa evolução, pois os negros ainda só fazem papéis secundários ou de alívio cômico. Enfim, até as mulheres Brancas tinha poucas representação (no que tange a diversidade de papéis) no cinema Hollywoodiano, mas isso foi mudando com o tempo, já que hoje temos filmes com mulheres cool também (Mulher Biônica, As Panteras, Capitã Marvel, Anjos da Noite, Resident Evil, Aves de Rapina e.g.).
A melhor parte do comentário é o trecho inicial "A história dos negros brasileiros não pode* ser analisada sob a perspectiva* dos negros norte*-americanos!". Pode ser usada como base para início de olhar, de estudo, mas não na aplicabilidade geral. Há uma diferença gigantesca no realce cultural e social sobre como ambos foram tratados com o passar do tempo e desenvolver das nações, mesmo que ambos sejam resultados de um processo de escravidão.
Contudo, nós negros brasileiros temos acesso a mídias exportando o "Cool afro-americano". Será que não existe a possibilidade de absorvemos antropofagicamente esse arquétipo ?
Algo que eu acho que poderia ser comentado é que o salário mínimo surgiu justamente para tirar negros e mulheres do mercado de trabalho. "Se eu vou pagar a mesma coisa, melhor contratar um homem branco" diziam os empresários
Essa introdução sobre lugar de fala é tudo pra mim ✨
Você leu Olhares negros: raça e representação da bell hooks? Lá tem um ensaio sobre como drag queens negras performam esteriótipos brancos de beleza. É bem interessante!
"mas esse cool, é um cool que propaga morte"
eu não tenho maturidade pra assistir esse vídeo
Nem eu, tô taxando
A 5° habita em você kkkkkk
Acho que o melhor vídeo que vocês já fizeram. Muito bom!
Esse vídeo só justifica mais ainda pq Moonlight é um dos melhores filmes da decada.
MINHA NOSSA SENHORA, ESTAVAMOS PRECISANDO DESSE VÍDEO FAZ MUITO TEMPO.
O vídeo me lembrou da imagem clássica do malandro na cultura afro-brasileira... a roupa preta e vermelha, chapéu... é um personagem recorrente inclusive na literatura do XIX e XX.
Obrigado por mais um ótimo video!!
Alcoólatra que depende do dinheiro de uma esposa que lava roupa para patrões que, na hora de assinarem a carteira para uma empregada escolhem branca
Adoro qnd vcs nos fazem refletir sobre coisas cotidianas q jamais repensaria se dependesse somente de mim, obg pelo conteúdo embasado e responsável, ótimo vídeo!!!
Clara, não importa se é editado ou não, sua pesquisa, didática e oratória são ótimas!
Fiquei pensando em algo para adicionar ao debate, mas tá tão completinho...
Top 3 dos canais que descobri em 2019. Inclusive, minha boca é divulgar vocês. Vídeo muito esclarecedor. Parabéns!
Qual os outros dois?
Comecei o vídeo de boas, mas dps eu li os comentários, e nem um "cool" saiu ileso do "mindset" quinta série kkkkk
"Esse vídeo é feito de leituras, e não de opinião!"
clara, eu te amo só pelo comentário inicial de lugar de fala
Boa visão, bom estudo, boa explicação
Mas o cool que vem da África me quebrou
Lugar de fala para o negro brasileiro é muito subjetivo pois no Brasil, tiveram que esquecer seus nomes seus antepassados, suas histórias, suas culturas, língua, nações, religião, tornando-se puros e simples objeto, pois um homem sem passado simplesmente não existe.
Mais um vídeo fantástico! Parabéns mimimidias, parabéns Clara! 👏
Me senti representado, um dos melhores vídeos que vcs já fizeram
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança:
(Parafraseando Miles Davis em uma entrevista)
Entrevistador: What is cool?
Miles Davis: I'm the cool.
Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?)
Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere
canção Keep It Cool (Fiquem Bem)
Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente.
Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido
(Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma)
O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito
A sua expressão como ser vivente
Isto é o que cool verdadeiramente significa
(A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks
a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido)
E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador)
#Referências
Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário)
ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html
Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
Eu PAUSEI o vídeo pois não estava escutando você falar mais porque os sons dos meus aplausos após após você dar essa definição MARAVILHOSA de "lugar de fala" não me permitiam escutar o restante do vídeo hahaha Vocês são sempre geniais e certeiros!
Foda!! Amei o vídeo!! Mano, acaba que os negros levaram o pior dessa masculinidade tóxica do patriarcado :/
Ela tá na feira mesmo ou é tela verde ?????
Eu SUPER estava na feira! E na frente de um ponto de ônibus! Gravar esse vídeo foi um desafio e tanto! 😅
~ Clara
@@mimimidias corajosa hein kkkl
Siiim, é feirinha de pedra e sabão famosíssima em OP. Vem conhecer essa cidade LINDA e cheia de riqueza histórica!
Tentando imaginar vcs mantendo a compostura na gravação depois da frase "um cool que propaga a morte"
Tão bom ser apresentado a novas ideias, obrigado Mimimidias.
Que vídeo maravilhoso!!! Obrigada, mimimidias!!!
Vídeo muito bem feito. Estão de parabéns. Nunca tinha lido ou assistido nada relacionado ao tema. Parabéns!!!
Eu sou devota a essa canal. Meu deus como eu gostaria de ter pelo menos um pouquinho de dinheiro para ser uma apoiadora! Fica aqui meus agradecimentos por terem um material tão complexo e recheado. Impecáveis
Como sempre, conteúdo de qualidade e relevância!
Gente, que vídeo incrível! Eu sempre questionei essa imagem. Muito obrigado por todas as referências. Vocês são maravilhosos/maravilhosa. Adoro trabalho de vocês.
Que vídeo ótimo! Vendo Sex Education, lembrei dele e voltei aqui pra comentar. Tem um personagem na série, o Jackson, que é um jovem negro, esportista e tem tudo pra seguir a cartilha do cool. Daí o roteiro escolhe apresentar vulnerabilidade no desenvolvimento, ele é levado a expor os sentimentos e chega a discutir inclusive saúde mental, não vou falar mais pra não dar spoiler pra quem não viu. Essa é uma das muitas discussões que a série faz, indico muito.
mANO DO CÉU. O Universo sabe que eu não curto produções de verão, mas esse ano vcs chegaram com o pé na porta. PARABÉNS!
Pq n curte?
Achei perfeito, só acho que esse país vai mudar radicalmente quando conseguirmos levar esse tipo de debate às massas
A estética do mimimidias de verão é tão gostosinha. Já o tema escolhido é duro e vai me fazer refletir por um tempo.
Vídeo do caralho.!!!!!
Adoro o fato de vcs estarem gravando esses vídeos na rua, beijos
QUE VIDEO! Vou ter q assistir de novo pra anotar as referencias e correr atrás, muito obrigado!
Sensacional ...parabéns pelo grande trabalho à serviço do conhecimento...big up!
Que qualidade mesmo depois de 10 meses eu vendo esse video
é caído numa poça de sangue no meio do Massacre do Carandiru
que questiona porque sempre aceitou idéias de que sendo
homem tinha obrigação de ser vencedor, competitivo, lascivo, predador.
Esse vídeo da Clara foi o que mais gostei. Sou negro e esse vídeo me deu uma visão de algo que é naturalizado mas eu mesmo nem percebia.
Clara, queria muito te dar um abraço, pra te mostrar o quanto estou grato por esse vídeo, muito obrigado de verdade, eu como homem e negro, me sinto esclarecido sobre varias questões pessoais minhas, enfim, muita luz e paz pra ti, "abraço"
que vídeo incrível!
o melhor, imho, do canal - até hoje.
Ótimo vídeo!
Tão absurdamente relevante quanto o vídeo do tavos na semana passada, sobre Silva.
Muito interessante esse vídeo, realmente todos os homens negros passam pelos males dessa necessidade de ser forte, legal, inabalável o tempo todo.
"O cool que veio da africa" mds quinta serie bateu com força aqui agora.
aaaaaah Clara!! Vc ficou tão preocupada quanto ao vídeo mas ficou incrível! Parabéns de verdade
Eu, como homem negro, agradeço muito por vocês tocarem nesse assunto de forma ainda leve e didática. Temos muitas coisas pra desconstruir ainda e precisamos que todos entendam o que foi construído.
Os homens de sociedades africanas vem de sociedades matrilineares, extremamente igualitárias em relação a gênero, algumas línguas nem tem gênero nas palavras, como se vê na variação do português de Salvador, cidade mais negra do Brasil. Com fortes influências do Kimbundu ( sim, a palavra bunda vem daí, de um povo inteiro ) e Yorubá onde se fala "de Amanda" ao invés de "da Amanda" ou só "Pedro" ao invés de "Pedro".
É bizarro como toda essa lavagem cerebral colonialista e racista pode destruir concepções mais igualitárias e respeitosas de gênero milenares em poucos séculos com tortura, violência e destruição de identidades.
Sou baiano e não tenho nenhum tipo de ligação direta com essa cultura ancestral. Até realizei pesquisar na internet, mas não obtive muita coisa. Não quero ser presunçoso, longe disso, é que não sou um acadêmico, sou só um curioso. Para ser sincero também nunca fui o primeiro da turma ... Então estava buscando livros escritos por acadêmicos tendo como público-alvo pessoas como eu, não acadêmica e "QI" normal.
Ainda tenho vontade de saciar essa busca antropologica. Estou fazendo isso com a religião católica que é acessível. Mas inicialmente fiz com o Judaísmo e o Islamismo. Agora falta a cultura dos africanos escravizados e também a cultura dos povos pré-colombianos
Vídeo ficou muito bom, tanto em fotografia quanto em texto. Inclusive, dá pra sentir muito isso nas roupas, na representação de mídia, nos stand ups de negros como o Chris Rock, etc. Dá pra expandir bastante.
Então esse é o "cool" brasileiro, cantado por um homem branco:
Minha Fama de Mau
Erasmo Carlos
Meu bem às vezes diz
que deseja ir ao cinema.
Eu olho e vejo bem
que não há nenhum problema;
e digo não, por favor
não insista e faça pista;
não quero torturar meu coração...
Garota ir ao cinema
é uma coisa normal,
mas é que eu tenho
que manter a minha fama de mau!
Meu bem, chora, chora
e diz que vai embora.
Exige que eu lhe peça
desculpas sem demora
e digo não, por favor
não insista e faça pista;
Não quero torturar meu coração...
Perdão à namorada
é uma coisa normal,
mas é que eu tenho
que manter a minha fama de mau!
Adoro quando vocês colocam aquele clipezinho de Americam Gods, talvez a melhor cena da série.
Clara, muito muito obrigado por esse video.
Só ganhou mais uma escrita.
Cara? Que foda .Eu nem fazia idéia, claro que eu nunca gostei do Will Smith e aquela banca de cool dele.Mas nem imaginava isto.Estes serão os proximos livros que lerei.Thanks, Brothers
Acho muito massa quando vocês fazem ao ar livre
Faz um tempinho eu refleti sobre isso quando saiu o clipe da Cléo com participação do Mano Brown e eu falei dessa problemática de sempre ver o negro como o cara que é malzão, machão e que é um "tripé". Constantemente se ouve comentários sobre como um negão é "gostoso" mas eu conto nos dedos as pessoas que segurariam a barra de se casar com um negro sabendo de todas as adversidades que um casamento interracial passa no Brasil, especialmente em cidades cuja a violência institucional é declarada como o Rio de Janeiro.
Não parece mas tbm sentimos medo muito mesmo
mimimidias de verão tá me deixando absolutamente sem chão
congrats clara !
Nossa, como não conhecia esse canal antes? Excelente
Muito massa, descreveu a mim, meus referenciais, a capoeira (que pesquisei) e de certa forma minha dissertação de mestrado. Parabéns! Coletando umas figurinhas aqui.
Muito bacana o conteúdo, mas fofos, quantos cortes! Eu fiquei desconcentrado imaginando vcs rindo nos intervalos kkkkkkkkkkkkk
Parabéns pelo trabalho, eu como homem negro, gay, me senti MUITO feliz em ver esse vídeo. Já passou da hora de vocês terem 10M de inscritos, que conteúdo meus amados, que conteúdo! Apenas parabéns e fogo nos racistas 💗
Esse vídeo deveria ser utilizado como teste final da quinta-série. Se a criança conseguir segurar a risada a cada vez que é falado "cool", ela pode finalmente passar para a sexta-série.
100 mil! Parabéns pela conquista :)
Essa "cool pose" é um pouco mais complexa quando se trata de homens negros gays. É quase algo que se ativa e desativa de acordo com o contexto.
Falando sobre as representações desses homens no cinema, ainda é uma visão muito propagada por homens brancos, falando de Tarantino que é um homem indiscutivelmente racista, é escrachada a propagação desse estereótipo.
Esse lance de bloquear os sentimentos, me fez lembrar um episódio q eu vi do Desenho Family Guy , aonde o Cleveland está chorando e um personagem fala :" Um homem negro chorando ? Eu nunca vi isso
Vocês podiam fazer um video sobre a eugenia e como ela foi uma doutrina adotada pelos que eram considerados a elite intelectual do brasil, como grandes empresarios, academicos, doutores, medicos, etc...
Uma coisa interessante na eugenia é q ela se alastrou por décadas e renderia mais de um vídeo, já dá p abordar por várias maneiras inclusive até hj tem racistas q usam estudos eugenistas de fonte
@@italucenaz Gente lutando para emergir, para subir, para sair de um lugar onde a pessoa não quer estar porque o degrada. Mas sempre tem a luta para botar a pessoa no seu devido lugar. O devido lugar é aquele onde não se deve estar porque não é benéfico mas é o lugar onde exigem que esteja. As kukuxklan ficaram mais inteligentes, nada de gastar dinheiro e espaço com material bélico.
@@haristydes1166 a kkk eu acredito q esteja bem fraca hj, mas agr tem um monte de outros grupos eugênicos nos EUA e na Europa, inclusive no Brasil só q c menos força, e ainda tem a eugenia implícita na direita aparentemente nada a ver c o fascismo, q implicam q na meritocracia tem pessoas q são preguiçosas e n conseguem ficar ricas, e n parece nada eugênico até a gnt ver q as pessoas pobres geralmente são as não brancas
Video fantástico! Depois dele vale rever aquele filme Moonligth pra repensar
Tem uma parte da letra de uma musica chamada " Money Trees " do Kendrick Lamar, que é " Everybody gon' respect the shooter
But the one in front of the gun lives forever ", sempre imaginei esse tipo de comportamento do homem negro quando lembro dessa letra, aquele que nao tem medo da morte, que mantem essa postura " cool " até o fim, ótimo video, obrigado por falar sobre esse tema.
Nossa que vídeo, clara. Que vídeo.
Porquê esse comportamento não é tão presente no Brasil.
Como não ser cool quando a sociedade te trata como um lixo...
Falar de comportamento nesse nível fica distante ...da realidade e em muito de um momento q já passou e nem vivemos .
Se o homem cool na vida adulta em sua infância não tinha o q comer e de fé e fato pois isso acontece ainda hoje... imagine naquela época (...) porque o homem cool age assim?
A imagem cool foi adaptada pro cinema...pra grande mídia...
Que vídeo! Excelente! "Cool... So, so, so, cool". Valeu! (aquela cara de Santo)
Adorei o vídeo , mas gostaria de por uma questão , pois vejo que essa postura cool também pode ser uma resposta ao tipo de personalidade do pai joão , um tipo de negro serviçal e capacho , no jazz essa dualidade se expressa no contra ponto que Miles Davis fazia ao Louis Armstrong, o engreçado disso é que Miles é o criador do cool jazz, fora isso acho muito importante algumas colocações no que diz respeito a ancestralidade , mas acho que ela em alguns casos esse argumento pode abafar problemas que são de outra ordem , mas isso já é outra discussão , no mais senti que esse é um dos melhores vídeos da Clara em tempo parabéns e obrigado.
o video inteiro eu fiquei pensando: poxa isso é EXATAMENTE O QUE MOONLIGHT TRATAAAAA AAAAAAAAA
"Agora a gente chega na parte mais triste da história do cool" Esse video tem um alto potencial pra meme hahaha Desculpa minha 5° sério Clara, o video está ótimo!
Quais meses poderiam ser feitos, fiquei curioso
Rainha que exercita sensatez.
Me emocionei absurdamente com o video
Eu chamava de « marra »... que vídeo maravilhoso!
Excelente vídeo. Um ponto que trago é como o Moonlight é um filme extremamente importante para nós homens negros e qualquer livro do James Baldwin, pois retira esse esteriotipo do homem cool e nos trás de uma maneira mais sensível
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança:
(Parafraseando Miles Davis em uma entrevista)
Entrevistador: What is cool?
Miles Davis: I'm the cool.
Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?)
Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere
canção Keep It Cool (Fiquem Bem)
Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente.
Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido
(Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma)
O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito
A sua expressão como ser vivente
Isto é o que cool verdadeiramente significa
(A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks
a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido)
E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador)
#Referências
Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário)
ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html
Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
Quando eu vi o título só lembrei dos meninos rindo da Clara, bem quinta série. O vídeo está maravilhoso!
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança:
(Parafraseando Miles Davis em uma entrevista)
Entrevistador: What is cool?
Miles Davis: I'm the cool.
Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?)
Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere
canção Keep It Cool (Fiquem Bem)
Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente.
Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido
(Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma)
O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito
A sua expressão como ser vivente
Isto é o que cool verdadeiramente significa
(A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks
a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido)
E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador)
#Referências
Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário)
ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html
Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
Esse vídeo foi muito esclarecedor pra mim, obrigada pelo conteúdo ❤
É interessante como isso se expressa alem das questões raciais, mas nunca deixa de tocar nessa esfera conturbada da masculinidade tóxica. O James Bond sempre foi a epítome do cool dentro da cultura pop. Inabalável, audacioso e completo, sempre diz e faz a coisa certa na hora certa. Mas é esse cara eternamente sozinho, sem raizes, vive pro trabalho, a mulher é só uma ferramenta pra obtenção de um objetivo. E é essa a figura escolhida quando o homem projeta quem ele quer ser no contexto social. Dos Pick-up artists aos Red-Pillados, não é dificil ver o longo alcance político desse ideal.
Eu como homem negro sugiro o mimimidias fazer um vídeo sobre a CID 10 R 45.3. Entendo que a apatia é algo muito parecido com esse cool, acho que é uma mistura entre apatia e tranquilidade.
A palavra "Cool" foi resignificada nos anos 60-70 com o advento do Black Power que resultou em varias ramificações.Nos anos 80 ela foi estruturalmente recontextualizada pelo Hip Hop em seu nascimento e pelo jazz dos anos 70 e o cinema blaxploitation em ascenção praticamente destruiram os esrereótipos da era Jim Crow e foi preciso cria uma nova imagem:(O descolado,O bandido,O cafetão,O gangsta).Lembrando que o blaxploitation surge como critica e subversão destas imagem da industria cultural de massa.O proprio significado de cool precisou ser sofrer uma mudança:
(Parafraseando Miles Davis em uma entrevista)
Entrevistador: What is cool?
Miles Davis: I'm the cool.
Aqui Miles não está se referindo a imagem comercial de cool mas sim como uma de afirmação de veemência, poder e beleza.(Para a mente de um racista como pode um negro se sentir nobre e belo?)
Outra ocasião o líder pan africanista Marcus Garvey escreveu em seu cárcere
canção Keep It Cool (Fiquem Bem)
Aqui o "cool" e sua imagem tipica não se faz presente (Observem a metónimia) Em si o "cool" vai muito além de uma imagem estética ou emocional mas sim um reflexo de uma elipse de nobreza e distinção é uma ação etérea que vai muito além de bom e mal é uma ação da subjetividade contra a uma reprimida de uma sociedade racista e opressora.É a liberdade de um enclausurado espirito que esteve preso a tempos (Mentalmente,Espiritualmente,Emocionalmente e Fisicamente) Este era o ser negro e o cool é uma alternativa para se levantar contra toda a sujeira de toda uma cultura doente.
Não apenas transcendendo-a mas sendo ao mesmo tempo imanente e vivido
(Um dos significados de cool é "Frescor" de agua indicando a vida em sua pura forma)
O cool não é estoico nem altruísmo é apenas o sujeito
A sua expressão como ser vivente
Isto é o que cool verdadeiramente significa
(A corruptela da raiz da palavra foi causada pelo uso da mìdia baseada na conotação que os beatniks
a colocaram:O cool sem emoção e arrogante.Mas espero que tenha ficado bem corrigido)
E AGORA VOCÊ SABE! (Voz do Narrador)
#Referências
Marcus Garvey: Me procurem na tempestade (Documentário)
ua-cam.com/video/yu6uaOKVfEs/v-deo.html
Estudos Linguisticos apartir do Hip Hop (Minha autoria)
Sou um homem negro e adorei a forma que foi abordado o vídeo, falem mais sobre a Bell hooks e se possível falem mais sobre o tema
Apesar de a Clara ter dito que é difícil traduzir a palavra "cool", o que de fato é, acho que a palavra pt/br que mais se aproxima de "cool" seria "descolado" ou algo do gênero. Apesar de claro, não englobar todo o sentido da expressão usada nos EUA.
obrigado! esse vídeo me ajudou a me melhorar