6:10 aproveitando que o Danael tá falando como as histórias dos "ninjas" são destorcidas, tbm tem o exemplo do próprio anime do Yazuke na Netflix que tem fucking robôs gigantes com inteligência artificial e pessoas que conseguem manifestar espíritos do tamanho de prédios
Eu fui doido assistir achando que seria um anime mais pé no chão, mas broxei quando vi robôs. Fizeram um genérico de Afro Samurai (que já tem essa pegada de robôs)
eu vi um yt shorts de um gringo muito bom encenando a ubisoft: "bora colocar uma cara negro que provavelmente existiu junto com uma, de fato, japonesa, o fator histórico fica tão confuso que o público vai fica tão dividido que não vão notar que estamos PRÉ vendendo o jogo por 100 dolares"
Os executivos ouvindo a idéia: GÊNIAL!!! ALGUMA IDÉIA MELHOR?! Zezinho: e se enquanto estiverem brigando entre si nós botarmos umas 300 skins pagas no game? Aí vão continuar xingando tanto o doido lá que vão só olhar para os itens pagos, xingar 1 vez e voltar a xingarem o nego! Executivos: promoção garantida 😎👍
Mais impressionante que as pessoas esperam historicidade de Assassin’s Creed. Incluir personagens históricos pra contar uma história de ficção nunca envolveu historicidade.
Eu acho engraçado como o pessoal tá focando mais na parte do Yasuke do que no fato de que a Ubisoft já tá vendendo o Assassin's Creed Shadows por 600 reais sem nem ter mostrado a gameplay e já ser conhecida por fazer jogos de qualidade questionável. E sim, muita gente já comprou a edição ultimate do jogo na pré-venda mesmo sabendo do histórico da Ubisoft.
Meu brasa, sejemos sinceros, ninguém teria reclamado tanto assim de preço de jogo com ou sem protagonista negro. Não é a primeira nem a segunda nem a quadragésima quinta vez que cobram um absurdo por um joguinho
Ninguém tá reclamando do preço do AC Shadows porque já sabemos como é a Ubi, da pré-venda ao lançamento é 500 reais, depois de 2 meses já tão vendendo a 50 e dando de graça na PS Plus porque ninguém com mais de dois neurônios funcionais compraria um jogo deles por um valor mais alto que esse.
Muitos pensam que samurais eram guerreiros honrados quase sagrados. Na real eram soldados bem equipados que matavam inocentes se seu senhor mandasse, assassinos pagos os descreveria bem.
Eu acho que ser o Yasuke faz um pouco de sentido, já que ele, por mais que tenha vindo a ser reconhecido, também é uma figura levemente "oculta" da história, já que só sabemos que: Ele veio como um escravo da Africa, serviu ao senhor feudal lá e depois disso nada mais. Ele foi no caso, um vazamento dessa ocultação que se tem na história.
@@guilhermea2346Nioh é um jogo novo sem qualquer antecedentes, já em assassins temos um padrão pre estabelecido, onde na Itália jogamos com um italiano, na Grécia um grego, no Egito um egípcio, na França um francês, agora no JAPÃO um africano? Pqp né, deixa um JAPONÊS contar sua própria história assim como foi em todos os outros assassins Creed.
Enquanto isso o ultimate do jogo ta custando 600 reais, jogo nem teve a gemeplay revelada, só um cinematic que revela só algumas coisas e pequenos detalhes, temos uma assasina japonesa e um samurai negro pra dividir um pouco do protagonismo, teria tanta coisa pra reclamar e focar, mas as pessoas insisitem em um discusão que não vai levar a lugar nenhum (só ler algumas respostas deste comentário que vc percebe o quão fútil e sem sentido é toda essa discussão)
Você fala como se ninguém estivesse reclamando disso kkkkkkkkkkkkkkk Tamo reclamado disso a anos colega, e nada vai mudar porque querendo ou não, a maior parte dos consumidores está pouco se fudendo pra isso, não por gostar ou não gostar; e sim por pura ignorância.
A discursão é simples, existe lacração ou não no jogo. Tem uma galera que achou meio fora do lugar um personagem negro no meio do Japão feudal e tbm a única figura historica como protagonista na franquia. Parece mais uma desculpa. Nerds reclando e sendo xingados de racistas. Mas po, tivemos Gta SanAndreas e no 5 protagonistas negros sério q tem q usar a carta do racismo nos jogos ainda? Nerds reclama de tudo.
Fico tão feliz de ver os ytbers que eu respeito tendo a visão coerente dessa treta toda... Era muito melhor a época em que nós gamers veriamos isso e pensariamos "caraca jogar com o Yasuke, monstro, samurai gigante, usando três espadas", mas hoje o povo quer meter o louco e reclamar até disso... Tá chato...
Muito obrigado Danael por trazer essa questão, eu sou estudante universitário de História e as interpretações da mídia sobre algo que tá na História é muito interessante, porque para nós reflete uma das nossas filosofias que é "estudamos História pra compreender o passado, ver como se reflete no presente para podermos projetar um futuro", nada na História é concreto sempre a uma nova descoberta ou uma nova interpretação, ver muitas pessoas dizerem que isso está errado porque na História não foi assim é muito deprimente porque não existe de fato algo adaptado sendo fiel a História, quando utilizam o termo "fato histórico" de forma leviana vai contra até com a pesquisa científica que o "fato" é algo que é válido e comprovado e imutável, a história do Yasuke não é apenas oque dizem ser ela refletem várias questões históricas e sócias que é muito incrível de ser estudado e pode até mesmo refletir na nossa História atual como a representatividade, é triste ver algumas pessoas usando a História como uma forma encobri seus próprios preconceitos, mais infelizmente isso já aconteceu várias vezes de pessoas utilizando do conhecimento para refletir seus próprios ideais, dito isso um excelente vídeo amei ❤
Excelentes ponderações, mas assim como você mesmo disse, é triste e injusto com os japoneses terem o tão esperado Assassin's Creed no Japão simplesmente não sendo protagonizado por um japonês.
Como um estudante do curso de História, q tb me interesso pela História do Japão e Oriente no geral, apesar de focar mais no lado contemporaneo, acho q posso responder a 12:51 essa pergunta. Vamo começar com samurai: Na pratica, samurai não "existe", samurai é um tipo de cargo dentro da hierarquia militar japonesa da epoca, o termo mais correto para guerreiros é Bushi, e o Yasuke, por estar inserido dentro da logica militar era um Bushi independente de qlqr coisa Registro: temos sim alguns registros sobre ele, basicamente sua chegada ao Japão e o periodo em q ele foi, se n me engano, mestre de armas do Nobunaga, ou a espada dele, enfim, n lembro o nome docargo mas lembro a função, q era: lutar em nome do Shogun e não apenas por ele e portar a espada do Shogun, considerada a maior honraria da epoca para os militares, ele foi uma pessoa importante para o exercito do Nobunaga na época e era respeitado e temido como tal. Dentro das possibilidades de leitura histórica da fonte, isto é, remoção do carater emotivo ou poetico/lendario das fontes para uma analise mais coerente do fato em questão, podemos sim concluir q ele era um guerreiro forte e habilidoso, respeitado e peça importante para Oda Nobunaga. Unica resposta que de fato não temos sobre ele é sua morte, após a morte do Shogun. Inclusive seria uma boa ponte de partida para iniciar a história do jogo, pegando algo que não sabemos e trabalhando encima disso, cm sla, Yasuke se tornando um mentor pra Naoe mas não sendo um Assassino,algo do tipo. Podem ter algumas imprecisões mas o grosso está ai, Yasuke foi uma figura importante, diminui-lo é apenas imprecisão histórica
É bom ver um historiador sensato falando sobre o assunto não é como esses nerdólas que ficam pegando impérios EAD para dizer que o yasuke que não existiu.
@@willefx2271 na verdade não tem a ver com a cor do personagem e sim de como foi colocado para distorcer a história, sendo que em muitas outras obras que tinha o yasuke como protagonista samurai ninguém reclamou. Mais eu concordo que teve algumas pessoas que exageraram na reclamação sobre essa polêmica.
Eu gosto da figura histórica do Yasuke e acho ele muito interessante, então não estou incomodado que eles colocaram ele como protagonista. Mas, de fato, é um pouco súbito mudarem a fórmula dos jogos anteriores de ter personagens fictícios como protagonistas num cenário histórico. Esse fato me leva a crer que a escolha de por o Yasuke como protagonista não partiu de um lugar genuíno, mas até aí normal vindo de indústrias AAA. Sobre o Yasuke em si, não sabemos se ele foi de fato um samurai ou apenas um guarda-costas do Oda Nobunaga, como o Danael disse. Existe forte evidência a favor dessa suposição, no entanto, já que o Yasuke foi descrito como tendo diversos dos privilégios que um samurai da época teria (como uma casa própria, por exemplo). Nobunaga também ficou conhecido por práticas incomuns, então se alguém tornou um estrangeiro africano um samurai na história japonesa com certeza foi ele. Mas também há evidências contra. Yasuke nunca teve um sobrenome mencionado, por exemplo, o que era algo comum entre a classe samurai. No fim das contas, vai puramente de opinião. Eu acredito que sim, ele tenha sido um samurai, mas é completamente compreensível achar que não também. O que vocês acham?
Cara, eu diria que existem probabilidades dele ter sido um Samurai, mas tipo, eu não creio que ele tenha travado batalhas como muitos dizem, a história desse cara é realmente uma grande incógnita
Eu tinha visto em algumas fontes que o título Samurai era basicamente uma permissão pra portar armas (posso estar errado), então mesmo se o yasuke fosse um carregador de armas, guarda costas ou qualquer coisa do tipo ele ainda seria um samurai não?
eu acho que, como é uma ""brecha"" na história, colocar o Yasuke num cenário ficcional do que acontecia nessa brecha é totalmente válido! Assim como qualquer outro personagem que apareceu na obra. Eles pegam o mito, a profissão, a figura histórica e brinca com seus conceitos criando um enredo próprio. Fidelidade 100% aos personagens nunca aconteceu, nunca foi a proposta e seria chato se fosse
@@Guerreir0A297 se ele realmente foi um samurai creio eu que as grandes batalhas possam ser verdade, pq historicamente ele tinha mais de 1,80 enquanto os japoneses da época custavam chegar no 1,60 então não vejo motivo pra esse cara não ser usado em combate
@@jmarlopes.2533Não necessariamente seria chato na minha visão, a história em si tem muitos pontos interessantes, o problema não é que poderia ser chato, e sim que não teria como dar uma viajada monstra kkkk. Isso é o ponto positivo de ser uma Ficção Histórica
Obrigado pelo video, vc explicou coisas sobre ficção que eu não conhecia e de uma forma que deixou mais clara que reclamar do Yasuke no jogo FAZ SENTIDO ALGUM, muito obrigado... além de deixar também bem claro o por que dos protagonistas do Assassins' Creed não serem figuras históricas, tem uma galera usando isso de argumento pra ser contra o Yasuke, sem nem ter parado um pouco para pensar do por que não terem feito isso antes.
é que a galera esquece que ele só é coprota e a mulher que é a assassina. Pra mim é como se a gente pudesse jogar com o Leonardo e o Ezio, o Leonardo sendo coprota. No final do dia a galera só pirou por achar que jogo é "woke" pra disfarçar racismo e xenofobia.
Exatamente, e pior, vc nao pode ter opinião, tudo tem q ser como os outros pensam, triste isso, quanto a ser racista, ora mim essa palavra e irrelevante, desde q vc escuta isso pra qualquer motivo, perde o valor. No maximo eu rio da pessoa por ser tão imbecil
@@Kashyzin Ué, na miss Japão foi a mesma coisa, uma mulher BRANCA ganhou e depois reclamaram pra caralho disso, pois ela não era japonesa etnicamente. Por quê com negro tem que ser diferente? É especial? Virou cota? Japão é based por não aceitar essas merdas woke.
Mas se é interessante o protagonista ser um "desconhecido historicamente", não daria para considerar isso no yasuke também? Já que sabemos apenas que ele existiu mas que ainda é um grande mistério. não dá para considerar ele uma pessoa também "oculta historicamente"? ele também não é TÃO famoso assim né?
@@arthurg.calixto3338 o que dá margem pra alguém poder criar a história que quiser sobre ele. nessa franquia teve pessoas reais mil vezes mais influente e famosas que tiveram suas histórias mudadas 🤷🏻
Eu bato palmas para danael fernandes por conseguir falar desse assunto sem ser racista ou acusar alguém de racismo esse canal é foda merece muito o like
Que legal seu vídeo, a voz parece aquele vilão vermelho do desenho As Meninas super poderosas...😅 O curto de mais esse desenho e a Franquia Assassin's Creed...❤️ Parabéns pelo canal...👍
Surpreso q achei q o vídeo do Danael seria mais um q ia ignorar o real ponto q muita gente ta reclamando (de que a ubi mudou a formula pegando um personagem q existe por motivos, onde uns dizem q é lacração. Eu particularmente acho q foi pra gerar polemica e falarem do jogo, pelo motivo de q os ultimo AC, e jogos da Ubi, são uma merda e que o jogo ta caro) e ia simplesmente falar que todo mundo que ta reclamando é racista, igual o Peter fez no vídeo dele. Mas fui pego de surpresa com um vídeo lucido 👌👏
Incrível que os cara tem problema de interpretação com a fala do Peter... mas pedem fidelidade histórica em AC agora só por que tem um negao como samurai...
Os protagonistas de AC sempre foram fictícios e sua narrativa uma ficção-histórica, foi a Ubisoft que resolveu colocar uma figura histórica pela primeira vez na franquia usando o argumento de "fidelidade histórica", "ele existiu na vida real", então se é pra usar figuras históricas, por que pegar sustamente a única excessão a regra do período como um dos protagonistas, se não for pra desviar a atenção das suas práticas de mercado(indução a assinatura do Ubisoft+), preços absurdos(350-600 sem gameplay divulgada), críticas a qualidade do produto(bugs e etc), marketing negativo(polêmica), fundo ESG e sinalizar de inclusiva, eu não sei oq é
@@kevinpadilha6786 Cara, na minutagem 13:03 do video do Peter ele diz: "Todo mundo sabe que japones médio, gamer médio não são os maiores fans de negros". Vamos pela frase, q intuito ela passa, vc dizer q um alguem não é fan de outra pessoa pelo fato da cor taxa claramente que a pessoa é racista. Podemos mudar um pouco a frase pra deixar mais obvio. Ex: "Todo mundo sabe q o negro médio são os maiores criminosos". Vê q nessa frase vc generaliza uma raça e atribui ela uma característica ruim? Não q o peter seja racista e tals, ele disse uma frase infeliz q generaliza japoneses de racistas(Ele da exemplo dos filmes, mas ai n faz sentido pq se o japones é racis, pq o jogo foi top pré-vendas no japão) e generaliza o gamer médio de racis(que tbm n faz sentido pq tem muito personagens negros em jogos q são queridos, por exemplo CJ, Big smoke e Franklin de GTA, Eddy gordo de tekken e outros). Então não é uma interpretação maldosa das pessoas.
O melhor comentário de um japonês que eu vi foi de um cara apontando pra Oda Nobunaga de Fate (o cara virou uma waifu peituda), mostrando como nem os próprios japoneses se importam com isso.
Eu sou fã de fate e quando vejo os caras se doendo achando que os japoneses estão achando ruim e tals eu penso : "Imagina se esses caras soubessem que transformaram leonardo da vinci numa milf e depois em uma loli"
Importaram sim, o trailer japonês foi o que mais teve deslike. Fate nunca foi pra ser fiel, e esse jogo só não é fiel (no nível de outros ac) como tbm quebra a fórmula da franquia
Eu acho no mínimo patético, pessoas nos comentários falando que "lacração" estragou coisas, sendo que existe um número BEM maior de obras, que não tem o que eles chamam de "lacração", que são extremamente ruins, um grande exemplo é The Marvels, o filme é ruim, mas olha o tanto de obra podre que a Marvel vem lançando, a unica diferença é que quando tem um branco e musculoso na tela, o povo trata como se fosse um fracasso simples.
Gostei muito do video, me ajudou a enxergar por um outra perspectiva, apesar de ainda sim acreditar q o Yasuke é só um muleta solida para Ubi usar o DEI, e q ninguém reclamaria dele ser uma quest dentro do jogo, mas é como vc disse o prota do assassins é um "Gump" ou "NPC" da história real q nunca existiu e ninguém sabe o impacto q ele causará por agir nas sombras em segredo, eu realmente quero ver o jogo pronto e tomar alguma opinião concreta, e torço para q a história não seja forçada algo como um filme de princesa estrelado pela Milly Bob Brown, e que realmente foque na história sobre os assassins a espada do "Nobunaga", a ordem dos assassins e tals e que os assassins sejam furtivos e não um deuxExMaxina tanker, q seja estratégico, não entrar no castelo pela porta da frente sabugando geral, mais SplinterCell e menos Ragnarok enfim... Obrigado pelo vídeo
Eu acho que depois desse rolê, deveriam iniciar uma perseguição massiva contra a franquia fate que coloca várias figuras históricas como waifus. Afinal, tem que ser historicamente acurado nao é mesmo?
Meus parabéns, é muito bom ouvir uma opinião honesta para variar, estou vendo muitas retóvicas enviesadas onde a ideologia ou um extremo do debate simplismente abandonou a razão para vencer um debate que nem deveria existir.
Faço as palavras do Danael as minhas, também tinha essa opinião sobre o yasuke ser um dos protagonistas, mas com certeza as reclamações seriam maiores se não fosse ele.
O pior disso tudo é que eu acho sempre válido criticar quando grandes empresas se aproveitam de causas sociais só pra conseguir mais dinheiro em cima de minorias, empresas essas que muitas tem um histórico racista muito grande e costumam colocar uma representatividade falsa só pra pagarem de santinhas pro seu público. O problema é que isso tem gerado uma onda extremista e reacionária cada vez maior onde essas pessoas chatas tem atacado qualquer forma de representatividade, o que muitas vezes só torna estes ambientes cada vez mais tóxico.
Toda ação tem uma reação, não é atoa que existe o feminismo(Para combater a desigualdade de gênero) e o ant-feminismo(Para combater pautas progressistas), e nenhuma está totalmente errada. Gosto de uma frase de Fallout sobre isso, em meio uma completa destruição: *“Todo mundo quer salvar o mundo, só que discordam sobre como.”*
No final a melhor forma de verificar se algo está indo bem ou não vai ser quando lançar, porque querendo ou não números de venda e da uma olhada de região pra região vai esclarecer um pouco o quem tá falando o que , mas de qualquer forma eu já não ia comprar porque tá muito caro e eu sei que vai tá cheio de bug então vó esperar até sair uns pacthe de correção e uma promoção, que talvez eu ainda não compre se a história for bem meeeeee
bom, o pais que mais comprou o jogo foi o Japão, e no japao a uns 4 dias esse esta sendo o jogo mais vendido '-' porem os americano e os tupiniquim estão falando que o japão odiou o jogo por causa do Samurai negro. 🤷♂
Gostei da sua ideia do que o Yasuke (possivelmente) representa para história do jogo. Eu ainda não escolheria ele como um protagonista, no mínimo ele apareceria como algum coadjuvante, mas ter ele como um dos protagonista é meio... não intuitivo. Mas no final não importa, porque é a Ubisoft e já sabemos o que realmente iremos odiar nesse jogo, jogando ou não.
Caramba Danael! Você conseguiu dar voz a tudo que penso sobre assassins Creed... Parabéns pelo vídeo. Ps: Eu prefiro sempre seguir apenas um assassino que não seja uma figura histórica. Apenas um jogável por jogo.
Falando em Fate eu rir muito de um cara falando que os japoneses se importam muito com a fidelidade de suas figuras históricas aí do nada um cara posta que o Miyamoto Musashi é uma Mulher em Fate.
@victortelesÉ verdade que muitos animes transformam figuras históricas masculinas em mulheres, mas isso tem uma explicação. Geralmente esses animes são shounen ou seinen. Resumindo, são feitos para o público masculino. Não é atoa que Fate têm milhões de versões H. Fora que alguns escritores de Fate já entraram em polêmica sobre caso de "pedo" (se é que me entende), eles livremente falam que só fazem isso pro seu personagem ter um índice de aprovação mais alto... ou para no final os garotinhos tacarem a bronha para tal personagem! Têm vários animes, séries, filmes que eles realmente representam tal momento histórico com seriedade. 6631
Todo mundo sabe que quem tá ofendido com isso é por outro motivo. Principalmente se tu ver o tom de pele de quem tá tão preocupado em "purificar" e branquear o mito do samurai. Sim a galera jura que o samurai é o melhor lutador da história sendo que o Japão tinha o pior aço da humanidade.
Se tratando da época do japão feudal, esperar um protagonista nativo de lá n é nada mais do que normal, e colocar um estrangeiro negros q foi só um escravo como heroi principal não é nada mais do que tendencioso. E maior parte dos que reclamaram foram os próprios japoneses, vai dizer que ele n tem direito de reclamar de uma má representação da própria história deles? Qual cor de pele vc tem q ter para a sua opinião ser valida?
@@filipeferrer N te julgo por ser burro, a industria de jogos, filmes, series...manipula a sua visão para vc acredite no que eles quiserem como se fossem normal, e para que vc pense que contrariar ideias é racismo. N passa de massa de manobra. Nesse ponto eles podem jogar tinta preta na sua cara e dizer q vc é negro, q vc n vai contrariar com medo de ser chamado de racistakkkkkkkkk
Sengoku No Basara é muito bom, já foi meu anime favorito na minha adolescência, gosto muito do jeito que eles abordam a história de uma forma """fiel""" e ao mesmo tempo com muitos elementos diferentes mas que deixam o anime/jogo legal.
Se puder fale sobre o anime de samurai warrrions . Eu gosto desse anime. Mas pessoalmente vejo muitos problemas. Tipo como os 5 protagonistas se conhecem?
Incrível que o Danael tem exatamente a mesma opinião que eu sobre isso O fato de o Yasuke ser um dos protagonistas me incomoda simplesmente por ele ter existido, sendo que sempre foi um personagem 100% fictício E a Naoe é uma assassina ótima em stealth, nem quem viu o trailer lembra dela, coitada
Podia ser como os outros personagens que nao existem cercados por personagens históricos e o Yasuke sendo um deles! Eu nao tem muitas reclamações por que eu nao sou japonês porem todos os outros jogos os personagens eram caracterizados pela a região onde o jogo se passa so que na vez do Japão o personagens nao e japonês!
Esse é o esquema, eles fizeram isso pra gerar polêmica. Dessa forma todo mundo vai querer dar opinião discutindo se ta certo ou não o samurai negro e ninguém vai focar nos problemas reais.
Com essa liberação polémica eles não vão dar devida atenção aos problemas reais do jogo e no lançamento pode sair tudo bugado e estranho com o preço lá em cima. Comprei Assassin's Creed Oddyssey esses dias e na promoção. Valeu bem mais apena segurar esses anos de grana com tudo corrigido. Fazer a mesma coisa com o Shadows sksksks
não sou consumidor de assassins creed, nem mesmo ligo pro fato do protagonista ser o yasuke ou não, mas eu entendo a revolta de alguns fãs pelo fato de que sai em parte da ideia da franquia da figura ser alguem desconhecido da região e pelo fato de que essa é um dos períodos e locais mais esperados pelo fandom pra ser jogado, e obviamente criou-se uma expectativa com base no que a franquia representa e no que ela já havia feito até agora, e mudar isso logo no periodo e região mais esperados é MUITO decepcionante pra fandom (ainda não acho que a revolta ia ser a mesma se no lugar do yasuke fosse algum português, que estaria historicamente correto tbm, mas ainda acho q seria uma revolta gigantesca pelos mesmos motivos, porém é tanta empresa fazendo inclusão só pq sim e as obras com isso em sua grande maioria não serem boas que gera uma revolta maior já por associação)
comentário sobre a parte em parenteses: tipo, muitas obras claramente inclusivas, não necessariamente por causa das inclusões, foram bem ruins e surgiu a ideia q isso se deve por focar mais na inclusão do que na historia em si (oq não acho q será o caso nesse jogo), então por associação, como se fossem anticorpos de pessoas vacinadas, ao ver uma inclusão em algo que não necessitava, representando uma super exceção (o unico suposto samurai negro) em um jogo que já há uma expectativa gigantesca em jogar com um japa pika, gera essa sensação de que o jogo não será tão bom, e não só isso, mas tbm uma revolta em volta de quem não é fã da franquia em perder o interesse em algo que poderia ter pelo processo tbm de assossiação
é inegável que se fosse um japa no local do yasuke o jogo certamente concorreria ao game of the year combinando não só os fãs da franquia como os fãs desse período japonês, e os simple caras que gostam de passar a katana em geral
em relação a parte que comentei sobre expectativas de fãs, eu como parte do fandom de kingdom hearts (meu império romano) tenho grandes expectativas pro próximo jogo da franquia, mas há padrões a serem seguidos, por exemplo, se ao invés de me aliar ao pato donald e pateta em grande parte do jogo, eu me aliar com oswald o coelho e zé carioca eu odiaria (mas se for por uma parte do jogo apenas, mantendo o donald e pateta na maioria do tempo eu amaria, pois ao invés de descaracterizar seria uma mecanica nova para não ser repetitivo)
eu devo dizer q fiquei bem asustado, quando eu descobri sobre essa discução, pois no meu circulo de amizades, q jogam assassins creed, a discução era sobre o fato, da ubisoft colocar um protagonista negro, em uma época de preconceito com negros e simplemente iguinorar a parte do preconceito.
Se esse jogo fosse lançado a uns 7 anos atrás Muito provavelmente não teria essas reclamações Obs: pessoas abaixo que não sabem oque é ficção e fingem (ou acreditam mesmo) que isso nunca aconteceu desde sempre na cultura pop inclusive com o yasuke
A discussão n é sobre fidelidade, é sobre a empresa usando a imagem de uma figura irrelevante na história para agradar uma agenda politica. A empresa agr pode literalmente fazer o jogo de qualquer jeito e dizer q vendeu mal só por causa do racismo...
O problema nunca foi esse, o problema é a representação do Japão não estar na mão de um japonês, e esse ser o único jogo da franquia com um personagem histórico sendo protagonista, e que por um acaso não representa o lugar onde o jogo passa
Acho engraçado que tenho certeza que todo mundo reclamando que do Yasuke com certeza nao ligou de AC Black Flag ter um protagonista branco europeu num jogo situado no Caribe
Outro papagaio vindo com esse argumento manjado do qual já foi respondido centenas de vezes essa semana. O cara um pirata, a maior parte dos piratas na época eram ingleses, e piratas também viajavam a porr@ do mundo todo.
Realmente eu concordo, gosto muito mais de quando os principais não são figuras históricas, e o fato de serem do Credo que faz deles não famosos, são das sombras, aqueles que realmente movimentaram a história, além disso faz você ter uma sensação de conexão e proximidade muito maior de não tão grandeza e ao final você entende a grandeza do personagem. Uma figura histórica você já tem um olhar de "divindade" por exemplo que não te faz sentir.... Você alí, não sei explicar, mas é tipo isso ai. Edit : Também quando os personagens principais não são figuras históricas você entende melhor a vibe dos que são figuras históricas, vendo como serem humanos e não "contos", por que pega nessa parada psicológica de você ter mais empatia pelo próximo que a sí mesmo, por isso em muitas obras é comum gostar mais dos secundários e até serem favoritos de muitos que os principais.
@@TheXKieru rlx, só tão fld, como falaram no odyssey, no valhalla, nunca ta bom pra ngm, a galera esquece que a ubisoft muda a historia, o personagem n é pra representar o japao, e sim o credo, mas ngm entende que a ubisoft em assassins creed n segue a historia real dos acontecimentos se seguisse, n existiria assassins creed
Não é um erro astronômico, mas sim só desnecessário. É a mesma coisa de botar um japa como protagonista em um jogo de vikings, tipo, pra quê? Então eu não tiro a razão do pessoal falando que isso é só pra cumprir agendinha política
Não é a mesmo coisa, se tem dados de que existia um japa famoso nos países nórdicos poderia ser uma história interessante também não tem problema nenhum.
@@lourojose245 Irmão, se fosse um AC se passando no Brasil e protagonista fosse um francês ou português ia gerar reclamação da nossa parte , mesmo q o protagonista existisse
Mano, não existe absolutamente nada "necessário" em um video game kkkkk teu pensamento é racismo brother, por mais que você não admita. Se fosse um Inglês pálido feito neve como samurai absolutamente nada dessa polêmica estaria rolando e você não estaria aqui com essa balela de "desnecessário".
@@gatofatal4170 cara , a Disney tá fazendo um live action de Moana e o the rock vai fazer o papel do Maui e já começaram a reclamar q ele é claro de mais . Tão falando q o THE ROCK não é negro o suficiente e tu vem com esse papo
Acho curioso que tem uma galera querendo fidelidade histórica de um joguinho de Assassin's Creed, sendo que é uma mesma galera que não reclama da fidelidade histórica de um Último Samurai ou um Deuses do Egito, por exemplo. Enquanto isso, 500 reais num joguinho. Puro marketing e capitalismo pra fomentar guerra cultural enquanto grandes empresas lucram. Dito isso, quem se incomoda com Yasuke no jogo, lamento dizer, mas, está tendo uma postura racista, sim.
Vi gente ai fazendo video de 50 minutos reclamando que um jogo tem um personagem principal negro, jogo esse que nunca prezou de fato por fidelidade histórica ou algo do tipo
Ei danael sobre esse negócio de personagem fictício eu gosto bastante disso, tô rejogando o assassins 2 e quando eu fui ler a descrição do Ezio falava como dps dos 17 ele desapareceu e tals e eu gostei muito disso pq a gente sabe pq ele desapareceu e tals Acho que esse processo seria dahora com o yasuke pq ele realmente desapareceu da história dps que o mestre dele morreu, eu vejo que assim como o Ezio desapareceu da história pq a família dele morreu e ele começou o processo pra virar um assassino, o yasuke desapareceu pra se tornar um assassino e aí a gente vai ter o mesmo sentimento de um personagem fictício (não o mesmo, mas conceitualmente o mesmo eu acho)
Bom video. isso é fora do tema do video mas eu queria recomendar um manga/manhwa ou webtoon, Lookism, que começa como um colegial slice of life e aos pouco se torna ação com gangues, mais não muda do nada é gradual, além da história ter um desenvolvimento muito legal onde temos arcos dedicados as gangues e personagens além de que todos os pontos se conectam então tudo acaba fazendo sentido. A arte no começo é ruim mais vai melhorando e fica muito boa, atualmente tem 503 capítulos, é o meu manga favorito por favor de uma chance🙏
Historiador aqui. Cara, particularmente eu achei muito legal colocarem o Yasuke no jogo. Muita coisa que se pensa sobre samurais é na verdade idealização da própria classe de samurais, especialmente quando Tokugawa torna shogun e os samurais começam a se tornar menos uma casta guerreira e fazer mais parte da burocracia interna do Japão. Isso faz com que a nossa própria visão (que também deve-se levar em conta o orientalismo presente no ocidente) do que o que era o Japão da época também se torne extremamente complicada. O fato é que Yasuke não era um merda pro Nobunaga, tinha uma posição análoga ao que chamamos de Hatamoto, um tipo de samurai que acompanhava de perto o seu senhor. Historiograficamente a gente não tem muito com o que trabalhar a cerca do Yasuke, então Zé Otaku ficar de nhenhenhe é só racismo mesmo. Como alguém que sempre acompanhou AC, é meio estranho pra mim colocar alguém que existiu como personagem principal, mas estou bem curioso pra saber como isso vai sair. Agora, falando como essas duas pessoas: porra AC nunca foi tão fidedigno à história quanto a ubisoft adora falar então se for uma merda a culpa é de novo do roteiro de AC, que tem uns bons anos que perdeu a qualidade.
Você já estudou especificamente o Japão desse período? O aprofundamento do curso de história de períodos específicos (em nações específicas) é bastante limitado.
@@Kenpachi1111 não a fundo já que não é o meu campo de pesquisa, mas tenho alguns que estão nessa área da historiografia e que eventualmente me mandam leituras. Ásia é uma área bem complicada pra historiadores brasileiros estudarem, boa parte dos textos estão em outras línguas. Meu amigo por exemplo é especialista em Japão e teve que aprender a língua por conta da escassez de textos em português (e os que estavam em inglês a tradução era porca) e pouco investimento na área.
Olha eu não acho que a maioria que reclama é racista, pq é estranho justamente o único protagonista figura histórica dos AS. Ser justamente uma figura histórica nada importante pra época, eu ainda acho meio tendencioso.
@@ponto5781 uma figura histórica com menos documentação feita na verdade é perfeito pra liberdade de roteiristas em criar a história desejada. Usar o Yasuke é uma alternativa bem interessante na verdade, tal como foi a do Connor Kenway (que sofreu o mesmo tipo de reação de um certo tipo de público) na época. Você tem a chance de ver aquele universo no olhar de quem não faz parte daquilo, e certas coisas só ficam escancaradas quando tem esse tipo de ponto de vista, como é mostrada a hipocrisia dos "pais fundadores" dos EUA. Para além disso, eu também acho estranho usar pessoas reais como protagonistas, mas de novo; pessoas reais foram usadas desde sempre nas histórias dos jogos. No final as pessoas estão odiando a Ubisoft pelos motivos errados de novo
O ubi sabe mto bem o que tá fazendo. Gerando engajamento. O famoso fale mal, mas fale de mim. Essas empresas são cafajestes. Se apropriam de causas sérias para gerar hype e não por uma causa genuina. Duvido que a ubi queira essa representatividade toda em suas obras por livre e espontânea vontade.
Da mesma forma que fizeram o alexios no odyssey uma escolha de protagonista e botaram ele na capa do jogo sendo a kassandra a protagonista original e canon do jogo São uns sem vergonhas mesmo, preferem distorcer a obra original só pra conseguir engajamento
Pra mim tanto faz, mas faria mais sentido se o Yasuke fosse um NPC, como o Da Vinci e por ae vai. Vai ser uma sacanagem se o Hanzo Hattori, um dos ninjas mais famosos e que ja foi dito que foi um dos assassinos da ordem no japão, não aparecer no jogo, mas o Yasuke que até agora só apareceu direitinho tipo la no Sengoku Basara sim.
Os protagonistas de AC sempre foram fictícios e sua narrativa uma ficção-histórica, foi a Ubisoft que resolveu colocar uma figura histórica pela primeira vez na franquia usando o argumento de "fidelidade histórica", "ele existiu na vida real", então se é pra usar figuras históricas, por que pegar sustamente a única excessão a regra do período como um dos protagonistas, se não for pra desviar a atenção das suas práticas de mercado(indução a assinatura do Ubisoft+), preços absurdos(350-600 sem gameplay divulgada), críticas a qualidade do produto(bugs e etc), marketing negativo(polêmica), fundo ESG e sinalizar de inclusiva, eu não sei oq é
Acontece q como o próprio Danael apontou no vídeo, estúdios japoneses já fazem jogos utilizando da imagem dessa "excessão a regra" Marketing negativo aqui é irritar os racistas? Realmente, muito negativo Enfim, o povo decidiu se focar no pior ponto possível q é a "exceção a regra", quer reclamar do jogo? Reclama do preço absurdo oras
Eu deixo claro em meu comentário que me refiro a franquia AC, que nunca teve protagonistas históricos, além de que, a única parte que mencionei "fidelidade histórica" foi para referenciar as falas da própria Ubisoft do motivo de escolherem o Yasuke como um dos protagonistas jogáveis, então oq ele ser ou não representado de maneira fiel tem a ver com oq eu disse?
@juliocesardornelas8496 Estou meramente apontando a disparidade da Ubisoft em relação a sua própria franquia, utilizando justamente a "excessão regra" pela primeira vez em um dos protagonistas, sei que essa imagem é usada por estúdios japoneses, como o próprio Danael apontou, mas oq isso muda nessa caso da Ubi? Deixei (polêmica) entre parênteses justamente para informar oq seria o marketing negativo nessa caso, polêmica pode gerar, e gera na maioria dos casos, resultados negativos, dislikes, hate, chama atenção, por isso "marketing negativo" pessoas falando do assunto justamente por essa polêmica Se existem ou não muitas pessoas ABERTAMENTE racistas envolvidas nesse assunto, eu não posso afirmar com certeza, porém pense, já tivemos pelo menos outros 2 protagonistas negros(que veem a mente agora) na franquia até agora, nenhum sendo linchado pela cor da pele, como foi o Bayek, um dos favoritos da franquia, pq só nesse caso quem levanta críticas como as minhas são chamadas de racistas? A parte final do meu comentário e justamente reclamando do preço e apontando mais algumas das razões da Ubisoft tomar essa decisão, mesmo com as incongluencias que eu apontei
Oq eu acho mais paia é o povo resumindo tudo a "td mundo q ta reclamando é racista". Sendo q o ponto n é o Yasuke ser negro, e sim ele estar sendo usado por ser negro.
@@pixelbr6563 Vamos aos pontos meu caro. 1 - Escolheram o Yasuke por se estrangeiro: Existem vários estrangeiros mais interessantes doq o Yasuke pra se usarem. Como navegadores e Jesuítas. Por eles terem uma bagagem maior com outros países estrangeiros, e estarem descobrindo a Ásia e vendo esse choque cultural japonês pela primeira vez comparando com as demais culturas. Além de poderem aproveitar a mecânica de batalhas navais. 2 - Yasuke é uma figura histórica: Mas distorceram 99% das coisas a respeito dele. Qual o sentido de usar ele nesse caso? Noq agrega usar uma figura histórica numa história, sendo q vc vai inventar td sobre essa figura histórica? A vantagem de se usar alguém q existiu numa história é justamente aproveitar p background dessa pessoa. 3 - A Ubisoft se envolveu em escândalos de abuso, as ações estão caindo e etc. Qual a forma mais fácil de contornar isso e ganhar dinheiro? ESG. Vc coloca um negro como protagonista, ganha dinheiro de acionista pq eleva o nv de ESG e ainda vai ter identitário defendendo essa escolha. Ai é só usar a desculpa de q é uma figura histórica pra passarem aquele pano. E todo mundo vai ignorar o envolvimento da Sweet Baby Inc, os dois roteiristas do jogo q são identitários lacradores, e de quebra ganham pink money. Plano perfeito.
A intenção ainda seria a mesma se fosse um japonês meu mano. "Vamos apelar para o público asiático colocando um protagonista japonês numa história que se passa no Japão sen goku" e Veja só, tem uma JAPONESA no jogo. A intenção é sempre apelar pra algum público
@@Jorunga27 Pse, mas ao tentar agradar um público vc pode desagradar outros, e esses outros grupos podem ser maiores e inclusive quem de fato consome o seu produto. É oq ta acontecendo agr, quiseram agradar a beautiful people, mas a maioria n tankou isso. O público de AC nem é esse, se fosse n teria repercutido tão mal. E sobre a protagonista japa, ela provavelmente vai ser a melhor parte do jogo. Mas de fato queriam jogar com um Samurai Japonês legítimo.
@@carlinhos7830 na Amazon o Japão é o país que lidera a pré venda. A não ser que você seja um japonês com bastante conhecimento da sociedade contemporânea, sua frustração com a escolha do protagonista negro soa como uma desculpa para não admitir que é preconceito, embora eu prefira acreditar que não seja. E quem caralhos é a "beautifull people" ? Qualquer um que não seja branco ? Poha por essa lógica nunca vai poder ter obras com quem não seja um homem branco hétero.
Ver adolescentes brasileiros se doendo pelos japoneses é o bagulho mais ridículo que ja vi kkkkkkkk mas o que esperar ja que 0 preocupações na vida e precisa de alguma mesmo que fútil possível
Não importa as circunstâncias, quaisquer personagens negros e/ou mulheres como protagonistas, os nerdolas vão falar que é lacraçao para omitir seu preconceito.
Sempre teve protagonistas negros em Assassins Creed Bayek e a Madelin e ninguém reclamou. Colocar um samurai negro é como colocar um indígena brasileiro loiro de olhos azuis.
@@FernandaLimaKawaii-eq2lc homens brancos podem ser samurais, ninjas até deuses....mas um homem negro tem que estar restrito a seus aspectos culturais.
@@brunoreal1058 A questão não é ter um samurai negro, questão é ele ser um protagonista de Assassins Creed. Pq a Naoi é a única que tem que dividir protagonismo com estrangeiros? Meio injusto
@@FernandaLimaKawaii-eq2lc tendência e pesquisa de mercado. O jogo leva anos para ser desenvolvido. Então, hoje a empresas lançam em media 1 jogo por ano, ou ate menos. Assim vale muito mais contatenar 2 jogos em 1 para agradar um maior número de pessoas ( pois o jogo apresenta 2 jogabilidade diferente). Além disso, aproveitam para dar uma limpada da imagem da empresa ( o que é diferente de "lacrar"). Pois quem acompanha a notícias, sabe que a Ubisoft está sofrendo diversos processos por racismo e assédio sexual. Não e lacraçao, e puro capitalismo.
Sou fã da franquia desde o lançamento do 2 no Xbox 360 e meu jogo preferido é o Syndicate. Eu amo a história, as mecânicas, os personagens, a estética, tudo. Pra mim, é o melhor assassins Creed.
essa é a polêmica mais idiota que eu já vi na minha vida, sério preferi nem comentar o quão idiota é o pessoal ficar puto com um personagem negro protagonista
@@bartolomeumartins9320 Mas de fato tem lacração, cara. Pq usar um personagem negro no periodo mais importante do Japão? Essa é a crítica. Outra coisa é que a sweet baby inc está envolvida com asssasin creed shadows.
@@Moikioms234 Buraco mais embaixo= reclamar de precisão histórica em um jogo que nunca se propôs a isso. E sim, a grande maioria desses "nerdolas" são racistas, é só passar 5 minutos na sessão de comentários do trailer do jogo
6:10 aproveitando que o Danael tá falando como as histórias dos "ninjas" são destorcidas, tbm tem o exemplo do próprio anime do Yazuke na Netflix que tem fucking robôs gigantes com inteligência artificial e pessoas que conseguem manifestar espíritos do tamanho de prédios
Eu fui doido assistir achando que seria um anime mais pé no chão, mas broxei quando vi robôs. Fizeram um genérico de Afro Samurai (que já tem essa pegada de robôs)
esse "anime" do Yasuke me decepcionou, eu queria algo mais chanbara e fizeram um onimusha mal feito
Eu fiquei em um baita hype pra esse anime, por conhecer a história do Yasuke, mas ai vem o anime e é um lixo.
eu vi um yt shorts de um gringo muito bom encenando a ubisoft:
"bora colocar uma cara negro que provavelmente existiu junto com uma, de fato, japonesa, o fator histórico fica tão confuso que o público vai fica tão dividido que não vão notar que estamos PRÉ vendendo o jogo por 100 dolares"
Resumiu tudo kkkkk
exatamente kkkkkkk eles conseguiram desagradar em todos os aspectos, tirando a Naoe, ela ta legal, fora isso, não
Os executivos ouvindo a idéia: GÊNIAL!!! ALGUMA IDÉIA MELHOR?!
Zezinho: e se enquanto estiverem brigando entre si nós botarmos umas 300 skins pagas no game? Aí vão continuar xingando tanto o doido lá que vão só olhar para os itens pagos, xingar 1 vez e voltar a xingarem o nego!
Executivos: promoção garantida 😎👍
@@DeibdleeSilva Imagina uma Skin que o Yasuke vira branco? Vai vender pra krl kkkkkkkkk
Mais impressionante que as pessoas esperam historicidade de Assassin’s Creed. Incluir personagens históricos pra contar uma história de ficção nunca envolveu historicidade.
Período Sem Goku é porque o Akira Toriyma ainda não tinha nascido
kkkkkkkk
É mas no nosso tempo agora temos Goku mas infelizmente não temos mais Akira.
O periodo sem goku devia ser o pior do japão hoje com goku ta difícil imagina sem goku
Eu acho engraçado como o pessoal tá focando mais na parte do Yasuke do que no fato de que a Ubisoft já tá vendendo o Assassin's Creed Shadows por 600 reais sem nem ter mostrado a gameplay e já ser conhecida por fazer jogos de qualidade questionável.
E sim, muita gente já comprou a edição ultimate do jogo na pré-venda mesmo sabendo do histórico da Ubisoft.
Sempre teve reclamação do preço dos jogos e sempre teve trouxa que compra
Cinceramente acho que a feanquia devia ter acabado antes de se tornar de qualidade baixíssima
Meu brasa, sejemos sinceros, ninguém teria reclamado tanto assim de preço de jogo com ou sem protagonista negro. Não é a primeira nem a segunda nem a quadragésima quinta vez que cobram um absurdo por um joguinho
Ninguém tá reclamando do preço do AC Shadows porque já sabemos como é a Ubi, da pré-venda ao lançamento é 500 reais, depois de 2 meses já tão vendendo a 50 e dando de graça na PS Plus porque ninguém com mais de dois neurônios funcionais compraria um jogo deles por um valor mais alto que esse.
E sabe qual é o país que mais tá comprando esse jogo na pré-venda?
JAPÃO!!!
Muitos pensam que samurais eram guerreiros honrados quase sagrados. Na real eram soldados bem equipados que matavam inocentes se seu senhor mandasse, assassinos pagos os descreveria bem.
Etnia segue japonesa.
Os maluco tinham permissão pra mata inocentes para treinar JJAKAKAKAKKAKAKAKKAKK
Falou bem, inclusive, o 'ritual de auto exterminio' é LAVAGEM CEREBRAL pro soldado ter vergonha de desobedecer ordens CRUEIS
A cultura de samurais foi construída retroativamente.
@@SamuelF.Reis. realmente segue japonesa. Só não entendo o samurai nórdico de olhos azuis em Nioh. Pode me explicar?
Melhor video sobre esse tema que eu já vi!! Muito show o conteudo e sua a opiniao sobre o assunto!!
Eu acho que ser o Yasuke faz um pouco de sentido, já que ele, por mais que tenha vindo a ser reconhecido, também é uma figura levemente "oculta" da história, já que só sabemos que: Ele veio como um escravo da Africa, serviu ao senhor feudal lá e depois disso nada mais. Ele foi no caso, um vazamento dessa ocultação que se tem na história.
Ele já foi bem representado em outros lugares, tenho medo do que a Ubisoft é a Sweet baby vai fazer com ele.
@@isaacfooster2575 Ja foi bem representado aonde?
@@arthurg.calixto3338Nioh?
@@isaacfooster2575a sweer baby inc vai destruir os videogames😭😭😭😭
@@guilhermea2346Nioh é um jogo novo sem qualquer antecedentes, já em assassins temos um padrão pre estabelecido, onde na Itália jogamos com um italiano, na Grécia um grego, no Egito um egípcio, na França um francês, agora no JAPÃO um africano? Pqp né, deixa um JAPONÊS contar sua própria história assim como foi em todos os outros assassins Creed.
Enquanto isso o ultimate do jogo ta custando 600 reais, jogo nem teve a gemeplay revelada, só um cinematic que revela só algumas coisas e pequenos detalhes, temos uma assasina japonesa e um samurai negro pra dividir um pouco do protagonismo, teria tanta coisa pra reclamar e focar, mas as pessoas insisitem em um discusão que não vai levar a lugar nenhum (só ler algumas respostas deste comentário que vc percebe o quão fútil e sem sentido é toda essa discussão)
exato, isso tudo pra algo que provavelmente nem vai ser o grande defeito do jogo
Sábio
@@gabrieldantasfiuza7447sábio 2
Você fala como se ninguém estivesse reclamando disso kkkkkkkkkkkkkkk
Tamo reclamado disso a anos colega, e nada vai mudar porque querendo ou não, a maior parte dos consumidores está pouco se fudendo pra isso, não por gostar ou não gostar; e sim por pura ignorância.
A discursão é simples, existe lacração ou não no jogo.
Tem uma galera que achou meio fora do lugar um personagem negro no meio do Japão feudal e tbm a única figura historica como protagonista na franquia. Parece mais uma desculpa.
Nerds reclando e sendo xingados de racistas. Mas po, tivemos Gta SanAndreas e no 5 protagonistas negros sério q tem q usar a carta do racismo nos jogos ainda? Nerds reclama de tudo.
Fico tão feliz de ver os ytbers que eu respeito tendo a visão coerente dessa treta toda... Era muito melhor a época em que nós gamers veriamos isso e pensariamos "caraca jogar com o Yasuke, monstro, samurai gigante, usando três espadas", mas hoje o povo quer meter o louco e reclamar até disso... Tá chato...
Concordo
"coerente"
qual é o grande problema mesmo?
Muito obrigado Danael por trazer essa questão, eu sou estudante universitário de História e as interpretações da mídia sobre algo que tá na História é muito interessante, porque para nós reflete uma das nossas filosofias que é "estudamos História pra compreender o passado, ver como se reflete no presente para podermos projetar um futuro", nada na História é concreto sempre a uma nova descoberta ou uma nova interpretação, ver muitas pessoas dizerem que isso está errado porque na História não foi assim é muito deprimente porque não existe de fato algo adaptado sendo fiel a História, quando utilizam o termo "fato histórico" de forma leviana vai contra até com a pesquisa científica que o "fato" é algo que é válido e comprovado e imutável, a história do Yasuke não é apenas oque dizem ser ela refletem várias questões históricas e sócias que é muito incrível de ser estudado e pode até mesmo refletir na nossa História atual como a representatividade, é triste ver algumas pessoas usando a História como uma forma encobri seus próprios preconceitos, mais infelizmente isso já aconteceu várias vezes de pessoas utilizando do conhecimento para refletir seus próprios ideais, dito isso um excelente vídeo amei ❤
Excelentes ponderações, mas assim como você mesmo disse, é triste e injusto com os japoneses terem o tão esperado Assassin's Creed no Japão simplesmente não sendo protagonizado por um japonês.
@@eumercuriomas quem disse que não é?
@@eumercurio mas a Naoe é o que? Coreana? Chinesa? Como o Danael disse: "ela é um ninja tão foda que até o pessoal não viram ela no trailer"
@@jaoathos1789 ela vai ser a Ellie do Joel de AC Shadows, pode apostar
@@eumercurio em lugar nenhum diz isso
Como um estudante do curso de História, q tb me interesso pela História do Japão e Oriente no geral, apesar de focar mais no lado contemporaneo, acho q posso responder a 12:51 essa pergunta.
Vamo começar com samurai: Na pratica, samurai não "existe", samurai é um tipo de cargo dentro da hierarquia militar japonesa da epoca, o termo mais correto para guerreiros é Bushi, e o Yasuke, por estar inserido dentro da logica militar era um Bushi independente de qlqr coisa
Registro: temos sim alguns registros sobre ele, basicamente sua chegada ao Japão e o periodo em q ele foi, se n me engano, mestre de armas do Nobunaga, ou a espada dele, enfim, n lembro o nome docargo mas lembro a função, q era: lutar em nome do Shogun e não apenas por ele e portar a espada do Shogun, considerada a maior honraria da epoca para os militares, ele foi uma pessoa importante para o exercito do Nobunaga na época e era respeitado e temido como tal. Dentro das possibilidades de leitura histórica da fonte, isto é, remoção do carater emotivo ou poetico/lendario das fontes para uma analise mais coerente do fato em questão, podemos sim concluir q ele era um guerreiro forte e habilidoso, respeitado e peça importante para Oda Nobunaga. Unica resposta que de fato não temos sobre ele é sua morte, após a morte do Shogun. Inclusive seria uma boa ponte de partida para iniciar a história do jogo, pegando algo que não sabemos e trabalhando encima disso, cm sla, Yasuke se tornando um mentor pra Naoe mas não sendo um Assassino,algo do tipo.
Podem ter algumas imprecisões mas o grosso está ai, Yasuke foi uma figura importante, diminui-lo é apenas imprecisão histórica
É bom ver um historiador sensato falando sobre o assunto não é como esses nerdólas que ficam pegando impérios EAD para dizer que o yasuke que não existiu.
@@gabrielcavalcanti1913Nunca vi ninguém dizer que Yasuke não existiu, pare de inventar coisas.
@@Kenpachi1111 Aham sei
@@Kenpachi1111 já ouvi o Lion da Central dizer que ele não existia
@@Kenpachi1111Irmão, um monte de gente tá falando isso.
Rapaz, acho que esse video resumiu perfeitamente minha perspectiva sobre essa polemica toda
Sim, no final do dia a Ubisoft fez isso de propósito sabendo que ia ter gente puta com a cor de.bonequinho em jogo kk
@@willefx2271 e acrescentando que quase ninguém ta ligando para o que tem que ligar que é sobre preço, micro-transação e etc kkkkk
@@willefx2271 na verdade não tem a ver com a cor do personagem e sim de como foi colocado para distorcer a história, sendo que em muitas outras obras que tinha o yasuke como protagonista samurai ninguém reclamou. Mais eu concordo que teve algumas pessoas que exageraram na reclamação sobre essa polêmica.
@@ghazumix11meio que quem ta reclamando provavelmente não vai comprar então quem vai se ferrar é quem ta a favor kkkkk
@@celsosousamendonca4738 quem é que vai gastar 600 reais em joguinho??
Eu gosto da figura histórica do Yasuke e acho ele muito interessante, então não estou incomodado que eles colocaram ele como protagonista. Mas, de fato, é um pouco súbito mudarem a fórmula dos jogos anteriores de ter personagens fictícios como protagonistas num cenário histórico. Esse fato me leva a crer que a escolha de por o Yasuke como protagonista não partiu de um lugar genuíno, mas até aí normal vindo de indústrias AAA.
Sobre o Yasuke em si, não sabemos se ele foi de fato um samurai ou apenas um guarda-costas do Oda Nobunaga, como o Danael disse. Existe forte evidência a favor dessa suposição, no entanto, já que o Yasuke foi descrito como tendo diversos dos privilégios que um samurai da época teria (como uma casa própria, por exemplo). Nobunaga também ficou conhecido por práticas incomuns, então se alguém tornou um estrangeiro africano um samurai na história japonesa com certeza foi ele. Mas também há evidências contra. Yasuke nunca teve um sobrenome mencionado, por exemplo, o que era algo comum entre a classe samurai. No fim das contas, vai puramente de opinião. Eu acredito que sim, ele tenha sido um samurai, mas é completamente compreensível achar que não também. O que vocês acham?
Cara, eu diria que existem probabilidades dele ter sido um Samurai, mas tipo, eu não creio que ele tenha travado batalhas como muitos dizem, a história desse cara é realmente uma grande incógnita
Eu tinha visto em algumas fontes que o título Samurai era basicamente uma permissão pra portar armas (posso estar errado), então mesmo se o yasuke fosse um carregador de armas, guarda costas ou qualquer coisa do tipo ele ainda seria um samurai não?
eu acho que, como é uma ""brecha"" na história, colocar o Yasuke num cenário ficcional do que acontecia nessa brecha é totalmente válido!
Assim como qualquer outro personagem que apareceu na obra.
Eles pegam o mito, a profissão, a figura histórica e brinca com seus conceitos criando um enredo próprio. Fidelidade 100% aos personagens nunca aconteceu, nunca foi a proposta e seria chato se fosse
@@Guerreir0A297 se ele realmente foi um samurai creio eu que as grandes batalhas possam ser verdade, pq historicamente ele tinha mais de 1,80 enquanto os japoneses da época custavam chegar no 1,60 então não vejo motivo pra esse cara não ser usado em combate
@@jmarlopes.2533Não necessariamente seria chato na minha visão, a história em si tem muitos pontos interessantes, o problema não é que poderia ser chato, e sim que não teria como dar uma viajada monstra kkkk. Isso é o ponto positivo de ser uma Ficção Histórica
Obrigado pelo video, vc explicou coisas sobre ficção que eu não conhecia e de uma forma que deixou mais clara que reclamar do Yasuke no jogo FAZ SENTIDO ALGUM, muito obrigado... além de deixar também bem claro o por que dos protagonistas do Assassins' Creed não serem figuras históricas, tem uma galera usando isso de argumento pra ser contra o Yasuke, sem nem ter parado um pouco para pensar do por que não terem feito isso antes.
Esse é o melhor vídeo que eu vi sobre o assunto de longe, valeu mano
O Danael no início descreveu oq eu penso sobre o Yasuke.
Eu não gosto dessa decisão, mas já fui chamado de tudo quanto é nome por causa disso
o problema não é gostar ou não dá decisão, e sim o pq não gosta
é que a galera esquece que ele só é coprota e a mulher que é a assassina. Pra mim é como se a gente pudesse jogar com o Leonardo e o Ezio, o Leonardo sendo coprota. No final do dia a galera só pirou por achar que jogo é "woke" pra disfarçar racismo e xenofobia.
@@GalGaleno-q5jMas de fato o jogo é woke, você vai querer tirar esse fato? A própria sweet baby inc esta envolvida no jogo.
Exatamente, e pior, vc nao pode ter opinião, tudo tem q ser como os outros pensam, triste isso, quanto a ser racista, ora mim essa palavra e irrelevante, desde q vc escuta isso pra qualquer motivo, perde o valor. No maximo eu rio da pessoa por ser tão imbecil
@@Moikioms234até o momento não tem nenhuma confirmação dela está envolvida ou não!
FINALMENTE o danael se pronunciou pra me dizer qual é a minha opinião sobre o assunto 🙌
Já tava cansado de não ter opinião sobre o assunto
Só se fala nisso aqui na Retifica
KKKKKKKKKKK
Eu tbm fico confuso em qual seguir kkk
KKKKKKKKKKKK Esse comentário é muito bom
De propostas estamos cheios. Agora é ver como a Ubisoft vai adaptar isso daí... pois o preço do jogo já decepciona né...
Preço? A História é uma piada, forçadada agenda woke na narrativa do jogo. Ridículo! Tome dislike
Como assim colocaram um protagonista negro no meu joguinho😨 é lacração não tem como 😡
@@Kashyzin Ué, na miss Japão foi a mesma coisa, uma mulher BRANCA ganhou e depois reclamaram pra caralho disso, pois ela não era japonesa etnicamente.
Por quê com negro tem que ser diferente? É especial? Virou cota? Japão é based por não aceitar essas merdas woke.
@@RicardoLobomaulus Boçal
@@RicardoLobomaulusVocês tacam esses termos agenda woke, lacração, agenda não sei do quê, como se isso significasse alguma coisa.
Quando a pessoa é responsável e aborda o tema com honestidade e responsabilidade é outro nível.
Caralh0, melhor análise!!! 😂💖💖💖💖👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻😊
Obrigado por ser a voz da sensatez!
Como sempre, excelente vídeo absulute UA-cam 😎
Mas se é interessante o protagonista ser um "desconhecido historicamente", não daria para considerar isso no yasuke também? Já que sabemos apenas que ele existiu mas que ainda é um grande mistério. não dá para considerar ele uma pessoa também "oculta historicamente"?
ele também não é TÃO famoso assim né?
A pagina da Wikipedia dele é super curta. A gente praticamente só sabe que ele existiu.
@@arthurg.calixto3338 o que dá margem pra alguém poder criar a história que quiser sobre ele.
nessa franquia teve pessoas reais mil vezes mais influente e famosas que tiveram suas histórias mudadas 🤷🏻
Mano, eu jogava Samurai Warriors no ps2 para caralho e NÃO LEMBRAVA O NOME DO JOGO, obrigado Danael
Eu bato palmas para danael fernandes por conseguir falar desse assunto sem ser racista ou acusar alguém de racismo esse canal é foda merece muito o like
SIMMMMMMM
O DANAEL É *ÉPICO*
Só queria entender porq em Nioh ninguém reclamou do Loirão, de olho claro samurai okkkk
Por que é um jogo original, e Não assassins creed
@@imperiodopleisousemallinio6449 não entendi?
Porque não é forçado igual ter um cara negro, a diferença é bem óbvia, como que você não percebe isso?
@@Rizingfz08 tá certo, personagem negro é forçado, branco não é não
@@RichardRocchi Claro que é forçado, ta achando que Japão tem negro igual aqui?
os próprios samurais foram mais jagunços do que guerreiros honrados.
finalmente alguém lucido pra falar sobre isso ashuashh, danael, cê é foda, seu canal é um dos que mais gosto daqui do youtube
Que legal seu vídeo, a voz parece aquele vilão vermelho do desenho As Meninas super poderosas...😅
O curto de mais esse desenho e a Franquia Assassin's Creed...❤️
Parabéns pelo canal...👍
ELE
Parabéns pelo vídeo! Brabo!
Surpreso q achei q o vídeo do Danael seria mais um q ia ignorar o real ponto q muita gente ta reclamando (de que a ubi mudou a formula pegando um personagem q existe por motivos, onde uns dizem q é lacração. Eu particularmente acho q foi pra gerar polemica e falarem do jogo, pelo motivo de q os ultimo AC, e jogos da Ubi, são uma merda e que o jogo ta caro) e ia simplesmente falar que todo mundo que ta reclamando é racista, igual o Peter fez no vídeo dele. Mas fui pego de surpresa com um vídeo lucido 👌👏
Um video bem infeliz por sinal, nem parecia o Peter, fiquei bem decepcionado com ele
Só errou que o peter não disse isso, foi simplesmente uma interpretação intencionalmente maldosa, se discorda só colocar o trecho aí
Incrível que os cara tem problema de interpretação com a fala do Peter... mas pedem fidelidade histórica em AC agora só por que tem um negao como samurai...
Os protagonistas de AC sempre foram fictícios e sua narrativa uma ficção-histórica, foi a Ubisoft que resolveu colocar uma figura histórica pela primeira vez na franquia usando o argumento de "fidelidade histórica", "ele existiu na vida real", então se é pra usar figuras históricas, por que pegar sustamente a única excessão a regra do período como um dos protagonistas, se não for pra desviar a atenção das suas práticas de mercado(indução a assinatura do Ubisoft+), preços absurdos(350-600 sem gameplay divulgada), críticas a qualidade do produto(bugs e etc), marketing negativo(polêmica), fundo ESG e sinalizar de inclusiva, eu não sei oq é
@@kevinpadilha6786 Cara, na minutagem 13:03 do video do Peter ele diz: "Todo mundo sabe que japones médio, gamer médio não são os maiores fans de negros". Vamos pela frase, q intuito ela passa, vc dizer q um alguem não é fan de outra pessoa pelo fato da cor taxa claramente que a pessoa é racista. Podemos mudar um pouco a frase pra deixar mais obvio. Ex: "Todo mundo sabe q o negro médio são os maiores criminosos". Vê q nessa frase vc generaliza uma raça e atribui ela uma característica ruim? Não q o peter seja racista e tals, ele disse uma frase infeliz q generaliza japoneses de racistas(Ele da exemplo dos filmes, mas ai n faz sentido pq se o japones é racis, pq o jogo foi top pré-vendas no japão) e generaliza o gamer médio de racis(que tbm n faz sentido pq tem muito personagens negros em jogos q são queridos, por exemplo CJ, Big smoke e Franklin de GTA, Eddy gordo de tekken e outros). Então não é uma interpretação maldosa das pessoas.
O melhor comentário de um japonês que eu vi foi de um cara apontando pra Oda Nobunaga de Fate (o cara virou uma waifu peituda), mostrando como nem os próprios japoneses se importam com isso.
Eu sou fã de fate e quando vejo os caras se doendo achando que os japoneses estão achando ruim e tals eu penso : "Imagina se esses caras soubessem que transformaram leonardo da vinci numa milf e depois em uma loli"
Não só isso, mas como muitos outros contos e mitos da própria cultura deles ou vira uma peituda gostosa ou uma loli ou um cara musculoso sem camisa
Mas se tivessem transformado yasuke numa lolli peituda ou uma tsudere incestuosa, eles não estariam reclamando também
Importaram sim, o trailer japonês foi o que mais teve deslike. Fate nunca foi pra ser fiel, e esse jogo só não é fiel (no nível de outros ac) como tbm quebra a fórmula da franquia
O trailer no japao tem 95% de deslike, entao teu comentario ta errado
Eu acho no mínimo patético, pessoas nos comentários falando que "lacração" estragou coisas, sendo que existe um número BEM maior de obras, que não tem o que eles chamam de "lacração", que são extremamente ruins, um grande exemplo é The Marvels, o filme é ruim, mas olha o tanto de obra podre que a Marvel vem lançando, a unica diferença é que quando tem um branco e musculoso na tela, o povo trata como se fosse um fracasso simples.
É aquilo né, fracasso padrao: ignora
Fracasso com gay: Lacração levou a falência com certeza
4:00 já ta melhor que todos os videos do thiago braga
Gostei muito do video, me ajudou a enxergar por um outra perspectiva, apesar de ainda sim acreditar q o Yasuke é só um muleta solida para Ubi usar o DEI, e q ninguém reclamaria dele ser uma quest dentro do jogo, mas é como vc disse o prota do assassins é um "Gump" ou "NPC" da história real q nunca existiu e ninguém sabe o impacto q ele causará por agir nas sombras em segredo, eu realmente quero ver o jogo pronto e tomar alguma opinião concreta, e torço para q a história não seja forçada algo como um filme de princesa estrelado pela Milly Bob Brown, e que realmente foque na história sobre os assassins a espada do "Nobunaga", a ordem dos assassins e tals e que os assassins sejam furtivos e não um deuxExMaxina tanker, q seja estratégico, não entrar no castelo pela porta da frente sabugando geral, mais SplinterCell e menos Ragnarok enfim... Obrigado pelo vídeo
FALA DE COLISÃO (DO CANAL VOICE MAKERS),POR FAVOR!!!!🧡💚💖💜❤
UP
Danael sendo nosso Danael🙏✨
Eu acho que depois desse rolê, deveriam iniciar uma perseguição massiva contra a franquia fate que coloca várias figuras históricas como waifus. Afinal, tem que ser historicamente acurado nao é mesmo?
Meus parabéns, é muito bom ouvir uma opinião honesta para variar, estou vendo muitas retóvicas enviesadas onde a ideologia ou um extremo do debate simplismente abandonou a razão para vencer um debate que nem deveria existir.
Asssisto Danael a uns 3 anos e só segui agr, n tinha percebido
Faço as palavras do Danael as minhas, também tinha essa opinião sobre o yasuke ser um dos protagonistas, mas com certeza as reclamações seriam maiores se não fosse ele.
Menores você quis dizer, né?
@@kevinpadilha6786 não
@@kevinpadilha6786 Iriam criticar o jogo em si, e não o roteiro.
@@balacobaco9317 há entendi
O pior disso tudo é que eu acho sempre válido criticar quando grandes empresas se aproveitam de causas sociais só pra conseguir mais dinheiro em cima de minorias, empresas essas que muitas tem um histórico racista muito grande e costumam colocar uma representatividade falsa só pra pagarem de santinhas pro seu público. O problema é que isso tem gerado uma onda extremista e reacionária cada vez maior onde essas pessoas chatas tem atacado qualquer forma de representatividade, o que muitas vezes só torna estes ambientes cada vez mais tóxico.
Mas até ai n da pra vc esperar atos de bondades de nenhuma empresa, mas pelo menos de um jeito ou de outro tendo representatividade já ajuda
Concordo, mas convenhamos que ajudar por dinheiro é melhor do que não ajudar
Toda ação tem uma reação, não é atoa que existe o feminismo(Para combater a desigualdade de gênero) e o ant-feminismo(Para combater pautas progressistas), e nenhuma está totalmente errada.
Gosto de uma frase de Fallout sobre isso, em meio uma completa destruição:
*“Todo mundo quer salvar o mundo, só que discordam sobre como.”*
Eles colocam isso por que sempre vai ter um idiota que nunca jogou o jogo, defendendo o jogo só por conta das causas sociais.
@@matheusamado6494 é as feministas querem igualdade e os machistas querem elas sendo submissa e objetificação são realmente a mesma coisa
No final a melhor forma de verificar se algo está indo bem ou não vai ser quando lançar, porque querendo ou não números de venda e da uma olhada de região pra região vai esclarecer um pouco o quem tá falando o que , mas de qualquer forma eu já não ia comprar porque tá muito caro e eu sei que vai tá cheio de bug então vó esperar até sair uns pacthe de correção e uma promoção, que talvez eu ainda não compre se a história for bem meeeeee
eu acho que nem é por números de vendas, mas sim o conteúdo do jogo mesmo (principalmente a historia)
bom, o pais que mais comprou o jogo foi o Japão, e no japao a uns 4 dias esse esta sendo o jogo mais vendido '-' porem os americano e os tupiniquim estão falando que o japão odiou o jogo por causa do Samurai negro. 🤷♂
Grande papo do meu mano Danael. Bom vídeo.
Gostei da sua ideia do que o Yasuke (possivelmente) representa para história do jogo. Eu ainda não escolheria ele como um protagonista, no mínimo ele apareceria como algum coadjuvante, mas ter ele como um dos protagonista é meio... não intuitivo. Mas no final não importa, porque é a Ubisoft e já sabemos o que realmente iremos odiar nesse jogo, jogando ou não.
Caramba Danael! Você conseguiu dar voz a tudo que penso sobre assassins Creed... Parabéns pelo vídeo.
Ps: Eu prefiro sempre seguir apenas um assassino que não seja uma figura histórica. Apenas um jogável por jogo.
O povo chorando com a situação do Yasuke😭😭😭😭
Eu esperando a uns 3 anos ele aparecer em fate💀💀💀
Vsf Nasu cadê ele?!?
Falando em Fate eu rir muito de um cara falando que os japoneses se importam muito com a fidelidade de suas figuras históricas aí do nada um cara posta que o Miyamoto Musashi é uma Mulher em Fate.
@@victorteles6631Astolfo 🏳️🌈
Vai ver a história de Guilty Gear. Tem o melhor Yasuke lá
@victortelesÉ verdade que muitos animes transformam figuras históricas masculinas em mulheres, mas isso tem uma explicação. Geralmente esses animes são shounen ou seinen. Resumindo, são feitos para o público masculino. Não é atoa que Fate têm milhões de versões H. Fora que alguns escritores de Fate já entraram em polêmica sobre caso de "pedo" (se é que me entende), eles livremente falam que só fazem isso pro seu personagem ter um índice de aprovação mais alto... ou para no final os garotinhos tacarem a bronha para tal personagem! Têm vários animes, séries, filmes que eles realmente representam tal momento histórico com seriedade.
6631
Todo mundo sabe que quem tá ofendido com isso é por outro motivo. Principalmente se tu ver o tom de pele de quem tá tão preocupado em "purificar" e branquear o mito do samurai. Sim a galera jura que o samurai é o melhor lutador da história sendo que o Japão tinha o pior aço da humanidade.
Japoneses não são considerados brancos
Se tratando da época do japão feudal, esperar um protagonista nativo de lá n é nada mais do que normal, e colocar um estrangeiro negros q foi só um escravo como heroi principal não é nada mais do que tendencioso. E maior parte dos que reclamaram foram os próprios japoneses, vai dizer que ele n tem direito de reclamar de uma má representação da própria história deles? Qual cor de pele vc tem q ter para a sua opinião ser valida?
Sim você tá certo todo mundo que discorda de ti é racista, isso mesmo, pode ter certeza
@@zucaste3947 Tendencioso é sua visão raci kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@filipeferrer N te julgo por ser burro, a industria de jogos, filmes, series...manipula a sua visão para vc acredite no que eles quiserem como se fossem normal, e para que vc pense que contrariar ideias é racismo. N passa de massa de manobra. Nesse ponto eles podem jogar tinta preta na sua cara e dizer q vc é negro, q vc n vai contrariar com medo de ser chamado de racistakkkkkkkkk
Sengoku No Basara é muito bom, já foi meu anime favorito na minha adolescência, gosto muito do jeito que eles abordam a história de uma forma """fiel""" e ao mesmo tempo com muitos elementos diferentes mas que deixam o anime/jogo legal.
Se puder fale sobre o anime de samurai warrrions . Eu gosto desse anime. Mas pessoalmente vejo muitos problemas. Tipo como os 5 protagonistas se conhecem?
Incrível que o Danael tem exatamente a mesma opinião que eu sobre isso
O fato de o Yasuke ser um dos protagonistas me incomoda simplesmente por ele ter existido, sendo que sempre foi um personagem 100% fictício
E a Naoe é uma assassina ótima em stealth, nem quem viu o trailer lembra dela, coitada
Essa discussão toda tá ofuscando o brilho da coitada.
Jogo "medieval" com elfos, magia, dragão e os krl: 🗣🗣🔥🔥
Jogo "medieval" com um cara negro: paia
cada vídeo do Danael Fernandes faz minha cabeça crescer
Eu sou Cearense
Fiquei curioso pra ver o Danael falando sobre a história e construção de mundo do Elden Ring. Tá aí um mundo bacana de explorar.
Eu to surpreso achei que iria ser como o peter do ei Nerd
mas você falou o certo
Adoro os caras pedindo fidelidade história numa franquia onde tem um monte de armas super poderosas feitas por uma raça que veio antes dos humanos
Podia ser como os outros personagens que nao existem cercados por personagens históricos e o Yasuke sendo um deles!
Eu nao tem muitas reclamações por que eu nao sou japonês porem todos os outros jogos os personagens eram caracterizados pela a região onde o jogo se passa so que na vez do Japão o personagens nao e japonês!
@@apenasumaleatorio6901 tem outra personagem japonesa
Literalmente ja tem@@apenasumaleatorio6901
Existe coisas mais importantes para reclamar da Ubisoft
Esse é o esquema, eles fizeram isso pra gerar polêmica. Dessa forma todo mundo vai querer dar opinião discutindo se ta certo ou não o samurai negro e ninguém vai focar nos problemas reais.
Mano, tu está em todos os canais que sigo kkkk. Concordo com seu comentário.
@@VictorWAT Eles são gênios então kkkkk trouxe um monte de racista a tona. Eu tô é preocupado com meus boleto atrasado, agiota batendo na porta...
Com essa liberação polémica eles não vão dar devida atenção aos problemas reais do jogo e no lançamento pode sair tudo bugado e estranho com o preço lá em cima.
Comprei Assassin's Creed Oddyssey esses dias e na promoção. Valeu bem mais apena segurar esses anos de grana com tudo corrigido. Fazer a mesma coisa com o Shadows sksksks
Eu concordo com você, como os preços que é um absurdo , não importa se a história é real ou não ,se for bem contada bem elaborada
não sou consumidor de assassins creed, nem mesmo ligo pro fato do protagonista ser o yasuke ou não, mas eu entendo a revolta de alguns fãs pelo fato de que sai em parte da ideia da franquia da figura ser alguem desconhecido da região e pelo fato de que essa é um dos períodos e locais mais esperados pelo fandom pra ser jogado, e obviamente criou-se uma expectativa com base no que a franquia representa e no que ela já havia feito até agora, e mudar isso logo no periodo e região mais esperados é MUITO decepcionante pra fandom (ainda não acho que a revolta ia ser a mesma se no lugar do yasuke fosse algum português, que estaria historicamente correto tbm, mas ainda acho q seria uma revolta gigantesca pelos mesmos motivos, porém é tanta empresa fazendo inclusão só pq sim e as obras com isso em sua grande maioria não serem boas que gera uma revolta maior já por associação)
comentário sobre a parte em parenteses: tipo, muitas obras claramente inclusivas, não necessariamente por causa das inclusões, foram bem ruins e surgiu a ideia q isso se deve por focar mais na inclusão do que na historia em si (oq não acho q será o caso nesse jogo), então por associação, como se fossem anticorpos de pessoas vacinadas, ao ver uma inclusão em algo que não necessitava, representando uma super exceção (o unico suposto samurai negro) em um jogo que já há uma expectativa gigantesca em jogar com um japa pika, gera essa sensação de que o jogo não será tão bom, e não só isso, mas tbm uma revolta em volta de quem não é fã da franquia em perder o interesse em algo que poderia ter pelo processo tbm de assossiação
é inegável que se fosse um japa no local do yasuke o jogo certamente concorreria ao game of the year combinando não só os fãs da franquia como os fãs desse período japonês, e os simple caras que gostam de passar a katana em geral
em relação a parte que comentei sobre expectativas de fãs, eu como parte do fandom de kingdom hearts (meu império romano) tenho grandes expectativas pro próximo jogo da franquia, mas há padrões a serem seguidos, por exemplo, se ao invés de me aliar ao pato donald e pateta em grande parte do jogo, eu me aliar com oswald o coelho e zé carioca eu odiaria (mas se for por uma parte do jogo apenas, mantendo o donald e pateta na maioria do tempo eu amaria, pois ao invés de descaracterizar seria uma mecanica nova para não ser repetitivo)
Mas oque afeta no jogo o fato do yasuke ser o protagonista ou não??
Duvido muito que os fãs se importaram pq o protagonista não é original
Cara, assassins creed nunca ligou pra ter personagem pra fidelidade histórica, sem contar que o yasuke realmente existiu
Danael, por favor faça um vídeo sobre um yazter que faz umas teorias de hotline Miami que fazem muito sentido
eu devo dizer q fiquei bem asustado, quando eu descobri sobre essa discução, pois no meu circulo de amizades, q jogam assassins creed, a discução era sobre o fato, da ubisoft colocar um protagonista negro, em uma época de preconceito com negros e simplemente iguinorar a parte do preconceito.
Yasuke: eu sou o Assassins Creed Shadows
Todo mundo no cinema: 😢😢😢😢
Tendo uma estátua dele no Japão e sendo o mais vendido na pre venda também no Japão, refutando tudo isso
não pegou bem não um negro dizer que é o shadows KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
11:21 eu achei que ele ia falar de one piecekkkkkk
Se esse jogo fosse lançado a uns 7 anos atrás
Muito provavelmente não teria essas reclamações
Obs: pessoas abaixo que não sabem oque é ficção e fingem (ou acreditam mesmo) que isso nunca aconteceu desde sempre na cultura pop inclusive com o yasuke
Antigamente negros não roubavam tantas figuras históricas e personagens dos outros, então pode ser que passasse despercebido
Qualquer mídia com negro ou mulher como protagonista hoje em dia tem reclamação
Mas o Yusuke foi uma pessoa real, negra. @@SamuelF.Reis.
Hoje em dia os moleques tão sequelados, tudo é lactação 😂
@@Jai_jailamas nunca foi samurai,só sabe que foi subordinado do oda
pensei que o unico que era nerdola sensato era o peter, parabens danael !
Danael dando a sua opinião sem ofender ninguém, nem desmerecer a opinião dos outros, apenas falando oque pensa, por isso amo esse canal ❤️🔥
A franquia assasin's Creed, não tem compromisso nem um com fidelidade histórica, mas a galera decidiu reparar nisso logo na parte do yasuke.
Do nada mesmo
A discussão n é sobre fidelidade, é sobre a empresa usando a imagem de uma figura irrelevante na história para agradar uma agenda politica. A empresa agr pode literalmente fazer o jogo de qualquer jeito e dizer q vendeu mal só por causa do racismo...
@@zucaste3947 Tu criou um cenário na tua cabeça e automaticamente virou verdade, que tristeza
@@zucaste3947 de onde vocês tiraram isso?
O problema nunca foi esse, o problema é a representação do Japão não estar na mão de um japonês, e esse ser o único jogo da franquia com um personagem histórico sendo protagonista, e que por um acaso não representa o lugar onde o jogo passa
Acho engraçado que tenho certeza que todo mundo reclamando que do Yasuke com certeza nao ligou de AC Black Flag ter um protagonista branco europeu num jogo situado no Caribe
tenho certeza que você entende que as principais figuras que dominaram a >pirataria< da época eram os ingleses e os espanhois, não?
Outro papagaio vindo com esse argumento manjado do qual já foi respondido centenas de vezes essa semana. O cara um pirata, a maior parte dos piratas na época eram ingleses, e piratas também viajavam a porr@ do mundo todo.
"Google, qual a nacionalidade da maioria dos piratas no auge da pirataria?"
@@Pietrorock100Tenho certeza que você sabe que AS PIRATARIA eram FINANCIADAS pela Corte INGLESA , não eram NECESSARIAMENTES ingleses.
@@Pietrorock100 e você já viu algum caribenho reclamando do protagonista de um jogo que se passa no Caribe ser inglês? Mas japonês sim né kkkkkkkk
o que vem depois do período sengoku? período congoku?
Realmente eu concordo, gosto muito mais de quando os principais não são figuras históricas, e o fato de serem do Credo que faz deles não famosos, são das sombras, aqueles que realmente movimentaram a história, além disso faz você ter uma sensação de conexão e proximidade muito maior de não tão grandeza e ao final você entende a grandeza do personagem.
Uma figura histórica você já tem um olhar de "divindade" por exemplo que não te faz sentir.... Você alí, não sei explicar, mas é tipo isso ai.
Edit : Também quando os personagens principais não são figuras históricas você entende melhor a vibe dos que são figuras históricas, vendo como serem humanos e não "contos", por que pega nessa parada psicológica de você ter mais empatia pelo próximo que a sí mesmo, por isso em muitas obras é comum gostar mais dos secundários e até serem favoritos de muitos que os principais.
A maioria que tão reclamando de yasuke, certeza absoluta que quando o game lançar, vão jogar, fazer lives, gravações eos crlh a4
E ainda vai reclamarkkskskskksksksks
@@anavitoria2691 com certeza
Nao. Esse assassins creed ta morto.
@@TheXKieru rlx, só tão fld, como falaram no odyssey, no valhalla, nunca ta bom pra ngm, a galera esquece que a ubisoft muda a historia, o personagem n é pra representar o japao, e sim o credo, mas ngm entende que a ubisoft em assassins creed n segue a historia real dos acontecimentos se seguisse, n existiria assassins creed
a maioria que tá reclamando deve nem trabalhar kkkk deve passar o dia na net chorando por causa da lactação e sweet baby
não danael, mas vc tá se esquecendo da lactação no mundo dos games e da agenda Uoque. Eu tenho um tio de um primo que morreu disso até.
Eu morro disso
Morreu por ser lgtv
As franquias Star Wars, Caça-Fatasma, He-Man e Exterminador do teu furo também foram de F por causa disso
Hahahhahahhahahahahahha!
Virou doença agora?!
@@levipt-br9975 o roteiro ser ruim, não ajudou nisso não né kkkkkk
Independente se o protagonista for o Yasuke ou não, é assassin's Creed. Vai ser ruim.
Eu me inspirei demais em Capitão América, eu quero acreditar, acho a franquia muito interessante
Depois do Black Flag a franquia despencou
@@kevinpadilha6786 Interessante é, mas segura um pouco que em 6 meses já vai estar sendo vendido com 500% de desconto.
Deixa eu sonha
@@andre6563 eu ainda gosto do syndicate pq gosto da tematica era vitoriana mas o resto pode joga mo lixo msm
Faz um vídeo sobre Samurai Champloo, seria interessante pra crlh saber seu ponto de vista dessa arte! (Se não viu, fica aí a recomendação)
esse período sengoku foi muito difícil pro Gohan e Piccolo
Me pergunto quando foi q essa galera chata começou à procurar fidelidade com história num joguinho q tem um monte de templário fictício
Foi quando começaram a procurar fidelidade nos corpos das mulheres de jogos como Stellar Blade
Eu lembro do Papa e do Ezio lutando boxe na Catedral na história pô
@@levipt-br9975 os dois lados são chatos, é essa a verdade
Aquela parte dos livros de história que descrevem o edward kenway enfrentando navios fantasma é muito foda
Foi quando eles viram um cara de pele preta
Não é um erro astronômico, mas sim só desnecessário. É a mesma coisa de botar um japa como protagonista em um jogo de vikings, tipo, pra quê? Então eu não tiro a razão do pessoal falando que isso é só pra cumprir agendinha política
Não é a mesmo coisa, se tem dados de que existia um japa famoso nos países nórdicos poderia ser uma história interessante também não tem problema nenhum.
@@lourojose245
Irmão, se fosse um AC se passando no Brasil e protagonista fosse um francês ou português ia gerar reclamação da nossa parte , mesmo q o protagonista existisse
Mano, não existe absolutamente nada "necessário" em um video game kkkkk teu pensamento é racismo brother, por mais que você não admita. Se fosse um Inglês pálido feito neve como samurai absolutamente nada dessa polêmica estaria rolando e você não estaria aqui com essa balela de "desnecessário".
@@Chris_redfieldikkk nem vc acredita nisso
@@gatofatal4170 cara , a Disney tá fazendo um live action de Moana e o the rock vai fazer o papel do Maui e já começaram a reclamar q ele é claro de mais . Tão falando q o THE ROCK não é negro o suficiente e tu vem com esse papo
Acho curioso que tem uma galera querendo fidelidade histórica de um joguinho de Assassin's Creed, sendo que é uma mesma galera que não reclama da fidelidade histórica de um Último Samurai ou um Deuses do Egito, por exemplo. Enquanto isso, 500 reais num joguinho. Puro marketing e capitalismo pra fomentar guerra cultural enquanto grandes empresas lucram. Dito isso, quem se incomoda com Yasuke no jogo, lamento dizer, mas, está tendo uma postura racista, sim.
Finalmente alguém citou a franquia warriors que é minha favorita , mesmo que por poucos segundos
Dias depois e o povo não viu a Naoe com a Hiddenblade...
Vi gente ai fazendo video de 50 minutos reclamando que um jogo tem um personagem principal negro, jogo esse que nunca prezou de fato por fidelidade histórica ou algo do tipo
Danael cuspindo fatos
se sabe que a ninja e tão stealth que nem perceberam ela ali
Ei danael sobre esse negócio de personagem fictício eu gosto bastante disso, tô rejogando o assassins 2 e quando eu fui ler a descrição do Ezio falava como dps dos 17 ele desapareceu e tals e eu gostei muito disso pq a gente sabe pq ele desapareceu e tals
Acho que esse processo seria dahora com o yasuke pq ele realmente desapareceu da história dps que o mestre dele morreu, eu vejo que assim como o Ezio desapareceu da história pq a família dele morreu e ele começou o processo pra virar um assassino, o yasuke desapareceu pra se tornar um assassino e aí a gente vai ter o mesmo sentimento de um personagem fictício (não o mesmo, mas conceitualmente o mesmo eu acho)
Bom video. isso é fora do tema do video mas eu queria recomendar um manga/manhwa ou webtoon, Lookism, que começa como um colegial slice of life e aos pouco se torna ação com gangues, mais não muda do nada é gradual, além da história ter um desenvolvimento muito legal onde temos arcos dedicados as gangues e personagens além de que todos os pontos se conectam então tudo acaba fazendo sentido. A arte no começo é ruim mais vai melhorando e fica muito boa, atualmente tem 503 capítulos, é o meu manga favorito por favor de uma chance🙏
Historiador aqui.
Cara, particularmente eu achei muito legal colocarem o Yasuke no jogo. Muita coisa que se pensa sobre samurais é na verdade idealização da própria classe de samurais, especialmente quando Tokugawa torna shogun e os samurais começam a se tornar menos uma casta guerreira e fazer mais parte da burocracia interna do Japão. Isso faz com que a nossa própria visão (que também deve-se levar em conta o orientalismo presente no ocidente) do que o que era o Japão da época também se torne extremamente complicada. O fato é que Yasuke não era um merda pro Nobunaga, tinha uma posição análoga ao que chamamos de Hatamoto, um tipo de samurai que acompanhava de perto o seu senhor. Historiograficamente a gente não tem muito com o que trabalhar a cerca do Yasuke, então Zé Otaku ficar de nhenhenhe é só racismo mesmo.
Como alguém que sempre acompanhou AC, é meio estranho pra mim colocar alguém que existiu como personagem principal, mas estou bem curioso pra saber como isso vai sair.
Agora, falando como essas duas pessoas: porra AC nunca foi tão fidedigno à história quanto a ubisoft adora falar então se for uma merda a culpa é de novo do roteiro de AC, que tem uns bons anos que perdeu a qualidade.
Você já estudou especificamente o Japão desse período? O aprofundamento do curso de história de períodos específicos (em nações específicas) é bastante limitado.
@@Kenpachi1111 não a fundo já que não é o meu campo de pesquisa, mas tenho alguns que estão nessa área da historiografia e que eventualmente me mandam leituras.
Ásia é uma área bem complicada pra historiadores brasileiros estudarem, boa parte dos textos estão em outras línguas. Meu amigo por exemplo é especialista em Japão e teve que aprender a língua por conta da escassez de textos em português (e os que estavam em inglês a tradução era porca) e pouco investimento na área.
Olha eu não acho que a maioria que reclama é racista, pq é estranho justamente o único protagonista figura histórica dos AS. Ser justamente uma figura histórica nada importante pra época, eu ainda acho meio tendencioso.
@@ponto5781 uma figura histórica com menos documentação feita na verdade é perfeito pra liberdade de roteiristas em criar a história desejada.
Usar o Yasuke é uma alternativa bem interessante na verdade, tal como foi a do Connor Kenway (que sofreu o mesmo tipo de reação de um certo tipo de público) na época. Você tem a chance de ver aquele universo no olhar de quem não faz parte daquilo, e certas coisas só ficam escancaradas quando tem esse tipo de ponto de vista, como é mostrada a hipocrisia dos "pais fundadores" dos EUA.
Para além disso, eu também acho estranho usar pessoas reais como protagonistas, mas de novo; pessoas reais foram usadas desde sempre nas histórias dos jogos.
No final as pessoas estão odiando a Ubisoft pelos motivos errados de novo
@@andrey2070Que trabalheira! Se eu encontro apenas artigos fora do "português-inglês- espanhol" eu já saio correndo.
O ubi sabe mto bem o que tá fazendo. Gerando engajamento. O famoso fale mal, mas fale de mim. Essas empresas são cafajestes. Se apropriam de causas sérias para gerar hype e não por uma causa genuina. Duvido que a ubi queira essa representatividade toda em suas obras por livre e espontânea vontade.
Falou tudo 👏🏾
Da mesma forma que fizeram o alexios no odyssey uma escolha de protagonista e botaram ele na capa do jogo sendo a kassandra a protagonista original e canon do jogo
São uns sem vergonhas mesmo, preferem distorcer a obra original só pra conseguir engajamento
Esse é o principal ponto da discussão, mas quem chama a gente odeia isso de racista, na maioria são gente que nem minoria é KKKKK.
Ainda estou esperando um assassin's Creed que se passa na Roma antiga, e Jesus aparecer durante a campanha.
Os Judeus com certeza eriam amar!
A treta que iria dar ia ser foda
@@LuizAraujo0o0o judeus nem acreditam em jesus, eles odiariam na verdade
@@harrisonveloso Eu fui irônico já que judeus e cristãos são tretados por causa de Jesus
Pra mim tanto faz, mas faria mais sentido se o Yasuke fosse um NPC, como o Da Vinci e por ae vai. Vai ser uma sacanagem se o Hanzo Hattori, um dos ninjas mais famosos e que ja foi dito que foi um dos assassinos da ordem no japão, não aparecer no jogo, mas o Yasuke que até agora só apareceu direitinho tipo la no Sengoku Basara sim.
A opinião do danael é exatamente igual a minha, mas ele coloca essa opinião em palavras de uma maneira muito boaa, o mano SABE.....
Os protagonistas de AC sempre foram fictícios e sua narrativa uma ficção-histórica, foi a Ubisoft que resolveu colocar uma figura histórica pela primeira vez na franquia usando o argumento de "fidelidade histórica", "ele existiu na vida real", então se é pra usar figuras históricas, por que pegar sustamente a única excessão a regra do período como um dos protagonistas, se não for pra desviar a atenção das suas práticas de mercado(indução a assinatura do Ubisoft+), preços absurdos(350-600 sem gameplay divulgada), críticas a qualidade do produto(bugs e etc), marketing negativo(polêmica), fundo ESG e sinalizar de inclusiva, eu não sei oq é
Literalmente existe jogos com protagonisras que existiram e advinha? A maioria segue fidelidade? Não!!! Kkkkkk
Acontece q como o próprio Danael apontou no vídeo, estúdios japoneses já fazem jogos utilizando da imagem dessa "excessão a regra"
Marketing negativo aqui é irritar os racistas?
Realmente, muito negativo
Enfim, o povo decidiu se focar no pior ponto possível q é a "exceção a regra", quer reclamar do jogo?
Reclama do preço absurdo oras
Eu deixo claro em meu comentário que me refiro a franquia AC, que nunca teve protagonistas históricos, além de que, a única parte que mencionei "fidelidade histórica" foi para referenciar as falas da própria Ubisoft do motivo de escolherem o Yasuke como um dos protagonistas jogáveis, então oq ele ser ou não representado de maneira fiel tem a ver com oq eu disse?
@juliocesardornelas8496 Estou meramente apontando a disparidade da Ubisoft em relação a sua própria franquia, utilizando justamente a "excessão regra" pela primeira vez em um dos protagonistas, sei que essa imagem é usada por estúdios japoneses, como o próprio Danael apontou, mas oq isso muda nessa caso da Ubi?
Deixei (polêmica) entre parênteses justamente para informar oq seria o marketing negativo nessa caso, polêmica pode gerar, e gera na maioria dos casos, resultados negativos, dislikes, hate, chama atenção, por isso "marketing negativo" pessoas falando do assunto justamente por essa polêmica
Se existem ou não muitas pessoas ABERTAMENTE racistas envolvidas nesse assunto, eu não posso afirmar com certeza, porém pense, já tivemos pelo menos outros 2 protagonistas negros(que veem a mente agora) na franquia até agora, nenhum sendo linchado pela cor da pele, como foi o Bayek, um dos favoritos da franquia, pq só nesse caso quem levanta críticas como as minhas são chamadas de racistas?
A parte final do meu comentário e justamente reclamando do preço e apontando mais algumas das razões da Ubisoft tomar essa decisão, mesmo com as incongluencias que eu apontei
@@UA-camrronaldo ele ta falando do assasino dos criades, n desses outros jogos
Oq eu acho mais paia é o povo resumindo tudo a "td mundo q ta reclamando é racista". Sendo q o ponto n é o Yasuke ser negro, e sim ele estar sendo usado por ser negro.
???? Ele sempre foi usado isso nao e novidade sem tirar do anime que foi da onde tiraram inspiração
@@pixelbr6563 Vamos aos pontos meu caro.
1 - Escolheram o Yasuke por se estrangeiro:
Existem vários estrangeiros mais interessantes doq o Yasuke pra se usarem. Como navegadores e Jesuítas. Por eles terem uma bagagem maior com outros países estrangeiros, e estarem descobrindo a Ásia e vendo esse choque cultural japonês pela primeira vez comparando com as demais culturas. Além de poderem aproveitar a mecânica de batalhas navais.
2 - Yasuke é uma figura histórica:
Mas distorceram 99% das coisas a respeito dele. Qual o sentido de usar ele nesse caso? Noq agrega usar uma figura histórica numa história, sendo q vc vai inventar td sobre essa figura histórica? A vantagem de se usar alguém q existiu numa história é justamente aproveitar p background dessa pessoa.
3 - A Ubisoft se envolveu em escândalos de abuso, as ações estão caindo e etc. Qual a forma mais fácil de contornar isso e ganhar dinheiro? ESG. Vc coloca um negro como protagonista, ganha dinheiro de acionista pq eleva o nv de ESG e ainda vai ter identitário defendendo essa escolha. Ai é só usar a desculpa de q é uma figura histórica pra passarem aquele pano. E todo mundo vai ignorar o envolvimento da Sweet Baby Inc, os dois roteiristas do jogo q são identitários lacradores, e de quebra ganham pink money. Plano perfeito.
A intenção ainda seria a mesma se fosse um japonês meu mano. "Vamos apelar para o público asiático colocando um protagonista japonês numa história que se passa no Japão sen goku" e Veja só, tem uma JAPONESA no jogo. A intenção é sempre apelar pra algum público
@@Jorunga27 Pse, mas ao tentar agradar um público vc pode desagradar outros, e esses outros grupos podem ser maiores e inclusive quem de fato consome o seu produto. É oq ta acontecendo agr, quiseram agradar a beautiful people, mas a maioria n tankou isso. O público de AC nem é esse, se fosse n teria repercutido tão mal.
E sobre a protagonista japa, ela provavelmente vai ser a melhor parte do jogo. Mas de fato queriam jogar com um Samurai Japonês legítimo.
@@carlinhos7830 na Amazon o Japão é o país que lidera a pré venda. A não ser que você seja um japonês com bastante conhecimento da sociedade contemporânea, sua frustração com a escolha do protagonista negro soa como uma desculpa para não admitir que é preconceito, embora eu prefira acreditar que não seja. E quem caralhos é a "beautifull people" ? Qualquer um que não seja branco ? Poha por essa lógica nunca vai poder ter obras com quem não seja um homem branco hétero.
Ver adolescentes brasileiros se doendo pelos japoneses é o bagulho mais ridículo que ja vi kkkkkkkk mas o que esperar ja que 0 preocupações na vida e precisa de alguma mesmo que fútil possível
2:47 sim sim sim mano a galera ta MUITO ignorando ela kkkkk tadinha, ja amo, (me identifico)
Concordo com tudo danael maravilhoso
no fim é tudo marketing
Imagina se fosse no período Com Goku
Aí seria pesado, será q teríamos o torneio do poder?
Não importa as circunstâncias, quaisquer personagens negros e/ou mulheres como protagonistas, os nerdolas vão falar que é lacraçao para omitir seu preconceito.
Sempre teve protagonistas negros em Assassins Creed Bayek e a Madelin e ninguém reclamou. Colocar um samurai negro é como colocar um indígena brasileiro loiro de olhos azuis.
@@FernandaLimaKawaii-eq2lc homens brancos podem ser samurais, ninjas até deuses....mas um homem negro tem que estar restrito a seus aspectos culturais.
@@brunoreal1058 A questão não é ter um samurai negro, questão é ele ser um protagonista de Assassins Creed. Pq a Naoi é a única que tem que dividir protagonismo com estrangeiros? Meio injusto
@@FernandaLimaKawaii-eq2lc tendência e pesquisa de mercado.
O jogo leva anos para ser desenvolvido. Então, hoje a empresas lançam em media 1 jogo por ano, ou ate menos.
Assim vale muito mais contatenar 2 jogos em 1 para agradar um maior número de pessoas ( pois o jogo apresenta 2 jogabilidade diferente).
Além disso, aproveitam para dar uma limpada da imagem da empresa ( o que é diferente de "lacrar"). Pois quem acompanha a notícias, sabe que a Ubisoft está sofrendo diversos processos por racismo e assédio sexual.
Não e lacraçao, e puro capitalismo.
Danael, faz um Review do Ghost of Tsushima, acho que pode uma boa discussão sobre honra e o bushido
Sou fã da franquia desde o lançamento do 2 no Xbox 360 e meu jogo preferido é o Syndicate. Eu amo a história, as mecânicas, os personagens, a estética, tudo. Pra mim, é o melhor assassins Creed.
essa é a polêmica mais idiota que eu já vi na minha vida, sério preferi nem comentar o quão idiota é o pessoal ficar puto com um personagem negro protagonista
Pq o buraco é mais em baixo. As pessoas estão atacando os nerdolas e acusando de racismo por nada kkkkk
@@Moikioms234E os Nerdolas estão vendo lacração no jogo quem começou a confusão??
@@bartolomeumartins9320 Mas de fato tem lacração, cara. Pq usar um personagem negro no periodo mais importante do Japão? Essa é a crítica. Outra coisa é que a sweet baby inc está envolvida com asssasin creed shadows.
@@Moikioms234 Buraco mais embaixo= reclamar de precisão histórica em um jogo que nunca se propôs a isso. E sim, a grande maioria desses "nerdolas" são racistas, é só passar 5 minutos na sessão de comentários do trailer do jogo
@@Moikioms234nerdola detectado