Sinto que no futuro vamos olhar para esses 3 senhores como um trio tão absurdo que fica difícil acreditar que coexistiram. Muito feliz de poder acompanhar em tempo real o trabalho dos 3
Os três são o complemento uns dos outros..diria que um é o otimista (cortella) o pessimista (pondé) e a memória ( karnal). não me canso de ouvir 👏🏽👏🏽👏🏽
Estou ainda assistindo esse vídeo, estou quase no final dele, e amei todo o conteúdo passado pôr esses monstros num bom sentido da inteligência das pessoas que buscam o sentido da busca do conhecimento, amei tudo e todo ponto de vista de pessoas que tem uma visão muito ampla, só vez eu ver que tenho muito que aprender e a estudar sobre o que chamamos e chamo de vida, obrigado a vocês três, eu só aprendo e continuo a aprender sobre o ponto de vista que vocês têm e que fazem eu ter uma visão mais ainda do que tenho que ver e aprender, gosto muito do que vocês pensam e são, e fazem eu ver que tenho muito a aprender até o final do que chamamos de vida, obrigado Cortella, Karnal e Pondé, vocês me mostraram um outro ponto de vista do mundo que me faltava, sou sincero e humilde se não no mínimo um tanto ignorante de afirmar que não conhecia vocês até o início da pandemia que em minha casa, navegando pelo UA-cam conheci vocês e o que vocês pensam e são, a partir desse momento que passei a ouvir e a pensar mais ainda sobre tudo e a quanto eu tenho que aprender, e a absolver, só tenho a agradecer a ter tido a sorte ou o momento ou ao acaso, ou sei lá o que, ou simplesmente as possibilidades de ter acontecido, acredito que foi simplesmente ao acaso como boa parte de tudo que acontece ao nosso redor, uma coisa eu sei, vocês os três com o conhecimento que carregam e tem, me fizeram ver, que realmente nada sei e que tenho muito a aprender e questionar e a absolver disso que chamamos de viver, admiro as pessoas que vocês são e do que vocês têm como visão do que é esse mundo, parabéns pelas pessoas que vocês são em um todo, agradeço muito de ter conhecido a visão que vocês têm e estudaram pra ter, tenho aprendido muito e monstra que tenho muito a aprender e a entender.
Eu sou tão leiga em tantos temas e ideologias, mas acho esses ensinadores são sábios, pois as suas falas se mostram para a contemporaneidade e fazem a filosofia mais cativante.
Eu sou novo e também me sinto como você. O mundo as vezes parece tão grande e complexo... E por isso eu gosto tanto de ouvir os professores (sobretudo os mais vividos), pois eles sempre fazem acalmam você com relação ao futuro!
Infelizmente, eu diria que os que os entendem , seria entre 3-5 % da população , o restante não tem conhecimento mínimo da língua pátria para ao menos entender algumas palavras que eles usam quiçá os pensamentos!INFELIZMENTE!!
Parabéns a filosofia não defende injustiças como Kant disse e preciso agir corretamente independente de princípios e Mário cortela foi justo no seu diálogo filosófico eu parabenizo
Na minha opinião o Café Filosófico tá de parabéns por expor pensadores. Em relação se eles têm ou não opinião formada, mais é importante ver gente falando de assuntos que estão diretamente envolvido com nosso dia a dia. Motivo pelo qual entendemos suas citações, que com certeza muitos nem ouviram. Admiro pessoas com coragem de falar, mas novamente caímos só no problema muito mimimi e não na solução. Isso mostra o tipo de povo do nosso país, povo que sabe que está errado mas não corrige deixa por outro fazer. Acorda Brasil !!!
Parabéns aos participantes... Pertinentes observações, boas reflexões, suscitaram diversos problemas que precisam ser pensados, questionados... inclusive sobre as farsas da política e da democracia... E o melhor de tudo mantiveram as diferenças... Com isso instigaram ao questionamento (esse é o maior "presente" da filosofia)... Agora, ante às reflexões expostas... à democracia que descamba para demagogia... o politicamente correto que descamba para opressão... a ideia de necessidade econômica como determinadora de nossas existências... Nos resta mesmo pensar, duvidar, maturar, exercer e efetivar nossas possibilidades com vista a tornarmo-nos, ao menos, menos mentirosos.
Infelizmente esse mundo está difícil de se viver. Não que sejamos melhor que outros, mas ter paz é quase impossível. Gratidão pelas falas que tanto nos desopilam.
Opa! Paz somente em Jesus amada. Se você fica aliviada ouvindo essas meras palavras, de meros humanos, que também necessitam de Jesus por favor, ore e peça pra Deus falar com você ainda dá tempo. Use sua fé em Deus!
Cortella é lúcido e tem a consciência de que para nos desenvolvermos enquanto democracia precisamos nos desenvolver quanto indivíduos Pondé apenas quer ser polêmico e do contra
Parabéns pela fala prof. Leandro, estou muito triste que no Brasil o povo tem entregado seu poder á politicos, que não tem compromisso com o povo e nem com a nação. E mais triste ainda pela falta de consciência politica dos Brasileiros.
Grandes mentes juntas muito a aprender com eles. Pena que ainda há muita gente que desconhece esses filósofos e historiadores hoje em dia, assim poderia haver mais informação e pessoas para aprender com eles.
Muito da visão atemporal induz à noção de que a verdade é a idealização da mentira. Belo diálogo, ainda que haja muitas citações e pouco de novidade, com o sempre didático e verborrágico Cortella, o exageradamente pautado e poucas vezes lúcido Karnal e o sempre corajoso e ousado Pondé. Bela reunião.
Ao mesmo tempo que os acho fantásticos, quando vejo essa palestra (que é recente) é como se estivesse assistindo às palestras anteriores. Mudam um pouco o tema mas para quem acompanha, é fácil notar que as falas são muito repetidas.
Eu acho que as temáticas das palestras se assemelham muito... Por isso temos essa concepção. Ou, talvez, podemos entender que a grande maioria dos temas em discussão, atualmente, confluem para as mesmas reflexões.
Amanda, não falo nem da direção do debate, mas especificamente do que é dito. É tudo muito igual. Assista ao debate que os 3 tiveram há um tempo atrás, as mesmas piadinhas e etc. Penso: Será o debate público já se limitou a isso?
Desculpa, não quero ofender quem gosta, mas são três patetas para mim. Filosofia é algo que eu estudo há mais de 15 anos e o processo de reflexão advindo é quase que diário e automático. Todavia, após ter lido diversas obras, pude perceber que os maiores filósofos são justamente aqueles que não desejam os holofotes (colunas em jornais, rádios, palestras envolvendo temas "chulos", etc.) e não se importam em agradar ao público, o dinheiro de palestras não os sustentam, mas sim a livre contemplação. Eis a diferença entre um Sócrates e os sofistas "palestrantes" a mais de dois milênios atrás. Diga-se de passagem, recentemente, um dos três tenores da catata vã filosófica, ao registrar um jantar com uma certa pessoa, após ter sido duramente criticado pelo seu pretenso público em um seu lugar de trabalho (redes sociais, facebook), preferiu se retratar e apôr a culpa no vinho que bebera para não perder o brilho. É a tragicomédia na mais pura essência. Em suma, há uma diferença nos tempos de hoje entre os que galgam sucesso por conseguirem se inserir nos elementos midiáticos (UA-cam, facebook, jornais, debates envolvendo temas simples e massificadores) e os que obtêm sucesso pelas obras que escreveram, que estão na ponta da língua dos acadêmicos, não apenas no próprio país de que originam, mas no estrangeiro também. Não é o caso dos três patetas, que só são evidentemente conhecidos e louvados nas terras jabuticabenses por terem logrado êxito no primeiro empreendimento, enquanto outros como Mangabeira Unger, não estão na boca do povo, mas estão na boca do mundo inteiro e evitam os tais holofotes.
Felipe Insight, na verdade essa palestra não é tão recente assim, elá é de outubro do ano passado no canal Provocações Filosóficas. Sera que você não avia assistido essa mesma palestra antes e, por ter sido repostada agora recentemente (02/04/217), poderia você ter se confundido achando que é uma nova palestra? Pois como você mesmo disse, é como ter assistido ela antes, com as falas muito parecidas, as mesmas piadas, etc.
Eu apreciei esse programa e a contribuição dos três. Não é de agora que concluo que não é por falta de Pensadores que o Brasil é o que é. Isso é mais um problema da própria democracia em que o número é que realmente importa. Uma ignorância dita e defendida pela maioria, em uma sociedade democrática, se transforma praticamente em Conduta de Moralidade e portanto, modelo padrão que guia todos os demais, até o dia em que o indivíduo por si mesmo, venha a transcender essa conduta a ponto de concluir que se trata de uma ignorância, nos quais está presente como cultura padronizada seguida pela maioria dos lares, de pais para filhos, sem se dar conta dos possíveis lados controversos que isso implica para o todo. As pessoas buscam por um Lado certo para seguir, para lutar, para defender e por uma Verdade Absoluta para acreditar e defender com toda a força, no qual sirva não apenas como Resposta, mas também como ferramenta para combater a Injustiça. Contudo, eu pergunto: qual lado, cultura, paradigma, verdade ou ideologia mereça ser defendido, idolatrado com todo empenho de uma vida inteira dedicada a isso e merecedor de todos os sacrifícios dessa dedicação, no qual se possa dizer “Eu contribui apenas para o Bem, para a Justiça, para a Luz, para o Amor e para a Vida, e no qual não tenho arrependimentos” e portanto o faça se sentir que fez sua parte nesse Plano Terreno? A Verdade é que não existe nada no qual mereça toda essa entrega irracional! Não há lado em que não tenha seus próprios demônios, nos quais tenhamos que ser obrigados a cobrir. Portanto, inevitavelmente, não há ninguém que tenha se entregado totalmente a um lado, causa, ideia, paradigma, crença, pensamento, utopia, seja filosófica, política ou religiosa, que não tenha contribuído para também com a maldade, com a injustiça e com o lado ruim que tudo isso gerou para o todo, independente de qual for o benefício também oferecido. Assim, eu invoco a todos a abrirem sua consciência para a Realidade Humana, no qual, não há Bem sem que se traga junto algum Mal. A árvore Conhecimento do Bem e do Mal está presente em qualquer atividade humana. Por mais que desejamos o Bem, o efeito colateral sempre estará presente em qualquer ato em nome do Bem. Todo o ato Bom tem seu lado Mal correspondente e toda Luz tem sua Escuridão projetada e isso está presente em tudo, desde o subjuntivo das ideias e sentimentos, como nas ações em qualquer atividade ou área humana. Por mais que se projete um sistema social ou uma tecnologia que só foque no Bem que se possa oferecer, queiramos ou não, abriremos também portais para males nas mais diversas dimensões e realidades, nos quais teremos que enfrentar futuramente. A caixa de Pandora nunca deixou de estar presente. Portanto, que sejamos realistas, se queremos evoluir como pessoa e sociedade. Devemos parar de crer na fantasia de que Luz e Trevas não se misturam e que um não tem parte no outro. De que, não há Trevas no paraíso, e de que Anjos são só de Luz e Demônios são o que são porque são só de Trevas. Devemos parar de acreditar que existe um lugar só de Luz, pois Deus é Deus tanto da Luz como também das Trevas. A polaridade está presente na natureza desde os seus fundamentos, portanto, o problema do Mal não é porque existe as Trevas, pois observo que se a Luz não for lidada com Sabedoria e com Prudência, em nome de tudo que se representa Luz, contribuiremos para males imperdoáveis, nos quais Deus condena com toda veemência! A diferença entre Anjos e Demônios está como cada um lida com o ciclo Luz-Trevas. Eu sempre me perguntei, como alguém que talvez tenha se aproximado tanto de Deus, a ponto de querer ser como Ele, tenha se tornado Diabo? Quando alguém quer tanto a Luz, ser só de Luz a ponto de dizer que agora atingiu a Perfeição, é nesse momento que as Trevas atinge seu ponto máximo! Assim, Lúcifer se tornou Diabo e a Luz só o fez Trevas! Contudo, assim como a Luz revela as Trevas, as Trevas também revela a Luz, um tendo parte no outro! Portanto, o pecado, a injustiça e a ignorância não é privilégio de uma única fonte, as das Trevas, pois da Luz também se pode vir o pecado. O princípio hermético da dualidade é Chave Hermenêutica de interpretação para a Realidade Física e Metafísica, e desse princípio está nos alicerces de muitos dos frutos de Sabedorias Filosóficas e Espirituais Milenares que vem muito antes do Cristianismo. Aceitar o Universo Dual e aprender a lidar da melhor forma com a Dualidade, não ignorando nenhum lado, lidar com Sabedoria tanto com a Luz como com as Trevas, para que haja Evolução de Consciência, e contribuição para o Bem do Todo é uma necessidade. Pois, tal aceitação implicará de que nada é só Luz, e portanto, nenhum lado ou atividade humana e ninguém, por mais Santo que seja está livre das Trevas ou não teve que aprender a lidar e a conviver da melhor forma com as Trevas para o bem tanto individual como para o Todo. Tal aceitação, portanto abre os olhos para a contribuição que cada um tem, consciente e inconsciente, mal ou bem intencionado com a Injustiça no Todo. E só poderemos nos Conscientizar do quanto de contribuição damos para o Mal e medir essas atividades, tanto na vida individual como coletiva, seja em ações ou palavras que contribua com esse Mal, quando aceitamos de fato de que não há lado, partido, bandeira, ideologia, cultura, religião e verdades que não tenha seus demônios, nos quais devemos estar sempre atentos. É comum termos sentidos aguçados para os demônios alheios, mas é muito difícil ver os demônios, os quais estão nascendo, se alimentando e se multiplicando dentro do próprio quintal, tribo, bandeira ou grupo, e mais difícil ainda quando são afagados pela Luz. Portanto, ao contrário do senso comum, é na Luz que os mais poderosos Demônios se escondem! E lidar com Sabedoria, não cobrir o demônio, no qual se tem como estimação, na falácia de que o demônio do outro é muito mais cruel e malvado e portanto, toda atenção deve ser voltada para o demônio alheio, é cair na repreensão de Cristo quando Ele diz: tire a trave do teu olho antes de tirar o cisco nos olhos do seu irmão. Todos nós transitamos entre esses estados de espírito ou de consciência: para algumas coisas somos como Anjos e pra outras somos como Demônios. Que cada um cuide, seja responsável, vigie e aprenda a lidar com seu Demônio interior, pois somente sob essa Conscientização Pessoal é que seremos verdadeiramente Anjos! Claro que ao passar adiante essa visão de mundo, para não haver confusão, eu enfatizo que Deus não convida ninguém a representar as Trevas, pois as Trevas já se manifesta naturalmente de maneiras diferentes para cada pessoa, de certa forma, todos de alguma forma representa as Trevas, querendo ou não, consciente ou inconsciente. O convite de Deus para sua Criação é que lidemos com Sabedoria com as Trevas, tanto com as nossas pessoais, para que não prejudiquemos ninguém com as nossas Trevas, como as que recebemos de outras pessoas, da sociedade ou da vida. Do mesmo princípio que Criou-se o Paraíso, pode ser usado para criar também o Inferno. Que cada um lide da melhor forma e com sabedoria tanto diante da Luz, como diante das Trevas. Pois, não é só nas Trevas que se perde o Amor, a Humildade e a Misericórdia, o Endiabramento também ocorre debaixo da Luz, quando perdemos a sensibilidade ao sofrimento alheio quando uma justiça é aplicada! A maldade de um lado contribui para o aumento da maldade do outro lado. Nenhum mal existente é de via única, e portanto, devemos olhar com atenção também para a maldade e das Trevas que se alimenta e se justifica exclusivamente na Luz e sob tudo que remete a luz, termos como Justiça, Liberdade, Amor, Moralidade, Santidade etc. Pois, até nesses nomes carrega consigo dualidades, acarretando em Vingança, Preconceito, Discriminação e Ódio, sobretudo disseminação de ódios gratuitos. Portanto, minha crença em Deus é de um Deus sem nomes, sem definições, pois o ato de nomeá-lo e de defini-lo já o sujeita às limitações e à dualidade presente nesses nomes e definições e claro também o limita o submetendo a nossa Imperfeita Visão do Todo, no qual quase sempre o que fazemos nas nossas religiões é pintarmos uma caricatura do que se imagina ser Deus que, para mim está provado que mais atrapalha do que ajuda tanto para a Compreensão e no Lidar com a Realidade. Por isso para os Hindus Deus é um Ser que significa Nada É e Ser Nada É é Transcender Tudo. Shiva é apenas um nome simbólico no qual significa o Primeiro que Transcendeu e o Primeiro que Atingiu a Iluminação! Como também no Budismo no qual não há Deus nomeado e definido, justamente para não cair na ignorância no qual a Espiritualidade Ocidental está presa. Buda e Shiva são estados Evoluídos de Consciência, que em teoria nada mais são do que a Manifestação da própria Consciência Crística. Eles tem em Shiva e em Buda da mitologia como modelos e inspiração para atingir o mesmo estado espiritual. Se Cristo fosse interpretado dessa maneira, haveríamos de fato muitos representantes genuínos de Cristo no Ocidente que de fato manifesta a Sabedoria que representa a Consciência Crística e veríamos essa Sabedoria, diferentemente do que de fato ocorre. Apenas digo que Ser Religioso e Ser Espiritualista, são coisas completamente diferentes. Portanto, o mal e a injustiça só será verdadeiramente combatida quando a Luz e as Trevas forem lidadas com Sabedoria, de modo que possamos tirar das Trevas o Aprendizado, a Compaixão e a Misericórdia para lidar com a Luz e da Luz tirar o Amor, a Consciência e a Sabedoria para lidar com as Trevas.
parabéns aos três. Sim, professor Cortella a Filosofia ilumina, sim. Em muitos casos é melhor que terapia cognitiva. Ajudou-me muito. E deve ajudar muitas pessoas.
Em sintonia com a " constituição brasileira," os três poderes : (excecutivo, lesgilativo e judiciário,) são os balizadores daquilo que constumamos entender como sistema politico... Pessoas éticas, são sujeitos que refletem sobre ética, e que saibam posicionar através do diálogo franco e aberto, rever posicionamentos e assim, um exercitar de reconstruir crítica e eticamente, para o bem - estar da sociedade...
Gostei e recomendo aos meus companheiros de lutas sociais, isso é um exemplo acesso ao conhecimento na era da velocidade em comunicação e que chegue logo o sistema 5 G e aí será tudo diferente do que já foi no passando bem recente e poder interagir e o meu foco. Hasta lá victoria sempre!
"Coragem" no caso engloba os preconceitos que ele esconde criando fanfics (nome bonito pra mentira) contra o movimento feminista e gay? Bolsonarismo nasceu assim.
Eu com minha inocência e ignorância perante aos mestres. Acho que o primeiro passo para que nossa "democracia" seja mais igualitária, com menos conflitos deveríamos todos adotar como base a declaração universal dos direitos humanos, as leis naturais.
Desda redemocratização da Democracia no Brasil, a pobreza, a corrupção, a desigualdade, a descriminação, a falta de moradia, o desemprego só aumentou, eu pergunto esta DEMOCRACIA é para o povo, para mim não, ela favorece a classe rica.
Pondé, meio comunista meio gnóstico… Cortella, meio espírita, meio libertário. Karnal, meio comediante, meio cinico (nas origens da palavra)😂 TRÊS GRANDES FILÓSOFOS BRASILEIROS
Boa tarde povo abençoado! Estava analisando sobre a questão política de nosso país e que uma verdadeira reforma se faz necessário. Uns pedem AI-5, outros que a esquerda reassuma o poder. Ao meu ver nenhuma dessas opções são satisfatórias. A democracia ainda é a melhor solução segundo os cientistas políticos. Neste aspecto também compactuo essa máxima. Porém que democracia é essa que os corruptos fazem o que querem há mais de 30 anos? Um parlamentar pode custar 150 mil reais por mês aos cofres público. Sem contar no efeito cascata nos entes federativos. Licitação milionária com vinhos importados para almoço de ministros e outros agentes políticos. Isso é democracia? O trabalhador ainda hoje, tem um salário mínimo menor que o auxílio reclusão. Isso é democracia? Milhões de pessoas já morreram nestes 30 anos por ser pobres, analfabetas e por não fazerem parte do clã de algum partido. Isso é democracia? A Educação do Brasil é uma das piores do mundo. E a saúde? E os professores brasileiros? Os médicos? É vergonhoso o brasileiro ter que trabalhar somente para comer. Alguns comem mal por ganhar menos que o mínimo. O Brasil tem uma das leis penais mais branda do planeta. (Não sou favorável a pena de morte. Sou favorável a uma justiça repressiva, que impõe punição com rigor.) As pessoas não respeitam as leis na prática, por que sabem que não vão ser punidas. Isso é democracia? O problema é que quando tudo isso é questionado estamos atentando contra a democracia. Paciência! Que democracia é essa que favorece uma elite e não o povo. Aliás a palavra democracia já significa governo do povo. Então quem tem direito constitucional democrático é o povo. Então senhores parlamentares queremos as seguintes mudanças: 1. Redução de no mínimo de 50% do números de parlamentares; ( Senadores, Deputados e Vereadores) 2. Fim do fundo partidário e eleitoral. Quem quiser concorrer a cargos políticos que usem seus recursos. Ex. Donand Trump e Jair Bolsonaro usaram as redes sociais para serem eleitos; 3. Fim das verbas para: gabinetes, auxílios, restaurantes, assessores e outras tantas. Que usem apenas seus megas salários( Isso a todos os poderes); 4. Fim dos cargos comissionados em todos os poderes. Exceto aquelas raríssimas exceções. 5. Redução da carga tributária em no mínimo 60% no geral; 6. Investimento Bilionário para Educação. Incluindo salários magníficos aos profissionais da educação; 7. Investimento Bilionário para a Saúde. Respeito ao povo brasileiro independente da idade, classe social e geográfica; 8. Investimento Bilionário para os cursos profissionalizantes e ao microempreendedor. 9. Leis e programas que favoreçam e priorizem ao povo e não uma minoria. Isso é o mínimo para um país tão rico como o nosso. Fomos roubados na casa dos trilhões de reais se colocarmos tudo na ponta do lápis desde 1990. Eu não estou atentando contra a democracia. Não. Eu quero ver os meus direitos na prática, com uma distribuição de renda justa e sem hipocrisia. Que Deus abençoe o nosso Brasil.
Gostaria de ouvir a análise dos três agora, nesse momento tão bizarro que estamos vivendo no Brasil: que democracia é essa? Tenho que concordar que talvez a "democracia" seja uma utopia enorme... um sonho bonito... quase que como o sonho socialista. Talvez outros países tenham mais a nos ensinar (olhe para o Leste).
Algumas observações: Mesmo sendo a autoridade que já é, o olhar atento de admiração e busca por mais conhecimento que o cortella observa seus companheiros é estimulador. As falas do Karnal são cirurgicamente permeadas por citações ousadas e interligadas, trazendo uma solidez em que quase é possível tocar em suas conclusões...
Platão, o filósofo grego, discí pulo de Sócrates dizia: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política. Simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.
Primeiramente Adriana Couto tem um trabalho incrível e é linda demais. No mais destes palestrantes só levo a sério o Cortella mesmo assim é sempre a mesma ladainha.
Vocês cortaram a as finais de Karnal sobre a formação, representação e atuação do senado no sistema político no Brasil - toda a origem histórica. Isto é censura. Falta de ética num programa que fala de ética.
Sinto que no futuro vamos olhar para esses 3 senhores como um trio tão absurdo que fica difícil acreditar que coexistiram. Muito feliz de poder acompanhar em tempo real o trabalho dos 3
⁰⁰
Os três são o complemento uns dos outros..diria que um é o otimista (cortella) o pessimista (pondé) e a memória ( karnal). não me canso de ouvir 👏🏽👏🏽👏🏽
Prof Pondé e um REALISMO ESSENCIAL👏👏👏👏
Gosto do posicionamento do Pondé, sempre muito embasado e menos contaminado de moralismos. Genuinamente um pensador que nos faz pensar.
Estou ainda assistindo esse vídeo, estou quase no final dele, e amei todo o conteúdo passado pôr esses monstros num bom sentido da inteligência das pessoas que buscam o sentido da busca do conhecimento, amei tudo e todo ponto de vista de pessoas que tem uma visão muito ampla, só vez eu ver que tenho muito que aprender e a estudar sobre o que chamamos e chamo de vida, obrigado a vocês três, eu só aprendo e continuo a aprender sobre o ponto de vista que vocês têm e que fazem eu ter uma visão mais ainda do que tenho que ver e aprender, gosto muito do que vocês pensam e são, e fazem eu ver que tenho muito a aprender até o final do que chamamos de vida, obrigado Cortella, Karnal e Pondé, vocês me mostraram um outro ponto de vista do mundo que me faltava, sou sincero e humilde se não no mínimo um tanto ignorante de afirmar que não conhecia vocês até o início da pandemia que em minha casa, navegando pelo UA-cam conheci vocês e o que vocês pensam e são, a partir desse momento que passei a ouvir e a pensar mais ainda sobre tudo e a quanto eu tenho que aprender, e a absolver, só tenho a agradecer a ter tido a sorte ou o momento ou ao acaso, ou sei lá o que, ou simplesmente as possibilidades de ter acontecido, acredito que foi simplesmente ao acaso como boa parte de tudo que acontece ao nosso redor, uma coisa eu sei, vocês os três com o conhecimento que carregam e tem, me fizeram ver, que realmente nada sei e que tenho muito a aprender e questionar e a absolver disso que chamamos de viver, admiro as pessoas que vocês são e do que vocês têm como visão do que é esse mundo, parabéns pelas pessoas que vocês são em um todo, agradeço muito de ter conhecido a visão que vocês têm e estudaram pra ter, tenho aprendido muito e monstra que tenho muito a aprender e a entender.
Cortella, Pondé e Karnal são tudo de bom quando o assunto é debate!
Eu sou tão leiga em tantos temas e ideologias, mas acho esses ensinadores são sábios, pois as suas falas se mostram para a contemporaneidade e fazem a filosofia mais cativante.
Eu sou novo e também me sinto como você. O mundo as vezes parece tão grande e complexo... E por isso eu gosto tanto de ouvir os professores (sobretudo os mais vividos), pois eles sempre fazem acalmam você com relação ao futuro!
Parabéns Pondé!!! Usou palavras certeiras para definir o homem, que, adora aparecer humilhando a mulher... Um grande conhecedor do sexo oposto...
Quanta admiração por essas três "Mentes Brilhantes".
Politicamente correto é muito certo porque cria respeito que faz bem para todos na busca por igualdade de direitos morais
Grandes pessoas, que um dia possa ter um pouco da inteligência e sabedoria deles, vinda do Senhor! Parabéns!
Adoro ouvir essas três feras da reflexão social!
Nunca falam a situação real, eles infeitam com palavras e ilusões, a realidade da população.
@@carlinhozaga6764 Na verdade, você que não os compreende.
Queria ter um pouco de tanta sabedoria dessas três pessoas tão admirada por muitos ♥️
Penso que se esses homens representam o Brasil. O Brasil é insuperável. O Brasil é rico de ideias e cheio de soluções para os grandes problemas.
Infelizmente, eu diria que os que os entendem , seria entre 3-5 % da população , o restante não tem conhecimento mínimo da língua pátria para ao menos entender algumas palavras que eles usam quiçá os pensamentos!INFELIZMENTE!!
Parabéns a filosofia não defende injustiças como Kant disse e preciso agir corretamente independente de princípios e Mário cortela foi justo no seu diálogo filosófico eu parabenizo
Na minha opinião o Café Filosófico tá de parabéns por expor pensadores. Em relação se eles têm ou não opinião formada, mais é importante ver gente falando de assuntos que estão diretamente envolvido com nosso dia a dia. Motivo pelo qual entendemos suas citações, que com certeza muitos nem ouviram.
Admiro pessoas com coragem de falar, mas novamente caímos só no problema muito mimimi e não na solução. Isso mostra o tipo de povo do nosso país, povo que sabe que está errado mas não corrige deixa por outro fazer.
Acorda Brasil !!!
Parabéns aos participantes... Pertinentes observações, boas reflexões, suscitaram diversos problemas que precisam ser pensados, questionados... inclusive sobre as farsas da política e da democracia...
E o melhor de tudo mantiveram as diferenças... Com isso instigaram ao questionamento (esse é o maior "presente" da filosofia)...
Agora, ante às reflexões expostas... à democracia que descamba para demagogia... o politicamente correto que descamba para opressão... a ideia de necessidade econômica como determinadora de nossas existências... Nos resta mesmo pensar, duvidar, maturar, exercer e efetivar nossas possibilidades com vista a tornarmo-nos, ao menos, menos mentirosos.
Mereceu um like só pelo debate religioso, em oculto, que ocorreu durante a palestra.
Eu adoro a fala dos três magníficos professores!
Infelizmente esse mundo está difícil de se viver. Não que sejamos melhor que outros, mas ter paz é quase impossível. Gratidão pelas falas que tanto nos desopilam.
Opa! Paz somente em Jesus amada. Se você fica aliviada ouvindo essas meras palavras, de meros humanos, que também necessitam de Jesus por favor, ore e peça pra Deus falar com você ainda dá tempo. Use sua fé em Deus!
@@julieldegregorio7674 Querida você criou um fake só para atacar? Judiação!
Cortella é lúcido e tem a consciência de que para nos desenvolvermos enquanto democracia precisamos nos desenvolver quanto indivíduos
Pondé apenas quer ser polêmico e do contra
seleção brasileira da filosofia!!
É show esses três numa conversa inteligente
Pondé fala de modo claro, e as idéias dele embora não convergem com a dos outros sinto ele mais autêntico nas suas explanações sobre os assuntos.
Amei! Parabéns!! Um dia quer ter um um pouco da inteligência e sabedoria deles.
Parabéns pela fala prof. Leandro, estou muito triste que no Brasil o povo tem entregado seu poder á politicos, que não tem compromisso com o povo e nem com a nação. E mais triste ainda pela falta de consciência politica dos Brasileiros.
Grandes mentes juntas muito a aprender com eles. Pena que ainda há muita gente que desconhece esses filósofos e historiadores hoje em dia, assim poderia haver mais informação e pessoas para aprender com eles.
Muito da visão atemporal induz à noção de que a verdade é a idealização da mentira. Belo diálogo, ainda que haja muitas citações e pouco de novidade, com o sempre didático e verborrágico Cortella, o exageradamente pautado e poucas vezes lúcido Karnal e o sempre corajoso e ousado Pondé. Bela reunião.
Ao mesmo tempo que os acho fantásticos, quando vejo essa palestra (que é recente) é como se estivesse assistindo às palestras anteriores. Mudam um pouco o tema mas para quem acompanha, é fácil notar que as falas são muito repetidas.
Sim, parece que eles só tem 3 palestras diferentes e ficam usando a mesma abordagem sempre.
O mesmo pro Clovis
Eu acho que as temáticas das palestras se assemelham muito... Por isso temos essa concepção. Ou, talvez, podemos entender que a grande maioria dos temas em discussão, atualmente, confluem para as mesmas reflexões.
Amanda, não falo nem da direção do debate, mas especificamente do que é dito. É tudo muito igual. Assista ao debate que os 3 tiveram há um tempo atrás, as mesmas piadinhas e etc. Penso: Será o debate público já se limitou a isso?
Desculpa, não quero ofender quem gosta, mas são três patetas para mim. Filosofia é algo que eu estudo há mais de 15 anos e o processo de reflexão advindo é quase que diário e automático. Todavia, após ter lido diversas obras, pude perceber que os maiores filósofos são justamente aqueles que não desejam os holofotes (colunas em jornais, rádios, palestras envolvendo temas "chulos", etc.) e não se importam em agradar ao público, o dinheiro de palestras não os sustentam, mas sim a livre contemplação. Eis a diferença entre um Sócrates e os sofistas "palestrantes" a mais de dois milênios atrás. Diga-se de passagem, recentemente, um dos três tenores da catata vã filosófica, ao registrar um jantar com uma certa pessoa, após ter sido duramente criticado pelo seu pretenso público em um seu lugar de trabalho (redes sociais, facebook), preferiu se retratar e apôr a culpa no vinho que bebera para não perder o brilho. É a tragicomédia na mais pura essência.
Em suma, há uma diferença nos tempos de hoje entre os que galgam sucesso por conseguirem se inserir nos elementos midiáticos (UA-cam, facebook, jornais, debates envolvendo temas simples e massificadores) e os que obtêm sucesso pelas obras que escreveram, que estão na ponta da língua dos acadêmicos, não apenas no próprio país de que originam, mas no estrangeiro também.
Não é o caso dos três patetas, que só são evidentemente conhecidos e louvados nas terras jabuticabenses por terem logrado êxito no primeiro empreendimento, enquanto outros como Mangabeira Unger, não estão na boca do povo, mas estão na boca do mundo inteiro e evitam os tais holofotes.
Felipe Insight, na verdade essa palestra não é tão recente assim, elá é de outubro do ano passado no canal Provocações Filosóficas.
Sera que você não avia assistido essa mesma palestra antes e, por ter sido repostada agora recentemente (02/04/217), poderia você ter se confundido achando que é uma nova palestra? Pois como você mesmo disse, é como ter assistido ela antes, com as falas muito parecidas, as mesmas piadas, etc.
São feras do conhecimento, é um privilégio o compartilhamento destes conhecimentos! Grato!
Eu apreciei esse programa e a contribuição dos três. Não é de agora que concluo que não é por falta de Pensadores que o Brasil é o que é. Isso é mais um problema da própria democracia em que o número é que realmente importa. Uma ignorância dita e defendida pela maioria, em uma sociedade democrática, se transforma praticamente em Conduta de Moralidade e portanto, modelo padrão que guia todos os demais, até o dia em que o indivíduo por si mesmo, venha a transcender essa conduta a ponto de concluir que se trata de uma ignorância, nos quais está presente como cultura padronizada seguida pela maioria dos lares, de pais para filhos, sem se dar conta dos possíveis lados controversos que isso implica para o todo.
As pessoas buscam por um Lado certo para seguir, para lutar, para defender e por uma Verdade Absoluta para acreditar e defender com toda a força, no qual sirva não apenas como Resposta, mas também como ferramenta para combater a Injustiça. Contudo, eu pergunto: qual lado, cultura, paradigma, verdade ou ideologia mereça ser defendido, idolatrado com todo empenho de uma vida inteira dedicada a isso e merecedor de todos os sacrifícios dessa dedicação, no qual se possa dizer “Eu contribui apenas para o Bem, para a Justiça, para a Luz, para o Amor e para a Vida, e no qual não tenho arrependimentos” e portanto o faça se sentir que fez sua parte nesse Plano Terreno? A Verdade é que não existe nada no qual mereça toda essa entrega irracional! Não há lado em que não tenha seus próprios demônios, nos quais tenhamos que ser obrigados a cobrir. Portanto, inevitavelmente, não há ninguém que tenha se entregado totalmente a um lado, causa, ideia, paradigma, crença, pensamento, utopia, seja filosófica, política ou religiosa, que não tenha contribuído para também com a maldade, com a injustiça e com o lado ruim que tudo isso gerou para o todo, independente de qual for o benefício também oferecido.
Assim, eu invoco a todos a abrirem sua consciência para a Realidade Humana, no qual, não há Bem sem que se traga junto algum Mal. A árvore Conhecimento do Bem e do Mal está presente em qualquer atividade humana. Por mais que desejamos o Bem, o efeito colateral sempre estará presente em qualquer ato em nome do Bem. Todo o ato Bom tem seu lado Mal correspondente e toda Luz tem sua Escuridão projetada e isso está presente em tudo, desde o subjuntivo das ideias e sentimentos, como nas ações em qualquer atividade ou área humana. Por mais que se projete um sistema social ou uma tecnologia que só foque no Bem que se possa oferecer, queiramos ou não, abriremos também portais para males nas mais diversas dimensões e realidades, nos quais teremos que enfrentar futuramente. A caixa de Pandora nunca deixou de estar presente. Portanto, que sejamos realistas, se queremos evoluir como pessoa e sociedade. Devemos parar de crer na fantasia de que Luz e Trevas não se misturam e que um não tem parte no outro. De que, não há Trevas no paraíso, e de que Anjos são só de Luz e Demônios são o que são porque são só de Trevas. Devemos parar de acreditar que existe um lugar só de Luz, pois Deus é Deus tanto da Luz como também das Trevas. A polaridade está presente na natureza desde os seus fundamentos, portanto, o problema do Mal não é porque existe as Trevas, pois observo que se a Luz não for lidada com Sabedoria e com Prudência, em nome de tudo que se representa Luz, contribuiremos para males imperdoáveis, nos quais Deus condena com toda veemência! A diferença entre Anjos e Demônios está como cada um lida com o ciclo Luz-Trevas.
Eu sempre me perguntei, como alguém que talvez tenha se aproximado tanto de Deus, a ponto de querer ser como Ele, tenha se tornado Diabo? Quando alguém quer tanto a Luz, ser só de Luz a ponto de dizer que agora atingiu a Perfeição, é nesse momento que as Trevas atinge seu ponto máximo! Assim, Lúcifer se tornou Diabo e a Luz só o fez Trevas! Contudo, assim como a Luz revela as Trevas, as Trevas também revela a Luz, um tendo parte no outro! Portanto, o pecado, a injustiça e a ignorância não é privilégio de uma única fonte, as das Trevas, pois da Luz também se pode vir o pecado. O princípio hermético da dualidade é Chave Hermenêutica de interpretação para a Realidade Física e Metafísica, e desse princípio está nos alicerces de muitos dos frutos de Sabedorias Filosóficas e Espirituais Milenares que vem muito antes do Cristianismo. Aceitar o Universo Dual e aprender a lidar da melhor forma com a Dualidade, não ignorando nenhum lado, lidar com Sabedoria tanto com a Luz como com as Trevas, para que haja Evolução de Consciência, e contribuição para o Bem do Todo é uma necessidade. Pois, tal aceitação implicará de que nada é só Luz, e portanto, nenhum lado ou atividade humana e ninguém, por mais Santo que seja está livre das Trevas ou não teve que aprender a lidar e a conviver da melhor forma com as Trevas para o bem tanto individual como para o Todo. Tal aceitação, portanto abre os olhos para a contribuição que cada um tem, consciente e inconsciente, mal ou bem intencionado com a Injustiça no Todo. E só poderemos nos Conscientizar do quanto de contribuição damos para o Mal e medir essas atividades, tanto na vida individual como coletiva, seja em ações ou palavras que contribua com esse Mal, quando aceitamos de fato de que não há lado, partido, bandeira, ideologia, cultura, religião e verdades que não tenha seus demônios, nos quais devemos estar sempre atentos. É comum termos sentidos aguçados para os demônios alheios, mas é muito difícil ver os demônios, os quais estão nascendo, se alimentando e se multiplicando dentro do próprio quintal, tribo, bandeira ou grupo, e mais difícil ainda quando são afagados pela Luz. Portanto, ao contrário do senso comum, é na Luz que os mais poderosos Demônios se escondem! E lidar com Sabedoria, não cobrir o demônio, no qual se tem como estimação, na falácia de que o demônio do outro é muito mais cruel e malvado e portanto, toda atenção deve ser voltada para o demônio alheio, é cair na repreensão de Cristo quando Ele diz: tire a trave do teu olho antes de tirar o cisco nos olhos do seu irmão. Todos nós transitamos entre esses estados de espírito ou de consciência: para algumas coisas somos como Anjos e pra outras somos como Demônios. Que cada um cuide, seja responsável, vigie e aprenda a lidar com seu Demônio interior, pois somente sob essa Conscientização Pessoal é que seremos verdadeiramente Anjos!
Claro que ao passar adiante essa visão de mundo, para não haver confusão, eu enfatizo que Deus não convida ninguém a representar as Trevas, pois as Trevas já se manifesta naturalmente de maneiras diferentes para cada pessoa, de certa forma, todos de alguma forma representa as Trevas, querendo ou não, consciente ou inconsciente. O convite de Deus para sua Criação é que lidemos com Sabedoria com as Trevas, tanto com as nossas pessoais, para que não prejudiquemos ninguém com as nossas Trevas, como as que recebemos de outras pessoas, da sociedade ou da vida. Do mesmo princípio que Criou-se o Paraíso, pode ser usado para criar também o Inferno. Que cada um lide da melhor forma e com sabedoria tanto diante da Luz, como diante das Trevas. Pois, não é só nas Trevas que se perde o Amor, a Humildade e a Misericórdia, o Endiabramento também ocorre debaixo da Luz, quando perdemos a sensibilidade ao sofrimento alheio quando uma justiça é aplicada! A maldade de um lado contribui para o aumento da maldade do outro lado. Nenhum mal existente é de via única, e portanto, devemos olhar com atenção também para a maldade e das Trevas que se alimenta e se justifica exclusivamente na Luz e sob tudo que remete a luz, termos como Justiça, Liberdade, Amor, Moralidade, Santidade etc. Pois, até nesses nomes carrega consigo dualidades, acarretando em Vingança, Preconceito, Discriminação e Ódio, sobretudo disseminação de ódios gratuitos. Portanto, minha crença em Deus é de um Deus sem nomes, sem definições, pois o ato de nomeá-lo e de defini-lo já o sujeita às limitações e à dualidade presente nesses nomes e definições e claro também o limita o submetendo a nossa Imperfeita Visão do Todo, no qual quase sempre o que fazemos nas nossas religiões é pintarmos uma caricatura do que se imagina ser Deus que, para mim está provado que mais atrapalha do que ajuda tanto para a Compreensão e no Lidar com a Realidade. Por isso para os Hindus Deus é um Ser que significa Nada É e Ser Nada É é Transcender Tudo. Shiva é apenas um nome simbólico no qual significa o Primeiro que Transcendeu e o Primeiro que Atingiu a Iluminação! Como também no Budismo no qual não há Deus nomeado e definido, justamente para não cair na ignorância no qual a Espiritualidade Ocidental está presa. Buda e Shiva são estados Evoluídos de Consciência, que em teoria nada mais são do que a Manifestação da própria Consciência Crística. Eles tem em Shiva e em Buda da mitologia como modelos e inspiração para atingir o mesmo estado espiritual. Se Cristo fosse interpretado dessa maneira, haveríamos de fato muitos representantes genuínos de Cristo no Ocidente que de fato manifesta a Sabedoria que representa a Consciência Crística e veríamos essa Sabedoria, diferentemente do que de fato ocorre. Apenas digo que Ser Religioso e Ser Espiritualista, são coisas completamente diferentes. Portanto, o mal e a injustiça só será verdadeiramente combatida quando a Luz e as Trevas forem lidadas com Sabedoria, de modo que possamos tirar das Trevas o Aprendizado, a Compaixão e a Misericórdia para lidar com a Luz e da Luz tirar o Amor, a Consciência e a Sabedoria para lidar com as Trevas.
parabéns aos três. Sim, professor Cortella a Filosofia ilumina, sim. Em muitos casos é melhor que terapia cognitiva. Ajudou-me muito. E deve ajudar muitas pessoas.
Em sintonia com a " constituição brasileira," os três poderes : (excecutivo, lesgilativo e judiciário,) são os balizadores daquilo que constumamos entender como sistema politico... Pessoas éticas, são sujeitos que refletem sobre ética, e que saibam posicionar através do diálogo franco e aberto, rever posicionamentos e assim, um exercitar de reconstruir crítica e eticamente, para o bem - estar da sociedade...
Fantastico!Tres grandes homens !
Gostei e recomendo aos meus companheiros de lutas sociais, isso é um exemplo acesso ao conhecimento na era da velocidade em comunicação e que chegue logo o sistema 5 G e aí será tudo diferente do que já foi no passando bem recente e poder interagir e o meu foco. Hasta lá victoria sempre!
A vida é muito curta pra ser pequena.
Conhecimento é pra ser compartilhado.
Excelente debate, de forma descontraída e bastante sabia a forma de se expressar dos 3 e excelente finalização, sem magoa!!!
Parabéns pela discussão de muito valor para a sociedade.
Vivemos em um país antidemocrático, onde vivemos cotidianamente em opressão.
Gostaria muito de ver esses pensadores ou um desses numa charla com Eduardo Marinho seria com toda certeza incrível!
Gosto muito de VCS ♥️
Pondé sempre razoável e imparcial, um filósofo de verdade
Saludos compañeros en Brasil yo hablo un poco portugués, pero puedo escribirlo muy bien; yo soy Centroamericano
DiogenesElPerroHN Marvin Perez. Salud
Saulo também
Ponde é o cara que tem coragem de falar aquilo que muitos pensam, mas tem medo de verbalizar hahaha
O professor Ponde acha muito, quem sabe um dia ele se encontra lendo o livro Caminho a Cristo, ou mesmo Pé Esquerdo
"Coragem" no caso engloba os preconceitos que ele esconde criando fanfics (nome bonito pra mentira) contra o movimento feminista e gay? Bolsonarismo nasceu assim.
@Andre Diniz Bom... se vc mente pra defender uma tese, vc está sendo antiético. Simples. O resto é bolsonarismo light.
Eu diria mais: o Pondé fala aquilo que muitos SENTEM, mas que muitas vezes não tem formação ou repertório suficiente para VERBALIZAR
@@eliashentz2046 exato
Muito bom!! Amei as reflexões e pontos de vistas diferentes! Me diverti muito com a fala do Cortella "Ateus que não serão salvos, mas eu sim." 😂😂
parabens professores , vcs sao otimo
Geracao mimimi, que trio incrível aula genial!
Muito bom
Parabéns
Obrigada
sensacional. Gênios das palavras
Eu com minha inocência e ignorância perante aos mestres. Acho que o primeiro passo para que nossa "democracia" seja mais igualitária, com menos conflitos deveríamos todos adotar como base a declaração universal dos direitos humanos, as leis naturais.
Gosto do sotaque do Cortella
Desda redemocratização da Democracia no Brasil, a pobreza, a corrupção, a desigualdade, a descriminação, a falta de moradia, o desemprego só aumentou, eu pergunto esta DEMOCRACIA é para o povo, para mim não, ela favorece a classe rica.
Maravilhoso 👍
A democracia que estamos vivendo no Brasil tem causado uma falta de ordem sim senhor
“gaiola dourada” 21:50
Amo mais que tudo. Perfeito
Pondé, meio comunista meio gnóstico…
Cortella, meio espírita, meio libertário.
Karnal, meio comediante, meio cinico (nas origens da palavra)😂
TRÊS GRANDES FILÓSOFOS BRASILEIROS
Muito bom este bate papo
Esse senso irônico intelectual é ótimo viu!
Boa tarde povo abençoado!
Estava analisando sobre a questão política de nosso país e que uma verdadeira reforma se faz necessário. Uns pedem AI-5, outros que a esquerda reassuma o poder. Ao meu ver nenhuma dessas opções são satisfatórias. A democracia ainda é a melhor solução segundo os cientistas políticos. Neste aspecto também compactuo essa máxima. Porém que democracia é essa que os corruptos fazem o que querem há mais de 30 anos? Um parlamentar pode custar 150 mil reais por mês aos cofres público. Sem contar no efeito cascata nos entes federativos. Licitação milionária com vinhos importados para almoço de ministros e outros agentes políticos. Isso é democracia? O trabalhador ainda hoje, tem um salário mínimo menor que o auxílio reclusão. Isso é democracia? Milhões de pessoas já morreram nestes 30 anos por ser pobres, analfabetas e por não fazerem parte do clã de algum partido. Isso é democracia? A Educação do Brasil é uma das piores do mundo. E a saúde? E os professores brasileiros? Os médicos? É vergonhoso o brasileiro ter que trabalhar somente para comer. Alguns comem mal por ganhar menos que o mínimo.
O Brasil tem uma das leis penais mais branda do planeta. (Não sou favorável a pena de morte. Sou favorável a uma justiça repressiva, que impõe punição com rigor.) As pessoas não respeitam as leis na prática, por que sabem que não vão ser punidas. Isso é democracia?
O problema é que quando tudo isso é questionado estamos atentando contra a democracia. Paciência! Que democracia é essa que favorece uma elite e não o povo. Aliás a palavra democracia já significa governo do povo. Então quem tem direito constitucional democrático é o povo. Então senhores parlamentares queremos as seguintes mudanças:
1. Redução de no mínimo de 50% do números de parlamentares; ( Senadores, Deputados e Vereadores)
2. Fim do fundo partidário e eleitoral. Quem quiser concorrer a cargos políticos que usem seus recursos. Ex. Donand Trump e Jair Bolsonaro usaram as redes sociais para serem eleitos;
3. Fim das verbas para: gabinetes, auxílios, restaurantes, assessores e outras tantas. Que usem apenas seus megas salários( Isso a todos os poderes);
4. Fim dos cargos comissionados em todos os poderes. Exceto aquelas raríssimas exceções.
5. Redução da carga tributária em no mínimo 60% no geral;
6. Investimento Bilionário para Educação. Incluindo salários magníficos aos profissionais da educação;
7. Investimento Bilionário para a Saúde. Respeito ao povo brasileiro independente da idade, classe social e geográfica;
8. Investimento Bilionário para os cursos profissionalizantes e ao microempreendedor.
9. Leis e programas que favoreçam e priorizem ao povo e não uma minoria.
Isso é o mínimo para um país tão rico como o nosso. Fomos roubados na casa dos trilhões de reais se colocarmos tudo na ponta do lápis desde 1990. Eu não estou atentando contra a democracia. Não. Eu quero ver os meus direitos na prática, com uma distribuição de renda justa e sem hipocrisia.
Que Deus abençoe o nosso Brasil.
Concordo em gênero, número e grau.
Interessante
19:18 Cortella sempre com esse rostinho de rosto .
20:25 kaakkaka
22:10
32:50
34:50 kaaa
Se juntar Clóvis de Barros e a maravilhosa da Viviane Mosé, meu Deus, nem teria nome esse quinteto !
Concordo plenamente
Gostaria de ouvir a análise dos três agora, nesse momento tão bizarro que estamos vivendo no Brasil: que democracia é essa? Tenho que concordar que talvez a "democracia" seja uma utopia enorme... um sonho bonito... quase que como o sonho socialista. Talvez outros países tenham mais a nos ensinar (olhe para o Leste).
Adriana Couto é a quem cultuo.
Três pessoas que se odeia falam de coisas que não a prática.
Essa gente na palestra com cara de deboche foi a melhor parte kkkkkk Acho que eles estão no lugar errado
Freud, Nietzsche e Marx brasileiros. Faltou um, o Darwin, deve ser o Clóvis. Que sorte a nossa!
Grata pelo privilégio!
Bom...
Alguém sabe o nome desta belíssima e cativante apresentadora?
Adriana Couto.
@@wallaceabreu9682 Você é um irmão!
Obrigado.
Algumas observações:
Mesmo sendo a autoridade que já é, o olhar atento de admiração e busca por mais conhecimento que o cortella observa seus companheiros é estimulador.
As falas do Karnal são cirurgicamente permeadas por citações ousadas e interligadas, trazendo uma solidez em que quase é possível tocar em suas conclusões...
Platão, o filósofo grego, discí
pulo de Sócrates dizia: “Não há
nada de errado com aqueles
que não gostam de política.
Simplesmente serão governados
por aqueles que gostam”.
😅😅😅 Karnal fala cada pérola
Cortella fala rimando.🤔👏👏👏🎶🎶🤩
Que tal o trio com o Professor Clóvis de Barros ao invés do Pondé? Aí sim!!!!
Sou ignorante em política e sociologia, gostaria de entender o porque somente o lado negativo desse lado foi explorado e o outro lado não foi citado!
maravilhoso, só essa afirmativa sobre "acho que platão está errado sobre o mito" que discordo, mas sem dúvidas é uma enxurrada de conhecimento.
Quem sou eu? Mas o modo que vejo o karnal sentado na cadeira me remete a lembrança de uma cadeira elétrica.Pronto falei!.
Alguém poderia fazer uma resenha sobre o video ?
Mas afinal, por que Platão estava errado? Em relação à metáfora da caverna.
Quais os pontos mais relevantes no vídeo
👉👂👈🏿☝️🙌
alguém pode fazer um resumo desse video pfvr!
Os 3 tenores.
KARNAL dando um show
Kkkk,isso mesmo!
Platão estava errado. Pondé, Luiz Felipe. hahahahahah
Faltou o. Clovinho.... Pra completar o time dos três mosqueteiros da filos....
Também acho.
Gosto de todos, mas o Clóvis é o meu favorito!
Provavelmente a agenda dele estava ocupada na ocasião!
7:48 17:48
Mimi especialmente na Politica na questão de direita, esquerda, centro, gênero, etc.
Primeiramente Adriana Couto tem um trabalho incrível e é linda demais. No mais destes palestrantes só levo a sério o Cortella mesmo assim é sempre a mesma ladainha.
Só leva em conta pq é o declarado de esquerda. Claramente você é antidemocrático, pois só aceita o lado que te convém
Alguém faz um resumo desse vídeo pra mim rpz pfvvv
Vocês cortaram a as finais de Karnal sobre a formação, representação e atuação do senado no sistema político no Brasil - toda a origem histórica. Isto é censura. Falta de ética num programa que fala de ética.
Karnal é altamente inteligente, e passa o que sabe com uma autenticidade.
Puts!Eu gostaria de ter ouvido isso na escola dominical...passou loooonge.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🤔👏🤔
Esse é novo ou aquele que teve ano passado?
A do ano passado.
Deus é sim democrático tenho certeza se eu tivesse feito o homem teria feito dele um robô para ñ me questionar jamais
Professor Pondé sem dúvidas o maior filósofo pós moderno que este planeta de professores covardes já existiu, Nietzsche e Freud já perdeu!!!
08:11 22:08