Por meio dessa linda e inspirada alegoria, vertida em linguagem simples, Lewis sugere que após a morte do corpo físico (da carne), temos o livre-arbítrio de permanecer vagando pelo inferno (Terra) ou de voltar para o verdadeiro lar (Céu). A escolha é nossa. O tempo é um elemento do mundo físico. Não existe no pós-morte. Dessa forma, aos mortos nunca é tarde para se reconciliar com Deus, pois fora do plano material (carnal) não existe passado ou futuro, só o agora. A premissa de Lewis, apresentada em detalhes em 'Cristianismo Puro e Simples', é de que a redenção não se completa em vida. O processo de aperfeiçoamento tem continuidade após a morte física: "Nem mesmo o melhor e mais nobre poderá prosseguir em seu estado atual. É semeado um corpo natural e ressuscitado um corpo espiritual. Carne e sangue não podem subir às Montanhas". Os 'fantasmas' (mortos) em excursão ao Paraíso ilustram nossa luta contra o ego, materializada em nossas paixões terrenas, que continuam arraigadas a nossa essência, mesmo após a morte física, em forma de sonhos irrealizados e desejos não suprimidos. Os diversos 'fantasmas' de Lewis representam as mais diversas facetas de nosso 'apego' a esse mundo, desde as formas mais óbvias, como a escravidão ao prazer carnal, ao orgulho e à fama, até as mais sutis, como a idolatria à arte, à pátria, aos estudos, aos membros da família. Enquanto estivermos a serviço de nosso ego (satisfação pessoal), estaremos apartados (divorciados) de Deus. Vencido o ego, opera-se a reconciliação com o Criador. "Toda solidão, raiva, ódio e inveja não têm peso algum se comparados com o momento mais irrisório de alegria sentido pelo menor habitante do Céu". Lewis nos incentiva a lutar e a vencer o ego(ismo), ao mesmo tempo em que nos estimula a cultivar o amor pleno. Li e ouvi praticamente toda a obra disponível de C.S.Lewis e considero esse pequeno-grande livro um de seus melhores escritos. A mensagem contida em suas páginas é por demais valiosa.
Por meio dessa linda e inspirada alegoria, vertida em linguagem simples, Lewis sugere que após a morte do corpo físico (da carne), temos o livre-arbítrio de permanecer vagando pelo inferno (Terra) ou de voltar para o verdadeiro lar (Céu). A escolha é nossa.
O tempo é um elemento do mundo físico. Não existe no pós-morte. Dessa forma, aos mortos nunca é tarde para se reconciliar com Deus, pois fora do plano material (carnal) não existe passado ou futuro, só o agora.
A premissa de Lewis, apresentada em detalhes em 'Cristianismo Puro e Simples', é de que a redenção não se completa em vida. O processo de aperfeiçoamento tem continuidade após a morte física:
"Nem mesmo o melhor e mais nobre poderá prosseguir em seu estado atual. É semeado um corpo natural e ressuscitado um corpo espiritual. Carne e sangue não podem subir às Montanhas".
Os 'fantasmas' (mortos) em excursão ao Paraíso ilustram nossa luta contra o ego, materializada em nossas paixões terrenas, que continuam arraigadas a nossa essência, mesmo após a morte física, em forma de sonhos irrealizados e desejos não suprimidos.
Os diversos 'fantasmas' de Lewis representam as mais diversas facetas de nosso 'apego' a esse mundo, desde as formas mais óbvias, como a escravidão ao prazer carnal, ao orgulho e à fama, até as mais sutis, como a idolatria à arte, à pátria, aos estudos, aos membros da família.
Enquanto estivermos a serviço de nosso ego (satisfação pessoal), estaremos apartados (divorciados) de Deus. Vencido o ego, opera-se a reconciliação com o Criador.
"Toda solidão, raiva, ódio e inveja não têm peso algum se comparados com o momento mais irrisório de alegria sentido pelo menor habitante do Céu".
Lewis nos incentiva a lutar e a vencer o ego(ismo), ao mesmo tempo em que nos estimula a cultivar o amor pleno.
Li e ouvi praticamente toda a obra disponível de C.S.Lewis e considero esse pequeno-grande livro um de seus melhores escritos. A mensagem contida em suas páginas é por demais valiosa.
Muito bom!
Perfeito!
quem narra por favor?
Na minha opinião, a obra prima do autor.
Ótimo livro. Meus parabéns pelo trabalho!
Parabéns pelo belíssimo trabalho. Esse livro é incrível.
Eu de novo aqui...vc deveria gravar outros áudios do CS Lewis
Devemos aplicar na vida.
40:50
Algumas conversas são enceradas para dar sequência mas ouviria por horas as mesmas pessoas pois cada um tem muito conteúdo.
1:07:00