#163
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Respondendo a comentários no vídeo sobre dimensionamento de matriz e pino no processo de sopro, segue um exemplo de cálculo didático desse dimensionamento!!
Seja membro do canal
/ @ricardocuzziol
Participe do canal do Telegram:
t.me/joinchat/...
Baixe o E-Book Substituição de Metais por Plásticos
mailchi.mp/563...
Conheça meus cursos online:
Analista Técnico em Moldes de Injeção
www.udemy.com/...
Curso Expresso de Introdução a Polímeros
www.udemy.com/...
Baixe o conteúdo deste vídeo:
1drv.ms/u/s!As...
Muito bom conteúdo, é difícil achar com essa qualidade e bem explicadinho, parabéns
Olá Ledyr, obrigado pela participação.e pelo feedback. Grande abraço
Adorei esse vídeo. Gostaria que fizesse uma temática sobre frascos com pichoff
Olá Carlos, obrigado pela participação Dá uma olhada nesse vídeo aqui. Abraço
ua-cam.com/video/jWjUxQTGWms/v-deo.html
Didática maravilhosa porém, a experiência no processo vale de tudo.
Adalberto, obrigado pela participação. Abraço
Parabéns pela didática!
Obrigado pelo feedback. Inscreva-se no canal para continuar a receber conteúdo técnico regularmente. Abraço
Otima explicação!
Realmente quando se trata de sopro EBM,calculos são iniciais e sofrem ajustes em função do shape do produto, tipos de cabeçote, etc
A taxa de expansão, no caso de PE, PEBD, mesmo estando na casa de 3 a 5,se tendem a expansão maxima trazem problemas de instabilidade no processo. No caso do frasco apresentado, se não tivesse fundo "raiado", teria tendencia a oscilar espessura na base com taxa de 4, a não ser que o parison se mantenha exatamente centralizado tempo todo . Ideal é não ultrapassar 3.5.
Nem sempre os desenhos 2D especificam espessura de parede para iniciar o cálculo.
Existem formulas que levam em consideração altura total , dimensional de gargalo(sem pinch off) ou largura da rebarba esmagada do fundo( com pinch off,) e peso especifico da peça ( peso / densidade resina) , aplicando se fatores de correção , que mesmo não se tendo projeção da espessura final de parede, calcula peso do tubo (parison) no comprimento e espessura de parede (do parison) ideal para cada frasco,com boa taxa de assertividade,
Na mesma base de dados ,aplicando se fatores de correção, tambem se calcula camara de esmagamento do pinch off , gargalo e fundo
Só uma observação : minha opinião é que o pinch off lateral do gargalo não tem a ver com vedação e sim com estética/ necessidade de se diminuir taxa de expansão.
A vedação e feita via topo do gargalo ou via batoque pelo diametro interno com interferencia ajustada, não pelo externo , a não ser em projetos específicos.
Parabéns pelos vídeos!
Muito didaticos e trazem informações que complementam nosso aprendizado, pois falando em sopro, somos sempre aprendizes!
Aderval, muitíssimo obrigado pela grande aula complementando o vídeo. Merece até um vídeo complementar para cobrir todos os pontos. Se algum dia tiver interesse podemos gravar um vídeo juntos batendo um papo sobre o assunto. Conteúdo de sopro é sempre bem vindo no canal, ainda mais quando especialistas podem contribuir. Um grande abraço. Inscreva-se no canal para continuar a receber conteúdo técnico regularmente.
Obrigado por sua explicação
Olá Marcos, obrigado pelo feedback Abraço
Muito bom, posta mais assuntos relacionados ao sopro
Lucas, obrigado pelo feedback e pela sugestão!! Abraço
Voce tem vídeo de calculo de matriz e pino para tubo de pead
Olá Eurico, obrigado pela participação, acho que você já encontrou o vídeo - vi seu comentário por lá. Abraço.
Sempre com conteúdo top...parabéns professor vc é fera!!!
Obrigado pelo feedback! Abraço
Bom dia cuzziol! Muito boa suas aulas, estou pra começar engenharia quimica agora em agosto e ja trabalho em uma empresa de master bach.
Legal Cleyton!! Obrigado pelo feedback e bons estudos pra você!! Abraço
@@RicardoCuzziol queria saber se tem algum vídeo aula focado em master bach..
Olá Cleyton...ainda não tenho um focado em master, porém tem esse aqui que fala de pigmentação em geral:
ua-cam.com/video/Ouq2rRmPblM/v-deo.html
Abraço
Que explicação magnífica professor parabéns, só uma dúvida, como vou saber a taxa de expansão de outras resinas? Como o polietileno de alta,qual a necessidade de um frasco com pinchor ?
Obrigado pelo feedback João!! Boa pergunta. A taxa de expansão é uma característica de cada resina e deve ser informada pela fabricante do material. Uma outra forma é utilizar informações de produtos similares para pelo menos ter uma base de onde partir para os cálculos iniciais. Com relação ao pinch off tem um vídeo aqui no canal:
ua-cam.com/video/jWjUxQTGWms/v-deo.html
Abraço
Olá!!
Alguém saberia me dizer como eu obtenho essa informação de taxa de expansão admissível para outros materiais?
É algo obtido experimentalmente, consigo consultar alguma referência?
Olá Leonardo obrigado pela participação. Normalmente os fabricantes de material fornecem esse dado em manuais específicos para moldagem por sopro. Também existem literaturas específicas de sopro que trazem tabelas com esse valor para os materiais mais tradicionais. Mas em geral se obtém por testes práticos com o material, especialmente em materiais que estejam em desenvolvimento. Abraço
Obrigado pelas informações!@@RicardoCuzziol
Ricardo. Sou novo nesse mundo de garrafas plásticas. Tenho um problema que chamamos de "caminho de rato", onde na região do gargalo, na parte interna, forma na emenda do molde um saliência negativa, digamos assim. Ao tampar o frasco ele não causa vedação entre o gargalo e o batoque.
Vc tem algum vídeo que fala sobre isso e como vencer este problema?
Olá Danilo, obrigado pela participação. Não tenho um vídeo específico sobre este assunto. Pode ser algo relacionado ao design da linha de pinch off nessa região. Esse rebaixo pode ser devido à contração do material e se a linha de emenda não for bem formada fica a depressão. Tenho um vídeo que fala de pinch off....talvez possa ajudar. Veja no link:
ua-cam.com/video/jWjUxQTGWms/v-deo.html
Abraço
Parabéns pelo vídeo, quando puder fazer algum vídeo falando sobre os ângulos e graus da ferramenta, muitas vezes vejo pessoal "machucando" a ferramenta por causa dessa diferença, eu trabalho com sopro de grande porte, e percebo uma carência de material a esse nicho de mercado que esta em constante crescimento, conte comigo 54 9.9927.2898
Olá Douglas, obrigado pela participação. Sua mensagem ficou escondida aqui, desculpe a demora. Muito obrigado pelo feedback. Estou procurando fazer mais conteúdo sobre sopro sim. Tem muita gente me pedindo. Aos poucos vamos aumentar esse conteúdo. Abraço