Olá Guidini Aqui Maria Inês Mazzoco, do patrimônio histórico da RFFSA- PRESERVE. Esse é um fato que sempre foi veiculado entre os funcionários /ferroviários. Infelizmente, não existiam registro em nossos arquivos. Os responsáveis pela obra acionaram os Órgãos de Preservação, dentre eles o IPHAN. Estou acompanhando o assunto desde o início da descoberta. As Oficinas da Lapa deram início a Indústria Ferroviária. Sua importância no desenvolvimento Nacional está no Tombamento feito em fevereiro de 2018. Abc
Sensacional, historico, um verdadeiro sitio arqueologico, isso foi de uma epoca que sucata de ferro tinha valor nenhum pq o brasil mal tinha industria ciderurgica
Poderiam tentar desenterrar para restaurar apenas para efeito cosmético. De ter uma parte da história resgatada. Mesmo que não funcione mais, mas para ter a história resgatada.
Não vale a pena, mas é uma ótima ideia. Entretanto ja existem muitas locomotivas em exposição e fazer isso teria um alto custo pra desenterrar, retirar e limpar😢
Os Primeiros 3 Submarinos adquiridos pela Marinha do Brasil (Italianos Classe Laurentti, 1910, chamados no Brasil de Classe Foca, Foca 1, Foca 2, Foca 3) serviram de enchimento para o Cais de Escaleres da Escola Naval... Acho que muitos poucos "Subs" tão antigos foram preservados, os EUA e o UK tem, existe um em um dos três Países Bálticos, não lembro bem, mas acho que a Suécia tem, acho que valia a pena tentar resgatar eles para o Museu Naval. Os EUA resgataram o "CSS HUNLEY" e estão procurando o "USS ALLYGATOR", ambos do tempo da Guerra Civil.
@@doraleivamachado394 Se não preservamos nossa história, só restaram fotos e nada mais. Isso se houver fotos. Devemos preservar pelos menos alguns exemplares para manter a história viva. Na Alemanha estão criaram uma associação para reformar um trem de passageiros DMU - Diesel Multiple Unidade e tornar novamente operacional por ser emblemático desenvolvido na Alemanha Oriental Comunista, que simboliza a indústria ferroviária deles. Um trem de luxo que viajava por diversos países e são 3 ou 4 unidades que existem. Uma esta praticamente quase pronta e foi sendo atualizada com itens modernos de segurança para seguir normas europeias de freios e entre outros atuais. Porque a ideia é reviver os passeios e viagens como trem de turismo dentro da Europa.
De rodaje, según la notación francesa y española que solo cuenta los ejes, seria 1-2-0, si se usa la Whyte norteamericana que cuenta las ruedas, seria 2-4-0. Por la foto y llevar los cilindros interiores, algo muy típico de las locomotoras inglesas de la epoca, debe ser este su origen. Si bien les daba más estabilidad a velocidades más alevadas, dificultaba su mantenimiento diario y la ventilación de estos. Lo de que no se haga aprecio al patrimonio histórico ferroviario, no es solo cosa de Brasil. En España es la norma. Somos el único pais de la Europa occidental que impide que circulen locomotoras de vapor históricas por la red general de ancho Ibérico de 1668 mm que compartimos con el vecino Portugal. Si se enciende alguna, no puede salir de las vias de una estación, caso de la 0-4-0 RENFE "Verraco" de Venta de Baños (Palencia). Nuestros politicos al trasponer las directivas de la Unión Europea en la Ley del Sector Ferroviario, han implementado tanta burocrácia, trabas y requisitos que en la práctica los mayores enemigos de los trenes historicos de vapor son los mismos que debieran promocionarlos. A saber ADIF (Administrador de Infraestructuras Ferroviarias) y el Ministerio de Transportes. Espero alguna autoridad de la ciudad rescate esos restos, ya que son parte de la historia y el pasado industrial de Brasil. Saludos.
Guidini, em primeiro lugar parabéns pelo registro de imagens. Como estou me sentindo ao ver as cenas? Uma mistura de alegria e tristreza... Alegria pelo fato de haver tais peças, mas tristeza profunda pela situação, pelo estado delas... Ainda mais quando se teve oportunidade de visitar outras culturas, outros paises, e ver que esse tipo de situação onde não se deixou ao menos uma unidade para registro da história é uma constante em nosso país... Vamos aguardar o que será feito desse material...
Mostre para algum orgão historico, pode ser dentre eles o IPHAN da cidade ou a faculdade estadual.. (Depto. de historia).. pois eles quase sempre verificam, aqui no Ceará consegui evitar a destruição de uma ponte ferroviaria no distrito de Bau, no qual a duplicação de uma estrada, iria remover-la, mas mostrei que se referia a uma ponte do seculo 18 feita em tijolo e estrutura metálica vinda da Inglaterra..
Então, os boatos de que haviam locomotivas enterradas aí na Lapa se confirmaram... É verdade mesmo!!! Um misto de surpresa, alegria por encontrar, mas tristeza pelo que fizeram, enterrar e tudo se destruir. Boatos diziam que até tem uma Garratt, a maior da SPR enterrada por aí. Que essas peças sejam resgatadas e recuperadas. Continuem o trabalho; quem sabe, uma Garratt esteja mesmo aí...
Resgatadas ? Infelizmente estamos em um País sem memórias. Aqui o que prevalece é o dinheiro e mais um monte de bobagens. Se isso fosse em um País sério,, seria com certeza resgatadas e cuidadas para as memórias do país.
Wow, where is it? Last time in usa in garbage found incown old locomotive, And near my home near Moscow at reconstruct old brige1961year found 10bomb without battle heads... (balashikha, Russia, 2005)...im to fond incown break locomotive in 1998y (station Kutuzovo, rail600mm(!) but dont Know, How his destine.. In Russia and ex ussr more cool railways artefacts, Usa too
Raridade histórica! Nãu duvido que um dia encontrem por aí uma das Garrats SPRy. que, segundo contam, foi enterrada também em algum lugar. Parabéns pela incrível descoberta e divulgação!
Acredito ser importante uma mobilização da sociedade na preservação de todo esse material ferroviário encontrado. Não enxergo nenhuma sucata, mas sim muita história. Também acredito que deve ter muito mais coisas enterradas por ali. Recuperar ao menos uma das locomotivas e lutar para que possa eventualmente rodar turisticamente seria muito importante. Seria muito bom todos buscarem acompanhar e cobrar os órgãos responsáveis (SPObras, Iphan, etc.) para resgatar essa memória!
Existem varios sites das associações de preservação ferroviária - ANPF, ABPF aí em Sampa, assim como fluminense , a AFPF - e compartilhe o vosso achado, q certamente se mobilizarão.
Será que tem como a partir do que sobrou dessas locomotivas recuperar pelo menos uma ou duas dessas locomotivas. Sei que o exército consegue recuperar tanques de querra, então poderia recuperar essas locomotivas.
@@everaldosales2536 nem precisa ser o "exercito" (especialistas em pintar meio fio). A ABPF, que é uma associação sem fins lucrativos e wue já recuperou muitas locomotivas, vagões e ferrovias, possui know how para isso. É uma questão de querer e de ter apoio da sociedade. Esqueça os órgãos governamentais.
A SPR havia deixado de existir em 1946, passou a ser a EFSJ estatatizada passando a ser federal e administrada pela RFFSA. Estão admirados com o descaso? Um administrador qualquer, cujo único compromisso era sua carreira na RFFSA, e não quero nem saber quem foi, concluiu que precisava dar um destino rápido para essas locomotivas, afinal eram um estorvo no pátio, porque como empresa pública vender, doar, seria uma burocracia enorme, e o destino não podia ser outro do que jogar fora e dar como baixa no ativo por sucateamento, qualquer outra coisa daria "muito trabalho burocrático" e seria "uma enorme perda de tempo" , é assim que a coisa funciona nas estatais, mesmo que alguém se dispusesse a preservar, ah é complicado, muito complicado, ainda mais nessss época, agora que é ferro velho sem dono é possível salvar, é só uma ferrovia privada adotar a ideia que fica tudo fácil e ainda pode parar no museu ou exposta na estação da Luz ou na Júlio Prestes que vai ser desativada mesmo. A verdade é essa, não adianta chorar pelo leite derramado, a lista de absutdos desse tipo é enorme no Brasil.
Poderiam Chamar aquele amigos que ama fazer vareduras com dector de metais (famosos aqui no Y.T) . Para Indicar onde está e marcar para recuperar a História Inclusive, Até onde já foi construido deve ter .. Certeza que tem Muito Mais . e Ajudaria os 2 lados . ele ( no canal deles Ajudando a salvar a História ) ,. e a Própria Historia Reuperando-as
É, Realmente é um descaso! deixar um monumento, um Patrimônio histórico enterrado em Av. Pavimentada, desta maneira! é realmente uma vergonha do poder Público! É um Retrocesso!
Aí a gente vê o descaso das pessoas essas locomotivas deveriam ser preservadas até pra um valor histórico e se tivesse como restaurar seria incrível 👍👍
Vira Sucata Dependendo quem está fazendo a Obra, ou se a pessoa tem Conciência Históoricas .. Por isso VAMOS meter pressão Pra recuperar Tudo e msm no atual Estado Presevar !TUDO !
Precisa desenterrar e ver o que pode ser recuperado como peças (rodas) para ser utilizado em uma outra locomotiva da mesma época. Caso não seja possível, pelo menos guardar as peças num museu da locomotiva em São Paulo.
Terem jogado essas locomotivas num aterro talvez tenha até sido positivo. Há modelos de locomotivas mais novas que foram vendidas para siderúrgicas ao ponto de não sobrar nenhum exemplar. Lembrem que nessa época não existia preocupação de preservação.
É, Realmente é um descaso! deixar um monumento histórico enterrado em Av. Pavimentada desta maneira! é realmente uma vergonha do poder Público! É um Retrocesso!
Que achado espetacular! Guidini, vi que você está encabeçando a tentativa de preservar esse material. Há algo que eu possa fazer para ajudar nessa empreitada, mesmo estando distante? Abraços!
Cara, divulgue o maximo que puder! Mostre paras as pessoas para que elas tenham empatia com a história, e queiram que isso seja preservado! Obrigado pelo apoio!
Trabalhei na identificação deste sítio arqueológico. As obras da prefeitura estão sendo devidamente acompanhadas por arqueólogos e a descoberta foi informada ao Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que está dando os devidos encaminhamentos. A area ja esta cadastrada como sítio arqueológico e qualquer intervenção ou coleta de materiais sem a autorização do IPHAN é crime.
Tão "devidamente acompanhadas" que a descoberta foi feita por esse pesquisadores e não por vocês. Crime deveria o IPHAN vir aqui apenas para dizer que isso é crime, e ter deixado uma preciosidade dessas, como tantas outras, apodrecerem. Se pelo menos as pessoas coletassem materiais como esses e guardassem em casa, o patrimônio histórico estaria mais protegido do que nas mãos dos inúteis do IPHAN, CONPRESP, CONDEPHAAT e afins.
Aliás, se eu quisesse cometer "crime", eu iria em um antigo orfanato, que foi demolido no Ipiranga, (ao lado do museu; esqueci o nome) a troco de banana, e coletaria inúmeras louças antigas que lá jazem para qualquer um pisar em cima e destruir mais do que já estão. Antes eu cometesse um "crime" mas preservasse as louças de uma construção histórica que foi demolida para nem menos se construir algo no lugar, aprovado pelos burocratas inúteis do IPHAN, CONPRESP e afins.
Por fim, o "devido encaminhamento" que esses órgãos dariam a esses achados, se não fossem descobertos e divulgados, seria serem enterrados novamente, se bem conheço esses órgãos. Bom tirar um print desta conversa para acompanhar o destino dessas locomotivas daqui a uns seis meses. Vou deixar um comentário aqui em cima registrando isso que você disse.
@@daugustus meu caro, a descoberta foi feita pela equipe contratada durante as obras, em julho de 2024, e não pelas pessoas que fizeram esse vídeo, que estao, a meu ver, enganando o público ao afirmar que "acharam" a locomotiva enterrada. Ela já estava "achada" quando eles chegaram lá. Eu não sou IPHAN, sou pesquisador e trabalho na iniciativa privada. Quem diz que sítios arqueológicos são protegidos não é o IPHAN, é a Lei Federal 3924/1961, e se não fossem órgãos como IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP, as empresas responsáveis iam simplesmente arrancar tudo e jogar em outro lugar sem falar nada pra ninguém.
Talvez seja triste, que as locomotivas foram enterradas, mas elas foram preservadas por esta via. Em outras partes do mundo elas foram destruídas e a sucata fora vendita como ferro - velho.
Aqui na minha cidade(Nazaré BA)tinha uma estrada de ferro inaugurada em 1875 e infelizmente fecharam em 1971,teve varias locomotivas, a primeira foi uma francesa que ainda nao desckbri o modelo e umas 3 ou 4 unidades da Baldwin Pacific 4-6-2, inclusive uma delas ficou abandonada na década de 50 e depois foi reformada e modificada pra funcionar a óleo cru, infelizmente as Pacific nao foram preservadas e devem estar sucateadas em algum local ou talvez enterradas,a francesa foi restaurada na decada de 90
teria de levar estas peças pro museu do cafe em botucatu tem bastante espaço la ja que e a unesp que administra la pois esta dentro da faculdade de agronomia o famoso lageado tem ate uma antiga estaçao la ainda
Hello Leandro, i apologise for commenting in english, but my portuguese is not so good! - really interesting video! Being from the UK, i have a particular interest in these locomotives. Do you think you will get a chance to visit the site again and give us an update at some point in the future? Best wishes, Daniel.
Magnífico. Parabéns pela descoberta. Esses órgãos de preservação histórica de São Paulo são patéticos. Espero que pelo menos desenterrem essas preciosidades.
Bem, vai deixar de existir a estação 14 bis do Metrô porque acharam nas escavações uma boneca dos anos 1970, presumo que irá ter uma grande escavação arqueológica no local.
Pessoal, o @johathancaino abaixo disse que estão sendo dados os "devidos encaminhamentos" a essa descobertas (que não foram feitas por eles) Vamos voltar aqui daqui a seis meses para ver se esses "encaminhamentos" foram mais do que enterrar novamente as locomotivas. Aliás, vamos ver se estão sendo dados os "devidos encaminhamentos" a este caso aqui também: ua-cam.com/video/WW54UX9mPs0/v-deo.html
Vários exemplares destas máquinas foram construídas,por isso algumas estão preservadas ,se não no Brasil em algum lugar. Dó porque? O que me deixa aborrecido tanto hoje como em centenas de anos atrás é o descaso com o bem público onde se esconde a incompetência. Se é material inservível ,vendesse para as fundições como sucata para transformação em um novo bem. De resto não compactuo com esses sentimentos,morreu acabou , não funciona ou não precisa mais ,vá para o derretimento .Bom vídeo.
Meu avô era jogador de futebol, naquela época, não existia profissionalismo, eles arrumavam emprego, por conta, disso foi contratado para trabalhar na SPR, e jogava futebol no clube
Isso é brasilll. Se fosse em país europeu isso tava em um museu faz tempo, se fosse um político no lugar das locomotivas ja estava em uma redoma de vidro bem guardado.
Se eu não te encontrasse eu não ia me lembrar dum canal chamado Decapod e era pra existe um trem com cinco pistões de cada lado do trem.Mas ele foi cancelado e o nome dele é quintuplex e a quadraplex que tem uma versão lá num país que eu não me lembro o nome do país
Olá Guidini
Aqui Maria Inês Mazzoco, do patrimônio histórico da RFFSA- PRESERVE. Esse é um fato que sempre foi veiculado entre os funcionários /ferroviários. Infelizmente, não existiam registro em nossos arquivos.
Os responsáveis pela obra acionaram os Órgãos de Preservação, dentre eles o IPHAN.
Estou acompanhando o assunto desde o início da descoberta.
As Oficinas da Lapa deram início a Indústria Ferroviária.
Sua importância no desenvolvimento Nacional está no Tombamento feito em fevereiro de 2018.
Abc
@@mariamazzoco5130 excelente notícia
AQUI EM SOROCABA TEM UMA DENTRO DE UM LAGO A MAIS OU MENOS 70 ANOS E NAO ESTA MUITO CORROIDA
Caramba!
Qual a localização?
@@jornalistadouglasaguado bairro do ynhaiba brigadeito tobias nas proximidades da antiga fabrica de cal da sa votorantim
Essas eram locmotivas do inicio da ferrovia no mundo, como eram extremamente simples, construção delas é assustadoramente simples.
simples e parruda!
Sensacional, historico, um verdadeiro sitio arqueologico, isso foi de uma epoca que sucata de ferro tinha valor nenhum pq o brasil mal tinha industria ciderurgica
Poderiam tentar desenterrar para restaurar apenas para efeito cosmético. De ter uma parte da história resgatada. Mesmo que não funcione mais, mas para ter a história resgatada.
Não vale a pena, mas é uma ótima ideia. Entretanto ja existem muitas locomotivas em exposição e fazer isso teria um alto custo pra desenterrar, retirar e limpar😢
Seria incrível ver desenterrando
Os Primeiros 3 Submarinos adquiridos pela Marinha do Brasil (Italianos Classe Laurentti, 1910, chamados no Brasil de Classe Foca, Foca 1, Foca 2, Foca 3) serviram de enchimento para o Cais de Escaleres da Escola Naval...
Acho que muitos poucos "Subs" tão antigos foram preservados, os EUA e o UK tem, existe um em um dos três Países Bálticos, não lembro bem, mas acho que a Suécia tem, acho que valia a pena tentar resgatar eles para o Museu Naval. Os EUA resgataram o "CSS HUNLEY" e estão procurando o "USS ALLYGATOR", ambos do tempo da Guerra Civil.
@@doraleivamachado394 Se não preservamos nossa história, só restaram fotos e nada mais. Isso se houver fotos. Devemos preservar pelos menos alguns exemplares para manter a história viva. Na Alemanha estão criaram uma associação para reformar um trem de passageiros DMU - Diesel Multiple Unidade e tornar novamente operacional por ser emblemático desenvolvido na Alemanha Oriental Comunista, que simboliza a indústria ferroviária deles. Um trem de luxo que viajava por diversos países e são 3 ou 4 unidades que existem. Uma esta praticamente quase pronta e foi sendo atualizada com itens modernos de segurança para seguir normas europeias de freios e entre outros atuais. Porque a ideia é reviver os passeios e viagens como trem de turismo dentro da Europa.
@@doraleivamachado394tem um em Milao no museo della scienza e della tecnologia, veja fotos dele chegando na internet, bem legal.
De rodaje, según la notación francesa y española que solo cuenta los ejes, seria 1-2-0, si se usa la Whyte norteamericana que cuenta las ruedas, seria 2-4-0.
Por la foto y llevar los cilindros interiores, algo muy típico de las locomotoras inglesas de la epoca, debe ser este su origen. Si bien les daba más estabilidad a velocidades más alevadas, dificultaba su mantenimiento diario y la ventilación de estos.
Lo de que no se haga aprecio al patrimonio histórico ferroviario, no es solo cosa de Brasil. En España es la norma.
Somos el único pais de la Europa occidental que impide que circulen locomotoras de vapor históricas por la red general de ancho Ibérico de 1668 mm que compartimos con el vecino Portugal. Si se enciende alguna, no puede salir de las vias de una estación, caso de la 0-4-0 RENFE "Verraco" de Venta de Baños (Palencia).
Nuestros politicos al trasponer las directivas de la Unión Europea en la Ley del Sector Ferroviario, han implementado tanta burocrácia, trabas y requisitos que en la práctica los mayores enemigos de los trenes historicos de vapor son los mismos que debieran promocionarlos. A saber ADIF (Administrador de Infraestructuras Ferroviarias) y el Ministerio de Transportes.
Espero alguna autoridad de la ciudad rescate esos restos, ya que son parte de la historia y el pasado industrial de Brasil. Saludos.
Guidini, em primeiro lugar parabéns pelo registro de imagens.
Como estou me sentindo ao ver as cenas? Uma mistura de alegria e tristreza...
Alegria pelo fato de haver tais peças, mas tristeza profunda pela situação, pelo estado delas...
Ainda mais quando se teve oportunidade de visitar outras culturas, outros paises, e ver que esse tipo de situação onde não se deixou ao menos uma unidade para registro da história é uma constante em nosso país...
Vamos aguardar o que será feito desse material...
Nobre MPh, estou dando o meu melhor para que a preservação dessas peças tome um bom caminho, que tenham boa destinação! Vamos fazer o possível!
Mostre para algum orgão historico, pode ser dentre eles o IPHAN da cidade ou a faculdade estadual.. (Depto. de historia).. pois eles quase sempre verificam, aqui no Ceará consegui evitar a destruição de uma ponte ferroviaria no distrito de Bau, no qual a duplicação de uma estrada, iria remover-la, mas mostrei que se referia a uma ponte do seculo 18 feita em tijolo e estrutura metálica vinda da Inglaterra..
Estamos tentando!
Sensacional, apesar de ser uma Judiação, mas muito legal essa descoberta. Torcendo para que sejam resgatadas. Parabéns pelo vídeo, Guidini e Fellipe.
Não tem mais concerto, como dá pra ver todo o metal já corroeu totalmente e tá quase se tornando mineral dnv
Então, os boatos de que haviam locomotivas enterradas aí na Lapa se confirmaram... É verdade mesmo!!! Um misto de surpresa, alegria por encontrar, mas tristeza pelo que fizeram, enterrar e tudo se destruir. Boatos diziam que até tem uma Garratt, a maior da SPR enterrada por aí. Que essas peças sejam resgatadas e recuperadas. Continuem o trabalho; quem sabe, uma Garratt esteja mesmo aí...
Resgatadas ? Infelizmente estamos em um País sem memórias.
Aqui o que prevalece é o dinheiro e mais um monte de bobagens.
Se isso fosse em um País sério,, seria com certeza resgatadas e cuidadas para as memórias do país.
Wow, where is it? Last time in usa in garbage found incown old locomotive, And near my home near Moscow at reconstruct old brige1961year found 10bomb without battle heads... (balashikha, Russia, 2005)...im to fond incown break locomotive in 1998y (station Kutuzovo, rail600mm(!) but dont Know, How his destine.. In Russia and ex ussr more cool railways artefacts, Usa too
Lapa it Brasil?
@@АндрейМарченко-е2т привет из Желдора.)) Точнее уже тоже Балашихи.
@@sidneyok3637 oxi mais eu já vi uma locomotiva antiga
Ferrovia do passado.Grande achado , vamos preservar srs. autoridades deste estado. parabens pelo conteudo.
Guidini faz uma mini serie explorando os ramais secretos de SP pq tem varios segundo videos no YT se possível mostrar mais detalhados...
Raridade histórica! Nãu duvido que um dia encontrem por aí uma das Garrats SPRy. que, segundo contam, foi enterrada também em algum lugar. Parabéns pela incrível descoberta e divulgação!
Triste fim dessa locomotiva, ótimo vídeo. 👍
Excelente video, isso que eu chamo de arqueologia ferroviaria
Acredito ser importante uma mobilização da sociedade na preservação de todo esse material ferroviário encontrado. Não enxergo nenhuma sucata, mas sim muita história. Também acredito que deve ter muito mais coisas enterradas por ali.
Recuperar ao menos uma das locomotivas e lutar para que possa eventualmente rodar turisticamente seria muito importante.
Seria muito bom todos buscarem acompanhar e cobrar os órgãos responsáveis (SPObras, Iphan, etc.) para resgatar essa memória!
A very interesting find, please keep us updated as they are dug out!
muito interessate! obrigado por compartilhar
Inacreditável.
Existem varios sites das associações de preservação ferroviária - ANPF, ABPF aí em Sampa, assim como fluminense , a AFPF - e compartilhe o vosso achado, q certamente se mobilizarão.
Parabéns pelas filmagens. Arrasaram!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns por essa descoberta 👏👏👏👏👏
Interessante!
Tomara que essas locomotivas sejam restauradas ainda mais que quase não sobrou nada da SPR
Parabens pela sua explicação e pelo seu trabalho.
Vcs foram construtores de locomotivas em outras épocas kkkk Manjam muito!!! Parabéns
Hehehe... obrigado!
interessante mas triste ao mesmo tempo, porque nao deram a devida importancia em preservar a historia dessas locomotiva simplesmente descartaram!!!
Era prática comum naquela época, não havia consciência de preservação! Faz 80 anos que estão enterradas
Será que tem como a partir do que sobrou dessas locomotivas recuperar pelo menos uma ou duas dessas locomotivas. Sei que o exército consegue recuperar tanques de querra, então poderia recuperar essas locomotivas.
@@everaldosales2536 nem precisa ser o "exercito" (especialistas em pintar meio fio).
A ABPF, que é uma associação sem fins lucrativos e wue já recuperou muitas locomotivas, vagões e ferrovias, possui know how para isso.
É uma questão de querer e de ter apoio da sociedade.
Esqueça os órgãos governamentais.
Brasil um país sem memorias
Fascinante 😊😮
Nestes sedimentos tem muitas coisas enterradas, deve ser muito legal fazer escavações nestas áreas...
O mesmo aconteceu com as locomotivas da Estrada de Ferro Mamoré que foram empurradas para dentro do rio Madeira
A SPR havia deixado de existir em 1946, passou a ser a EFSJ estatatizada passando a ser federal e administrada pela RFFSA.
Estão admirados com o descaso?
Um administrador qualquer, cujo único compromisso era sua carreira na RFFSA, e não quero nem saber quem foi, concluiu que precisava dar um destino rápido para essas locomotivas, afinal eram um estorvo no pátio, porque como empresa pública vender, doar, seria uma burocracia enorme, e o destino não podia ser outro do que jogar fora e dar como baixa no ativo por sucateamento, qualquer outra coisa daria "muito trabalho burocrático" e seria "uma enorme perda de tempo" , é assim que a coisa funciona nas estatais, mesmo que alguém se dispusesse a preservar, ah é complicado, muito complicado, ainda mais nessss época, agora que é ferro velho sem dono é possível salvar, é só uma ferrovia privada adotar a ideia que fica tudo fácil e ainda pode parar no museu ou exposta na estação da Luz ou na Júlio Prestes que vai ser desativada mesmo.
A verdade é essa, não adianta chorar pelo leite derramado, a lista de absutdos desse tipo é enorme no Brasil.
Essa hora que gostaria de ser um ricaço... juntava uma galera e tiraria tudo daí para reformar e expor em algum museu ou outro...
Isso pode ser considerado um sítio arqueológico! E os órgãos de preservação que providências tomarão??!!
Estamos tentando...
Que show. Um achado histórico mesmo. Mas daí quem vai desenterrar? Acredito que tem que ser trabalho manual? Para evitar danificar as peças.
Loucura, loucura, loucura....
Gostei interessante top dos tops que riqueza esse achado teria que tirar desse lugar e levar pra um museu 🎬😮😮
Furo de reportagens, Parabéns Guidini! como pode isso?
Poderiam Chamar aquele amigos que ama fazer vareduras com dector de metais (famosos aqui no Y.T) . Para Indicar onde está e marcar para recuperar a História Inclusive, Até onde já foi construido deve ter ..
Certeza que tem Muito Mais . e Ajudaria os 2 lados . ele ( no canal deles Ajudando a salvar a História ) ,. e a Própria Historia Reuperando-as
Será que vão recuperar este sítio arqueológico? Pelo menos preservar a memória...
estamos tentando nobre!
Belíssima descoberta arqueológica... parabéns
Mais um inscrito, se caso alguem remover essas peças voces filmam o procedimento para nós ver
É, Realmente é um descaso! deixar um monumento, um Patrimônio histórico enterrado em Av. Pavimentada, desta maneira! é realmente uma vergonha do poder Público! É um Retrocesso!
Vão enterrar de novo ? Podia colocar em algum lugar para todos verem
Aí a gente vê o descaso das pessoas essas locomotivas deveriam ser preservadas até pra um valor histórico e se tivesse como restaurar seria incrível 👍👍
E muito triste,contemplar uma cena desta !😢
Vira Sucata Dependendo quem está fazendo a Obra, ou se a pessoa tem Conciência Históoricas ..
Por isso VAMOS meter pressão Pra recuperar Tudo e msm no atual Estado Presevar !TUDO !
Precisa desenterrar e ver o que pode ser recuperado como peças (rodas) para ser utilizado em uma outra locomotiva da mesma época. Caso não seja possível, pelo menos guardar as peças num museu da locomotiva em São Paulo.
Terem jogado essas locomotivas num aterro talvez tenha até sido positivo. Há modelos de locomotivas mais novas que foram vendidas para siderúrgicas ao ponto de não sobrar nenhum exemplar. Lembrem que nessa época não existia preocupação de preservação.
É, Realmente é um descaso! deixar um monumento histórico enterrado em Av. Pavimentada desta maneira! é realmente uma vergonha do poder Público! É um Retrocesso!
Bom dia.
O Sítio arqueológico da SPR!.
Se houver interesse das associações de preservação ferroviária, poderá ser uma atração turística.
Tem que retira-las deste local, mesmo que seja somente para exposição e restaurar.
Que achado espetacular! Guidini, vi que você está encabeçando a tentativa de preservar esse material. Há algo que eu possa fazer para ajudar nessa empreitada, mesmo estando distante? Abraços!
Cara, divulgue o maximo que puder! Mostre paras as pessoas para que elas tenham empatia com a história, e queiram que isso seja preservado! Obrigado pelo apoio!
@@leandroguidini Farei isso!
Trabalhei na identificação deste sítio arqueológico. As obras da prefeitura estão sendo devidamente acompanhadas por arqueólogos e a descoberta foi informada ao Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que está dando os devidos encaminhamentos. A area ja esta cadastrada como sítio arqueológico e qualquer intervenção ou coleta de materiais sem a autorização do IPHAN é crime.
Muito bom saber disso!
Tão "devidamente acompanhadas" que a descoberta foi feita por esse pesquisadores e não por vocês. Crime deveria o IPHAN vir aqui apenas para dizer que isso é crime, e ter deixado uma preciosidade dessas, como tantas outras, apodrecerem. Se pelo menos as pessoas coletassem materiais como esses e guardassem em casa, o patrimônio histórico estaria mais protegido do que nas mãos dos inúteis do IPHAN, CONPRESP, CONDEPHAAT e afins.
Aliás, se eu quisesse cometer "crime", eu iria em um antigo orfanato, que foi demolido no Ipiranga, (ao lado do museu; esqueci o nome) a troco de banana, e coletaria inúmeras louças antigas que lá jazem para qualquer um pisar em cima e destruir mais do que já estão. Antes eu cometesse um "crime" mas preservasse as louças de uma construção histórica que foi demolida para nem menos se construir algo no lugar, aprovado pelos burocratas inúteis do IPHAN, CONPRESP e afins.
Por fim, o "devido encaminhamento" que esses órgãos dariam a esses achados, se não fossem descobertos e divulgados, seria serem enterrados novamente, se bem conheço esses órgãos. Bom tirar um print desta conversa para acompanhar o destino dessas locomotivas daqui a uns seis meses. Vou deixar um comentário aqui em cima registrando isso que você disse.
@@daugustus meu caro, a descoberta foi feita pela equipe contratada durante as obras, em julho de 2024, e não pelas pessoas que fizeram esse vídeo, que estao, a meu ver, enganando o público ao afirmar que "acharam" a locomotiva enterrada. Ela já estava "achada" quando eles chegaram lá.
Eu não sou IPHAN, sou pesquisador e trabalho na iniciativa privada. Quem diz que sítios arqueológicos são protegidos não é o IPHAN, é a Lei Federal 3924/1961, e se não fossem órgãos como IPHAN, CONDEPHAAT e CONPRESP, as empresas responsáveis iam simplesmente arrancar tudo e jogar em outro lugar sem falar nada pra ninguém.
Acho que deveria desenterrar e restaurar pois ainda são de muito valor, queria eu ter achado.
É uma pensar que apesar de terem sobrevivido por tanto elas podem ser simplesmente sucatiadas sem nenhuma preocupação.
Tentam chamar o Balanço Geral ou algum Canal de Tv pra incentivar algum órgão pra desenterrar e preservar as locomotivas...
Estamos tentando, mas até agora ninguém se interessou pela histórria
Interessante. Like garantido!
Tem que resgatar para saber o que dá para fazer.
Talvez seja triste, que as locomotivas foram enterradas, mas elas foram preservadas por esta via.
Em outras partes do mundo elas foram destruídas e a sucata fora vendita como ferro - velho.
Vão tirar daí por completo alguém sabe ????
não sabemos
Aqui na minha cidade(Nazaré BA)tinha uma estrada de ferro inaugurada em 1875 e infelizmente fecharam em 1971,teve varias locomotivas, a primeira foi uma francesa que ainda nao desckbri o modelo e umas 3 ou 4 unidades da Baldwin Pacific 4-6-2, inclusive uma delas ficou abandonada na década de 50 e depois foi reformada e modificada pra funcionar a óleo cru, infelizmente as Pacific nao foram preservadas e devem estar sucateadas em algum local ou talvez enterradas,a francesa foi restaurada na decada de 90
Descoberta muito interessante mas cuidado com coisas enferrujadas para nao me machucareeeem! ok
show
Nossa do lado de casa ainda está aí? Vou la vê
teria de levar estas peças pro museu do cafe em botucatu tem bastante espaço la ja que e a unesp que administra la pois esta dentro da faculdade de agronomia o famoso lageado tem ate uma antiga estaçao la ainda
Que pena que o museu do café de Botucatu está fechado a anos...
Raridades, não existem quase que mais nada dessas locomotivas no mundo...
Descaso do Estado com a nossas ferrovias é antigo 🤔
Hello Leandro, i apologise for commenting in english, but my portuguese is not so good! - really interesting video! Being from the UK, i have a particular interest in these locomotives. Do you think you will get a chance to visit the site again and give us an update at some point in the future? Best wishes, Daniel.
Seria possível resgatar os restos?
Ainda não sabemos... estamos tentando
@@leandroguidini seria interessante preservar o que restou
Será que vao resgatar elas ???
Estamos tentando!
Poderia resgatar restaurar para um museu é parte da história que perdida eles simplesmente descartar como sucata 😢
Brasil, muito triste nosso empenho em preservação de patromônio histórico,desperdicio em tudo,lamentável jogar como lixo.
Isso tinha de ser retirado e preservado.
👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷
Magnífico. Parabéns pela descoberta. Esses órgãos de preservação histórica de São Paulo são patéticos. Espero que pelo menos desenterrem essas preciosidades.
Irão resgatar os restos ? Pode ainda ir para o museu.
Ainda não sabemos!
Like 210 decolou. Por que enterrar?😮
Era prática comum naquela época, não havia consciência de preservação...
Isso é uma fortuna ta louco meu ex sogro tem um carro antigo e o olho da cara imagina uma locomotiva
Bem, vai deixar de existir a estação 14 bis do Metrô porque acharam nas escavações uma boneca dos anos 1970, presumo que irá ter uma grande escavação arqueológica no local.
Deveria tirar elas dai restauralas e devolver-las as condições operacionais
Não viaja! O destino agora será só simbólico, como sucatas mesmo.
Primeiro precisa existir algo, para ser restaurado.
O que vcs vao fazer vai deixar elas ai ou vao removelas???
É triste ver essas imagens
O Brasil enterra literalmente o passado.
Bizarro como o desperdício no país é de longa data.
Pessoal, o @johathancaino abaixo disse que estão sendo dados os "devidos encaminhamentos" a essa descobertas (que não foram feitas por eles) Vamos voltar aqui daqui a seis meses para ver se esses "encaminhamentos" foram mais do que enterrar novamente as locomotivas. Aliás, vamos ver se estão sendo dados os "devidos encaminhamentos" a este caso aqui também: ua-cam.com/video/WW54UX9mPs0/v-deo.html
Vam tira elas dai ?
Pena que no Brasil,nao se preserva a História...😓😓😓
Triste por viver em um país que não preserva sua história...
Esse nosso brasil valorizam nada antigo
O Brasil não valoriza história
Essas máquinas deveriam estar em um museu. Que desperdício. Barbaridade.🙄
Vários exemplares destas máquinas foram construídas,por isso algumas estão preservadas ,se não no Brasil em algum lugar. Dó porque? O que me deixa aborrecido tanto hoje como em centenas de anos atrás é o descaso com o bem público onde se esconde a incompetência. Se é material inservível ,vendesse para as fundições como sucata para transformação em um novo bem. De resto não compactuo com esses sentimentos,morreu acabou , não funciona ou não precisa mais ,vá para o derretimento .Bom vídeo.
😭 eram pra estar em um museu ferroviário, lamentável
Meu avô era jogador de futebol, naquela época, não existia profissionalismo, eles arrumavam emprego, por conta, disso foi contratado para trabalhar na SPR, e jogava futebol no clube
Usem um detector de metal pra encontrar outras dessas por ai🤝🏅
Isso é brasilll. Se fosse em país europeu isso tava em um museu faz tempo, se fosse um político no lugar das locomotivas ja estava em uma redoma de vidro bem guardado.
pena o brasil nao preserva nem as sonbras do passado quanto mais reliquias as ferrovia
Poderia ter alguém interessado e desenterrar e ver o que se aproveita pra deixar elas em algum lugar o que sobrou
Não é querendo dizer nada não mas da pra recuperar em kkk
PUTZ que achado. O que vão fazer com isso? Deveriam serem tudo resgatadas e preservadas. São quase dois séculos e existência dessas peças.
ainda não sabemos, mas estamos trabalhando pra isso
@@leandroguidini maravilha. Eu escrevo para webjornal, vou escrever sobre isso. Posso colocar seu vídeo na matéria?
@@lieggio pode sim!
@@leandroguidini Valeu, eu estou no grupo Ferrovia Minha Paixão, quando tiver publicado a matéria eu mando o link lá! 🙂
Se eu não te encontrasse eu não ia me lembrar dum canal chamado Decapod e era pra existe um trem com cinco pistões de cada lado do trem.Mas ele foi cancelado e o nome dele é quintuplex e a quadraplex que tem uma versão lá num país que eu não me lembro o nome do país
Essa loco é gigantesca pesquisa ele no Google