Folha: Principal órgão vegetativo da planta, responsável pela fotossíntese e respiração, também funciona como uma estrutura de reserva de nutrientes, além de sofrer adaptações do ambiente. - Estrutura da folha • A parte maior da folha é chamada de lâmina ou limbo: região responsável pela captação de luz, tendo vários formatos e tamanhos, tipo simples ( folha perfeita ) ou composto ( dividido em várias outras folhas menores os foliolos, se dividindo em: imparipenadas ( numero ímpar ) e as paripenadas ( numero par ) outro tipo é as palmadas ou digitadas ( foliolos saem de um mesmo peciolo) também se tendo as recompostas ( foliolos se dividindo em foliolos menores ) ). Nervuras: uninérvea ( apenas uma nervura ), paraleninérvea ( nervuras paralelas ), peninérvea ( nervura principal onde se sai ramificações ), curvinérvea ( duas nervuras secundárias paralelas que saem de uma principal ). • O cabo que conecta o limbo ao ramo é o pecíolo: estrutura que se prende ao caule, as eudicotiledoneas possuem, porem algumas folhas não possuem pecíolo, tendo estruturas chamadas de invaginantes ou sésseis. • Na base do peciolo se tem a bainha: parte mais dilatada, auxilia na fixação do caule, a bainha envolve o caule, serve também para as plantas que não tem pecíolo chamada de invaginantes. • As estípulas que ficam ao lado da bainha: estruturas pequenas parecidas com espinhos que protegem os tecidos meristematicos e podem fazer fotossíntese.
Explicação maravilhosa!!! Todos os professores do canal estão de parabéns! Ainda não assisti nenhum vídeo que não gostei.
meu novo professor favorito de biologia! 👏🏼👏🏼
Poderiam colocar mais imagens como exemplo!
Como pode existir um cara tão bom em botânica e em ensinar! Muito boa a aula, parabéns!
Brasil Escola, mais uma vez gratidão por disponibilizar e nós auxiliar.
Único canal que acho uma boa vídeo aula kk
Eu aprendi muito com vcs
Folha: Principal órgão vegetativo da planta, responsável pela fotossíntese e respiração, também funciona como uma estrutura de reserva de nutrientes, além de sofrer adaptações do ambiente.
- Estrutura da folha
• A parte maior da folha é chamada de lâmina ou limbo: região responsável pela captação de luz, tendo vários formatos e tamanhos, tipo simples ( folha perfeita ) ou composto ( dividido em várias outras folhas menores os foliolos, se dividindo em: imparipenadas ( numero ímpar ) e as paripenadas ( numero par ) outro tipo é as palmadas ou digitadas ( foliolos saem de um mesmo peciolo) também se tendo as recompostas ( foliolos se dividindo em foliolos menores ) ). Nervuras: uninérvea ( apenas uma nervura ), paraleninérvea ( nervuras paralelas ), peninérvea ( nervura principal onde se sai ramificações ), curvinérvea ( duas nervuras secundárias paralelas que saem de uma principal ).
• O cabo que conecta o limbo ao ramo é o pecíolo: estrutura que se prende ao caule, as eudicotiledoneas possuem, porem algumas folhas não possuem pecíolo, tendo estruturas chamadas de invaginantes ou sésseis.
• Na base do peciolo se tem a bainha: parte mais dilatada, auxilia na fixação do caule, a bainha envolve o caule, serve também para as plantas que não tem pecíolo chamada de invaginantes.
• As estípulas que ficam ao lado da bainha: estruturas pequenas parecidas com espinhos que protegem os tecidos meristematicos e podem fazer fotossíntese.
Ótima aula!!
Muito boa aula👏
Ótima explicação!! Valeu pela aula prof.
Boa explicação,mas Faltam imagens para exemplificar,
aula top
👏👏👏
qual a utilidade economica das folhas?
Alimentar
Seria interessante apresentar as imagens.